Вы находитесь на странице: 1из 6

1.

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

1.1 NATUREZA JURDICA DOS RECURSOS Formaram-se duas correntes principais, aps muita discusso sobre a natureza jurdica dos Recursos. A primeira, seguida por Gilles, Betti, Provincialli, Mortora, Guasp e Delpozo, entre outros, diz que o recurso uma ao autnoma relativamente quela que lhe deu origem, e que se trata de ao de natureza constitutiva. Estes fazem um paralelo entre o direito de ao e o de recorrer, identificando o direito de recorrer como sendo o exerccio, aps a deciso judicial, do prprio direito de ao. Devem estar presentes as condies da ao recursal bem como dos pressupostos processuais. Para esta corrente, o recurso uma ao autnoma de impugnao de contedo constitutivo negativo, j que o recurso visa desconstituio da deciso judicial. A segunda, que a doutrina dominante, diz que o recurso uma continuao do exerccio do direito de ao, em fase posterior do procedimento, funcionando como uma modalidade do direito de ao exercido no segundo grau de jurisdio. Entende-se, que recurso um direito, objetivamente previsto na lei. Subjetivamente, este direito manifesta-se com o agir do recorrente, sendo uma continuidade do direito de ao. 1.2. CONCEITO Recurso uma espcie de remdio processual que a lei coloca disposio das partes para impugnao de decises judiciais, dentro do mesmo processo, com vistas sua reforma, invalidao, esclarecimento ou integrao, bem como para impedir que a deciso impugnada se torne preclusa ou transite em julgado. 1.3. OS RECURSOS PREVISTOS NO CPC O art. 496 do CPC trata da grade recursal bsica do processo civil brasileiro e elenca os seguintes recursos: apelao, embargos infringentes, embargos de declarao, recurso ordinrio, recurso especial, recurso extraordinrio e embargos de divergncia em recurso especial ou extraordinrio. 1.4. CLASSIFICAO DOS RECURSOS a) Quanto ao mbito: totais ou parciais, dependendo da extenso da matria impugnada. b) Quanto ao momento: independente (ou principal) e adesivo, desde que haja sucumbncia recproca. c)Quanto fundamentao: livre (a apelao, o agravo, o recurso ordinrio e os embargos infringentes), ou vinculada (recurso especial e extraordinrio). d)Quanto ao objeto: ordinrios (incisos I a V do artigo 496 do CPC) e extraordinrios (incisos VI a VIII do artigo 496 do CPC).

e)Quanto aos efeitos: sendo o efeito devolutivo comum a todos os recursos, dividem-se em suspensivos e no-suspensivos. 2. PRINCPIOS De incio, a fim de desenvolver um estudo mais completo, necessrio averiguar qual o significado do vocbulo princpios dentro do ordenamento jurdico. Para Miguel Reale os princpios so certos enunciados lgicos admitidos como condio ou base de validade das demais asseres que compem dado campo do saber. Os princpios so o conjunto de regras ou preceitos que se fixam para servir de norma a toda espcie de ao jurdica, traando a conduta a ser tida em uma operao jurdica. 2.1. PRINCPIO DO DUPLO GRAU DE JURISDIO A doutrina diverge em considerar o duplo grau de jurisdio como um princpio de processo inserido na Constituio Federal, j que inexiste a sua previso expressa no texto constitucional. Dentre os autores que no a admitem, pode-se mencionar Manoel Antonio Teixeira Filho, Arruda Alvim, Tucci e Cruz e Tucci, dentre outros. De outro lado existem autores tais como Humberto Theodoro Junior e Nelson Nery Junior que admitem o duplo grau de jurisdio, como princpio de processo inserido na Constituio Federal. Aqueles que acreditam que o duplo grau de jurisdio um princpio processual constitucional, inclusive de processo civil, fundamentam a sua posio, na competncia recursal estabelecida na Constituio Federal. Confiram-se alguns exemplos desta previso implcita do duplo grau de jurisdio inserido na Constituio Federal de 1988: Art. 5 omissis LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Ainda, neste sentido, confira-se mais: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - omissis II - julgar, em recurso ordinrio: III - julgar, mediante recurso extraordinrio (...); Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - omissis

II - julgar, em recurso ordinrio; III - julgar, em recurso especial; Diante disso, em que pese no traga de forma expressa, pode-se dizer que o duplo grau de jurisdio ou garantia de reexame das decises proferidas pelo Poder Judicirio, pode ser includo no estudo acerca dos princpios de processo civil na Constituio Federal. O reexame dos pronunciamentos jurisdicionais algo quase to antigo quanto o prprio direito dos povos; previram-no, dentre outras legislaes priscas, a babilnica, a hebraica, a egpcia, a islmica, a grega, a romana - segundo as suas especificaes.

Todo ato decisrio do juiz que possa prejudicar um direito ou um interesse da parte deve ser recorrvel, como meio de evitar ou emendar os erros e falhas que so inerentes aos julgamentos humanos; e, tambm, como ateno ao sentimento de inconformismo contra julgamento nico, que natural em todo ser humano. O princpio do duplo grau de jurisdio visa assegurar ao litigante vencido, total ou parcialmente, o direito de submeter a matria decidida a uma nova apreciao jurisdicional, no mesmo processo, desde que atendidos determinados pressupostos especficos, previstos em lei. Menciona Humberto Theodoro Junior que os recursos, todavia, devem acomodar se s formas e oportunidades previstas em lei, para no tumultuar o processo e frustrar o objetivo da tutela jurisdicional em manobras caprichosas e de m-f. Portanto, o princpio constitucional do duplo grau de jurisdio, ainda que de forma implcita naquele texto, garante ao litigante a possibilidade de submeter ao reexame das decises proferidas em primeiro grau, desde que atendidos os requisitos previstos em lei. 2.2. PRINCPIO DA TAXATIVIDADE As partes no podero criar recursos para manifestarem seu inconformismo, devendo escolher os previstos na lei federal. Os recursos cabveis, tanto no Processo Civil so enumerados taxativamente, sendo vedado a criao de outros recursos diferentes, por leis estaduais ou mesmo por Regimentos Internos de Tribunais que comumente legislam em matria processual. No h analogia em matria recursal, sendo que uma deciso pode ser passvel de recurso taxativamente, enquanto outra, mesmo com matiz semelhante, tenha essa possibilidade inexistente por vontade legislativa. O princpio da taxatividade vem melhor expresso no CPC, onde no art. 496 elenca: "So cabveis os seguintes recursos: I apelao; II agravo; III embargos infringentes; IV embargos de declarao; V recurso ordinrio; VI recurso especial; VII recurso extraordinrio; VIII embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio". Diga-se de passagem, que agravo h somente um, mas a forma de se agravar que varia conforme a lei ou disposio da parte, como veremos.

Enumerao
Art. 496, do CPC exaustivo ou exemplificativo: exaustivo Faz uso do vocbulo seguinte. No so apenas os elencados no 496 h 3 outros agravos: (agravos internos) a) art. 532, agravo contra o indeferimento liminar dos embargos infringentes pelo relator b) agravo contra o indeferimento, pelo relator, do agravo de instrumento tirado contra d eciso que indefere RE ou Resp (art. 545) c) agravo contra deciso do relator que negar seguimento a recurso inadmissvel, improcedente, prejudicado ou contrrio sumula do tribunal ou de tribunal superior (art. 557, 1) Esses agravos processam-se nos autos. (no instrumentos, art. 524 e no retidos, art. 523). No so considerados recursos autnomos: a) recurso adesivo (art. 500, II) = forma de interposio da apelao, embargos infringentes, recurso especial e o extraordinrio. b) agravo retido (art. 523) A existncia de recurso, prevista em lei extravagante, no fere o princpio da taxatividade. Ex.: Art. 34 LEF Embargos infringentes de sentena de juiz de 1 grau, prazo 10 dias e julgamento pelo prprio juiz da sentena! E art. 41, LJE, recurso inominado contra sentena. 2.3. PRINCPIO DA UNIRECORRIBILIDADE Para esse princpio cabvel apenas um tipo de recurso de cada deciso judicial, porm as partes podem interpor cada uma um recurso da mesma deciso, na hiptese de haver sucumbncia recproca. O vencido poder interpor embargos infringentes da parte no unnime e recurso especiais da parte unnime do acrdo hostilizado, assim afirma o Professor Nelson Nery Junior, exceto ao princpio da singularidade (art.498 do CPC). Conforme o Professor Nelson Luiz Pinto, os recursos interpostos em verdade, impugnam duas partes distintas do ato decisrio, cabendo para cada uma o respectivo recurso. O nico exemplo que foge da aplicao do princpio da singularidade, o da interposio de recursos extraordinrio e especial quando a deciso impugnada violar, simultaneamente, normas federal e constitucional. 2.4. PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE

A fim de no prejudicar o recorrente, a doutrina e a jurisprudncia permitem o recebimento do recurso inadequado, como se fosse adequado, assim aplica-se o princpio da fungibilidade recursal, desde que preenchidos alguns requisitos. Aps a edio do CPC/73 acerca da adoo ou no do referido princpio, pois nele deixou de reproduzir a regra expressa existente no art. 810 do CPC/39. Conforme o Professor Alfredo Buzaid, autor deste anteprojeto, o artigo 810 do CPC/39 deixaria de ser inserido, exatamente para retirar do sistema a possibilidade de se receber o recurso inadequado. De acordo com CPC/73 afasta a possibilidade de erro no momento da interposio do recurso, porm com a nova edio do CPC, parte da doutrina passou a defender a inexistncia desse princpio no ordenamento. Em termos abrangentes, a doutrina e a jurisprudncia passaram a reproduzir os requisitos do art.810 do CPC/39 para a aplicao do princpio, ou seja, ausncia da m-f (incluindo a tempestividade) e de erro grosseiro. A fungibilidade se justifica luz do princpio da instrumentalidade das formas (arts. 244, 249, pargrafo 1, 250, todos do CPC). A dvida objetiva, em razo de divergncia doutrinria e jurisprudncia acerca do cabimento de um ou de outro recurso, significa que no basta a existncia de simples dvida subjetiva, ntima, do recorrente. 2.5. PRINCPIO DA VOLUNTARIEDADE

O recurso se compe de duas partes distintas sob o aspecto de contedo: a) declarao expressa sobre a insatisfao com a deciso (elemento volitivo); b) os motivos dessa insatisfao (elemento de razo ou descritivo). 2.6. PRINCPIO DA DIALETICIDADE O recurso dever ser discursivo. O recorrente dever declinar o porqu do pedido de reexame da deciso. S assim a parte contrria poder contra-arrazo-lo, formando-se o imprescindvel contraditrio em sede recursal. 2.7. PRINCPIO DA IRRECORRIBILIDADE EM SEPARADO DAS INTERLOCUTRIAS As decises interlocutrias no so impugnveis de maneira tal a paralisar todo o curso do procedimento. A locuo em separado, significa impugnao com a suspenso do processo. O que se pretende evitar que se confira efeito suspensivo ao recurso de agravo.

A separao no no sentido fsico, destacado dos autos principais, mas no de paralisar o processo, para que, separadamente, seja examinada a impugnao da interlocutria. Exceo e temperana ao princpio: art. 558 CPC. 2.8. PRINCPIO DA CONSUMAO O nosso cdigo estabelece como e quando pode ser interposto um recurso. Passada a oportunidade, haver precluso quanto impugnabilidade do ato judicial. 2.9. PRINCPIO DA COMPLEMENTARIEDADE Os recursos devem ser interpostos no prazo previsto juntamente com as razes do inconformismo. No permitido o expediente de interpor-se o recurso e, em outra oportunidade, deduzir as razes que fundamentam o pedido de nova deciso, como ocorre no processo penal. PRECLUSO CONSUMATIVA. 2.10. PRINCPIO DA PROIBIO DA REFORMA IN PEJUS Esse princpio, que decorre dos arts. 2, 128 e 460 do CPC o rgo jurisdicional somente age quando provocado e nos exatos termos do pedido, consiste na vedao imposta pelo sistema recursal brasileiro, quanto reforma da deciso recorrida em prejuzo do recorrente e em benefcio do recorrido. Conforme consta no art.5l5 do CPC, apenas a matria impugnada pelo recorrente devolvida ao tribunal ad quem; se o recorrido no interpuser o recurso, no poder o tribunal beneficilo. Se a deciso for favorvel em parte a um dos litigantes e em outra parte a outro litigante, podero ambos interpor recursos; nesse caso, no se h quem falar em reformatio in pejus, porque o tribunal poder dar provimento ao recurso do autor ou do ru ou negar provimento a ambos, nos limites dos recursos interpostos. As excees ao princpio acima mencionado, so aplicados aos requisitos da admissibilidade dos recursos, conforme a esteira do rol do art. 30l do CPC, salvo o conhecimento de conveno de arbitragem. O juiz deve conhecer o ofcio, no se operando a precluso, por fora dos dispostos nos arts. 267 pargrafo 3 e 30l pargrafo 4 do CPC, assim no se aplicam a proibio da reformatio in pejus, porque tais questes podem ser conhecidas a qualquer tempo, independentemente de manifestao das partes. No pode ser admitida, luz do princpio dispositivo, a reformatio in melius, no podendo o rgo ad quem, julgar o recurso , tentando melhorar a situao do recorrente alm do que foi pedido , sob pena de proferir deciso ultra ou extra petita. O reexame necessrio defeso, ao Tribunal, agravar a condenao imposta Fazenda Pblica conforme a Smula 45 do STJ in verbis.

Вам также может понравиться