Вы находитесь на странице: 1из 6

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO


CONSIDERAES INICIAIS
Bem vindo, caro leitor. Este tutorial, continuando a minha idia de escrever diversas dicas aqui na seo Artigos, foi feito para dar-lhes o conhecimento necessrio para, em seus computadores, manipularem arquivos ISO (como o Kurumin, que est tambm no meu site). Muitos alunos tm me perguntado: Professor, baixei o Kurumin do seu site, mas quando eu vou clicar nele, o Windows pergunta com que programa eu devo abrir... assim mesmo? ou ainda Professor, gravei o arquivo do Kurumin num CD, mas ele no inicia... Quando eu ligo o computador, ele vai sempre para o Windows.... Essas e outras perguntinhas sero respondidas aqui! Espero que voc goste deste documento e, j sabe, caso haja qualquer dvida ou comentrio, envie-me um e-mail (joaoantonio@joaoantonio.com.br). Joo Antonio

COMO UTILIZAR OS ARQUIVOS ISO?


Conhecendo as Extenses dos Arquivos
Extenso o nome dado quele conjunto de, normalmente, trs letras que se apresenta no final dos nomes dos arquivos. A extenso serve para identificar o tipo do arquivo e qual ser o programa que o manipular quando o usurio der duplo-clique nele. por causa da extenso .doc, por exemplo, que, quando damos duplo-clique num arquivo desse tipo, o programa Word aberto para manipul-lo. Isso significa que, perante o Sistema Windows, os arquivos com extenso .doc esto associados ao Word e responsabilidade deste programa abr-los e permitir edit-los. Veja, abaixo, algumas extenses conhecidas...

As explicaes acerca dos tipos mais comuns de extenses e os formatos mais comuns de arquivos associados a elas so motivo para outro documento (na seo ARQUIVOS do site). Bom, mas o alvo de nosso estudo uma extenso um tanto desconhecida: ISO. Mesmo para quem trabalha h muito tempo, tendo o computador como parte de seu cotidiano, pode encontrar certa dificuldade em ter necessidade de trabalhar com arquivos ISO.

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

Os arquivos com essa extenso so chamados Imagens, mas no imagens no sentido de fotografias (como os arquivos JPG e GIF). Os arquivos ISO so Imagens de Disco. Uma Imagem de um disco um arquivo que contm exatamente toda a estrutura do disco a que se refere: byte por byte. Ou seja, uma imagem de um disco uma cpia fiel de um disco (Disquete, HD, CD ou DVD). No caso do arquivo do Kurumin Linux, que se pode baixar do meu site (que , claro, a principal razo de eu ter escrito esse documento), ele a Imagem de um CD, portanto, o arquivo ISO do Kurumin uma cpia perfeita do CD do Kurumin Linux. Na figura abaixo est o cone do arquivo de Imagem do Kurumin Linux que se pode baixar do meu site (o formato do cone do coliseu em chamas dado pelo programa Nero, que associou a extenso ISO a si, mas no seu micro, mesmo tendo o Nero, pode ser que o cone seja diferente como aquele cone se arquivo desconhecido, mostrado direita na figura abaixo)...

A, essa pergunta surge na sua cabea, leitor: Joo, e por que, ento, essa frescura de 'Imagem do CD'? No seria mais fcil se voc simplesmente copiasse todos os arquivos do CD oficial do Kurumin em um arquivo Zipado (compactado) e depois deixasse o arquivo na Internet? Assim, ns baixaramos o Arquivo ZIP e descompactaramos seu contedo em um CD Virgem... No ? OK! Bela idia... Mas entenda que o Kurumin um sistema Operacional! Ou seja, o CD que o conter tem que ser um CD inicializvel! O CD que o conter tem que ser preparado para ser lido pelo BIOS da mquina e isso feito por causa da presena dos dados de inicializao no Setor de Boot do CD (o primeiro setor do CD, que, no caso de um CD inicializvel, deve conter as informaes sobre o Sistema Operacional que ali est). Ento, a simples cpia de arquivos de um CD para o HD e depois para o CD novamente no levaria as informaes ao Setor de Boot do CD. Portanto, s h duas possibilidades no caso de um CD de boot (CD inicializvel; CD que contm um Sistema Operacional): ou se copia diretamente um CD para outro (cpia direta, sem passar pelo HD a maioria dos programas gravadores de CD apresenta essa opo); ou se cria um arquivo no HD que a Imagem do CD e depois se l tal imagem para gravar um CD virgem a partir dela (sim, essa operao que mostrarei nesse tutorial).

Como Copiar a Imagem do Kurumin 6.0


Bom, em primeiro lugar, baixe o arquivo da Imagem do Kurumin 6.0 para o seu computador (voc pode achar um link na seo ARQUIVOS do meu site). E, creio eu, voc est lendo este material porque provavelmente j fez isso! Se quiser ir direto fonte do arquivo, digite, em seu programa navegador, o endereo http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-6.0.iso (existem outros sites onde o arquivo ISO do Kurumin pode ser encontrado, mas eu listei o da ufpr por acreditar ser o mais rpido). (talvez, depois de muitos alunos lerem esse material, esse servidor deixe de ser o mais rpido, no ? ;-D). Qualquer programa para gravar CDs e DVDs consegue entender os arquivos ISO (bom, pelo menos a maioria dos programas consegue!). Eu uso o Nero (ele veio junto com o meu gravador de DVD), que considerado um dos melhores programas para gravar CDs e DVDs.

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

Dentro no Nero, na tela inicial (chamada Nero Smart Start), escolhe-se a opo CD, l em cima (numa caixinha de combinao, na barra de ttulo da janela) e, em seguida, escolhe-se a opo Cpia de Segurana, como visto na figura abaixo.

Nessa seo do programa, basta escolher a opo Gravar Imagem no Disco, mostrada na figura abaixo:

Quando essa opo for acionada, o Nero abrir uma caixa de dilogo (janela) que perguntar pelo arquivo de imagem que voc deseja copiar no CD (ISO apenas uma das muitas extenses de arquivos de Imagem de disco que o Nero entende aponte para a pasta onde est o arquivo kurumin-6.0.iso est e selecione o arquivo em questo. A figura abaixo mostra a caixa de dilogo do Nero onde possvel selecionar o arquivo ISO de origem.

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

Caso a janela esteja visualizando a pasta onde o arquivo ISO est, mas o arquivo em si no esteja sendo visto, verifique, na parte inferior da janela, se o Nero est mesmo procurando arquivos do tipo ISO. Isso feito pela caixa Arquivo do Tipo, mostrada abaixo:

Pronto, agora s selecionar o arquivo kurumin-6.0.iso e clicar no boto Abrir, na janela. Isso resultar na abertura da janela da gravao do CD, que perguntar apenas a velocidade de gravao (quanto maior, menos tempo ser gasto para o processo, mas mais risco de o dado gravado no ser lido por leitores mais antigos) Eu mesmo, sempre gravo a 16 ou 24x, mesmo tendo um gravador de 52X. Olhe a janela das opes de Gravao aqui:

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

Agora s mandar o Nero gravar o CD (clicando, claro, no boto Gravar na parte inferior da janela) e esperar. O processo de gravao pode demorar uns 5 a 10 minutos dependendo de que velocidade voc escolheu e do poder de processamento geral do seu computador. Depois de terminada a gravao, o Kurumin Linux estar pronto para ser usado. Note que essa tcnica de gravao de Imagem de CD serve para qualquer programa que seja distribudo na forma de uma imagem de CD, como arquivos ISO e outros formatos semelhantes.

E Fazer o Kurumin Funcionar? Como ?


Simples demais... Mantenha o CD do Kurumin dentro do drive de CD de seu computador e desligue-o (o computador claro!). Quando voc religar o computador, ver que no aparecer o Windows de praxe, mas sim, o Kurumin Linux (que est rodando diretamente do CD, sem a interveno do Sistema Operacional que est no HD o Windows). Depois disso, s navegar nos menus do Linux e treinar os comandos nas janelas do Terminal (ou nos Shell). Acredito, apenas, que haver certos problemas no caso de o HD estar formatado com NTFS. Se o seu disco estiver formatado para esse Sistema de Arquivos, pode ser que o Kurumin no rode de maneira adequada (pois ele precisa de certos espaos no HD para rodar corretamente, e o Linux no consegue escrever perfeitamente no NTFS, apenas no FAT32).

Resumo da pera
Para resumir tudo o que foi visto aqui, temos: 1) Baixe o arquivo kurumin-6.0.iso (que o Arquivo de Imagem do CD do Kurumin). 2) Use um programa de gravao de CD, como o Nero, para gravar a imagem em um disco de CD-R vazio. Lembre-se de usar a opo Gravar Imagem no Disco ou algo semelhante! No pense que simplesmente arrastar o arquivo do Kurumin para o CD vai fazer ele funcionar, porque no vai! 3) Depois de gravado o CD do Kurumin, sempre que for us-lo, ligue o computador com o CD j dentro do drive. Isso far o BIOS, na placa-me, buscar o sistema operacional diretamente no CD ao invs de diretamente no HD. O Kurumin, ento, ser acionado na memria principal do computador e poder ser usado.

Mas, e Se Mesmo Assim, o Kurumin No Funcionar?


Bom, as duas nicas possibilidades que vislumbro para alguma impossibilidade de uso do Kurumin so: 1) O seu HD est formatado com NTFS... Embora eu no tenha certeza se isso se tornaria algum impedimento para o Kurumin, eu creio que essa pode ser uma possibilidade. Nesse caso, se o Kurumin Linux realmente no iniciar, a soluo mais custosa at do que instalar um outro Linux no HD: formatar o disco novamente com FAT32 (e perder os dados contidos nele!) - A, amigo leitor, com voc! Decida a melhor relao Custo/Benefcio. 2) Se o Windows aparecer normalmente, sem levar em considerao a presena do CD, como se ele no estivesse l, ento o BIOS se sua placa-me est configurado para buscar o Sistema Operacional primeiro no HD, o que trar tona o Windows sempre! Nesse caso, a correo consiste em entrar no Setup, programa que configura os

Tutorial 2 Gravando Arquivos ISO (Kurumin)

www.joaoantonio.com.br

parmetros do BIOS, e definir a ordem de boot, ou seja, a ordem de pesquisa que o BIOS obedecer para ler os dispositivos que trazem o Sistema Operacional. Defina CD primeiro e depois HD! Note que isso no afetar o funcionamento do seu micro... Ele continuar carregando o Windows normalmente (mas apenas se no houver nenhum CD inicializvel dentro do drive). Ento, depois disso, sempre que quiser usar o Linux Kurumin, voc deve colocar o CD no drive e ligar o micro e sempre que voc quiser usar o Windows, dever tirar o CD do drive e ligar o computador normalmente. Ento isso, pessoal! Espero que esse material o ajude a entender um pouco melhor dos processos cotidianos realizados nesse misterioso mundo da informtica. E, claro, mais precisamente, ele tema funo de dar apoio aos amigos que baixaram o Kurumin Linux do meu site! Deus ilumine a todos vocs, Com carinho, Joo Antonio

Вам также может понравиться