Вы находитесь на странице: 1из 3

Logstica integrada Na definio apresentada por banzato (2005), a necessidade de gerenciamento de trs importantes fluxos de recursos (materiais, informaes

e dinheiro) de forma integrada, dentro e fora das organizaes, direcionou as empresas adequao de suas estruturas organizacionais, integrando sob um mesmo processo logstico, funes diversas, como: suprimentos, processamento de pedidos, produo e controle de estoques, distribuio fsica e transporte, entre outras, caracterizando desta forma o conceito de logstica integrada. Entende - se que logstica integrada uma forma de minimizar impacto na cadeia e produtiva e solues de produtos e servio minimizando erros que possa a tender seus clientes de maneira eficiente, dando suporte na demanda de produtos que possibilita a organizao de maneira fund amental para obter sucesso. Com esta viso logstica integrada o meio eficiente e eficaz de se entender a importncia direta que os processos logsticos provocam em diversas organizaes de maneiras diferentes, mas com resultados significativos. Desta forma Bertaglia (2006, p.17) enfatiza que logstica integrada esta ligada a seguinte viso:
Entender as necessidades do cliente o fator principal para o sucesso da organizao e das solues que ela apresenta em forma de servio ou produto, a expectativa do cliente quanto possibilidade de escolha, a qualidade de servio, velocidade no atendimento e ao custo so elementos fundamentais para que as organizaes possam entender as demandas de consumo.

A demanda do Consumidor, diferente do passado, em que o mercado era mais limitado, est relacionada s respostas s seguintes perguntas:
y y y

Necessidade: que produto? Disponibilidade: onde e quando consegui -lo? Qualidade e servio: sero confiveis?

Preo: quanto custa?

Algumas destas perguntas s podem ser respondidas quando as empresas conseguem identificar a qualidade desenvolvida nos seus processos logsticos, sendo um dos interesses mais bem direcionados das organizaes, desta forma Bertaglia (2006), diz que:
As organizaes que querem obter sucesso no mercado competitivo global dependem extremamente do relacionamento que mantm com seus fornecedores para atender eficientemente a demanda requerida pelos clientes. O corpo gerencial dessas empresas precisa ter flexibilidade e agilidade para responder prontamente s mudanas. (p.31)

O custo de um servio de logstica pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos clculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentvel. De qualquer maneira, ter uma boa e - logstica sendo ela interna ou com o auxlio de uma boa plataforma externa uma real vantagem concorrencial para fidelizar os clientes de sua loja virtual. Toda organizao que buscar o comprometimento com seus clientes em fornecer produtos e servios de qualidades, devem levam em conta a fora estratgica que sua logstica tem apresentado para que suas expectativas possam alcanar resultados positivos. Dentro deste referencial de qualidade Bowersox (2008) aborda que as empresas devem ter a viso estratgica, destacando a integrao dos processos: abastecimento, produo e distribuio, para que seus objetivos tendem a acompanha o desenvolvimento tecnolgico dentro da logstica. Dentro ainda desta viso estratgica Bowersox afirma que ainda que quanto tempo mais eficiente for o processo logstico de uma organizao, maior preciso ser requerida do sistema de gesto das informaes. Logstica Estratgica como vantagem competitiva A importncia da atividade esta no fato da administrao estratgia que se preocupa com o estabelecimento e meta objetivos para a organizao e com a manuteno de um conjunto de relaes entre as organizaes e o

ambiente permitindo assim a perseguio de seus objetivos de forma que sejam compatveis com a potencialidade organizacionais e que possibilita continuar serem sensveis as exigncias futuras. Christopher (2002) explica a integrao da cadeia de suprimentos da seguinte maneira:
A cadeia de suprimentos representa uma rede de organizaes, atravs de ligaes nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e servios que so colocados nas mos do consumidor final.

Na viso de Bowersox (2008) a estratgia logstica uma grande ferramenta de sucesso e afirma que a chave para alcanar a excelncia logstica dominar a arte de combinar competncias com expectativas e necessidades bsicas dos clientes, sendo que esse compromisso com o cliente a base para a formulao de uma estratgia logstica. Para Bowersox, Closs, Cooper (2008, p.24),
por meio do processo logstico que materiais fluem para a capacidade produtiva de uma nao industrializada e produtos acabados so distribudos aos consumidores. A logstica agrega valor aos processos da cadeia de suprimentos quando o estoque estrategicamente posicionado para gerar vendas. Criar valor logstico algo dispendioso.

Вам также может понравиться