Вы находитесь на странице: 1из 20

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais ICH Geografia 7 perodo Metodologia de Ensino de Geografia Malba Tahan

JOGOS na Geografia
Integrantes: Andr Leite, Brehna Melo, Dan Christien, Jlia Casella, Michele Marques e Sabrina Luz.

Introduo
Existem inmeras formas de ensinar, de educar, de auxiliar na decodificao dos sinais da sociedade, as formas mais bsicas so a educao escolar e a experincia de vida. Considerando tudo isso, existem formas diversas de transmitir conhecimento nas escolas, a mais utilizada a leitura de textos, especialmente dos livros didticos, acompanhando o que o professor explica.

Introduo
Muitos alunos possuem dificuldade de entender o contedo apresentado em sala, devido a fatores scio-ambientais, polticos, de sade, etc. Sendo assim, necessrio que o professor busque novas formas de passar o contedo de forma com que os alunos consigam compreender, relativizar e aplicar no cotidiano o que aprendem em sala de aula.

Introduo
O jogo surge como alternativa para fixar contedos tericos de forma prtica, maximizando o aprendizado do aluno. A proposta deste trabalho apresentar o jogo como auxiliar no aprendizado escolar. Esta atividade ser desenvolvida para o Ensino Mdio, mas pode ser adaptada para os anos finais do Ensino Fundamental.

Jogos
Segundo Almeida (1998, p.13):
A educao ldica est distante da concepo ingnua de passatempo, brincadeira vulgar, diverso superficial. Ela uma ao inerente na criana, no adolescente, no jovem e no adulto e aparece sempre como uma forma transacional em direo a algum conhecimento, que se redefine na elaborao constante do pensamento individual em permutaes com o pensamento coletivo.

Jogos
Os jogos brincam com o ldico. Estimulando dessa forma a curiosidade, pensamento e concentrao. Importante metodologia como consolidao do conhecimento. forma de

Jogos
O jogo ganha um espao como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que prope estmulo ao interesse do aluno pois:
Ajuda o aluno a construir novas descobertas

Exerce um efeito estimulante Eleva o professor a uma condio de condutor e estimulador do conhecimento e no apenas o de transmissor.
Adaptado de MORATORI, 2001

Jogos
A utilizao de dinmicas e jogos para auxiliar no entendimento de determinado assunto remete a dita pr-histria, no qual o ldico se faz necessrio para evitar que os jovens fossem muito longe da rea de proteo dos adultos. Lendas e histrias so passadas atravs das geraes para manter a unio dos grupos.

Jogos
Existem algumas disciplinas que utilizam os jogos h mais tempo que a Geografia. A matemtica, a biologia, a fsica, a qumica so as que mais utilizam este recurso. So propostos diagramas, quebra-cabeas, cartas, dados, tabuleiros, dinmicas, etc.

Com os jogos, o professor deve:


Propor regras ao invs de imp-las, permitindo que o aluno elabore-as e tome decises; Promover a troca de idias para chegar a um acordo sobre as regras; Permitir julgar qual regra deve ser aplicada a cada situao; Motivar o desenvolvimento da iniciativa, agilidade e confiana; Contribuir para o desenvolvimento da autonomia.

Jogo como ferramenta educativa


Existem possibilidades e definies com grande amplitude, o jogo foi estudado por historiadores e filsofos, como HUINZIGA (1980), CAILLOIS (1975) e BROUGERE (1998). H estudos entre os antroplogos, como HENRIOT (1967) e psiclogos, como BRUNER (1979) e PIAGET (1975), alm de pedagogos, como CHATEAU (1984). Na rea de educao, persistem ainda dvidas entre os educadores que buscam associar o jogo ao ensino.

Jogo como ferramenta educativa


O jogo educativo deve proporcionar um ambiente crtico, fazendo com que o aluno se sensibilize para a construo de seu conhecimento com oportunidades prazerosas para o desenvolvimento de suas cognies. Os jogos educacionais podem ser bastante simples como os de perguntas e respostas, mas podem ser ambientes de aprendizagem ricos e complexos, fornecendo um micro mundo (mundo imaginrio) para ser explorado pelo aluno.

Jogo como ferramenta educativa


Jogo um sistema de regras, o que permite identificar, em qualquer jogo, uma estrutura seqencial que especifica sua modalidade. O xadrez tem regras que o diferencia da loto ou da trilha. So as regras do jogo que os diferenciam. Pode-se jogar buraco ou caixeta, usando-se o mesmo objeto, o baralho. Estas estruturas seqenciais de regras permitem uma grande relao com a situao ldica, ou seja, quando algum joga, est executando regras do jogo, mas ao mesmo tempo, desenvolve uma atividade ldica.
(KISHIMOTO (1996) apud BROUGERE (1998)).

Os jogos educativos devem:


Ser uma atividade livre; No ser vida "corrente" nem vida "real", mas antes possibilitar uma evaso para uma esfera temporria de atividade com orientao prpria; Ser "jogado at o fim" dentro de certos limites de tempo e espao, possuindo um caminho e um sentido prprios; Criar ordem e ser a ordem, uma vez que quando h a menor desobedincia a esta, o jogo acaba. Todo jogador deve respeitar e observar as regras, caso contrrio ele excludo do jogo (apreenso das noes de limites); Permitir repetir tantas vezes quantas forem necessrias, dando assim oportunidade, em qualquer instante, de anlise de resultados; Ser permanentemente dinmico.
Adaptado de MORATORI, 2001

Jogo como ferramenta educativa

Segundo Moratori:
O jogo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinmico nas reas cognitiva, afetiva, lingstica, social, moral e motora, alm de contribuir para a construo da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperao das crianas e adolescentes.

Exemplos de Jogos: Caa-palavras


CAA-PALAVRAS CA V Q W E R T Y U I O A E P E S S O A S A P X G S F D F G H J K C L E M L N B V C X Z A T Q O W E R T Y U R I A G R I C U L T U R A F E D I S A A P O O G S H D J G K L S Z O Q T M A N O B V C X K E A R D T Y U I O P V B N G E K P W S B

Exemplos de Jogos: Quebra-cabea

Exemplos de Jogos: Tabuleiro

Consideraes finais
Importncia de pensar em novas formas de trabalhar os contedos. Jogo como auxlio na fixao de disciplinas. Adequao do jogo turma, nvel de ensino.

Referncias Bibliogrficas
KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educao Infantil. IN: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educao. KISHIMOTO, T. M. (org). So Paulo: Cortez Editora, 1996. BROUGERE, G. O Jogo e a Educao. Porto Alegre: Art Med Editora, 1998. HUINZIGA, J.; Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. So Paulo: Perpectiva, 1980. PIAGET, J.; A Formao do Smbolo na Criana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. BRUNER, J.; Uma nova teoria de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 2a. Ed., 1979. MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? GRANDO, R. C. O jogo na educao: aspectos didtico-metodolgicos do jogo na educao matemtica. Unicamp, 2001. disponvel em: www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/jessica_e_paula/JOGO .doc Soares, Mrlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e Atividades Ldicas no Ensino de Qumica: Teoria, Mtodos e Aplicaes.

Вам также может понравиться