Вы находитесь на странице: 1из 42

MARCO AURLIO PULSZ SCHUNK

GLNDULA PINEAL

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4 ANO DA CASA DO JARDIM

ORIENTADORES JOO PEDRO E SEVERO

PORTO ALEGRE RS

SEMINRIO I SEMESTRE VI - 2004

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

pineal.

Este trabalho visa contemplar seminrio da escola de mdiuns, sobre glndula

Procurei fazer uma pesquisa que sirva de pesquisa para outras pessoas, ser imparcial, mas no consegui, porque ntida a diferena de tica entre materialismo e o espiritualismo, embora a viso materialista do assunto no diferencie da outra da s a limita. Procurei dar ao trabalho certa cronologia. Embora muitas pesquisas atualizadas sobre o assunto pouca coisa acrescentou do que nos revela os livros de Andr Luis Psicografado por Francisco Xavier dando enfoque a Missionrios da Luz e Tcnica da Mediunidade de Pastorino. Mais uma vez, j consta no evangelho como sempre, eu que olhava e no enxergava, coloquei o texto na integra Sabedoria do Evangelho, intitulado a Luz do Mundo ( Mat. 5:14-16 e Luc. 11:33-36 ), traduo e interpretao de Pastorino.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

Sumrio
Titulo n pg

1. Doutrina Esprita 04 2. Freud 05 3.Carlos Torres Pastorino 06 3.1.Vlvula 06 3.2. CORPO PINEAL 06 3.3. Magneto 07 3.4. Processos de Imantao 08 3.5. Tipos de Mediunidade 08 3.6. Ims Permanentes e Temporrios 09 3.7. Plos 10 3.8. Atrao e Repulso 10 3.9. Corpo Pineal no Crebro 11 3.10. Corpo Pineal (Epfise) 12 3.11. Corpo Pineal Visto de Cima 12 3.12. Posio da Pineal 12 3.13. Pineal em Relao com o Aqueduto de Silvio13 3.14. Corte do Corpo Pineal 13 3.15. Mediunidade Receptiva 14 3.16. Olho de Shiva 14 3.17. Hipfise (Corpo Pituitrio) 15 3.18. Epilepsia 15 3.19. Chakra Coronrio 16 3.20 Telepatia 17 4. Jorge Andra 19 5. Isto 22 6. Kundalini 26 7. Srgio Felipe de Oliveira 32 7.1. Glndula Pineal Humana 34 8. Pineal Trainer 35 9. Concluso 36 10. Bibliografia 42

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

1. Doutrina Esprita Livro dos Espritos Allan Kardec 146. A alma tem, no corpo, sede determinada e circunscrita? No; porm, nos grandes gnios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabea, ao passo que ocupa principalmente o corao naqueles que muito sentem e cujas aes tm todas por objeto a Humanidade. a) - Que se deve pensar da opinio dos que situam a alma num centro vital? Quer isso dizer que o Esprito habita de preferncia essa parte do vosso organismo, por ser a o ponto de convergncia de todas as sensaes. Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade, esses a confundem com o fluido ou princpio vital. Pode, todavia, dizer-se que a sede da alma se encontra especialmente nos rgos que servem para as manifestaes intelectuais e morais. A partir de Andr Luiz psicografia de Francisco Candido Xavier, escreve em Missionrios da Luz, que a Glndula Pineal a glndula da vida mental, parece que estava fazendo uma acertada previso das futuras descobertas da Cincia. A Glndula Pineal deve ser o melhor laboratrio de estudos da fsica da relao esprito-matria, e suas propriedades de captao de ondas do espectro eletromagntico devem estar implicadas nas funes de senso percepo medinica e teleptica. Como fica invivel e desnecessrio transcrever todo o livro de Andr Luiz, j que facilmente encontrado e de baixo custo, imprescindvel que o interessado no assunto da Pineal leia esta obra na integra. (...) Enquanto o nosso companheiro se aproveitava da organizao medinica, vali-me das foras magnticas que o instrutor me fornecera, para fixar a mxima ateno no mdium. Quanto mais lhe notava as singularidades do crebro, mais admirava a luz crescente que a epfise deixava perceber. A glndula minscula transformar-se em ncleo radiante e, em derredor, seus raios formavam um ltus de ptalas sublimes. Examinei atentamente os demais encarnados. Em todos eles, a glndula apresentava notas de luminosidade, mas em nenhum brilhava como no intermedirio em servio. (...) Estudara a funo da epfise nos meus apagados estudos de mdico terrestre. Segundo os orientadores clssicos, circunscreviam-se suas atribuies ao controle sexual no perodo infantil. No passava de velador dos instintos, at que as rodas da experincia sexual pudessem deslizar com regularidade, pelos caminhos da vida humana. Depois, decrescia em fora, relaxava-se, quase desaparecia, para que as glndulas genitais a sucedessem no campo da energia plena. Minhas observaes, ali, entretanto, contrastavam com as definies dos crculos oficiais. (...) No se trata de rgo morto, segundo velhas suposies - prosseguiu ele - a glndula da vida mental. Ela acorda no organismo do homem, na puberdade, as forar criadora e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avanado laboratrio de elementos psquicos da criatura terrestre.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

2. FREUD Epfise em sua etimologia, significa acima(Epi), de forma superior, de ordem superior. um prefixo de lngua grega. Fise origina-se da palavra grega Phisis, denotando natureza. Portanto epi + fise uma glndula que est em termos de qualidade natural em grau superior, acima da natureza material da terra e do pensamento humano. Est situado no mesencfalo, e um corpsculo em formato de cone, de cerca de 1 cm de comprimento e que no adulto chega a pesar de 100 a 180 mg. A sua secreo tem certa relao com o aparelho genital masculino (Foa) e dos caracteres sexuais secundrios e do crescimento. O tumor (pinealoma) ou ausncia da glndula (dficit de funo incretora ou nervosa reguladora) produz puberdade precoce, com o desenvol vimento rpido do organismo e adiposidade e prematuro dos genitais e caracteres sexuais secundrios, da inteligncia e da vida afetiva. Normalmente, h involuo desta glndula antes da poca da puberdade, com o mximo de desenvolvimento aos sete anos. comum estar calcinada (sombra densa, arredondada no centro do crnio). Esta viso cientifica levou Freud a interpretar o desvio, na influenciao da libido, no estudo da indisciplina congnita da humanidade. Segundo os conhecimentos que nos chegam atravs dos espritos, temos uma ampliao generalizada das funes deste rgo, que so corroborados pelas prprias descobertas cientificas, embora acanhadas. Onde a cincia para o Espiritismo prossegue abrindo frentes, onde, como dissemos, o homem deve chegar. Ainda temos que abordar as questes de influncia da glndula na vivncia de nossas experincias pretritas, e sua importncia nas comunicaes entre os mundos fsico e espiritual.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

3.CARLOS TORRES PASTORINO Diplomado em Filosofia e Teologia pelo Colgio Internacional S. A. M. Zacarias, em Roma. Professor. Catedrtico no Colgio Militar do Rio de Janeiro e Docente no Colgio Pedro II do R. de Janeiro. 3.1. Vlvula Vejamos agora o comportamento de uma vlvula termoinica, dessas que utilizamos em nossos rdio-receptores. Vemo-la construda de: a) um FILAMENTO de metal prprio, ligado corrente eltrica que o esquenta at o rubro (em brasa), estado em que o fio expele de si milhes de elctrons, que tm seu caminho facilitado por causa do vcuo dentro da vlvula. b) de unia PLACA de metal, que recebe o jato de eltrons e os encaminha para diante pelo fio, mas no permite que eles voltem ao filamento; assim procedendo, transforma a corrente alternada em corrente direta ou contnua. c) nas vlvulas mais complexas, entre o filamento e a placa existe uma GRADE, que tem a finalidade de selecionar o fluxo dos elctrons. Com esses elementos bsicos e alguns secundrios, obtida a RETIFICAO da corrente e sua ampliao.

3.2. CORPO PINEAL Na caixa craniana temos a principal vlvula do corpo humano, que ser estudada mais minuciosamente no captulo da Biologia: O CORPO PINEAL OU EPFISE. Ainda a se localiza a grande auxiliar da pineal, que a hipfise. No resto do corpo encontramos outras vlvulas, mas isso objeto de outra parte do estudo. No entanto, fique claro que, para a comunicao, necessitamos de uma vlvula detentora ou retificadora, que o corpo pineal. Comparativamente terminica, a pineal funciona recebendo corrente alternada e deixando sair corrente direta: uma transformadora de corrente. Mas, ao mesmo tempo age tal qual um transformador de freqncia, pois recebe ondas pensamento que de l saem modificadas em ondaspalavra. Essa modificao da ideao em palavras constante, no trabalho interno do EU, que fornece as idias mente abstrata; essas ondas curtssimas so enviadas do transmissor (corao) e captadas pela pineal (crebro), sendo a transformadas em palavras discursivas, em raciocnios, em dedues e indues. Com a prtica desse trabalho constante, embora inconsciente, a pineal exercita-se para mais tarde, mais amadurecida, poder fazer o mesmo com idias provenientes de fora, de outras mentes por meio da telepatia.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

A pineal, formidvel vlvula eletrnica, capta as ondas-pensamento, (corrente alternada) e as detecta em ondas discursivas (corrente direta pessoal) trabalhadas pelos lobos frontais do crebro, e depois traduzidas em som (pelo aparelho fonador), ou em desenhos ideogrficos (pelos msculos das mos). Assim, terica e praticamente observamos a transmutao das idias de um ser para outro, no ponto exato da transformao das ondas.

3.3 MAGNETO Muito antiga, na humanidade,a observao de que havia corpos com a propriedade de atrair outros. Na velha sia, muito antes de Cristo, foi encontrado na regio de Magnsia um mineral que atraa o ferro. E por isso foi ele denominado magneto, donde deriva a palavra magnetismo. Analisado recentemente, foi classificado como tetrxido de triferro (Fe304), ao qual hoje se denomina magnetita, chamando-se ms ao magneto. Todos conhecem essa capacidade do m de atrair limalha de ferro, e os so muito empregados em numerosos campos de atividade. Magnetismo humano - Interessante recordar que essa capacidade de atrao tambm observada no corpo humano, e por associao, a ela se chamou magnetismo animal. O magnetismo mineral tem sido bastante explorado pela fsica; muito menos estudado e observado, o magnetismo animal, apesar dos trabalhos iniciais e clssicos de Msmer, Chardel,Puysgur, Du Potet, Bu, L. A. Cahagnet e tantos outros, que citam fatos e aventam hipteses,mas cientificamente no chegam a uma concluso exata e irretorquvel. Em vista disso, passaremos em revista rapidamente alguns fatos do magnetismo mineral, comparando-os com o magnetismo humano (animal), a que muitos atribuem os nomes de, faculdade ou capacidade medinica. Sero simples sugestes que podero despertar interesse em alguns leitores. A propriedade do tetrxido de triferro atrair o ferro. Assim, no corpo humano h partes definidas que tambm parecem atrair certas ondas vibratrias, que a criatura fica apta a sentir e descrever. Grifamos o termo atrair, porque no acreditamos existir a realmente uma atrao; cremos que uma irradiao recebida e registrada, da mesma forma que os olhos no atraem as vibraes luminosas, nem os ouvidos atraem as ondas sonoras: simplesmente recebem-nas e as registram. Mas ocorre que, quando o objeto que irradia tem o seu pso-massa menor que o pso-fra da sua radiao, no so apenas os fluidos da radiao que caminham, mas consigo-os arrasta em direo do receptor o prprio corpo radiante. D-nos isso a impresso de que existe uma atrao. Deixamos aos entendidos a soluo desse novo ponto-de-vista. Admitimos, ento, que h corpos capazes de receber as vibraes de outros corpos, tal como o tetrxido de triferro recebe as vibraes do ferro, trazendo-os mesmo a si quando o pso-fra da radiao maior que o pso-massa do corpo. Assim verificamos com a ebonite, que recebe vibraes de cabelos, papel, etc., trazendo-os a si, quando leves. Ora, o mesmo ocorre com o corpo humano, sobretudo com certos rgos. Por exemplo, as glndulas pineal e pituitria (epfise e hipfise), que tm a capacidade de

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

receber as ondas pensamento da prpria mente e de outras mentes, encarnadas ou desencarnadas. Aceitamos a teoria de que a glndula pineal serve sempre de interme diria entre o esprito da criatura e o crebro. Toda e qualquer idia ou pensamento do esprito transmitido vibracionalmente e recebido pela pineal, e atravs dela comuni cado aos neurnios cerebrais que ento a transmitem ao resto do corpo, agindo sobre os centros da fala, dos braos, pernas, etc. Inversamente, tudo o que fere os nervos pticos, auditivos, olfativos, gustativos, tcteis, etc., levado aos neurnios, que o fazem chegar pineal e da ento transmitido por meio de ondas pensamento ao esprito. Outro ponto para ser pesquisado pelos entendidos. Assim como recebe os pensamentos do prprio esprito, pode tambm receber os de outros espritos quer na matria (telepatia), quer desencarnados (mediunismo). Entretanto, alem desse tipo de mediunismo, que chamaramos magnticos, temos outro tipo de mediunismo, realizado por fio fludico, ligado diretamente aos cha kras, e destes passando aos plexos nervosos que so feixes e entrosamentos de nervos. Ou seja, os chakras representam em relao aos plexos, o mesmo papel que a pineal em relao ao crebro. Lembremo-nos de que o plexo mais importante do tronco, plexo solar, tambm denominado crebro abdominal. Do mesmo modo que os nervos constituem os condutores fludicos das vibraes sensoriais no corpo fsico, assim h cordes fludicos de matria astral, de que nossa cincia terrena oficial, ainda nem sequer apurou a existncia, embora citadas em literaturas antiqssimas e bem conhecidas no ocidente (Eclesiastes 12:6). Nada existe, porm, a esse respeito nos tratados cientficos. 3.4 PROCESSOS DE IMANTAO Uma barra de ferro pode ser imantada por trs processos principais: a) por induo magntica, que realizado mantendo-se a barra de ferro prxima a um m; b) por atrito, quando uma barra de ferro neutra atritada com um m, sendo indispensvel que sejam atritados sempre no mesmo sentido, porque o atrito num sentido desfaz a imantao obtida no outro; c) por corrente eltrica, quando se enrola em torno da barra de ferro um fio percorrido por corrente eltrica. Esse processo faz o que chamamos eletro m. Vimos que a mediunidade pode ser inata, tal qual o magnetismo do m natural. 3.5 TIPOS DE MEDIUNIDADE Agora passemos a estudar ligeiramente o despertamento, chamemo-lo artificial da mediunidade. Tambm aqui podemos encontrar as mesmas trs modalidades principais que para o m mineral (as Leis Csmicas so as mesmas para todos e em todos os planos). a) Assim como uma barra de ferro se imanta quando na proximidade de um m, assim tambm pode uma criatura conseguir comunicaes medinicas quando ao lado de um mdium, embora seja insensvel quando a ss. Esse fenmeno obtido, porque a radiao do mdium sensibiliza a aura do sujet, tornando-o apto a captar mensagens. Por isso observamos que certas pessoas s recebem quando ao lado de um mdium. Mais comum a necessidade da presena de um mdium para INICIAR o trabalho medinico de uma pessoa; feito o desenvolvimento, poder passar a receber sozinha. No falha pessoal: que as radiaes do mdium lhe servem de agente cataltico para abrir a mediunidade.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

b) Da mesma forma que a barra de ferro neutra se imanta ao ser atritada, assim a criatura pode ser predisposta a receber comunicaes, ou a abrir a mediunidade, se lhe forem aplicados passes magnticos por um mdium. Pensam alguns que o passe no aparelho novo serve para fazer receber espritos, e movimentam as mos como se empurrassem algum. Mas os passes no tm essa finalidade. Devem ser dados de cima para baixo (sempre no mesmo sentido) para que o efeito no seja anulado. Algumas enti dades preferem que no sejam aplicados passes, antes da incorporao, alegando que isso pode influir no animismo. Assim fazendo, porm, o desenvolvimento muito mais demorado e talvez no se realize. Ao aplicar os passes, o passista magnetiza ou imanta o aparelho, fazendo sensibilizar-se a glndula pineal (passes na cabea) para comunica es telepticas, ou os chakras (passes ao longo da espinha dorsal) para as ligaes fludicas. c) a terceira maneira de favorecer a imantao enrolar-se a barra de ferro com um fio percorrido por corrente eltrica. So os eletro ms. H pessoas, tambm, que s se tornam mdiuns, ou seja, s ficam capacitados para receber, quando envolvidos pela corrente da mesa medinica, nada conseguindo quando esto a ss. A corrente da mesa medinica aumenta a sensibilidade da pineal e dos chakras (j vimos que a bateria tem mais fora que os acumuladores isolados). Nesses casos, o aparelho aumenta sua sensibilidade e se imanta, tornando-se apto a receber as comunicaes.

3.6 IMS PERMAENTES E TEMPORRIOS

De acordo com a construo do m artificial, pode ele manter a propriedade magntica por muito tempo, at por anos, ou perd-la logo depois que cesse a causa da imantao. No primeiro caso o m chamado permanente, no segundo, temporrio ou transitrio. Os eletro ims so sempre transitrios, mas os ims naturais so sempre permanentes. Durao da mediunidade - Podemos dividir os mdiuns em trs categorias: a) naturais que j nascem com essa caracterstica de sensibilidade, e, em vista disso qualquer que seja sua religio - no podem evitar os fenmenos psquicos; at freqente que, no se educando a faculdade, nesses casos, o aparelho se desequilibre mentalmente; b) aqueles que so permanentes, ou seja, os que, mesmo no no sendo de nascena, desenvolveram as faculdades psquicas, quer por proximidade, quer por atrito (freqncia s reunies ou passes); e, uma vez desenvolvidos, no nas perdem mais, ficando obrigados a continuar trabalhando da por diante, dando vazo natural ao mecanismo psicolgico;

Marco Aurlio Pulsz Schunk

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

c) aqueles que so temporrios, isto , os que, cessada a causa, cessa o efeito. De modo geral, os que s recebem na corrente medinica, nada sentindo fora dela. Ou mesmo os que s recebem quando na proximidade de outro mdium, ou quando sob a ao de passes magnticos (induo magntica ou atrito). 3.7 POLOS As propriedades magnticas no se manifestam em toda a extenso do m, mas apenas nas extremidades, chamadas plos. Quando se trata de uma barra, por exemplo, aparece o magnetismo nas pontas; entre os dois plos h uma regio que no apre senta propriedades magnticas, sendo por isso denominada neutra. As mos dos mdiuns - Assim tambm no corpo humano, as partes que revelam maior magnetismo so as extremidades, sobretudo as dos membros superiores tendo-se estabelecido experimentalmente que o lado direito tem magnetismo positivo (doao) e o lado esquerdo magnetismo negativo (absoro), porque atrai coisas negativas, e por isso os romanos o chamavam sinistro. Da o aperto de mo ser feito sempre com a direita, pois a esquerda absorveria os fluidos pesados da outra pessoa. Tambm o sinal da cruz na prpria criatura e a bno dada pelos sacerdotes (passes em forma de cruz) realizado com a mo direita. Os passes Magnticos de doao realizam-se com a mesma mo. Assim tambm, quando queremos homenagear uma pessoa, dando-lhe amor ou carinho, ns a colocamos a nosso lado direito, para que o lado esquerdo dela absorva nossas boas vibraes. No entanto, quando desejamos captar o amor de algum, ns a colocamos nossa esquerda (nas conversas amorosas, no leito, etc.), para que possamos absorver melhor suas vibraes de carinho. Nos canhotos, porm, o magnetismo inverso: positivo esquerda, negativo direita. Quando desejamos lanar fluidos, atravs das mos que a fazemos, saindo eles pelas pontas dos dedos. 3.8 ATRAO E REPULSO Se suspendermos dois ms por seus centros de gravidade, e aproximarmos um do outro, verificaremos que os plos do mesmo nome se repelem, e os de nomes contrrios se atraem. Da conclumos que o plo norte geogrfico da Terra um sulmagntico (j que atrai o plo norte do m), e vice-versa.

Corrente medinica Compreendemos, ento, por que, nas correntes medinicas, os componentes se do as mos segurando com a direita a esquerda do que lhe est ao lado.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

10

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

Tambm por isso observamos que, por magnetismo natural, as pessoas se atraem quando possuem temperamentos opostos: violentos atraem dceis, orgulhosos atraem humildes, etc. (donde o ditado popular: duro com duro no faz bom muro). Na mediunidade pode aparecer uma objeo: o mdium dcil recebe espritos dceis, havendo de modo geral consonncia de temperamento entre os mdiuns e seus guias. Entretanto, a no se trata de magnetismo, mas de sintonia vibratria. Observamos, todavia, um fenmeno interessante: em certos casos, existe uma impossibilidade absoluta de certos espritos incorporarem em certos mdiuns. E isso ocorre sem que haja nenhuma dissintonia, pois muitas vezes o esprito gosta imensa mente da criatura e vice-versa, mas no pode incorporar-se. Supormos que o impedi mento consista numa repulso magntica entre ambos. Aguardamos, porm, melhores esclarecimentos de quem seja mais capaz. Podemos, ento, estabelecer um princpio: as comunicaes telepticas, atravs de pineal-pituitria, se fazem por sintonia vibrat ria; e as fludicas (ligaes por fio) se realizam atravs dos chakras-plexos, por magnetismo positivo-negativo. Em nossa hiptese, pois, o magnetismo poder influir na incorporao, na ligao fludica, mas no na inspirao ou intuio, que esta se realiza por simples recepo de ondas vibratrias. .... Naturalmente o automatismo maior garantia de legitimidade para a comunicao, pois evita interferncias da mente do mdium. Nesse setor temos, ainda, que considerar os sensitivos que realizam desenhos ou pinturas, embora na vida normal no tracem uma reta sequer. O desencarnado age atra vs do chakra, movimentando a mo do mdium. Isso, porm, nada tem que ver com a inspirao artstica dos verdadeiros pintores, pois esta teleptica (intelectual) e age na pineal, no sendo, absolutamente, automtica nem agindo no chakra umeral. 3.9 CORPO PINEAL NO CREBRO (Testut,t. 2, pg. 847): 1, 1' - extremidades anterior e posterior da cissura interhemisfrica; 2 - centro oval de Vieussens; 3 - joelho do corpo caloso; 4, 4 - sua almofada, seccionada pela linha mdia; 5 - septo lcido e sua cavidade central; 6 - pilares anteriores do trgono; 7 - pilares posteriores; 8 - prolongamento frontal do ventrculo lateral; 9 - prolongamento occipital; 10 encruzilhada ventricular; 11 - esporo de Morand; 12 - n caudado; 13 - tlamo ptico; 14 - sulco opto-estriado, com 14' veia do corpo estriado; 15 ventrculo mdio; 16 - comissura cinzenta; 17 corpo pineal; 18 comissura branca posterior; 19 tubrculos quadrigmeos.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

11

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

3.10 CORPO PINEAL (EPFISE) Trata-se de pequena estrutura cnica, que sai da parte posterior da raiz do terceiro ventrculo e projeta-se para trs, por cima dos corpos quadrigmeos superiores. Consiste em clulas epiteliais redondas, arrumadas de maneira alveolar. Entre os alvolos ou folculos, acha-se um tecido-suporte, que contm vasos capilares sangneos; a tambm aparecem com freqncia depsitos de sais calcrios de forma esferide; se os secionarmos, mostram uma estrutura laminada concntrica (tipo cebola). So conhecidos como areia cerebral, que tambm encontrada, em pessoas ido sas, nos plexos corides, na pia aracnide e em outras partes do crebro. Dizem os cientistas que o corpo pineal, no homem, rgo vestigial, represen tante involudo de um aparelho que era desenvolvido nos antigos vertebrados. Ainda hoje o tuatara (rptil sphenodon punctatum, nico remanescente da ordem dos rhynchocephalia, existente na Nova Zelndia) possui uma pineal que consta de dois segmentos distintos: uma glndula, a epfise, que tem a mesma estrutura da pineal humana, e o outro, sensorial, o olho pineal situado no formen parietal (abertura central na abobada do crnio), coberto por uma escama transparente, cujo verso tem a forma de lente, e a superfcie mais baixa, oposta, uma retina colorida. Parece no perceber a luz. Mas o tamanho enorme do formen parietal dos fsseis dos rpteis parece indicar que se tratava de um olho funcional. 3.11 CORPO PINEAL VISTO DE CIMA (Testut, t. 2, pgina 833) 1 - tlamo ptico, com 1' seu tubrculo anterior; 1 seu tubrculo posterior ou pulvinar; 2 - sulco dos plexos corides; 3 - sulco opto-estriado; 4 - cabea do n caudado; 5 - septo lcido e sua cavidade central; 6 pilares anteriores do trgono; 7 - comissura branca inferior; 8 vulva; 9 - comissura cinzenta; 10 - terceiro ventrculo; 11 - glndula pineal; 12 - seus pednculos anteriores ou habenae; 13 - comissura branca posterior; 14 - tringulo da habnula; 15 - tubrculos quadrigmeos anteriores ( nates); 16 - tubrculos quadrigmeos posteriores ( testes). Dizem os fisiologistas que a funo do corpo pineal parece ser o freio do desenvolvimento sexual at a idade da puberdade (funo tambm atribuda ao timo... ). Chegando a, o controle das gnadas passa a outra glndula (a tireide) e a pineal se atrofia, involuindo. 3.12 POSIO DA PINEAL (Testut, t. 2, pg. 840). 1 - corpo caloso; 2 - trgono; 3 - septo lcido; 4 ventrculo mdio; 5 - aqueduto de Silvio; 6 epndimo (o trao branco que fica acima do nmero); 7 - folheto superior da tela coroidiana; 7 - folheto inferior; 8 espaos sub-aracnoidianos; 9 - glndula pineal . (Obs.: o nmero 4, aparece como uma +). Vlvula receptiva - Tambm aqui temos que consultar a cincia espiritual, que muito nos diz a respeito.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

12

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

A pineal um dos rgos mais importantes do corpo fsico do homem, tendo sido a ela atribuda, por Descartes, a honra de ser o ponto em que a alma se prendia ao corpo. Observemos, de incio, que exatamente nos lacertdeos (ou surios), na escala animal, que comeamos a encontrar um embrio do corpo pineal. Para trs, nada. Para diante, a cada passo evolutivo na escala zoolgica, o animal vai fixando melhor e desenvolvendo mais o corpo pineal, embora seu tamanho fsico se v reduzindo. O funcionamento ainda desconhecido pela cincia mdica, que apenas lhe empresta a tarefa de travar a evoluo dos rgos sexuais at a poca da puberdade. Afirma, outrossim, que desconhece qualquer hormnio por ela produzido. Ora, em realidade o corpo pineal no glndula produtora de hormnios, mas uma CHAVE de ligao eltrica ou, talvez melhor dito, uma VLVULA. Os impulsos eletromagnticos e eletroqumicos nos nervos seguem o trajeto que estudamos atrs, mas no corpo pineal que so registrados esses impulsos e transmitidos para o esprito. 3.13 PINEAL EM RELAO COM O AQUEDUTO DE SILVIO (Testut, t. 2, pg. 683): 1 - almofada do corpo caloso; 2, 2' - tela coroidiana; 3 glndula pineal; 4 - comissura branca posterior; 5 - aqueduto de Silvio, com 5' sua origem anterior ou nus; 6 - ventrculo mdio; 7 - quarto ventrculo; 8 - pednculo cerebral; 9 protuberncia; 10 - tubrculos quadrigmeos. Ai se executa a funo que at hoje no fora localizada. A prpria chamada areia (sais calcreos) tem sua tarefa especfica, ainda no revelada: com suas lminas concntricas desincumbe-se de seu servio semelhana daquela pedra natural denominada galena, que possui capacidade idntica, de detetar ondas hertzianas. Lembremo-nos de que, na prpria galena, indispensvel procurar um pontinho microscpico, para conseguir essa transmutao. Assim ocorre com o corpo pineal, muito superior em seu funcionamento galena, tanto quanto o crebro superior a um computador eletrnico (1). 3.14 CORTE DO CORPO PINEAL, (Testut, t. 2, pg. 843): O corte do corpo pineal mostra a abundncia e o desenho formado pelas fibras neurglicas, bem como sua relaes com as clulas, colorao pelo mtodo de Weigert (desenho segundo Mile Dimtrova). () Em computador gigante, de 1. 000 kg, conseguiram-se circuitos em nmero de 1.000.000. O crebro humano com apenas 1 kg (mil vezes menor) consegue 10 bilhes de circuitos (dez vezes mais). Proporcionalmente, enquanto a relao do computador de 1 para 1. 000, a do crebro de 1 para 10 bilhes. Temos, pois, no corpo pineal no propriamente, como interpretou Descartes, o local em que o esprito se liga matria, mas a vlvula transmissora-receptora de vibraes do corpo astral, regulando todo o fluxo de emisses do esprito para o corpo fsico e vice-versa. Da sua grande importncia, tambm, para a mediunidade.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

13

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

3.15 MEDIUNIDADE RECEPTIVA Assim denominada porque recebe os impulsos vindos de fora, enquanto a mediunidade captativa a que tem a capacidade de buscar, em sua origem, as idias e os pensamentos. Os impulsos provenientes do esprito so transferidos do corpo astral ao corpo pineal, irradiando-se da substncia branca, ao crtex, ao tlamo, at penetrar normalmente no tema nervoso, comandando o veiculo somtico. Essa a ligao direta do prprio esprito (personalidade) com seus veculos fsicos. No entanto, quando as irradiaes provem da mente (da prpria criatura, a in dividualidade), a emisso feita atravs da onda emitida pelo tomo-montico localizado no corao. Da sai e recebida, tambm, pelo corpo pineal, que a transfere a seus veculos, sobretudo zona pensante do crebro, onde se transforma em raciocnio. Assim como serve ao prprio esprito, a pineal tambm deteta (recebe) as irra diaes de outros espritos, encarnados e desencarnados, naquele fenmeno que foi batizado de telepatia. A onda pensamento, desde que esteja sintonizada com a pineal da criatura, recebida, distinguida, e retransmitida aos veculos, atravs da palavra escrita ou falada. Para isso, indispensvel que haja sintonia vibratria entre os dois (emitente e receptor) exatamente como ocorre com a galena, que recebe as ondas da emissora de acordo com a faixa em que ela emite as ondas. Com a galena a diferenciao das faixas feita pelo nmero de voltas do fio enrolado na bobina. No corpo pineal, essa sintonia se realiza de acordo com o nmero de ciclos por segundo alcanado pela evoluo da criatura atravs dos milnios. Quanto mais evoluda espiritualmente a pessoa, mais elevada a faixa de onda que pode receber. Quer do prprio esprito (personalidade), quer da mente (individualidade), quer de outro esprito (encarnado ou no), o corpo pineal constitui, ento a chave ou vlvula da recepo medinica por telepatia. Aparelho de alta sensibilidade, mas que necessita, no obstante, de treino, de exerccio, para que se desenvolva, para que no se embote. E quanto mais exercitada, mais fcil e fielmente recebe. No entanto, como as vibraes do prprio esprito e a dos espritos afins so do mesmo tipo, o mdium freqentes vezes no sabe distinguir se a idia recebida prpria ou alheia. 3.16 OLHO DE SHIVA O corpo pineal denominado, tambm, terceiro olho ou olho de Shiva pelos ocultistas, embora, por engano lamentvel, alguns espiritualistas digam que a hipfise (pituitria). O corpo pineal (epfise) , pois, a responsvel pela vidncia do mundo astral e pela clarividncia. Na vidncia astral a epfise utilizada, tambm, pelos animais, (ces, cavalos, etc.) que so sujeitos viso de cenas do plano astral, que seu plano especfico prprio. A humanidade, no ciclo lemuriano, parece que utilizava ainda esse olho, lado a lado com olhos duplos materiais que comeavam sua evoluo. Realmente, o olho pineal, especfico para as vibraes do astral, no percebia com clareza e nitidez a luz, cores e formas fsicas. Com a mais forte materializao do

Marco Aurlio Pulsz Schunk

14

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

homem, havia necessidade de rgos que percebessem e vissem com mais acuidade o mundo fsico, enquanto se fazia menor a necessidade de percepo do mundo astral, donde eles saam. Houve, por isso, a involuo ou atrofia do olho pineal (especfico para vidncia astral) e o aperfeioamento dos olhos fsicos, que reproduziam e filtravam melhor as vibraes da matria densa. Os surios so os remanescentes das experincias efetuadas para essa descida vibratria do esprito. Neles ainda hoje vemos os resqucios, desse olho singular com bastante evidencia. Lgico que, na experincia com os tuataras o olho no reagia luz fsica; mas se a experincia pudesse ser feita com a luz astral, supomos que teriam tido xito os experimentadores, haveria recepo e suas reaes tpicas. 3.17 HIPFISE (CORPO PITUITRIO) Trata-se de glndula dupla, com formato e tamanho de um gro-de-bico, instalada na sela turca que, uma reentrncia no osso esfenide, na base da caixa craniana. Divide-se em anterior e posterior.

3.18 EPILEPSIA Caracterizada por ataques paroxismais, com perda de conscincia e espasmos musculares tnicos ou crnicos. Por sua manifestao espetacular externa, desde remota antiguidade impressionou a todos, sendo atribuda a agentes espirituais (possesso) ou influncia da lua (lunticos). Hipcrates (460-370 A.C.) j se esforava em provar que era mal fsico, e no sagrado. Mas s a Partir de 1857 que o mdico ingls Thomas Laycock deu um passo real frente, introduzindo o bromo em sua terapia preventiva. O ataque pode ser leve - alguns segundos de simples ausncia, ou seja, de lapsos de conscincia - at as convulses violentas. Freqentemente a vitima percebe a aproximao do ataque, por sintomas diversos, embora sempre idnticos em cada pessoa que podem ser um calor envolvente, uma sensao tpica visual, olfativa, auditiva, gustativa, tctil ou dolorosa, esta sobretudo na parte alta do abdome. Em muitos casos pode verificar-se uma disfuno ou disritmia cerebral, verificvel por meio da Eletro-encfalografia (EEG) quando se diz que se trata de epilepsia sintomtica, orgnica ou secundria; mas em outros casos nada encontrado, e o EEG normal, quando ento se diz que epilepsia idioptica, essencial, criptognica ou genuna. Recomenda-se que, alm dos remdios preventivos (fenobarbitricos) os pacientes se mantenham com pensamentos bons e alegres, em perfeita higiene mental.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

15

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

3.19 CHAKRA CORONRIO Tambm chamado SAHASRARA, est situado no alto da cabea, na direo da glndula pineal, a que corresponde. um exaustor com 12 ps no centro e com 960 ps na periferia, dai ser tambm chamado ltus de mil ptalas. Sua cor predominante e seu brilho variam de acordo com seu desenvolvimento e, portanto, com a evoluo da criatura. Seu despertamento importantssimo, para que no receba vibraes do astral, mas somente do mental. Ligao com o astral superior Telepatia Incorporao - atravs do coronrio que recebemos a Luz do Alto, e que em ns penetra a Onda Espiritual do Logos. Os primitivos cristos conheciam bem sua fora, tanto que os monges ocidentais ( imitao do que sucedia com os orientais: egpcios, chineses, hindus, tibetanos etc.) raspavam a cabea como um smbolo: afastavam os cabelos, isto , todos os empecilhos materiais, para que a ligao com o Esprito e o recebimento de Luz fosse a mais perfeita possvel. Com a moda dos cabelos compridos, a igreja permitiu que seus sacerdotes e monges a seguissem, mas imps que, pelo menos, no alto da cabea, permanecesse um crculo raspado (a tonsura), feita antes que o candidato ao sacerdcio receba a primeira ordem, chamada menor (hostirio), como indcio de que abandonava a matrialidade, tornando-se clrigo (escolhido), e se dedicava da por diante ao Esprito, podendo receber as sete sagraes, quatro menores e trs maiores. Ao receb-la, aquele que se supunha tivesse obtido a unio mstica recebia tambm novo nome, pois passava a pertencer famlia do Deus a que servia. O chakra coronrio o sintonizador das ondas do plano mental recebidas por telepatia, quer provenham elas de fora, de espritos desencarnados, quer das nores (P. Ubaldi), correntes de pensamento que constituem a noosfera (Teilhard de Chardin), por meio da mente da prpria criatura encarnada; neste caso, a Mente transmite a intuio que recebida pelo ponto de contacto do Eu profundo, situado no corao, e este o transmite ao chakra coronrio, o qual o transfere pineal, para que esta o leve ao crebro, que transformar a idia ou intuio em raciocnio. Neste ponto que com muita freqncia morrem as intuies rejeitadas pelo intelecto vaidoso, que no as aceita. Aqui, mais uma vez, queremos chamar a ateno a respeito da diferena que fazemos entre Mente (espiritual) e Intelecto (crebro da personagem). O homem constitudo de uma Centelha divina com Sua Mente, que se individualiza num Esprito, que se encontra no caminho evolutivo. Para progredir, o Esprito plasma para si, por condensao, uma personagem (conjunto de intelecto, as tral, etrico, e fsico denso). O somatrio total (Centelha-Mente e Esprito-IntelectoAstral-Etrico-Fsico) o HOMEM com um esprito reduzido em suas propores por sua priso no crebro fsico: o denominado eu pequeno, com a conscincia atual. A personagem o Esprito (Mente-Centelha) condensado na matria. Ora, condensar REDUZIR. Compreendamos, ento, que o Esprito (Mente-Centelha) so ilimitados, quase infinitos, e a personagem uma condensao dentro do Esprito-Mente-Cente lha. Portanto, o Esprito-Mente-Centelha NO ESTO localizados dentro do homem, mas ao contrrio, o HOMEM que est condensado DENTRO DO Esprito-MenteCentelha que so ilimitados, e existem fora do tempo e do espao. Podemos esclarecer com um exemplo grosseiro. Suponhamos que no Oceano Atlntico suas guas condensaram um pequeno cristal de sal que continua mergulhado nas guas ilimitadas do Oceano e por elas permeado. O cristal de sal seria nosso corpo,

Marco Aurlio Pulsz Schunk

16

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

nossa personagem, e o Oceano Atlntico seria o Esprito-Mente-Centelha. Mas no pe queno Cristal de sal h um ponto, um foco que serve de ligao entre ele e o Oceano. Assim h, no homem, um tomo espiritual no corao, que serve de ponto de contacto com a nossa Mente Ilimitada, com o Eu Profundo. Se no cristal de sal houvesse um pequeno tomo espcie de antena, que recebesse as vibraes do Oceano e as registrasse, seria como ocorre conosco: o chakra coronrio a antena que recebe as vibraes de nossa Mente, imensa e ilimitada porque fora do espao e do tempo, por estar sintonizada com ela. Pela chakra coronrio, os mdiuns recebem as comunicaes por ondas mentais, isto , intuitivas, telepticas. O Esprito comunicante pensa (em qualquer idioma) e atravs do chakra coronrio e do corpo pineal o mdium capta esse pensamento (em sua prpria lngua) e o transforma em palavras e frases (com seu prprio vocabulrio). A no h necessidade de o Esprito estar prximo ao mdium: pode este acharse no Rio de Janeiro e o Esprito em Recife, ou o mdium em So Paulo e o Esprito na Sibria. Se houver SINTONIA, haver recebimento de comunicao medinica. Mas as palavras, os termos, o vocabulrio, o sotaque, as frases sero DO MDIUM que recebe as idias e as veste de forma e no o ditado de frases construdas pelo Esprito. Da poder o mdium transmitir a mensagem como preferir ou como tiver mais facilidade, quer pela escrita (psicografia no-automtica) quer de viva voz (psicofonia consciente). Da tambm poderem dois mdiuns, ou mais at, cuja sintonia se equivalha, poderem captar a mesma mensagem, ditada pela mesmo Esprito, embora um mdium esteja em Porto Alegre e outro em Manaus. O desenvolvimento do chakra coronrio s conseguido atravs da evoluo. O pleno desenvolvimento d a iluminao mental e a criatura atinge o nvel de Buddha, como ocorreu com Sidharta Gautama. Da ser Ele representado com uma salincia no alto da cabea, smbolo de sua iluminao atravs do coronrio. A igreja tambm conhecia esse smbolo e colocava em redor da cabea de seus homens iluminados (santos) uma aurola dourada, que a cor da aura dos indivduos muito evoludos. 3.20 TELEPATIA A forma mental criada pelo pensamento pode afetar outra pessoa se houver suficiente fora e persistncia da parte do pensador e, ao mesmo tempo, receptividade da parte da criatura em quem pensamos. O pensamento a atinge com sua onda vibratria, e a forma mental criada por ns segue, tomando a onda como conduto. Por vezes, quando a pessoa que recebe est com a mente ocupada, a forma mental permanece-lhe em torno da cabea, at encontrar campo para penetrar. Da poder envolver as pessoas que desejamos (tanto quanto a ns mesmos) com formas-pensamento protetoras, que as defendam de todos os perigos e ataques externos. Isso se obtm sobretudo com a prece em favor da pessoa: na prece desse tipo so os nossos pensamentos que ajudam os favorecidos, e praticamente jamais falham. Ao revs, quando os pensamentos enviados so maus e nocivos, ocorre que, ao encontrar uma pessoa de aura limpa protetora, as formas mentais negativas batem na superfcie e ricocheteiam, regressando quele que a enviou. E regressa a ele porque,do-a enviado, est ainda ligado a ela, em perfeita sintonia, porque foi quem a criou; ento ele a recebe em cheio. Lgico que mister ser um pensamento muito forte e intenso. Mas de qualquer

Marco Aurlio Pulsz Schunk

17

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

forma, o homem constantemente povoa sua aura com as criaes de sua fantasia, de seus desejos, de seus impulsos e de suas paixes. Uma pessoa evoluda pode destruir, com a ao de sua vontade, as formas mentais prejudiciais; em geral, porm, prefere no interferir, a no ser quando solicitada, mas apenas construir seu ovo urico para de fenderse. Mentes sadias, reunidas periodicamente num ambiente (igreja, templo ou centro) formam egrgoros protetores que elevam os pensamentos dos freqentadores e, ao mesmo tempo, agem como condensadores na destilao da gua; assim como estes fazem resfriar o vapor que est em temperatura elevada, tornando a liquefazer-se, assim o egrgoro faz que as altssimas vibraes espirituais degradem sua freqncia para atingir os presentes com as bnos da fora divina. A telepatia pode exercer-se no plano etrico, quando o elemento de ligao a glndula pineal; no plano astral, mediante ligao direta entre os corpos astrais; e no plano mental puro; para isso requer-se evoluo muito maior. (...) Na fase correspondente sua entrada na famlia dos surios, surge no feto o olho pineal como fase inicial da futura glndula do mesmo nome, e que lhe assinala a caracterizao como individualidade personificada. Terminada a revisode toda a sua evoluo animal, a criana rompe as barreiras da animalidade pura e passa ao estado hominal: nesse ponto preciso ocorre o nascimento.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

18

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

4. Jorge Andra

Mdico e Expositor do Instituto de Cultura Esprita do Brasil A Glndula pineal ou epfise foi bastante conhecida dos antigos, fato observado atravs das descries existentes. A escola de Alexandria participou ativamente nos estudos pineais que se achavam ligados s questes de ordem religiosa. Os gregos conheciam-na por "conarium" e os latinos por "glndula pinealis". Estes povos em suas dissertaes localizavam na glndula pineal o centro da vida. Muito mais tarde, os trabalhos sobre a glndula pineal se enriquecem com De Graf, Stenon e Descartas. Este ltimo fez interessante e minuciosa descrio, atribuindo at nossos dias; para ele, a alma era o hspede misterioso da glndula pineal. No comeo deste sculo, os estudos tomam maior incremento com observaes mais aprimoradas. Nos nossos dias, apesar de experimentaes mais meticulosas, ainda no temos definitiva interpretao sobre sua real funo, da as divergncias nas hipteses apresentadas. As pesquisas embriolgicas em certos animais vertebrados ( lacertdeos ), notificaram a presena de um elemento que denominaram ''olho pineal", considerado por muitos como rgo sensorial destinado viso de certos animais fsseis. Seria rgo vestigirio, rgo em represso, cuja presena nos animais mais avanados na escala zoolgica representaria o resqucio de olho mpar de certos invertebrados ? Inmeras experincias foram feitas nas diversas espcies animais a respeito do olho pineal; as concluses so contraditrias e pouco razoveis. Poderamos pensar que o olho pineal, em vez de ser elemento regressivo, com tendncias ao desaparecimento, fosse, ao contrrio, elemento em desenvolvimento. Do olho externo e mpar de certos animais haveria, aos poucos, nos lentos e meticulosos processos de mutaes e transformaes evolutivas que desconhecem o tempo, uma inflexo para o interior da caixa craniana, tomando caractersticas histolgicas especiais sem perderem as de sua origem. Atenderia esta formao ao controle de funes de alta relevncia para o animal tais sejam os diversos mecanismos do instinto, com tonalida des prprias, conforme o desenvolvimento da espcie. Com o aparecimento progressivo em relao escala zoolgica, portanto evolutivo, iria aparecendo ao lado do olho pine al o divertculo epifisrio, at que no homem alcanaria em conjunto com as parfises (formaes embriolgicas mais ou menos constantes), o estado mais completo do de senvolvimento pineal. Desse modo, o olho poder ser visto como o ponto em que se iniciam os verda deiros alicerces da glndula pineal e, como tal, o incio da Individualidade espiritual as expresses de um EU em formao que no existe nos invertebrados, cuja zona espiritual deve fazer parte de um conjunto prprio da espcie (alma grupo), sem as nuanas que caracterizam o Indivduo, o EU. Lgico seria admitir que, medida que a escala zoolgica avana, os instintos se desenvolvem atingindo seus mais altos graus; e, na espcie humana a glndula pineal responderia pelos mecanismos da meditao e ao discernimento, da reflexo e do pensamento e pela direo e orientao dos fenmenos psquicos mais variados. A glndula pineal ou epfise, na espcie humana, ocupa posio central em relao aos rgos nervosos (gravura 1).

Marco Aurlio Pulsz Schunk

19

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

A- Cortex cerebral; B- Lobo frontal; C-Hipfise; D-Protuberncia E-Bulbo; F-Medula; G-Sist.de ativao reticular; H- cerebelo I- Glndula Pineal; J- Regio talmica; K- Impulsos nervosos A glndula pineal mantm relaes com as glndulas endcrinas e deixa transparecer sua influncia em maior ou menor grau. Ainda difcil estabelecer as relaes exatas entre a pineal e as demais glndulas embora possamos asseverar, pelos trabalhos e observaes conjuntas, que a pineal seria realmente a orientadora da cadeia glandular, comunicando-se com as demais glndulas direta ou indiretamente tendo na hipfise o grande campo de suas expanses com o organismo inteiro. No seria a neurohipfise, mas precisamente, a zona por intermdio da qual a pineal orientaria todo o seu trabalho no equilbrio endcrino? Com os gritos da puberdade, aos 14 anos em mdia, a pineal chefiando a cadeia glandular e mais condicionada pelo desenvolvimento fsico do indivduo, encontra melhor campo e distribuio das emoes de vidas pregressas, cedidas pelos vrtices da zona inconsciente ( zona espiritual ) . Estes profundos vrtices energticos do incons ciente, por se acharem ligados s manifestaes do sexo, causam modificaes como que preparando o campo fsico (atravs da glndula pineal) s necessidades evolutivas, onde as imensas regies das emoes melhor se expressam. Essa glndula responderia pelos mais altos fenmenos da vida - "glndula da vida espiritual" - e por ser elemento bsico e controlador das razes emocionais, o sexo em suas mltiplas manifestaes dependeria integralmente de sua interferncia. Ainda seria por intermdio dessa gln dula que os fatores propulsores de evoluo espiritual (renncia, uso equilibrado do sexo, tolerncia, bondade, abnegao e disciplina emotiva por excelncia) alcanariam ndices bastantes elevados. Desse modo, a pineal sria a tela medianeira onde o esprito encontra os meios de aquisio dos seus ntimos valores, por um lado e, pelo outro, fornece as condies para o crescimento mental do homem em verdadeiro ciclo aberto, inesgotvel de possibilidades e potencialidades. As aquisies para o esprito sero cada vez maiores e as influncias do esprito na matria sero cada vez mais potentes. Tudo se amplia e completa nas ajustadas etapas palingenticas, como possibilidades mais lgicas da evoluo no esquema csmico. Pelas referncias acima, percebemos a influncia diretora da glndula pineal sobre a cadeia glandular do organismo. A ligao que mantm com o hipotlamo e outras zonas nobres do sistema nervoso central evidente, como tambm a influncia que exerce no sistema neuro-vegetativo. Desse modo, jamais podemos afastar a gln -

Marco Aurlio Pulsz Schunk

20

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

dula pineal da participao de inmeras funes orgnicas, direta ou indiretamente, assim como da acentuada correlao no setor psquico. Porque no admitir a pineal devido sua situao absolutamente central em relao aos rgos nervosos, s unidades glandulares que dirige aos elementos som ticos que influencia ao sistema neuro-vegetativo que atua e controla como sendo o Centro Psquico, o Centro Energtico, o Centro Vital, que se responsabilizaria pela ativao e controle de todos os atos orgnicos, desde os mais simples at os fenmenos mais altos da vida? Podemos considerar a pineal como sendo a glndula da vida psquica; a glndula que resplandece o organismo acorda a puberdade e abre suas usinas energticas para que o psiquismo humano, em seus intrincados problemas emocionais, se expresse em vos imensurveis. A afirmao filosfico-intuitiva da escola de Alexandria, dos antigos gregos e mais modernamente de Descartes, como sendo a pineal a sede da alma, e com os estu dos que atualmente possumos, devemos meditar profundamente, sem julgarmos a priori aquilo que nossa cincia oficial ainda no alcanou. Existe outro terreno orgnico, ainda desconhecido inexplorado, para alm do fsico, de energia mais sutil e menos condensada do que aquela da matria e que por isso mesmo a dirige e orienta. terreno puramente vibratrio, no observado pelo olho humano mesmo com aparelhagem ptica especializada, contudo perceptvel pelos reais efeitos: terreno no qual estaria mergulhada a energia condensada que a matria, obedecendo aos seus influxos, por serem mais evoludos, mais vividos, mais experientes e, por isso, com possibilidade de comandar inteligentemente. Para que a cincia progrida resolva seus difceis problemas, ter que imergir nas energias, mais precisamente nas energias do mundo psquico, para melhor defini-lo, estud-lo e compreend-lo. No mais se entender uma cincia que fique a arrastar-se na anlise e a computar exclusivamente aquilo que os sentidos humanos possam perceber; ter que integrar-se no todo, ter a viso sinttica, a viso de conjunto e no mais rastejar teimosamente em dimenses menores. Os pesquisadores, em suas disseces anatmicas e em seus mergulhos nos infinitamente pequenos, vo transformando a matria de viva em morta, e com isso jamais encontram o Princpio Vital, a Essncia dessas unidades de trabalho. Por assim proceder, afirmam solenemente nada existir alm do que os sentidos percebem, e iludem-se com o mais densificado.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

21

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

5Estranhos poderes Eles dizem ouvir vozes, assumir personalidades, receber mensagens de mortos. As habilidades dos mdiuns, por muito tempo explicadas s pela f, atraem o olhar da cincia e ganham novas interpretaes Fotos: RICARDO GIRALDEZ Passes em centro esprita em So Paulo ( esq.) e o psiquiatra Oliveira, com tomografia de paciente: mediunidade ou transtorno mental?

GISELE VITRIA Para eles, basta fechar os olhos e deixar a mente quieta. A meditao e a leitura do Evangelho aprofundam a concentrao. Depois vm os arrepios, os pensamentos recorrentes, uma sensao de calor e de formigamento na face. Movimentos involunta rios indicam uma energia diferente e a percepo de que algum se aproxima. Pode-se entrar em transe ou assistir a tudo como espectador. Segundo a religio esprita, os me diuns so a ponte dos vivos com o mundo das almas. Para os cientistas mais flexveis, so pessoas capazes de experimentar fenmenos psquicos que desafiam o conhecimento. Pela viso da ala mais conservadora da cincia, nada mais so do que esquizofrni cos psicticos ou portadores de intrincados distrbios psiquitricos. Mas, a aceitar ape nas as explicaes cticas, Chico Xavier, 88 anos, o mais reverenciado mdium do Bra sil, seria considerado louco. E ningum pode ignorar que milhes de pessoas alimentam um fascnio pelo tema. Exemplo disso so os mais de 20 milhes de livros vendidos por Chico Xavier em seus 400 ttulos psicografados. O Brasil, com pelo menos sete mil centros espritas kardecistas, uma espcie de paraso dos mdiuns. S na Federao Esprita de So Paulo esto registrados seis mil. Embora o espiritismo (s a ala kardecista calculada em 4% da populao) estude e exercite bastante o fenmeno, ele reivindicado por vrias religies. Pelo menos 1% pratica religies afro-brasileiras como a umbanda e o candombl. Sob formas e nomes diferentes, a mediunidade pode se manifestar nas incorporaes de terreiros de umbanda e candombl, nas exploses de fala dos cultos pentecostais e, entre os catlicos, vises de santos poderiam ser classificadas como mediunidade de clarividncia. Isso talvez re force a tese do pedagogo francs Allan Kardec, pai do espiritismo, de que todos tm ca pacidade para desenvolver mediunidade, alguns mais, outros menos. Em outros pases, como os Estados Unidos, o interesse por mediunidade ainda uma surpresa. Os editores do mdium americano James Van Praagh, autor de Conversando com os espritos, lan ado no Brasil pela editora Salamandra, se espantam com a vendagem de 600 mil exemplares que ele alcanou em trs meses naquele pas. Praagh veio ao Brasil h trs semanas para um tour espiritual com um grupo de 39 americanos.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

22

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

Hoje, h uma crescente disposio da cincia para entender fenmenos como esses. Embora continue a negar a existncia de espritos at prova em contrrio, h menos preconceito e mais interesse pelo assunto. Sucessores de Freud, que no final do sculo XIX chamou de histeria e de mltipla personalidade o que seus contemporneos consideravam possesso, abriram espao para novas respostas. Essa brecha pode ser observada, por exemplo, nas recentes recomendaes do National Institute of Health, nos Estados Unidos. Sugerem-se a prece e os tratamentos espirituais, como passes ou toque pelas mos, para complementar tratamento mdico. Outro exemplo a ressalva do ltimo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), espcie de bblia da psiquiatria. Segundo o relatrio, o clnico deve tomar cuidado ao diagnosticar como psicticas pessoas que dizem ver ou ouvir mortos, pois em algumas culturas religiosas isso pode no significar alucinao ou psicose. " a admisso antropolgica da mediu nidade, uma primeira abertura para entend-la como funo psquica", diz o psiquiatra Srgio Felipe de Oliveira, pesquisador da rea de anatomia da Universidade de So Paulo e diretor do Instituto Pineal-Mind de Sade, que estuda a integrao crebro, mente e esprito. "A mediunidade no um conceito religioso, mas um atributo biol gico", afirma ele, que tambm d um curso de Psicobiofsica em convnio com a USP. Aparentemente, a distncia entre cincia e religio se reduziu. "De alguns anos para c, cientistas comeam a falar como msticos e msticos tentam agir como cientistas", observa o fsico francs Patrick Druot, estudioso de fenmenos parapsicolgicos e pesquisador do Instituto Monroe, nos Estados Unidos. Ele autor dos livros Somos to dos imortais e Vidas anteriores e futuras, que venderam mais de um milho de exem plares da dcada de 80 at agora. Druot tenta reconciliar a cincia moderna e a tradio espiritual. Por meio da fsica quntica e da termodinmica, estuda os estados alterados de conscincia. "No possvel dizer que mediunidade no existe", diz o fsico. "A cincia sabe como o crebro funciona quimicamente, mas no sabe ainda o que faz o crebro funcionar." Para muitos, a fonte dos estmulos e reaes cerebrais que no conseguimos explicar seria aquilo que a humanidade sempre chamou de alma. verdade que os cientistas que tm f no provaram a existncia de um mundo espiritual, mas os pesquisadores cticos tambm no demonstraram a sua inexistncia. At agora h um empate. Embora no acredite em espritos, o psiquiatra paulista Raymond Rosemberg, especialista em autismo, acompanhou durante cinco anos sesses de operaes e de curas espirituais de um grupo de mdicos espritas em So Paulo. "Vi curarem pessoas. H um fenmeno que ocorre e que difcil explicar. Tento ser um crente descrente. No posso funcionar s com f", diz o mdico. Os mdiuns no tm um perfil especfico. Em geral so pessoas mais sensveis que as outras e com flutuaes de humor, mas isso no regra. Podem descobrir que so mdiuns em qualquer idade. A obstetra Marlene Nobre, presidente da Associao Mdico Esprita de So Paulo mdium h 38 anos. Aos 23, foi surpreendida por vozes e sensaes de mal-estar quando atendia pacientes. "Sentia falta de ar e perto de alguns pacientes pensava coisas horrveis que no partiam de mim. Tinha vontade de dizer fra ses como quero que voc morra ou que bom voc est doente para certos clientes", conta. "Depois que comecei a desenvolver a mediunidade, as preces e autocontrole me ajudaram e isso deixou de acontecer. A gente aprende a se defender dos espritos atrasados", diz ela. Marlene mdium de fala (psicofonia) e uma das maiores estudiosas do fenmeno no Pas. Assim como a mdica, outras pessoas tm suas vidas invadidas por situaes estranhas e aflitivas. Perdem o controle emocional quando comeam a ouvir vozes e barulhos, a ver imagens e a ter convulses e desmaios. "s vezes chegam a ns pessoas que no compreendem o que est acontecendo com elas", diz a advogada Jlia Nezu de

Marco Aurlio Pulsz Schunk

23

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

Oliveira, vice-presidente da Unio das Sociedades Espritas do Estado de So Paulo. Educar a mediunidade, para os espritas, significa limit-la a certos momentos e volt-la para o bem. Ela tem vrias formas de manifestao: as vozes, a fala ou psicofonia, em que o mdium fala como se fosse outra pessoa, a vidncia, que pode se voltar para o futuro ou para vises inexplicveis e, a cura, por cirurgias espirituais, que hoje so muito procuradas. S o Lar Frei Lus, um centro espiritual em Jacarepagu, no Rio, recebe quase trs mil pessoas por reunio. "Temos oito salas, duas de cura, trs de desobsesso, para afastar os espritos menos evoludos, duas de atendimentos genricos e uma para crianas excepcionais" explica o mdico Jos Carlos Martins, diretor espiritual do Lar Frei Lus. Muitas pessoas que se submetem aos tratamentos espirituais se dizem curadas. A carioca Nely de Medeiros Reis garante que conseguiu reverter um entupimento na veia cartida recebendo passes no Centro Esprita Leon Denis, no Rio. "As radiografias atuais constatam que a veia foi desobstruda. Hoje me sinto muito bem", assegura. Saber se essas manifestaes estranhas vm de espritos ou de mecanismos da mente humana o principal conflito entre os estudiosos crentes e os cticos. difcil estabelecer uma fronteira entre a mente e outra dimenso. "S com a experincia sabemos quando um pensamento seu ou de outro esprito. A telepatia, os pressentimentos ou a retrocognio captar o passado de outra pessoa so fenmenos que conhecemos e que so provocados pela prpria pessoa. Mas a mediunidade ultrapassa qualquer funo psquica", diz a mdica Marlene Nobre. Mas, o que os mdiuns tm a mais que as pessoas comuns? No se trataria somente de emprestar o corpo para o esprito. Vasculham-se particularidades no funcionamento cerebral e suspeita-se que certas regies como a glndula pineal (no centro do crebro), o lobo temporal e o siste ma lmbico (responsvel pelas emoes) so especialmente ativadas no momento do fenmeno. O cientista Srgio Felipe de Oliveira, da USP, sustenta que faz parte do pro cesso bioqumico da mediunidade at a respirao celular, que seria responsvel pela produo do chamado ectoplasma, descrito como a energia humana capaz de possibilitar aos espritos entrar em contato com a matria. Muitas das recentes teorias sobre o com portamento do crebro durante o transe esbarram em revelaes que supostos espritos j haviam anunciado dcadas antes. A participao da glndula pineal como forma de viabilizar a comunicao do mdium foi descrita numa psicografia de Chico Xavier, em 1945, pelo esprito de Andr Luis nome assinado pelo mdium em Nosso lar, o livro mais vendido (um milho de exemplares) dos 400 que formam sua obra e atribudo a um mdico sanitarista que viveu no Rio de Janeiro. A glndula foi definida como a antena que sintoniza os espritos. Recentemente, ao verificar imagens de crebros de mdiuns em transe, por meio de um tipo especfico de tomografia, o pesquisador ame ricano Stephen Kosslyn, da Universidade de Harvard, detectou uma atividade eletro magntica mais intensa exatamente na glndula pineal. A pineal regula o ritmo da pro duo hormonal no crebro e funciona como um relgio para o desenvolvimento do corpo. Em 1958, descobriu-se que ela produzia o hormnio melatonina que tem efeito sedativo sob estmulo da escurido. A glndula tambm responsvel pela percepo da passagem do tempo. "Isso deve explicar o fato de os mdiuns geralmente perderem a noo do tempo enquanto esto em transe", diz Kosslyn. O pesquisador Vilayanur Ramachandran, da Universidade da Califrnia, anunciou em fevereiro a descoberta de uma espcie de gatilho cerebral capaz de disparar o sentimento de religiosidade. Testes feitos inicialmente em pacientes epilticos mostraram que certas palavras relacionadas religio, como Deus, f ou Jesus, induziam um frenesi de atividades eletromagnticas na parte direita do lobo temporal. a mesma regio ativada na experincia com os mdiuns. Curiosamente, no

Marco Aurlio Pulsz Schunk

24

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

houve respostas na mesma rea quando foram mencionadas palavras que conduzem a outros estmulos, como sexo e violncia. Muitos neurologistas e psiquiatras creditam os distrbios psiquitricos esses comportamentos inesperados do crebro. "Quando se trata de uma doena mental a pessoa perde o juzo crtico", rebate o psiquiatra Srgio Felipe de Oliveira. Para ele e outros estudiosos de linha dualista, tanto a mediunidade quanto os transtornos mentais poderiam partir de um mesmo mecanismo cerebral. Ou seja, uma psicose poderia resultar na abertura de uma porta para uma comunicao espiritual, ou o contrrio. O profundo interesse da humanidade pelos estados incomuns da conscincia talvez reflita um desejo imensurvel de que a morte no seja o fim e de reencontrar pessoas queridas que se foram. A verdade que os mdiuns so porta-vozes de um mundo que as pessoas querem que exista. O cientista e escritor americano Carl Sagan, professor de Astronomia na Cornell University, morto em 1996, escreveu em seu livro O mundo assombrado pelos demnios que a mediunidade uma espcie de pseudocincia. Existiria para atender necessidades emocionais poderosas que a cincia frequentemente deixa de satisfazer: " natural que as pessoas tenham crenas. Se estamos desesperados, logo abandonamos o que pode ser visto com a carga do ceticis mo. Nutre as fantasias sobre poderes pessoais que no temos e desejamos ter." Embora as suspeitas mtuas ainda devam perdurar entre os que consideram a cincia cega e os que duvidam do mundo dos espritos, o ideal para qualquer descoberta que nem a cincia nem a f sejam preconceituosas e possam realizar o que Chico Xavier descrveu: "A religio abre uma picada. Depois a cincia passa por cima e constri uma estrada." Enquanto perdura a busca da palavra final, os poderes dos mdiuns, comprovados ou no, so ainda o nico alvio para muitas aflies e uma pergunta desafiadora sobre os verdadeiros limites do homem.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

25

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

6. KUNDALINI Kundalini, ou o "poder gneo", a grande fora magntica, o princpio universal de vida que existe latente em toda matria. Tambm chamada "fogo serpentino", a vida que flui atravs dos centros vitais ou chakras. Princpio ativo que tanto pode criar como destruir, seu despertar para uma atividade voluntria visa coordenar as diversas manifestaes vitais num todo harmonioso. O que a Kundalini? A palavra snscrita tem sido traduzida de vrias maneiras, em geral por aqueles que no tm uma concepo real, seja ela qual for, da funo que a sua marca. Supe-se que a raiz da palavra seja o verbo kund, que significa "queimar". Este o significado essencial, pois a kundalini Fogo em seu sentido de abrasamento. Contudo, temos uma explicao adicional para a palavra no substantivo kunda, que significa orifcio ou cavidade. Isso nos d uma idia do recipiente onde o Fogo arde. Mas h muito mais do que isso. H tambm o substantivo kundala, que significa bobina espiral, anel. Temos aqui um noo do modo pelo qual o Fogo atua e se desenvolve. A palavra kundalini se originou de todos esses derivados, que atribuem uma feminilidade criativa ao Fogo, o Fogo Serpentino, como algumas vezes chamado, o poder criativo feminino que est adormecido dentro de uma cavidade, dentro de um tero, despertando para o movimento rtmico da impetuosa subida e para a emisso de torrentes de Fogo. Ela uma palavra que significa o aspecto feminino da fora criativa da evoluo, fora esta que jaz adormecida, em sua potencialidade especfica e muito particular, como que em posio fetal em um tero, na base da espinha dorsal humana. O comeo do despertar: Espera-se que o resultado seja um sutil despertar de uma conscincia mais ampla, uma vaga sombra do esprito da conscincia Csmica. Desse modo, uma fragrncia do que pode ser chamado de oznio espiritual, se elevar no ar. Exultante, o discpulo estabelece contato do seu eu inferior com o seu Eu superior de maneira muito mais ampla do que j tenha feito antes dentro dos limites da sua atual encarnao. Ele alcana uma desobrigao, uma liberdade. Ele converte-se em um pssaro que finalmente comea a descobrir como usar as asas, batendo-as alvoroadamente, embora ainda incapaz de levantar vo. Neste af de voar, ele comea a distinguir o real do irreal, o verdadeiro do falso, o til do intil, o belo do feio. Embora ele permanea geralmente incapaz de fazer uso do discernimento assim despertado, ao menos conhece, experimenta e, mais cedo ou mais tarde, o conhecimento-experincia transforma-se numa atividade equilibrada. Quando isso comea a ocorrer, chegada a hora de aparecerem os primeiros passos da kundalini, que finalmente, libertar para sempre no indivduo o Fogo da vida e colocar sobre sua cabea a Coroa de Flores do Reino eterno. Os chakras servem de centros para a manifestao de vrias emoes humanas, como o amor, o medo, a raiva e a alegria. Os chakras tm sido descritos como centros nervosos que governam os vrios rgos, ou como rodas giratrias, ou como vrtices que servem para ligar o corpo fsico aos corpos etrico, astral, mental ou casual. Os chakras tambm funcionam num contexto prtico. Diz-se que o que experimentamos na vida depende, at certo ponto, do chakra com o qual estamos sin tonizados, pois cada chakra energizado por atributos emocionais, mentais, psquicos e espirituais. Os chakras podem ser encarados como centros de energia e, o que muito mais, tambm podem representar acesso a outros mundos, a outras dimenses. O Tantrismo ( so nove chakras, sendo 2 no to importantes ) descreve os chakras com flores de

Marco Aurlio Pulsz Schunk

26

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

ltus e domnios habitados por Deuses e Deusas. Os quatro elementos Terra, gua, Fogo e Ar e os sons, os cheiros e as vises bsicas esto associadas aos chakras, como os Cinco Sentidos. Eis aqui, portanto, os chakras do modo como so descritos nos textos do Tantrismo. 1- O CHAKRA MULADHARA: O mais baixo na hierarquia dos sete chacras maiores e dos dois menores, localiza-se na base da espinha, na regio perineal. Nesse chacra a fora da serpente, a Devi Kundalini, jaz adormecida. A Devi tem o brilho do raio e sua cauda esta enrolada trs vezes e meio em torno de uma lngua ( smbolo de Shiva ) de ouro derretido. O chacra Muladhara, com quatro ptalas de ltus, presidido pela Devi Dakini, de quatro braos e olhos vermelhos brilhantes, " portadora da revelao da inteligncia sempre pura, e pelo Deva Brahma, senhor do mundo fsico. Esse chacra pode ser chamado de chacra da experincia fsica. Est associado terra e ao sentido do olfato. OBS.: DEVI = Deusa / DEVA= Deus 2 O CHAKRA SVADHISTHANA: Possuindo seis ptalas rubras de ltus, localiza-se debaixo do umbigo e na rea acima dos rgos genitais. presidido pela Devi Rakini azul, colorida de ltus e de aspecto furioso, que carrega armas nos braos erguidos, e pelo luminoso Deva Vishunu azul, que tambm tem quatro braos e a energia do universo vital que tudo impregna. Como o chakra Muladhara, este se acha intimamente aliado a terra. Associa-se gua e ao sentido do paladar. 3 O CHAKRA MANIPURA: Tem dez ptalas de ltus da cor das nuvens de chuva pesada e localiza-se no plexo solar. presidido pela Devi Lakini, de trs faces, quatro braos e portadora do fogo, e por seu consorte o Deva Rudra, de cor vermelha, que possui tambm quatro braos, carrega o fogo e representa o mundo da mente. Embora Lakini coma carne e tenha atributos mais densos que os de uma vegetariana, este chakra menos orientado para a terra do que os chakras Muladhara e Svadhisthana, e pode ser considerado mais como centro emocional. O chakra Manipura associa-se com o fogo e com o sentido da viso. 4 O CHAKRA ANAHATA: Este chakra, com doze ptalas vermelhas de ltus, localiza-se na regio do corao. presidido pela Devi Dakini, que possui trs olhos, feliz e benfazeja a todo mundo. O presidente Deva Isha tambm senhor dos trs primeiros chakras; compassivo, representa a revelao dos mistrios do tempo e do espao. O chakra Anahata pode ser considerado um centro de conscincia, e que aqui que se pode ouvir o som que vem sem o embate de duas coisas uma na outra. A. O CHAKRA ANANDA KANDA : Um dos dois chakras menores. Pequeno, localiza-se logo abaixo do chakra do corao (Anahata) e, muitas vezes, nem citado. Apesar disso, existe e tem oito ptalas de ltus rosa carmesim. Diz-se que esse chakra concede, s vezes, a satisfao de desejos antes mesmo que os formule a mente. 5 O CHAKRA VISSUDHA: Com dezesseis ptalas roxas e enfumaadas de ltus, localiza-se na regio da garganta. presidido pela Devi Shakini e pelo Deva Sada-Shiva, cada um dos quais possui cinco rostos, trs olhos e mltiplos braos. Enquanto Shakini se mostra vestida de um branco brilhante, e tem a forma da prpria luz, Sada-Shiva um andrgino, de corpo metade branco, representando Shiva, e metade ouro, representando Skakti. O chakra Vissudha, est ligado purificao da inteligncia e associa-se ao ter e ao sentido da audio. B. O CHAKRA LALANA : Este outro chakra menor. Tem doze ptalas vermelhas de ltus e localiza-se acima do chakra da garganta ( Vissudha ), na raiz do cu da boca. Associa-se f, ao contentamento, sensao de erro, ao domnio de si prprio, raiva, afeio, pureza, ao alheamento, agitao e ao apetite.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

27

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

6 O CHAKRA AJNA: Este chacra tem duas ptalas brancas de ltus e localiza-se entre as sobrancelhas. Trata-se de um chakra muito pequeno e suas duas ptalas mal preenchem o espao entre as sobrancelhas. s vezes, encarado como o terceiro olho mstico o olho interior ou mental. O chakra Ajna presidido pela Devi Hakini e seu consorte, o Deva Paramashiva, ambos os quais ingressaram num estado de alegria produzido por tragos de ambrosia. Essas divindades possuem seis rostos, trs olhos, braos mltiplos e brilham como o relmpago. O chakra Ajna associa-se mente e s faculdades mentais. 7 O CHAKRA SAHASRARA: A este d-se o nome de Ltus das mil ptalas; em suas ptalas, todas as cores se combinam, e ele abrange todos os sons. Localiza-se na coroa da cabea. Poder-se-ia dizer que presidido por Brahma, pois aqui se encontram a Kundalini Shakti, de modo que ele volta a unir-se a Brahma. O brilho das mil ptalas do ltus a expresso da iluminao. O chakra Sahasrara, portanto, sinnimo de samadhi, onde ocorre a exploso na conscincia csmica.

Como j vimos, Kundalini ou o Fogo Serpentino uma das foras emanantes do Sol, inteiramente independente e distinta de Fohat e de prna, e que, no estado atual dos nossos conhecimentos, acreditamos incapaz de ser convertido em qualquer dessas duas energias. Kundalini recebeu nomes diversos: o Fogo Serpentino, o Poder gneo, a Me do Mundo. Aparece ao clarividente, literalmente, como uma torrente de fogo lquido, percorrendo o corpo. Seu trajeto normal uma espiral, semelhante s curvas de uma serpente; "Me do Mundo" nome bastante apropriado, porque por ela que podem ser vivificados nossos diversos veculos. Pode-se ver um antigo smbolo da coluna vertebral e de Kundalini, no tirso, basto com uma ponta coniforme na extremidade. Na ndia encontramos o mesmo

Marco Aurlio Pulsz Schunk

28

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

smbolo: o basto a substitudo por um bambu, com sete ns, que naturalmente representam os sete chakras ou centros de fora. Em certos mistrios, em lugar do tirso se empregava um tubo de ferro que se supunha conter fogo. A insgnia dos barbeiros, smbolo certamente muito antigo, com suas faixas em espiral e a protuberncia terminal, tem a mesma significao, segundo dizem, pois o barbeiro moderno o sucessor dos antigos cirurgies, que praticavam tambm a alquimia, cincia outrora mais espiritual do que material. Kundalini existe em todos os planos que conhecemos e parece apresentar igualmente sete camadas ou graus de potncia. O corpo astral era, na origem, uma espcie de massa quase inerte, sem a mais vaga conscincia, sem nenhuma capacidade definida de ao e sem conhecimento preciso do mundo ambiente. Sobreveio depois o despertar de Kundalini no plano astral, no chakra correspondente as da base da espinha dorsal. Esta fora se encaminhou ento para o segundo centro, o umbigo e o vitalizou, acordando, assim, no corpo astral, a faculdade de sentir, de ser impressionado por todas as espcies de influncias, porm sem lhe dar ainda a compreenso precisa. Kundalini passa da ao terceiro centro (esplnico), ao quarto (cardaco), ao quinto (garganta), ao sexto (entre os superclios) e ao stimo (no alto da cabea), despertando em cada um as diferentes faculdades descritas nos captulos precedentes. O mecanismo que nos d a conscincia do que se passa no astral interessante e merece ser bem compreendido pelos estudantes. No corpo fsico, possumos rgos especiais, localizados, cada um, em regio fixa e particular: rgos da vista, do ouvido, etc. Mas no corpo astral reina uma disposio completamente diferente, pois no h necessidade de rgos especializados para conseguir os resultados desejados. A matria do corpo astral est em constante movimento; as partculas deslizam e turbilhonam como as da gua fervendo, e passam todas, sucessivamente, pelos centros de fora. Por conseguinte, cada um! destes centros confere, s partculas do corpo astral, a faculdade de responder a determinada categoria .de vibraes, correspondentes ao que no mundo fsico chamamos vibraes da luz, do som, do calor, etc. Quando, pois, os centros astrais so vivificados e se pem a funcionar, conferem as diversas faculdades matria toda do corpo astral, de tal forma que este se torna capaz de exercer seus atributos em qualquer regio. por isto que o homem, aluando em seu corpo astral, pode ver tanto os objetos colocados sua frente, como atrs, em cima e embaixo, sem precisar voltar a cabea. No se pode, pois, definir os chakras ou centros como rgos sensrios, no sentido vulgar do termo, embora proporcionem ao corpo astral faculdades sensoriais. Entretanto, mesmo quando estes centros astrais esto plenamente despertos, no resulta, de maneira alguma, que o homem possa transmitir ao corpo fsico a menor conscincia da ao dos mesmos. Na realidade, em sua conscincia fsica ele pode muito bem ignorar por comple to essa ao. O nico modo de transmitir ao crebro fsico a conscincia das experincias astrais se d pelo prvio despertar e ativamento dos centros etricos correspondentes. O mtodo d despert-los exatamente o mesmo adotado no corpo astral, isto , pelo despertar de Kundalini, que dorme na matria etrea, no chacra situado prximo da base da espinha dorsal. O despertar de Kundalini resulta do ativamento do centro na base da espinha, mediante um esforo prolongado e persistente da vontade. Desperto Kundalini, sua fora tremenda vivifica sucessivamente os demais centros.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

29

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

O efeito produzido sobre estes centros o de conferir conscincia fsica as faculdades despertas pelo desenvolvimento dos centros astrais correspondentes. Mas, para obter estes resultados, necessrio que o fogo serpentino passe de chacra em chakra, em certa ordem e maneira variveis segundo os tipos humanos. Os ocultistas, que conhecem os fatos por experincia prpria, so extremamente cuidadosos em no dar a indicao quanto ordem em que o fogo serpentino deve passar atravs dos chakras. A razo disto que h muitos e srios perigos, cuja gravidade no deve ser ocultada, para aqueles que despertam Kundalini, acidental ou prematuramente. Fazemse as mais solenes advertncias a quem cogite em fazer qualquer tentativa deste gnero, antes do momento azado ou sem a direo de um Mestre ou um ocultista experimenta do. Antes do despertar de Kundalini, absolutamente essencial que o homem tenha atingido certo grau de pureza moral e tambm sua vontade seja suficientemente forte para dominar esta fora. Alguns dos perigos relacionados com o fogo serpentino so puramente fsicos. Seu movimento descontrolado produz freqentemente intensas dores fsicas e pode at facilmente romper tecidos e destruir a vida fsica. Pode igualmente prejudicar os veculos superiores ao fsico. Um dos efeitos muito freqentes de seu despertar prematuro, dirigir-se ele para as regies inferiores, em lugar de se elevar para as partes superiores do corpo; excita, desta forma, paixes menos desejveis, estimula-as e intensifica-as a tal ponto que o homem no lhes pode resistir. Nas garras dessa fora, ele to impotente, quanto o nadador nas mandbulas de um tubaro. Esses homens se tornam stiros, monstros de depravao, porque esto a merc de uma fora de todo desproporcional capacidade da resistncia humana. provvel que alcancem certos poderes supranormais, mas estes s serviro para por em contato com seres subumanos, com os quais no deve a humanidade manter intercmbio. E para safar-se desta sujeio, poder ser necessrio mais de uma encarnao. H uma escola de magia negra que, com este propsito, se utiliza de Kundalini, porm os adeptos da Boa Lei, ou Magia Branca, jamais fazem uso dos centros de fora inferiores empregados por esta escola. Alm disto, o desenvolvimento prematuro de Kundalini intensifica tudo na natureza humana e afeta mais prontamente as qualidades ms do que as boas. No corpo mental, por exemplo, desperta facilmente a ambio e esta logo cresce excessivamente; e o grande aumento da inteligncia acompanhado de orgulho anormal e satnico. Kundalini no uma fora comum, mas algo de irresistvel. O ignorante que, por infelicidade, a despertar, deve imediatamente consultar uma pessoa competente. Segundo os dizeres do Hathayogapradipika, "Ela conduz os iogues libertao e os tolos escravido". Algumas vezes o fogo serpentino se desperta espontaneamente; sente-se ento um calor morno, e em casos raros, pode comear a movimentar-se por si. Neste ltimo caso, apareceriam provavelmente dores intensas, pois os canais no esto preparados para a passagem do fogo serpentino, e este tem que abrir caminho queimando grande massa de detritos etricos, processo este necessa - riamente doloroso. Em tais casos, a fora fluir usualmente de baixo para cima, pelo interior da coluna vertebral, em lugar de seguir o curso em espiral, que o ocultista aprende a faz-lo seguir. preciso, se possvel, deter, por um esforo de vontade, esta marcha ascendente; porm se no se conseguir isto, o que provvel, a corrente sair sem dvida pela cabea e se perder na atmosfera, sem qualquer outro dano seno um enfraquecimento.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

30

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

Talvez possa tambm causar perda momentnea da conscincia. Entretanto, os perigos realmente graves provm, no do fluxo ascendente, mas do descendente. Como j expusemos brevemente, a principal funo de Kundalini no desenvolvimento oculto percorrer e vivificar os chakras etricos, afim de comunicar conscincia fsica experincias astrais. Assim "A Voz do Silncio" de H. P. Blavatsky, disponvel na Biblioteca Luz, ensina que semelhante vitalizao do centro colocado entre os superclios permite ouvir a voz do Mestre, isto , do EGO ou EU superior. A razo disto que o corpo pituitrio (ou hipfise), em plena atividade, constitui uma ligao perfeita entre as conscincias astral e fsica. Em cada encarnao preciso renovar o domnio de Kundalini, pois em cada vida os veculos so novos, porm quem j o conseguiu - completamente uma vez, a repetio lhe ser mais fcil. A formao do elo entre a conscincia fsica e a do EGO tem tambm suas correspondncias nos nveis superiores. No EGO corresponde sua ligao com a conscincia da Mnada, e na Mnada, com a conscincia do Logos. A idade no parece afetar o desenvolvimento dos chakras por meio de Kundalini, mas a sade uma necessidade, pois s um corpo vigoroso pode suportar a tenso.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

31

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

7. SRGIO FELIPE DE OLIVEIRA Psiquiatra e Cientista Saber se essas manifestaes estranhas vm de espritos ou de mecanismos da mente humana o principal conflito entre os estudiosos crentes e os cticos. difcil estabelecer uma fronteira entre a mente e outra dimenso. "S com a experincia sabemos quando um pensamento seu ou de outro esprito. A telepatia, os pressentimentos ou a retro cognio captar o passado de outra pessoa so fenmenos que conhecemos e que so provocados pela prpria pessoa. Mas a mediunidade ultrapassa qualquer funo psquica", diz a mdica Marlene Nobre. Mas, o que os mdiuns tm a mais que as pessoas comuns? No se trataria somente de emprestar o corpo para o esprito. Vasculham-se particularidades no funcionamento cerebral e suspeita-se que certas regies como a glndula pineal (no centro do crebro), o lobo temporal e o sistema lmbico (responsvel pelas emoes) so especialmente ativados no momento do fenmeno. O cientista Srgio Felipe de Oliveira, da USP, sustenta que faz parte do processo bioqumico da mediunidade at a respirao celular, que seria responsvel pela produo do chamado ectoplasma, descrito como a energia humana capaz de possibilitar aos espritos entrar em contato com a matria. Muitas das recentes teorias sobre o comportamento do crebro durante o transe esbarram em revelaes que supostos espritos j haviam anunciado dcadas antes. A participao da glndula pineal como forma de viabilizar a comunicao do mdium foi descrita numa psicografia de Chico Xavier, em 1945, pelo esprito de Andr Luis nome assinado pelo mdium em Nosso lar, o livro mais vendido (um milho de exemplares) dos 400 que formam sua obra e atribudo a um mdico sanitarista que viveu no Rio de Janeiro. A glndula foi definida como a antena que sintoniza os espritos. Recentemente, ao verificar imagens de crebros de mdiuns em transe, por meio de um tipo especfico de tomografia, o pesquisador americano Stephen Kosslyn, da Universidade de Harvard, detectou uma atividade eletromagntica mais intensa exatamente na glndula pineal. A pineal regula o ritmo da produo hormonal no crebro e funciona como um relgio para o desenvolvimento do corpo. Em 1958, descobriu-se que ela produzia o hormnio melatonina que tem efeito sedativo sob estmulo da escurido. A glndula tambm responsvel pela percepo da passagem do tempo. "Isso deve explicar o fato de os mdiuns geralmente perderem a noo do tempo enquanto esto em transe", diz Kosslyn. O pesquisador Vilayanur Ramachandran, da Universidade da Califrnia, anunciou em fevereiro a descoberta de uma espcie de gatilho cerebral capaz de disparar o sentimento de religiosidade. Testes feitos inicialmente em pacientes epilticos mostraram que certas palavras relacionadas religio, como Deus, f ou Jesus, induziam um frenesi de atividades eletromagnticas na parte direita do lobo temporal. a mesma regio ativada na experincia com os mdiuns. Curiosamente, no houve respostas na mesma rea quando foram mencionadas palavras que conduzem a outros estmulos, como sexo e violncia. Muitos neurologistas e psiquiatras creditam distrbios psiquitricos esses comportamentos inesperados do crebro. "Quando se trata de uma doena mental a pessoa perde o juzo crtico", rebate o psiquiatra Srgio Felipe de Oliveira. Para ele e outros estudiosos de linha dualista, tanto a mediunidade quanto os transtornos mentais poderiam partir de um mesmo mecanismo cerebral. Ou seja, uma psicose poderia resultar na abertura de uma porta para uma comunicao espiritual, ou o contrrio. O profundo interesse da humanidade pelos estados incomuns da conscincia talvez reflita um desejo imensurvel de que a morte no seja o fim e de reencontrar

Marco Aurlio Pulsz Schunk

32

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

pessoas queridas que se foram. A verdade que os mdiuns so porta-vozes de um mundo que as pessoas querem que exista. O cientista e escritor americano Carl Sagan, professor de Astronomia na Cornell University, morto em 1996, escreveu em seu livro O mundo assombrado pelos demnios que a mediunidade uma espcie de pseudocincia. Existiria para atender necessidades emocionais poderosas que a cincia frequentemente deixa de satisfazer: " natural que as pessoas tenham crenas. Se estamos desesperados, logo abandonamos o que pode ser visto com a carga do ceticismo. Nutre as fantasias sobre poderes pessoais que no temos e desejamos ter." Embora as suspeitas mtuas ainda devam perdurar entre os que consideram a cincia cega e os que duvidam do mundo dos espritos, o ideal para qualquer descoberta que nem a cincia nem a f sejam preconceituosas e possam realizar o que Chico Xavier descreveu: "A religio abre uma picada. Depois a cincia passa por cima e constri uma estrada." Enquanto perdura a busca da palavra final, os poderes dos mdiuns, comprovados ou no, so ainda o nico alvio para muitas aflies e uma pergunta desafiadora sobre os verdadeiros limites do homem. Antigamente pensava-se que a Glndula Pineal perdia a funo aps desbloquear a produo dos hormnios sexuais na adolescncia e se calcificava. Atualmente a Cincia evidncia uma situao diferente: a Glndula Pineal sustenta sua funo durante toda a vida da pessoa. Foi descoberto que a Glndula Pineal integra o relgio cerebral e responsvel por todos os ritmos no organismo, por exemplo, os ritmos da produo hormonal, do funcionamento do sistema nervoso autnomo, dos ciclos da vida at o envelhecimento, do sono e os ritmos reprodutivos, os da fome e ainda do estado de humor. Foi descoberto tambm, que a Glndula Pineal um sensor magntico convertendo ondas do espectro eletromagntico em estmulo neuroqumico.Ainda assim, o que se pensava ser uma calcificao por perda de funo , na verdade, um interessante e complexo processo de biomineralizao em que so formados cristais de apatita possivelmente implicados na regulao da captao magntica.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

33

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

7.1 GLNDULA PINEAL HUMANA

Tambm, a Glndula Pineal importante estoque de serotonina no crebro, substancia amplamente implicada nos comportamentos psquicos. No bastasse as importantes funes citadas, h uma regra conhecida em neuroanatomia, indicando que quanto mais irrigada por circulao sangunea uma rea do crebro maior sua importncia e funcionamento: a Glndula Pineal a estrutura mais irrigada do crebro. Quando Andr Luiz, a partir da psicografia de Francisco Candido Xavier, escreve em Missionrios da Luz, que a Glndula Pineal a glndula da vida mental, parece que estava fazendo uma acertada previso das futuras descobertas da Cincia. A Glndula Pineal deve ser o melhor laboratrio de estudos da fsica da relao espritomatria, e suas propriedades de captao de ondas do espectro eletromagntico devem estar implicadas nas funes de senso percepo medinica e teleptica. As figuras expostas so respectivamente uma fotografia ampliada de Glndula Pineal humana e uma micrografia eletrnica mostrando os cristais presentes na Glndula Pineal humana.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

34

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

8. Tecnologia & Equipamentos Eletromagnticos, Psicotrnicos e Radinicos PINEAL TRAINER - ATIVADOR GLNDULA DA PINEAL

Equipamento para reprogramar eletronicamente sua mente, em sua prpria casa ou em clnica. Apenas meia hora por dia e voc poder se livrar do STRESS, problemas de depresso e outros problemas surgidos e acumulados desde o tero materno. Abaixa a freqncia cerebral para ondas do tipo Delta de 0,5 Hertz, dando acesso ao inconsciente, que por no ser analtico aceita programao ditadas (gravadas) por voc mesmo. Acompanha manual explicativo, modelo de treinamento em fita cassete ou CD, tutorial para voc fazer a sua prpria gravao, com a sua prpria voz (recomendado), e ainda resultados de pesquisas clnicas, mostrando as patologias tratadas e os respectivos resultados, tais como: 85% de remisso de pessoas dependente de drogas. Matron - Escritrio Central Telefone Geral: (31) 3221-4644 / Auto-Fax: (31) 3223-7976 Rua Maldonado, 10 - So Pedro - CEP 30330-300 - Belo Horizonte - Minas Gerais Horrio de funcionamento: de 9 s 18 horas, Segunda Sexta-feira. E-mail: mattron@mattron.com.br

Marco Aurlio Pulsz Schunk

35

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

9. Concluso:
"A pineal se localiza na interseco de dois planos, um partindo da regio frontal, logo acima do incio do nariz e outro partindo do meio da cabea." (Dr. Jorge Ceclio Daher). - A pineal uma estrutura glandular, composta de folculos contendo clulas epiteliides (s.m. (1839 cf. JMelC) 1 HISTOL tecido animal, constitudo por clulas justapostas, com pouca substncia intercelular, que reveste superfcies expostas, cavidades e dutos, alm de executar funes secretoras, sensoriais e de absoro; tecido epitelial) e concentraes de cal (calcificaes) denominadas areia cerebral. A pineal em humanos e outros mamferos no tm conexes neurais diretas com o crebro exceto por uma via de fibras nervosas simpticas ao gnglio cervical superior, ou seja est conectada ao sistema nervoso autnomo perifrico. A pineal secreta principalmente melatonina. A secreo de melatonina regulada pelo sistema nervoso simptico, liberada na circulao e no interior do fluido cerebroespinhal, e est aumentada em resposta a hipoglicemia (Taxa de glicose no sangue abaixo da normal) e na ausncia de luz. [Stedman's Dicionrio Mdico e Endocrinologia Clnica e Bsica]. - A epfise ou corpo pineal uma estrutura que mede 8mm de comprimento, surgindo como um divertculo do terceiro ventrculo. Situa-se medianamente e logo abaixo do corpo caloso. A glndula pineal rica em serotonina (e a partir desta substancia que se forma o hormnio melatonina). Serotonina - Substncia cristalina, derivada da triptamina, encontrada em pequena quantidade no crebro, que um neurotransmissor e tem ao vasoconstritora; hidroxitriptamina [frm.: C10H12N2O] . Melatonina - Hormnio produzido pela glndula pineal, e cuja secreo aumenta por exposio a luz; em anfbios adultos, torna mais clara a pigmentao cutnea, ao causar a agregao de melanossomas. Na espcie humana, interfere na regulao do sono, no humor, na puberdade e em ciclos ovarianos; em mamferos, interfere em alteraes sazonais, tais como padro de reproduo e cor de pele. - A pineal continua tendo funes fsicas, como hoje se estuda. Produz um hormnio, melatonina que regula o perodo de atividades e repouso, com funo reabastecedora, sendo produzido mais em ambiente escuro. o que os mdicos esto dizendo hoje em dias. Alis, essa regio em que se situa, corpo caloso, hipotlamo, cerebelo, regula as funes ditas *inconscientes*. - S aps a descoberta da melatonina se conheceu sua relao coma luminosidade e a escurido. (...) a luz interfere na funo da pineal atravs da retina, atingindo o quiasma ptico, o hipotlamo, o tronco cerebral, a medula espinhal, o gn glio cervical superior, chegando finalmente ao nervo coronrio na tenda do cerebelo. Entre a pineal e o restante do crebro no h uma via nervosa direta. A ao da pineal no crebro se faz pelas repercusses qumicas das substncias que produz.. - Sabemos que os chacras esto associados aos plexos nervosos no corpo fsico que constituem o sistema nervoso autnomo (simptico e parassimptico), portanto podemos forma uma hiptese de que a pineal possa est associada ao sistema de chakras (coronrio) atravs dessa conexo com o sistema nervoso simptico, contribuindo assim para os processos da mediunidade. - Embora, no meio acadmico convencional, no est provada a existncia de *centros de fora* e os *chakras* . - Quanto melatonina : "funcionaria melhor sem luz" --- a descoberta consiste exatamente nisso, o hormnio se produz mais abundante noite, na escurido, pois a

Marco Aurlio Pulsz Schunk

36

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

funo reabastecedora e restauradora do metabolismo celular. Provavelmente esse hormnio atua tambm na mediunidade, do ponto de vista fsico. - A Glndula pineal, no crebro, o rgo pelo qual o esprito se expressa mais diretamente, Em torno de 4 meses de gestao,a pineal j est desenvolvida e o esprito reencarnante comea a perder a conscincia chegando,logo, total inconscincia. A me dida que a pineal se forma, acentua-se a fixao definitiva do esprito que, ento, passa a depender totalmente do crebro fetal, bloqueando-se as lembranas de vidas anteriores. - Muito mais que simples glndula da mediunidade ou vlvula de controle da sexualidade ela, conforme nos diz A.Luiz, ... desata, de certo modo, os laos divinos da Natureza, os quais ligam as existncias umas s outras, na seqncia de lutas pelo aprimoramento da alma..." Pronto: desatar elos que ligam, o mesmo que desligar.... Interessante ressaltar que toda e qualquer obra que fale do assunto mesmo no sendo esprita faz referencia ao capitulo 2 Os Missionrios da Luz. Antena Parablica - Constataram que, como uma antena, a pineal, tambm chamada de epfise, capaz de captar radiaes eletromagnticas da lua que regula ciclos menstruais, por exemplo , as radiaes eletromagnticas vindas do sol e ainda despertar a produo de certas substncias neurotransmissoras, que estimulam a atividade fsica e mental. Tambm a glndula pineal que ativa a produo de hormnios sexuais no incio da puberdade, iniciando-se assim o ciclo da reproduo humana. Nos animais (sim, ela tambm est presente neles), capta os campos eletromagnticos da Terra, orientando as migraes das andorinhas ou das tartarugas, por exemplo. E h ainda funes muito intrigantes relacionadas a esse ponto no centro do crebro. A pineal capaz de captar campos eletromagnticos no apenas desta dimenso, onde vivemos, que a terceira, mas tambm de outras dimenses do Universo, acessando campos espirituais e sutis. Segundo a Teoria das Supercordas, da fsica quntica, existem ao menos 11 dimenses diferentes no Universo e possvel a comunicao entre elas. Em outras palavras: a pineal capaz de detectar dimenses invisveis aos olhos comuns, e esse pequeno radar est relacionado a fenmenos como clarividncia (vidncia de acontecimentos ainda no ocorridos), telepatia (comunicao por meio do pensamento) e capacidade de entrar em contato com outras dimenses (mediunidade). Feito de cristal - Aps analisar a composio da glndula pineal, detectou-se na sua estrutura cristais de apatita, mineral tambm encontrado na natureza sob a forma de pedras laminadas. Segundo as pesquisas, esse cristal capta campos eletromagnticos. E o plano espiritual age por meio desses campos. A interferncia divina sempre acontece obedecendo as leis da prpria natureza. Os mdiuns, pessoas capazes de entrar em contato com outras dimenses espirituais, apresentam maior quantidade de cristais de apatita na pineal. Os iogues e msticos que experimentam estados de meditao e xtase profundos, tm menor quantidade. E ningum pode aumentar ou diminuir essa concentrao de cristais, ela uma caracterstica biolgica, assim como a cor dos olhos e cabelos. A glndula um receptor poderoso, mas quem decodifica as informaes recebidas so outras reas do crebro, como o crtex frontal cerebral. Sem essa interao, as informaes recebidas no so compreendidas. por isso que os animais no podem decodific-las: as outras partes do crebro deles no tm esse atributo. As funes espirituais e psquico-espirituais da pequena glndula eram consideradas pelo fundador do espiritismo, Allan Kardec (1804-1869), no sculo 19, e foram descritas no livro Missionrios da Luz (ed. FEB), psicografados pelo mdium Francisco Cndido Xavier (1910-2002) e publicado pela primeira vez em 1958. Segundo o livro, a melatonina, o hormnio segregado pela pineal, gera os impulsos para as experincias que promovem seu desenvolvimento espiritual.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

37

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

As modificaes que ocorrem na glndula so observveis at os dois anos de idade, da at 6 ou 7 anos as transformaes so muito lentas. exatamente nesse perodo que a encarnao poderia ser considerada como definitiva, pois o organismo passa a ter fixao completa ao organismo biolgico e principalmente a Pineal. Aos quatorze anos, a glndula comea a funcionar no homem encar nado, apesar de apresentar uma posio estacionria e o que representava controle fonte criadora e vlvula de escapamento, como informa, ainda, Alexandre, o instrutor de Andr Luiz. A glndula Pineal reajusta-se ao concerto orgnico e reabre seus mundos maravilhosos de sensaes e impresses na esfera emocional. Entrega-se a criatura recapitulao da sexualidade, examina o inventrio de suas paixes vividas noutra poca, que reaparecem sob fortes impulsos. Segundo conversa com o Dr. Sergio Felipe, da Pineal-mind da universidade de So Paulo, onde professor, este conceito de calcificao ultrapassado e novo estu do mostra que ela continua ativa, ratificando os conceitos espirituais de seu funcionamento, como exps Andr Luiz, atravs da psicografia de Chico Xavier. Segundo o Dr. Sergio Felipe, a pineal vista no microscpio eletrnico, revela que, em seu interior, formam-se cristais de apatita (mineral sexagonal) reproduzindo uma estrutura muito semelhante ao nosso crebro, com capacidade diamagntica (captao sensorial, ou interao com ondas eletromagnticas). Em tese, segundo nos informa, a glndula seria responsvel pelos processos telepticos e medinicos. Num estudo cientfico sobre mediunidade que est sendo feito na Associao Americana de Psiquiatria, e que chamam mediunidade de estados de transe, os cientistas afirmam que numa regio do crebro, ao redor da glndula pineal, h uma rea que um substrato de inmeros comportamentos chamados psicobiolgi cos, onde se encontram atividades como a fome, sexualidade, sono (onde transita o sistema reticular) e agressividade, que se divide em heteroagressividade (irritabilidade) e a auto-agressividade (depresses, medos, etc.). A pineal captando as ondas eletroma gnticas converte em estmulos neuro-quimicos que entendido pelo nosso sistema neural, criando as sensaes adequadas informao recebida. Isso ocorre a todo o instante, com todos ns. Recebemos vrios est mulos e decodificamos estes estmulos, segundo a regio na qual mais desenvolvida, ou seja, falando em termos de evoluo, para uma mesma informao temos vrios tipos de assimilao e entendimento. Distrbios desses tipos de comportamento, segundo a hiptese do Dr. Sergio Felipe, estariam envolvidos por alguma influncia medinica ou espiritual quando houver perda de controle desses comportamentos; flutuaes desses compor tamentos, ou seja, autos e baixos sem que se entenda a causa aparente; no existir uma relao de ao e reao lgica que se possa explicar por qualquer outro fator, ns esta ramos, ento, no campo da interferncia espiritual ou medinica. algo que vem de fora e se agrega ao comportamento do individuo. Era uma pequena mgoa e se transfor ma numa grande angstia, era uma pequena tristeza e se torna depresso, ou seja, perdese o controle das emoes. Dentro deste quadro, podemos considerar a mediunidade como um fenmeno biolgico, ratificando, portanto Kardec na codificao. Todos ns temos no interior de nosso crebro uma glndula, um pequeno chip de computador ou vlvula, que recebe constantemente ondas eletromagnticas e as trans forma em estmulos neuroqumicos, atuando no mundo segundo nossa capacidade de afetao, das zonas cerebrais mais imantadas informao que nos chega, enviadas por outras mentes encarnadas e desencarnadas.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

38

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

A entendemos os fenmenos medinicos, os mdiuns equilibrados e desequilibrados, a importncia do desenvolvimento de nossa capacidade de perceber e entender nossas emoes. A importncia dos estudos da doutrina esprita, de nosso mundo emocional e intelectual em sintonia com o mundo espiritual e a capacidade de entender e dominar a dinmica de nosso senso, percepo, faz o equilbrio do ser. Nota-se na pesquisa que toda e qualquer obra que fale do assunto mesmo no sendo esprita faz referencia ao capitulo 2 Os Missionrios da Luz. Interessante observar no livro Missionrio da Luz, que em um segundo plano quando estamos estudando a pineal, ele nos revela um manual de postura sexual, dentro da viso energtica atravs do controle sentimentos e pensamentos. Porque os lquidos (hormnios) que circulam nas glndulas, conduzem eletricidade para corpo atravs do o complexo de glndulas que funcionando corretamente, com os chakras equalizados ativam este chip ou vlvula (pineal), culminando com a recepo ou transmisso de energias e ondas mais elevadas. O chacra bsico (sexual) serve de turbo (propulsor) modernamente falando para ativar faculdades desta glndula. Muitas religies pregam a castidade como melhor soluo, mas para aquele que no esta preparado para sublimar esta energia, ficara em desequilbrio. O sexo no nosso plano de polaridade e de baixa vibrao necessrio para evoluo do ser, correto utilizar dele em amor e com bons pensamentos, razo pela qual, alem ser essencial para procriao tambm nos serve para equilbrio ener gtico. Por este motivo que no livro Missionrio da Luz quando se refere a mediunidade e pineal, a sexualidade apontado aproximadamente dez vezes . E oportuno observar que muitos casos de homossexualismo (em ambos os sexos) se deve a esse tipo de obsesso que, pela atuao continuada, desvia a sensibi lidade dos canais normais para outros setores, forando a vtima a buscar satisfao por meios contrrios natureza. (Pastorino). Causando inverso Polaridade, prejudicando o fluxo adequado de energias glndulas plexos e chakras, conseqentemente escurecimento da pineal. Importante ressaltar que o heterossexual machista, masoquista e qualquer forma de perverso sexual, geram as mesmas situaes de desequilbrios e apagamento da pineal. Observei solues temporrias ou ineficaz, uma seria adquirir pineal-trainner aparelho ativador da glndula pineal descrito no capitulo 8 deste trabalho e outra meios orientais para ativar a kundalini ou fogo Serpentino, descrito no capitulo 6 . Antes do despertar de Kundalini, absolutamente essencial que o homem tenha atingido certo grau de pureza moral e tambm sua vontade seja suficientemente forte para dominar esta fora. Alguns dos perigos relacionados com o fogo serpentino so puramente fsicos. Seu movimento descontrolado produz freqentemente intensas dores fsicas e pode at facilmente romperem tecidos e destruir a vida fsica. Pode igualmente prejudicar os veculos superiores ao fsico. Um dos efeitos muito freqentes de seu despertar prematuro dirigir-se ele para as regies inferiores, em lugar de se elevar para as partes superiores do corpo; excita desta forma, paixes menos desejveis, estimulam-as e intensifica-as a tal ponto que o homem no lhes pode resistir. Nas garras dessa fora, ele to impotente, quanto o na dador nas mandbulas de um tubaro. Esses homens se tornam stiros, monstros de depravao, porque esto a merc de uma fora de todo desproporcional capacidade da resistncia humana. provvel que alcancem certos poderes supranormais, mas estes s serviro para por em contato com seres subumanos, com os quais no deve a humanidade manter intercmbio. E para safar-se desta sujeio, poder ser necessria mais de uma encarnao.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

39

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

H uma escola de magia negra que, com este propsito, se utiliza de Kundalini, porm os adeptos da Boa Lei, ou Magia Branca, jamais fazem uso dos centros de fora inferiores empregados por esta escola. Alm disto, o desenvolvimento prematuro de Kundalini intensifica tudo na natureza humana e afeta mais prontamente as qualidades ms do que as boas. No corpo mental, por exemplo, desperta facilmente a ambio e esta logo cresce excessivamente; e o grande aumento da inteligncia acompanhado de orgulho anormal e satnico. Kundalini no uma fora comum, mas algo de irresistvel. O ignorante que, por infelicidade, a despertar, deve imediatamente consultar uma pessoa competente. Segundo os dizeres do Hathayogapradipika, "Ela conduz os iogues libertao e os tolos escravido". Chegamos a seguinte concluso, que o ideal fazermos a reforma intima e atra vs do nosso merecimento conquistemos o nosso corpo espiritual ideal e conseqente mente o fsico. A LUZ DO MUNDO Mat. 5:14-16 13. Vs sois a luzes do mundo. No se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; 14. e ningum acende uma vela e a coloca debaixo de um balde, mas no castial; e assim ilumina a todos os que esto na casa. 15. De tal modo brilhe vossa luz diante dos homens, que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que est nos cus. Luc. 11:33-36 33. Ningum, depois de acender uma lmpada a coloca num subterrneo, nem debaixo de um balde, mas sobre o castial, a fim de que os que entram vejam a luz. 34. A lmpada do corpo o olho. Quando o olho simples todo o teu corpo luminoso; mas quando for doente, todo o teu corpo fica trevoso. 35. V, pois, se a luz que h em ti no sejam trevas. 36. Pois se todo o teu corpo for luminoso, sem ter parte alguma em trevas, ser inteiramente luminoso, como quando uma lmpada te iluminar com o seu fulgor. A luz tem como finalidade, tanto quanto o sal, servir aos outros, e no a si mesma. Para que a luz produza seu efeito, mister que esteja colocada no alto, e no escondida debaixo de um balde. Assim como no pode esconder-se uma cidade construda no cimo de um monte, assim a luz no pode deixar de ser vista: deve ser utilizada para iluminar. Sem pretenso, sem orgulho, mas tambm sem falsa humildade, deve iluminar naturalmente, por funo prpria. E Jesus continua: assim brilhem vossas boas obras, de modo a serem vistas pelos homens embora sem se fazer propaganda delas: recordemos que Jesus proibia que se falasse dele glorificando-o. O nico a ser louvado o Pai celestial. Em Lucas (obs.o mais culto dos evangelistas, era mdico) h um adendo: a luz do corpo so os olhos. Se estes forem simples (no sentido de limpos, puros, tersos, ou seja, sem malcia) todo o corpo ser luminoso. Se forem enfermos (maliciosos, maldosos) a criatura ficar em trevas. Quando, por exemplo, algum v duas criaturas amando-se e, com simplicidade, sem malcia, admira o amor, tudo permanece em luz; mas se, nesse amor, quem olha coloca malcia, o amor continuar a brilhar com pureza, mas a criatura que maldou ser invadida pelas trevas da malcia que s existe nela mesma, e no no ato de amor, que sempre puro e divino, pois sintoniza com Deus que Amor.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

40

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

O ensinamento profundo da Luz que somos, devendo com ela iluminar o mundo, alerta-nos quanto s obrigaes de nosso Esprito (individualidade). No se pede que saibamos, nem que falemos apenas, nem que faamos, mas que SEJAMOS. O que importa SER LUZ. Para chegar a ser Luz, s h um meio: mergulhar na Luz Csmica do Cristo, que declarou categoricamente. "Eu sou a Luz do Mundo" (Joo, 8:12). Mas aqui, tambm em tom solene, afirma: "vs sois a Luz do mundo". Donde verificamos, ainda uma vez, que Jesus no se apresenta como uma exceo da humanidade, mas simplesmente como o modelo de todos ns. Desde que, como Ele, consigamos unificarnos com o Cristo Csmico, com o Divino Logos, tambm seremos a Luz do mundo. Afora isso, enquanto confundidos com o corpo fsico, crendo que a personalidade o verdadeiro eu, s podemos ser trevas. Quando nos libertarmos dos entraves da personalidade, rejeitando-a, ficaremos iluminados, porque veremos a luz, mergulharemos na luz, nos tornaremos LUZ. Essa luz interna expande-se em crculos concntricos atingindo a todos; e mesmo sem que algo se diga, todos a percebem e a recebem. Os primeiros a usufru-la, "todos os da casa so iluminados" - so nossas clulas e nossos rgos. Pelos "olhos" que a criatura se ilumina: comparao perfeita, j que os atingidos pela cegueira fsica permanecem nas trevas. Entretanto, h um matiz mais profundo: pelos olhos intelectuais (e Jesus usa o singular: "pelo olho") que penetra na criatura a Luz da Mente que nos ilumina. E aqui talvez se pudesse vislumbrar uma referncia ao "olho de Siva", (glndulas pituitria e pineal), que constituem o olho que nos possibilita a viso espiritual. A ignorncia so as trevas que envolvem o "esprito" (personalidade) levando-o ao erro maldade. Por isso, quando os "olhos" intelectuais so enfermos (ou fracos), todo o ser permanece em trevas. Mas quando os "olhos" intelectuais so simples (sem a malcia da vaidade que obumbra, do orgulho que incha, da dvida que vacila) tudo visto com clareza e preci so. Cada criatura humana, portanto, que se unifica ao Cristo, a LUZ DO MUNDO, que ilumina por si mesma, refletindo a Luz do Cristo Csmico que nela habita, e que consegue expandir-se atravs do cristal purificado de uma personalidade que se anulou a si mesma, para que apenas o Cristo vivesse nela. Canais limpos de todo apego, espelhos tersos de qualquer jaa, tornar-nos-emos transparentes, e ningum mais ver em ns a personalidade, mas encontrar o Cristo Eterno falando por nossa boca, agindo por nossas mos, iluminando a todos com o nosso amor que o amor Dele a expandir-se por nosso intermdio. Como importante esta viso da Casa do Jardim de ser uma casa esprita de carter universalista, se hoje consigo assimilar melhor os conhecimentos espritas e do evangelho por ter lidos outro autores no so aceito pela doutrina ortodoxa. (preconceito e partidarismo). Ex: Ramatis, Pietro Ubaldi, Pastorino, Rhoden, etc.

Marco Aurlio Pulsz Schunk

41

ESCOLA PREPARATRIA DE MDIUNS 4Ano CASA DO JARDIM - 2004

10. Bibliografia 10. Dr. Sergio Felipe de Oliveira Novas descobertas sobre a Glndula Pineal Cristais Presentes na Glndula Pineal Humana Referncias Bibliogrficas BINKLEY, S. -The Pineal - Endocrine and Nonendocrine Function. Ed. Printice Hall, 1988. CIPOLLA NETO, J. - Controle Neural do metabolismo da Glndula Pineal. Tese apresentada ao ICB-USP; 1996. OLIVEIRA, S. F. - Estudo da estrutura da Glndula Pineal humana empregando mtodos da microscopia de luz, microscopia eletrnica de varredura, microscopia de varredura por espectrometria de raio-x e difrao de raio-x . Tese apresentada ao ICBUSP, 1998. SEMM,P. , SCHNEIDER, T, VOLLRATH, L. - Efeccts of an Earth-strength magnetic field on electrical activity of pineal cells. Nature vol. 288- 11, 1980. XAVIER, F. C. / ANDRE LUIZ Missionrios da Luz. Ed. FEB. 2- Entrevista On-line Revista Isto . Dr. Sergio Felipe de Oliveira. Colaboraram: Osmar Freitas Jr., de Nova York, Celina Crtes, do Rio, Rosely Forganes, de Paris, Cintia Medeiros, de Salvador, Eduardo Holanda, de Braslia, Dolores Mendes e Jorge Prata, de Uberaba 3- Livro Missionrios da Luz (ed. FEB), psicografado pelo mdium Francisco Cndido Xavier a partir Andr Luis. 4- Espiritismo e Cincia Edio: outubro/2002 - n 48 - ano 5 Autor: Jos Geraldo Carvalho

5- Tcnica da Mediunidade - C. Torres Pastorino. 6- Fitas Vdeo Divaldo Pereira Franco 3 volumes. Cura ou Curar-se. 7- Internet - Site www.matron.com.br 8- Internet Site Sobre Kundalini WWW.EUSOULUZ.RG3.NET 9- Nos Alicerces do inconsciente Jorge Andra. Jorge Andra - Mdico e Expositor do Instituto de Cultura Esprita do Brasil 10 Sabedoria Evangelho - C. Torres Pastorino

Marco Aurlio Pulsz Schunk

42

Вам также может понравиться