Вы находитесь на странице: 1из 3

So Paulo, Folha de So Paulo, 20 de feveiro de 2011 DIRIO DE LONDRES O MAPA DA CULTURA O sexo no museu Surpresas na capital inglesa VAGUINALDO

MARINHEIRO

O SEXO EST NO AR Nas prateleiras, sobre as mesas, embaixo da gua, nas paredes. Para qualquer lugar que se olha h um macho introduzindo seu rgo sexual (seja ele de que tamanho ou formato for) numa fmea. Sem censura. Afinal, tudo est revestido de cincia no apropriado Museu de Histria Natural de Londres. A exibio, que comeou no dia 11 e vai at outubro, se chama "Sexual Nature" e pretende revelar os "segredos ntimos da natureza". Para isso, usa animais empalhados, fotos, vdeos e at filmetes produzidos e estrelados pela atriz Isabella Rossellini, que se fantasia dos bichos mais estranhos para mostrar o flerte e a relao sexual entre eles. A mostra recomendada para maiores de 16 anos, talvez porque sejam explcitas as cpulas entre moscas, gorilas, raposas, cobras... E os organizadores avisam: deixem os preconceitos do lado de fora; no tentem usar nossos cdigos de condutas para os animais, que fazem de tudo para procriar e perpetuar a espcie. Se o prazer estiver envolvido, lucro. PORNO-PERA Muita gente vai torcer o nariz e derrubar o pincen. Afinal, onde j se viu colocar como personagem principal de uma pera uma siliconada ex-coelhinha da "Playboy" que se casou com um milionrio 63 anos mais velho e que morreu de overdose logo aps ficar viva! Muxoxos dos mais puritanos parte, estreiou no dia 17, na tradicional Royal Opera House, no centro de Londres, "Anna Nicole, a pera".

Os produtores j avisam, haver muito sexo e palavro. Mas a pedido do teatro foi bem abrandada uma cena em um clube de strippers em que ela simularia uma felao no marido, que andava de cadeira de rodas. Agora ela vai apenas sentar no colo dele. Richard Thomas, autor do libreto, se defende. Diz que a histria real da falsa loira americana a coloca altura de outras trgicas heronas de peras, como Violetta, de Verdi, ou Carmen, de Bizet. No a primeira vez que Thomas coloca figuras atuais e controversas em suas pera. Em 2003, ele escreveu um libreto sobre Jerry Springer, um apresentador daqueles programas da TV americana em que as pessoas vo contar sobre traies ou briga de vizinhos. Na poca, o pblico gostou. A nova obra j garantiu mais uma vez polmica e ranger de dentes. Falta a bilheteria e o que diro os crticos. BBLIA NA PRIMAVERA Os britnicos ainda esto sofrendo com o frio, que foi recorde em dezembro e no parece querer ir embora. Como luz no fim do tnel, j pensam nos festivais da primavera. No so apenas os de msica que so tradio no pas. Crescem tambm os de literatura, que a cada ano atraem mais pessoas. J esto venda ingressos para o Oxford Literary Festival, que acontece de 2 a 10 de abril nos prdios da universidade, e tambm para o Hay Festival, de 27 de maio a 5 de junho, em Hay-on-wye, na fronteira entre a Inglaterra e o Pas de Gales. So espcies de Flip bem ampliadas, nos quais se discute literatura, mas tambm poltica, os rumos da economia e religio. No meio, apresentaes de msicos e comediantes. Neste ano, os dois festivais vo analisar o impacto da traduo da Bblia para o ingls feita sob orientao do rei James, h exatos 400 anos. Alm da importncia religiosa, a obra considerada um marco na literatura em lngua inglesa. Para o Hay, uma figura deve atrair muita gente se confirmar sua presena: Mohamed El Baradei, que recebeu o Nobel da Paz em 2005. Ele hoje uma das principais vozes da oposio no Egito. Os ingressos podem ser comprados nos sites dos festivais www.oxfordliteraryfestival.com e www.hayfestival.com MECENAS RUSSO Ao longo da histria, os mecenas tiveram papel fundamental para a arte: que o digam a pintura e a escultura italiana na Renascena.

De uma forma muito mais modesta, Londres tambm se beneficiou de um mecenas no ltimo ms. Foi graas ao megamilionrio russo Roman Abramovich, dono do time de futebol Chelsea, que o Sovremennik Theatre, principal grupo teatral de Moscou, fez uma temporada na cidade. Foi a primeira visita de uma trupe russa desde a queda do comunismo. Apresentaram duas peas de Tchekhov ("As Trs Irms" e "O Jardim das Cerejeiras") e uma de Yevgenia Ginzburg ("Uma Jornada ao Furaco"). Todas faladas em russo, com legenda. Os britnicos costumam desprezar Abramovich, visto como novo-rico exibicionista. Mas seu dinheiro dinamizou o futebol ingls. Na surdina, muitos esperam que faa o mesmo com o teatro.

Вам также может понравиться