Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE PS-GRADUAO EM DIREITO

direito, poltica, atualidade

Captura Crptica:

______________________________
Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina

Captura Crptica: direito, poltica, atualidade. Revista Discente do CPGD/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Cincias Jurdicas (CCJ) Curso de Ps-Graduao em Direito (CPGD) Campus Universitrio Trindade CEP: 88040-900. Caixa Postal n. 476. Florianpolis, Santa Catarina Brasil.

Expediente
Prof. Dr. Jess Antonio de la Torre Rangel (Universidad de Aguascalientes - Mxico) Prof. Dr. Edgar Ardila Amaya (Universidad Nacional de Colombia) Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) Prof Dr Jeanine Nicolazzi Phillippi (UFSC) Prof. Dr. Jos Antnio Peres Gediel (UFPR) Prof. Dr. Jos Roberto Vieira (UFPR) Prof Dr Deisy de Freitas Lima Ventura (IRI-USP) Prof. Dr. Jos Carlos Moreira da Silva Filho (UNISINOS)

Conselho Cientfico

Conselho Editorial
Ademar Pozzatti Jnior (CPGD-UFSC) Camila Bibiana Freitas Baraldi (CPGD-UFSC) Carla Andrade Maricato (CPGD-UFSC) Danilo dos Santos Almeida (CPGD-UFSC) Felipe Heringer Roxo da Motta (CPGD-UFSC) Francisco Pizzette Nunes (CPGD-UFSC) Liliam Litsuko Huzioka (CPGD/UFSC) Lucas da Silva Tasquetto (CPGD-UFSC) Luziana Roesener (CPGD-UFSC) Marcia Cristina Puydinger De Fzio (CPGD-UFSC) Matheus Almeida Caetano (CPGD-UFSC) Moiss Alves Soares (CPGD-UFSC) Renata Rodrigues Ramos (CPGD-UFSC) Ricardo Prestes Pazello (CPGD-UFSC) Vincius Fialho Reis (CPGD-UFSC) Vivian Caroline Koerbel Dombrowski (CPGD-UFSC)

Captura Crptica: direito poltica, atualidade. Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito. n.2., v.1. (jul/dez. 2009) Florianpolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009 Periodicidade Semestral ISSN 1984-6096 1. Cincias Humanas Peridicos. 2. Direito Peridicos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Cincias Jurdicas. Curso de Ps-Graduao em Direito.

Resumo: O capitalismo em escala global reproduz-se atravs do desenvolvimento desigual de suas partes constituintes e dele indissociveis. So os mecanismos de extrao e transferncia de mais-valia que garantem os nveis de acumulao deste capitalismo e suas particularidades nacionais do ponto de vista do desenvolvimento desigual e da circulao de capitais. essencial que se avalie quais as relaes que este capitalismo global empreende em escala nacional e como ele se reproduz na periferia do sistema. Tambm de vital importncia que esta anlise compreenda os movimentos de modernizao capitalista como projetos re-colonizadores, dada sua orientao desde afora e a vocao internacional mesma do capital. Uma vez mantidos os condicionamentos objetivos que caracterizam o capitalismo dependente, a modernizao e o crescimento impulsionados desde fora representam, em essncia, o desenvolvimento do subdesenvolvimento na periferia. Estes condicionamentos so expressos na incorporao subordinada aos pases centrais, na utilizao de uma super-explorao da fora de trabalho como alternativa estrutura desigual do mercado internacional e, por extenso, na deteriorao dos termos de troca. No se trata, no entanto, a dependncia de algo que esteja somente na natureza dos produtos

Formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, integra o Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC. Neste Instituto, desenvolve atividades de leitura, discusso e pesquisa no Observatrio Latino-Americano (OLA), coletivo de estudantes que se rene quinzenalmente para a anlise e discusso dos clssicos da cincia social crtica da Amrica Latina. O OLA tambm apresenta mini-cursos de economia da Amrica Latina e de Teoria Marxista da Dependncia. Promove seminrios internos com as pesquisas de seus integrantes e frequentemente faz participaes em aulas a convite de professores e estudantes. Mais informaes sobre o grupo e sua fecunda atividade, acesse www.iela.ufsc.br.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Industrializao dependente e teorias do desenvolvimento na Amrica Latina


Lus Felipe Aires Magalhes

Resumem: El capitalismo en escala global desarrollase por medio de lo desarrollo desigual de sus partes constituyentes y de l no disociables. Sn los mecanismos de extraccin y transferencia de plus-valia los que garantizan los niveles de acumulacin de este capitalismo y sus particularidades nacionales desde el desarrollo desigual y de la circulacin de capitales. s esencial que se investigue cuales sn las relaciones que este capitalismo global emprende en escala nacional y como l se desarrolla en la periferia de lo sistema. Tambin s de vital importancia que este anlisis comprenda los movimientos de modernizacin capitalista como proyectos recolonizadores, en razn de su orientacin desde afuera y la vocacin internacional de lo capital. Una vez mantenidos los condicionamientos objetivos que caracterizan el capitalismo dependiente, la modernizacin y el crecimiento empujados desde fuera representan, en esencia, el desarrollo de lo subdesarrollo en la periferia. Estos condicionamientos sn expresos en la incorporacin subordinada a los pases centrales, en la utilizacin de la superexplotacin de la fuerza de trabajo como alternativa a la estructura desigual de lo mercado internacional y, por extensin, en la deterioracin de los trminos de intercambio.

55

comercializados internacionalmente, mas sim produto objetivo da natureza das relaes de produo e sua reproduo no continente. Expressa-se, por isso, tambm na inexistncia de domnio tecnolgico, autonomia intelectual e conscincia nacional de si nos pases dependentes. A centralidade da dependncia reside, ento, no em alguma determinada esfera da produo ou setor da economia que no responde altura s exigncias do desenvolvimento nacional, mas sim dinmica prpria do desenvolvimento capitalista na periferia do sistema, que apresenta particularidades que fazem deste capitalismo um capitalismo sui-generis e, deste estudo, uma tentativa de interpret-lo em conformidade com suas condies objetivas. Somente por isso possvel uma industrializao dependente e somente em razo da superao desta dependncia que se escreve estas linhas. Palavras-chave: Industrializao Dependente; Teorias do Desenvolvimento; Amrica Latina

56

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

No se trata, por supuesto, la dependencia de algo que se esteja solamente en la naturaleza de las mercancas cambiadas internacionalmente, pero s si producto objetivo de las relaciones de produccin y su reproduccin en lo subcontinente. Reflexionase, por lo expuesto, tambin en la no existencia de lo controle tecnolgico, de la autonoma intelectual y de la consciencia nacional que no responde en lo necesario a las exigencias de lo desarrollo nacional, pero si a la dinmica propria de lo desarrollo capitalista en la periferia de lo sistema que presenta particularidades que hacen de esto capitalismo un capitalismo suigeneris, y deste estudo, un intento de interpretarlo en conformidad con sus condiciones objetivas. Solamente por lo expuesto s posible una industrializacin dependiente y solamente en la razn de la superacin de esta dependencia se escribi estas lineas. Palabras-clave: Industrializacin Dependente; Teoras del Desarrollo; America Latina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

1) Introduo
O capitalismo tem por uma de suas principais caractersticas seu carter universal. Suas contradies internas no podem restringir-se a um determinado espao geogrfico identificado com um Estado Nacional, seno que precisa nevralgicamente deste para viabilizar sua expanso mundial e, a partir de sua reproduo em escala ampliada, formar uma estrutura totalizante sua imagem e semelhana. Tal tarefa histrica cabe burguesia dos pases centrais cumprir, em razo da impossibilidade de realizar seu capital sob determinados limites geogrficos.
A necessidade de um mercado em expanso constante para seus produtos persegue a burguesia por toda a superfcie do globo. Precisa instalar-se em todos os lugares, acomodar-se em todos os lugares, estabelecer conexes em todos os lugares. A burguesia, por meio de sua explorao do mercado mundial, deu um carter cosmopolita para a produo e o consumo em todos os pases. Para grande desgosto dos reacionrios, rebaixou a base nacional da indstria at o rs do cho. As indstrias nacionais antigas foram destrudas ou seguem sendo destrudas dia aps dia. Elas so desalojadas por novas indstrias, cuja introduo torna-se questo de vida e morte para todas as naes civilizadas; por indstrias que no mais trabalham com matria-prima nacional, mas matria-prima extrada de zonas remotas; cujos produtos so consumidos no s no prprio pas, mas em todos os cantos do globo (MARX e ENGELS, 2006, p. 14).

Dentro desta estrutura totalizante, natural que as distintas configuraes materiais de tempo, espao, classe e Estado nacional levem a desenvolvimentos tambm desiguais das foras produtivas, visto que aquelas so as bases concretas destas. Todavia, antes de um suposto carter pr-capitalista, protocapitalista, feudal ou arcaico de suas economias, os pases em que as foras produtivas esto menos desenvolvidas, ou seja, aqueles que so incorporados pelas burguesias centrais como fontes de matria-prima e, posteriormente, mercados consumidores, assim o so justamente em razo do carter de sua colocao na estrutura desigual. No significa que no esto inseridos nela, mas muito pelo contrrio: significa que sua insero se d na posio de economias dependentes. O todo, neste sentido, no exclui estas reas, mas as incorpora subordinadamente. E do desenvolvimento desigual de suas partes constituintes
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

57

que se origina o desenvolvimento da estrutura global, o desenvolvimento do capitalismo mundial. sobre estas economias dependentes, em especial a do Brasil, que nos debruaremos neste trabalho. Esta economia, pois inserida no capitalismo mundial, rene uma unidade de caractersticas particulares que no mbito de uma heterogeneidade estrutural (conceito cunhado pelo historiador Agustn Cueva e que denota as caractersticas especficas de cada pas da Amrica Latina como frutos de uma base estrutural em comum, qual seja, a economia colonial) so identificadas tambm com as realidades de outros pases latinoamericanos. Estas caractersticas condicionam o carter sui generis desta formao material, e ampliam a necessidade de construes tericas prprias que expliquem seu desenvolvimento capitalista. Precisamente, tais caractersticas particulares evidenciam a limitao dos conceitos e teorias convencionais em explicar nossa realidade estranha e a necessidade de superao da concepo linear de histria, da idia de que estamos em uma etapa de desenvolvimento j galgada pelos pases ditos avanados e de que, portanto, o capitalismo mundial uma estrutura dual. Da negao destas condies chega-se ao carter dialtico do capitalismo mundial, to necessrio compreenso de nossas particularidades. Assim,
o que deveria ser dito que, ainda quando se trate realmente de um desenvolvimento insuficiente das relaes capitalistas, essa noo se refere a aspectos de uma realidade que, por sua estrutura global e seu funcionamento, no poder desenvolver-se jamais da mesma forma como se desenvolvem as economias capitalistas chamadas de avanadas. por isso que, mais do que um pr-capitalismo, o que se tem um capitalismo sui generis, que s adquire sentido se o contemplamos na perspectiva do sistema em seu conjunto, tanto em nvel nacional, quanto, e principalmente, em nvel internacional (MARINI, 2005, p. 138).

justamente nesta perspectiva, sob um enfoque terico mais amplo para explicar as origens, a dinmica e a funo sistmica do processo de industrializao brasileiro, que trabalharemos nesta anlise. Objetivamente, cumpriremos, feita esta breve introduo e aporte metodolgico, o seguinte caminho terico: a) estudo das condies materiais internas e externas ao capitalismo brasileiro a partir da segunda metade do sculo XX, com especial 58
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

nfase no estudo da circulao mundial de capital e suas manifestaes internas sob a forma de uma acumulao dependente; b) anlise dos enfoques tericos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), da Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe (CEPAL) e da Teoria Marxista da Dependncia (TMD) sobre o tema da industrializao e c) anlise das transformaes econmicas e sociais decorrentes da industrializao, sobretudo no que se refere insero externa da economia brasileira.

2) Desenvolvimento
2.1) Capitalismo mundial e industrializao dependente inegvel a gradativa recomposio, nas economias perifricas e no Brasil, em especial, da pauta de importaes e da estrutura interna de produo que se d de maneira geral com a crise da dcada de 1930 e seus efeitos estranguladores. De maneira especfica, no entanto, a economia brasileira implementa desde o fim do sculo XIX um processo de modernizao via industrializao substitutiva de importaes. Tendo em vista, no entanto, a posio j subordinada de nossa economia no capitalismo mundial, o padro de financiamento identificou-se desde o incio com os emprstimos externos, de maneira que apenas uma pequena parcela da expanso industrial deveu-se ocupao de capacidade ociosa e capital nacional. Desta forma, as razes de nossa economia industrial e de nosso padro de financiamento localizam-se no prprio movimento internacional do capital: Seja como for, no momento em que as economias industriais dependentes vo buscar no exterior o instrumental tecnolgico que lhes permita acelerar seu crescimento, elevando a produtividade do trabalho, aquele tambm em que, a partir dos pases centrais, tm origem importantes fluxos de capital que se direcionam para elas, fluxos que lhes trazem a tecnologia requerida (TRASPADINI e STEDILE, 2005, p. 175). claro que estes fluxos no se constituem ajuda internacional desinteressada, seno que, conforme Andr Gunder Frank argumenta, responde lgica de reproduo do capital e, portanto, leva a movimentos de drenagem de recursos (remessas de lucros, royalties, pagamento de juros e amortizaes de dvidas, etc) maiores, em volume, que os capitais aportados economia dependente, de maneira que a quantia total destes fluxos no pequena nem grande:
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

59

negativa. Discorrendo sobre os dados de Investimento Estrangeiro Direto na Amrica Latina, Andr Gunder Frank argumenta a respeito de sua inadequao ao real:
el nico problema que se confronta com estos datos es que ellos no reflejan adecuadamente el verdadero flujo de capital de los pobres pases subdesarrollados hacia los ricos pases desarrollados. En primer lugar, no reflejan exactamente el flujo de capital basado em la inversin que va del pobre al rico. En segundo lugar, oscurecen el hecho de que la mayor parte del capital que los pases desarrollados possen en los desarrollados no fue em ningn momento enviada por los primeros hacia los segundos, sino que, por el contrario, fue adquirido por los pases desarrollados em los actuales pases subdesarrollos (FRANK, 1973, p. 65).

Tendo em vista as debilidades estruturais da economia brasileira, que a impulsionava a tomar os recursos externos como principal fonte de financiamento sua expanso industrial, e a prpria conservao, no seio da sociedade brasileira, de condies econmicas e sociais tpicas a uma economia dependente (estrutura agrria centrada no latifndio, limitao do mercado interno, dramtica concentrao de renda, elites locais subservientes ao capital estrangeiro, economia essencialmente exportadora e enorme concentrao espacial da indstria), os sensveis instrumentos cambial e fiscal de poltica monetria foram os eixos do processo de modernizao via substituio de importaes alicerada no capital estrangeiro. Este, por sua vez, tendeu a lucrar no apenas com um regime de explorao do trabalho sem paralelos ao politizado sindicalismo europeu e as ofertas abundantes de mo-de-obra e recursos naturais, como tambm com o acesso privilegiado a estes por meio de polticas fiscais, cambiais, trabalhistas e mesmo ambientais extremamente flexveis. Estes capitais atrados eram direcionados via de regra industrializao, como forma de modernizao tecnolgica do aparato produtivo brasileiro. Mas claro que o processo de industrializao no foi somente derivado destas reformas internas, mas tambm, e principalmente, foi produto da circulao do capital em busca de reproduo:
Para isso concorre o fato de que, enquanto durou a desorganizao da economia mundial, desenvolveram-se bases industriais perifricas, que ofereciam graas super-explorao do trabalho possibilidades atrativas de lucro. Mas no ser o nico fato, e talvez no seja o mais decisivo. No curso do mesmo perodo,

60

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

Expresses do quanto foi necessrio privilegiar o capital estrangeiro para atrair capacidade de importar estes bens de capital obsoletos e impulsionar a modernizao produtiva dependente foram a Reforma Cambial de 1953, a Instruo 70 da SUMOC, a continuidade da Reforma Cambial em 1957 e a Lei do Mercado Livre. Com a mesma finalidade de atrao de recursos estrangeiros, a Instruo 113 da SUMOC, aprovada por Getlio Vargas em 1954, diferenciava as coberturas cambiais de empresas nacionais e multinacionais aqui instaladas. Sobre isso, escreve Ruy Mauro Marini:
Esta Instruo, sem alterar o sistema cambial vigente, dava facilidades excepcionais ao ingresso de capitais estrangeiros, na medida em que permitia que as mquinas e equipamentos introduzidos no pas por empresas estrangeiras no tivessem cobertura cambial, exigncia que se mantinha para as empresas nacionais. Sob vigncia desta norma, combinada com a lei 2.145/54, isto , de 1955 a 1961, o montante total de capitais estrangeiros, que sob a forma de financiamentos ou investimentos diretos entraram no pas, foi cerca de 2.300 milhes de dlares (MARINI, 2000, pg. 56).

Foi com essa dupla finalidade (austeridade interna e atrao de IDE) que a reforma cambial, na realidade um processo, dado que desenvolvida em resposta estmulos externos de estrangulamento da capacidade de importar, logrou seu xito e representou, em ltima instncia, a ideologia de uma frao interna da sociedade brasileira comprometida com o capital estrangeiro e ciente de sua insuficincia para realizar sua funo histrica enquanto classe burguesa: a revoluo capitalista de carter anti-imperialista e anti-latifundiria aqui foi apenas uma reforma tendente a conciliar interesses internos divergentes sob a
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

verificara-se um grande desenvolvimento do setor de bens de capital nas economias centrais. Isso levou, por um lado, a que os equipamentos ali produzidos, sempre mais sofisticados, tivessem de ser aplicados no setor secundrio dos pases perifricos; surge ento, por parte das economias centrais, o interesse de impulsionar nestes o processo de industrializao, com o propsito de criar mercados para sua indstria pesada. Por outro lado, na medida em que o ritmo do progresso tcnico reduziu nos pases centrais o prazo de reposio do capital fixo praticamente metade, colocou-se para esses pases a necessidade de exportar para a periferia equipamentos e maquinrio que j eram obsoletos antes de que tivessem sido amortizados totalmente (MARINI, 2005, p. 174).

61

ngeiro. Desta for rma, a economia brasileira se ap a propria de tutela do capital estran parte da liquidez inte d ernacional e a d direciona rumo a um projeto nacionaldesenv volvimentista de industrializao. Mas o faz c e com excessivas doses de atrativos e concesses: ao aporte deste recursos, alm das garantias j citadas, es m ofereci ia-se ainda uma extrema liber a rdade de sada, de remessas d lucros, de eviden nciando, nas pre esses sobre o B Balano de Pag gamentos, as pa alavras de Andr Gunder Frank e, medida em que tais r k remessas e amo ortizaes sobrep punham-se em va aos IDEs at alor trados, a indust trializao funcionou, em essncia, como uma no etapa do pro ova ocesso colonial d drenagem e ex de xtrao de os. recurso ssar e ecursos na Podemos expres graficamente a dimenso da drenagem de re Amrica Latina nos ltimos ano os: selecionand do o pas d maior de volvimento capi italista na regio, o Brasil, traaremos a s seguir as desenv trajetr rias de espoliao pela via das remessas de lu ucros e do pagam mento de royalti ies.
Grf 1 IED e Rem fico messas de Lucros no Brasil: o

Fonte Base de Dados da UNCTAD. e:

A superioridade do IED entre 1995 e 2003 em relao s rem e m messas de lucros pode dar a fals impresso de ajuda externa. No entanto, o f sa fato deste l rado no setor de servios, e de e entro deste sob a face de capital ter-se concentr 62
CAPTURA CR PTICA: direito, poltica atualidade. Florian a, polis, n.2., v.1., jul./d 2009 dez.

aptura rp ptica

Revis Discente do Cur de Ps-Gradua sta rso o em Direito Universida Federal de San Catarina ade nta

fuses e aquisies, portanto privatizao do aparato estatal, expressa sobremaneira a real inteno destes investimentos: lucrar com a desnacionalizao das empresas estatais latino-americanas. Foi em 1999, ano de pico da entrada de IED, que se deu tambm o auge das privatizaes. Em paralelo, empresas nacionais destes pases latino-americanos vo runa diante de condies adversas no mercado cada vez mais aberto e desregulamentado, tendo que competir com grandes conglomerados empresariais, ou seja, sujeitando-se com maior nfase aos grupos determinantes dos preos internacionais das mercadorias, os oligoplios globais. Esta fase de vendas de empresas estatais ao capital estrangeiro vendas muitas vezes utilizadas com moedas podres, financiadas pelo prprio Estado e, em alguns casos, ainda no pagas atingem o seu auge em 1999. Por esta razo, as remessas de lucros neste ano so mnimas em relao ao IED: a euforia do capital imperialista se explica pela possibilidade de lucros fceis e aquisio barata de ativos. No por outro motivo, nesse ano deu-se no Brasil a crise cambial que se convencionou chamar de sexta-feira negra, ao dia 29 de janeiro. A combinao entre valorizao do Real e cmbio flutuante eclodiu no vertiginoso aumento da dvida pblica brasileira, a qual saltou de R$388 bilhes no ltimo ms de 1998 para R$500 bilhes no ms da referida crise. Podemos, com base em uma taxa de lucratividade do capital de 16% (a mdia para os pases da Amrica Latina), construir um esquema de reproduo do capital investido e de exploso das remessas de lucros em nosso continente.

Tabela I Reinvestimento e Prazo de Retorno do Capital Estrangeiro na Amrica Latina (Simulao com TIR de 16%) Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 Capital Registrado 100 106 123 130 138 146 154 164 Lucro 16 17 19 21 22 23 25 26 Reinvestimento 6 7 7 8 8 8 10 10 Remessas Remessas Acumuladas 10 10 12 13 14 15 15 16 10 20 32 45 59 74 89 105

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

63

Total 164 169 Fonte: KUCINSKI & BRANFORD.

Com base nesta tabela, hiptese que se aplica a qualquer momento histrico, respeitada a taxa de lucros de 16%, fica evidente, pois, a importncia dos re-investimentos na ocultao do quanto restrito o capital novo aportado Amrica Latina. Sua funo no apenas o de propiciar, com base sua catalogao como capital registrado, uma maior magnitude na remessas de lucros como tambm, por meio da transformao de remessas em novo IED, lubrificar a bomba da drenagem de recursos. Na tabela acima, supondo uma taxa de lucro de 16% sobre um capital registrado de, por exemplo, US$100 milhes, tem-se um perodo de 8 anos de recuperao do capital inicial e, ainda, um crescimento de 64% no capital registrado total, unicamente em razo das remessas, sem ter sido acrescido um centavo de capital estrangeiro ao capital registrado inicial. A funo dos re-investimentos foi executada com sucesso: elevou o capital registrado e permitiu que, em um perodo de 8 anos, todo este capital registrado j fosse recuperado sob a forma de remessas de lucros. O quadro ainda mais dramtico se tivermos em mente que a parte substancial destes investimentos arrecadada nas economias dependentes mesmo, em operaes de isenes e benefcios fiscais e tomada de emprstimos no exterior atravs do Estado. Mais uma vez est claro que no se trata de um montante de recursos nem grande nem pequeno, mas inferior. Quem analisa somente remessa de lucros ainda no se apropria da dramaticidade da dependncia estrutural da economia brasileira e latinoamericana: em um contexto mundial marcado cada vez mais pela importncia dos bens de capital e da tecnologia, esta dependncia tem se concentrado nos ltimos anos sob uma esfera cientfico-tecnolgica. Neste tema, particularmente, indispensvel a anlise dos pagamentos de royalties, forma especfica com que se paga na Amrica Latina pela dependncia da tecnologia estrangeira:

64

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

64

105

105

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

Milhes de US$

Fonte: IPEAData.

Percebe-se claramente como as reformas liberalizantes implementadas desde meados da dcada de 1980 tm contribudo para, alm de aumentar a fragilidade financeira na Amrica Latina, tambm aprofundar a dependncia tecnolgica e sua forma especfica de drenagem de recursos, o pagamento de royalties. A dependncia uma totalidade, no poderia em momento algum ser reduzida a um momento determinado de sua dinmica de atuao: s remessas de lucros somam-se os pagamentos de royalties, os pagamentos dos servios das dvidas, as fraudes nos preos dos produtos comercializados (em comrcio intra-firmas, bastante comum transferir-se valor da periferia para o centro atravs da superfaturao dos preos das mercadorias que a periferia importa e da subfaturao dos preos das mercadorias que a periferia exporta), a fuga de crebros, a especulao com a moeda nacional e os vultuosos gastos com assistncia tcnica estrangeira, apenas para citar as formas mais conhecidas de drenagem de recursos. exatamente por se inserir nesta totalidade e no alterar seus condicionamentos objetivos que a industrializao na periferia tambm dependente, tendo em vista no recompor material e socialmente as bases produtivas de riqueza e, tambm, no redefinir os eixos coloniais de distribuio e apropriao desta riqueza por pases centrais:
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Grfico 2 Pagamento de Royalties de Tecnologia Estrangeira no Brasil:

Pagamento de Royalties
2750 2500 2250 2000 1750 1500 1250 1000 750 500 250 0
1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Ano

65

Feita esta brevssima descrio do movimento internacional de capital que impulsiona na economia brasileira o processo de industrializao, veremos, a seguir, como este processo se relaciona, em trs enfoques tericos muito particulares, com a questo do desenvolvimento econmico no Brasil enquanto pas subordinado. 2.2) Industrializao e teorias do desenvolvimento econmico Para alm das teorias de desenvolvimento baseadas em uma viso etapista e linear da histria, como a de Rostow e a da ortodoxia macroeconmica, trabalharemos nesta seo com trs enfoques sobre o papel da industrializao no desenvolvimento econmico brasileiro. O terceiro enfoque (teoria da dependncia) ser estudado como superao histrica dos enfoques anteriores. A crtica a estes se dar sempre a partir das condies concretas da economia brasileira. O primeiro enfoque aqueles representado, na Amrica Latina, pelos Partidos Comunistas vinculados Terceira Internacional Socialista e, no Brasil em especial, pelo Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922. Para este enfoque terico (e prtico, j que o chamado Partido tinha um programa de luta poltica derivado de sua concepo terica), a industrializao teria uma funo nevrlgica na construo de uma sociedade comunista no sentido em que permitira o desenvolvimento das foras produtivas e a superao do atraso econmico, identificado este como a manuteno de restos feudais na economia brasileira e a existncia de uma burguesia comercial comprometida com o imperialismo. Para este enfoque terico, a industrializao modernizaria a 66
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Partindo ento do modo de circulao que caracteriza a economia exportadora, a economia industrial dependente reproduz, de forma especfica, a acumulao de capital baseada na super-explorao do trabalhador. Em consequncia, reproduz tambm o modo de circulao que corresponde a esse tipo de acumulao, ainda que de maneira modificada: j no a dissociao entre a produo e a circulao de mercadorias em funo do mercado mundial o que opera, mas a separao entre a esfera alta e a esfera baixa da circulao no interior mesmo da economia, separao que, ao no ser contraposta pelos fatores que atuam na economia capitalista clssica, adquire um carter muito mais radical (MARINI, 2005, p. 171).

sociedade brasileira, destruindo os restos feudais e a burguesia comercial e fortalecendo o capitalismo como etapa necessria para a construo do comunismo. Atravs do aprofundamento das contradies capitalistas e de um programa de aliana de classes para uma revoluo democrtico-burguesa (idia comum na Amrica Latina entre os anos 1930 e 1940, assumindo, com o mesmo intento, manifestaes particulares como a Frente Popular, no Chile, e a Aliana Liberal, no Brasil), o PCB previa a inevitabilidade histrica das revolues socialistas e da sociedade comunista. industrializao caberia ser o motor deste processo, ou seja, o elemento de ruptura com o atraso e o fator dinmico de desenvolvimento e superao do capitalismo. O intelectual brasileiro Caio Prado Jr, ento integrante do Partido Comunista Brasileiro, escreve, ao ano de 1966, o livro A Revoluo Brasileira, em que faz uma anlise da histria contempornea brasileira e como ela produziu o regime militar. Por sua postura crtica s concepes tericas e programticas do PCB, o autor marginalizado dentro do Partido, que j retornara ilegalidade com o golpe militar de 1964. Caio Prado Jr. criticara os postulados do PCB em sua essncia, ou seja, no apenas se posicionou criticamente em relao s premissas tericas, mas tambm, e principalmente, em relao ao mtodo que dera origem a tais consideraes. Denunciando que a vinculao Terceira Internacional fazia do programa poltico do PCB um conjunto de interpretaes dogmticas e apriorsticas sem muita relao com a realidade concreta brasileira, Caio Prado Jr. define o enfoque terico do Partido como uma mera importao de conceitos e categorias prprios uma realidade estranha brasileira. Isto , a teorizao s avessas (a teoria ia do conceito ao fato concreto, e no ao contrrio) resultava em uma profunda falha terica, conferindo industrializao na periferia a mesma funo que ela assumiu no centro, em contextos histricos e espaciais profundamente distintos. Esta falha terica originava, portanto, uma limitao prtico-revolucionria no partido e um desrespeito s categorias de tempo, espao e realidade concreta. Partindo ento da crtica ao mtodo colonizado do PCB, Caio Prado critica tambm a tese de restos feudais, argumentando que tais eram apenas a roupagem de um sistema voltado ao mercado e, em especial, ao mercado estrangeiro. Isto , no se pode definir como feudal um sistema que, embora tenha caractersticas como o trabalho escravo, o apresenta em paralelo ao assalariado, e mesmo tendo sua dimenso agrria identificada com o latifndio e a monocultura, o apresenta precisamente como instrumentos econmicos para uma maior produo voltada ao mercado, ou seja, uma funo capitalista. A
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

67

outra tese, de uma burguesia comercial em contraponto a uma burguesia nacional, Caio Prado Jr. critica com a evidenciao de que ambas, e no somente a primeira, se associam com o capital estrangeiro pois somente desta forma encontram possibilidades de expanso e realizao da mais-valia criada internamente, dado que o mercado interno limitado. Ou seja, o enfoque colonizado do PCB no corresponde ao real, pois parte de premissas metodolgicas inadequadas (teorizao s avessas), procura na sociedade brasileira restos feudais e classes sociais tais como haviam no capitalismo europeu e, por fim, preconiza um programa de aliana de classes e de revoluo democrtico-burguesa absolutamente incondizente com a realidade de um pas dependente, em que suas elites nacionais so scias do capital estrangeiro e, portanto, lucram com o imperialismo, alm de no se contraporem s oligarquias rurais em razo do modelo econmico exportador. Com a criao da CEPAL (Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe) se inaugura, na Amrica Latina, aquilo que podemos chamar de sua Economia Clssica, ou seja, sua primeira interpretao particular sobre suas economias. Partindo de uma profunda crtica Economia Clssica europia, em especial Teoria das Vantagens Comparativas de David Ricardo, a CEPAL, atravs de seus principais expoentes (como o argentino Raul Prebisch e o brasileiro Celso Furtado), comea a pensar o desenvolvimento capitalista da Amrica Latina como limitado em razo de uma insero externa desfavorvel e de uma timidez do Estado em estabelecer programas de expanso da demanda agregada atravs da modernizao produtiva. Para este enfoque terico, portanto, a funo da industrializao como instrumento de modernizao seria extremamente necessria, pois permitiria um novo modelo de insero da economia brasileira no mercado mundial. Exportando bens industrializados, a economia brasileira poderia reverter o processo de deteriorao dos termos de troca. Raul Prebisch, alis, ao analisar 65 anos do comrcio exterior da Amrica Latina, chega ao seguinte resultado, no livro A Dinmica do Capitalismo na Amrica Latina:

68

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

Valor Relativo

Fonte: Dados reunidos a partir da leitura da obra.

Ou seja, dada a concentrao de nossa pauta exportadora em bens primrios e de nossa pauta importadora em bens industrializados, a economia brasileira e a latino-americana auferem constantes perdas no mercado internacional: os termos de troca passam de 1,000 no ano base de 1880 para 0,687 no ano de 1945. Tal processo poderia, segundo o enfoque cepalino, ser revertido atravs de um processo de industrializao a partir do Estado e de modernizao produtiva via substituio de importaes. Tais alternativas seriam suficientes para levar ao desenvolvimento econmico, mediante alterao da natureza dos produtos envolvidos nas trocas internacionais. Foi, entretanto, o prprio carter desta industrializao que mostrou a limitao histrica da CEPAL e sua insuficincia em apontar uma alternativa efetiva ao subdesenvolvimento. Como vimos, a industrializao no representou o fim da dependncia, mas sua qualificao sob outros contornos, como a fragilidade financeira que o processo de abertura econmica engendrou. Da mesma forma, o processo de modernizao deu-se em concomitncia manuteno da concentrao de renda e, dado o padro de financiamento centrado no capital estrangeiro, transferncia de valor. neste contexto que a Teoria Marxista da Dependncia (TMD) se coloca como sntese histrica e superao analtica dos enfoques anteriores. Um de seus principais expoentes, o brasileiro Ruy Mauro Marini, comea, em Dialtica da Dependncia (1973), do ponto onde terminara Prebisch: as trocas desiguais. Para Ruy Mauro Marini, a continuidade histrica da dependncia mesmo aps a
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Grfico 3 Evoluo dos Termos de Troca na Amrica Latina.

Evoluo dos Termos de Troca na Amrica Latina


1,400 1,200 1,000 0,800 0,600 0,400 0,200 0,000 1880

1895

1905

1915

1925

1935

1945

Ano
Valor Relativo das Exportaes Valor Relativo das Importaes T ermos de T roca

69

modernizao produtiva a concluso de que o subdesenvolvimento no provm da natureza dos produtos envolvidos nas trocas internacionais, mas sim das relaes de produo destas mercadorias na periferia. Para o autor, a crescente diferena entre os valores relativos dos produtos importados e exportados (deteriorao dos termos de troca) leva a burguesia brasileira a implantar um regime de super-explorao da fora de trabalho, concebida como o pagamento de um salrio aqum das necessidades bsicas para a sua reproduo. Isto , a super-explorao da fora de trabalho , alm do subimperialismo, uma tentativa de reverso das perdas de lucro das burguesias anexas em sua relao com os pases centrais. Em outras palavras, a industrializao deu-se tendo em vista o atendimento de demandas externas, no se identificando muito, portanto, com o mercado interno:
Dedicada produo de bens que no entram, ou entram muito escassamente, na composio do consumo popular, a produo industrial latino-americana independente das condies de salrio prprias dos trabalhadores; isso em dois sentidos. Em primeiro lugar, porque, ao no ser um elemento essencial do consumo individual do operrio, o valor das manufaturas no determina o valor da fora de trabalho; no ser, portanto, a desvalorizao das manufaturas o que influir na taxa de mais-valia. Isso dispensa o industrial de se preocupar em aumentar a produtividade do trabalho para, fazendo baixar o valor da unidade do produto, depreciar a fora de trabalho, e o leva, inversamente, a buscar o aumento da mais-valia por meio da maior explorao intensiva e extensiva do trabalhador, assim como a reduo de salrios mais alm de seu limite normal. Em segundo lugar, porque a relao inversa que da se deriva para a evoluo da oferta de mercadorias e do poder de compra dos operrios, isto , o fato de que a primeira cresa custa da reduo do segundo, no cria problemas para o capitalista na esfera da circulao, uma vez que, como deixamos claro, as manufaturas no so elementos essenciais no consumo individual do operrio (TRASPADINI e STEDILE, 2005, p. 172).

Com o processo de abertura econmica, por sua vez, se observa uma centralizao do poder econmico e poltico nas empresas estrangeiras aqui instaladas, originando uma categoria extraordinria de mais-valia, decorrente das disputas inter-capitalistas por apropriao de riqueza. Assim essa maisvalia extraordinria altera a repartio geral da mais-valia entre os diversos capitalistas, ao traduzir-se em lucro extraordinrio, mas no modifica o grau de 70
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

explorao do trabalho na economia ou no ramo considerado, isto , no incide na cota de mais-valia (MARINI, 2000, p. 114). Esta mais-valia transferida ao centro do sistema sob a forma de mercadorias necessrias reproduo da fora de trabalho a um preo inferior, levando diminuio do tempo de trabalho necessrio para a reproduo da classe trabalhadora, aumentando com isso a mais-valia relativa sem diminuir a qualidade de vida das classes trabalhadoras nos pases centrais. A dependncia , portanto, um mecanismo de apropriao do excedente econmico em escala mundial. A industrializao nada mais representou que sua reproduo no apenas sob bases comerciais, mas tambm financeiras e creditcias. Identificou-se mais com um movimento internacional de circulao do capital que com um esforo particular da economia brasileira.

3) Concluso
A maioria dos estudiosos da economia brasileira concordam que o ascenso do neo-liberalismo e a abertura econmica das ltimas dcadas levou no apenas ao desmonte do aparato estatal mas tambm derrocada de setores industriais brasileiros sem condies de concorrer com economias mais ricas em mo-de-obra e de profunda inexistncia de legislaes de defesa do trabalho e do meio ambiente, como a China e a ndia, por exemplo. Como resultado imediato, parte da sociedade brasileira tem passado por um profundo processo de marginalizao, tendo que observar antigos direitos e garantias sociais transformadas em mercadorias por meio do processo de privatizao. Tambm a indstria brasileira e latino-americana perdeu na concorrncia com as indstrias dos pases centrais em razo de uma monopolizao tecnolgica garantida pelas leis de proteo inovao e s patentes, reduzindo sempre a esfera dos produtores de tecnologia e levando a uma monopolizao e desnacionalizao da economia brasileira. Alm das privatizaes, temos tido um grande volume de fuses e aquisies no prprio setor privado. Essa desnacionalizao da economia, ainda que possa representar ganhos de produtividade e aumento da capacidade de investimentos nas referidas empresas, tambm representam direitos contra o pas para a remessa futura de divisas, pressionando o dficit na conta de servios (MERCADANTE, 1998, p. 152). Sobre a tese de Reinaldo Gonalves, de uma re-primarizao da economia brasileira, o grfico abaixo revela que nossa pauta exportadora, para alm do
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

71

domnio dos produtos primrios agregados, tem se expandido em um movimento de absoluta entrega de reservas nacionais, de uso da nossa economia por empresas estrangeiras como plataforma exportadoras e da exportao de bens necessrios reproduo da fora de trabalho nos pases centrais, ou seja, tem se desenvolvido conforme os supostos tericos e metodolgicos da dependncia:
Grfico 4 Evoluo das Exportaes Brasileiras por Tipo de Produto (1995 a 2006).

Valor (em US$)

Fonte: Base de dados da UNCTAD.

Isto , a estratgia recolonizadora do Plano Real no se expressa unicamente em uma re-primarizao, dado que, como vimos, industrializao em uma economia dependente no significa superao do subdesenvolvimento, seno, conforme argumentara Gunder Frank, o desenvolvimento do subdesenvolvimento, sua reproduo sobre outras bases. No entanto, confirmar ou no a tese de Gonalves seria, meio sculo depois, cair na mesma armadilha em que a CEPAL cara, qual seja, apontar a natureza dos produtos envolvidos nas trocas internacionais como determinantes de nossa dependncia. No o so. Precisamente, so as relaes de classe e a natureza das relaes de produo que definem o capitalismo brasileiro, de formao histrica sui generis, como dependente. Exatamente por esta razo que foi necessria a introduo apontando a funo da industrializao brasileira no capitalismo mundial. No h uma histria pura da indstria brasileira, tampouco podemos estud-la como coisa em si. E justamente quando a analisamos em relao com o todo que 72
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Evoluo das Exportaes Brasileiras por Tipo de Produto


80000000 70000000 60000000 50000000 40000000 30000000 20000000 10000000 0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Ano
Bens Manuf aturados Commodities Primrias menos Combustv eis Ferro e Ao Alimentos Commodities Primrias Combustv eis

percebemos que, estruturalmente, no apresenta um novo carter nas relaes de produo, razo pela qual antes de significar uma superao do subdesenvolvimento, justamente a sua reproduo.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

73

Referncias bibliogrficas
FRANK, Andre Gunder. Amrica Latina: Subdessarollo o Revolucin. Buenos Aires: Era, 1976. FRANK, Andre Gunder. Acumulao Dependente e Subdesenvolvimento. Repensando a teoria da dependncia. So Paulo: Editora Brasiliense, 1980. GONALVES, Reinaldo. Competitividade Internacional e Integrao Regional: A Hiptese da Insero Regressiva. Revista de Economia Contempornea. 5 Ed. Rio de Janeiro, 2001. IPEAData, Base de Dados On Line. MARINI, Ruy Mauro. Dialtica da Dependncia. Petrpolis: Vozes, 2000. MERCADANTE, Alosio (org). O Brasil Ps-Real: A Poltica Econmica em Debate. So Paulo: Unicamp, 1998. 314 p. PREBISCH, Raul. A Dinmica do Capitalismo na Amrica Latina. Buenos Aires: Era, 1957. Ruy Mauro Marini / Roberta Traspadini, Joo Pedro Stedile (orgs). Ruy Mauro Marini. Vida e Obra. 1. Ed. So Paulo: Expresso Popular, 2005. UNCTAD, Base de Dados On Line.

74

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.1., jul./dez. 2009

Вам также может понравиться