Вы находитесь на странице: 1из 7

TRANSTORNOS SOMATOFORMES, FACTCIOS e DISSOCIATIVOS Profa. M.Sc. Luciana Del Nero. 1.

TRANSTORNOS SOMATOFORMES:
1.1. Definio: Presena de sintomas fsicos que sugerem uma condio mdica geral (da, o termo somatoforme), porm no so completamente explicados por tal condio, pelos efeitos de substncias ou por outro T. Mental; Os sintomas devem causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuzo no funcionamento social ou ocupacional; Os sintomas fsicos no so intencionais (isto , no esto sujeitos a controle voluntrio). 1.2. Tipos: Somatizao; Conversivo; Doloroso; Hipocondraco; Disfuno Autonmica Somatoforme.

1.2.1. T. de SOMATIZAO: a) Definio: No seu sentido mais genrico/coloquial, a somatizao refere-se a uma tendncia praticamente universal, de expressar conflitos intra-psquicos a partir do corpo, no entanto TODA DOENA PSICOSSOMTICA. No entanto, existe um fenmeno que mantm um certo padro de somatizao que confere prejuzos significativos pessoa, so extremamente recorrentes ( at mesmo crnicos, podendo durando anos...) Dores e outros sintomas fsicos dos mais diversos (reais ou imaginrios). Por trs das queixas somticas que os pacientes apresentam, e muitas vezes, privilegiam, esto outras dores que expressam dificuldades reais, tais como: insegurana (medo de morrer, bala perdida, atropelamento, seqestro, etc.), insatisfao conjugal (raiva do cnjuge, vontade de largar tudo), dificuldade em exercer a educao dos filhos ou de control-los (medo, preocupao, fantasias de morte e desamparo, de acontecer alguma coisa ruim, etc.). Dentro deste contexto, somatizao tem sido definida como uma expresso de tenso pessoal e social, em um idioma de queixas corpreas que leva procura de cuidados mdicos. No seu sentido mais restrito (e especfico) o termo somatizao significa um T. psiquitrico especfico, caracterizado por sintomas somticos mltiplos, de longa durao, sem explicao mdica, acompanhadas por tendncia a um comportamento de freqente procura por cuidados mdicos (doctor shopping).

b) Etiologia: Psicodinmica c) Epidemiologia: Mais freqentes em mulheres (10:1) 5% da demanda nos servios de ateno primria.

d) Diretrizes Diagnsticas: Comea tipicamente na adolescncia, com quadro clnico pleno em geral surgindo no incio da terceira dcada. Curso crnico, com perodos de exacerbao em relao a situaes estressantes. Requer a presena de: Pelo menos 2 anos de sintomas fsicos mltiplos e variveis para os quais nenhuma explicao adequada foi encontrada; Recusa persistente em aceitar a informao ou necessidade constante de reasseguramento por parte do mdico de que no h explicao fsica para seus sintomas. Prejuzo, seja funcional, familiar, social, atribuvel natureza dos sintomas e/ou ao comportamento que deste resulta.

e) Conseqncias da Somatizao: Testes laboratoriais desnecessrios e dispendiosos; Hospitalizaes repetidas; Uso abusivo e desnecessrio de medicamentos; Relao Mdico-paciente conflituosa; Dependente do sistema de sade geralmente para obteno de licenas mdicas; Impacto secundrio na famlia e rede social; Incapacitao e reduo de renda.

f) Diagnstico diferencial: Doenas orgnicas; T. conversivo; T. depressivos e de ansiedade; T. hipocondraco; T. delirantes; T. doloroso; T. factcio; outros T. somatoformes. g) Tratamento: Psicoterapia.

1.2.2. T. CONVERSIVOS: a) Definio: Os sintomas conversivos so alteraes em funes motoras e/ou sensoriais que sugerem um q. neurolgico ou mdico geral, porm a presena de uma doena neurolgica ou mdico geral no exclui o diagnstico se os sintomas no so explicados pela doena. Os sintomas podem se apresentar de maneira dramtica ou histrinica, ou tb com uma notvel falta de preocupao (la belle indifference). b) Caractersticas diagnsticas: Os sintomas conversivos esto associados ao funcionamento motor ou sensorial voluntrio, motivo pelo qual so chamados de pseudoneurolgicos. Os sintomas ou dficits motores incluem prejuzos na coordenao ou equilbrio, paralisia ou fraqueza localizada, afonia, dificuldade na deglutio ou sensao de n na garganta e reteno urinria, dentre outros. Os sintomas ou dficits sensoriais incluem perda da sensao de tato ou de dor, diplopia, cegueira, surdez, afasia e pseudo-alucinaes. Os sintomas tambm podem incluir convulses. Os sintomas conversivos tipicamente no se ajustam s vias anatmicas e mecanismos fisiolgicos conhecidos. P. ex., uma paralisia pode envolver uma incapacidade de executar determinado movimento ou de mover toda uma nica parte do corpo, ao invs de corresponder a um dficit em um padro de inervao motora. Os sintomas conversivos geralmente so inconsistentes, e a eletromiografia ser normal. Uma convulso conversiva varia de uma crise para a outra, sem atividade paroxstica no EEG. Atentar: Incio ou exacerbao precedido por conflitos ou outros estressores; No intencionalmente produzido; No pode ser explicado pela neurologia ou condio mdica geral; Prejuzo clinicamente significativo; No se limita a dor ou disfuno sexual. c) Etiologia: Psicodinmica d) Diagnstico diferencial: Condies neurolgicas (Epilepsia, Esclerose Mltipla, Miastenia Grave, Distonias Idiopticas, etc...); T. de Personalidade Histrinica, T. Personalidade Dependente, T. Depressivos e de Ansiedade; T. Hipocondraco; T. Delirantes; T. Doloroso; T. Factcio; outros T. Somatoformes. e) Tratamento:

Psicoterapia. 1.2.3. T. DOLOROSO: a)Definio: A dor tida como sintoma central e predominante. Relatos de histrias de peregrinao em consultrios mdicos, focando sua queixa em uma dor incoercvel, exaustivamente investigada. As sndromes de dor crnica so consideradas de difcil manejo na medicina. O paciente se sente frustrado, incompreendido, tratado de maneira incorreta, negligenciado, enquanto que o profissional tende a desencorajar-se. importante o reconhecimento do sofrimento do paciente, bem como o prejuzo social/ocupacional. A dor pode perturbar severamente vrios aspectos de sua vida diria, freqentemente levando o paciente ao desemprego, debilitao, dependncia e conflitos familiares. A dor pode levar inatividade e isolamento social, acarretar quadros depressivos, e uma diminuio da resistncia fsica, que resulta em mais fadiga e dor. Alm do qu, fatores psquicos esto relacionados ao incio/manuteno e/ou exacerbao da dor. b) Epidemiologia: Qualquer idade; 40-50 anos; 2x + em mulheres. c) Etiologia: Culpa, punio inconsciente. d) Situaes comuns: Dor facial atpica, Dor plvica crnica, Dor lombar crnica; Abuso de Hipnticos, sedativos ou analgsicos, risco de dependncia; Negao dos sintomas e recusa/ resistncia a ser encaminhado ao psiquiatra. e) Caractersticas diagnsticas: DOR GRAVE e CONTNUA, por pelo menos 6 MESES, sem serem explicadas por uma condio mdica geral. f) Tratamento: Psicoterapia. 1.2.4. HIPOCONDRIA: a) Definio/ Caractersticas Clnicas: a preocupao excessiva com o medo de desenvolver uma doena grave ou fatal, de curso flutuante, por pelo menos 6 meses e podendo envolver qualquer sistema. Interpretao irrealista de sintomas ou sensaes fsicas; Necessidade de reasseguramento; No condio mdica que explique; No constitui um delrio; Causa sofrimento/prejuzo significativo, e geralmente o insigth pobre. b) Epidemiologia: 4% dos que procuram um clnico geral; sem distino quanto sexo/idade. c) Etiologia: Desejos agressivos em relao aos outros seriam transferidos, pelos mecanismos de deslocamento e regresso, para queixas fsicas. d) Tratamento: Psicoterapia.

2. TRANSTORNOS FACTCIOS: 2.1. Definio: O crescente interesse nesta patologia, tanto na literatura cientfica pertinente quanto na cultura geral, iniciou com o artigo publicado em 1951, no The Lancet, por Richard Asher, o qual cunhou o termo Sndrome de Munchausen para descrever o padro do T. Factcio. Asher caracterizou esta sndrome pela observao do uso crnico de sintomas fabricados para obter admisso hospitalar, pelo engrandecimento da histria pessoal e migrao vrios hospitais em aluso ao Baro de Munchausen, oficial alemo que lutou no sculo XVIII no exrcito russo contra a Turquia, e que aps a guerra, passou a contar histrias extremamente fantasiosas (at mesmo fantsticas), sobre a guerra e seus atos hericos; histria que foi imortalizada por Raspe em 1785 num livro de contos. Nesta publicao de Asher (1951), o autor aconselhava os mdicos a estarem atentos para a possibilidade da Sndrome de Munchausen caso o paciente: Exibisse numerosas cicatrizes cirrgicas, usualmente na parede abdominal; Mostrasse uma conduta evasiva e truculenta; Contasse histrias mdicas vastas e drsticas de veracidade duvidosa; Tentasse esconder documentos referentes a sua histria mdica. Asher sugeriu que os pacientes com Sndrome de Munchausen desejam ser o centro de interesse e ateno. 2.2. Caractersticas diagnsticas: O paciente mimetiza voluntariamente toda a classe de doenas, abrangendo todas as especialidades mdicas. Sempre envolvem a falsificao de sinais e sintomas (ou a fabricao dos mesmos a partir de exposio voluntria a situaes especficas), com mentira intencional, manipulao. Diagnstico difcil, provavelmente sobrepondo-se a algum T. de Personalidade (?), e geralmente feito por excluso. 2.3. Tipos: Com sinais e sintomas predominantemente psicolgicos: snd de Munchausen tpica, com produo voluntria de sintomas que sugerem doena mental; Com sinais e sintomas predominantemente fsicos: manipulao de ferimentos, provocao de convulso, febre, vmitos, etc... Com sinais e sintomas fsicos e psicolgicos combinados: ambos. Sem outra especificao: p. ex., por procurao, onde o paciente o perpetrador. 2.4. Diagnstico Diferencial: Doena fsica; T. Somatoformes; T. de personalidade Anti-social, T. de personalidade Borderline; Simulao ( onde o ganho primrio; no Munchausen o ganho secundrio, ou seja, o paciente na verdade necessita

ocupar a posio de doente e objetiva a ateno do outro); Ansiedade dos pais. 3. T. DISSOCIATIVOS: 3.1. Definio: Caracterstica essencial uma perturbao das funes habitualmente integradas/associadas da CONSCINCIA, MEMRIA, IDENTIDADE E PERCEPO DO AMBIENTE. Transtornos Dissociativos nada mais so que fenmenos do espectro da histeria (tais como o T. personalidade histrinica, T. conversivos, T. de somatizao). 3.2. Caractersticas Clnicas: Principais sintomas: Amnsia dissociativa: amnsia lacunar (represso, negao); Despersonalizao: desconhecimento/estranhamento de si mesmo; Desrealizao: estranhamento do ambiente; confuso quanto a identidade: sentimento subjetivo de incerteza quanto sua prpria identidade; Alterao de identidade: substituio da identidade. 3.3. Etiologia: Psicodinmica. 3.4. Tipos: Amnsia Dissociativa; Fuga Dissociativa; T. Dissociativo de Identidade; T. de Despersonalizao; T. Dissociativo SOE.

3.4.1. Amnsia Dissociativa: A caracterstica essencial uma incapacidade em recordar informaes pessoais importantes, em geral de natureza traumtica ou estressante, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento normal; Envolve prejuzo reversvel da memria e no explicado por Fuga Dissociativa, T. dissociativo de identidade, T. Estresse ps- traumtico, Somatizao, Simulao, efeitos de substncias, condio mdica/neurolgica (T. amnsticos, p. ex.); Sofrimento clinicamente significativo.

3.4.2. Fuga Dissociativa: A caracterstica essencial a viagem sbita e inesperada para longe de casa ou do local costumeiro das atividades dirias do indivduo, com incapacidade de lembrar parte ou todo o prprio passado;

acompanhado por confuso de identidade e at mesmo adoo de uma nova identidade (no obrigatrio); No explicado por uso de substncias ou condio mdica geral, e exclui T. Dissociativo de identidade, intoxicao, condio mdica geral/ neurolgica; Sofrimento clinicamente significativo. 3.4.3. T. Dissociativo de Identidade: A caracterstica essencial a presena de 2 ou + identidades ou estados de personalidade distintos, que recorrentemente assumem o controle do comportamento; Existe uma incapacidade de recordar informaes pessoais importantes, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento normal; No se deve ao uso de substncias, condio mdica geral, amnsia dissociativa, fuga dissociativa, T. Despersonalizao, outros T. mentais ( em crianas, os sintomas no podem ser atribudos a amigos imaginrios ou jogos de fantasia).

Reflete fracasso em integrar conscincia, memria e identidade.

3.4.4. T. de Despersonalizao: Episdios persistentes ou recorrentes de despersonalizao, caracterizando sentimento de distanciamento ou estranhamento de si mesmo; O indivduo pode sentir-se como um autmato (rob), ou como se estivesse num sonho ou em um filme. Sensao de ser um observador externo de seus processos mentais, ou de seu corpo. Teste de realidade intacto; Sofrimento ou prejuzo clinicamente significativo; Excluir: outros T. Dissociativos, T. Pnico, T. Estresse Ps-Traumtico, T. Delirante, Esquizofrenia, intoxicao por substncias ou condio mdica geral.

Вам также может понравиться