Вы находитесь на странице: 1из 28

Comandos do Clipper

Aqui voc encontrar 107 comandos do Clipper neste pequeno Guia de Referncia. //
Sintaxe: // <texto do comentrio> Propsito: O comando barra-dupla (//) permite que sejam colocados comentrios em linhas de instrues de um programa. Os tradicionais comando *, NOTE e && esto obsoletos na verso 5.0 do Clipper, tendo sido mantidos apenas por questes de compatibilidade. Voc deve substitu-los pelo novos comando // e /* e */. Argumentos: <texto do comentrio> Define a cadeia de caracteres que constitui o texto do comentrio, colocada aps o comando //.

?/??
Sintaxe: ? <lista/expresso> ou ?? <lista/expresso> Propsito: O comando INTERROGAO apresenta dados ou resultados de expresses, na tela ou na impressora, separados por um espao. Argumentos: <lista/expresso> Define uma lista de valores ou expresses, de qualquer tipo de dado, a serem apresentados. Esta lista poode conter qualquer combinao de tuipos de dados, incluindo campios memo. Se no for especificada, o comando ? causar uma mudana de linha e ?? no ter nenhum efeito.

@ . . . Box
Sintaxe: @ <lse, cse, lid, cid> BOX <bordas> Propsito: O comando @ . . . BOX desenha caixas ou molduras retangulares na tela. Podem ser especificados o tamanho e a posio relativa da moldura na tela, alm de at nove diferentes caracteres que podem ser utilizados para constru-la. Argumentos: <lse, cse, lid, cid> Define uma cadeia de caracteres de at nove posies, na qual os oito primeiros caracteres formam as bordas da moldura e o ltimo preenche o seu interior. Se apenas um caractere for especificado, este mesmo caractere ser utilizado para desenhar todas a moldura.

@ . . . Clear
Sintaxe: @ <lse, cse> [clear [to <lid, cid> ] ] Propsito: O comando @ . . . CLEAR limpa ou apaga uma regio retangular da tela. Argumentos: <lse, cse, lid, cid> Definem as coordenadas da regio da tela a ser limpa. Os valores para as linhas podem variar de zero a MAXROW( ), geralmente 24, e os valores para as colunas podem variar de zero a MAXCOL( ), geralmente 79. Se a clusula TO no for especificada, os valores para lid e cid sero assumidos como sendo, respectivamente, MAXROW( ) e MAXCOL( ).

@ . . . Prompt
Sintaxe: @ <linha, coluna> prompt <opo do menu> [message <mensagem associada>] Propsito: O comando @ . . . PROMPT apresenta um menu de opes na tela. Cada opo apontada por um cursor luminoso, sendo escolhido atravs das setas de direo <Enter>, ou atravs do pressionamento da letra inicial de cada opo. Uma mensagem explicativa sobre a funo de cada opo, pode ser apresentada para facilitar a escolha do usurio. Com este comando, menus parecidos com os do Lotus 1 - 2- 3 podem ser automaticamente criados. Argumentos: <linha, coluna> So valores ou expresses numricas que definem as coordenadas onde dever ser apresentada uma opo do menu. Os valores da linha podem variar de zero a MAXROW( ), em geral 24; os valores das colunas podem variar de zero a MAXCOL( ), em geral 79. <opo do menu> Define uma cadeia de caracteres que contm o nome da opo do menu a ser apresentada para escolha do usurio.

<mensagem associada> Define uma cadeira de caracteres contendo a mensagem explicativa associada a cada opo do menu. Cada vez que a correspondente opo for apontada, a mensagem ser apresentada na linha determinada pelo comando SET MESSAGEM TO.

@ . . . Say
Sintaxe: @ <linha, coluna> [ say <expresso> [ picture <mscarac / funo de formatao> ] ] Propsito: O comando @ . . . SAY permite formatar a sada de dados, na tela ou na impressora, apresentando os dados nas posies desejadas, de acordo com as coordenadas das linhas e colunas especificadas. Argumentos: <linha, coluna> So expresses numricas que definem as coordenadas da posio da tela ou da impressora na qual os dados sero apresentados. Para apresentao na tela, utiliza-se SET DEVICE TO SCREEN, sendo que as linhas podero variar de zero a MAXROW( ) (normalmente 24) e as colunas de zero a MAXCOL( ) (normalmente 79). Para impresso, utiliza-se SET DEVICE TO PRINTER, sendo que os valores das linhas e colunas podero variar de zero a 32.766. <expresso> Define uma expresso de qualquer tipo de dado (caractere, data, lgico, numrico ou campo), que ser apresentada na posio definida, do dispositivo selecionado (tela ou impressora). Picture <mscara / funo de formatao> Define uma mscara ou funo de formatao para os dados a serem apresentados. No Clipper podem ser utilizados funes ou mscara de formatao para os dados a serem apresentados, permitindo a definio de como os dados sero apresentados ao usurio.

@ . . . To
Sintaxe: @ <lse, cse> to <lid, cid> [double] Propsito: O comando @ . . . TO desenha na tela uma moldura ( ou caixa) com linhas grficas simples ou duplas. Argumentos: <lse, cse> e <lid, cid> Definem as coordenadas da moldura ou caixa a ser desenhada. Os valores para as linhas podem variar de zero a MAXROW( ), geralmente 24, e os valores para as colunas podem variar de zero a MAXCOL( ), geralmente 79. Double: Opcionalmente desenha uma moldura com linhas duplas. Se no for especificado ser desenhada uma moldura com linhas simples.

APPEND BLANK
Sintaxe: APPEND BLANK Propsito: O comando APPEND BLANK adiciona um novo registro vazio (em branco), no final do arquivo de dados que estiver em uso na rea de trabalho selecionada. Argumentos: Nenhum.

APPEND FROM
Sintaxe: APPEND FROM <nome o arquivo> [FIELDS <lista de campos>] [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] [SDF / DELIMITED [WITH BLANK / <delimitador>] ] Propsito: O comando APPEND FROM importa registros de um arquivo existente (arquivo-origem), e os adiciona no final do arquivo de dados em uso (arquivo-destino), na rea de trabalho que estiver selecionada. O arquivoorigem no precisa ser um arquivo de dados padro .DBF; poder ser um arquivo tipo texto padro ASCII. O comando APPEND FROM permite importar dados de arquivos no .DBF para arquivos .DBF. Argumentos: FROM <nome do arquivo> Especifica o nome do arquivo-origem, ou seja, do qual os registros sero importados. O <nome do arquivo> pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere envolta por parnteses. Se a extenso no for especificada, ser assumida a extenso-padro .DBF. Se for especificada a clusula SDF ou a clusula DELIMITED, a extenso-padro assumida ser .TXT. FIELDS <lista de campos> Especifica os campos dos registros do arquivo-origem que devem ser copiados para o arquivo-destinho. A <lista de campos> deve conter o nome dos campos separados por vrgula. Se no for especificada, todos os campos do arquivo-origem sero copiados para o arquivo-destino.

<escopo> Especifica a quantidade de registros do arquivo-origem que dever ser importada para o arquivo-destino; ALL, todos os registros; NEXT <n>, os prximos n registros, a partir do atual; RECORD <n>, apenas o registro de nmero n; e REST, os registro restantes, a partir do registro atual. Se um escopo no for especificado, ser assumido o escopo ALL, ou seja, todos os registros sero copiados para o arquivo-destino. FOR <condio> Especifica uma <condio> lgica para selecionar os registros que devero ser importados para o arquivo em uso (arquivo-destino), de acordo com o escopo especificado. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero copiados. WHILE <condio> Especifica os registros que devero ser importados para o arquivo em uso (arquivo-destino), a partir do registro em que estiver posicionado o apontador de registros, enquanto a <condio> especificada permanecer verdadeira. Para a utilizao da clusula WHILE, o arquivo-origem dever estar ordenado ou indexado de acordo com a <xcondio> especificada. SDF A clusula SDF (System Data Format) especifica que o arquivo-orgiem do tipo texto, padro ASCII. Os dados so importados caractere por caractere, partindo-se da esquerda. Cada registro possui um comprimento fixo (que corresponde soma do tamanho de todos os campos a serem copiados), sendo finalizados com um "carriage return/ine feed", ou seja, cada linha do arquivo-origem corresponde a um registro. Os campos do arquivo-destino so preenchidos seqncialmente com os caracteres do arquivo-origem lidos da esuquerda para a direita. DELIMITED Especifica que o arquivo-origem do tipo texto delimitado, padro ASCII. Os dados so importados caractere por caractere, partindo-se da esquerda.- Cada registro do arquivo-origem dever ter um tamanho varivel e terminar com um REturn e um avano de linha (carriage return/life feed), ou seja, ser importado um registro por linha. Cada campo do arquivo-origem poder ter uma tamanho varivel e dever estar separado do seguinte por uma vrgula. Os campos com dados tipo caractere podero ou no estar delimitados por aspas (" "). A extenso-poadro dos arquivos-origem copiados com esta opo .TXT. DELIMITED WITH BLANK Identifica uma arquivo-origem tipo texto delimitado, no qual os campos so separados por um espao em branco e os campos tipo caractere no so delimitados por nenhum caractere. DELIMITED WITH <delimitador> Identifica um arquivo-origem tipo texto delimitado, no qual os campos tipo caractere so delimitados por qualquer outro caractre diferente do padro, que so as aspas. Por exemplo: colchetes ( [ ] ). O <delimitador> apropriado pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere envolta por parnteses. Esta clusula dever ser sempre a ltima a ser especificada no comando APPEND FROM.

AVERAGE
Sintaxe: AVERAGE <lista de campos / expresses> TO <lista de variveis> [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando AVERAGE calcula a mdia aritmtica de campos numricos de um arquivo de dados, armazenando o resultado em variveis de memria. Argumentos: <lista de campos / expresses> Define uma lista de nomes de campos numricos do arquivo de dados em uso na rea de trabalho selecionada ou expresses envolvendo-os. Este argumento deve ser obrigatoriamente especificado para que as respectivas mdias sejam calculadas. Cada item da lista deve estar separado do seguinte por uma vrgula. <lista de variveis> Identica as variveis que devero receber os resultados da mdias calculadas. Deve haver, obrigatoriaente, uma varivel para o armazenamento de cada uma das mdias calculadas. Caso as variveis ainda no existam, ou no sejam visveis, sero automaticamente criadas como sendo de classe privada. <escopo> Define a quantidade de registros a ser processada pelo comando AVERAGE: ALL, todos os registros; NEXT <n> os <n> registros seguintes, a partir do atual; RECORD <n>, apenas para o registro de nmero <n>; e REST, os registros restantes do arquivo, a partir do registro atual. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser processados dentro do <escopo> determinado. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) participao do clculo da mdia. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem processados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Assim que a condio se tornar falsa (.F.), o clculo da mdia ser interrompido e o resultado armazenado nas variveis especificadas. Para o funcionamento correto desta clusula, o arquivo de dados dever estar indexado ou ordenado de acordo com a <condio> especificada.

BEGIN SEQUENCE . . . END

Sintaxe: BEGIN SEQUENCE . <instrues> . [BREAK [<expresso>]] . <instrues> . [RECOVER [USING <varivel>]] . <instrues> . END [SEQUENCE] Propsito: O comando BEGIN SEQUENCE define uma estrutura seqncial de controle, dentro do fluxo de execuo de um programa, e permite sua interrupo na ocorrncia de um determinado evento. Argumentos: BREAK <expresso> Causa o desvio do fluxo de execuo para a linha de instruo imediatamente seguinte ao prximo comando RECOVER, se um tiver sido especificado, ou ao prximo comando END SEQUENCE. A <expresso> um valor a ser atribudo <varivel> especificada pela clusula USING do comando RECOVER. RECOVER USING <varivel> Define um ponto de "recuperao" dentro do bloco de seqncia construdo, para o qual fluxo de execuo ser desviado aps a execuo de um comando BREAK. Se a clusula USING <varivel> for especificada, a <varivel> receber o valor fornecido pelo comando BREAK. Em geral, este valor corresponde a um objeto-erro. END Define o fim do bloco de seqncia. Se no for especificado um comando RECOVER dentro da seqncia, aps um comando BREAK ser executado, o fluxo de execuo ser desviado para a primeira linha de instruo aps o comando END.

CALL
Sintaxe: CALL <nome da rotina> WITH <lista de parmetros> Propsito: O comando CALL executa rotinas compiladas separadamente em outras linguagens, como C e Assembler, a serem utilizadas "dentro" das aplicaes desenvolvidas em Clipper. O comando CALL est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade. Caso voc deseje utilizar rotinas externas em C ou Assembler, deve usar o Sistema Estentido do Clipper (Extend System), que fornece funes para a passagem de dados entre o Clipper e rotinas escritas em C e Assembler. O Sistema Estendido, entretanto, no ser abordado neste livro por exigir conhecimento aprofundado de outras linguagens de programao, que esto alm de nossos objetivos. Argumentos: <nome da rotina> Define o nome da rotina externa a ser chamada e executada. <lista de parmetros> Define uma lista opcional de at sete parmetros ou expresses de qualquer tipo de dado, a serem passados para a rotina externa chamada.

CANCEL
Sintaxe: CANCEL Propsito: O comando CANCEL cancela a execuo de um programa e retorna o controle do equipamento para sistema opracional, fechando todos os arquivos que estiverem abertos. O comando CANCEL est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade. No recomendamos o seu uso, mas sim o do comando QUIT que equivalente. Argumentos: Nenhum.

CLEAR ALL
Sintaxe: CLEAR ALL Propsito: O comando CLEAR ALL fecha todos os arquivos que estiverem abertos, em qualquer rea de trabalho, e cancela todas as variveis de memria pblicas e privadas ativas. O comando CLEAR ALL est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade com as anteriores. O fechamento de arquivos deve ser feito pelo comando CLOSE, atravs de suas vrias opes. O cancelamento explcito de variveis pblicas e

privadas pode ser feito pelo comando RELEASE, embora essa operao no seja recomendvel, pois fere vrios princpios da programao modular. Argumentos: Nenhum.

CLEAR GETS
Sintaxe: Clear Gets Propsito: O comando CLEAR GETS cancela todos os objetos Get da matriz GetList que estiver ativa (atual e visvel). Argumentos: Nenhum.

CLEAR MEMORY
Sintaxe: Clear memory Propsito: O comando CLEAR MEMORY cancela todas as variveis de memria pblicas e privadas que estiverem ativas na tabela de variveis da aplicao em execuo. Argumentos: Nenhum.

CLEAR
Sintaxe: Clear [Screen] / Cls Propsito: O comando CLEAR limpa toda a tela, reposicionando o cursor no canto superior esquerdo (coordenadas 00,00). Se for utilizado sem a clusula SCREEN, tambm cancela todos os objetos Get, definidos pelos comandos @ . . . GET, que ainda no foram editados pelo comando READ. Argumentos: Screen A clusula SCREEN evita que os objetos Get, da matriz GetList ativa (atual e visvel), sejam cancelados quando a tela for limpa.

CLOSE
Sintaxe: CLOSE [<alias>] [ALL/ALTERNATE/DATABASES/FORMAT/INDEXES] Propsito: O comando CLOSE fecha todos os arquivos abertos ou conjuntos de arquivos especfico, de diversos tipos; texto (alternate files .TXT), dados (database files .DBF), formatao de tela (format files .FMT) e ndices (index files .NTX). Argumentos: <alias> Especifica o nome da rea de trabalho na qual os arquivos a serem fechados esto abertos. ALL Fecha todos os arquivos-texto (alternate), todos os arquivos de dados e todos os arquivos de ndice de todas as reas de trabalho, cancelando todos os filtros (SET FILTER), relacionamentos (SET RELATION) e definies de formatao de tela (SET FORMAT) que estiverem ativos. ALTERNATE Fecha apenas o arquivo-texto (alternate file .TXT), definido pelo comando SET ALTERNATE TO. O comando SET ALTERNATE TO, sem nenhum argumento, tambm fecha o arquivo-texto associado que estiver aberto. DATABASES Fecha todos os arquivos de dados (.DBF), e os arquivos de campos memo (.DBT) e de ndice (.NTX) a eles associados, abertos em qualquer rea de trabalhos. Tambm so cancelados todos os filtros estabelecidos pelo comando SET FILTER, e todos os relacionamentos estabelecidos pelo comando SET RELATION. Contudo, os arquivos de formatao de tela (.FMT) que estiverem abertos no so fechados. FORMAT Fecha o arquivo de formato de tela (format file .FMT), aberto pelo comando SET FORMAT, na rea de trabalho que estiver selecionada. O comando SET FORMAT, sem nenhum argumento, tambm fecha o arquivo de formatao de tela que estiver aberto. INDEXES Fecha todos os arquivos de ndice (.NTX), que estiverem abertos, na rea de trabalho selecionada.

COMMIT
Sintaxe: COMMIT Propsito: O comando COMMIT grava no disco todos os dados que estiverem nos buffers de memria (rea temporrias auxiliares), de todas as reas de trabalho ativas. Argumentos: Nenhum.

CONTINUE
Sintaxe: CONTINUE

Propsito: O comando CONTINUE retorna a pesquisa iniciada pelo comando LOCATE, aps ter sido encontrado o primeiro registro que satisfez a <condio> especificada. O comando CONTINUE reinicia a pesquisa para encontrar o prximo registro do arquivo de dados selecionado, que satisfaa a <condio> especificada pelo ltimo comando LOCATE executado sobre o mesmo arquivo na mesma rea de trabalho. Argumentos: Nenhum.

COPY FILE
Sintaxe: COPY FILE <nome do arquivo-origem>.<extenso> TO <nome do arquivo-destino>.<extenso> Propsito: O comando COPY FILE copia um arquivo de qualquer tipo para um novo arquivo, ou seja, cria uma cpia duplicata de um arquivo. Argumentos: <nome do arquivo-orgiem> Define o nome do arquivo a ser copiado. A extenso deve obrigatoriamente ser especificada. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como ua expresso caractere entre por parnteses. <nome do arquivo-destino> Define o nome do arquivo duplicata a ser criado. A extenso deve obrigatoriamente ser especificada. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

COPY STRUCTURE EXTENDED


Sintaxe: COPY STRUCTURE EXTENDED TO <nome do arquivo> Propsito: O comando COPY STRUCTURE EXTENDED cria um arquivo de dados que contm em seus registros, a definio da estrutura do arquivo de dados em uso, isto , um arquivo de definio de estrutura ou de estrutura estendida. Argumentos: TO <nome do arquivo> Define o nome do arquivo de estrutura estendida que ser criado para receber a estrutura do arquivo de dados em uso.Este argumento pode ser especificado atravs de uma cadeia de caracteres ou de uma expresso caractere entre parnteses. Se no for especificada uma extenso, ser automaticamente assumida a extenso-padro .DBF.

COPY STRUCTURE
Sintaxe: COPY STRUCTURE [FIELDS <lista de campos>] TO <nome do novo arquivo> Propsito: O comando COPY STRUCTURE cria um novo arquivo de dados .DBF vazio (sem registros), com estrutura idntica do arquivo de dados .DBF que estiver em uso na rea de trabalho selecionada. Argumentos: FIELDS <lista de campos> Define o conjunto de campos que edeve ser copiadom, na ordem especificada, para formar a estrutura do novo arquivo de dados .DBF. Se este argumento no for especificado, todos os campos do arquivo em uso sero copiados para o novo arquivo. TO <nome do novo arquivo> Define o nome do novo arquivo de dados .DBF que ser criado, podendo ser especificado atravs de uma cadia de caracteres ou de uma expresso caractere entre parnteses. Se no for especificada uma extenso, ser automaticamente assumida a extenso-padro .DBF.

COPY TO
Sintaxe: COPY [FIELDS <lista de campos>] TO <nome do arquivo cpia> [<escopo>] [FOR <condio> ] [while <condio>] [SDF / DELIMITED [WITH BLANK / <delimitador> ] ] Propsito: O comando COPY TO copia todo ou parte do arquuivo de dados em uso (arquivo-origem), para um novo arquivo de dados .DBf ou para um arquivo-texto (arquivo-destino). Este comando e o principal recurso pra a exportao de dados para arquivos de outros formatos, que no os utilizados pelo Clipper. Argumentos: FIELDS <lista de campos> Especifica os campos do arquivo-origme que devem ser copiados para o arquivo-destino. A <lista de campos> deve conter o nome dos campos a serem copiados, separados por vrgulas. Se no for especificada, todos os campos do arquivo-origem sero copiados para o arquivo-destino. TO <nome do arquivo cpia> Especifica o nome do arquivo-destino, ou seja, para o qual os dados sero copiados. O nome pode ser especificado por uma cadeia de caracteres ou por uma expresso caractere entre parnteses. Quando a clusula SDF ou DELIMITED for especificada, ser assumida a extenso .TXT; em caso contrrio, ser assumida a extenso .DBF, amenos que outra extenso diferente seja explicitamente fornecida. FOR <condio> Especifica uma <condio> lgica para selecionar os registros que devero ser copiados, dentro do escopo especificado. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero copiados.

WHILE <condio> Especifica os registros que devero ser copiados, a partir do registro em que estiver posicionado o apontador de registros, enquanto uma <condio> permanecer verdadeira. Para a utilizao da clusula WHILE, o arquivo-origem ever estar indexado de acordo com a <condio> especificada. SDF A clusula SDF(System Data Format) especifica o tipo do arquivo-destino, como um arquivo texto padro ASCII. Os dados so copiados, caractere por caractere, partindo-.se da esquerda. Cada registro possuir um comprimento fixo(que corresponde soma do tamanho de todos os campos a serem copiados), sendo finalizados com um "carriage return/line feed", ou seja, ser gravado um registro por linha. Os campos possuiro o mesmo tamanho que no arquivo .DBF original e no sero separados por nenhum caractere especial. Os brancos,, esquerda e direita dos campos, sero mantidos. Os campos datra sero converticdos para o formato "aaaammdd", ou seja, "ano ms dia", e os campos lgicos para T (verdadeiro) ou F (falso). A extenso-padro dos arquivos copiados com esta opo .TXT e seu final ser marcado por um Ctrl-Z ou CHR(26), marca-padro de fim de arquivo. DELIMITED Especifica o tipo do arquivo-dedstino, como sendo u arquivo com "formato delimitado", tipo ASCII. Os dados so copiados, caractere por caractere partindo-se da esquerda. Cada registro ter um tamanho varivel e terminar com um "return" e um avano de linha (carriage return/line feed), ou seja, ser gravado um registro por linha. Cada campo ter um tamanho varivel e ser separado do seguinte por uma vrgula. A menos que seja especificado um outro delimitador, aspas ( " " ) sero usadas para delimitar os campos com dados do tipo caractre. Os espas em branco, esquerda ou direita dos campos sero eliminados. Campos tipo data sero convertidos para o formato "aaaammdd", ou seja, "ano ms dia", e os campos lgicos sero convertidos para T (verdadeiro) ou F (falso). A extenso-padro dos arquivos copiados com esta opo .TXT, e um Ctrl-Z (CHR(26)) marcar o fim do novo arquivo criado. DELIMITED WITH BLANK Permite que os campos de um arquivo copiado com "formato delimitado" sejam separados por um espao em branco e os campos caracteres no sejam delimitados por nenhum caractere. DELIMITED WITH <delimitador> Permite que os campos tipo caractere de um arquivo copiado com "formato delimitado" sejam delimitados por qualquer outro caractere diferente do padro, que so as aspas. Por exemplo: colchetes ([ ]). O <delimitador> desejado pode ser especificado como uma cadeia de caracteres iou como uma expresso caractere entre parnteses.

COUNT
Sintaxe: COUNT TO <varivel> [<escopo>] [FOR <condiso>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando COUNT conta o nmero de registros de um arquivo de dados, de acordo com um escopo especificado, que satisfaz uma determianda condio. O resultado armazenado em uma varivel de memria. Argumentos: TO <varivel> Identifica a varivel na qual ser armazenado o resultado da contagem efetuada. Se a <varivel> especificada ainda no existir, ou se no for visvedl par a rotina atual, ser criada como sendo de classe privada. <escopo> Define a quantidade de registros a ser processada pelo comando COUNT: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os <n> registros seguintes, a partir do registro atual; RECORD <n>, apenas o registro de nmero <n>; ou REST, os registros restantes no arquivo, a partir do atual. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser processados dentro do <escopo> definido. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero contados. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem processados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Assim que a condio se tornar false (.F.), a contagem ser interompida e o resultado armazenado na varivel especificada. Para o funcionamento correto da clusula WHILE, o arquivo de dados dever estar indexado ou ordenado de acordo com a <condio> especificada.

CREATE FROM
Sintaxe: CREATE <nome do arquivo> FROM <nome do arquivo de estrutura> Propsito: O comando CREATE FROM cria um novo arquivo de dados .DBF a partir de dados .DBF a partir de um arquivo de estrutura estendida, ou de deginio de estrutura, previamente definido pelo comando CREATE. Argumentos: <nome do arquivo> Especifica o nome do novo arquivo de dados padro .DBF, a ser criado, a partir do arquivo de um estrutura estendida ou definio de estrutura. <nome do arquivo de estrutura> Especifica o nome do arquivo de estrutura estendida que ser utilizado para definir a estrutura do novo arquivo de dados a ser criado pelo comando CREATE FROM. Em ambos os casos, os argumentos podem ser especificados atravs de uma cadeia de caracteres ou de expresses caractere envolvidas por parnteses. Se uma extenso no for explicitamente especificada, ser assumida a extensopadro .DBF.

CREATE
Sintaxe: CREATE <nome de arquivo> Propsito: O comando CREATE cria um arquivo de definio de estrutura vazio, para posterior criao de um arquivo de dados, atravs do comando CREATE FROM. Argumentos: <nome do arquivo> Define o nome do arquivo de definio de estrutura a ser criado. Pode ser especificado atravs de uma cadeia de caracteres ou de uma expresso caractere entre parnteses. Se no for fornecida uma extenso, ser assumida a extenso-padro .DBF.

DECLARE
Sintaxe: Declare <nome identificador> [[:= <inicializador>], ...] Propsito: O comando DECLARE cria e inicializa uma ou mais variveis e matrizes privadas, com o nmero de dimenses e de elementos por dimenso definidos. O comando DECLARE est obsoleto, sendo mantido na verso 5.0 apenas por razes de compatibilidade. Em seu lugar deve ser utilizado o comando PRIVATE. Argumentos: <nome identificador> Define o nome que identifica a varivel privada ou a matriz a ser criada. Se o <nome identificador> for seguido por colchetes ([]), ser criada uma matriz. Neste caso, a sintaxe para especificar o nmero de dimenses e o nmero de elementos por dimenso poder ser: matriz[<nelementos1>,<nelementos2>,...] matriz[<nelementos1>][nelementos2>]... O nmero mximo de elementos por dimenso de uma matriz 4.096. O nmero mximo de dimenses limitado apenas pela quantidade de memria disponvel no <inicializador> um valor ou resultado de uma expresso que pode ser opcionalmente atribudo nova varivel privada criada. Ele consiste no operador em linha (in-line : = ), seguido por qualquer expresso vlida para o Clipper, incluindo uma matriz literal e uma chamada a uma funo. Se um <inicializador> no for especificado, ser automaticamente atribudo o valor NIL, para a nova varivel privada criada. No caso de uma matriz, a cada elemento ser atribudo o valor NIL, no podendo ser especificado um <inicializador>.

DELETE
Sintaxe: DELETE [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando DELETE marca registro do arquivo de dados em uso, na rea de trabalho selecionada, para eliminao lgica, e posterior excluso fsica do arquivo, atravs do comando PACK. Argumentos: <escopo> Define a quantidade de registro a serem "deletados" (marcados para eliminao): ALL todos os registros do arquivo; NEXT <n> os prximo n registros, a partir do atual; RECORD <n> apenas o registro de nmero n; e REST os registros restantes no arquivo, a partir do registro atual. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser "deletados". Apenas os registros que satisfizerem a <condio> (tornarem-na verdadeira) sero marcados para eliminao. WHILE <condio> Permite selecionar os registros a serem "deletados", a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita, ou seja, permanecer verdadeira. Para o correto funcionamento desta clusula, o arquivo de dados dever estar ordenado ou indexado de acordo com a <condio> especificada.

DIR
Sintaxe: DIR [<drive>:][<diretrio>] [<mscara de seleo>] Propsito: O comando DIR apresenta a lista de arquivos existentes no disco e diretrio definidos, ou no corrente, de acordo com uma seleo de arquivos especificada. Na verso 5.0 o comando DIR est obsoleto, tendo sido mantido apenas por questes de compatibilidade. Recomendamos que voc utilize a funo DIRECTORY( ), quer fornece uma matriz com todas as informaes de diertrio sobre os arquivos especificados. Argumentos: <drive> Especifica o acionador de discos do qual ser fornecida a lista de arquivos. Se no for especificado, ser assumido o drive corrente. <diretrio> Especifica o diretrio do qual ser fornecida a lista de arquivos. Se no for especificado, ser assumido o diretrio corrente. <mscara de seleo> Define uma mscara de seleo de arquivos padro DOS para a especificao dos arquivos a serem listados. Podem ser includos os smbolos ? e * para a especificao de conjuntos de arquivos com nomes

semelhantes. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

DISPLAY
Sintaxe: Display <lista de campos/expresses> [to printer] [to file <nome do arquivo>] [off] [<escopo>] [for <condio>] [While <condio>] Propsito: O comando DISPLAY apresenta o contedo dos registros de um arquivo de dados, de acordo com o resultdo de uma ou mais expresses, para cada registro selecionado. Argumentos: <lista de campos/expresses> Define uma lista obrigatria de campos, ou expresses envolvendo-os, cujos resultados devero ser apresentados. Os nomes dos campos, ou as diferentes expresses, devem vir separados por vrgulas. Os campos especificados devem existir no arquivo que estiver em uso na rea de trabalho selecionada, ou serem referidos atravs do alias da rea de trabalho na qual o arquivo correspondente estiver aberto. To printer Redireciona a sada do comando DISPLAY da tela, que o padro normal, para a impressora. TO FILE <nome do arquivo> Redireciona a sada do comando DISPLAY para um arquivo no disco do computador. O <nome do arquivo> deve ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como ua expresso caractere entre parnteses. Se uma extenso no for fornecida, ser automaticamente assumida a extenso .TXT. OFF Inibe a apresentao do nmero dos registros, quando os mesmo forem apresentados na tela. <escopo> Determina a quantidade de registros a ser processada, podendo ser: ALL, para todos os registros; NEXT <n>, para os n registros seguintes, a partir do registro atual; RECORD <n> para o registro do nmero n; e REST para os registros restantes no arquivo, processados a partir do resgistro atual. Se o <escopo> no for especificado, ser assumido NEXT 1, ou ALL, dependendo da especificao ou no de uma condio FOR ou WHILE. FOR <condio> Permite a especificao de uma condio, para a seleo dos registros que devero ser processados. Cada registro do arquivo ou aqueles especificados pelo <escopo> sero testados de acordo com esta <condio>. Se o teste da <condio> resultar verdadeiro, o registro ser processado, ou seja, apresentado. Em caso contrrio, o comando passar para o registro seguinte, at que todos os registros especificados tenham sido testados e processados. WHILE <condio> Permite a especificao de uma condio, para a seleo dos registros que devero ser processados, enquanto a <condio> permanecer verdadeira.Os registros, a partir do registro atual, sero seqncialmente testados, de acordo com a <condio> especificada. Enquanto o teste da <condio> resultar verdadeiro, os registros sero processados, ou seja, apresentados na tela. Se o teste resultar falso para algum registro, o comando DISPLAY ser imediatamente finalizado. Para a utilizao correta da clusula WHILE, o arquivo dever estar indexado ou sorteado de acordo com a <condio> especificada.

DO CASE
Sintaxe: DO CASE CASE <condio> . <instrues> . [CASE <condio>] . <instrues> . [OTHERWISE] . <instrues> . END[CASE] Propsito: O comando DO CASE . . . ENDCASE um comando de programao estruturada que seleciona apenas um caminho entre um conjunto de caminhos alternativos para o curso do fluxo de execuo. O caminho selecionado o primeiro para o qual uma condio especificada for avaliada como verdadeira. Argumentos: CASE <condio> Define um bloco de instrues a ser executado caso a <condio> especificada seja avaliada como verdadeira (.T.). OTHERWISE Define um bloco de instrues a ser executado se nenhuma das clusulas CASE <condio> especificada for avaliada como verdadeira.

DO WHILE
Sintaxe: [DO] WHILE <condio> . <instrues> . [LOOP] . <instrues> . [EXIT] . <instrues> . END[DO] Propsito: O DO WHILE um comando de controle de programao estruturada que permite que um bloco instrues contido entre o DO WHILE e o associado ENDDO seja executado repetidamente enquanto uma determinada condio permanecer verdadeira. Normalmente este tipo de estrutura de programao chamado de "loop" ou repetio. Argumentos: <condio> uma expresso lgica para controlar a repetio do comando DO WHILE. A repetio termina quando a <condio> for avaliada como falsa (.F.). EXIT Finaliza incondicionalmente a repetio do DO WHILE, desviando o fluxo de execuo para a primeira linha de instruo aps o ENDDO. LOOP Desvia o fluxo de execuo para o incio do bloco de instrues DO WHILE . . . ENDDO no qual estiver contido, fazendo com que a <condio> seja reavaliada.

DO*
Sintaxe: DO <nome do procedimento> [WITH <lista de argumentos>] Propsito: O comando DO invoca e executa um procedimento ou programa, permitindo a passagem dos parmetros (dados), necessrios execuo da rotinha invocada. O comando DO est obsoleto na verso 5.0, tendo sido mantido apenas por razes de compatibidade. Voc deve utilizar a sintaxe das funes para a criao de procedimentos e funes-de-usurio, e invoc-los diretamente na prpria linha de instrues, sem a necessidade do comando DO. Argumentos: <nome do procedimento> Define o nome do procedimento ou programa a ser executado. WITH <lista de argumentos> Especifica uma lista de at 128 argumentos, separados por vrgulas, a serem passados ao programa ou procedimento chamado. A <lista de parmetros> pode conter variveis, variveis-campo, matrizes, elementos de matrizes, objetos ou quaisquer expresses vlidas do Clipper. As expresses sero avaliadas e apenas o seu resultado ser passado como parmetro. No obrigatria a especificao de todos os argumentos, eles podero ser pulados ou simplesmente no informados.

EJECT
Sintaxe: Eject Propsito: O comando EJECT avana a cabea de impresso da impressora para o topo de uma nova pgina do formulrio, ou seja, ejeta uma pgina de formulrio na impressora. Argumentos: Nenhum.

ERASE
Sintaxe: ERASE / DELETE FILE <nome do arquivo>.<extenso> Propsito: O comando ERASE ou DELETE FILE remove um arquivo especificado do disco. Argumentos: <nome do arquivo>.<extenso> Define o nome do arquivo a ser removido do disco. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. O nome do arquivo deve ser especificado por completo, ou seja, incluindo sua extenso e, se no estiver localizado no diretrio corrente, a designao do drive e do diretrio correspondente.

EXIT
Sintaxe: EXIT Propsito: O comando EXIT causa a sada de um ciclo de repetio DO WHILE . . . ENDDO ou FOR . . . NEXT, transferindo o fluxo de execuo do programa para a primeira linha de instrues imediatamente seguinte ao ENDDO ou ao NEXT. Argumentos: Nenhum.

EXTERNAL
Sintaxe: EXTERNAL <lista de rotinas> Propsito: O comando EXTERNAL declara uma lista de smbolos ou rotinas externas (procedimentos ou funesde-usurio) para o linkeditor. Argumentos: <lista de rotinas> Define uma lista de rotinas a ser adicionada s listas de rotinas que sero linkeditadas dentro de um determinado arquivo executvel .EXE.

FIND
Sintaxe: FIND <cadeia de caracteres> Propsito: O comando FIND pesquisa sobre um arquivo de dados indexado, pelo primeiro registro que possua uma chave (expresso-chave do ndice) coincidente com a cadeia de caracteres especificada, posicionando o apontador de registro sobre o registro correspondente. O comando FIND est obsoleto, sendo mantido na verso 5.0 do Clipper apenas por razes de compatibilidade. Recomendamos que voc utilize o comando SEEK, ao invs do comando FIND. Argumentos: <cadeia de caracters> Especifica a chave a ser localizada; pode ser toa ou apenas parte da expressochave do ndice. O registro ser encontrado desde que parte ou toda a chave do ndice coincida com a <cadeia de caracteres> especificada. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses; neste ltio caso, o comando FIND opera exatamente como o comando SEEK.

FOR . . . NEXT
Sintaxe: FOR <varivel> = <expresso inicial> TO <expresso final> [STEP <expresso incremento>] . <instrues> . [LOOP] . [EXIT] . <instrues> . NEXT Propsito: O comando FOR. . . NEXT permite a repetio de um bloco de instrues, localizado entre o FOR e o NEXT, por um determinado nmero de vezes, avaliado por um contador automaticamente incrementado atravs de uma expresso numrica. Argumentos: <varivel> Define o nome da varivel de memria que ser utilizada como contador para realizar o controle do nmero de repeties. Se a <varivel> especificada no existir ou no for visvel, ser automaticamente criada uma varivel privada. <expresso inicial> uma expresso numrica que define o valor inicial a ser assumido pela varivel de controle ou contador. TO <expresso final> uma expresso numrica que define o valor final (mximo ou mnimo) que poder ser assumido pela varivel de controle ou contador. STEP <expresso incremento> Define o incremento da varivel de controle. Cada vez que completado um ciclo de repetio, a varivel de controle ou contador incrementado atravs do resultado da <expresso incremento>, que deve ser numrica. O incremento poder ser positivo ou negativo. Se for positivo, a <expresso final> deve ser maior que a <expresso inicial>, pois o contador ser crescente. Se for negativo, a <expresso final> deve ser

menor que a <expresso inicial>, pois o contador ser decrescente. Caso este argumento no seja especificado, ser assumido automaticamente um incremento igual a 1(um) a cada ciclo completado. EXIT Finaliza a repetio do FOR . . . NEXT, desviando incondicionalmente o fluxo de execuo do programa para a primeira linha de instruo aps o NEXT. LOOP Reinicia um ciclo de repetio a partir de um ponto intermedirio do bloco de instrues contido num FOR . . .NEXT, evitando que uma parte das instrues deste bloco seja executada.

FUNCTION
Sintaxe: [STATIC] FUNCTION <nome da funo> [(<lista de parmetros)>] [LOCAL <varivel> [ [ : = <inicializador>], . . .] ] [STATIC <varivel> [ [ : = <inicializador>] , . . . ] ] [FIELD <lista de varivel> [IN <alias> ] [MEMVAR <lista de varivel>] . <instrues> . RETURN <expresso de retorno> Propsito: O comando FUNTION declara uma funo definida pelo usurio (funo-de-usurio) e seus parmetros formais. Argumentos: <nome da funo> Define o nome que identificar a funo-de-usurio declarada. Um nome poder ter qualquer tamanho, mas apenas os 10 primeiros caracteres so usados para identificar a funo. Podero ser utilizados quaisquer caracteres, inclusive nmeros e o grifo ( _ ), contudo, um nome no poder se iniciar pelo grifo, que reservado para as funes-de-biblioteca do Clipper. <lista de parmetros> Declara uma ou mais variveis para receber os parmetros formais passados funo. As variveis especificadas na lista so automaticamente declaradas como locais. Cada nome de varivel deve ser separado do seguinte por uma vrgula. STATIC FUNCTION Define uma funo-de-usurio que poder ser invocada apenas por procedimentos ou outras funes declaradas no mesmo programa, ou seja, no mesmo arquivo .PRG que contm o seu cdigo. LOCAL Declara e opcionalmente inicializa uma lista de variveis ou matrizes locais, ou seja, cuja visibilidade e tempo de vida se restringiro funo declarada. STATIC Declara e opcionalmente inicializa uma lista de variveis ou matrizes estticas, ou seja, visveis apenas dentro da funo declarada mas com tempo de vida equivalente a toda durao do programa. FIELD Declara uma lista de identificadores a serem utilizados como nomes de campos. Se a clusula IN for especificada, referncias aos identificadores declarados incluiro implicitamente uma referncia ao <alias> especificado. MEMVAR Declara uma lista de identificadores a serem utilizados como variveis pblicas, privadas ou matrizes. RETURN <expresso de retorno> Finaliza a funo devolvendo o controle do fluxo de execuo rotina que chamou a funo declarada, fornecendo o resultado da <expresso de retorno> como o valor da funo. Cada funo-de-usurio deve ter obrigatoriamente pelo menos um comando RETURN que fornea um valor de retorno. Diversos comandos RETURN podero ser includos em qualquer ponto dentro do corpo da funo, de acordo com sua estrutura de programao.

GO
Sintaxe: GO [TO] <nmero do registro> / BOTTOM / TOP Propsito: O comando GO posiciona o apontador de registros (registro corrente) em um determinado registro especificado, do arquivo de dados aberto na rea de trabalho selecionada. Argumentos: <nmero do registro> uma expresso numrica que especifica o nmero do registro do arquivo de dados em uso, para o qual o apontador de registro deve deslocar-se. BOTTOM Especifica o ltimo registro lgico (determinado pelo ndice de controle do arquivo de dados) da rea de trabalho selecionada. Se no houver um ndice aberto, ou se SET ORDER estiver em 0, o apontador de registros ser posicionado no ltimo registro fsico do arquivo. TOP Especifica o primeiro registro lgico (determinado pelo ndice de controle do arquivo de dados) da rea de trabalho selecionada. Se no houver um ndice aberto, ou se SET ORDER estiver em 0, o apontador de registros ser posicionado no primeiro registro fsico do arquivo.

IF . . . ENDIF

Sintaxe: IF <condio> . <instrues> . [ELSE] . <instrues> . END[IF] Propsito: O comando IF . . . ENDIF um comando de programao estruturada que permite executar condicionalmente um bloco de instrues, tambm conhecido como desvio condicional. Argumentos: <condio> uma expresso lgica de controle a ser avaliada como verdadeira (.T.) ou falsa (.F.). Se for verdadeira, o bloco de instrues logo a seguir ao IF ser executado at ser encontrado o ELSE ou o ENDIF. ELSE Identifica o bloco de instrues a ser executado caso a <condio> do IF seja falsa (.F.). Neste caso, no sero executadas as instrues entre o IF e o ELSE, mas as que vierem entre o ELSE e o ENDIF.

INDEX
Sintaxe: INDEX ON <expresso-chave> TO <arquivo de ndice> [UNIQUE] Propsito: O comando INDEX cria um arquivo de ndice, associaod ao arquivo de daedos em uso na rea de trabalho selecionada, de acordo com uma expresso-chave, atravs da qual o aruivo de dados ordenado e passa a ser acessado alfabtica, cronolgica ou numericamente. O Clipper permite organizar ou classificar aruivos de daod de duas formas: 1. Organizao fsica dos registros, atravs da criao de um arquivo cpia classificado, obtido a partir do arquivo de dados .DBF que se deseja organizar. Para isso, utiliza-se o comando SORT, que produz uma cpia ordenada de um arquivo de dados, ou de um subconunto de seus registros. 2. Organizao lgica dos registros, atravs da criao de um arquivo auxiliar de ndices, do tipo .NTX, associado ao arquivo de dados. Para isso, utiliza-se o comando INDEX. O comando INDEX no cria uma cpia fsica dos registros do arquivo de dados, mas apenas um arquivo auxiliar que automatiamente atualizado cada vez que um novo valor-chave includo no arquivo de dados. Argumentos: <expresso-chave> uma expresso, do tipo caractere, data, lgica ou numrica, que fornece, para cada registro do arquivo de dados, um valor-chave a ser posicionado em ordem ascendente, dentro de um arquivo de ndice. O nmero mximo que posies que uma <expresso-chave> pode ter 250 caracteres. TO <arquivo de ndice> Especifica o nome do arquivo de ndice a ser criado. O nome do arquivo pode ser especificaod como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses,. Se a extenso no for informada,a extenso-padro .NTX ser assumida. Quando se estiver trabalhando com ndices compatveis com os do dBASE III PLUS, a extenso-padro ser .NDX. UNIQUE Determina que sejam includos no <arquivo de ndice> especificado apenas valores-chave que sejam nicos. Isto , se dois ou mais registros do arquivo de daod s.DBF possurem valores idnticos para a <expressochave> especificada, apenas uma referncia ao primeiro registro ser includa no arquivo de ndice. Cada valorchave ser, portanto, nico num arquivo de ndice criado com a clusula UNIQUE.

JOIN
Sintaxe: JOIN WITH <alias> TO <novo arquivo de dados> FOR <condio> [FIELDS <lista de campos>] Propsito: O comando JOIN cria um novo arquivo de dados (arquivo-destino) a partir de outros dois arquivos de dados .DBF, abertos em reas de trabalhos diferentes, efetuando um "merge" (unio) de registros e campos dos dois arquivos atravs de condies especificadas. Argumentos: WITH <alias> Especifica a rea de trabalho na qual est aberto o arquivo a ser unido com o arquivo em uso na rea de trabalho selecionada. O <alias> pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma eexpresso caractere entre parnteses. TO <novo arquivo de dados> Especifica o nome do arquivo a ser criado, a partir da unio do arquivo aberto na rea de trabalho atual com o arquivo cujo <alias> foi especificado. O nome do arquivo-destino tambm pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser processados. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero gravados no novo arquivo criado como resultado da unio.

FIELDS <lista de campos> Especifica os campos que devero ser copiados para o novo arquivo. A <lista de campos> pode conter campos de ambos os arquivos participantes do JOIN (unio). Se no for especificada, todos os campos do arquivo aberto na rea selecionada sero includos no arquivo-destino. Para especificar qualquer compo do arquivo de dados, da outra rea de trabalho que participa do JOIN, deve ser usado seu <alias> atravs da seguinte sintaxe: <alias> -> <nome do campo>. Obviamente, no poderao aparecer campos duplicados no arquivodestino gerado.

KEYBOARD
Sintaxe: KEYBOARD <expressao caractere> Propsito: O comando Keyboard limpa o buffer do teclado e, em seguida, o preenche com a expresso caractere especificada. Argumentos: <expresso caractere> Especifica uma cadeia de caracteres que dever preencher o buffer do teclado.

LIST
Sintaxe: List <lista de campos/expresses> [to printer] [to file <nome do arquivo>] [off] [escopo] [for <condio>] [while <condio>] Propsito: O comando LIST lista o contedo de um ou mais campos dos registros de um arquivo de dados, ou de expresses envolvendo-os, de acordo com o escopo e condies especificadas, que permitem a seleo dos registros a serem processados. Argumentos: <lista de campos/expresses> Define uma lista dos campos do arquivo em uso, na rea de trabalho selecionada, ou expresses envolvendo-os. Cada item da lista deve ser separado por vrgula e ser vlido para o arquivo aberto na rea de trabalho selecionada. As expresses contidas na lista sero abaliadas para cada registro processado e o seu resultado ser listado. Campos memo tambm podem ser lsitados. Para listar campos de arquivos abertos em outras reas de trabalho, que no a selecionada, o respectivo alias deve preceder os nomes dos campos. TO PRINTER Redireciona a sada do comando LIST da tela, padro normal, para a impressora. TO FILE <nome de arquivo> Redireciona a sada co comando LIST para um arquivo no disco, cujo nome seja especificado. Se uma extenso no for atribuda, ser assumida a extenso-padro .TXT. O nome do arquivo pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere envolvida por parnteses. OFF A clusula OFF inibe a apresentao do nmero dos registros durante a execuo do comando LIST. <escopo> Define a quantidade de registros a ser processada pelo comando LIST: ALL, todos os registros sero processados; NEXT <n>, apenas os n registros seguintes, a partir do atual; RECORD <n>, paenas o registro nmero n ser processado; e REST processa os registro restantes, a partir do atual. Se o <escopo> no for especificado ser assumido o escopo ALL. FOR <condio> Especifica uma <condio>, dentro do <escopo> fornecido, para selecionar os registros que devero ser processados. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem a condio verdadeira) sero listados. WHILE <condio> Permite selecionar os registros a serem processados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Para tanto, o arquivo de dados devera estar indexado de acordo com a <condio> especificada.

LOCAL
Sintaxe: Local <identificador> [[ : = <expresso de inicializao>, ...] Propsito: Declara e inicializa variveis e matrizes locais. Variveis e matrizes locais so visveis apenas para a rotina que as criou, sendo canceladas ao seu trmino. Argumentos: <identificador> Define o nome de varivel ou matriz a ser declarada como local. Se o nome do identificador for seguido por colchetes ([]), criada uma matriz. <expresso de inicializao> Define um valor opcional a ser atribudo como contedo incial da nova varivel local criada. Matrizes locais no podem receber um valor de inicializao dentro do prprio comando LOCAL. Se no for especificada uma <expresso de inicializao>, as variveis locais criadas assumiro o valor NIL como contedo. No caso de matrizes, todos os elementos sempre assumem como contedo inicial o valor NIL.

LOCATE
Sintaxe: LOCATE [<escopo>] FOR <condio> [WHILE <condio>]

Propsito: O comando LOCATE localiza o primeiro registro que satisfaz uma condio especificada, atravs da realizao de uma busca seqncial pelos registros do arquivo de dados em uso na rea de trabalho selecionada. Argumentos: <escopo> Define a quantidade de registros do arquivo de dados a serem processados pelo comando LOCATE: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os registros seguintes, a partir do registro atual; e REST, os registros restantes, a partir do atual. Se o <escopo> no for especificado, sero assumidos todos os registros(ALL). Os escopos NEXT <n> e REST limitam a pesquisa ao nmero de resgistros especificados, indiciando-a a partir do registro corrente e no do primeiro, como o padro normal do comando LOCATE. FOR <condio> Especifica a <condio>, dentro do <escopo> fornecido, que se utilizada para pesquisar os registros. A <condio> uma expresso lgica, do tipo nome="JOSE", codigo="1234" ou salario<100000. O primeiro registro que a satisfizer se tornar o registro corrente. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem localizados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Para tanto, o arquivo de dados dever estar indexado ou ordenado de acordo com a <condio> especificada. A clusula WHILE limita a pesquisa do comando LOCATE aos registros que tornarem sua <condio> verdaeira e inicia a pesquisa a partir do regsitro corrente e no do primeiro, como o padro normal.

LOOP
Sintaxe: LOOP Propsito: O comando LOOP causa o retorno do controle do fluxo de execuo ao incio dos comandos de programao estruturada DO WHILE ... ENDDO ou FOR ... NEXT. O LOOP evita a execuo das instrues restantes dentro de um bloco DO WHILE ... Argumentos: Nenhum.

MEMVAR
Sintaxe: Memvar <lista de nomes> Propsito: Declara os nomes de variveis pblicas e privadas que sero utilizadas numa rotina. Argumentos: <lista de nomes> uma lista de nomes, separados por vrgulas, de variveis pblicas e privadas a serem declaradas ao compilador.

NOTE*
Sintaxe: NOTE [<texto>] ou * [<texto>] Propsito: O comando NOTE ou um asterisco (*) no incio de uma linha de programa evita que a linha seja executada. Eles so usados para inserir comentrios dentro do programa. Estes comentrios sero ignorados na compilao, servindo apenas como documentao interna do programa. O comando NOTE ou o asterisco esto obsoletos na verso 5.0, tendo sido mantidos apenas por questes de compatibilidade. Recomendamos que o seu uso seja substitudo pelos comandos barra-dupla // ou /* e */, que permitem a insero de comentrios nas linhas dos programas. Argumentos: <texto> uma cadeia de caracteres contendo o texto o comentrio a ser includo numa linha de programa.

PACK
Sintaxe: PACK Propsito: O comando PACK remove fisicamente, do arquivo de dados em uso, os registros previamente marcados para eliminao (deletados) atravs do comando DELETE. Argumentos: Nenhum.

PARAMETERS
Sintaxe: PARAMETERS <lista de variveis privadas> Propsito: O comando PARAMETERS declara as variveis privadas que recebero os dados passados como parmetros por uma rotina que chama um procedimento ou uma funo-de-usurio. Argumentos: <lista de variveis privadas> Especifica o nome de uma ou mais variveis privadas receptoras, separados por vrgulas, s quais sero atribudos os parmetros reais ou argumentos passados por uma rotina a uma funo-de-usurio ou procedimento. O nmero de variveis receptoras no precisa ser igual ao nmero de argumentos passados pela rotina que invocou a funo-de-usurio ou o procedimento.

PRIVATE
Sintaxe: Private <nome identificador> [[ : = <inicializador>], . . . ] Propsito: O comando PRIVATE cria e inicializa variveis de memria e matrizes (variveis indexadas) privadas. Variveis e matrizes privadas so visveis pela rotina que as criou e por todas as rotinas que forem por ela invocadas, sendo canceladas ao seu trmino. Argumentos: <nome do identificador> Define o nome que identifica a varivel de memria ou matriz privada que est sendo criada. Se o <nome do identificador> for seguido por colchetes ([ ]), ser criada uma matriz. Neste caso, a sintaxe para especificar o nmero de dimenses e o nmero de elementos de cada dimenso da matriz que est sendo criada poder ser: matriz[<nelementos1>, <nelementos2>, . . . ] ou matriz[<nelementos1>][<nelementos2>] . . . O nmero mximo de elementos por dimenso de uma matriz 4.096. O nmero mximo de dimenses limitado apenas pela quantidade de memria disponvel no equipamento. <inicializador> Define um valor ou o resultado de uma expresso que pode ser opcionalmente atribudo nova varivel privada criada. Ele consiste no operador em-linha (in-line : =) seguido por qualquer expresso vlida par o Clipper, incluindo uma matriz literal ou chamadas a funes. Se um <inicializador> no for especificado, ser automaticamente atribudo o valor NIL para a nova varivel privada criada. No caso de matrizes, a cada elemento sempre ser atribudo o valor NIL, no podendo ser especificado um <inicializador>.

PUBLIC
Sintaxe: Public <nome identificador> [[ : = <inicializador>], . . . ] Propsito: O comando PUBLIC cria e inicializa variveis de memria e matrizes (variveis indexadas) pblicas. Uma varivel ou matriz pblica visvel por todas as rotinas e programas que compem uma aplicao, sendo canceladas apenas com o retorno ao sistema operacional. Argumentos: <nome do identificador> Define o nome que identifica a varivel de memria ou matriz pblica que est sendo criada. Se o <nome do identificador> for seguido por colchetes ([ ]), ser criada uma matriz. Neste caso, a sintaxe para especificar o nmero de dimenses e o nmero de elementos de cada dimenso da matriz que est sendo criada poder ser: matriz[<nelementos1>, <nelementos2>, . . . ] ou matriz[<nelementos1>] [<nelementos2>] . . . O nmero mximo de elementos por dimenso 4.096. O nmero mximo de dimenses limitado apenas pela quantidade de memria disponvel no equipamento." <inicializador> Define um valor ou resultado de uma expresso que pode ser opcionalmente atribudo nova variavl pblica criada. Ele consiste no operador em-linha( in-line : = ) seguido por qualquer expresso vlida do Clipper, incluindo uma matriz literal. Se um <inicializador> no for especificado, ser atribudo o valor lgico falso (.F.) para a nova varivel pblica criada. No caso de matrizes, a cada elemento sempre ser atribudo o valor NIL, no podendo ser especificado um <inicializador>.

QUIT
Sintaxe: QUIT / CANCEL* Propsito: O comando QUIT ou CANCEL encerra o processamento do programa, fecha todos os arquivos abertos (de qualquer tipo) e retorna o controle do computador ao sistema operacional. Argumentos: Nenhum.

READ
Sintaxe: READ [SAVE] Propsito: O comando READ ativa a edio de dados formatados em tela cheia (full-screen), editando os objetos Get e gravando seus dados nas respectivas variveis Get associadas. Deve ser utilizado em conjunto com comandos @ . . . Get, que definem uma matriz GetList contendo os objetos Get a serem editados. Argumentos: SAVE Retm o conjunto atual de objetos Get, contido na matriz GetList, aps a execuo de um comando READ. Isto permite a reedio dos mesmos objetos Get por outro comando READ, sem a necessidade de reexecuo dos comandos @ . . . GET que os definiram. Se a clusula SAVE no for especificada (padro normal),

os objetos Get sero cancelados, pois ao final de um READ, sem a clusula SAVE, automaticamente atribudo o valor NIL, a todos os elementos da matriz GetList.

RECALL
Sintaxe: RECALL [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando RECALL retira a marca para eliminao (deleo) de registros, colocada pelo comando DELETE, reincorporando normalmente o registro ao arquivo de dados. Argumentos: <escopo> Define a quantidade de registros do arquivo de dados a ser processada pelo comando: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os prximos n registros, a partir do atual; RECORD <n>, apenas o registro de nmero n; ou REST, os registros restantes, a partir registro atual. Se no for especificado, ser assumido apenas o registro atual (equivalente ao escopo NEXT 1). FOR <condio> Especifica uma <condio>, dentro do <escopo> fornecido, para selecionar os registros que devero ser processados pelo comando. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero desmarcados. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem desmarcados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Para tanto, o arquivo de dados dever estar indexado ou ordenado de acordo com a condio especificada.

REINDEX
Sintaxe: REINDEX Propsito: O comando REINDEX reconstri os arquivos de ndice que estiverem abertos na rea de trabalho selecionada. Argumentos: Nenhum.

RELEASE
Sintaxe: release <lista de variveis> release all [like/except <mscara de seleo>] Propsito: O comando RELEASE cancela variveis e matrizes pblicas e privadas, liberando o espeo por elas ocupado na memria do computador. Argumentos: <lista de variveis> Define uma lista contendo os nomes, separados por vrgulas, das variveis ou matrizes pblicas e privadas a serem canceladas. All [Like/Except <mscara de seleo>] Define um conjunto de variveis visveis a serem canceladas. A <mscara de seleo> uma mscara tipo DOS, para a especificao do conjunto de variveis a ser includo (LIKE) ou excludo (EXCEPT) do cancelamento. Todas as variveis que possurem o nome coincidente com a mscara especificada sero selecionadas. Por exemplo: var* seleciona todas as variveis que possuem o nome comeando por var.

RENAME
Sintaxe: RENAME <nome antigo>.<extenso> TO <novo nome>.<extenso> Propsito: O comando RENAME permite a troca do nome de um arquivo do disco. Argumentos: <nome antigo>.<extenso> Define o nome do arquivo a ter o nome trocado. Deve incluir, obrigatoriamente, sua extenso e, opcionalmente a designao do drive e do diretrio. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. <novo nome>.<extenso> Define o novo nome a ser dado ao arquivo. Deve incluir, obrigatoriamente, sua extenso e, opcionalmente a designao do drive e do diretrio. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

REPLACE
Sintaxe: REPLACE <campo 1> WITH <expresso 1> [,<campo 2> WITH <expresso 2>. . . ] [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando REPLACE atribui novos contedos a variveis-campo. Ou seja, substitui o contedo de campos de registros de um arquivo de dados, pelo resultado de expresses especificadas.

Argumentos: <campo 1 . . . n> Especificam o nome da varivel-campo qual ser atribudo um novo valor. Se o nome do campo for precedido por um alias (<alias> -> <campo>), a atribuio ser efetuada na rea de trabalho correspondente. <expresso 1. . . n> Definem o novo valor a ser atribudo a cada varivel-campo. A <expresso> qualquer expresso vlida do Clipper que, sendo avaliada, substituir com seu resultado o contedo da varivel-campo especificada. <escopo> Define a quantidade de registros do arquivo de dados a ser processada pelo comando REPLACE: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os prsimos n registros a partir do atual; RECORD <n>, apenas o registro de nmero n; ou REST, o restante dos registros do arquivo a partir do atual. Se no for especificado, apenas o registro corrente ser processado, equivalente ao escopo NEXT 1. Se o <escopo> no for especificado, mas for especificada uma <condio> para as clusulas FOR ou WHILE, todos os registros sero processados, ou seja ser assumido o escopo ALL. FOR <condio> Especifica uma <condio>, dentro do <escopo> fornecido, para selecionar os registros que devero ser processados pelo comando REPLACE. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) tero seu contedo substitudo pelo resultado da <expresso>. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem processados, a partir do registros correntes, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Para tanto, o arquivo de dados dever estar indexado, de acordo com a <condio> especificada.

RESTORE FROM
Sintaxe: Restore from <nome do arquivo> [additive] Propsito: O comando RESTORE from recupera e ativa variveis de memria armazenadas no disco do computador, atravs do comando SAVE, em um arquivo de variveis de memria tipo .MEM. Argumentos: <nome do arquivo> Define o nome do arquivo de variveis que contm as variveis que contm as variveis recuperadas (idas e reativadas). Se a extenso no for especificada ser assumida a extenso .MEM. O nome do arquivo pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere envolvida por parnteses. ADDTIVE Permite que as variveis recuperadas a partir do arquivo .MEM sejam adicionadas ao conjunto de variveis de memria j existente.

RESTORE SCREEN
Sintaxe: Restore Screen [from <varivel>] Propsito: O comando RESTORE SCREEN recupera e reapresenta uma tela que tenha sido previamente salva, na varivel especificada, pelo comando SAVE SCREEN. O comando RESTORE SCREEN est obsoleto, sendo mantido na verso 5.0 apenas para efeito de compatibilidade com as verses anteriores. Recomendamos que seja utilizada a funo RESTSCREEN( ), que alm de poder, reapresentar telas inteiras, tambm pode reapresentar determinadas regies da tela. Argumentos: FROM <varivel> Define o nome da varivel que contm a tela a ser recuperada. A especificaao do nome da varivel opcional, pois o Clipper reserva uma rea temporria da memria (buffer) para salvar uma tela. Neste caso, o comando RESTORE SCREEN recuperer uma tela que tenha sido salva pelo comando SAVE SCREEN, ambos sem fazer referncias a uma varivel.

RETURN
Sintaxe: RETURN [<expresso>] Propsito: O comando RETURN finaliza um procedimento, uma funo-de-usurio ou um programa, retornado o controle do fluxo de execuo rotina que o chamou ou ao sistema operacional. Argumentos: <expresso> Define uma expresso de qualquer tipo de dado que fornece o valor de retorno para uma funo-de-usurio. Se a funo for finalizada sem a execuo do comando RETURN, o seu valor de retorno ser assumido como sendo o valor NIL.

RUN
Sintaxe: RUN <comando do DOS / nome do programa>

Propsito: O comando RUN executa, a partir de uma aplicao desenvolvida em Clipper, um comando do sistema operacional ou outro aplicativo qualquer. Ao serem finalizados o controle retorna automaticamente aplicao em Clipper, sendo executada a instruo imediatamente seguinte ao comando RUN. Argumentos: <comando do DOS / nome do programa> Especifica o nome de qualquer programa executvel ou comando do DOS, inclusive o COMMAND.COM. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

SAVE SCREEN
Sintaxe: Save Screen [to <varivel>] Propsito: O comando SAVE SCREEN salva uma tela (inteira) na memria (num buffer ou varivel) para, aps a apresentao de outras telas temporrias, recuper-as instantaneamente atravs do comando RESTORE SCREEN. O comando SAVE SCREEN est obsoleto, sendo mantido na verso 5.0 apenas para efeito de compatibildade com as verse anteriores. Recomendamos que seja utilizada a funo SAVESCREEN( ), que alm de poder salvar telas inteiras, pode tambm salvar determindas regies da tela. Argumentos: TO <varivel> Especifica o nome da varivel de memria na qual a tela dever ser salva. A varivel criada se do tipo caractere e possuir um comprimento de 4 Kbytes, podendo ser manipulada ou salva em disco, como qualquer outra varivel tipo caractere. Se a <varivel> especificada no for visvel ou no existir, ser criada uma varivel privada e a ela ser atribuda a tela salva.

SAVE
Sintaxe: SAVE TO <arquivo> [ALL] / [LIKE/EXCEPT <seleo>] Propsito: O comando SAVE armazena variveis pblicas ou privadas ativas e visveis em um arquivo no disco. O arquivo normalmente recebe a extenso .MEM, por se tratar de um arquivo de variveis de memria. Argumentos: <arquivo> Define o nome do arquivo no qual as variveis especificadas sero gravadas (salvas). Se no for especificada uma extenso, ser assumida a extenso padro .MEM. O nome do arquivo pode ser especificado atravs de uma cadeia de caracteres ou de uma expresso caractere encolvida por parnteses. [ALL] / [LIKE/EXCEPT <mscara de seleo> ] Define um conjunto de variveis pblicas ou privadas visveis a serem salvas no <arquivo>. A <mscara de seleo> uma mscara tipo DOS, para a especificao do conjunto de variveis a ser includo (LIKE) ou excludo (EXCEPT) da gravao. Todas as variveis pblicas ou privadas que possurem o nome coincidente com a mscara especificada sero gravadas no <arquivo>. Por exemplo: var* seleciona todas as variveis que possuem o nome comeando por var.

SEEK
Sintaxe: SEEK <expresso-chave> Propsito: O comando SEEK pesquisa sobre um arquivo de daos indexado pelo primeiro registro que possua um valor-chave (calculado pela expresso-chave do ndice) coincidente com o contedo da <expresso-chave> especificada. Argumentos: <expresso-chave> Especifica o valor-chave a ser localizado de acordo com a expresso-chave de um ndice.

SELECT
Sintaxe: SELECT <rea de trabalho / <alias> Propsito: O comando SELECT seleciona uma determinada rea de trabalho para o processamento de arquivos de dados. Argumentos: <rea de trabalho> Especifica o nmero, entre zero e 250, da rea de trabalho a ser selecionada. Este argumento pode ser especificado diretamente como um nmero, ou indiretamente como uma expresso numrica entre parnteses. <alias> Especifica o nome do alias da rea de trabalho a ser selecionada quando nela j existir um arquivo de dados aberto.

SET BELL
Sintaxe: SET BELL on / OFF / (<expresso lgica)> Propsito: O comando SET BELL liga ou desliga o sinal sonoro de aviso (beep), emitindo durante as operaes de edio de dados em tela cheia, atravs do comando @ ... GET.

Argumentos: ON Liga o sinal sonoro. OFF Desliga o sinal sonoro. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET CENTURY
Sintaxe: SET CENTURY on / OFF / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET CENTURY permite ligar ou desligar a apresentao dos dgitos do sculo, na especificao do ano em dados tipo data, contidos em variveis ou campos de arquivos de dados. O padro desligado, assumindo-se implicitamente o sculo XX (1900 a 1999). Argumentos: ON Permite a entrada e a apresentao dos dgitos do sculo nas datas. OFF Suprime a entrada e a apresentao dos dgitos do sculo nas datas. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET CONSOLE
Sintaxe: SET CONSOLE ON / off / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET CONSOLE liga ou desliga a apresentao na tela dados gerados pelos comandos de operao de console. Argumentos: ON Apresenta a sada dos comandos de console na tela. OFF Suprime a apresentao da sada dos comandos de console na tela. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET CURSOR
Sintaxe: SET CURSOR ON / off / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET CURSOR liga ou desliga a apresentao do cursor na tela. Argumentos: ON Apresenta o cursor na tela. OFF Suprime a apresentao do cursor na tela. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET DATE
Sintaxe: SET DATE [TO] AMERICAN /ANSI/BRITISH/ITALIAN/FRENCH/GERMAN/JAPAN/USA SET DATE FORMAT [TO] <formato da data> Propsito: O comando SET DATE permite a determinao do formato de entrada a apresentao das expresses que fornecem datas ou de variveis e campos tipo data. Argumentos: FORMAT TO <formato da data> Especifica uma expresso caractere, de no mximo 12 posies, do tipo "dd/mm/yyyy", que define uma mscara de formato para datas. A posio dos dgitos do dia determinada por letras d, a dos dgitos do ms por letras m e a dos dgitos do ano por letras y; outros caracteres so copiados como forem colocados. Por exemplo: "dd.mm.yy" ou "dd-mm-yy".

SET DECIMALS
Sintaxe: SET DECIMALS TO [<expresso numrica>] Propsito: O comando SET DECIMALS define o nmero mnimo de casas decimais que deve ser apresentado nos resultados de expresses numricas ou clculos realizados pelos comandos e funes do Clipper. Argumentos: <expresso numrica> Define um nmero que determina a quantidade de casas decimais a serem apresentadas. O padro automaticamente assumido pelo Clipper 2, ou seja, duas casas decimais.

SET DEFAULT
Sintaxe: SET DEFAULT TO [<drive>] [<diretrio>] Propsito: O comando SET DEFAULT permite estabelecer o acionador de discos (drive) e o diretrio, que sero utilizados como padro para todas as operaes com arquivos, a menos que outros forem diretamente especificados. Argumentos: <drive> Define uma letra, seguida por dois pontos, que identifica o acionador de discos a ser utilizados, normalmente A:, B:, C: ou D:. <diretrio> Especifica o nome do diretrio que dever ser utilizado como padro. Se forem especificados ambos, o drive e o diretrio, os dois pontos devem ser includos aps a letra do drive. Estes argumentos podero ser especificados como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

SET DELETED
Sintaxe: SET DELETED OFF / on / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET DELETED determina se os registros marcados para eliminao pelo comando DELETE (deletados) sero (ON) ou no (OFF) ignorados no processamento, ou seja, filtra os registros marcados para eliminao, ignorando-os no processamento da maioria dos comandos. Argumentos: ON Ignora os registros deletados no processamento. OFF Processa normalmente os registros deletados. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET DEVICE
Sintaxe: SET DEVICE TO SCREEN / printer Propsito: O comando SET DEVICE determina se a sada dos comandos @ ... SAY sero direcionadas para a tela (SCREEN) ou para a impressora (PRINTER). Argumentos: SCREEN Direciona a sada de todos os comando @ ... SAY para a tela, independentemente das definies dos comandos SET PRINTER e SET CONSOLE. Este o padro assumido pelo Clipper. PRINTER Direciona a sada de todos os comandos @ ... SAY para o dispositivo definido pelo comando SET PRINTER TO. Este dispositivo normalmente uma impressora local (padro do Clipper), mas tambm poder ser definido como sendo um gerenciador de spool de impresso (em ambiente de rede local) ou um arquivo no disco.

SET EPOCH
Sintaxe: SET EPOCH TO <ano> Propsito: O comando SET EPOCH controla a interpretao de datas sem os dgitos do sculo especificados no ano. Argumentos: <ano> Especifica o ano-base a ser considerado no tratamento de datas que no contenham a especificao do sculo. O ano-base refere-se a um perodo de 100 anos e, quando especificado, todas as datas sem a definio do sculo sero assumidas como estando dentro deste perodo ou sculo.

SET EXCLUSIVE
Sintaxe: SET EXCLUSIVE ON / off / (<expresso lgica>) Propsito: Em ambiente de rede local o comando SET EXCLUSIVE habilita ou desabilita o acesso compartilhado a arquivos de dados. O comando SET EXCLUSIVE est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade. Sua utilizao deve ser substituda pelo comando USE, atravs das clusulas EXCLUSIVE e SHARED. ON Determina que todos os arquivos de dados sejam abertos no modo exclusivo, ou seja, no-compartilhado, permitindo acesso apenas para o usurio que os abriu. Este o padro normalmente assumido pelo Clipper. OFF Determina que todos os arquivos de dados sejam abertos no modo compartilhado, ou seja, no-exclusivo, permitindo que todos os usurio da rede os acessem. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET FILTER
Sintaxe: SET FILTER TO [<condio>] Propsito: O comando SET FILTER filtra os registros de um arquivos de dados, fazendo com que apenas os que atendam a <condio> especificada sejam processados. <condio> Define uma expresso lgica que identifica ou especifica o conjunto de registros a ser processado na rea de trabalho que estiver selecionada. Se a <condio> no for especificada, o filtro anteriormente estabelecido ser desativado.

SET FORMAT*
Sintaxe: SET FORMAT TO [<rotina de formatao> [.<extenso>]] Propsito: O comando SET FORMAT ativa (ou abre) um arquivo de formatao de tela, para realizar a edio de dados em tela cheia. Deste forma, sempre que um comando READ for executado, a rotina de formatao definida ser utilizada para a edio dos dados. O comando SET FORMAT est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por razes de compatibilidade. Seu uso no mais recomendado e deve ser evitado. Argumentos: <rotina de formatao> Define o nome de um arquivo de formatao de tela, padro .FMT, de um arquivo de programa .PRG ou de um procedimento, a ser utilizado para definir o formato da edio dos dados atravs do comando READ. <extenso> Especifica a extenso do arquivo de formatao a ser utilizado. Se no for especificada, ser assumida a extenso-padro .FMT.

SET FUNCTION
Sintaxe: SET FUNCTION <expresso numrica> TO <expresso caractere> Propsito: O comando SET FUNCTION permite definir uma cadeia de caracteres que ser enviada ao buffer do teclado, como se fosse uma digitao, quando for pressionada uma tecla-de-funo, identificada pelo nmeros de 1 a 40. Qualquer comando pode ser programado em uma destas teclas; ao ser pressionada a tecla, o comando ser executado. Argumentos: <expresso numrica> Define o nmero da tecla de funo a ser assinalada. um nmero inteiro que pode variar entre 1 e 40, inclusive. <expresso caractere> Define o cadeia de caracteres a ser atribuda tecla-de-funo assinalada.

SET INDEX
Sintaxe: SET INDEX TO [<lista de arquivos de ndice>] Propsito: O comando SET INDEX abre, na rea de trabalho que estiver selecionada, um conjunto de arquivos de ndice associados ao arquivo de dados .DBF em uso, de acordo com a ordem especificada na lista. Argumentos: <lista de arquivos de ndice> Especifica o nome de at 15 arquivos de ndice (.NTX ou .NDX) a serem abertos na rea de trabalho atual. Pode ser includo o nome do drive e/ou do diretrio como parte do nome do arquivo de ndice, sendo que cada nome deve ser separado do seguinte por uma vrgula. O nome de cada arquivo de ndice tambm dever ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso carater entre parnteses. Se o nome de algum ndice resultar em brancos ou nulo, ser ignorado. A extenso-padro .NTX ser assumida, a menos que outra seja especificada, ou que se esteja utilizando o driver para ndices compatveis com os do dBASE III Plus. Neste ltimo caso, ser assumida a extenso .NDX. Se a <lista de arquivos de ndice> no for especificada, todos os ndices que estiverem abertos na rea de trabalho selecionada sero fechados.

SET INTENSITY
Sintaxe: SET INTENSITY ON / off / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET INTENSITY determina se os campos de edio de dados, criados por comandos @ ... GET, e as opes dos menus, criadas por comandos @ ... PROMPT, sero apresentados nas cores definidas para o vdeo realado ou para o vdeo normal. Argumentos: ON Liga a apresentao de acordo com as cores definidas para o vdeo realado. OFF Desliga a apresentao em vdeo realado. Todas as sadas de tela passaro a utilizar as cores definidas para o vdeo normal. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET KEY
Sintaxe: SET KEY <expresso numrica> TO [<rotina>] Propsito: O comando SET KEY permite que uma rotina seja executada a partir de qualquer estado de espera do programa, quando a tecla designada for pressionada. Argumentos: <expresso numrica> Especifica o cdigo da tecla a ser assinalada, de acordo com a tabela de cdigos apresentada na funo INKEY( ). <rotina> Especifica o nome do procedimento a ser executado quando a tecla assinalada for pressionada pelo usurio. Se a <rotina> no for especificada a tecla assinalada ter sua definio anterior cancelada.

SET MARGIN
Sintaxe: SET MARGIN TO [<expresso numrica>] Propsito: O comando SET MARGIN ajusta a margem esquerda da impressora de acordo com um nmero especificado de espaos, para as sadas impressas de diversos comandos e funes. Argumentos: <expresso numrica> Define a coluna da margem esquerda da impressora na qual devero ser iniciadas todas as impresses. Deve resultar num nmero positivo; um nmero negativo equivalente a zero. Se este argumento no for especificado, ser assumida a coluna zero, que o padro normal do Clipper.

SET MESSAGE
Sintaxe: SET MESSAGE TO [<expresso numrica> [CENTER / CENTRE]] Propsito: O comando SET MESSAGE define a linha da tela na qual aparecero as mensagens definidas nos comandos @ ... PROMPT ... MESSAGE. Argumentos: <expresso numrica> Especificada o nmero da linha (em geral de 1 a 24) na qual as mensagens devero ser apresentadas. Se o resultado da expresso for igual a 0 (zero) ou se a expresso no for especificada, as mensagens no sero apresentadas. CENTER / CENTRE Centraliza a mensagem na linha especificada pela <expresso numrica>.

SET ORDER
Sintaxe: SET ORDER TO [<expresso numrica>] Propsito: O comando SET ORDER define um, entre os arquivos de ndices abertos, como sendo o ndice mestre ou ndice de controle, ou seja, o ndice que controlar a ordem de acesso aos registros do arquivo de dados abertos na rea de trabalho selecionada. Argumentos: <expresso numrica> Especifica o ndice que ser usado para controlar o acesso aos registros do arquivo, na ordem em que eles foram colocados na lista dos comandos USE ... INDEX ou SET INDEX. Se a expresso resultar 2, o segundo ndice da lista ser o novo ndice mestre; se a expresso resultar 4, o quarto, e assim por diante. O resultado da <expresso numrica> deve ser, portanto, um nmero inteiro entre 0 e 15, dependendo do nmero de ndices abertos atravs da lista de ndices. Se a <expresso numrica> no for especificada, ser assumida como sendo igual a zero e o arquivo passar a ser acessado em ordem natural, ou seja, do nmero dos registros.

SET PATH
Sintaxe: SET PATH TO [<rota de diretrio>] Propsito: O comando SET PATH define a rota de diretrios que o Clipper seguir para pesquisar e achar arquivos que no estiverem no diretrio corrente. Argumentos: <rota de diretrios> Identifica uma lsita de diretrios que o Clipper dever utilizar para pesquisar arquivos que no forem encontrados no diretrio corrente. Este argumentos pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. Se nenhum argumento for especificado, a pesquisa voltar a ser feita apenas no diretrio corrente ou no especificado pelo comando SET DEFAULT.

SET PROCEDURE
Sintaxe: SET PROCEDURE TO [<arquivo de rotinas>.[<extenso>]] Propsito: O comando SET PROCEDURE abre e compila um arquivo de rotinas (procedure file), contendo procedimentos e funes-de-usurio comuns aos mdulos de uma aplicao desenvolvida em Clipper. Todas os

procedimentos e funes-de-usurio contidas no arquivo especificado sero compiladas no mesmo mdulo-objeto. O comando SET PROCEDURE est obsoleto, tendo sido mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade. Seu uso no mais recomendado, ao invs disso, podem ser utilizados os recursos disponveis no compilador do Clipper, como a diretiva #include ou o arquivo de clippagem .CLP. Argumentos: <arquivo de rotinas> Define o nome do arquivo de rotinas a ser utilizado e compilado dentro do mdulo-objeto corrente. Opcionalmente pode ser especificado o diretrio e o drive nos quais o arquivo est obsoleto. <extenso> Especifica uma extenso opcional para o arquivo. Se nenhuma extenso for especificada ser assumida a extenso-padro .PRG.

SET SCOREBOARD
Sintaxe: SET SCOREBOARD ON / off / (<expresso lgica>) Propsito: O comando SET SCOREBOARD liga ou desliga a apresentao de mensagens do comando READ e da funo MEMOEDIT( ), na primeira linha da tela, durante a execuo dos programas. Argumentos: ON Permite a apresentao das mensagens do comando READ e da funo MEMOEDIT ( ), na linha zero da tela. OFF Inibe a apresentao das mensagens do comando READ e da funo MEMOEDIT( ) na linha zero da tela. <expresso lgica> uma expresso lgica que deve ser obrigatoriamente especificada entre parnteses. Um resultado avaliado como verdadeiro equivalente a ON, enquanto que um resultado avaliado como falso equivalente a OFF.

SET TYPEAHEAD
Sintaxe: SET TYPEAHEAD TO <expresso numrica> Propsito: O comando SET TYPEAHEAD estabelece o tamanho do buffer do teclado. Argumentos: <expresso numrica> Determina o nmero de caracteres que o buffer do teclado poder aceitar, enquanto aguarda o envio das digitaes ao processador. Este nmero pode variar de um mnimo de zero(0) a um mximo de 4.096 caracteres. O tamanho-padro do buffer de teclado depende de cada equipamento, mas, em geral, o tamanho mnimo de 16 caracteres.

SKIP
Sintaxe: SKIP [<nmero de registro>] [ALIAS <nome> / <nmero da rea de trabalho>] Propsito: O comando SKIP move o apontador de registros, para a frente ou para trs, sobre os registros do arquivo de dados em uso na rea de trabalho selecionada, ou no arquivo especificado pelo alias de outra rea de trabalho. Se o <nmero de registros> for positivo, o apontador deslocado <n> registros para frente; se for negativo, <n> registros para trs, sendo <n> a parte inteira do resultado da expresso especificada. Argumentos: <nmero de registros> Define uma expresso numrica que determina a quantidade de registros pela qual ser deslocada o apontador de registros. Um valor positivo desloca o apontador de registros para frente, enquanto que um valor negativo o desloca para trs. Se o resultado da expresso for igual a zero(0), o buffer de memria do Clipper ser transferido para o buffer do DOS (consulte o comando COMMIT). ALIAS <nome> / <nmero da rea de trabalho> Especifica o <nome do alias> ou o <nmero da rea de trabalho> na qual dever ser deslocado o apontador de registros. O <nome do alias> pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. O <nmero da rea de trabalho> pode ser especificado como uma expresso numrica. Se este argumento no for especificado, o desocamento ser efetuado no arquivo de dados aberto na rea de trabalho atualmente selecionada.

SORT
Sintaxe: SORT TO <nome do novo arquivo> ON <campo 1> [/ [A/D] [C] ] [, <campo 2> [/ [A/D] [C] ], . . .] [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando SORT cria uma cpia do arquivo de dados em uso, na rea de trabalho selecionada, na qual os registros do arquivo original esto ordenados alfabtica, cronolgica ou numericamente atravs dos campos especificados como chave de classificao. Argumentos: TO <nome do novo arquivo> Especifica o nome do novo arquivo de dados a ser criado com os registros do arquivo original, classificados na ordem determinada pelos campos-chave. A menos que outra extenso

seja especificada, a extenso-padro .DBF ser automaticamente assumida pelo Clipper. O <nome do novo arquivo> pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. ON <campo 1. . . n> Define os campos do arquivo original que sero utilizados como chave para realizar a classificao. O comando SORT no trabalha com expresses para serem utilizadas como chave, mas apenas com campos do arquivo. Alm disso, a classificaao no pode ser feita tendo como chave campos com dados do tipo lgico ou memo. / [A/D] [C] Definem como o <novo arquivo> ser classificado. A clusula /A classifica o arquivo em ordem ascendente; /D o cassfica em ordem descendente e /C classifica de acordo com a ordem especificada por /A ou /D, sem fazer distino entre letras maisculas e minsculas. Se este argumento no for especificado, a ordem de classificao ser assumida como ascendente. <escopo> Define a quantidade de registros a serem processados: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os n registros seguintes a partir do atual, ou REST, os registros restantes, a partir do atual. Caso no seja especificado um <escopo>, todos os registros do arquivo sero "sorteados", ou seja, ser assumido o <escopo> ALL. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser processados pelo comando SORT. Apenas os registros que a satisfazem (tornarem-na verdadeira) sero classificados e copiados para o novo arquivo de dados. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem processados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especifica for satisfeita. Somente enquanto a <condio> permanecer verdadeira os registros sero classificados e copiados para o novo arquivo de dados. Para o funcionamento correto desta clusula, o arquivo original dever estar indexado ou ordenado de acordo com a <condio> especificada.

STATIC
Sintaxe: Static <identificador> [[ : = <expresso de inicializao>], . . . ] Propsito: Declara e inicializa variveis e matrizes estticas. Variveis e matrizes estticas so visveis apenas pela rotina ou programa que as criou, mas somente so canceladas ao trmino do programa (arquivo .PRG). Argumentos: <identificador> Define o nome de uma varivel ou matriz a ser declarada como esttica. Se o nome do identificador for seguido por colchetes ([ ]), criada uma matriz esttica. <expresso de inicializao> Define um valor opcional a ser atribudo como contedo inicial de uma nova varivel esttica criada. Se no for especificada uma <expresso de inicializao>, as variveis estticas criadas assumiro o valor NIL como contedo. Matrizes no podem receber valores de inicializao dentro do comando Static, portanto, todos os seus elementos sempre assumem o contedo NIL.

STORE
Sintaxe: Store <expresso> To <lista de variveis> ou <varivel> = <expresso> ou <varivel> : = [<varivel2>: = . . . ] <expresso> Propsito: O comando STORE atribui um contedo a uma ou mais variveis de memria. Se as variveis ainda no existirem, sero automaticamente criadas como privadas e a elas ser atribudo o contedo da expresso especificada. Na verso 5.0 o comando STORE est obsoleto, devendo ser substitudo pelo operador igual (=) ou pelo operador em-linha (: = ). Argumentos: <expresso> Define um valor, de qualquer tipo de dado, a ser atribudo s variveis especificadas. <lista de variveis> Define uma lista de nomes de variveis locais, estticas, pblicas, privadas ou variveis-campo, s quais sero atribudos valores. Se uma varivel da lista no for visvel ou ainda no existir, ser criada automaticamente como sendo privada.

SUM
Sintaxe: SUM <campos/expresses> TO <lista de variveis> [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando SUM calcula o somatrio de <campos> ou de <expresso> envolvendo-os para um determinado conjunto de registros de um arquivo de dados em uso, armazenando os resultados em variveis de memria. Argumentos: <campos/expresses> Define uma lista de campos numricos do arquivo em uso, ou de expresses numricas envolvendo-os. Cada elemento desta lista dever estar separado por vrgula e ser somando para cada registro que for processado.

<lista de variveis> Identifica o nome das variveis que recebero os resultdos do somatrio computado. Se as variveis definidas ainda no existirem, ou no forem visveis, sero automaticamente criadas como sendo de classe privada. Se existirem, seu contedo anterior ser sobreposto pelo resultado do somatrio. A <lista de variveis> deve conter obrigatoriamente o mesmo nmero de elementos que a <lista de expresses/campos> a serem somados. <escopo> Define a quantidade de registros a ser processada pelo comando SUM: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os <n> registros seguintes a partir do registro atual; RECORD <n>, apenas o registro nmero <n>; ou REST, os registros restantes do arquivo a partir do atual. Se o <escopo> no for especificado, todos os registros do arquivo sero somados, ou seja, o <escopo> ALL ser assumido pelo Clipper. FOR <condio> Especifica uma <condio> para selecionar os registros que devero ser processados. Apenas os registros que a satisfizerem (tornarem-na verdadeira) sero somados. WHILE <condio> Seleciona os registros a serem processados, a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Os registros sero somados apenas enquanto satisfizerem esta condio. Neste caso, o arquivo de dados a ser processado dever estar classificado (indexado) de acordo com a <condio> especificada.

TOTAL
Sintaxe: TOTAL ON <expresso-chave> FIELDS <lista de campos> TO <nome do arquivo> [<escopo>] [FOR <condio>] [WHILE <condio>] Propsito: O comando TOTAL cria um novo arquivo de dados .DBF sumarizado (arquivo-.dextino), totalizando os campos numricos do arquivo de dados em uso na rea de trabalho selecionada (arquivo-orgiem), levando me considerao o agruamento por uma determinada chave, que se repete neste arquivo. O arquivo-orgiem deve estar ordenado pela expresso-chave especificada. Os campos numricos do rquivo-destino gerado contero os totais de todos os registros do arquivo-orgiem que possurem um mesmo valor-chave para a expresso especificada. ON <expresso chave> Define um valor-chave, comum a grupos de registros do arquivo em uso (arquivo-origem), que ser utilizado para produzir o novo arquivo consolidado (arquivo-ddestino). Para que o resultado seja correto, o arquivo de dados a ser totalizado dever estar indexado, ou classificado, atravs da expresso-chve especificada. FIELDS <lista de campos> Especifica uma lsita de campos numricos, do arquivo-origem, a serem totalizados. Se esta lista no for especificada, a operao de totalizao no ser executada pelo Clipper, sendo copiado para o novo arquivo apenas o primeiro registro de cada valor diferente da expresso-chave especificada. Este recurso oferece uma alternativa interessante para se eliminar registros com chaves duplicadas de um arquivo original, criando um novo, no qual estas chaves sejam nicas. TO <nome do arquivo> Especifica o nome do arquivo de dados a ser criado parqa receber os dados totalizados em seus registros. A menos que seja especificada outra extenso, ser assumida a extenso-padro .DBF. O <nome do arquivo> pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. <escopo> Define a quantidade de registros a ser processada: ALL, todos os registros; NEXT <n>, os n registros seguintes a partir do atual; ou REST, os registros restantes no arquivo a partir do registro atual. Se o escopo no for especificado, sero totalizados todos os registros do arquivo em uso na rea de trabalho selecionada (escopo ALL). FOR <condio> Permite selecionar, atravs da especificao de uma <condio>, os registros que devero ser processados pelo comando SORT. Apenas os registros que satisfizerem a <condio> especificada (tornarem-na verdadeira) sreo totalizados e copiados para o novo arquivo. WHILE <condio> Permite selecionar os registros a serem processados a partir do registro atual, enquanto uma <condio> especificada for satisfeita (permanecer verdadeira). Neste caso, o arquivo deve estar ordenado de acordo com a <condio> especificada.

TYPE
Sintaxe: TYPE <nome do arquivo>.<extenso> [TO PRINTER] [TO FILE <nome do arquivo>.<extenso>] Propsito: O comando TYPE apresenta o contedo de um arquivo tipo texto (padro ASCII) na tela. Opcionalmente permite imprimi-lo na impressora ou grav-lo em um outro arquivo-texto no disco. Argumentos: <nome do arquivo>.<extenso> Define o nome do arquivo a ser apresentado, incluindo sua extenso. Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. TO PRINTER Redireciona a sada do comando TYPE para a impressora conectada ao equipamento. TO FILE <nome do arquivo>.<extenso> Grava a sada do comando TYPE no arquivo cujo nome for especificado em <nome do arquivo>. Neste caso, se no for definida uma <extenso>, ser assumida a extenso-padro .TXT.

Este argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses.

UNLOCK
Sintaxe: UNLOCK [ALL] Propsito: Em ambiente de rede, o comando UNLOCK desbloqueia o acesso a um arquivo de dados ou a um registro. Ou seja, permite que outros usurios novamente tenham acesso a um arquivo ou a um registro, que foram bloqueados pelo usurio atual, atravs das funes FLOCK( ) ou RLOCK( ). ALL Cancela todos os bloqueios efetuados pelo usurio atual, em todas as reas de trabalho. Se esta clusula no for especificada, apenas o bloqueio da rea de trabalho que estiver selecionada ser cancelado.

UPDATE
Sintaxe: UPDATE FROM <alias> ON <expresso-chave> [RANDOM] REPLACE <campo1> WITH <expresso 1> [, <campo2> WITH <expresso 2> . . . ] Propsito: O comando UPDATE atualiza o arquivo de dados em uso, a partir de um outro arquivo de dados, baseado no casamento de registros, um-a-um ou um-para-vrios. So usados dados de um arquivo existente (arquivo-fonte), como base para atualizaes nos registros do arquivo em uso. As atualizaes so feitas atravs do emparelhamento (ou casamento) de registros dos dois arquivos de dados, que possuam o mesmo valor para uma expresso-chave especificada. Argumentos: FROM <alias> Especifica o nome do alias da rea de trabalho na qual est aberto o arquivo-fonte a ser utilizado para atualizar o arquivo aberto na rea de trabalho selecionada. Este argument pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. ON <expresso-chave> Especifica a expresso a ser utilizada para definir o casamento do registros dos dois arquivos, na rea de trabalho selecionada, a partir da rea de trabalho na qual est aberto o arquivo-fonte. RPLACE <campo 1. . . n> Especifica os campos do arquivo a ser atualizado, que recebero novos valores provenientes do arquivo-fonte. WITH <expresso 1. . . n> Especifica os valores a serem substitudos no arquivo a ser atualizado. Se as expresses envolverem campos do arquivo-fonte, o que normalmente ocorre, o campo em questo dever ser identificado pelo alias da rea de trabalho na qual o arquivo-fonte est aberto. Por exemplo: <alias> -> <nome do campo>.

USE
Sintaxe: USA [<nome do arquivo>] [INDEX <lista de arfquivos>] [ALIAS <nome do alias>] [EXCLUSIVE / SHARED] [NEW] [READONLY] Propsito: O comando USE abre (ativa), na rea de trabalho que estiver selecionada, um arquivo de dados existente e, opcionalmente, osarquivos de ndice a ele associados. Se o arquivo de dados contiver campos memo, o arquivo memo .DBT associado tambm aberto automaticamente. Se nenhum argumento for especificado, o comando USE fecha o arquivo de dados aberto na rea de trabalho selecionada e os seus respectivos arquivos associados. Argumentos: <nome do arquivo> Especifica o nome do arquivo de dados a ser aberto. Esse argumento pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. INDEX <lista de ndices> Permite a especificao dos nomes de at 15 arquivos de ndice a serem abertos em associa ao arquivo de daods. Cada nome da lista deve ser separado por um vrgula e pode ser especificado como uma cadeia de caracteres ou como uma expresso caractere entre parnteses. O primeiro ndice da lista, chamdo ndice de controle ou ndice mestre, determina a ordem pela qual sero acessados os registros do arquivo de dados. ALIAS <nome do alias> Especifica o nome a ser associado rea de trabalho na qual o arquivo de dados ser aberto. Se este argumento no for especificado, o Clipper assumir como alias o prprio nome do arquivo de daoos. EXCLUSIVE Se especificado, em ambiente de rede local, abre o arquivo de dados no modo no compartilhado, ou seja, apenas o usurio que abriu o arquivo poder acess-lo. Todos os outros usurios da rede no tero acesso ao arquivo at que ele seja fechado. SHARED Se especificado, em ambiente de rede local, abre o arquivo de dados no modo compartilhado, ou seja, todos os usurios da rede podero ter acesso aos registros do arquivo. NEW Se especificado automaticamente abre o arquivo de dados na primeira rea de trabalo que estiver disponvel, tornando-a rea corrente. Se esta clusula no for especificada o arquivo e aberto na rea de trabalho que estiver selecinada, fechando automaticamente outro arquivo que eventualmente nela estivesse aberto anteriormente.

READONLY Se especificado abre o arquivo de dados em modo apenas de leitura. O arquivo poder ser acessado apenas para consulta, no sendo permitida a realizao de enhuma atualizao em seus dados, ou seja, nenhuma gravao permitida, mas apenas leitura de dados. Se o arquivo no puder ser aberto neste modo, um erro de execuo ocorrer. Se esse argumento no for especificado, o arquivo de dados ser aberto em modo de leitura e gravao,permitindo a realizao de qualquer consultas ou alterao em seus dados.

WAIT
Sintaxe: WAIT [<mensagem>] [To <varivel>] Propsito: O comando WAIT interrompe a execuo de um programa, at que uma tecla seja pressionada, sendo que o valor desta tecla pode ser armazenado numa varivel. Uma mensagem para orientar o usurio tambm pode ser apresentada. O comando WAIT est obsoleto, sendo mantido na verso 5.0 apenas por questes de compatibilidade com as verses anteriores do Clipper. Sua utilizao deve ser evitada, podendo ser substituda pelos comandos @ . . . GET/READ ou principalmente pela funo INKEY( ).

ZAZ
Sintaxe: ZAP Propsito: O comando ZAP remove, permanentemente, todos os registros de um arquivo de dados, no sendo necessrio marc-los previamente para eliminao, atravs do comando DELETE. Argumentos: Nenhum.

Вам также может понравиться