Вы находитесь на странице: 1из 19

1.

INTRODUO
As intervenes para conservao tm reduzido o risco de extino de algumas espcies, mas um nmero cada vez maior de espcies esta mais prxima da extino.
O ndice da Lista Vermelha de Espcies Ameaadas da IUCN (Unio Internacional para Conservao da Natureza) que acompanha o risco mdio de extino de espcies ao longo do tempo mostra que todos os grupos taxonmicos que foram avaliados para o risco de extino esto cada vez mais ameaados (LEITE, 2010, p. 94).

Assim a grande parte das espcies ameaadas de aves vive em rea de Cerrado. Tal bioma ocupa 21 % do territrio brasileiro e abriga cerca de 935 espcies de aves, quase 10 % do total de espcies que existem em todo mundo (AZEVEDO & MONTEIRO, 2000, P. 98).

A grande maioria das espcies de aves no consegue se adaptar s transformaes ambientais, decorrentes do avano do limite das fronteiras agrcolas. O cerrado uma das regies que mais so afetadas no Brasil devido s aes antrpicas, principalmente em virtude do cultivo da soja. Nesse bioma 87 % de todas as espcies sofrem algum grau de ameaa em funo do avano da agricultura e do uso de novas tecnologias no meio rural. (MAROUELLI, 2003, P. 64)
Alm do Cerrado, outro bioma tambm merece destaque com relao aos aspectos da biologia da conservao de aves. A Mata Atlntica tem a maior taxa de endemismo de aves na terra (WEGE e LONG, 1995, p. 104), compreendendo uma avifauna de 682 espcies, incluindo 199 espcies endmicas e 144 espcies ameaadas de extino, a maioria devido perda de habitat (STOTZ et al. 1996, p. 284 ; COLLAR et al. , 1997, p. 260). Antes, todo o litoral e grande parte do interior leste do Brasil estava coberta por exuberantes florestas tropicais. Atualmente, apenas 5% da rea original da Mata Atlntica, ou 60.000 km2, ainda perdura (BROWN e BROWN, 1994, p. 142), porm, totalmente fragmentada.

Apesar da regio sul da Amaznia ter recebido pouca ateno. Gage et al. (2004, p. 168) utilizou um comparativo macroecolgico para investigar a ameaa de extino de aves neotropicais, na Regio sul da Amaznia. Os autores concluiram que existe uma relao o tamanho do corpo com grau de ameaa

(espcies maiores so mais ameaadas) e tambm do nmero de habitats que ocupam (espcies que ocupam mais habitats so menos ameaadas).
Devido aos poucos trabalhos sobre as caractersticas de risco de extino, ainda a um volume considervel de pessoas que continuam fragmentando o habitat (BLAKE, 1991, p. 66; LAURANCE, 1991, p. 89; TERBORGH et al., 1997, p. 274; DAVIES GASCON & MARGULES, 2001, p. 80).

O presente Estudo realiza uma (cientometria) mensurao do progresso cientfico e tecnolgico. Consiste na avaliao quantitativa e na anlise das intercomparaes da atividade, produtividade e progresso cientfico.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL Observando as publicaes sobre biologia da conservao nota-se sempre vrios (58 %) artigos publicados sobre o Brasil, o que esperado devido riqueza de espcies e aos problemas ambientais por aqui (GRELLE et al, 2009, P. 433). Assim este presente trabalho tem como objetivo geral estudar o que tem sido publicado sobre extino de aves no Brasil. 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Responder alguma perguntas especficas na compilao dos dados coletados dos artigos encontrados, como: - Quais as causas de extino mais estudadas? - Qual o bioma com o maior nmero de publicaes? - Qual o assunto mais explorado nos artigos? - Qual o nmero de artigos por ano de publicao? - Qual o vnculo institucional dos autores?

3. REVISO BIBLIOGRFICA

3.1- CAUSA, EFEITO E SOLUO Trs palavras imprescindveis quando o assunto fauna ameaada de extino. 3.2- CAUSAS O desmatamento acelerado que atingiu todos os ecossistemas de floresta no Brasil, nas ltimas dcadas, apontado, pela quase totalidade dos ambientalistas, como a principal causa do processo de extino. Seja para expanso da fronteira agrcola, seja para a explorao de madeira, o desmatamento, sem nenhuma avaliao prvia dos prejuzos que poderia causar ao meio ambiente, fez desaparecer centenas de espcies animais e vegetais sem terem sido, ao menos, identificadas. Nesse sentido, Antonialli (2004, p. 16) afirma que, o ambiente florestal tem sido um dos principais ecossistemas atingidos pelo homem na explorao econmica de seus produtos e de novas reas abertas para agricultura e pecuria. Nos ltimos anos, praticamente todos os ecossistemas vm sendo reduzidos drasticamente, sendo substitudos por reas agropecurias. Isso tem causado o rompimento do equilbrio natural de populaes de animais e de plantas, e extino de outras. Poluio, desmatamento, aquecimento global e a caa predatria so as principais atividades humanas responsveis pela situao que coloca vrias espcies de aves em risco de extino (REBOUAS, 2009, P. 09). A disseminao de espcies invasoras e a monocultura so outras causas de extino. Das quase 10 mil espcies de aves do mundo, 45% so utilizadas pelo ser humano e mais de um tero domesticada, enquanto uma entre sete espcies acaba caada para servir de alimento (STATTERSFIELD, 2010, P. 12). 3.3- EFEITOS

Segundo Renctas (2002, p. 101), desde seu descobrimento, o Brasil despertou a cobia mundial por sua fauna e flora. Sua rica e preciosa biodiversidade sempre esteve na mira daqueles que aqui aportaram. At hoje, a bandeira brasileira exalta o verde de nossas matas e o hino proclama que nossos bosques tm mais vida e nossos campos tm mais flores. A cada ano, porm os dados apontam um destino menos romntico para os nossos smbolos patriticos. As matas j no so tantas e nossos bosques esto cada vez mais silenciosos.
Uma em cada oito espcies de aves no mundo est ameaada de extino (REBOUAS, 2009, P. 09). O Brasil o quarto pas do mundo em nmero de espcies de aves ameaadas (GWYNNE ET AL., 2003, P. 169). Possui 40 espcies de aves ameaadas; desde 1500, cerca de 153 espcies de aves foram extintas, no fim do sculo XX e 18 espcies desapareceram (REBOUAS, 2009, P. 09). Desde 2000, a ararinhaazul (Cyanopsitta spixii) considerada extinta da Caatinga brasileira, e grande parte de vrias espcies de aves extintas so da Mata Atlntica, local de grande incidncia de endemismo no Brasil (LEITE, 2010, p. 94).

A lista vermelha das aves, baseada no nmero e no estado das espcies ameaadas, mostra que as aves avanam mais rpido do que nunca rumo extino e que os recursos disponveis para sua conservao quase no aumentaram em dez anos, alm de no serem suficientes (LEITE, 2010, p. 94).

3. 4- SOLUO
Rocha (2003, p.23) afirma que a degradao ambiental tem alcanado nveis jamais vistos; vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes. Faz-se necessria, portanto, uma reorientao da atuao humana em sua relao com o meio ambiente.

Em tal contexto, a educao ambiental surge no s como necessidade, mas tambm como esperana. A soluo, hoje bastante clara para a maioria, a ampliao e fortalecimento das aes, programas e projetos que envolvem, basicamente, a proteo animal e vegetal, o reflorestamento, a preservao em Unidades de Conservao e a educao ambiental.
Apesar da situao crtica, 16 espcies de aves melhoraram seu estado de conservao nos ltimos anos, graas s campanhas de conservao, enquanto outras 18 foram classificadas em categorias de menor risco (GWYNNE ET AL., 2003, P. 169).

4. MATERIAIS E MTODOS
A pesquisa bibliogrfica dos artigos que aborde as causas de extino de aves no Brasil foi realizada atravs de diferentes combinaes de palavras-chave: (extinct* and bird* and Brazil), (extinct and Brazil) e (extino and aves and Brasil). A pesquisa foi feita em 3 diferentes bases de dados. Sendo as duas primeiras combinaes de palavras utilizadas nas bases de dados internacionais do Scopus (www.scopus.com) e ISI Web of Science (HTTP://apps.isiwebofknowledge.com) e a ltima no Scielo (http://www.scielo.org/php/index.php).

Primeiramente os artigos foram selecionados de acordo com o enfoque dado ao estudo, podendo ser biolgico, scio econmico, poltico ou fsico. Posteriormente foram escolhidos apenas os artigos de cunho biolgico. Desses artigos selecionaram-se apenas os que tratavam das causas de extino de aves no Brasil. Essas diferentes causas de extino apontadas nos artigos so descritas abaixo e exemplificadas com um ou mais artigos. Agricultura: artigo sobre pequenas reas florestais no leste de Alagoas que j foram substitudas por fazendas de cana-de-acar (Grau et al, 2003, p. 126). Alteraes Antrpicas: artigo sobre espcies que provavelmente se encontram extinta na regio devido a sensibilidade a alteraes antrpicas (LOPES et al, 2009, p. 75). Caa: artigo que fala sobre reas protegidas por Unidades de Conservao que sofrem impacto da caa (GALETTI et AL, 1997, p. 39), artigo sobre presses de caa que ameaam as espcies de aves (GOERCK, 1997, p. 118). Comrcio ilegal: artigo sobre capturas (penas, ovos, filhotes, adultos) para o comrcio ilegal (GUEDES, 2004, p. 283). Crescimento da Populao: artigo sobre crescimento da populao humana que pode ameaar os pssaros da regio (MALLET-RODRIGUES et al, 2007, p. 35). Degradao: artigo sobre espcies de borda e lacunas beneficiado pela degradao da floresta (ANTUNES, 2007, p. 68). Desequilbrio Populacional: artigo sobre possibilidades de aumento de extino devido ao desequilbrio populacional (MAGALHES et al, 2007, p. 964). (checar o artigo do resultado se entra na categoria ALTERAO ANTROPICA ou se no explicar melhor essa categoria) Desmatamento: artigo sobre ambientes desmatados (DUCA et al, 2009, p. 574; LEES & PERES, 2008, p. 137).

Efeito de borda: artigo sobre as principais evidncias de efeitos de borda em paisagens fragmentadas (BANKS-LEITE et al, 2010, p. 926). Escassez de gua: artigo sobre escassez de fontes de gua, como riachos e crregos, que podem ser agentes causadores de extines no local (ANTUNES, 2005, p. 61). Espcies Invasoras: artigo sobre espcie que desapareceu devido propagao de espcies invasoras de propsito (DI GIACOMO & DI GIACOMO 2004, p. 157). Seleo natural: artigo sobre histria evolutiva e espacial (GOERCK, 1997, p. 118), artigo sobre dominncia gentica de espcies de paisagem aberta, associado ao tipo de trabalho de campo utilizados no estudo (SIMON et al, 2008, p. 62). Formao de Pastagem: artigo sobre registros que esto relacionados com as formaes de pastagem (OLMOS, 1993, p. 36), artigo sobre paisagens colonizadas (pastagens) e criadas pelos homens (BORNSCHIEN & REINERT, 2000, p. 368). Fragmentao: artigo sobre sensibilidade fragmentao do habitat (ANJOS, 2006, p. 234), artigo de compreenso dos efeitos da fragmentao de habitat (UEZU et al, 2005, p. 519). Heterogeneidade do Habitat: artigo sobre heterogeneidade, qual pode promover species richness within them, but it may also be important in determining species loss over time riqueza de espcies, mas tambm pode ser importante na determinao da perda de espcies ao longo do tempo by suppressing populations of indiv(MARSDEN et al, 2005, p. 2853). Homogeneidade do Habitat: Artigo sobre homogeneidade do habitat em florestas pequenas que faz com que a altitude dentro delas seja benfica para a manuteno das suas espcies originais (MARSDEN et al, 2005, p. 2853). Interveno Humana: artigo sobre composio das comunidades locais (humanos) e ecossistemas que esto cada vez mais influenciadas pelas condies locais

particulares derivadas do uso da terra (FILLOY et al, 2010, p. 338). Artigo sobre alteraes humanas dos habitats naturais (GOERCK, 1997, p. 118). Inundao: artigo sobre extino de espcies locais causadas devido construo de barragem (MENDONA et al, 2009, p. 755). Invases Biolgicas: artigo sobre espcies nativas afetadas pelas invases biolgicas (GALETTI et al, 2009, p. 298). Isolamento: artigo sobre abundncia e riqueza de espcies que diminuram drasticamente aps o isolamento geogrfico (STOUFFER & BIERREGAARD, 1995, p. 2445). Minerao: artigo sobre o processo de extrao de ferro, que provoca grandes transformaes na escala da paisagem com impacto sobre a biodiversidade local (DEMICHELI et al, 2009, p. 23). Mudana Climtica: artigo sobre clculos de aptido climtica cumulativo (MARINI et al, 2009, p. 3050), artigo sobre observaes de mudanas na distribuio geogrfica de aves, relacionados aos processos de mudana climtica global (NUNES, et al, 2007, p.827). Pecuria: artigo sobre altas taxas de destruio causadas principalmente pela pecuria (MOTTA-JUNIOR et al, 2008, p. 131). Perda de Habitat: artigo que fala de ameaas evidentes nas espcies pela perda do habitat (NAKA et al, 2002, p. 150). Pertubao do Habitat: artigo sobre sensibilidade das espcies perturbao ambiental no local (RIBON et al, 2003, p. 1839), artigo que ameaa a sobrevivncia de espcies em relao a perturbao do habitat (BORGE & MARINI, 2010, p. 236). Predadores de ninho: artigo sobre flexibilidade alimentar de bugios que foram observados predando ninhos de aves (BOCCA-MARQUES et al, 2009, p. 748),

artigo sobre a alta densidade de predadores de ninhos (GALETTI et al, 2009, p. 298). Queimadas: artigo sobre a derrubada da floresta que foi queimada e temporariamente manteve-se depauperado (STOUFFER & BIERREGAARD, 1995, p. 2445). Reduo de Alimento: artigo sobre a disponibilidade de alimentos que geralmente baixa durante a migrao (NILES et al, 2008, p. 185). Vulnerabilidade: artigo sobre conjuntos de fatores que pode aumentar ou diminuir o endemismo (RIBON et al, 2003, p. 1839). Os artigos selecionados foram categorizados de acordo com o peridico de publicao, bioma estudado, data de publicao e pas de vinculo institucional do(s) autor(es).

5. RESULTADOS
Utilizando-se das palavras-chave mencionadas foram encontrados 225 artigos no total nas trs bases de dados (ISI = 107, SCOPUS = 80, SIELO = 38). Alguns artigos foram encontrados mais de uma vez, devido s diferentes combinaes de palavras-chave em cada base de dados, totalizando 138 artigos diferentes.

5.1- ENFOQUES DADOS AOS DIFERENTES ARTIGOS QUE FIZERAM ALGUM ESTUDO INCLUINDO O BRASIL.

Posteriormente, os artigos foram classificados quanto ao enfoque (biolgico, scio-econmico, poltico ou fsico), sendo o biolgico o mais predominante (n = 105; Figura 1).

Figura 1. Enfoques dos estudos nos diferentes artigos (n= 138) que fizeram parte deste trabalho.

5. 2- ASSUNTOS BIOLGICOS

Os 105 artigos biolgicos foram classificados pelo tipo de assunto estudado, sendo Extino (21) e Biodiversidade (17) os mais abordados (Tabela I).

Tabela I. Assuntos abordados nos 105 artigos biolgicos.

Assuntos Extino Biodiversidade Conservao Fragmentao Ecologia Comunidades Seleo Natural Desmatamento Fsseis Mudana Climtica Raridades Inundao Composio Disperso Sensibilidade Sobrevivncia Efeito de Borda Efeito de Conectividade Predao Vulnerabilidade Captura Migrao Filogenia Molecular Polinizao e Disperso Metapopulao Reproduo Manejo Sade Seca

Artigos 21 17 15 15 10 5 5 3 3 3 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

5. 3- PERIDICOS

Dos artigos examinados, 61 abordavam algum tipo de causa de extino de aves no Brasil. Das 31 revistas que tiveram publicaes sobre o tema, a Revista Brasileira de Zoologia (8 artigos publicados) foi a que obteve a maior parte desses estudos (Tabela II). Entretanto, a grande maioria dos autores preferiu publicar seus trabalhos em revistas internacionais, sendo 20 revistas internacionais para 11 nacionais. (Tabela II).

Tabela II. Nmero de artigos (n= 61) abordando Causas de Extino de Aves no Brasil por peridicos nacionais e internacionais. Fontes Revista Brasileira de Zoologia Biological Conservation Conservation Biology Bird Conservation International Revista Brasileira de Ornitologia Brazilian journal of Biology Biodiversity and Conservation Ornitologia Neotropical Artigos Nac. Int. 8 5 4 4 3 3 3 3

Ararajuba Animal Conservation Biotropica Biota Neotropica Landscape Ecol. Evolutionary Ecology Research Annals of the missouri Botanical garden Diversity and Destributions Oikos Int. J. Primatol. Zoologia Proceedings of the National Academy of sciences of the united states of america Ecology Acta Oecologica Journal of Applied Ecology Climatic Change Science Biogeography Flora Changing the Global Enviconment Journal of Ornithology Studies in Avian Biology Papis Avulsos de Zoologia Total

3 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 11 20

5. 4- CAUSAS DE EXTINO

Classificamos os artigos pelo tipo de causa de extino de aves no Brasil. O somatrio maior que o nmero total de artigos porque alguns deles foram classificados em mais de uma causa dentro das categorias criadas. Entre as causas de extino mais estudas, esto a fragmentao (18) e desmatamento (15) (Tabela III).
Tabela III. Extino de aves estudadas nos diferentes

artigos (n=61) com abordagem em Causas de extino de aves no Brasil. Causas de Extines Fragmentao Desmatamento caa Agricultura Perda do Habitat Comrcio ilegal Pertubao do habitat Degradao do Habitat Seleo Natural Inundao Formao de Pastagem Predadores de Ninhos Queimadas Interveno Humana Homogeneidade do Habitat Mudana Climtica Efeito de Borda Minerao Desequilibrio Populacional Escassez de gua Pecuria Crescimento da Populao Reduo de Alimento Alteraes Antrpicas Vulnerabilidade Heterogeneidade do Habitat Espcies Invasoras Invases Biolgicas Isolamento Total Artigos 18 15 8 8 5 5 4 4 3 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 94

5. 5- BIOMAS

Entre os artigos avaliados a Floresta Atlntica foi destacadamente o bioma mais representativo com relao s causas de extino em aves, com 32 artigos (Figura 2).

Figura 2. Representao dos artigos (n= 61) por biomas. Artigos que tratavam de mais de um bioma foram computados mais de uma vez.

5. 6- ARTIGOS POR ANO DE PUBLICAO Existe uma tendncia de aumento do nmero de artigos sobre extino de aves que incluem o Brasil (Figura 3). A pesquisa foi feita at o meio do ano (ms 06/2010), provavelmente tenha sido este o motivo da queda de nmeros de artigos publicados em 2010.

Figura 3. Nmero de artigos por ano de publicao que fizeram algum estudo sobre extino de aves no Brasil.

5. 7- INSTITUIES Com relao ao vnculo institucional dos autores dos trabalhos, autores de instituio brasileira participaram da maior parte dos trabalhos (45 artigos), seguido de autores com vnculo em instituies da Amrica do Norte (13 artigos) (Figura 4).

Figura 4.Vnculo institucional dos autores. Vrios artigos entraram mais de uma vez na contagem porque possuem mais de um autor com vnculo institucional em pases diferentes.

6. DISCUSSO
Denotamos um grande nmero de estudos com enfoque biolgico, e poucos abordando aspectos scio-econmicos, poltico e fsico. Essa tendncia pode ser conseqncia dos artigos selecionados para esta reviso. Segundo Grelle et al (2009, P. 433) os artigos desta rea do conhecimento e a maior parte dos estudos focado em aspectos biolgicos. Dentre esse enfoque biolgico, os assuntos mais abordados foram Extino e Biodiversidade (Tabela 1). Esse resultado pode ser conseqncia do aumento da preocupao com a extino, nas ltimas dcadas. A maior parte da produo cientifica em extino de aves com estudos realizados no Brasil foi publicado em quatro revistas, listadas por nmero de publicaes: Revista Brasileira de Zoologia, Biological Conservation, Conservation Biology e Bird Conservation International. Este resultado pode ser conseqncia do presente estudo ser delimitado para Brasil. Como j relatado acima, foi encontrado um grande nmero de estudos com enfoque biolgicos, mesmo a maior parte dos estudos ter sido publicado em revista internacionais, o Brasil apontado como um grande ponto de interesse na pesquisas para autores estrangeiros. Esta tendncia pode ser conseqncia da preferncia dos autores em publicar suas pesquisas em revistas internacionais.

Amaznia brasileira contm cerca de 40% da populao mundial remanescentes de floresta tropical e est sujeita ser a maior do mundo em taxa absoluta de desmatamento tropical, atualmente tem uma mdia de quase dois milhes de hectares por ano (INPE, 2007, P. 2398). De acordo com a classificao do regime de Vos et al. (2001, P. 41), espcies menos vulnerveis a fragmentao e desmatamento deve ser espcies generalistas com alta densidades, pequenas necessidades do territrio, mobilidade e curto tempo de gerao.

Em conseqncia disto os peridicos selecionados neste trabalho para causas de extino abordaram como principais causas fragmentao e desmatamento. Os biomas mais ricos em espcies (Mata Atlntica e Amaznia) foram os mais estudados, semelhante ao encontrado por Grelle et al (2009, P. 433), numa cientometria em relao a biologia da conservao no Brasil utilizando-se de tcnica semelhante a do presente estudo. Este resultado pode ainda ser influenciado pela distribuio dos pesquisadores, j que existe uma grande concentrao deles na Mata Atlntica.
No foi feita uma anlise cruzando o vnculo institucional dos pesquisadores por bioma, mas possvel que a participao dos norte-americanos, especialmente pelos trabalhos feitos no instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia (STRATFORD & STOUFFER, 2001, P. 728; FERRAZ et AL, 2003, P. 14073; VAN HOUTAN et AL, 2006, P. 148) tenha sido importante para dar destaques produo da Amazonas.

Os biomas Caatinga, Campos e Restinga tiveram uma representao muito baixa nos estudos analisados, acredita-se que isso seja devido a falta de incentivos e programas de financiamento para produo de conhecimento e de publicaes.
Identificaes de traos associados com a extino aumentaram, podendo facilitar a proteo de espcies sensveis perturbao (LINDENMAVER et al, 2002, P. 18; MARTIN & POSSINGHAM, 2005, P. 408). Ofato de uma determinada rea do conhecimento ter um aumento na produo cientfica nos ltimos anos no pode ser analisado sem uma perspectiva do crescimento total da produo cientifica (Grelle et al., 2009, p. 433).

O aumento do nmero de artigos publicados sobre extino de aves no Brasil, mostra que houve um maior interesse nessa rea nos ltimos anos. De fato, existem evidncias do aumento de extino de aves no Brasil ( JEFFREY &

STAUFFER, 1999, P. 1423; RIBON et al, 2003, P. 1839; LEES & PERES, 2008 P. 137). Interessante ainda notar que o Brasil aparece como principal pas de vinculo dos autores dos artigos, denotando que as instituio Brasileiras so as principais responsveis por este aumento de produo assim como Grelle et al (2009, P. 433), o Brasil tambm foi o principal pas de vinculo dos autores no presente trabalho.

7. CONCLUSO
Assim este presente estudo conclui que o Brasil o principal vinculo dos autores nacionais e internacionais para extino de aves, sendo fragmentao e desmatamento as principais causas de extino no pas, provavelmente pela grande perda das matas que vem ocorrendo com a Mata Atlntica e Floresta Amaznica. Com certeza importante continuar realizando estudos com a mata atlntica e Amaznia, mas tambm importante a criao de incentivos e programas de financiamento para produo de conhecimentos e de publicaes nos outros biomas brasileiros que tiveram uma representao muita baixa nos estudos analisados.

Вам также может понравиться