Вы находитесь на странице: 1из 4

Anatomia - Curvaturas fisiolgicas e seus eixos

Quando nascemos, a coluna vertebral apresenta uma nica curva, sendo convexa posteriormente. A partir do momento em que a criana eleva a cabea a partir da posio prona e desenvolve a capacidade de sentar, a coluna cervical torna-se convexa anteriormente, formando uma lordose. Com a evoluo, a criana consegue permanecer na postura ereta e caminhar, e as vrtebras lombares desenvolvem uma convexidade anterior, tambm formando uma lordose. A partir dos 10 anos de idade, as curvas fisiolgicas j esto iguais s encontradas no adulto, com trs curvaturas principais: a lordose cervical (concavidade posterior), a cifose torcica (convexidade posterior) e a lordose lombar (concavidade posterior). O plano inclinado do sacro na posio ereta est a aproximadamente 30 graus na horizontal.

A disposio particular dos ossos da regio lombar que determina a sua curvatura, fazendo com que a coluna seja cncava nesta regio, sendo denominada de lordose lombar. necessrio distinguir entre a curvatura ssea que faz com que as vrtebras estejam efetivamente em lordose e anteverso da pelve (a o problema est na bacia e no na coluna), e a viso exterior desta regio, que nem sempre est em correspondncia com esta linha ssea.

Isso mesmo! A curvatura pode se alterar em funo da posio da pelve. Uma anteverso da bacia (bscula sobre os fmures para frente) causa uma lordose lombar, ao passo que uma retroverso (bscula da bacia para trs) leva ao desaparecimento da lordose lombar.

Outro fator que deve ser levado em conta o volume das partes moles. Ou seja, uma pessoa com abdmen e glteos avantajados pode transparecer um aumento da curvatura lombar acima do normal.

Movimentos plvicos, vista lateral. Fonte: Acervo Pessoal, 2009.

Msculos da pelve que esto encurtados na anteverso e retroverso. Fonte:

Na posio ereta, a anteverso frequentemente causada por um encurtamento dos ligamentos ou msculos anteriores do quadril. Estes so flexores, que levam ao surgimento de uma lordose acima (ou uma flexo do joelho abaixo, ou dos dois juntos). Problemas como este devem ser corrigidos, pois no se trata de uma causa fisiolgica. O problema no lombar, e sim nos msculos do quadril.

Na coluna torcica (ou dorsal), no h como dissociar as vrtebras das costelas durante os movimentos. A mobilidade intervertebral muito reduzida no alto desta regio pelas sete primeiras costelas, ligadas anteriormente ao osso esterno. Esta limitao diminui em sequncia, permitindo regio dorsal baixa permanecer bastante mvel, onde as ltimas costelas so flutuantes.

A regio cervical tambm possui uma lordose, assim como na regio lombar. Existe uma fisiologia entre as duas colunas; a superior e a inferior, que se completam com perfeio nos movimentos ativos. Anteflexo, que comea em cima, inicia-se por uma extenso occipital que faz o queixo entrar e depois enrolar a coluna inferior em extenso. A pstero-flexo, que comea embaixo, desenrola a coluna cervical inferior em flexo, depois termina por uma flexo occipital que bscula a cabea para trs.

Os movimentos das duas colunas cervicais podem sempre ser dissociados, ou seja, uma anteflexo ou uma pstero-flexo da coluna cervical inferior pode associar-se a uma flexo ou a uma extenso occipital para garantir a horizontalidade do olhar.

J na regio sacra, os prprios ossos so construdos em forma de curva; no quadril verificamos que o sacro possui um posicionamento deslocado anteriormente. como se uma pessoa se debruasse sobre uma superfcie. o que chamamos de mutao sacra, onde a parte superior do sacro (plat do sacro), no horizontal, mas oblqua. Posteriormente posicionado sobre este plat do sacro, encontramos o primeiro disco intervertebral e a primeira vrtebra (partindo-se de baixo para cima), ou seja, L.5. Essas duas peas so mais espessas anteriormente do que posteriormente. Ento temos que o incio da linha vertical da coluna uma curvatura vertendo para trs.

Para quem vai trabalhar tratando os desvios de coluna, essencial os valores de referncia dos ngulos normais da coluna, pois a partir destes que podemos identificar o tamanho de um desvio postural e, posteriormente, traar uma linha de tratamento adequado.

- Cifose dorsal: 19 a 33 graus; - Lordose lombar: 25 at 42 graus; - Ferguson (curvatura lombossacra): 45 at 61 graus.

Вам также может понравиться