Вы находитесь на странице: 1из 6

Loja Escala

Assine

Anuncie

SAC - 55 11 3855-1000

Sites Escala

Compartilhe |

Obesidade, cirurgia e emagrecimento


O que acontece com as pessoas durante esses processos? E a mudana de ser gordo para ser magro pela cirurgia baritrica, pode gerar transtornos psicolgicos?
Por Agncia Notisa de jornalismo cientfico

A obesidade considerada pela Organizao Mundial da Sade (OMS) a epidemia do sculo. Dados recentes revelam que 48,1% da populao adulta no Brasil est acima do peso e 15% so obesos. Essas estimativas foram obtidas aps entrevistas em 2010 com mais de 54 mil adultos, residentes de 27 capitais, e compem o estudo Vigilncia de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico (Vigitel), organizado pelo Ministrio da Sade em parceria com o Ncleo de Pesquisa em Nutrio e Sade da Universidade de So Paulo (Nupens/USP). Com o nmero de obesos, aumenta tambm a quantidade de cirurgias baritricas realizadas. Pesquisas revelam que, em dez anos, de 1999 a 2009, o nmero de cirurgias para obesidade mrbida cresceu mais de 500% no Pas. A doena, que aumenta de forma alarmante no Brasil e no mundo, multifatorial e o componente psicolgico exerce papel importante nesse cenrio. Psiclogos e psiquiatras discutem fatores psicolgicos que esto por trs da obesidade e como os recursos da Psicologia e da Psiquiatria podem ser importantes para pessoas que se submetem s cirurgias baritricas. Ser que nessa transio preciso aprender a "pensar" como magro?

Pesquisas revelam que, em dez anos, de 1999 a 2009, o nmero de cirurgias para obesidade mrbida cresceu mais de 500% no Pas

Comida no lugar do vazio Preguioso, acomodado, gluto. Estes e outros adjetivos depreciativos so, com frequncia, referenciados a pessoas obesas que, ao senso comum, parecem simplesmente no se esforarem para perder peso. O problema desta avaliao que ela ignora que a obesidade muitas vezes no mera consequncia da baixa atividade fsica ou de um estilo de vida sedentrio. Ou seja, nem sempre a obesidade e a permanncia do indivduo nesse estado podem ser explicadas por razes puramente fisiolgicas. obesidade podem estar atrelados transtornos psicolgicos graves. As necessidades emocionais especficas de pessoas obesas tornam o processo de emagrecimento uma luta frustrante e de resultados geralmente temporrios, conseguidos por meio de dietas e "plulas milagrosas" que ignoram possveis fatores emocionais ligados ao ato de comer. "O objetivo [no tratamento da obesidade] deve ser estabelecer uma relao saudvel entre o indivduo e a comida, de forma que esta perca a funo de nutrir os afetos", orienta a psicloga clnica e psicoterapeuta corporal Mary Scabora.

Preguioso e acomodado so adjetivos depreciativos usados com frequncia aos obesos, porm nem sempre a obesidade pode ser explicada por razes puramente fisiolgicas

Segundo a profissional - que coordena no Rio de Janeiro o projeto Integrao, de tratamento multidisciplinar de emagrecimento para o obeso - o ato de comer tem uma significao nica, que vai alm da mera obteno de energia, relacionando-se na verdade com suas funes mais primitivas. "Na literatura psicanaltica, a boca o primeiro acesso de comunicao com o mundo externo. na fase oral que estabelecemos esta relao e que temos contato com sentimentos como prazer, satisfao, amor, agressividade, raiva, privao e medo", explica. Pessoas obesas comumente usam a comida como um substituto emocional, recorrendo a

ingestes elevadas e compulsivas de alimentos para fugir do enfrentamento de decepes, frustraes ou acontecimentos que os deixem ansiosos. Nestas condies, diz Mary Scabora, "o excesso de comida cumpre o papel de preencher o vazio existencial". Ainda que no seja possvel estabelecer um "perfil" da pessoa obesa, j que a forma como esta lida com sua condio depende de fatores sociais e ambientais - por exemplo, o desconforto com a aparncia depende muitas vezes de o obeso ter vivido ou no situaes em que foi ridicularizado devido a seu peso -, a doena no raro acompanhada de dficits psicolgicos, como baixa autoestima, ansiedade, sentimento de culpa, depresso e insegurana. Este quadro pode resultar em transtornos alimentares. PARA SABER MAIS Mudana de hbitos No apenas o psiclogo que deve incentivar pacientes obesos em sua jornada rumo ao emagrecimento. Mdicos em geral tambm podem ter esse papel, que, se bem realizado, pode se estabelecer como mais uma motivao para mudanas no estilo de vida. Estudo publicado ano passado na revista BMC Health Services Research, intitulado O uso dos cinco "As" por mdicos para aconselhamento de pacientes obesos: a qualidade do aconselhamento est associada com a motivao e inteno dos pacientes para perda de peso? (traduo livre) chegou concluso de que, quanto melhor o aconselhamento recebido e mais positiva a relao mdico-paciente, mais os pacientes se mostravam dispostos a se esforar para emagrecer. O artigo foi escrito por Melanie Jay, da New York University School of Medicine, e equipe. Os cinco "As", explica o artigo, so uma srie de diretrizes para aconselhamento de pacientes obesos que guiam os profissionais mdicos a: (1) avaliar os riscos, comportamento atual e preparao para mudanas; (2) aconselhar quanto mudana de comportamentos especficos; (3) concordar com (em ingls, "agree") e estabelecer metas em comum acordo; (4) ajudar na percepo de barreiras e garantir apoio e (5) organizar o acompanhamento. De acordo com o artigo, os pesquisadores fizeram entrevistas com 137 pacientes obesos logo depois da consulta com 23 mdicos: aqueles com "maiores nveis de motivao e intenes [de emagrecer] disseram ter recebido mais tcnicas de aconselhamento dentro dos '5As' do que aqueles com nveis menores". Outro ponto importante foi que mdicos que atuavam usando tcnicas da chamada "centralizao no paciente" tambm recebiam uma avaliao mais positiva. "Centralizao no paciente", diz o artigo, "pode ser defi nida como [a equipe] ser receptiva s necessidades, crenas, valores e preferncias do paciente". Assim, um aconselhamento que se encaixe nesse padro seria aquele em que, exemplificam Melanie e colegas, o mdico discutiria os objetivos de perda de peso no contexto das razes individuais do paciente para querer estar mais magro: bem-estar, aparncia, melhor controle de diabetes, etc.

Os resultados da pesquisa, acreditam os autores, sugerem que "a forma como as habilidades de aconselhamento so passadas adiante importa, e que a qualidade da relao mdico-paciente pode influenciar no nvel de comprometimento do paciente para [iniciar] mudanas de comportamento".

Вам также может понравиться