Вы находитесь на странице: 1из 10

1

O USO DAS TICs NO FAZER PEDAGGICO PRESENCIAL DOS PROFESSORES FORMADOS NO EAD. 1 Rui Ceccon2

RESUMO Esta pesquisa quanti-qualitativa buscou saber se os professores formados na modalidade EAD que atuam no Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jos Rodrigues Cardoso, Mormao/ RS, utilizam as TICs no fazer pedaggico do ensino presencial. Foram quantificados os recursos tecnolgicos a disposio dos professores, identificado os programas existentes e pesquisado o fazer pedaggico com TICs, atravs de questionrios com perguntas abertas e fechadas para obter os dados, os quais foram analisados e discutidos a luz de teorias existentes sobre o tema. Pode-se ponderar que os professores tm a concepo de que as TICs tornam o fazer pedaggico mais atrativo e so instrumentos potencialmente educativos, no entanto a prtica seria potencializada se as propostas de fazeres pedaggicos fossem ao encontro dos interesses dos alunos.

Palavras-chave: TICs-Fazer Pedaggico-Professores-EAD 1-INTRODUO

A formao dos professores, no Brasil, atravs do Ensino a Distncia vem crescendo, seja na graduao, especializao ou formao continuada, uma vez que o Ministrio da Educao, atravs da Secretaria de Educao a Distncia
[...] atua como um agente de inovao tecnolgica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporao das tecnologias de informao e comunicao (TICs) e das tcnicas de educao distncia aos mtodos didticopedaggicos. Alm disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introduo de novos conceitos e prticas nas escolas pblicas brasileiras. (BRASIL, MEC, 2009.)

A educao a distncia , segundo Moran (2009, p. 1), o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados espacial
1

Artigo produzido para a concluso do Curso de Ps Graduao lato sensu em Educao a Distncia, UNIGRAN/2011, sob a orientao da ProfMsC. Solange Tieko Sakaguti. 2 Graduado em Letras, especialista em Psicopedagogia, Gesto Educacional e Especializando em Mdias na Educao e Educao a Distncia.

e/ou temporalmente e a educao a distncia tem sido utilizada nos diferentes nveis de ensino, incluindo cursos de formao continuada de professores. A educao a distncia ocorre por meio das ferramentas que possibilitam a interao, trouxe evoluo dos recursos utilizados efetivamente pelos professores na educao, adota diversas tecnologias de informao e comunicao (TICs). Como j h professores formados na educao a distncia atuando na educao presencial, logo se busca saber se no seu fazer pedaggico o professor formado pela EAD que atua no ensino presencial utiliza as TICs para levar o aluno a interagir com o conhecimento, o que torna a aprendizagem mltipla, pois alm do contedo aprende-se a utilizao das tecnologias. Esse artigo discute o uso das TICs na sala de aula da educao presencial pelo professor formado na Educao a distncia, seja na graduao, especializao ou formao continuada, que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jos Rodrigues Cardoso, ou seja, se o professor formado em EAD faz uso das TICs em seu fazer pedaggico com o aluno do ensino fundamental presencial, de que forma e se o uso das TICs contribui ou no para a efetivao da aprendizagem?, uma vez que as mdias aumentam a velocidade da comunicao e a quantidade de informao, porm parece que mesmo os professores formados em EAD ainda no as adaptaram ao meio educacional presencial. Para tal fim, mapearam-se as formas de utilizao das TICs existentes na prtica da escola no desenvolvimento de condies de aprendizagem no Ensino Fundamental, tambm foram quantificando os tipos de TICs e as estratgias mais empregadas no fazer pedaggico do professor formado pela EAD para efetivar a aprendizagem no ensino presencial.

2- O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM MEDIADO POR TICs

O processo de ensino e de aprendizagem se caracteriza pela combinao de atividades do professor e do aluno com objetivos, contedos, mtodos e recursos didticos. Nesse contexto as TICs so ferramentas de cooperao e permitem a criao de redes de informao, alm de ser prtica essencial de inteligncia coletiva que se desenvolve no ciberespao que permite os agentes se interconectar com o saber, o homem e o mundo, O ciberespao tornouse um espao de autoeducao virtual e, nesse sentido, oferece perspectivas teis para a evoluo da escola (ALAVA, 2002, p. 19). O professor que foi formado utilizando o ciberespao e as TICs, na sua ao pedaggica tem a probabilidade de utiliz-las tambm em seu fazer pedaggico, pois segundo

Chartier (2010) os professores ensinam com base nos chamados saberes de ao, adquiridos em sua formao. As TICs como instrumentos de comunicao permitem a interao entre as pessoas com usos de mquinas e softwares, atravs das quais se cria uma matriz da vida real, potencializada na vida virtual atravs de comunidades virtuais, possibilitando a construo social do conhecimento (FAVERO, 2009, p.1) mediado pelas TICs. O crescente uso da tecnologia permitiu a mudana de estratgias de ensino e aprendizagem, uma vez que os diversos meios tecnolgicos permitem levar ao raciocnio o conhecimento e um mundo de produes e interpretaes de novas linguagens. Como a aquisio do conhecimento ocorre nas trocas do sujeito com seu meio social e cultural (VYGOTSKY, 1988), o princpio da construo do conhecimento se baseia na interao entre o meio social e as bases biolgicas, alm disso, (VYGOTSKY, 1988) a inteligncia produto da convivncia do ser humano com seus semelhantes em um meio cultural, sendo que o homem se constri na presena do outro, logo cabe ao professor inserir seus alunos em um meio cultural maior que o da sala de aula, o que facilitado com o uso da TICs no processo pedaggico. Esse processo, no entanto, evolui no ensino a distncia, enquanto que
A escola como antiga instituio educacional pouco inovou no decorrer do tempo, pois com seu ambiente tradicional, continua muitas vezes atribuindo ao professor a responsabilidade maior no processo ensino aprendizagem [...] e que muitas prticas de outrora perpassam os modelos de escolas que hoje so dadas como ultrapassadas. (MENEGUETTI, 2010)

Se couber ao professor estabelecer o modelo de escola, este precisa agir na perspectiva de adequar as exigncias do mundo moderno, segundo Almeida (2000) a utilizao de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura de espaos ao mundo contextualizado, permitindo articular tecnologia e conhecimento para compreender as problemticas atuais para a transformao do cotidiano e a construo da cidadania. A verdadeira funo do aparato tecnolgico no deve ser o de ensinar, mas de criar condies de aprendizagem na abordagem interacionista e construcionista
cabe ao professor promover a aprendizagem do aluno para que este possa construir o conhecimento dentro de um ambiente que o desafie e motive para a explorao, a reflexo, a depurao de idias e a descoberta. (ALMEIDA, 2000, p. 77)

Desta forma, ressalta-se que a interao e a reflexo so fundamentais e o bom planejamento importante estar presente no processo de aprendizagem, pois a educao acontece na interatividade e nas trocas.

preciso que a educao esteja em seu contedo, [...] adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformando o mundo, estabelecer com os outros homens relaes de reciprocidade, fazer a cultura e a histria. (FREIRE, 1979, p. 21)

Considerando o pensamento de Freire, o professor tem de estabelecer um processo de mediao para que tecnologia e fazer pedaggico tenham como ponto de partida comum a aprendizagem. Nessa perspectiva, o papel que a escola possui nessa perspectiva imprescindvel, pois o trabalho pedaggico deve partir das necessidades e possibilidades dos envolvidos e leva-los ao processo de ensino e aprendizagem que lhes possibilitem sentirem-se participantes e no somente expectadores. Assim, em parceria construam as concepes para entender as transformaes sociais, as interferncias no processo de ensino e aprendizagem e para tal h a necessidade de constante aperfeioamento, uma vez que
os aprendizes se ajudam uns aos outros a aprender, trocando saberes, vivncias, significados, culturas. Trocando questionamentos seus, de seu tempo cultural, trocando incertezas, perguntas, mais do que respostas, talvez, mas trocando. (ARROYO, 2000, p.166)

No fazer pedaggico com o uso das TICs os educadores aprendem a trabalhar de forma coletiva, deixando de lado o medo de perder a autoridade, mas que a opo pelo uso dos recursos tecnolgicos favorea o ensino e a aprendizagem.
A aplicao da informao exige sua interpretao e seu processamento, o que implica a atribuio de significados de modo que a informao passe a ter sentido para aquele aprendiz. Assim, aprender significa apropriar-se da informao segundo os conhecimentos que o aprendiz j possui e que esto sendo continuamente construdos. Ensinar deixa de ser o ato de transmitir informao e passa a ser o de criar ambientes de aprendizagem para que o aluno possa interagir com uma variedade de situaes e problemas, auxiliando-o em sua interpretao para que consiga construir novos conhecimentos. (VALENTE, 2002, p.24)

Nesse contexto o fazer pedaggico do professor deve se orientar por concepes de criar situaes e espaos em que os alunos possam atribuir significados s informaes, assim, transformando-as em conhecimentos, para tal, o professor deve mobilizar os alunos para a busca de novas compreenses, atravs de atividades de autoria, de produo de idias e de estratgias para a resoluo de problemas. Logo, ensinar oportunizar situaes de aprendizagem, nas quais as TICs permitem articular pensamento e realizao de aes que o aluno interaja com o meio real e virtual para que ao aproximar seu mundo real com o conhecimento virtual, construa novos saberes que permita a interao de forma social e global.

3- A INTEGRAO DAS TICs NO FAZER PEDAGGICO DOS PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOS RODRIGUES CARDOSO.

A pesquisa quanti-qualitativa realizada com sete professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jos Rodrigues Cardoso, das quais duas cursaram graduao, uma capacitou-se para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e quatro se especializaram atravs do EAD, apoiou-se pela coleta de dados quantitativos e quantitativos. A coleta do corpus foi realizada no ms de Julho de 2011, para tal foram entregues questionrios as sete professoras, com retorno de 100% dos questionrios respondidos, com os quais foram questionados: a formao dos professores e TICs utilizadas na formao; a quantidade de mdias na escola; a capacitao dos professores para a utilizao; o fazer pedaggico com TICs e seu resultado. As respostas foram tabuladas e os dados obtidos foram discutidos, sendo que a maioria das educadoras (57%) tem graduao e especializao. As demais (43%) possuem Graduao em Pedagogia e Cincias Biolgicas. Todas as professoras (100%) utilizaram, na formao, na capacitao e na especializao, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, nos quais interagiam com os colegas e professores via chat, frum, portflio. Duas (28%) utilizavam TV e DVD para assistir a explicao do contedo. A integrao das TICs na escola, segundo Valente e Almeida (1997) no tem provocado mudanas pedaggicas significativas. A insero tem ocorrido de forma que esses recursos so acrescentados estrutura j instaurada e consequentemente no modificam as prticas educativas. Como se pode ver na pesquisa, que segundo as professoras, os projetos/programas implantados na escola so TVESCOLA, PROINFO e PROGRAMS DE CAPACITAO (plataforma Freire) e participam nos projetos/programas implantados na escola 150 alunos, 10 professores, dos quais sete j utilizaram o EAD na sua formao. No entanto como mais adiante se pode constatar no so explorados os recursos disponveis, uma vez que a escola est bem equipada e 100% das professoras tem conhecimento de sua existncia, no entanto no citaram os recursos disponveis como, por exemplo, os do PROINF para trabalhar com o aluno. O fato de a escola estar bem equipada com duas TVs, um vdeo cassete, trinta fitas de vdeos, um aparelho de DVD e DVDs da programao da TV escola, um retroprojetor, uma antena (para receber sinal de satlite), dois receptor (decodificador), uma cmera fotogrfica

digital, dezesseis computadores, trs impressora, dois sinais de internet (via rdio e via satlite), um projetor de multimdia, vrios software educacional, as tecnologias no trouxeram mudana no sistema educacional como um todo, pois os professores desconhecem muitos dos softwares disponveis e suas possibilidades. Valente e Almeida (1997, p. 15) afirmam que
isso acontece, principalmente, pelo fato de termos subestimado as implicaes das mudanas pedaggicas propostas no sistema educacional como um todo: a mudana na organizao da escola e da sala de aula, no papel do professor e dos alunos e na relao aluno versus conhecimento.

Ainda segundo Valente (1999), as TICs so utilizadas para transmitir informaes aos alunos por meio de software, ou o aluno utiliza-as para realizar as tarefas como textos, grficos. Nesse aspecto a pesquisa vai ao encontro com o que diz Valente, pois quanto ao uso 43% dos professores dizem que a maioria dos professores sabe utilizar as TICs, para 57% alguns. Tambm o trabalho pedaggico com tecnologias feito de forma espordica dependendo da necessidade das professoras, planejado pelas professoras das reas ou da srie em que atuam. As TICs so usadas na escola para desenvolvimento de projetos pedaggicos junto aos alunos, como apoio as atividades pedaggicas e apoio ao trabalho do professor. Todas as professoras disseram que fazem uso das TICs, das quais (28%) citaram TV, DVD, retroprojetor e 72% citaram computador, impressora e projetor de multimdia. A insero das TICs, como recurso pedaggico, esto associada s concepes, conhecimentos e crenas que os professores tm sobre as TICs e suas aplicabilidades. Mercado (2005, p. 90) afirme que
muito difcil, atravs dos meios convencionais, preparar professores para usar adquadamente as tecnologias. preciso form-los do mesmo modo que se espera que eles atuem no local de trabalho, no entanto, as novas tecnologias e seu impacto na sociedade so aspectos poucos trabalhados nos cursos de formao de professores de professores, e as oportunidades de se utilizarem nem sempre so as mais adquadas sua realidade.

Adequao, que fala Mercado (2005), possvel perceber no planejamento das professoras que planejam o uso das TICs com objetivo dos alunos lerem e aprenderem, como coloca a professora Rafaela planejo o uso delas para desenvolver atividades que os alunos busquem, pesquisem, leiam e compreendam o contedo estudado. As TICs permitem levar o aluno alm do trabalho realizado em sala de aula, na qual a base do trabalho o professor e o livro didtico, isso pode ser percebido na resposta da professora Carol planejo o uso de TICs para reforar o contedo j trabalhado, mostrar algo a mais que no est no livro didtico. A qual complementa planejo buscando enriquecer o aprendizado do aluno, a busca de novos

conhecimentos, alm da incluso digital, pois a escola o nico local de acesso a mdias digitais. A professora Ro disse planejo o uso das TICs com o objetivo de criar um ambiente de pesquisa e descoberta que faz parte da realidade de nosso estudantes. No entanto nenhuma das professoras colocou que utiliza as TICs como meio para criar ambientes de construo do conhecimento via interao, onde ela professora seja mediadora como ocorre nos AVAs do EAD. Na pesquisa possvel perceber que o uso das TICS na escola pesquisada est distante do que diz Vallin (2007), para o autor as TICs permitem tanto ao professor como ao aluno desfrutar de programas e softwares que atraem a ateno do aluno provocando a interatividade, participao e interesse do aprendiz; permitem exercitar a criatividade atravs da mescla de softwares de texto, apresentao, vdeo, udio, imagens; tambm instigam a busca atravs da utilizao de sites de busca, bibliotecas virtuais, indicaes bibliogrficas encontradas na internet e interfaces de aprendizagem; permitem acessar a informaes de ontem e de hoje que passam por freqentes atualizaes. E o mais importante, permitem: construir e compartilhar conhecimentos atravs de enciclopdias on-line, livres e colaborativas; a possibilidade de criao e modificao geis, oferecida por editores de texto que disponibilizam editorao e correo, cpias, incluso, excluso e reescrita de um texto com a possibilidades de diversas formataes; Tambm a impresso de textos e demais produes fazem parte do aparato miditico; a consulta a dicionrios virtuais torna a consulta mais prtica e contnua; o acesso a contedos com maior facilidade atravs de comandos que permitem especificar palavras ou expresses; o acesso e criao de materiais dinmicos; Possibilidade de publicar, melhorar e incrementar trabalhos; estruturar apresentaes com mapas conceituais, imagens, sons, textos, vdeos e hiperlinks; Comunicar, interagir, trocar experincia e exercitar a coletividade atravs de fruns de discusso, salas de bate-papo e listas de discusso; a facilidade e agilidade no intercmbio de informaes atravs do e-mail e armazenar contedo e interagir atravs de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A teoria defendida por Vallin (2007) se aproximam quando as professoras avaliaram que os alunos aprendem melhor nas aulas que utilizam as TICs, pois, segundo a professora Laura, a aprendizagem bastante significativa, os alunos gostam e se interessam pelo contedo, pois algo chamativo que prende a ateno. Tambm a professora Tati afirmou que as aulas so produtivas que os alunos realizam as atividades propostas, no entanto a professora Su destacou que sente a falta da curiosidade dos alunos em buscar o conhecimento, quando vo ao laboratrio de informtica e preferem os chats de relacionamento e jogos. Tambm as professoras participantes da pesquisa, julgam ter feito

bom uso das TICs em pesquisas na internet, no uso do projetor de multimdia como se pode ver nas respostas da professora Su e Carol respectivamente: pesquisa na internet sobre o significado do seu nome. Houve grande interesse dos alunos; no dia municipal de combate as drogas, com o projetor de multimdia apresentei bastantes fotos, grficos e isso chamou a ateno dos alunos. Tiveram interesse pelo que foi trabalhado por ser uma forma diferente do tradicional. Os professores, tambm, poderiam se aproximar no seu fazer pedaggico com TICs do que diz Vallin (2007), pois a escola possui um bom aparato tecnolgico e diante do que coloca a professora Su que os alunos se interessam por chats e jogos, as professoras poderiam criar espaos para a interao entre estudantes e atividades desafiadoras como jogos educativos. As professoras foram questionadas se tivessem de montar um projeto com uso das TICs, se sentiriam habilitadas. Todas (100%) colocaram que no e justificaram que falta conhecimento e aperfeioamento para atuar melhor como fica claro na resposta da professora Mar, a qual disse: acho que falta aperfeioamento para um melhor aproveitamento, eu precisaria me aperfeioar para atuar melhor. O contexto atual da educao vem exigindo dos profissionais deste setor mais que qualificao e insero das TICs no seu fazer pedaggico, exige um profissional criativo, colaborativo, cooperativo, reflexivo e crtico que busque informaes e as aplique no processo ensino aprendizagem de forma que as TICs, com suas ferramentas, contribuam na formao do aluno, onde ele seja o agente da construo de seu conhecimento.

5-CONCLUSO

Ao analisar a utilizao das TICs pelos professores na educao presencial, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jos Rodrigues Cardoso, percebe-se que houve pouca alterao da metodologia tradicional das quais pode se destacar o uso de DVD, TV, retroprojetor ou projetor e computador. Diferente da educao a distncia que a utilizao de novas tecnologias de informao e comunicao uma constante com o uso da Internet, dos softwares, portflios para que haja a interao e consequentemente a aprendizagem pedaggica. Isso faz com que essa modalidade se dissemine como possvel constatar que 70% dos professores da escola j utilizaram o EAD para se capacitar e nele utilizaram TICs

interativas, no entanto o fazer pedaggico desses professores ainda centralizador mesmo ao utilizar as TICs, as quais so utilizadas pelos professores, porm no de forma interativa. Para esse fato, Almeida (2000) diz que h professores que se esforam para tentar transferir as novas tecnologias para as suas aulas tradicionais sem mudar para uma atitude reflexiva que integra as potencialidades tecnolgicas de informao e comunicao nas atividades pedaggicas. Essa prtica pedaggica com mdias deve envolver o aluno, o professor, as tecnologias disponveis em um ambiente de aprendizagem, cujas TICs escolhidas sejam segundo os objetivos da atividade. por essa razo que o professor no deve apenas buscara introduo das TICs, mas deve tambm buscar as que se adquam, construindo mecanismo de fortalecimento dos laos de aproximao entre a tecnologia e processo pedaggico. A escola tem recursos para o seu fazer pedaggico, pois est equipada e digitalizada, no entanto no basta introduzir as ferramentas, necessrio capacitar os usurios para fazerem bom uso das TICs no processo educativo que podem ser muito mais abrangente que hoje. Esse novo fazer pedaggico com TICs permite aos alunos construrem seus saberes de forma coletiva e colaborativa, portanto cabe aos professores se apropriarem do conhecimento e adequarem as TICs presente na escola para transformar as prticas educativas do ensino presencial para a interao construtivista do saber.

REFERNCIAS ALAVA, S. e cols. Ciberespao e formaes abertas: rumo a novas prticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. ALMEIDA, M. E. Informtica e formao de professores. Ministrio da Educao: Brasilia, 2000. ARROYO, M. G. Ofcio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrpolis: Vozes, 2000. BRASIL. Ministrio da Educao. Portal do MEC <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356>. Acesso em 02 maio. 2011. CHARTIER, A. M. Saberes Cientficos e saberes de ao caminham junto. Nova escola, Ano XXV, n 236, outubro 2010. FAVERO, R. M. (org). O dilogo como uma Estratgia de Interao na Formao Docente na EAD. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13602/8861. Acesso em: 08 dez. 2010. FREIRE, P. Teoria e Prtica da Liberdade: Uma Introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

10

MENEGUETTI, N. C. F. A trplice relao pedaggica entre: educador-professor-tutor, na educao a distncia. Disponvel em: http://e-spacio.uned.es/fez/eserv.php? pid=bibliuned:19971&dsID=A_TR__PLICE_RELA____O_PEDAG__GICA_EDUCADORPROFESSOR-TUTOR.pdf. Acesso em: 06 dez.2010. MERCADO, Lus P. Vivncias com aprendizagem na Internet. Macei: Edufal: 2005. MORAN, Jos Manuel. O que educao distncia. <www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 10 mai. 2011. Disponvel em:

VALENTE, J. A; ALMEIDA, F. J. de. Viso analtica da Informtica na Educao no Brasil:ma questo da formao do professor. Revista Brasileira de Informtica na Educao, n.1, p. 01-28, 1997. VALENTE, Jos Armando. (Org.), O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, UNICAMP, 1999. Disponvel em: http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/ Acesso em 10 mai. 2011. VALENTE, Jos Armando. Informtica na educao: uma questo tcnica ou pedaggica? Ptio Revista pedaggica. Porto Alegre, ARTMED, 1999, v.3, n 9, maio/julho, p. 20-23. VALENTE, Jos Armando. Repensando as situaes de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim do Salto para o Futuro, srie Tecnologia na Escola. Programa 4, 2002. Disponvel em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt4.htm. Acesso em mar/2011. VALLIN, Celso. Escola, projetos e novas tecnologias. Disponvel em: <http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=69>. Acesso em: 20 mai. 2011. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Вам также может понравиться