Вы находитесь на странице: 1из 4

Trabalho de Direito Processual Civil

Temtica do Trabalho:

Qual o tipo de interveno de terceiro constante no art. 1.698 do Cdigo Civil ?


O art. 1.698 do Cdigo Civil assim dispe : Art. 1.698 - Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. Verificamos que a polmica sobre a natureza da interveno de terceiro, quando do chamamento de outros parentes para integrar a lide, teve incio mesmo antes da vigncia do Novo Cdigo Civil. Segundo Ricardo Maffeis, advogado e jornalista, Francisco Jos Cahali, tambm advogado, professor da PUC-SP e membro da diretoria estadual do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia (Ibdfam), abordou os alimentos civis em sua palestra ocorrida na penltima aula do curso sobre o novo Cdigo Civil realizado, no ano de 2002, pela Associao dos Advogados de so Paulo (AASP) e pela Escola Paulista da Magistratura. Nessa palestra, Cahali criticou duramente parte da redao do art. 1.698 que prev que intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. " uma invaso do direito material no processo civil. Sero chamados a que ttulo? Este dispositivo causar um transtorno com esta interveno de terceiro no processo e o trmite ser muito mais tumultuado", destacou. Doutrinadores enfatizam a novel regra introduzida pelo art. 1698, que explicita o carter complementar da obrigao alimentar dos parentes mais remotos e deixa claro o conceito de falta de condies do mais prximo, no mesmo sentido j consagrado na jurisprudncia e na doutrina. H quem espose que, no obstante as conhecidas caractersticas de nosolidariedade e divisibilidade da obrigao alimentar, enseja-se agora o chamamento lide dos demais co-obrigados, quando um s deles venha a ser acionado para prestar alimentos. Entendem, assim, haver mais uma hiptese de interveno de terceiros, que a legislao processual no prev. de se ressaltar que a no-solidariedade entre os devedores de alimentos advm da inexistncia de norma que estabelea a solidariedade entre eles, pois, conforme dispe o art. 265 do Cdigo Civil, a solidariedade no se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.

Em face dessas caractersticas, no se admitia, de regra, o chamamento do coobrigado ao processo, pois impossvel era (e ainda ) enquadrar a situao em qualquer das hipteses de interveno de terceiro previstas na lei processual. Negava-se inclusive a possibilidade de formao de litisconsrcio passivo necessrio entre os parentes de mesmo grau. Exemplo disso a seguinte deciso colhida na jurisprudncia:
ALIMENTOS - AO PROPOSTA POR NETO CONTRA O AV PATERNO - CITAO DETERMINADA DOS AVS MATERNOS - INOCORRNCIA DE LITISCONSRCIO PASSIVO NECESSRIO - "O credor no est impedido de ajuizar a ao apenas contra um dos co-obrigados. No se propondo instaurao do litisconsrcio facultativo imprprio entre devedores eventuais, sujeita-se ele s conseqncias de sua omisso." (STJ - 4a.T - Rec.Esp. 50.153-9-RJ -Rel.Min.Barros Monteiro - j.12.09.94) ]

No entanto, interpretando no sentido de que o art. 1.698 do CC deu origem a uma nova modalidade de chamamento ao processo, Newton Teixeira Carvalho, juiz de direito atuante em Vara de Famlia, em artigo que trata do chamamento ao processo dos avs na ao de alimentos, inicialmente tambm se posiciona no sentido de que no h que se falar em solidariedade e nem em indivisibilidade da obrigao de alimentos, e cita arguto ensinamento de Yussef Sada Cahali1 : Da decidir-se que, tratando-se de obrigao divisvel, desnecessria a formao de litisconsrcio necessrio entre os genitores de alimentando, vez que a defesa de quem foi acionado no se pode basear na existncia de outras pessoas obrigadas a fornecer alimentos. O referido juiz acrescenta que por ser a obrigao alimentar, no solidria e divisvel, no h que se falar em litisconsrcio passivo necessrio entre os descendentes do mesmo grau e muito menos, pelos mesmos motivos, em denunciao lide. E o douto magistrado manifesta, ao final do referido artigo, que, sem dvida alguma, o art. 1.698 do NCCB admitiu uma nova modalidade de chamamento ao processo, alm das trs outras j previstas no art. 77 do Cdigo de Processo Civil. Data vnia, discordamos do excelentssimo juiz, e para tanto, e mormente com o fim de esclarecer melhor a relao processual surgida com a nova regra constante do art. 1.698 do Cdigo Civil, colacionamos, a seguir, posicionamentos mais profundos sobre a questo em tela, os quais nos parecem corretos, encontrados em pgina da Internet ( artigo intitulado Notas sobre a ao de alimentos extrado da pgina http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/acoesdedireitomaterial/notassobreaacaodealimentos .htm) :
No se trata de determinar a citao de litisconsortes necessrios, porque a hiptese no de litisconsrcio necessrio. Tampouco se trata de chamamento ao processo (CPC, art. 77, III), porque no h solidariedade. Trata-se de integrar a lide, com citao, a
1

- CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos, 3 Ed., Ed. Revista dos Tribunais, 1999, pg. 173

pedido do ru, dos demais obrigados, para que todos sejam condenados na proporo dos respectivos recursos. Sem essa integrao, poderia o ru sofrer condenao injusta, porque superior a essa proporo. Como no se trata, nem de solidariedade, nem de chamamento ao processo, o devedor que pagar a dvida por inteiro no poder exigir, dos co-rus, o valor de sua quota. Suponha-se, por exemplo, que o alimentando no tenha ascendentes (Cd. Civil, art. 1.696), nem descendentes. Sero, ento, devedores de alimentos os irmos, no importa se germanos ou unilaterais (Cd. Civil, art. 1.697). A dvida alimentar se dividir em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos sejam os irmos (Cd. Civil, art. 257). Para haver a dvida por inteiro, o credor dever mover ao contra todos eles, porque cada um s devedor de sua parcela. Haver, ento, litisconsrcio passivo, mas no necessrio, nem unitrio. No necessrio o litisconsrcio, porque no h norma que o estabelea, nem resulta da natureza da relao jurdica; pelo contrrio, a desnecessidade do litisconsrcio resulta da natureza divisvel da obrigao. O autor pode demandar os obrigados do mesmo grau, mas a isto no est obrigado (Viana, 19982). No unitrio o litisconsrcio, porque a sentena dever absolver aquele que no possa suportar o encargo, caso em que a dvida total se dividir entre os demais irmos. Havendo solidariedade passiva, o devedor que satisfaz a dvida por inteiro, tem direito a exigir de cada um dos co-devedores a sua cota (CC art. 913). Essa norma no se aplica ao devedor de alimentos que, devendo parte paga o todo, o que conseqncia da ausncia de solidariedade.

Assim, de ver-se que a caracterstica principal que une, em torno de um s instituto processual civil ( o chamamento ao processo ), as trs hipteses descritas no art. 77, inc. I, II e III, do CPC refere-se aos efeitos decorrentes da sentena que condena os devedores, previstos no art. 80 do CPC. Porm, esses efeitos imanentes ao chamamento ao processo no podem ser aplicados no caso da integrao da lide constante do art. 1.698 do CC, haja vista que inexiste, no direito material, norma que ampare o devedor de alimentos que paga a dvida toda ao alimentando a exigir dos demais parentes obrigados a quota a que estes foram condenados. Logo, conclui-se que o Novo Cdigo Civil inseriu, no mundo jurdico, uma nova figura processual de interveno de terceiros, que no se inclui como modalidade de qualquer uma das presentes no Cdigo de Processo Civil. Por fim, anote-se que, apesar das crticas desfavorveis nova regra inserida no art. 1.698, crendo muitos que servir apenas para tumultuar o processo, h os que entendam que a possibilidade de chamamento permitir que se d soluo mais adequada lide quando existam vrios obrigados a prestar alimentos, haja vista poder-se definir, no mesmo processo, o quanto caber a cada um. Bibliografia:
2

- Marco Aurlio Viana, Alimentos Ao de investigao, 1998, p. 196.

Maffeis, Ricardo. Villaa e Cahali debatem alteraes no Direito de Famlia. Carta Maior, So Paulo, dezembro de 2002, publicada em http://cartamaior.uol.com.br/cartamaior.asp?id=644&coluna=reportagem e encontrada na pgina do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul na Internet: http://www.mp.rs.gov.br/hmpage/homepage2.nsf/pages/CCi_nccb_artigos_maffeis ef2 ; Farias, Kathia Loureno de ; Acadmica de Direito da Uniban (5 ano), estagiria da Purina do Brasil. Os alimentos e o novo Cdigo Civil, artigo extrado da pgina http://www.sadireito.com/artigos/civil/alimentos_novo_cod.htm; Notas sobre a ao de alimentos extradas da pgina : http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/acoesdedireitomaterial/notassobreaacaodeali mentos.htm ; Carvalho, Newton Teixeira Carvalho; Juiz Titular da 1 Vara de Famlia de Belo Horizonte, especializado em Direito de Empresa pela Fundao Dom Cabral, em Belo Horizonte, Professor Universitrio, mestrando em Processo Civil pela PUC/MG e Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia IBDFAM. PRINCIPAIS INOVAES PROCESSUAIS DO NCCB NO DIREITO DE FAMLIA, artigo extrado da pgina : http://www.gontijofamilia.adv.br/escritorio/outros215.html .

Вам также может понравиться