Вы находитесь на странице: 1из 5

Analise a coliso entre os dispositivos da CF que tratam da preservao do patrimnio cultural e da proibio de maus tratos aos animais.

Elabore um texto com o seguinte formato: Descrio do fato; anlise dos dispositivos constitucional, analise da deciso proferida pelo STF e opino do grupo.

O recurso extraordinrio n 153.531-8 foi interposto pela APANDE Associao Amigos de Petrpolis Patrimnio, Proteo aos animais e defesa da ecologia; a LDZ Liga de Defesa dos Animais, defesa dos animais; a SOZED Sociedade Zoolgica Educativa e APA Associao Protetora dos animais, com fundamento na alnea e do permissivo constitucional. Formalizam contra o v. acrdo de fls. 167/178, alegando vulnerao ao disposto no art. 225, 1o, inciso VII, da Carta Magna em vigor. O incio do processo ocorreu com a propositura pelas recorrentes da Ao Civil Pblica, na forma da Lei n 7.347, de 24.07.85, com o objetivo de fazer como o que o ESTADO DE SANTA CATARINA realizasse a proibio da Denominada Festa da Farra do Boi e ou manifestaes assemelhadas por Atos e Medidas Formais e prticas, como obrigao de fazer. Apesar da junta de diversos documentos supostamente comprobatrio da crueldade e tambm da repercusso negativa no exterior do evento, bem como da opinio de procedncia da ao pelo Ministrio Pblico Local, no mrito, foi que as autoras carecedoras da ao ante a manifesta impossibilidade jurdica do pedido. Feita a apelao e submetido ao crivo do parquet perante o E. Tribunal de Justia de Santa Catarina, o recurso foi desprovido e julgado improcedente, por considerar que no se justificaria a proibio da Farra do Boi - chamada de manifestao popular -, se fosse fielmente mantida a feio tradicional do Boi na Vara, sem violncia ou inflio de malefcios a alimria. No foi reconhecida no recurso a omisso do Estado, mas sim a sua atuao por meio da polcia civil e militar, visando evitar os maus tratos aos animais. Inconformadas com deciso, as recorrentes ajuizaram o Recurso de Extraordinrio junto ao Supremo Tribunal Federal, o qual foi autuado sob n 153.531-8 Santa Catarina. Quanto deciso do Supremo Tribunal Federal, verificou-se que, por maioria de votos, o recurso foi reconhecido e lhe dado provimento, no termos do voto do Relator, sendo vendido apenas o Senhor Ministro Maurcio Corra.

Para melhor demonstrar as manifestaes de cada ministro, decidiu-se expor, de forma resumida, os argumentos apresentados nos votos e relatrio do Ministro Relator. Do relatrio do Ministro Francisco Rezek, pode-se extrair diversas argumentaes que representam a opinio do grupo, no tocante ao assunto Farra do Boi, entre esse se destaca: De resto, com a negligncia no que se refere sensibilidade de animais anda-se meio caminho at a indiferena a quanto se faa a seres humanos. Essas duas formas de desdia so irm e quase sempre se renem, escalonadamente O relator reconhecendo o valor da ao proposta afirma que ela no se dirige contra marginais, mas contra o Poder Pblico, como fim de faz-lo cumprir a Constituio. Dessa forma, foi refutado o fundamento alegado pelo recorrido de que as entidades autoras da ao esto situadas entre outro Estado (Rio de Janeiro) e prtica da Farra do Boi corre no Estado de Santa Catarina. Alm de rebater todas as manifestaes aduzidas contra a procedncia da Ao Civil Pblica, na opinio do relator, na Farra do Boi no h uma manifestao cultural com abusos avulsos, mas uma prtica abertamente violenta e cruel para com os animais, caracterizando-se uma ofensa ao inciso VII do art. 225 da Constituio Federal. Segundo, o seu entendimento, a referida ao deveria ter sido considerada procedente para que se determinasse s autoridades do Estado de Santa Catarina as providncias cabveis. Neste sentido, conforme dito anteriormente, o relator proveu o recurso extraordinrio e julgou procedente a ao civil pblica, nos exatos termos em que foi proposta inicialmente. Contudo, de forma diversa a deciso do relator, o Ministro Maurcio Corra afirmou, em seu voto que no h como coibir a denominada Farra do Boi, por consider-la uma legtima manifestao popular, devendo ser reprimidos apenas o tratamento cruel a que submetido o animal. Para ele, a manifestao cultural garantida e protegida pela Constituio Federal (art. 215, 1, e art. 216). O Ministro Marco Aurlio, no seu voto, reconhece que cruel o que se constata ano a ano, ao acontecer o que se aponta como folguedo sazonal, sendo que a manifestao cultural deve ser estimulada. Porm, da forma cruel como realizada a manifestao cultural chamada Farra do Boi, a mencionada manifestao no tem abrigo na Carta Constitucional. Assim, ele decidiu acompanhar o Ministro-Relator Francisco Rezek, conhecendo e provendo o recurso.

O Ministro Nri da Silveira, que tambm acompanhou o voto do relator, rebateu, principalmente, a posio tomada pelo Ministro Maurcio Corra, quando esse afirmou que a Farra do Boi tratava de manifestaes que encontram razes no tempo e das quais participam camadas significativas do povo, sendo manifestaes difceis para o Estado coibir. O Ministro Nri da Silveira, por verificar que a parte final do inciso VII, do art. 225 de Constituio veda a prtica de atos que submetem animais a crueldade, entende dever do Estado de Santa Catarina coibir a Farra do Boi e adote providncias essa prtica, tida como atentatria a norma constitucional no se repita. Diante da apresentao abreviada da posio de cada relator, bem como da deciso proferida pelo STF, no caso em questo analisa-se que deciso de dar provimento ao recurso e julg-lo procedente foi correta, uma vez que - embora o Estado tenha o dever de proteger o patrimnio cultural em cumprimento dos arts. 215 e 216 da Constituio Federal a proteo do Poder Pblico no pode se feita desconsiderando o outro artigo da Constituio que trata da obrigao do Poder Pblico de proteger a fauna e flora, vedando quaisquer prticas que submetam os animais a crueldade (art. 225, 1, VII). Como guardio da Constituio Federal, deve-se reconhecer que o STF cumpriu a sua misso institucional ao decidir num possvel conflito de disposies constitucionais de forma a favorecer a preservao do sistema meio ambiente, no qual encontram inseridos os animais utilizados na FARRA DO BOI. Acercado do art. 225 da Constituio Federal tratado no Recurso Extraordinrio, tem-se a comentar o que seque:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade.

Dessa forma, a Constituio Federal de 1988, ao prescrever a incumbncia do Poder Pblico e da coletividade de proteger a fauna, fez amplamente. Adotou, de forma expressa, clara e inconfundvel, a correta expresso os animais ou seja, todos os animais so constitucional e legalmente protegidos. Assim, em nvel Constitucional, todos os animais

foram igualmente tutelados, independentemente da espcie a que pertenam ou do habitat em que vivam. Conforme, dito no voto do Ministro Francisco Rezek a negligncia no que se refere sensibilidade de animais anda-se meio caminho at a indiferena a quanto se faa a seres humanos. Foram citados, ainda, os art. 215 e 216:

Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. 1 - O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

De

acordo

com

tais

dispositivos

direito

cultural

garantido

constitucionalmente. Assim, o Estado deve proteger o patrimnio cultural de natureza imaterial do povo, a memria do grupo e as manifestaes populares. Porm, na Farra do Boi questionvel se a crueldade praticada pode ser chamada de cultura. Argumenta-se que a cultura dever ser sentida, no entanto, o boi um ser-vivo dotado de nervos sensitivos e sente tal cultura para com ele. Os excessos na prtica da farra do boi incubem ao Estado por meio de seu poder de polcia exercer sua funo repressora, e ao judicirio, se a tanto for provocada em razo da inpcia do poder pblico, prover o respeito, impelindo-a a prtica de atos voltados a obstar o procedimento contrrio a preceito constitucional. Vale ressaltar, que a farra do boi foi trazida do Arquiplago de Aores e razovel ser transplantada a cultura aoriana, pois no litoral catarinense h 6.000 aorianos e por isso foi trazido para essa regio suas mais diversas facetas da cultura. Devido ao isolamento que viviam era normal que mantivessem as suas tradies. No entanto, importante alegar que nos aores no se registra as maldades praticadas contra os animais alm da violncia intrnsecas de faz-los objetos de folguedos.

Por fim, notrio que a constituio assegura os dois artigos. Mas devemos analisar o direito sempre atravs do principio da ponderao, pois, se por um lado ele garante e protege as manifestaes das culturas populares, que constituem patrimnio imaterial do povo brasileiro, por outro proibida a conduta que provoque a extino de espcies ou submetam os animais crueldade. Assim, o fato da impossibilidade de maltratar os animais pesa mais do que o modo como o culto est sendo exercido, pois existe outra forma de praticar a cultura sem sofrimento aos seres vivos. Para o grupo adaptar a cultura aos tempos presentes um talento inato dos seres humanos. No se pode usar o pretexto de cultura para punir os animais. Alm do poder pblico toda a populao deve repudiar tal prtica, como no indo a tais eventos e impedindo que acontea nas proximidades de suas vidas. O equilbrio ecolgico um requisito para a manuteno da qualidade e das caractersticas essenciais do ecossistema ou de det rminado e meio. No deve ser entendido como situao esttica, mas como estado dinmico no amplo contexto das relaes entre os vrios seres que compem o meio. A destruio do equilbrio ecolgico causa a extino de espcies e coloca em risco os processos ecolgicos essenciais. GRUPO: - Fbio Martins - Fernanda Torres - Lara Miranda - Rassa Cavalcante - Suely Soares

Вам также может понравиться