Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrnica e Computao - DELC Introduo Informtica Prof.

. Cesar Tadeu Pozzer Janeiro de 2006

Disco Rgido (HD)


Para que um computador possa funcionar de modo apropriado, necessrio que sejam instalados o Sistema Operacional e os programas aplicativos. O Sistema Operacional o responsvel pelo gerenciamento do computador, e o primeiro software carregado do HD quando o computador ligado. Ele controla as entradas, como teclado e mouse, as sadas, como impressoras e outros dispositivos, bem como a transferncia de dados do HD para a memria RAM, abertura e fechamento de aplicativos, controle das interfaces de rede, vdeo, dentre outras diversas tarefas. Todos os dados, aplicativos e Sistema Operacional permanecem armazenados no HD, visto que uma memria permanente (no voltil), que se mantm inalterada mesmo com o computador desligado.

Formatao de Computadores
Para que os dados possam ser copiados para o HD, este precisa ser previamente formatado. Formatar o HD significa criar uma estrutura lgica que define como e onde os dados devem ser gravados, e que permite que os dados sejam rapidamente encontrados e acessados pelos aplicativos. Cada partio do HD possui uma tabela de alocao de arquivos (FAT File Allocation Table). Esta tabela contm o nome dos arquivos armazenados no HD, sua localizao, tamanho, data de criao, e outros atributos. Por esta tabela pode-se tambm saber quanto espao disponvel o disco possui e quais so as regies ocupadas. Caso ocorrer um erro nesta tabela, todos os dados do disco podem ser perdidos. Quando um disco formatado, toda informao presente perdida. Caso o computador j esteja configurado, e comear a apresentar problemas de funcionamento, talvez pela presena de algum tipo de vrus, pode ser necessria a reconfigurao do computador, especialmente quando o vrus no puder ser removido. Geralmente, esta reconfigurao consiste na reinstalao do sistema operacional e dos aplicativos. Existem duas formas de fazer isso: 1) formatando o HD ou 2) no formatando. Existem vantagens e desvantagens das duas abordagens. Independente da abordagem utilizada, quase todos os aplicativos j instalados vo ter que ser reinstalados novamente. Caso o HD no seja formatado, arquivos de usurio, como textos, msicas e vdeos no sero perdidos.

Uma grande vantagem da formatao do HD que diversos programas e arquivos que nunca mais seriam utilizados, vo ser removidos do HD, liberando assim espao para informaes mais importantes. A principal desvantagem de formatar o HD que todos os arquivos de usurio vo ser perdidos, exceto se o usurio realizar um backup destes arquivos com antecedncia. Caso o usurio tiver uma grande quantidade de informao, como um banco de msicas ou filmes, o processo de backup pode ser demorado e necessitar de uma grande quantidade de CDs ou DVDs. Obviamente, este processo de backup no uma regra fixa, pois vai depender da configurao de hardware do computador e da configurao lgica do HD. O computador pode ter mais de um HD (geralmente pode ter de 1 a 4), e cada HD pode ter mais de uma partio. Uma partio uma unidade lgica dentro do HD, ou seja, o HD pode ser visto como vrias unidades lgicas, todas presentes fisicamente dentro do mesmo dispositivo. Cada unidade lgica est associada a uma letra (C, D, E, ...), e pode ser formatada individualmente, sem afetar as demais. Para que uma nova partio possa ser criada, o disco deve possuir espao ainda no utilizado e nem formatado. Geralmente as parties so criadas quando o disco est sendo formatado, logo antes da instalao do sistema operacional. Para o usurio, um computador com 2 HDs, cada um com uma partio, ou um computador com 1 HD com duas parties, sob o ponto de vista lgico, so idnticos. Em ambos os casos vo existir duas unidades (possivelmente C e D). Em termos fsicos, a diferena mais clara refere-se ao fato de segurana. No caso do HD com duas parties, caso ocorra um problema no hardware, todo disco (as duas parties) e sua informao podem ser perdidos. No caso do computador com 2 discos, a queima de um no implica na perda dos dados do outro. No caso do computador com 2 HDs, vai haver um maior consumo de energia. Existem vrias vantagens de se criar mais de uma partio no HD, especialmente quando se tem apenas um, que o caso mais comum. Com duas parties, pode-se melhor organizar os dados. Geralmente, deixa-se a primeira partio (unidade C) para o sistema e aplicativos, e a segunda para arquivos do usurio, como os documentos, msicas, vdeos, etc. Outra grande vantagem de se criar mais de uma partio, torna-se clara quando for necessrio formatar o HD para a reinstalao do Sistema Operacional. Para o cenrio descrito anteriormente, apenas a partio do sistema (unidade C) deve ser formatada. A unidade D permanece inalterada, evitando-se assim a necessidade de realizao de backup dos dados do usurio.

Criao de Backups
No caso do HD a ser formatado j possuir informao armazenada, deve-se tomar o cuidado de realizar backup dos dados que sejam importantes. A definio de qual dado importante vai depender de cada usurio. Na seo anterior apresentou-se um cenrio de um HD com duas parties, e as vantagens que apresenta quando for necessria a

reinstalao do Sistema Operacional. Entretanto, em alguns casos, especialmente de vrus, necessrio formatar o HD por completo, destruir as parties existentes e criar novas. Neste caso, a informao em todas as parties vai ser perdida, necessitando-se assim criar um backup do que importante. Alm de dados do usurio, o backup tambm deve incluir arquivos de instalao de aplicativos que no estejam em CDs, como no caso de aplicativos baixados da Internet. Caso o computador tiver dois HDs fsicos, o backup pode ser feito no HD que no vai ser formatado, tornando-se assim um processo mais rpido e barato. Caso os arquivos precisarem ser backupeados em CDs, uma dica de economia diz para compactar os arquivos, de preferncia por contedo, antes de serem copiados para o CD, ou DVD, ou outra mdia qualquer. Programas como o WinRar (http://www.rarlab.com/) ou Winzip (http://www.winzip.com/) podem ser utilizados, atingindo em muitos casos taxas de compactao superiores a 50%. Note porm que nem todos os arquivos sofrem reduo de tamanho ao serem compactados. So exemplos arquivos com extenso MPG, MP3, JPG, pois j so formatos compactados.

Instalando o Sistema Operacional


Geralmente instala-se o sistema operacional a partir de um CD, tanto no caso do Windows como Linux. Neste caso, deve-se alterar o BIOS (Basic Input Output System) [3] para fazer a procura inicialmente de uma unidade de boot na unidade de CD, para que o programa de instalao do sistema operacional seja carregado. Uma vez que este programa esteja carregado, basta seguir as instrues oferecidas. Por este programa de instalao, possvel fazer a configurao do disco, incluindo a definio das parties e sua formatao. Uma vez que as parties do HD forem criadas e formatadas, pode-se fazer a instalao do Sistema Operacional.

Inicializando o Sistema Operacional


As informaes de como um disco rgido est particionado so armazenadas no seu primeiro setor (isto , no primeiro setor, da primeira trilha da primeira face do primeiro disco). O primeiro setor o Master Boot Record (MBR) do disco. Este o setor que o BIOS l e inicializa quando a mquina ligada. O MBR contm um pequeno programa que l a tabela de parties, verifica qual partio est ativa e l o primeiro setor desta partio. O setor de inicializao contm outro pequeno programa que l a primeira parte do sistema operacional armazenado naquela partio e ativa o sistema operacional l armazenado [2][1]. Este programa de inicializao do sistema copiado no disco durante o processo de instalao do Sistema Operacional, descrito na seo anterior. Caso o computador tiver Windows e Linux instalados, o MBR contm um programa chamado LILO [4] que permite ao usurio selecionar o sistema operacional a ser inicializado. Neste caso, o Windows deve estar instalado em uma partio e o Linux em outra, visto que ambos utilizam sistemas de FATs diferentes (No caso do Windows pode ser FAT32

ou NTFS). Considerando-se esta configurao, caso o Windows for reinstalado, o LILO ser removido, impedindo que o sistema Linux possa ser inicializado, exceto se o usurio reinstalar o LILO novamente.

Instalao dos Aplicativos


Uma vez que o Sistema Operacional esteja instalado, pode-se fazer a instalao dos aplicativos. Dependendo da configurao das parties, os aplicativos podem ser instalados na mesma partio do sistema, ou em outra. Os primeiros softwares que devem ser instalados referem-se aos drivers da placa me, que geralmente so fornecidos em um CD que acompanha a placa me. Por ele pode-se configurar a placa de vdeo (no caso de placa me on-board), as portas USB, a placa de som, a placa de rede, modem, dentre outras. Em caso de uma placa de vdeo off-board, deve-se usar o driver fornecido pelo fabricante da placa de vdeo, caso contrrio a placa ir operar apenas em uma configurao padro de baixas resolues geomtrica e de cores. Aps esta configurao, pode-se instalar os drivers de impressoras, scanners, webcams, e todos os demais perifricos conectados ao computador. Feito isso, pode-se partir para a instalao dos aplicativos, como editores de texto, de imagens, players de udio e vdeo (com seus respectivos codecs), dentre outros. Em casos onde backups foram realizados antes da formatao do HD, deve-se restaurarse os backups realizados nas respectivas parties.

Referencias
[1] MBR Master Boot Record (em Ingls). Disponvel em: http://www.ata-atapi.com/hiwmbr.htm [2] MBR Master Boot Record (em Portugus). Disponvel em: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/b040504.html [3] BIOS - Basic Input/Output System. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS [4] LILO Linux Loader. Disponvel em: http://www.infowester.com/linuxlilo.php http://www.ime.usp.br/~ueda/ldoc/bioshd.html http://www.guiadohardware.net/artigos/304/

Вам также может понравиться