Вы находитесь на странице: 1из 4

O que so diodos?

Diodo semicondutor um dispositivo ou componente eletrnico composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio numa pelcula cristalina cujas faces opostas so dopadas por diferentes gases durante sua formao. Diodo - componente que basicamente permite a passagem da corrente eltrica majoritria somente num sentido , so dispositivos semicondutores feitos de silcio ou germnio, formando uma estrutura chamada de juno PN. (Positivo e Negativo)

>Alguns Tipos de diodos:


DIODO ZENER - eleva a corrente reversa, promovendo a multiplicao dos portadores adicionais. Este processo se d quando o diodo polarizado reversamente, medida que a tenso reversa se eleva desenvolvido um campo de grande intensidade na sua juno, o que acelera os portadores fazendo romper asligaes covalentes mesmo que os portadores no possuam energia suficiente para romper ligaes covalentes, dependendo da tenso aplicada e da corrente esta ruptura pode ocorrer. O campo eltricoda tenso reversa possui intensidade para atuar nos eltrons de valncia e tira-los de suas ligaes covalentes possibilitando iniciar a ruptura. A ruptura por efeit Zener sofrida pelos diodos Zeber com dopagem muito forte. O diodo zener, chamado tambm de diodo regulador de tenso constante ou diodo de ruptura.Sua caracterstica principal a regulao de tenso aplicada com a variao da corrente. Este comportamento se deve ao fato de que o diodo zener fabricado para funcionar em na regio de ruptura, onde um dido retificador no funciona. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> LED um tipo especial de diodo que se acende, e usado em um circuito para mostrar que uma corrente est circulando.Algumas vezes um LED tem uma ponta mais curta do que a outra. A mais curta chamada negativa e a maior a positiva. A negativa pode tambm ter um lado achatado no revestimento plstico para ajudar a identificao. importante conectar os terminais de um LED de forma correta em um circuito.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

ACOPLADOR TICO Um fotodiodo trata-se de um diodo polarizado reversamente e sensvel a luz. O aumento da intensidade da luz aumenta a sua corrente reversa. Caracteriza-se pelo seu emcapsulamento transparente e uma conexo de fibra tica resposvel pela sensibilidade luz. Um led e um FOTODIODO em um mesmo encapsulamento chamamos de "ACOPLADOR TICO". Sua principal caracterstica isolar seus circuitos de entrada e sada. Quando a tenso de entrada variada, varia tambm a luz, afetando assim a tenso de sada. O acoplador tico til em aplicaes que envolvem alta tenso entre dois circuitos. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os diodos Schottky so muito usados em circuitos onde so necessrias altas


frequncias. Trata-se de um diodo especial com um tempo de recuperao reversa (tempo do chaveamento da conduo para o corte) de aproximadamente zero.

Os diodos PIN so geralmente usados nos circuitos de comunicao microondas e RF.


formado por um material intrnseco (puro) colocado entre um material tipo P e um material tipo N, como mostra sua simbologia acima. Sua resistncia variada de acordo com a corrente, operando assim como um resistor varivel. Diodo tnel Os diodos PIN so geralmente usados em osciladores de alta frequncia devido a sua resistncia negativa. Nestes diodos atingimos a regio de ruptura em 0v. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SCR (do ingls Silicon Controlled Rectifier - Retificador Controlado de Silcio) um


componente eletrnico semicondutor de quatro camadas. Composto, geralmente, por trs terminais, dois dos quais, denominados anodo (A) e catodo (K), formam um diodo bipolar, e o terceiro terminal, que usado para controle, denominado gatilho, atravs do qual se aplica um pulso que provoca o "disparo" do dispositivo.Quando o SCR opera como elemento retificador seu disparo ocorre geralmente em sincronismo com a forma de onda da CA que esta sendo retificada em um certo ngulo pr-determinado pelo projetista. Para a manuteno do SCR necessria uma corrente mnima, depois de disparado o SCR continua em conduo at que sua corrente se torne menor do que a corrente de manuteno, ocasionando seu desligamento.Quando no est em conduo, o SCR recebe toda a tenso da presente na entrada sobre si (entre os terminais de anodo e catodo) at que ocorra um novo disparo. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Diodo de retaguarda Atravs do aumento da dopagem de diodos zener possvel obter valores de corrente altos em tenses reversas baixas, diminuindo-se a tenso de ruptura reversa -0,1V, por exemplo, de forma que conduz melhor reversamente do que diretamente (a partir de cerca de 0,7V). >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Diodo de recuperao em degrau Diodos desse tipo atravs de um nvel de dopagem, apresentam uma corrente reversa alta durante ym pequeno espao de tempo devido s cargas armazenadas, quando em freqncia alternada, passa da conduo direta para reversa e cai logo a zero, sendo por isso chamado de diodo de recuperao de degrau. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Diodo de corrente constante Mantm o valor de corrente constante entre seus terminais, para diferentes valores de tenso, apresentando um funcionamento inverso ao do diodo zener. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Diodo Varactor os diodos no suportam um alta freqncia de chaveamento na polarizao reversa, pois as regies P e N comportam-se como placas planas e paralelas e a barreira de potencial da juno como dieltrico entre as placas do capacitor. Os Varactores so apresentados maiores variaes de capacitncia em funo do potencial inverso aplicado. Para baixas freqncia so fabricados com silcio, sendo utilizado o arseniato de glio para freqncias mais elevadas.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Trabalho de Eletrnica DIODOS


NOME: Bruno da silva Pires N5 Turma 14 Computao Professor: Gustavo Eltink

Вам также может понравиться