Вы находитесь на странице: 1из 2

Biologia

DNA
4. Transcrio

NOME _________________________________ ESCOLA________________________________ EQUIPE _____________SRIE_____________ PERODO ___________DATA _____________

QUESTO PRVIA
As informaes contidas na seqncia de nucleotdeos do DNA so interpretadas e transformadas em protenas. Considerando que a sntese protica ocorre no citoplasma e o DNA nunca sai do ncleo, como voc explica este processo?

MATERIAL
01 modelo da molcula de DNA com 16 pareamentos de nucleotdeos, montados com peas plsticas azuis representando o grupo fosfato ligado ao acar, peas plsticas vermelhas representando as bases nitrogenadas adenina e timina e peas plsticas verdes representando as bases nitrogenadas guanina e citosina; 04 crachs com o nome da enzima RNA polimerase; 01 saquinho contendo 16 peas plsticas vermelhas representando as bases nitrogenadas (4 adeninas, 4 uracilas, 4 citosinas e 4 guaninas), 12 peas plsticas cinzas representando o grupo fosfato ligado ao acar para RNA, 8 pontes de hidrognio de dupla ligao, 8 pontes de hidrognio de tripla ligao.

PROCEDIMENTO
Ser realizada uma simulao da transcrio na qual todos os integrantes do grupo faro o papel de RNA polimerase, embora cada um deva exercer somente uma das funes do complexo enzimtico, como na tabela abaixo. Enzima RNA polimerase Tarefa Abrir as fitas de DNA Como fazer Retirando as pontes de hidrognio que unem os nucleotdeos de maneira a separar as fitas de DNA. Acrescentando nucleotdeos fita de RNA em formao e pareando-os com os nucleotdeos da fita molde de DNA. Retirando as pontes de hidrognio formadas entre as molculas de RNA e DNA. Recolocando as pontes de hidrognio para unir as fitas do DNA.

RNA polimerase

Sintetizar uma fita de RNA

RNA polimerase RNA polimerase

Liberao da fita de RNA Fechamento da fita de DNA

A partir das informaes fornecidas pelo professor sobre o tamanho, posio do gene e fita alvo comear o processo de transcrio construindo modelos de peas plsticas para simbolizar os nucleotdeos, subunidades constituintes dos cidos nuclicos (DNA e RNA); Utilizar para a transcrio somente os genes centrais, excluindo os dois primeiros e os dois ltimos pares da molcula de DNA;

Para auxiliar na identificao das peas, consultar as figuras a seguir: Fosfato e acar A Bases nitrogenadas U C

Nucleotdeo

Pontes de hidrognio

Vale lembrar que a regra de pareamento entre os nucleotdeos do DNA e os do RNA a seguinte: DNA RNA A U T A G C C G

A transcrio estar terminada quando a molcula de RNA mensageiro com o nmero prdeterminado de nucleotdeos for liberada do DNA e este retornar a sua estrutura original.

QUESTES
1. Quais as trs diferenas bsicas entre a molcula de DNA e a molcula de RNA? 2. Responda novamente a questo prvia e compare com a resposta dada antes de realizar a atividade.

Вам также может понравиться