Вы находитесь на странице: 1из 14

Pesquisa sobre: liberdade

Escola estadual ProfFernando Leite de Campos. Alunos: Klita, Emanuele, Nair, Ana cludia, Joo Batista, Flvio henrique. Serie:3 Periodo: matutino turma:B

Indice

Liberdade...........................................................................1 Metafsica...........................................................................2 tica...................................................................................5 A LIBERDADE VONTADE E ESCOLHA........................6 A Liberdade atualmente.....................................................8 Concluso.........................................................................10 Bibliografia........................................................................11

Liberdade
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausncia de submisso, de servido e de determinao, isto , ela qualifica a independncia do ser humano. De maneira positiva, liberdade a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto , ela qualifica e constitui a condio dos comportamentos humanos voluntrios. No se trata de um conceito abstrato. necessrio observar que filsofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. No se trata de uma separao entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmao do Ego e sua existncia. E na equao entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a fora-motriz e, paradoxalmente, o instrumento para a liberao do homem.

-1-

Metafsica
As principais teorias metafsicas sobre a liberdade de expresso: Liberdade de indiferena Ser indiferentemente livre no ter mais propenso a fazer uma do que outra, entre duas alternativas. (Ver asno de Buridan) Leibniz considerou a liberdade de indiferena impossvel. Descartes a considerou o grau mais baixo da liberdade (ver as Meditaes sobre filosofia primeira, "Quarta Meditao"). Uma causa espontnea uma causa no motivada por algo exterior e sim uma prpria deciso sua, apesar de depender de algo como dinheiro ou bens materiais, sua deciso o torna livre.

Esclarecimento
Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa aparea como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa. Pessoas que no buscam informaes, tm mais dificuldades para identificar as inmeras alternativas que existem, pois alternativas so frutos da aquisio dessas informaes.

-2-

Autonomia
Para Kant, ser livre ser autnomo, isto, dar a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente. Todos entendem, mas nenhum homem sabe explicar. A liberdade que o homem deve aproveitar, em Kant, diz respeito vontade. Essa vontade no deve ser bloqueada por nenhum tipo de heteronomia. O livre arbtrio deve ser utilizado de forma pura para que no dependa de nada com relao lei. Portanto a pessoa dotada de liberdade, ou seja, sem intervenes de outrem, pode fazer uso desta, porm o far com maior clareza se seu conhecimento e conscincia de sua liberdade existir.

Spinoza
Para Spinoza, ser livre fazer o que segue necessariamente da natureza do agente. A liberdade suscita ao homem o poder de se exprimir como tal, e obviamente na sua totalidade. Esta tambm, a meta dos seus esforos, a sua prpria realizao. Apesar de muitas vezes associarmos o conceito de liberdade deciso e determinao constante, esta no ser bem assim, j que a nossa vida condicionada a cada ousadia e passo. A deliberao est ento conduzida pelo envolvente humano, no qual se inserem as leis fsicas e qumicas, biolgicas e psicolgicas. Caso contrrio passa a chamar-se libertinagem. Associada liberdade, est tambm a noo de responsabilidade, j que o acto de ser livre implica assumir o conjunto dos nossos actos e saber responder por eles. No geral, ser livre ter capacidade para agir, com a interveno da vontade.

-3-

Leibniz Para Leibniz, o agir humano livre a despeito do princpio de causalidade que rege os objetos do mundo material. A ao humana contingente, espontnea e refletida. Ou seja, ela tal que poderia ser de outra forma (nunca necessria) e por isso, contingente. espontnea porque sempre parte do sujeito agente que, mesmo determinado, responsvel por causar ou no uma nova srie de eventos dentro da teia causal. refletida porque o homem pode conhecer os motivos pelos quais age no mundo e, uma vez conhecendo-os, lidar com eles de maneira livre. Schopenhauer Para Schopenhauer, a ao humana no , absolutamente, livre. Todo o agir humano, bem como todos os fenmenos da natureza, at mesmo suas leis, so nveis de objetivao da coisa-em-si kantiana que o filsofo identifica como sendo puramente Vontade. Sartre Para Jean-Paul Sartre, a liberdade a condio ontolgica do ser humano. O homem , antes de tudo, livre. O homem livre mesmo de uma essncia particular, como no o so os objetos do mundo, as coisas. Livre a um ponto tal que pode ser considerado a brecha por onde o Nada encontra seu espao na ontologia. O homem nada antes de definir-se como algo, e absolutamente livre para definir-se, engajar-se, encerrarse, esgotar a si mesmo.

-4-

Marx
Influenciado por Hegel[], nos Manuscritos Econmicofilosficos e em A Ideologia Alem, Karl Marx entende a liberdade humana como a constante criao prtica pelos indivduos de circunstncias objetivas nas quais despontam suas faculdades, sentidos e aptides (artsticas, sensrias, tericas...). Ele, assim, critica as concepes metafsicas da liberdade. Para ele, no h liberdade sem o mundo material no qual os indivduos manifestam na prtica sua liberdade junto com outras pessoas, em que transformam suas circunstncias objetivas de modo a criar o mundo objetivo de suas faculdades, sentidos e aptides. Ou seja, a liberdade humana s pode ser encontrada de fato pelos indivduos na produo prtica das suas prprias condies materiais de existncia.

tica
Em tica a liberdade costuma ser considerada um pressuposto para a responsabilidade do agente, para o desenvolvimento de seu ambiente, de suas estruturas para conseguir, no final, satisfao para o meio.

-5-

A LIBERDADE VONTADE E ESCOLHA


No falamos de liberdade em sentido formal e sim da liberdade encontrada por Sartre a partir do momento em que o homem se da conta de que A EXISTENCIA PRECEDE A ESSENCIA, e ento que o homem existe e pronto. Que no fruto de Deus, que o teria planejado para agir desta ou daquela maneira. Quando se prope construir um carro o homem tem idia daquilo que crer e o carro j o em essncia bastando ento ser construdo para Existir. No caso do homem Sartreano, ele EXISTE. No h a idia de Deus criador e, portanto o homem Existe e pronto e a partir da, condena-se liberdade de suas escolhas e de suas construes. O homem vai assumir sua condio a partir daquilo que para ele posto como sujeito. Para o estabelecimento dos valores o homem vai usarse da liberdade de existir. O Valor Supremo de sua existncia ser a liberdade. Escolher seria o agir livremente mesmo quando acontece de termos escolher algo como necessrio. E a liberdade, diz Sartre, que estabelece os valores. E a liberdade somente vai existir quando incluir a razo, porque de fato e a razo que escolhe. No h uma liberdade pura, sem que a razo seja sua justificativa, nem existe a liberdade do acaso, porque a razo e a liberdade vo se implicar mutuamente.

-6-

O sujeito pode ser livre ao escolher aquilo que necessrio ou somente aquilo que lhe posto. Nos dizeres de JOLIVET neste caso como poderia ser livre ao escolher o necessrio, e no mais o ser ao visar fins absolutos, ou seja, valores incondicionados? A incondicionalidade do valor no limita mais, e por certo muito menos, o exerccio da liberdade do que o que assume fins absolutos Quanto aos fins absolutos eu posso adot-los ou no e uma vez que o fao estou ligado e ainda assim sou livre mesmo que em obedincia aos fins que vo dirigir a minha atividade, visto que a determinao no vai se transparecer como ordem .fsica mas, sim uma ordem moral. Em todo o momento em que consinto com os fins no caso de uma determinao ainda assim eu manifesto a reafirmao da escolha inicial. Como dito, no vai ser o objeto da liberdade que a define mas, sim a conduta, que pode ser ativa ou omissiva, de sorte que o meio que a define. A liberdade no um dado fsico comparvel a um temperamento ou a um objeto como a terra, a educao. algo que se afirma na escolha e pela razo. Tornamo-nos livres ao agir pela razo sendo que a liberdade e a razo com ela vai definir a liberdade do homem e condicionando-o como humano. -7-

A Liberdade atualmente
A Liberdade atualmente se constituem nos pilares polticojurdicos mais importantes do Estado Democrtico de Direito. A ausncia de uma ou de outra resulta na impossibilidade do Estado Democrtico de Direito existir em toda a sua plenitude. De fato, em termos histricos e sociolgicos, os dois institutos jurdico-poltico ora em comento apresentam uma interao to ntima que, ao meu ver, no pode haver Democracia sem Liberdade, e vice-versa. O Estado Democrtico de Direito s pode subsistir e progredir onde existir Democracia conjugada com Liberdade. Antes de prosseguirmos adiante, foroso destacar que, tanto o conceito poltico-jurdico de Democracia, como o conceito jus filosfico de Liberdade, desde a sua gnese da Grcia Antiga nos sculos V e IV a. C., percorreram um longo e rduo caminho at chegar aos nossos dias, caminho este cheio de percalos e marcados por avanos e recuos em termos polticos e jurdicos, em especial no tocante a abrangncia da sua aplicabilidade e exerccio. Por outro lado, ambos os institutos jurdico-poltico se encontram to intimamente entrelaados que poder-se-ia supor, numa viso mais simplista da Teoria Poltica, que se tratam de categorias conceituais conexas ou integrados fraternalmente, mas, de fato, so institutos distintos e autnomos, ainda que complementares, em termos ontolgicos: a Democracia no pode prosperar sem que exista o respeito Liberdade, e esta, por sua vez, no -8-

pode subsistir sem que haja um mnimo de efetiva participao popular nos assuntos governamentais e respeito por parte das autoridades s garantias e direitos individuais fundamentais e pluralidade de idias.

-9-

Concluso De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condio de um indivduo no ser submetido ao domnio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. O desejo de liberdade um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situaes como: a escolha da profisso, o casamento e o compromisso poltico ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma deciso responsvel quanto a seu prprio futuro. A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expresso da vontade humana. De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condio de um indivduo no ser submetido ao domnio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. O desejo de liberdade um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situaes como: a escolha da profisso, o casamento e o compromisso poltico ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma deciso responsvel quanto a seu prprio futuro. A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expresso da vontade humana. -10-

Bibliografia
http://www.webartigos.com/articles/19900/1/Liberdade-emSartre/pagina1.html#ixzz1NDpKr2SW http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade http://jus.uol.com.br/revista/texto/7440/a-democracia-e-a-liberdade

-11-

Вам также может понравиться