Вы находитесь на странице: 1из 16

1)

Escreva seu nmero de inscrio no espao a seguir:

2) 3)

Este caderno contm 40 questes de mltipla escolha, assim distribudas: Conhecimentos Especficos 01 a 20 e Conhecimentos Gerais 21 a 40. Verifique se o caderno est completo e sem imperfeies grficas que possam dificultar a leitura. Qualquer irregularidade dever ser comunicada, imediatamente, ao fiscal. S existe uma resposta correta para cada questo. Interpretar as questes da prova faz parte desta avaliao. No adianta, pois, pedir esclarecimentos aos fiscais. Utilize qualquer espao deste caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. O preenchimento da folha de respostas de sua inteira responsabilidade. Voc dispe de trs horas para responder s questes e preencher a folha de respostas. Antes de retirarse definitivamente da sala, devolva ao fiscal a folha de respostas e o caderno de provas.

4) 5) 6) 7) 8) 9)

Conhecimentos Especficos

01 a 20

01. Segundo o Cdigo de tica do Servidor Pblico, aprovado pelo Decreto n 1.171/94, o comportamento do servidor pblico que deixa qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes caracteriza, principalmente, A) ato de urbanidade. B) usura nas funes exercidas. C) corrupo no exerccio da sua funo. D) dano moral aos usurios dos servios pblicos.

02. O Cdigo de tica do Servidor Pblico (Decreto explicitamente, como dever fundamental do servidor:

n 1.171/94)

estabelece,

A) desempenhar, com estrita moderao, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular. B) realizar, periodicamente, cursos de atualizao para atender ao princpio constitucional da eficincia. C) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, procurando prioritariamente ensejar situaes procrastinatrias. D) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum.

03. Conforme expresso no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o servidor no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta, sendo correto afirmar que ter de decidir principalmente entre A) o legal e o ilegal. B) o prudente e o imprudente. C) o honesto e o desonesto. D) o conveniente e o inconveniente.

04. Segundo as regras deontolgicas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, correto afirmar que A) o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade no deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar. B) o equilbrio entre a impessoalidade e a eficincia poder consolidar a legalidade do ato administrativo. C) a dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico no exerccio do cargo ou funo e fora dele. D) toda pessoa tem direito verdade. Contudo, o servidor pode false-la quando contrariar os interesses da prpria pessoa ou da Administrao Pblica.

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

05. Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que, conforme as disposies explicitadas no Cdigo de tica do Servidor Pblico (Decreto n 1.171/94), quase sempre conduz A) desordem nas relaes humanas. B) ao desrespeito hierarquia. C) impercia no desempenho da funo pblica. D) indenizao aos usurios do servio pblico. 06. A respeito dos princpios constitucionais da Administrao Pbica, correto afirmar que A) a atuao administrativa deve se destinar a todos os administrados e ser dirigida aos cidados em geral, sem determinao de pessoa ou discriminao de qualquer natureza, conforme o princpio da impessoalidade. B) o administrador, de acordo com o princpio da moralidade, tem de atuar consoante os princpios ticos. Viol-los, contudo, no configura ilicitude que sujeita a conduta viciada invalidao. C) a Administrao Pblica, sujeita que est ao princpio da legalidade, tem o poder de praticar quaisquer atos, estejam eles previstos ou no em lei, prevalecendo a vontade do administrador. D) se impe ao agente pblico, pelo princpio da eficincia, um modo de atuar desidioso, comportamento exigido nos tempos modernos em todas as atividades humanas, principalmente com a globalizao econmica. 07. Assinale a opo que contraria norma constitucional referente Administrao Pblica. A) Os cargos, os empregos e as funes pblicas no so acessveis aos estrangeiros, na forma da lei. B) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. C) O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. D) Em regra, proibida a acumulao remunerada de cargos pblicos, mas admitemse excees. 08. Considerando um servidor pblico ocupante de cargo de dentista, lotado em escola pblica municipal, com carga horria de 20 horas semanais, que venha a ser nomeado para o cargo de assistente em administrao da UFRN, a ser exercido em regime de trabalho de 40 horas semanais, sem coincidncia de horrios, correto afirmar que A) inexiste qualquer irregularidade compatibilidade de horrios. na acumulao dos cargos, pois h

B) o servidor ter de optar por um dos cargos, pois so inacumulveis consoante a Constituio Federal. C) o servidor se submeter a processo disciplinar, de rito sumrio, por acumulao ilcita de cargos pblicos, com prazo de opo de dez dias antes da posse. D) o servidor dever pedir redistribuio de seu cargo no ato da posse para possibilitar o exerccio no mesmo rgo.
UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao 3

09. Pode-se afirmar que, extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel A) ser removido de ofcio no mbito do mesmo quadro de pessoal. B) ser readaptado em outro cargo no mbito do mesmo quadro de pessoal. C) ficar em disponibilidade at ser aproveitado em outro cargo. D) obter reverso para quadro de pessoal de outro rgo.

10. Servidor pblico estvel, ocupante de cargo de motorista, sofre acidente de trnsito durante viagem pessoal, que o torna paraplgico. Diante desse fato, correto afirmar: A) o cargo de motorista deve ser aposentadoria imediata do servidor. declarado extinto, com a conseqente

B) de ofcio, o servidor ser exonerado at que a Junta Mdica opine por seu aproveitamento em cargo compatvel com o anteriormente ocupado. C) por meio de reconduo o servidor ser provido em outro cargo pblico com atribuies compatveis com as limitaes sofridas, observados os demais requisitos legais. D) por meio de readaptao, o servidor ser investido em novo cargo pblico com atribuies compatveis com as limitaes sofridas, observados os demais requisitos legais.

11. Joo foi aprovado em concurso pblico. No trigsimo dia da publicao do ato de provimento, apresenta pedido de prorrogao do prazo para tomar posse no cargo. Quinze dias depois, comparece j para entrar em exerccio. Em face disso, assinale a opo correta. A) O servidor ser exonerado, de ofcio, pela autoridade competente. B) O ato de provimento ser tornado sem efeito, pois a posse no ocorreu no prazo legal. C) A Administrao anular o ato de provimento por estar eivado de ilegalidade. D) A autoridade competente dever deferir a posse e dar-lhe exerccio, pois os prazos legais foram observados.

12. Consoante as disposies previstas no Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n 8.112/90), correto afirmar que A) poder o servidor, sem qualquer prejuzo, se ausentar do servio por 10 (dez) dias consecutivos em razo de falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos. B) se entende por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. C) configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por 30 (trinta) dias consecutivos. D) poder o servidor, sem qualquer prejuzo, se ausentar do servio por 1 (um) dia, para se alistar como eleitor, e por 2 (dois) dias, para doao de sangue.
4 UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

13. De acordo com o Regime Jurdico do Servidor Pblico Federal Civil (Lei n 8.112/90), correto afirmar que o Plano de Seguridade Social do servidor compreende, entre outros benefcios, A) licena por acidente em servio, licena por motivo de doena em pessoa da famlia, assistncia sade e auxlio-funeral. B) auxlio-natalidade, licena por motivo assistncia sade e aposentadoria. de doena em pessoa da famlia,

C) aposentadoria, ajuda de custo, penso vitalcia e temporria e licena para tratamento de sade. D) aposentadoria, auxlio-recluso, licena para tratamento de sade e salriofamlia. 14. Um administrador pblico realizou e homologou concurso, em dezembro de 2000, para o preenchimento de dez vagas de determinado cargo, o qual teve quinze aprovados. Preenchidas as dez vagas em outubro de 2002, veio a ser realizado novo concurso para preencher mais sete vagas do mesmo cargo. Neste, foram aprovadas sete pessoas, nomeadas em maro de 2003. Ciente desses fatos, assinale a opo correta. A) Como o administrador pode no prorrogar a validade do concurso, independentemente de motivao, cabe a ele definir quantos sero chamados de cada concurso. B) A nomeao ocorrida em maro de 2003 irregular, j que o segundo concurso relacionado com o primeiro e deveria ter ocorrido paridade na nomeao entre as listas de aprovados, includos os deficientes. C) Mesmo que o primeiro concurso ainda estivesse em seu prazo de validade, os aprovados nele no poderiam ser chamados, pois prevaleceria a vinculao da vaga ao seu concurso, para no haver diferena de tratamento com pessoas aprovadas em prova diferente e melhor aferir a atualidade dos conhecimentos. D) Se o prazo de validade do primeiro concurso fosse de dois anos e tivesse sido prorrogado por igual perodo, deveriam ter sido nomeados os cinco aprovados restantes do primeiro concurso e depois mais dois do segundo. 15. Conforme as regras da Lei n 8.112/90, o servidor que, nunca tendo sofrido punio disciplinar, costuma pedir a colega de outro cargo para desempenhar as atribuies que so suas fica sujeito penalidade de A) advertncia. B) suspenso. C) demisso. D) repreenso pblica. 16. Pedro, servidor pblico, recebe ordem de seu superior para no permitir a ningum nem mesmo ao prprio interessado vista de determinado processo administrativo de licena para capacitao. Por isso, ele deve A) cumprir a ordem superior, apesar de ilegal, em respeito hierarquia. B) recusar-se ao cumprimento da ordem por esta ser manifestamente ilegal. C) recusar-se ao cumprimento da ordem superior por esta ser ato de probidade. D) cumprir a ordem superior que atende ao princpio da impessoalidade.
UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao 5

17. Quanto s sanes aplicveis aos agentes pblicos que praticam improbidade administrativa, nos termos da Lei n 8.429/92, correto afirmar que o responsvel pelo ato est sujeito A) suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos e perda da funo pblica na hiptese de ato de improbidade que importe enriquecimento ilcito. B) ao ressarcimento integral ao errio do dano que houver dado causa, na hiptese de leso ao patrimnio pblico, exclusivamente, por ao ou omisso dolosa. C) ao ressarcimento integral ao errio do dano que houver dado causa, na hiptese de leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa. D) indisponibilidade de seus bens na hiptese de ato de improbidade contra os princpios da administrao pblica. 18. Assinale a opo correta, conforme as disposies estabelecidas no Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n 8.112/90). A) A responsabilidade civil decorre, apenas, de ato comissivo doloso que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. B) A responsabilidade civil-administrativa resulta, exclusivamente, de ato comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. C) As sanes civis, penais independentes entre si. e administrativas podero cumular-se, sendo

D) A responsabilidade administrativa do servidor no ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. 19. Considerando a Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, incorreto afirmar que A) ser concedido horrio especial ao servidor que tenha filho portador de deficincia, independentemente de compensao de horrio. B) os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. C) os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao, em deciso na qual se evidencie no acarretamento de leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. D) o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. 20. Quanto s normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito Administrao Federal direta e indireta (Lei n 9.784/99), correto dizer que da

A) as sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa. B) os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, quando surgirem fatos novos, podendo implicar o agravamento da sano. C) os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. D) a Administrao deve revogar seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode anul-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa e Informtica

21 a 40

Solicitada a redigir um documento para ser enviado ao Chefe do Departamento de Administrao da repartio em que trabalhava, a funcionria incumbida dessa tarefa elaborou o seguinte texto: Tendo em vista o Plano Geral de Informatizao (PGI), solicito ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao considerar a possibilidade de colocar trs microcomputadores neste Departamento. Sem ir atrs de detalhes bestas, lembro apenas que o ideal seria que esse equipamento fosse dotado de disco rgido e de monitor EGA. Relativamente a programas, dois tipos se fazem necessrios: um processador de textos e outro gerenciador de banco de dados. O pessoal que ir operar esses micros que sero treinados por especialistas da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, do qual a chefia j manifestou seu acordo a respeito. Devemos acrescentar por fim que o aumento do nmero de microcomputadores nesse Departamento ensejar como de se esperar de uma interferncia qualitativa dessa natureza racional distribuio de tarefas entre os servidores aqui lotados e sobretudo uma melhoria bastante perceptvel na qualidade dos servios prestados.

12

15

Concluda a tarefa, a funcionria ficou insegura quanto ao texto que havia produzido. Em razo disso, e antes de submet-lo apreciao do Chefe do Departamento de Pessoal que lhe havia feito a solicitao , pediu a um dos assistentes em administrao que revisasse cuidadosamente a correspondncia. 21. O assistente consultado, em primeiro lugar, teceu consideraes sobre a inteno comunicativa do documento, dizendo que o objetivo do texto, certamente, era A) solicitar a remessa de novos microcomputadores. B) solicitar a cesso de novos microcomputadores. C) tratar da aquisio de microcomputadores. D) tratar da instalao de microcomputadores. 22. Aps essa constatao, a funcionria sentiu necessidade de definir o gnero do texto. No sabia de que documento se tratava. O revisor disse-lhe que, em funo da situao de comunicao em que estava inserido, do contedo e da finalidade, se configurava como um(a) A) aviso. B) ofcio. C) exposio de motivos. D) memorando.

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

23. Decidida a questo do gnero, a anlise orientou-se para outros aspectos da textualidade. A primeira alterao proposta, considerando o contexto lingstico do documento e o destinatrio deste, foi a substituio de "ao Senhor Chefe do Departamento de Administrao" (linhas 1 e 2) por A) a V. S. a B) a V. Ex. a C) ao Il. mo Sr. D) ao Ex. mo Sr. 24. No segundo pargrafo (linha 4) , o perspicaz revisor descobriu outro problema: o trecho "Sem ir atrs de detalhes bestas [...]", por ser coloquial, estava inadequado ao documento. Ele, ento, props a seguinte substituio, sem coloquialismo, sem rebuscamento e sem uso conotativo de algum elemento lingstico: A) Sem pretender descrever maiores detalhes tcnicos... B) Sem pretender descrever filigranas tecnicistas... C) Sem pretender descer a maiores detalhes tcnicos... D) Sem pretender descer a filigranas tecnicistas... 25. Ainda no segundo pargrafo (linha 4) , o assistente props uma alterao no trecho "lembro apenas que o ideal [...]". Esclareceu que esse trecho, respeitando-se o contexto lingstico e a norma lingstica padro, deveria ser reescrito da seguinte forma: A) lembro-vos apenas de que o ideal... B) lembro-o apenas que o ideal... C) lembro-te apenas de que o ideal... D) lembro-lhe apenas que o ideal... 26. Depois de identificar, no terceiro pargrafo, vrios problemas lingsticos, tanto no que se refere estruturao da frase quanto norma lingstica padro e escolha adequada de palavras, o assistente em administrao props a reescritura seguinte como sendo a correta: A) O pessoal que iro operar esses micros sero treinados por especialistas da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, cuja chefia j manifestou seu acordo prvio. B) Os funcionrios que iro operar esses micros sero treinados por especialistas da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, cuja chefia j manifestou seu acordo prvio. C) Os funcionrios que iro operar esses micros e que sero treinados por especialistas da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, com cuja chefia j houve acordo prvio. D) O pessoal que ir operar esses micros e que ser treinado por especialistas da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, com cuja chefia j houve acordo prvio.

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

27. No ltimo pargrafo, o competente revisor julgou inadequado o uso do demonstrativo nesse (linha 12) . Explicou para a funcionria que se deveria fazer a substituio pelo pronome neste, uma vez que se tratava de referncia a um espao A) em que supostamente no se encontrava o redator no momento da produo do texto. B) em que supostamente se encontrava o redator no momento da produo do texto. C) que ainda no fora explicitado no texto pelo redator. D) que j fora explicitado no texto pelo redator. 28. Questionado pela funcionria sobre o plural da expresso "melhoria bastante perceptvel" (linhas 14 e 15) , o assistente afirmou que, de acordo com a norma lingstica padro, a flexo correta seria A) melhorias bastantes perceptvel. B) melhorias bastantes perceptveis. C) melhorias bastante perceptvel. D) melhorias bastante perceptveis. 29. Ainda no ltimo pargrafo, o assistente identificou falha no nvel da pontuao. Orientou a funcionria no sentido de reescrever o trecho considerando a norma lingstica padro. Segundo ele, a forma correta seria: A) Devemos acrescentar, por fim, que o aumento do nmero de microcomputadores neste Departamento ensejar, como de se esperar de uma interferncia qualitativa dessa natureza, racional distribuio de tarefas entre os servidores aqui lotados e, sobretudo, uma melhoria bastante perceptvel na qualidade dos servios prestados. B) Devemos acrescentar por fim, que o aumento do nmero de microcomputadores neste Departamento ensejar, como de se esperar de uma interferncia qualitativa dessa natureza, racional distribuio de tarefas entre os servidores aqui lotados e sobretudo uma melhoria bastante perceptvel na qualidade dos servios prestados. C) Devemos acrescentar, por fim, que o aumento do nmero de microcomputadores neste Departamento ensejar como de se esperar de uma interferncia qualitativa dessa natureza, racional distribuio de tarefas entre os servidores aqui lotados e sobretudo uma melhoria bastante perceptvel na qualidade dos servios prestados. D) Devemos acrescentar por fim, que o aumento do nmero de microcomputadores neste Departamento ensejar como de se esperar de uma interferncia qualitativa dessa natureza, racional distribuio de tarefas entre os servidores aqui lotados e, sobretudo, uma melhoria bastante perceptvel na qualidade dos servios prestados. 30. Para concluir a anlise, o assistente fez mais uma crtica em relao ao ltimo pargrafo do texto: mesmo aps pontu-lo corretamente, ele assegurou que havia A) informaes contraditrias. B) redundncia. C) informaes desnecessrias. D) falta de clareza.

10

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

31. Abaixo, na planilha do Excel, so mostrados dados fictcios sobre percentuais de vendas de equipamentos de informtica nos anos de 2002 e 2003.

Assinale a opo correta. A) Para selecionar a faixa [B3:C5], suficiente selecionar a clula B3, pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT, selecionar a clula C5 e liberar a tecla SHIFT. B) Selecionando as clulas de A3 a A5 e, a seguir, clicando o boto da clula A3 passar para a clula A4. , o contedo

C) As clulas B1 e C1 foram reunidas em uma nica clula, conforme se v na figura, por meio do seguinte procedimento: selecionar as clulas B1 e C1; clicar no boto ; e, na janela resultante dessa ao, confirmar a mesclagem clicando OK. D) Um dos modos de renomear a planilha corrente (Plan1) clicar uma nica vez com o boto esquerdo do mouse sobre a guia Plan1, mostrada na parte inferior da planilha, e, em seguida, escolher a opo Renomear.

32. Ainda sobre a figura da planilha Excel da questo anterior, assinale a opo correta. A) Selecionando a clula B6 e clicando no boto teclando Enter, aparecer nessa clula o valor 2031. (AutoSoma) e, a seguir,

B) Na clula C6, digitando =MXIMO(B3:C5) e, a seguir, teclando Enter, aparecer, nessa clula, o nmero 12,5. C) A clula que est selecionada (clula corrente ou atual) a B6. D) O boto utilizado somente para centralizar o contedo de uma clula.

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

11

33. Analise as seguintes afirmaes referentes a uma planilha do Excel. I Para calcular a mdia aritmtica dos dados contidos nas clulas B4, B5 e B6, podem ser utilizadas uma das seguintes frmulas: =(B4+B5+B6)/3 ou =mdia(B4:B6). II O resultado da frmula =(B5+C2)*C3+15 igual a 50, quando os contedos das clulas B5, C2 e C3 so, respectivamente, os valores 10, 5 e 3. III So trs as maneiras utilizadas para efetuar uma soma: por meio do operador +, do boto (AutoSoma) e da funo SOMA. IV Se o contedo da clula A3 for o valor 5, ento, digitando a frmula =(SE(A3>=7; Aprovado) numa clula diferente de A3, o resultado FALSO.

So verdadeiras as afirmaes A) I, II e III. B) I, III e IV. C) I, II e IV. D) I, II, III e IV. 34. A figura abaixo mostra uma janela do Word, contendo um documento com parte de um texto retirado da ajuda do Office.

Assinale a alternativa correta. , encontra-se uma opo que permite definir o idioma a ser A) No menu utilizado no texto. B) Selecionando os trs pargrafos mostrados na figura e clicando no boto efeito ser centralizar todos os pargrafos. , o

C) O documento da figura possui trs pginas, sendo mostrada apenas parte da primeira pgina. D) O boto , localizado na barra de ferramenta padro, funciona como uma lupa que serve para aumentar o tamanho do texto selecionado.
12 UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

35. Considerando ainda a mesma figura da questo 34, assinale a alternativa correta. A) A opo Configurar pgina, acessvel por meio do menu , pode ser utilizada para definir a orientao da pgina como retrato ou paisagem. B) Para traduzir o texto para a lngua inglesa, suficiente selecion-lo e, em seguida, utilizar a ferramenta de traduo, que acionada pelo boto . C) Caso se clique imediatamente esquerda da palavra Office e se tecle trs vezes a tecla (seta para a direita), a referida palavra ser deslocada trs espaos para a direita. D) Para mudar a cor de fundo de uma palavra selecionada, utiliza-se o boto .

36. No editor de texto Word, para adicionar cabealho e rodap ao texto, a seqncia de comandos correta A) Formatar -- Cabealho e Rodap. B) Editar -- Cabealho e Rodap. C) Exibir -- Cabealho e Rodap. D) Inserir -- Cabealho e Rodap. 37. A figura abaixo mostra alguns itens de uma rea de trabalho do Windows.

Assinale a opo em que a denominao dos itens na ordem de 1 a 4 est correta. A) pasta, pasta especial, aplicativo Word, arquivo do Word. B) atalho para pasta, pasta, aplicativo e arquivo. C) arquivo, atalho para pasta, atalho para arquivo, aplicativo. D) pasta, atalho para pasta, atalho para aplicativo e arquivo. 38. Analise as seguintes afirmaes relativas ao Windows. I O excesso de fragmentao de arquivos no disco rgido pode fazer com que o equipamento se torne lento e instvel. O Windows possui uma ferramenta para resolver esse problema. O Windows oferece opo de carregar um programa para a memria no momento de sua inicializao.

II

III Os arquivos existentes na Lixeira podem ser restaurados ou apagados definitivamente do disco. IV Quando o ponteiro do mouse adquire a forma de uma ampulheta, isso significa que o processador est espera de um comando. So verdadeiras as afirmaes A) I, II e III. B) I, II e IV. C) II, III e IV. D) I, II, III e IV.
UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao 13

39. Analise as seguintes afirmaes relativas Internet. I II Para navegar nas pginas WWW da Internet necessrio um browser (navegador). A transferncia de um arquivo de um servidor na Internet para o computador de um usurio denominada download.

III O servio da Internet que possibilita aos usurios se comunicarem em tempo real, o popular bate-papo, chamado de FTP. IV Home page a pgina principal de um site (stio). So verdadeiras as afirmaes A) II, III e IV. B) I, II e III. C) I, II e IV. D) I, III e IV. 40. Assinale a alternativa correta a respeito de servios na Internet. A) Um exemplo de endereo eletrnico pessoal vlido antonio.silva@www.hotmail.com.br B) Quando se utiliza um mecanismo de busca para pesquisar uma informao, o efeito imediato a gravao do contedo dessa informao no disco rgido do computador do usurio. C) possvel enviar um arquivo anexado a uma mensagem de correio eletrnico (e-mail). D) A funo atualizar (reload), presente nos principais navegadores de Internet (Browsers), atualiza, automaticamente, quando acionada, o navegador para sua verso mais recente.

14

UFRN Concurso Pblico Assistente em Administrao

Вам также может понравиться