Вы находитесь на странице: 1из 12

LIVRO DE MALAQUIAS

AUTOR: MALAQUIAS (HEBR.: MEU MENSAGEIRO) DATA: 450 - 400 A.C.

COMO AGRADAR A DEUS !


TEMA: OBEDECER AO ENSINO DA LEI DE DEUS E PREGAO DOS PROFETAS
Prof Francisco Tudela Classe: Bblia em 1 Ano PIBPENHA

Em 432 a.C., Neemias, um ano depois da sua volta ao reino da Prsia, volta a Jerusalm e faz as ltimas reformas; Em 424 a.C., Malaquias, o ltimo dos profetas, deve ter sido contemporneo de Neemias, escreve suas profecias que fecham o Antigo Testamento, morrendo em 392 a.C. segundo alguns dos historiadores bblicos.

1. No duvidem do amor de Deus (1.1-5) 2. Respeitem o culto (1.6 a 2.9) 3. Sejam fiis nos contratos (2.10-17) 4. Creiam na justia (2.17 a 3.5) 5. Sejam liberais nas ofertas (3.6-12) 6. Obedincia e expectativa (3.13 a 4.6)

Uma verdade era apresentada e ento um suposto objetante fazia uma pergunta ou um comentrio a que o orador respondia.
Tanto Paulo quanto Tiago usaram este mesmo mtodo para apresentar a verdade.

1 O DESPREZO PELO CULTO A DEUS

1.2 - OS JUDEUS QUESTIONAVAM O AMOR DE DEUS, POIS NO ENTENDIAM QUE OS PROBLEMAS VINHAM DO SEU DESCASO PARA COM AS COISAS DO SENHOR.
OS SACERDOTES HAVIAM SE TORNADO IRREVERENTES E NEGLIGENTES NO CULTO A DEUS, ISSO INFLUENCIOU O POVO. 1.8 - O PROFETA REPREENDE A OFERTA DE ANIMAIS DEFEITUOSOS (1.7,8,12,13).

2 A 3.18 PECADOS DO POVO Acusa o povo de: adultrio, juramentos falsos, negao dos dzimos e injustia social (Ez16.49) contra os assalariados, vivas, rfos e estrangeiros. De se divorciarem e casarem com mulheres que adoram deuses estrangeiros. (2.11). Os sacerdotes, que deviam pregar a verdade, no viviam de acordo com ela, sendo maus exemplos de conduta moral. Denuncia sua incapacidade de transmitirem ao povo conhecimento e instruo (2.7). O ttulo de sacerdote era desprezvel no meio do povo 2.9 (como alguns hoje).

3.14 e 15 - O POVO SE QUESTIONA OLHANDO PARA A APARENTE PROSPERIDADE DOS MPIOS: NO VIAM VANTAGEM EM SERVIR A DEUS COM EXCELNCIA, POIS J NO CRIAM MAIS NO AMOR DE DEUS, EM SUA PROTEO E PROMESSAS. POR ISSO COMEARAM A ROUBAR A DEUS, DEIXANDO DE TRAZER O DZIMO OU TRAZENDO AS PIORES OFERTAS (RESTOS E COISAS DEFEITUOSAS).

AS PALAVRAS FINAIS DO A.T. EXORTAO FINAL: LEMBREM-SE DA LEI DE MOISES 4.4 PREDIO FINAL: Deus enviar um profeta como Elias que introduzir o dia do Senhor. Isso aconteceu 400 anos depois, com Joo Batista anunciando a chegada de Cristo 4.5 ver Mt 17.10-13 e Mt 11.14 e Is 40.3

PALAVRA FINAL: MALDIO O PESO E DESTINO ARRASADOR DOS QUE NO SE VOLTAREM A DEUS, ANTES DO DIA DO SENHOR. 4.6

- DEUS NOS CHAMA PARA QUE O HONREMOS E DIGNIFIQUEMOS. - LEVAR DEUS A SRIO COMO SENHOR DE NOSSA VIDA. - O CUIDADO COM A MANUTENO DA OBRA DE DEUS. - DZIMOS E OFERTAS SO UM ASPECTO IMPORTANTE DE NOSSA SUBMISSO A DEUS.

Quem l fica sbio


Quem cr fica salvo

Quem pratica fica santo

Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; Dusilek, Darci; 10 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 A Histria de Israel no A T; Schltz Samuel J.; Ed. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova; 1977 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Bola de Neve Church http://www.ctadoradores.com.br/Mergulhando/ Reflexes extradas: Pginas da World Wide Web

12

Вам также может понравиться