Вы находитесь на странице: 1из 17

D.

Administrativo Resuminho

Resumosconcursos pag:105
SISTEMA BRASILEIRO: 4.1 ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAO PBLICA : conceito, elementos, poderes e organizao, natureza, fins e princpios: 4.2 ORGANIZAO ADMINISTRATIVA DA UNIO; ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA: 4.3 AGENTES PBLICOS: poderes, deveres e 4.4 PODERES ADMINISTRATIVOS 4.6 4.7 4.8

CARACTERSTICA DA ADMINISTRAO PLBLICA: -praticar atos to somente de execuo; -exercer atividade politicamente neutra; -ter conduta hierarquizada; - praticar atos com responsabilidade tcnica e legal; - Carter instrumental; - competncia limitada. AS ENTIDADES COM AUTONOMIA POLTICA, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA SO UNICAMENTE: a Unio, os Estados membros, os Municpios e o Distrito Federal.

PRINCPIOS INFORMATIVOS DA ADMINISTRAO PBLICA.

LIMPE:
Legalidade: sujeito a lei e o bem comum no praticando ato invlido atendendo legalidade, moralidade e finalidade administrativas.

Impessoalidade (ou finalidade): tem dois sentidos. Primeiro finalidade pblica o interesse pblico que deve nortear o seu comportamento. No segundo sentido, os atos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade da Administrao Pblica. Moralidade (ou probidade): constitui o conjunto de regras de conduta tiradas do interior da Administrao. O agente administrativo, necessariamente deve distinguir o bem do mal, o honesto do desonesto. Publicidade: divulgao dos atos da Administrao Pblica, ressalvados os sigilos de segurana nacional, investigao policial, atos internos da administrao. Eficincia: dever de presteza, perfeio e rendimento funcional. e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

REMDIOS CONSTITUCIONAIS CONTRA ATOS DA ADMINISTRAO: Do direito de petio; Do mandado de segurana; Da ao popular; Hbeas data; hbeas corpus.

-Administrao tem poder de AUTO TUTELA. -supremacia do interesse Pblico. 4.2 OUTROS PRINCPIOS Supremacia do interesse pblico (ou da finalidade pblica): o direito privado contm normas de interesse individual e, o direito pblico, normas de interesse pblico. Indisponibilidade do interesse pblico: significa que sendo interesses qualificados como prprios da coletividade - internos ao setor pblico - no se encontram livre disposio de quem quer que seja, por inapropriveis. O prprio rgo legislativo que os representa no tem disponibilidade sobre eles, no sentido de que lhe incumbe apenas cur-los - o que tambm um dever na estrita conformidade da lei.

Especialidade: decorrente dos princpios da legalidade e da indisponibilidade do interesse pblico e ligado idia de descentralizao administrativa. Quando o Estado cria pessoas jurdicas como forma de descentralizar a prestao de servios pblicos ou exercer atividades econmicas, com vistas especializao de funes, a lei que cria a entidade estabelece com preciso as finalidades que lhe incumbe atender, de tal modo que no cabe a seus administradores afastar-se dos objetivos definidos em lei; isto precisamente pelo fato de no ser livre a disponibilidade dos interesses pblicos. Controle (ou tutela): elaborado para assegurar que as entidades da Administrao Indireta observem o princpio da especialidade, em consonncia com o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos referidos entes, com o objetivo de assegurar a observncia de suas finalidades institucionais. A regra a autonomia da entidade; a exceo o controle; este no se presume; s pode ser exercido nos limites definidos em lei. Autotutela: o controle se exerce sobre seus prprios atos, com a possibilidade de anular atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judicirio. uma decorrncia do princpio da legalidade; se a Administrao Pblica est sujeita lei, cabe-lhe, evidentemente, o controle da legalidade. Hierarquia: os rgos da Administrao Pblica so estruturados de tal forma que se cria uma relao de coordenao e subordinao entre uns e outros, cada qual com atribuies definidas na lei. Desse princpio, decorre uma srie de prerrogativas da Administrao: a de rever os atos dos subordinados, a de delegar e avocar atribuies e a de punir; para o subordinado surge o dever de obedincia. Continuidade do servio pblico: o servio pblico, sendo a forma como o Estado desempenha funes essenciais ou necessrias coletividade, no pode parar. Dele decorrem conseqncias importantes: a) a proibio de greve nos servios pblicos; b) necessidade de institutos como a suplncia, a vacncia e a substituio para preencher as funes pblicas temporariamente vagas. Razoabilidade: a deciso discricionria do servidor ser ilegtima, apesar de no transgredir nenhuma norma concreta e expressa, se "irrazovel", o que pode ocorrer principalmente quando: a) no d os fundamentos de fato ou de direito que a sustentam; ou b) no leve me conta os fatos constantes do expediente ou pblico ou notrios; ou c) no guarde uma proporo adequada entre os meios que emprega e os fins que a lei deseja alcanar. Proporcionalidade: aspecto do princpio da razoabilidade, que exige proporcionalidade entre os meios que se utiliza a Administrao e os fins que ela tem que alcanar. Embora a norma legal deixe um espao livre para a deciso administrativa, segundo critrios de oportunidade e convenincia, essa liberdade s vezes se reduz no caso concreto, onde os fatos podem apontar para o administrador a melhor deciso.

Motivao: implica para a Administrao o dever de motivar seus atos, apontando-lhes os fundamentos de direito e de fato, assim como a correlao lgica entre os eventos e situaes que deu por existentes e a providncia tomada, nos casos em que este ltimo aclaramento seja necessrio para aferirse a consonncia da conduta administrativa com a lei que lhe serviu de base.

ENTIDADES POLTICAS ADMINISTRATIVAS: Entidades Estatais, Entidades Autrquicas, Entidades Fundacionais, Entidades Paraestatais. FORMA DE PRESTAO DE SERVIO: CENTRALIZAO: O Estado atua diretamente, por meio de seus rgos. DESCONCENTRADO: O Estado executa centralizadamente, mas distribui entre vrios rgos dessa mesma entidade. DESCENTRALIZAO: O Estado transfere o servio ou titularidade pessoa de direito Pblico ou de direito privado na forma direta e indireta. DIRETA: -Descentralizao de Direito Pblico: Autarquias e fundaes pblicas -Descentralizao de Direito privado:Empresas pblicas e sociedade de Economia Mista, Autarquias. INDIRETA: - Entidade para estatal: Fundao e servios Sociais Autnomos, Concessionrias, Permissionrias, Autorizadas... A descentralizao mesmo que seja para entidades particulares, no retira o carter pblico ou de utilidade pblica do servio, apenas transfere a execuo. Outorga: O Estado cria uma entidade s podendo ser retirado ou modificado por Lei. Delegao:O Estado transfere ao particular por contrato ( concesso) ou ato administrativo (permisso ou autorizao) a execuo do servio; podendo ser revogada, modificada ou anulada por mero ato administrativo. ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA: ENTIDADE ESTATAL: -Tem autonomia poltica e financeira e apenas a Unio tem SOBERANIA. -Administrao direta e centralizada; -Funcionrios ESTATUTRIOS; -Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. AUTARQUIAS: -Atividade tpica de Administrao, imunidade de impostos, sem subordinao Hierrquica, Oramento, patrimnio e receitas prprios. -Lei especfica; -Administrao indireta DESCENTRALIZADA;

-Funcionrios ESTATUTRIOS mas podem ser pela CLT. -Banco Central, DER, INSS, ... FUNDAES PBLICAS: -Atividades atpicas da administrao, sem fim lucrativo, sem subordinao hierrquica, imunidade de impostos, patrimnio e receitas prprias; - Administrao indireta DESCENTRALIZADA; -ESTATUTRIOS mas podem ser pela CLT; -FEBEM, UNB... EMPRESA PBLICA: -Pagam tributo, sem privilgios administrativos ou processuais, vinculados mas no subordinados aos respectivos Ministrios; - Administrao indireta DESCENTRALIZADA; - Sempre pela CLT; - Correios, CEF. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: -Explorao econmica na forma de S/A(sempre), atividade pblica mas de carter tcnico, industrial e econmico, Capital Estatal ( 50% +1 das aes), vinculados mas no subordinados aos respectivos Ministrios, pagam tributos; - Administrao indireta DESCENTRALIZADA; - Sempre pela CLT; -Banco do Brasil. SERVIO SOCIAIS AUTNOMOS: -Criados para prestar servios de interesse social ou de utilidade pblica, geridos conforme seus estatutos, podem arrecadar contribuies parafiscais (atravs do INSS), utilizam-se de verbas pblicas. - Administrao indireta DESCENTRALIZADA; - Sempre pela CLT; -SESC, DENAI, SESI, SENAC, SEST. -AGENTE PBLICO ou SERVIDOR PBLICO: Pessoa fsica incumbida de uma funo estatal ( transitria ou definitiva, com ou sem remunerao) -AGENTES POLTICOS: so os titulares dos poderes do Estado. -AGENTES DELEGADOS: so os particulares que exercem funo pblica, direta, indireta, autrquica( concessionrias, cartrios, leiloeiros). PROVIMENTO DE CARGOS PBLICOS -ORIGINRIO:Inexistncia de relao jurdica anterior entre servidor e a administrao. A nomeao pressupe a aprovao em concurso pblico. -DERIVADA: Existncia de relao jurdica anterior entre servidor e a administrao. PROMOO: elevao na carreira de um servidor na mesma atividade. READAPTAO: passagem para outro cargo compatvel, devido deficincia fsica. REVERSO: retorno do servidor ao servio ativo aposentado por invalidez. APROVEITAMENTO: retorno ao servio, servidor que se encontrava disponvel.

REINTEGRAO: retorno de servidor demitido administrativamente ou judicialmente. RECONDUO: retorno de servidor que no logrou xito em outro cargo para o qual foi nomeado. TRANSFERNCIA E ASCENSO: Foram considerados INCONSTITUCIONAIS. Era a passagem de uma carreira para outra sem concurso pblico.

ESTABILIDADE: S aps trs anos de efetividade ter o funcionrio pblico a estabilidade. O cargo pblico pode ser : EFETIVO: Cargo que exige concurso pblico com situao de permanncia. COMISSO: por nomeao e exonerao, tem carter provisrio. ESTABILIDADE: a permanncia de servidor pblico nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico que satisfez o estgio probatrio PODER VINCULADO: O poder pblico tem vnculo com os requisitos da lei e atravs dela tornar vlido os atos. PODER DISCRICIONRIO: praticar determinado ato com liberdade de escolha de sua convenincia e oportunidade. PODER HIERARQUICO: estabelece a relao de subordinao entre seus agentes. PODER DISCIPLINAR: conferido a administrao para apurar infraes e aplicar penalidades funcionais ( PREVISTAS EM LEI), apenas no mbito interno da administrao. PODER NORMATIVO: cabe tambm ao executivo expedir regulamentos. PODER DE POLCIA: aplicado aos particulares( operatividade externa). Aplicado em defesa dos interesses pblicos. Deve ter previso legal. -POLCIA ADMINISTRATIVA: .Incide sobre bens, direitos e atividades; . regida pelo direito administrativo .Preventiva. -POLCIA JUDICIRIA .Incide sobre as pessoas;

.destina-se a responsabilizao Penal; . Repressiva. LEI n8.429/92 Dispe sobre as sanes aos agentes pblicos em caso de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego, ou funo da administrao pblica direta ou fundacional Os atos de improbidade praticados por agente pblico, servidor ou no contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de territrio ou de empresa Pblica sero punidos na fora desta Lei. - Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, dar-se- o integral ressarcimento do dano; - Enriquecimento ilcito, perder o agente pblico os bens ou valores acrescidos so seu patrimnio. LEI N 9.654, DE 2 DEJUNHO DE 1998. Cria a carreira de Policial Rodovirio Federal e d outras providncias. Art. 1o Fica criada, no mbito do Poder Executivo, a carreira de Policial Rodovirio Federal, com as atribuies previstas na Constituio Federal, no Cdigo de Trnsito Brasileiro e na legislao especfica. Pargrafo nico. A implantao da carreira far-se- mediante transformao dos atuais dez mil e noventa e oito cargos efetivos de Patrulheiro Rodovirio Federal, do quadro geral do Ministrio da Justia, em cargos de Policial Rodovirio Federal. Art. 2oA Carreira de que trata esta Lei composta do cargo de Policial Rodovirio Federal, de nvel intermedirio, estruturada nas classes de Inspetor, Agente Especial, Agente e Inicial, na forma do Anexo I desta Lei. (Redao dada pela Medida Provisria 431. de 2008)

1oAs atribuies gerais das classes do cargo de Policial Rodovirio Federal so as seguintes: (Redao dada pela Medida Provisria 431. de 2008) I-classe de Inspetor: atividades de natureza policial e administrativa, envolvendo direo, planejamento, coordenao, superviso, controle e avaliao administrativa e operacional, coordenao e direo das atividades de corregedoria, bem como a articulao e o intercmbio com outras organizaes e corporaes policiais, em mbito nacional e internacional, alm das atribuies da classe de Agente Especial; (Redao dada pela Medida Provisria 431. de 2008) II - classe de Agente Especial: atividades de natureza policial, envolvendo planejamento, coordenao e controle administrativo e operacional, bem como a articulao e o intercmbio com outras organizaes policiais, em mbito nacional, alm das atribuies da classe de Agente; (Includo pela Lei . 11.358, de 2006). III-classe de Agente: atividades de natureza policial envolvendo a coordenao e controle administrativo e operacional das atividades inerente ao cargo, alm das atribuies da classe Inicial; e (Redao dada pela Medida Provisria 431. de 2008) IV-classe Inicial: atividades de natureza policial envolvendo a fiscalizao, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro s vtimas de acidentes rodovirios e demais atribuies relacionadas com a rea operacional do Departamento de Polcia Rodoviria Federal. (Includo pela Medida Provisria n 431, de 2008)

2 As atribuies especficas de cada uma das classes referidas no 1 deste artigo sero estabelecidas em ato dos Ministros de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto e da Justia.(Includo pela Lei 11.358, de 2006). Art. 3o O ingresso nos cargos da carreira de que trata esta Lei dar-se- mediante aprovao em concurso pblico, constitudo de duas fases, ambas eliminatrias e classificatrias, sendo a primeira de exame psicotcnico e de provas e ttulos e a segunda constituda de curso de formao. 1o So requisitos de escolaridade para o ingresso na carreira o diploma de curso de curso superior oficialmente reconhecido, assim como os demais critrios que vierem a ser definidos no edital do concurso. 2oA investidura no cargo de Policial Rodovirio Federal dar-se- no padro nico da classe Inicial, onde permanecer por, pelo menos trs anos ou at obter o direito promoo classe subseqente. (Redao dada pela Medida Provisria 431. de 2008) 3oObservado o disposto no 2o deste artigo, o titular do cargo de Policial Rodovirio Federal aprovado no estgio probatrio ser promovido para o Padro I da Classe de Agente, no ms de setembro ou maro, o que ocorrer primeiro. (Includo pela Medida Provisria n 431, de 2008) 4oO ocupante do cargo de Policial Rodovirio Federal permanecer no local de sua primeira lotao por um perodo mnimo de trs anos exercendo atividades de natureza estritamente operacional voltadas ao patrulhamento ostensivo e fiscalizao de trnsito compatveis com a sua experincia e

aptides, sendo sua remoo, aps este perodo, condicionada a concurso de remoo, permuta ou ao interesse da administrao. (Includo pela Medida Provisria n 431, de 2008) Art. 6 Fica extinta a Gratificao Temporria, nos termos do 3 do art. 1 da Lei 9.166, de 20 de dezembro de 1995. Art. 7o Os ocupantes de cargos da carreira de Policial Rodovirio Federal ficam sujeitos a integral e exclusiva dedicao s atividades do cargo. Art. 8o Os cargos em comisso e as funes de confiana do Departamento de Polcia Rodoviria Federal sero preenchidos, preferencialmente, por

servidores integrantes da carreira que tenham comportamento exemplar e que estejam posicionados nas classes finais, ressalvados os casos de interesse da administrao, conforme normas a serem estabelecidas pelo Ministro de Estado da Justia. Art. 9o de quarenta horas semanais a jornada de trabalho dos integrantes da carreira de que trata esta Lei. Art. 10. Compete ao Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado, ouvido o Ministrio da Justia, a definio de normas e procedimentos para promoo na carreira de que trata esta Lei. Art. 11. O disposto nesta Lei aplica-se aos proventos de aposentadoria e s penses. Art. 12. As despesas decorrentes da execuo desta Lei correro conta das dotaes constantes do oramento do Ministrio da Justia.

O PRESIDENTE DA REPBLICA , no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituio, DECRETA: Art. 1 Polcia Rodoviria Federal, rgo permanente, integrante da estrutura regimental do Ministrio da Justia, no mbito das rodovias federais, compete: I - realizar o patrulhamento ostensivo, executando operaes relacionadas com a segurana pblica, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimnio da Unio e o de terceiros; II - exercer os poderes de autoridade de polcia de trnsito, cumprindo e fazendo cumprir a legislao e demais normas pertinentes, inspecionar e fiscalizar o trnsito, assim como efetuar convnios especficos com outras organizaes similares; III - aplicar e arrecadar as multas impostas por infraes de trnsito e os valores decorrentes da prestao de servios de estadia e remoo de veculos, objetos, animais e escolta de veculos de cargas excepcionais; IV - executar servios de preveno, atendimento de acidentes e salvamento de vtimas nas rodovias federais; V - realizar percias, levantamentos de locais boletins de ocorrncias, investigaes, testes de dosagem alcolica e outros procedimentos

estabelecidos em leis e regulamentos, imprescindveis elucidao dos acidentes de trnsito;

VI - credenciar os servios de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurana relativas aos servios de remoo de veculos, escolta e transporte de cargas indivisveis; VII - assegurar a livre circulao nas rodovias federais, podendo solicitar ao rgo rodovirio a adoo de medidas emergenciais, bem como zelar pelo cumprimento das normas legais relativas ao direito de vizinhana, promovendo a interdio de construes, obras e instalaes no autorizadas; VIII - executar medidas de segurana, planejamento e escoltas nos deslocamentos do Presidente da Repblica, Ministros de Estado, Chefes de Estados e diplomatas estrangeiros e outras autoridades, quando necessrio, e sob a coordenao do rgo competente; IX - efetuar a fiscalizao e o controle do trfico de menores nas rodovias federais, adotando as providncias cabveis contidas na Lei n 8.069 de 13 junho de 1990 (Estatuto da Criana e do Adolescente); X - colaborar e atuar na preveno e represso aos crimes contra a vida, os costumes, o patrimnio, a ecologia, o meio ambiente, os furtos e roubos de veculos e bens, o trfico de entorpecentes e drogas afins, o contrabando, o descaminho e os demais crimes previstos em leis.< p> Art 2 O documento de identidade funcional dos servidores policiais da Polcia Rodoviria Federal confere ao seu portador livre porte de arma e franco acesso aos locais sob fiscalizao do rgo, nos termos da legislao em vigor, assegurando - lhes, quando em servio, prioridade em todos os tipos de transporte e comunicao.

_______________________________________________________________

Pagina: 18
ADMINISTRATIVO 3
ESTABILIDADE DO SERVIDOR PBLICO A preocupao que justificou a criao do instituto a de que os servidores pblicos sofram presses e ingerncias de natureza poltica amigo do prncipe, tambm a necessidade da profissionalizao dos quadros funcionais A Constituio de 1988 a partir da EC 19, a estabilidade passou a ser conferida somente aps trs anos de efetivo exerccio. Sempre foi entendimento pacfico da doutrina e da jurisprudncia de que nem os empregos

pblicos (regime da CLT) e muito menos os cargos em comisso geram direito ao instituto em estudo. Da perda do cargo: quatro as hipteses de rompimento do vnculo funcional entre a administrao e o servidor estvel: 1 - sentena judicial transitada em julgado; 2 - processo administrativo com ampla defesa; 3 insuficincia de desempenho, por meio de avaliao peridica, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa; 4 - excesso de despesa com pessoal, nos termos do art. 169, 4. PROVIMENTO POR: (1) nomeao; a nomeao em carter efetivo depende de prvia aprovao em concurso pblico compatvel com a natureza e a complexidade do cargo a ser provido. ato administrativo unilateral que no gera, por si s, qualquer obrigao para o servidor, mas sim o direito subjetivo para que esse formalize seu vnculo com a Administrao, por meio da posse. A posse, que s ocorre nos casos de provimento por nomeao, esta sim, ato jurdico bilateral, em que o servidor investido das atribuies e responsabilidades inerentes ao cargo. O nomeado somente se torna servidor com a posse. O nomeado tem o prazo de trinta dias, contados da nomeao, para tomar posse, salvo nos casos de licena ou afastamento, hiptese em que se inicia a contagem a partir do trmino do impedimento. No o fazendo no prazo previsto, o nomeado no chega a aperfeioar o vnculo com a Administrao, e o ato de provimento tornado sem efeito. No caso de anulao porque no h vcio no ato de nomeao que tal justificasse e tambm no cabe falar em exonerao, pois o nomeado no chegou a tornar-se servidor. (2) promoo; forma de provimento derivado, nas carreiras em que o desenvolvimento do servidor ocorre por provimento de cargos sucessivos e ascendentes. O conceito um tanto complexo. No se aplica aos cargos isolados, somente aos escalonados em carreira e sempre se refere ao progresso dentro da mesma carreira, nunca passagem de uma carreira outra, (3) readaptao; Ocorre ela quando o servidor, estvel ou no, havendo sofrido uma limitao fsica ou mental em suas habilidades, torna-se inapto ao exerccio do cargo que ocupa, mas, por no ser caso de invalidez permanente, pode ainda exercer outro cargo para o qual a limitao sofrida no o inabilita. O cargo provido por readaptao dever ter atribuies afins s do anterior. Tem que ser respeitada a habilitao exigida, o nvel de escolaridade e a equivalncia de vencimentos. Na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. Assim, fica claro que a readaptao no significa provimento de cargo inferior (e nem superior) pelo servidor que sofreu limitao em suas habilidades. Simplesmente o novo cargo, para seu exerccio, no exige utilizao da habilidade que o servidor teve reduzida. a primeira opo da Administrao ante a hiptese de aposentar o servidor por invalidez

permanente, evidentemente muito mais vantajosa para ela, Administrao, e tambm para o servidor, especialmente nos casos em que a aposentadoria a que ele faria jus seria a proporcional. (4) reverso; Art. 25. Reverso o retorno atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administrao, desde que: a) tenha solicitado a reverso; b) a aposentadoria tenha sido voluntria; c) estvel quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores solicitao; e) haja cargo vago. 1 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. 2 O tempo em que o servidor estiver em exerccio ser considerado para concesso da aposentadoria. 3 No caso do inciso I, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. 4 O servidor que retornar atividade por interesse da administrao perceber, em substituio aos proventos da aposentadoria, a remunerao do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente aposentadoria. 5 O servidor de que trata o inciso II somente ter os proventos calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo. (5) aproveitamento; Trata-se do retorno do servidor posto em disponibilidade (portanto estvel) a cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado (o qual foi extinto ou declarado desnecessrio). Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, no especificado na Lei 8.112/90. Em princpio, esse prazo seria de 15 dias, por analogia com o disposto no art. 15, 1, da mesma Lei. Observe-se que a cassao da disponibilidade penalidade administrativa, punio, equivalente demisso, nos termos do art. 127, IV, da Lei 8.112/90 (lembrem-se, no caso de o empossado no entrar em exerccio ele apenas exonerado, sem nenhum carter de penalidade disciplinar, conforme art. 15, 2 da Lei). (6) reintegrao; ). Ocorre quando o servidor estvel, anteriormente demitido, tem a deciso administrativa ou judicial que determinou sua demisso invalidada. O irregularmente demitido retornar, ento, ao cargo de origem, com ressarcimento de todas as vantagens a que teria feito jus durante o perodo de seu afastamento ilegal, inclusive s promoes por antigidade que teria obtido neste nterim. Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, at seu adequado aproveitamento. Encontrando-se provido o

cargo, o seu eventual ocupante, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade (nesse caso com remunerao proporcional). Se no estvel dever ser exonerado (7) reconduo. A reconduo, nos exatos termos do art. 29 da Lei n. 8.112/90, o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, podendo decorrer de: (1) inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; ou (2) reintegrao do anterior ocupante. A segunda hiptese de ocorrncia de reconduo muito simples, e dispensa maiores comentrios: o servidor X demitido e, uma vez vago o seu cargo, a Administrao Pblica o preenche com o servidor Y. Num momento posterior, o demitido (X) consegue, administrativa ou judicialmente, invalidar a sua demisso, obtendo direito de retorno ao cargo (reintegrao), com todas as vantagens do perodo. Com a reintegrao de X, o servidor Y que estava ocupando o seu cargo, se estvel, ser RECONDUZIDO ao seu anterior cargo, sem direito a indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, colocado em disponibilidade (neste caso, coitado, recebendo proporcionalmente ao seu tempo de servio CF, art. 41, 2, com a nova redao da EC 19/98). A primeira hiptese, inabilitao em estgio probatrio, a que aqui nos interessa. O legislador garante ao servidor estvel sua permanncia no servio pblico na hiptese de ser considerado pela Administrao no apto ao exerccio do novo cargo para o qual foi aprovado em concurso pblico. Esta previso decorre do fato de ser a estabilidade atributo do servidor, aps o preenchimento dos requisitos constitucionais e legais. O servidor no estvel em determinado cargo, mas sim no servio pblico. Prova disso que pode o cargo ocupado pelo servidor ser extinto sem que ele perca sua condio de estvel sendo, ento, posto em disponibilidade remunerada (proporcionalmente) ou aproveitado em outro cargo compatvel com o extinto.

Вам также может понравиться