Вы находитесь на странице: 1из 12

1

A Arte de Pesquisar
Epgrafe H uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que no se sabe, e isso se chama pesquisar. Vem talvez agora a idade de uma outra experincia; a de desaprender. (Scrates: - S sei que nada sei...) De deixar trabalhar o remanejamento imprevisvel, que o esquecimento impe sedimentao dos saberes, das culturas, das crenas que atravessamos. [Ento tudo o que achamos impossvel agora, (para o trabalho de concluso de curso TCC), pode se tornar possvel num momento futuro, essa construo de conhecimento constante.] Essa experincia tem, creio eu, um nome ilustre e fora de moda, que ousarei tomar aqui sem complexo, na prpria encruzilhada de sua etimologia, a palavra :

Sapientia: nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria, e o mximo de sabor possvel. Roland Barthes

O olhar cientifico... Introduo: - Da anlise qualitativa em Antropologia realmente ir at a prtica, o que se designa; e o que se entende por isso conseguir ver atravs dos olhos dos pesquisados. Ver de dentro o significado das lgicas particulares caractersticas de cada cultura. Ressaltando assim a importncia do - trabalho de campo - O pesquisador, atravs de uma estada de longa durao, deve mergulhar profundamente na cultura nativa, impregnando-se da mentalidade nativa. Deve viver, falar, pensar e sentir como os nativos. Assim tambm a Metodolgica Qualitativa ao tentar ver o mundo atravs dos olhos dos atores sociais, e dos sentidos que eles atribuem aos objetos e s aes sociais que desenvolvem.

O fundador do positivismo, Augusto Comte (1798 1857).

Defendia a unidade de todas as cincias e a aplicao da abordagem cientifica na realidade social humana. Com base em critrios de abstrao, complexidade e relevncia prtica, Comte estabeleceu uma hierarquia das cincias, em que a matemtica ocupava o primeiro lugar, e a sociologia ou fsica social, o ultimo. Ento teramos o seguinte respectivamente: Matemtica Astronomia Fsica Qumica Biologia Sociologia

Nesta perspectiva, na qual o objeto das cincias sociais deve ser estudado tal qual o das cincias fsicas, a pesquisa uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador no pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenas contaminem a pesquisa.

(?)

_______________________________ ____________ A cincia no corresponde a um mundo a descrever. Ela corresponde a um mundo a construir. Glossrio O que e o que no cincia? Cincia: A cincia um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, obtidos atravs da observao e da experincia. Ao contrrio do que muitos professam, a cincia no universalmente neutra, mas efeito de uma realidade particular. um corpo de conhecimentos sistemticos, adquiridos com um mtodo prprio, em um determinado meio e momento. O conhecimento de hoje pode ser negado amanh, o que faz da cincia um processo em constante criao e no uma verdade absoluta. A cincia d solues na medida em que levanta novos problemas. Assim, a cincia est muito mais prxima de nossa ignorncia do que de nossas certezas. O estudo cientfico deve obedecer aos seguintes critrios:

A- Coerncia: falta de contradio, premissas noconflitantes e concluses congruentes; B- Consistncia: capacidade de resistir a argumentaes contrrias; C- Originalidade: produo no-repetitiva, representando real contribuio para o conhecimento cientfico;
D-

Objetivao: esforo controlado de conter a subjetividade nos limites da suposta objetividade.

O que Mtodo? Do grego mthodos = caminho para chegar a um fim.

O que Metodologia?

Do grego mthodos + logos. Mtodo significa organizao. Logia quer dizer estudo sistemtico, pesquisa, investigao. Metodologia significa, etimologicamente, o estudo dos caminhos a serem seguidos, dos instrumentos usados para se fazer cincia. A Metodologia faz um questionamento crtico da construo do objeto cientfico, problematizando a relao sujeito-objeto construdo. Diante de uma objetividade impossvel, a Metodologia busca uma subjetividade controlada por si mesma (autocrtica) e pelos outros (crtica). O que Pesquisa? Pesquisa a construo de conhecimento original, de acordo com certas exigncias cientficas. um trabalho de produo de conhecimento sistemtico, no meramente repetitivo, mas produtivo, que faz avanar a rea de conhecimento a qual se dedica. Uma pesquisa necessita o cumprimento de trs requisitos:

1- A existncia de uma pergunta que se deseja responder; 2 - A elaborao de um conjunto de passos que permitam chegar resposta, e; 3 - A indicao do grau de confiabilidade na resposta obtida.

Formulando o Problema de Pesquisa Como formular um problema especfico que possa ser pesquisado por processos cientficos? O primeiro passo tornar o problema concreto e explcito atravs: Da imerso sistemtica no assunto, Do estudo da literatura existente, Da discusso com pessoas que acumularam experincia prtica no campo de estudo. Escolha do tema

Einstein diz: - Freqentemente, a formulao de um problema mais essencial que sua soluo. A boa resposta depende da boa pergunta! O pesquisador deve estar consciente da importncia da pergunta que faz e deve saber colocar as questes necessrias para o sucesso de sua pesquisa.

O pesquisador ao escolher seu objeto de estudo deve pensar: Como identificar um tema preciso (recorte do objeto); Como escolher e organizar o tempo de trabalho; Como realizar a pesquisa bibliogrfica (reviso da literatura); Como organizar e analisar o material selecionado; Como fazer com que o leitor compreenda o seu estudo e possa recorrer mesma documentao caso retome a pesquisa.

A formulao de um projeto de pesquisa passa por vrias etapas: O problema que exige respostas deve ser delimitado dentro de um campo de estudo. A tarefa de pesquisa precisa ser reduzida ao que possvel ser realizado pelo pesquisador. preciso evitar que a coleta de dados seja feita de forma a favorecer uma determinada resposta. preciso definir os conceitos que sero usados. necessrio prever as etapas do processo de pesquisa, mesmo sabendo-se que elas podero ser reformuladas. Concluindo assim que preciso estar aberto ao novo no decorrer da pesquisa, e ter uma atitude flexvel para realizar as mudanas e ajustes necessrios no desenvolvimento do estudo. Karl Marx dizia que os homens s se colocam os problemas que podem resolver, constatando as conexes da pesquisa com os contextos sociais nos quais ela se inscreve. ---------------------------------------------------------------

10

Texto Final Os passos da Pesquisa O incio da pesquisa depende da escolha do tema de estudo; da delimitao do problema; da definio do objeto a ser pesquisado e dos objetivos a serem atingidos, da construo do referencial terico; da formulao de hipteses e da elaborao dos instrumentos de coleta de dados. Com relao ao tema de estudo, vale lembrar mais uma vez que a escolha de um assunto no surge espontaneamente, mas decorre de interesses e circunstncias socialmente condicionadas. Essa escolha fruto de determinada insero do pesquisador na sociedade. O olhar sobre o objeto est condicionado historicamente pela posio social do cientista e pelas correntes de pensamento existentes. A pesquisa cientfica requer flexibilidade, capacidade de observao e de interao com os pesquisados. Seus instrumentos devem ser corrigidos e adaptados durante todo o processo de trabalho, visando aos objetivos da pesquisa. No entanto, no se pode iniciar uma pesquisa sem se prever os passos que devero ser dados. Um dos primeiros passos do pesquisador o de definir alguns conceitos fundamentais para construir o quadro terico da pesquisa. Toda construo terica

11

um sistema cujos eixos so os conceitos, unidades de significao que definem a forma e o contedo de uma teoria. Categorias so os conceitos mais importantes dentro de uma teoria. Em seguida, o pesquisador dever estabelecer as hipteses de seu estudo. Hipteses so afirmaes provisrias a respeito de determinado fenmeno em estudo. Uma hiptese uma suposio duvidosa, algo provvel, que poder ser posteriormente confirmada ou rejeitada. necessrio que as hipteses sejam claras, estejam relacionadas com os fenmenos concretos que se pretende estudar e com a teoria. As hipteses podem ser criadas a partir dos resultados de outros estudos ou de um conjunto de teoria. Qualquer pesquisa est situada dentro de um quadro de preocupaes tericas. A leitura da bibliografia deve ser um exerccio de crtica, na qual devem ser destacadas as categorias centrais usadas pelos diferentes autores. Este um exerccio de compreenso fundamental para a definio da posio que o pesquisador ir adotar.
Em sntese, temos no relatrio final da pesquisa: 1. capa (dedicatria/agradecimentos/resumo/epgrafe) 2. Sumrio 3. Introduo 4. Justificativa 5. Discusso terica 6. Descrio do plano de estudo e do mtodo de coleta de dados 7. Apresentao dos resultados 8. Anlise, interpretaes e concluses 9. Referncias bibliogrficas

12 10. Anexos

Вам также может понравиться