Вы находитесь на странице: 1из 6

Confederacin Iberoamericana de Asociaciones Cientficas y Acadmicas de la Comunicacin

Perfis brasileiros em redes sociais digitais: uma anlise das imagens de identificao.

Cntia Dal Bello 1 Jorge Marcelo Nomura 2

Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a importncia da foto de identificao para a composio dos perfis em redes sociais digitais. Para tanto, os pesquisadores analisaram e classificaram 3541 imagens extradas das trs plataformas mais acessadas no Brasil (Orkut, Facebook e Twitter), a partir do que puderam observar semelhanas e diferenas de comportamento de autoexposio imagtica (com predominncia, em todas, ao culto narcsico do eu). Palavras-chave: Cibercultura, Visibilidade meditica, Redes sociais digitais, Identidade, Imagem.

Resumen: Este estudio tiene como objetivo investigar la importancia de una identificacin con foto a la composicin de los perfiles en redes sociales. Para ello, los investigadores analizaron y clasificaron 3.541 imgenes tomadas a partir de tres plataformas ms accesibles en Brasil (Orkut, Facebook y Twitter), de la cual pudieron observar similitudes y diferencias en el comportamiento de las imgenes de exposicin (sobre todo en todo, el culto del narcisismo). Palabras-clave: La cibercultura, la visibilidad meditica, las redes sociales digitales, identidad, imagen.

Abstract: This study aims to investigate the importance of photo identification to the construction of profiles on social networks. For this, the researchers analyzed and classified 3541 images taken from three platforms more accessible in Brazil (Orkut, Facebook and Twitter), from which they could observe similarities and differences in behavior autoexposure (mainly in all, the cult of narcissism of self). Keywords: Cyberculture, media visibility, digital social networks, identity, image.

1 Doutoranda em Comunicao e Semitica do PEPGCOS-PUC-SP e bolsista CAPES; coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Comunicao Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho; membro do grupo de estudos Plurimdia. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade e visibilidade meditica, com interesse particular pelas emergentes redes sociais digitais. E-mails: pubcintia@yahoo.com.br; cbello@uninove.br. <www.cintiadalbello.blogspot.com>. 2 Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Nove de Julho, MBA em Marketing pela Madia Marketing School, bacharel em Publicidade e Propaganda pela FAAP. Consultor de marketing pela Total Marketing, Madia Mundo Marketing e SebraeSP, com passagem pelas agncias Brilharte, JWT Portugal e McCann Erickson Brasil. docente do curso de Comunicao Social Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho e membro dos grupos de pesquisa Plurimdia e Comins. Sua pesquisa est orientada para redes sociais, convergncia de mdias, novas tecnologias em mdia, marketing e comunicao integrada. E-mail: mnomura1@yahoo.com.br.

Introduo

A partir dos pressupostos de que a popularizao do uso das redes sociais digitais, no Brasil, deve-se antes possibilidade de circunscrio e apresentao do eu em meio aos fluxos informacionais (em um movimento generalizado de evaso de privacidade, como diagnosticado por Sibilia, 2008) do que propriamente ao seu potencial para fomentar relacionamentos (conforme Bauman, 2004), e de que o perfil, nas plataformas ciberculturais, constitui um arranjamento sgnico-imagtico singular que, por sua natureza de interface, faculta constituio, projeo, apario, representao, presentificao e permanncia do usurio nas janelas ciberespaciais de alta visibilidade, conferindo-lhe um corpo ou lugar de fala a partir do qual poder reafirmar-se como sujeito (DAL BELLO, 2009), este artigo dedica-se a analisar uma unidade elementar do processo de espectralizao 3: a foto de identificao do perfil. Para tanto, em maro de 2011, os pesquisadores debruaram-se sobre pouco mais de 3.500 fotos de perfis (sendo 901 do Orkut, 1.534 do Facebook e 1.106 do Twitter) para responder s seguintes questes: qual a importncia desta unidade (a imagem do perfil) sobre os demais componentes do arranjamento sgnico-imagtico na composio do discurso sobre o eu e sua configurao como sujeito? Existem semelhanas/diferenas significativas entre as fotos de perfil do Orkut, do Facebook e do Twitter? E, por fim, a anlise das fotos de perfil so indicativas do tipo de uso que os internautas brasileiros fazem das redes? Para tanto, apresentam-se alguns dados sobre o comportamento do internauta brasileiro, atenta-se para novos elementos no imaginrio cibercultural com a ascenso das redes sociais digitais e a relao entre imagem e identificao que culmina no apenas na celebrao do individualismo reinante nos ambientes de comunicao, relacionamento e manifestao subjetiva, mas tambm em novas formas de rastreamento e indexao. Por fim, analisam-se as estruturas dos perfis para conhecer os espaos de inscrio do eu, com particular interesse nas fotos de identificao, ento categorizadas.

3 Por processo de espectralizao, designa-se o esforo deliberado do usurio de inscrever-se nas paisagens digitais, reconfigurando-se como imagem (duplo ou espectro virtual) a partir dos parmetros da representao, da simulao e da dissimulao (DAL BELLO, 2007, 2008).

1. As redes sociais digitais no eixo iberoamericano: sobrevoo.

De acordo com o estudo sobre A situao da Internet na Amrica Latina, realizado pela consultoria ComScore e divulgado em junho de 2010, a preferncia pelas redes sociais (81,9%) j superou o uso de servios de e-mail, sites de entretenimento e instant messengers, embora a categoria mais utilizada pelos latino-americanos ainda seja a dos buscadores (85,5%), liderada pelo Google. Dentre as redes sociais digitais, o Facebook o mais popular (49,1%), seguido por Windows Live Profile (36,7%), Orkut (25,4%), HI5.com (12,6%) e Twitter, com 10,5% (MACIEL, 2010). Em outubro de 2010, uma pesquisa de alcance mundial realizada pela TNS 4 em 46 pases revelou que os brasileiros tm em mdia 231
5

amigos, atrs apenas dos

malaios (com 233) nmero quase 8 vezes maior que a mdia japonesa de 29 amigos, na ltima posio. Tambm indicou que os internautas (principalmente da Amrica Latina, China e Oriente Mdio) tm passado mais tempo nas redes (5,2 horas semanais) do que acessando e-mails (4 horas por semana em mdia) 6, o que no se verifica (ainda) nos pases considerados desenvolvidos, principalmente europeus, onde o tempo de permanncia em contas de e-mail (5,1 horas semanais) supera o de redes sociais (3,8 horas). Interessantemente, quando considerado o mapa das redes sociais no mundo (DAUER, 2010), o Brasil destoa do eixo iberoamericano: nele, o Orkut ainda lder de mercado (figura 1), embora o nmero de usurios do Facebook tenha crescido sensivelmente e haja indicadores de que, se o ritmo for mantido, sua base ultrapassar em breve a rede do Google. No documento divulgado pela ComScore, o alcance do Facebook varia na Amrica Latina, mas consistente, com exceo do Brasil, onde fica em ltimo lugar, com cerca de 15%.

Veja-se a reportagem Brasileiros ficam em segundo em nmero de amigos em redes sociais, disponvel em http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/10/brasileiros+tem+2+maior+n+de+amigos+em+redes+sociais+diz+estud o+9632067.html. Acesso em 10 abr. 2011. 5 Na pesquisa desenvolvida pelo Ibope Mdia (2010), a mdia brasileira de 273 amigos e a primeira razo apontada para uso das redes sociais a troca de mensagens (73%), seguida pelas respostas divertir-se (51%), informar-se (37%) e ver fotos e textos dos amigos (34%). 6 De acordo com Ibope Mdia, quanto mais jovem, mais franca a tendncia de substituir o uso de e-mail e torpedos por mensagens postadas nas redes. Essa preferncia foi sinalizada por 56% dos internautas brasileiros entrevistados.

Figura 1. Redes sociais digitais lderes por pas (dez. 2010).

Alm disso, segundo a ComScore, os usurios do Orkut ficam em torno de 360,8 minutos na rede, seguido pelo Facebook, com 203,7 minutos, o Metroflog, com 110,4 e o HI5.com, com 69,5 minutos (MACIEL, 2010). Como a populao total do Orkut composta majoritariamente por brasileiros e esta rede no predominante na Amrica Latina, possvel supor que esta diferena seja contextual e deva-se fundamentalmente ao perfil comportamental do usurio brasileiro. O Twitter, embora esteja em quinto lugar no ranking latino-americano, teve significativo crescimento na regio (pois aumentou sua base de membros em 13 vezes) graas ao Brasil, cuja audincia chega a 17%. Os outros pases ficam mais abaixo, com o segundo colocado Venezuela obtendo pouco mais de 10% (MACIEL, 2010). Nesse sobrevoo, possvel constatar que o usurio brasileiro de redes sociais digitais apresenta predisposio a colecionar amigos, permanecendo mais tempo nas plataformas de relacionamento (sobretudo no Orkut, apesar dos avanos do Facebook e do Twitter). Dado o contexto de apresentao desse artigo e os objetivos do Confibercom, fica manifesto o interesse de estabelecer parcerias para comparar a produo imagtica nos perfis de usurios iberoamericanos, embora o objetivo deste estudo seja registrar os resultados da anlise de uma amostra de fotos de identificao

bem localizada, apenas como sinalizao do que pode ser apreendido da prtica cotidiana dos usurios brasileiros nas redes sociais.

2. Redes sociais e o fenmeno glocal: novas nuances no imaginrio cibercultural? A despeito da abrangncia global e do intercmbio internacional possibilitado pelas redes sociais digitais, interessante notar que populaes inteiras adotaram-nas para lidar com suas realidades locais, invertendo a assimetria entre global-local que imperava at ento, ou seja: para alm da navegao indiferenciada no atraente caudal de contedos globais, as gigantes plataformas ciberculturais de relacionamento e projeo subjetiva (Orkut, Facebook e Twitter) suscitaram a valorizao do prximo ao facilitar a publicao de contedos; nesse sentido, haja vista a imensa quantidade de comunidades virtuais, grupos ou hashtags dedicadas a vilas, escolas, locais de trabalho e outros que, por sua trivialidade, no seriam dignos de nota pela lgica da visibilidade meditica vigente anteriormente. Cabe salientar que o imaginrio cibercultural, antes das redes sociais digitais, voltava-se para a aventura de desbravar o desconhecido, o longnquo, tomar conhecimento do acontecer do estranho (e extico) outro no exato momento em que ocorria, ou seja, em tempo real, in live. A navegao pelos fluxos informacionais propiciava, ento, poucos instrumentos de projeo identitria: os recursos disponveis permitiam a identificao temporria (nicknames em chats), ou de difcil manuteno (homepages), ou de baixa/nula visibilidade meditica (e-mails). O surgimento do Orkut, em 2004, assinalou a ascenso
7

dos territrios

espectrais colonizveis, loteados em comunidades e perfis nos quais tudo e todos podem ser representados. Esses territrios, tal como plataformas sobre o mar informacional em que tudo se dissolve, possibilitaram o surgimento de processos mais complexos de construo e projeo das identidades cibernautas. Assim, o usurio, antes indiferenciado (embora sempre rastrevel, ainda que reduzido informao do IP de acesso rede), deixou de ser annimo ao ganhar contornos mais precisos e ampla visibilidade nas plataformas: torna-se algum que se faz representar por meio de um ou vrios perfis, em uma ou mais redes. E a tendncia, com a popularizao dos dispositivos portteis e mveis de acesso Internet, das mdias

ERROR: undefined OFFENDING COMMAND: AddT42Cha STACK: /TTE27B5818t00 () 3 0 1

Вам также может понравиться