Вы находитесь на странице: 1из 7

Visita a Cortios em So Paulo Uma Experincia Didtica

Valria Grace Costa*** , Antnio Cludio Moreira Lima e Moreira , Suzana Pasternak , Maria de Lourdes Zuquim , Simone Cotic

Clarissa Souza , Letcia de Andrade Vilas Boas Palavras-chave: cortio So Paulo - ensino Resumo Este trabalho fruto da disciplina AUP 5707 - REAS RESIDENCIAIS LOCALIZAO E PLANEJAMENTO: favelas e cortios, ministrada no segundo semestre de 20081 como atividade da linha de pesquisa Habitat do curso de PsGraduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. A metodologia do curso envolveu seminrios associados tanto aos textos sugeridos pelos professores como habitacionais de So Paulo. avaliao dos trabalhos de campo. Tais visitas foram direcionadas para o caso dos cortios, das favelas e dos conjuntos

***

Aluna do curso de Ps Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo.e da disciplina AUP 5707 Alunas da disciplina AUP 5707 da FAU - USP Professores da disciplina AUP 5707 do curso de Ps-Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo.
1

Para a elaborao deste painel, selecionamos o trabalho de campo que teve como foco os cortios de So Paulo localizados na rua Joo Teodoro, bairro do Peri. Os aspectos captados pelas fotografias e entrevistas revelam o predomnio de uma situao de precariedade das condies sociais e de habitabilidade dos cortios, contrastando em parte com as condies de infraestrutura de seu entorno, considerando a sua localizao prxima ao centro da cidade.

Introduo

Atravs do painel,

pretendemos demonstrar um dos

resultados da

proposta metodolgica desenvolvida pelos professores Antnio Cludio Moreira e Suzana Pasternak no mbito da disciplina REAS RESIDENCIAIS LOCALIZAO E PLANEJAMENTO. A atividade est inserida na linha de pesquisa Habitat do curso de Ps-Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. A metodologia do curso envolveu seminrios associados tanto aos textos sugeridos pelos professores como avaliao dos trabalhos de campo. As visitas que foram objetos de estudo foram direcionadas para o caso dos cortios, das favelas e dos conjuntos habitacionais de So Paulo, justificadas pelos professores da seguinte forma:

Textos, visitas, seminrios e projetos so formas de apreender o objeto. Os textos selecionados expem o conhecimento sobre o tema. As visitas de campo colocam o aluno diante de situaes reais, o vivido e produzido por pessoas que habitam a cidade. Os seminrios estimulam a troca, entre os alunos, de conhecimento adquirido nos textos e nas visitas ( Moreira et. al, 2006, p. 30).

Entre as visitas realizadas, selecionamos aquela que teve como foco os cortios de So Paulo, para elaborao deste painel, realizada no dia 20 de agosto de 2008, na rua Joo Teodoro, bairro do Peri.

Os cortios quase desapareceram no segundo tero do sculo XX, por conta da expanso perifrica da cidade, que abre novas possibilidades habitacionais para a populao de baixa renda, como o terreno de periferia comprado em suaves prestaes e a autoconstruo da moradia. Eles ressurgem como alternativa habitacional com a crise de moradias para a populao de baixa renda, como resultado do esgotamento do modelo de crescimento urbano perifrico, potencializado pelo arrocho salarial promovido pelo golpe militar de 1964. A partir deste momento, e principalmente em dcadas mais recentes, aumenta a preocupao institucional com os cortios. Tal preocupao revelada pelo surgimento de legislao para seu controle e por polticas de interveno. Mas, apesar de tudo, a situao de precariedade, revelando baixa qualidade de vida nestas residncias, ainda nos remete aos cortios originais existentes na cidade no incio do sculo XX, quando constitua a habitao popular predominante em So Paulo. O cortio, que definido como uma forma de habitao coletiva, de aluguel, com instalaes sanitrias de uso comum (Moreira e Pasternak, p. 156), uma alternativa habitacional de maior prestgio do que a favela. Os cortios ocorrem inicialmente no entorno da regio central a zona de transio a que se refere Burguess (1967) e se espalham pelos bairros populares. Essa forma de habitao representa uma soluo de mercado, pois um produto da iniciativa privada. Em seus diversos tipos, o cortio foi a primeira forma fsica de habitao oferecida ao homem livre brasileiro da mesma maneira que o aluguel foi a primeira forma econmica (Villaa, 1986, apud Moreira e Pasternak, 2003). Boa parte dos cortios est estabelecida em construes antigas que originalmente constituam unidades residenciais e/ ou de produo. Atualmente esta forma de habitao ganha espao em edifcios precrios, os quais, abandonados, so ocupados, muitas vezes por processo de invaso. A populao de baixa renda que passa a ocupar estes prdios favorecida pelo deslocamento das atividades centrais para as imediaes do rio Pinheiros que promove um significativo esvaziamento dos edifcios do Centro de So Paulo.

A dificuldade de contabilizao deste tipo de habitao indiscutvel. Pasternak e Bgus (2004) associaram as variveis aluguel e cmodo nico na tentativa de uma aproximao para quantificar estas unidades no municpio de So Paulo. Os autores obtiveram para o ano 2000 o percentual de 1,29% do total de casas da cidade. Eles observaram, entretanto, que nos anis central e interior da cidade os cortios representam mais de 3% das unidades alugadas. Para a Fipe (Fundao Instituto de Pesquisas de So Paulo), que realizou uma pesquisa amostral, foi estimado que em 1991 abrangia cerca de 6% da populao do municpio (Moreira et. al. 2006). Os cortios da rua Joo Teodoro

Conforme mencionado anteriormente, o painel foi elaborado tendo como base o trabalho de campo realizado na rea central de So Paulo. Inicialmente estava prevista a visita ao cortio situado no nmero 850 da rua Joo Teodoro. Porm, esta unidade foi demolida e um estacionamento passou a ocupar o terreno no qual o cortio estava estabelecido. Desta forma, visitamos e colhemos as informaes de trs cortios contguos. A regio do entorno dos cortios possui certa infraestrutura principalmente quanto iluminao dos logradouros, ao transporte, ao comrcio e aos servios. No entanto, os aspectos associados ao lazer, ao atendimento sade e ao mercado de trabalho so bastante precrios. Quanto ao comrcio local, h o predomnio de confeces, botecos e pequenas mercearias. A estrutura original dos cortios corresponde a casares antigos de mdio padro. Estas unidades comportavam a dupla funo de residncia e de local de trabalho, o qual era representado predominantemente por atividades associadas s confeces de roupas. A partir de entrevistas realizadas com os moradores, podemos caracterizar o emprego informal como predominante. O desemprego maior para os homens, j que as mulheres so absorvidas pelo trabalho domstico.

Quanto s caractersticas fsicas dos cortios, encontramos residncias com dois pavimentos, cujo tamanho mdio dos cmodos corresponderia a 12 metros quadrados. O valor mdio do aluguel, pago por cada uma das famlias, correspondia na ocasio a R$ 270,00 por cmodo ocupado. Outras caractersticas inerentes aos aspectos internos dos cortios esto ilustradas no painel, apresentado de forma reduzida na pgina seguinte. Alm de fotografias das reas internas dos cortios, o painel mostra uma avaliao genrica das suas condies habitacionais . As situaes observadas foram classificadas em satisfatria, precria e ruim.

Concluso Atravs do painel, procuramos destacar, ainda que de maneira superficial, a importncia de metodologias que busquem integrar a discusso terica com atividades prticas, desenvolvidas tanto em sala de aula como por meio de trabalhos de campo. A utilizao do exemplo desenvolvido na disciplina reas residenciais, localizao e planejamento do curso de Ps-Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo trouxe contribuio importante neste sentido. Outros aspectos associados discusso da organizao, planejamento e uso do espao urbano podem ser destacados a partir desta experincia, conforme observamos na atividade que envolveu a visita a cortios das reas centrais de So Paulo. Entre estes aspectos, podemos sublinhar a relevncia que os cortios ainda representam como uma das principais formas de habitao da populao de baixa renda. Neste sentido, conclumos que embora a forma fsica, a localizao e a funo dos cortios possam ter sofrido transformaes, o grau de precariedade ao qual esto sujeitos os seus moradores ainda persiste no tempo. Bibliografia COSTA, V.G. Relatrio de campo: visita a cortios, agosto de 2008. Disciplina AUP 5707 do curso de ps-graduao da FAUUSP (mimeo). MOREIRA, A.C.M.L., et. al . Interveno em cortio: uma experincia didtica. So Paulo: FAUUSP, 2006 . MOREIRA, A.C.M.L. e PASTERNAK, S. Favelas e cortios: Planejamento em reas especiais. In SAMPAIO E PEREIRA, Profissionais da cidade: reunio de So Paulo. So Paulo: FAUUSP, 2003, p. 156-65. PASTERNAK, S. BOGUS, L. Continuidades e descontinuidades na cidade dos anis, 2004. (mimeo) 7

Вам также может понравиться