Вы находитесь на странице: 1из 99

Cyan

Magenta

Yellow

Black

3 Guia de Seleo de Respiradores

Critrios para Seleo de Respiradores


Gerenciamento de um Programa de Proteo Respiratria Ajuste do Respirador Fatores de Proteo Efeitos dos Contaminantes Pele e aos Olhos Atividades do Trabalhador Localizao de reas de Riscos Caractersticas, Capacidades e Limitaes do Respirador Instrues Gerais de Uso 1

Definies
Poeiras Nvoas Fumos Gases Vapores Glossrio de Termos Como usar este Guia 9

9 10 13

Informaes deste Guia


Nome Qumico Sinnimos LT Nveis IPVS (IDLH) Limiador de Odor TLV Respirador Recomendado Comentrios 5

Guia dos Compostos Qumicos

Empresa: 6 7 8 Este Guia Pertence a:

ndice

Critrios para Seleo de Respiradores


Este Guia de Seleo de Respiradores apresenta uma relao de compostos qumicos para os quais se pode recomendar os Respiradores 3M. Estas informaes so teis para complementar s informaes sobre Higiene Industrial. Uma vez identificados os contaminantes e suas concentraes, o guia possibilita a seleo do Respirador 3M apropriado para aproximadamente 700 compostos qumicos com TLV1 ou outros limites de exposio recomendados. Como as condies reais de trabalho variam de um ambiente para outro, estas informaes devem ser utilizadas apenas como referncia. A seleo do respirador mais adequado depende de cada situao em particular e deve ser feita somente por uma pessoa treinada e que possua conhecimentos sobre os riscos existentes no ambiente, bem como as capacidades e limitaes de uso dos equipamentos para Proteo Respiratria.

Para mais informaes, consulte um Distribuidor Especializado de Segurana 3M ou o Departamento de Servio Tcnico da 3M, pelo telefone 0800 55 0705.

Ajuste do Respirador
Tambm exigido que ensaios de vedao facial sejam realizados quando houver uso de respiradores de presso negativa 3. Para o uso de respiradores do tipo sem manuteno ou de cartucho recambivel, o usurio deve ser submetido a ensaios qualitativos ou quantitativos de vedao. A remoo do respirador, ainda que por curtos perodos de tempo, reduz drasticamente a proteo proporcionada pelo mesmo.

Gerenciamento do Programa de Proteo Respiratria


Constatada a necessidade de uso de respiradores, necessrio que se implemente um Programa de Proteo Respiratria, o qual deve reunir todas as polticas, providncias e responsabilidades de todas as pessoas envolvidas: gerncia, chefia e usurios. A instruo normativa n 01 de 11 de abril de 1994, do Ministrio do Trabalho, e o documento Programa de Proteo Respiratria, da FUNDACENTRO, estabelecem requisitos e recomendaes para seleo e uso de respiradores. Cuidados especiais devem ser tomados na educao e treinamento dos usurios, bem como na manuteno, limpeza e estocagem de respiradores reutilizveis.

Fatores de Proteo4
O respirador selecionado deve ter um Fator de Proteo Atribudo adequado exposio, em cada ambiente atmosfrico. Dividindo-se a concentrao do contaminante atmosfrico pelo TLV ou LT obtm-se o Fator de Proteo Requerido (FPR). O respirador selecionado deve possuir um Fator de Proteo Atribudo maior ou igual ao Fator de Proteo Requerido.

FPR = Concentrao do Contaminante Atmosfrico Limite de tolerncia ou TLV Os Fatores de Proteo Atribudos recomendados pela 3M, baseados na IN 01 de 11/04/94 so: Respirador Semifacial (sem manuteno ou de cartucho recambivel) .................................. 10 Respirador de Pea Facial Inteira ................. 100 Respirador Motorizado com Pea Facial Inteira, Capuz ou Capacete ................................... 1000 Respiradores com Suprimento de Ar: - Semifacial com Fluxo Contnuo ....................... 50 - Capacete Capuz ou Pea Facial Inteira, com Fluxo Contnuo ...................................................... 1000 - Demanda com presso ............................... 1000

tambm se faz necessrio o uso de proteo para os olhos. A ocorrncia de falhas na proteo da pele e olhos pode invalidar os limites de exposio estabelecidos e o uso do respirador ser ineficiente na preveno de efeitos adversos sade.

Localizao de reas de Riscos


Ao especificar um respirador com o suprimento de ar, deve ser considerada a distncia que o trabalhador precisar percorrer at alcanar uma rea no contaminada. Devem ser tambm considerados os obstculos e os equipamentos que se encontram na rea. Em caso de haver necessidade de subir escadas ou andaimes, ser mais apropriado o uso de um respirador purificador de ar ou um respirador de ar, combinado com linha de ar.

Atividade do Trabalhador
Considerando-se o conjunto completo de EPIs requeridos para o trabalho, o respirador selecionado deve ser compatvel com capacetes, culos, elmos para soldagens, etc. O usurio deve ser capaz de comunicar-se e realizar suas tarefas sem remover o respirador da face. Em caso de trabalhos pesados ou quando for necessrio o uso de respirador por longos perodos de tempo, deve-se escolher equipamentos leves e com baixa resistncia respirao. Se o respirador no possuir boa aceitao pelo trabalhador e no for utilizado corretamente, ele no proporcionar a proteo necessria.

Caractersticas, Capacidades e Limitaes do Respirador


Um respirador pode no oferecer proteo contra todos os contaminantes presentes em um determinado ambiente de trabalho. Existem restries especficas as quais se encontram relacionadas no C.A.5 e/ou nas Instrues de Uso do produto. Estas informaes devem ser cuidadosamente avaliadas para cada respirador.

Efeitos dos Contaminantes Pele e aos Olhos


Alguns compostos qumicos podem ser absorvidos pela pele, tornando-se necessrio o uso de roupas de proteo, alm de respiradores. Em alguns casos

4
Veja abaixo uma precauo de ordem geral. Para o conhecimento de informaes especficas, leia as embalagens ou os manuais de operao dos respiradores. utilizados unicamente para os compostos qumicos para os quais foram aprovados e indicados. mal estar, ou ainda, se perceber o cheiro ou gosto do contaminante.

Instrues Gerais de Uso Ateno


Nenhum respirador tem capacidade para evitar a penetrao de todos os contaminantes atmosfricos na zona de respirao do usurio. Os respiradores protegem o usurio reduzindo as concentraes dos contaminantes atmosfricos para valores abaixo do TLV ou outro nvel de exposio recomendado, na sua zona de respirao. O uso incorreto do respirador pode provocar uma exposio excessiva do usurio ao contaminante e causar doenas ou at mesmo a morte. Por esta razo, o respirador deve ser corretamente selecionado e o usurio devidamente treinado sobre o uso correto do produto. Os respiradores recomendados devem ser A no observao das instrues de uso e advertncias sobre a correta utilizao do produto, durante o tempo de exposio ao contaminante, pode reduzir a sua eficcia causando doena ou at mesmo a morte. Os contaminantes atmosfricos perigosos sade e podem ser to pequenos a ponto de no serem vistos nem percebidos, mesmo em concentraes perigosas. Antes de utilizar o produto, conforme exigncia da NR.6 da CLT6, o usurio precisa ser informado pelo empregador sobre a obrigatoriedade do uso e devidamente treinado para a correta utilizao do mesmo; deixar imediatamente a rea contaminada caso sinta tonturas, enjos, qualquer outro tipo de

Limitaes Gerais de Uso Para Respiradores Purificadores de Ar


No use quando a concentrao do contaminante for desconhecida. No use quando a concentrao do contaminante ultrapassar o valor de I.PV.S.7 ou exceder a 10 vezes o valor do limite de tolerncia para pea semifacial, e 100 vezes esse valor, para a pea facial inteira. Respiradores filtrantes no suprem oxignio e, portanto, no devem ser utilizados em ambientes fechados e sem ventilao tais como cmaras, tanques, silos e tubulaes onde a concentrao de oxignio pode ser menor que 19,5%. No devem ser utilizados por pessoal com barbas, por impedir uma adequada vedao do respirador ao rosto do usurio.

Informaes deste Guia


Nome Qumico
Os nomes qumicos apresentados a seguir so os mesmos do guia da ACGIH8 para os valores de TLV e ndices de exposies biolgicas, edio 2002. Os pesticidas e compostos qumicos que no possuem limites de exposio estabelecidos no foram includos. Consulte o departamento de Servio Tcnico da 3M para a seleo de respiradores para estes compostos.

LT Limite de Tolerncia (Legislao Brasileira)


Encontram-se listados nesta coluna os valores dos limites de tolerncia mencionados na NR.15, anexo n 11, da CLT9.

Limiar de Odor*
Indica a margem do limite de odor dos compostos qumicos para os quais esta informao encontra-se disponvel, tendo-se como referncia principal publicao da AIHA11. Outras referncias foram utilizadas para os compostos que no possuem valores publicados pela AIHA. As metodologias para definir e determinar os limiares de odor so muito variveis, gerando diferentes valores para vrios compostos. Cada indivduo pode tambm reagir de forma diferente a um mesmo odor. Numa determinada concentrao uma pessoa pode sentir e reconhecer o odor, enquanto que outra sentir dificuldades em perceb-lo. Os limiares de odor foram estabelecidos para cada composto separadamente, sem a presena de contaminantes. Esta situao raramente ocorre em um ambiente de trabalho e, portanto, cuidados especiais so necessrios ao utilizar estes valores.

Nvel IPVS
Indica a concentrao considerada Imediatamente Perigosa Vida e Sade (IDHL) pela NIOSH10 publicao n 90-117. Refere-se especificamente exposio respiratria aguda que supe uma ameaa direta de morte ou conseqncias adversas irreversveis sade, imediata ou retardada, ou exposies agudas aos olhos, que impeam a fuga da atmosfera perigosa. Para aquelas substncias que no possuem IPVS, solicite informaes adicionais junto ao fabricante ou seu representante.

Sinnimos
Indicam como segunda opo, conhecido do composto qumico. outro nome

6
Eles podem no ser representativos da capacidade de percepo de um indivduo, em particular, em seu local de trabalho. Por outro lado, a experincia pode ser um melhor indicador de capacidade de advertncia das substncias qumicas, que os valores listados. Por estas razes, sugere-se a implantao de um cronograma para substituio de cartuchos em lugar de depender somente da propriedade de advertncia do contaminante. Use a propriedade de advertncia apenas como o indicador secundrio ou de reserva, para a substituio do cartucho. aparecem quando forem menores que o TLV. Os Nveis de Exposio Ambiental (WEEL)15 da AIHA foram relacionados, para substncias qumicas que no possuem TLV nem PEL. Os limites de Exposio referem-se Concentrao Mdia Diria (TWA)16 por 8 horas de trabalho, 40 horas semanais, a menos que especificados como valor teto. TLVs Valores tetos17 referem-se concentraes que no podero ser excedidas durante qualquer perodo de exposio do trabalhador. Limite de Exposio para Perodos Curtos (STEL)18 uma mdia ponderada para 15 minutos, a qual no dever ser excedida a qualquer tempo, durante o perodo de trabalho. A designao A1, abaixo do valor do limite de exposio, indica que aquela substncia cancergena para o homem. A designao A2 indica que a substncia suspeita de ser cancergena para o homem. A designao A3 indica que a substncia cancergena para animais. A designao A4 indica que os dados disponveis so insuficientes para classificar a substncia como cancergena para o homem e/ou animal. A designao A5 indica que a substncia no suspeita de ser cancergena para o homem e/ou animal, com base em dados epidemiolgicos disponveis. A notao Pele indica que a substncia pode ser absorvida atravs da pele. Nesses casos, medidas adequadas devem ser tomadas para se prevenir contato com a pele e olhos e, desta forma, validar o limite do TLV. Para mais informaes sobre TLVs e suas corretas aplicaes, consulte o livreto, o qual contm os valores de TLV disponibilizados pela ACGIH e traduzido pela ABHO.

TLV
Os limites de exposio apresentados so os da ACGIH Threshold Limit Values 2002 (TLVs), a menos que haja indicao contrria. As concentraes esto expressas em PPM12, a menos que especificado como mg/m313 ou alguma outra unidade. Os limites de Exposio Permitida da OSHA (PEL)14

Respirador Recomendado
(Para at 10 vezes o Valor Limite de Tolerncia) Indica o Respirador 3M recomendado para nveis de exposio no maiores que 10 vezes o TLV. Para concentraes que excedam este valor, consulte o Departamento de Servio Tcnico da 3M pelo telefone 0800 55 0705. Nas situaes em que constam valores mais baixos, a explicao estar no campo de Observaes. Estas recomendaes somente sero vlidas se forem seguidas lgica para seleo do diagrama das pginas 10 e 11. As abreviaes utilizadas so explicadas no quadro Identificao do Respirador, no final deste guia. Nem todos os
*Referncias de Limite de Odor 1. Jensen, B, and P. Wolkoff. Vocbase; Odor Thresholds, Mucous Membrane Irritation thresholds and physic. Chemical Parameters of Volatile Organic compounds. (Computer Software), National Institute of Occupational Health, Denmark, 1996. 2. Odor Thresholds for Chemicals with Established Occupational Health Standards. American Industrial Hygiene Association (1989).

respiradores foram testados contra todos os produtos qumicos listados. As bases para as recomendaes foram as propriedades fsicas e qumicas destes compostos e as caractersticas de absoro e filtrao dos filtros utilizados nos respiradores. As recomendaes so para substncias qumicas isoladas. Quando duas ou mais substncias estiverem presentes, talvez seja necessrio o uso de um respirador com filtro combinado. Como exemplo, em uma situao de pintura em spray contendo alguns solventes orgnicos (com boas propriedades de percepo) e dixido de titnio, ser necessrio o uso de um respirador com cartucho para vapores orgnicos e filtro para particulados com nvel de

eficincia mnima P1. Nos casos em que no exista um respirador tipo purificador de ar para todas as substncias qumicas txicas contidas na mistura, pode ser necessrio o uso de um respirador com suprimento de ar. Em alguns casos o respirador precedido pela letra F, indicando a necessidade do uso de respirador purificador de ar com Pea Facial Inteira, ou pea semifacial, com culos prova de gs. Para concentraes que no excedam a 10 vezes o Limite de Tolerncia do contaminante, pode-se utilizar um respirador semifacial, sem manuteno ou com cartuchos recambiveis, com cartuchos/ filtros equivalentes, desde que se provindencie

3. Amoore, J. E. and E. Hautula. Odor as an Aid to Chemical Safety. J. Appl Toxicol 3(6): 272-290 (1983). 4. Fazzuluri, F. A. Compilation of Odor and Taste Threshold Values Data. American Values Data. American Society for Testing and Materials (1978). 5. Verschueren, K. Handbook of Environmental Data on Organic Chemicals. Pp 12-21. Van Nostrand Reinhold, NY (9177). 6. Warning Properties of Industrial Chemicals Occupational

Health Resource Center, Oregon Lung Association. 7. Electrical Safety Practices, ISA monograph # 113 (1972). 8. Documentation of TLVs and BETs. American Conference of Governmental Hygienists. 7th Edition. 2002. 9. Germet, L. J. Van. And A. H. Nettenbreijer of Odor Threshold Values in Air and Water. CIVO-TNO, Netherlands (1977). 10. Germet, L. J. Van. Compilation of Odor Threshold Values in Air, Supplement IV. CIVO-TNO, Zeist, Netherlands (1982).

8
proteo adequada para os olhos. Para concentraes maiores que 10 vezes o valor do TLV/PEL, consulte o departamento de Servio Tcnico 3M. Vapor. Am Ind. Hyg. Assoc. J. 35 (7): 391-410 (1974). B. Respirador no especificamente aprovado refere-se aprovao especfica, somente para aquela substncia em par ticular. Todos os respiradores listados neste guia so aprovados para substncias e/ou condies especficas. C. Propriedade de Alerta uma informao baseada no odor ou irritaes. Quando mencionado com Desconhecido porque nenhuma literatura de referncia foi localizada. Quando mencionado como Questionvel porque existe uma faixa de limiares de odor muito grande. Para estes casos foram recomendados respiradores com suprimentos de ar. Respirador purificador de ar pode ser utilizado para algumas destas substncias, no caso de se possuir dados que comprovem que elas possuem boas propriedades de percepo ou no caso de se seguir um programa aceitvel de controle administrativo e substituio de filtros. D. Compostos com esta referncia podem existir na atmosfera nas 2 fases: vapor e particulada. Para estes casos, a 3M recomenda filtros combinados para vapores e particulados com troca programada de cartuchos. E. Compostos com esta referncia podem existir na atmosfera nas fases vapor e particulada. Na presena de outros aerossis ou alta umidade, o vapor deste contaminante pode ser absorvido pelas partculas que coexistem na atmosfera ou nas gotculas de gua disponveis. Portanto, a 3M recomenda que seja adicionado um filtro para particulados com eficincia mnima P-1. F. As referncias 3500, 3520, 3551 e 3721 identificam o Monitor 3M, que pode ser utilizado para amostrar o contaminante no ambiente. G. A recomendao de cartucho/filtro s vlida se existir um plano confivel de troca de cartuchos/filtros para clculo estimado do seu fim de vida til. Caso este plano no exista, recomendado o uso de respiradores de Aduo de Ar.

Comentrios
Outras informaes podem estar contidas nesta coluna. A. Vida til Baixa ou Carvo Ativo Inefetivo significam que a vida til para o cartucho menor que 30 minutos concentrao de 10 vezes o TLV/PEL. Na verdade, a vida til de um cartucho varia consideravelmente dependendo do nvel de concentrao, temperatura, umidade, freqncia respiratria do usurio, etc. 1. Smoot, D. M. Organic Vapor Respirator Service Life Prediction. Prepared under NIOSH Contract N 21076-0108. Published October 1977. 2. Nelson, G. O. and C. A. Harder. Respirator Cartridge Efficiency Studies: V. Effect of Solvent

Definies
Poeiras so formadas quando um material slido quebrado, modo ou triturado. Quanto menor a partcula, mais tempo ficar suspensa no ar, permitindo que seja inalada. Exemplos: slica, amianto, cereais, chumbo, madeira, minrios. Nvoas so originadas quando lquidos so atomizados, pulverizados ou remexidos. Exemplo: pinturas em spray. Fumos so pequenas partculas formadas quando um metal ou plstico aquecido. Exemplos: solda, fuso de metais. Gases so substncias que no so lquidas ou slidas, nas condies normais de temperatura e presso. Exemplos: oxignio, dixido de carbono, nitrognio. Vapores so formados atravs da evaporao de lquidos ou slidos. Exemplos: gasolina, solventes de tintas.

Glossrio de Termos
1. TLV (Threshold Limit Values) Limite de Tolerncia ACGIH. 2. OSHA (Occupational Safety and Health Administration) Departamento de Segurana e Sade Ocupacional Norte Americana. 3. Respirador de Presso Negativa aquele no qual o ar penetra na regio da boca e narinas pela ao da respirao. 4. Fator de Proteo a relao da concentrao de uma substncia presente no ar atmosfrico com uma concentrao desta mesma substncia dentro do equipamento, na zona de respirao do usurio. 5. CA Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho. 6. NR. 6 da CLT Norma Regulamentadora n 6 da Consolidao das Leis do Trabalho.

7. IPVS Imediatamente Perigoso Vida e Sade (IDHL Immediately Dangerous to Health and Life). 8. ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienist) Conferncia Norte Americana de Higienistas Industriais Governamentais. 9. N R . 1 5 , a n e x o n 8 d a C LT N o r m a regulamentadora n 15 da Consolidao das Leis do Trabalho, anexo 8. 10. NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) Instituto Nacional para Segurana e Sade Ocupacional dos Estados Unidos. 11. AIHA (American Industrial Hygiene Association) Associao Americana de Higiene Industrial. 12. PPM (partes por milho) partes contaminantes por metro cbico de ar. do

10
13. mg/m3 miligramas por metro cbico de ar. 14. PEL (Permissible Exposure Level) Nvel de Exposio Permitida pela OSHA. 15. WEEL (Workplace Environmental Exposure Level) Nvel de Exposio Ambiental Permitida NIOSH. 16. TWA (Time Weighted Average) Concentrao Mdia Ponderada Diria. 17. TLVs Valores Tetos (Ceiling) valor mximo da concentrao instantnea. 18. STEL (Short Term Exposure Limit) Limite de Exposio Para Perodos Curtos. 19. Mscara Autnoma com Presso Positiva (SCBA Self Contained Breathing Apparatus) respirador com suprimento de ar por intermdio de cilindro de ar respirvel.

Como utilizar este Guia


1. Identifique os contaminantes atmosfricos presentes no ambiente de trabalho, seu nome qumico e forma (poeira, nvoa, fumo, gs ou vapor) na qual ele est presente. Veja informaes em Definies. V ao passo 2. 2. Determine a concentrao do contaminante. R e a l i ze a m o s t ra g e m d e a r n o a m b i e n t e considerando o TWA (Mdia ponderada por 8 horas de trabalho), os perodos curtos (15 min.) e os valores de pico mximos. Considere ainda as variaes sazonais, as individualidades de cada trabalhador e os processos especficos em uso. No caso de no ser possvel a obteno de dados de amostragem, utilize-se de dados obtidos em processos similares ou operaes anlogas, realizadas por outras empresas. Calcule o nvel mximo de exposio e avalie os efeitos sade do trabalhador exposto.

Se a concentrao for desconhecida, selecione um respirador autnomo com presso positiva (SCBA) ou um respirador com suprimento de ar e presso positiva com um SCBA auxiliar. No utilize este Guia. Consulte um profissional Tcnico 3M. 3. A concentrao de oxignio menor que 19,5 ou existe risco potencial para que esta concentrao atinja valores menores que 19,5%? a. Se sim, retorne ao passo 2.A. b. Se no, v ao passo 4. 4. O contaminante (composto qumico) est relacionado neste guia? a. Se sim, v ao passo 5. b. Se no, v ao passo 11. 5. A concentrao do contaminante atmosfrico (do passo 2) maior que o valor do IPVS? a. Se sim, retorne ao passo 2A. b. Se no, v ao passo 6.

6. A concentrao do contaminante atmosfrico maior que 1.000 vezes o valor do TLV? (Fator de Proteo Requerido > 1.000) a. Se sim, retorne ao passo 2A. b. Se no, v ao passo 7. 7. A concentrao do contaminante atmosfrico maior que 100 vezes o TLV? (Fator de Proteo Requerido > 100) a. Se sim, v ao passo 7A. b. Se no, v ao passo 8. 7.a. Selecione um respirador purificador de ar tipo motorizado (PAPR) ou um respirador com suprimento de ar (exceto modelo semifacial). Se estiverem indicadas no guia as letras AS, no utilizar o respirador motorizado. V ao passo 9. 8. A concentrao do contaminante maior que 10 vezes o TLV? (Fator de Proteo Requerido > 10) a. Se sim, v ao passo 8a.

8.a. Selecione um respirador do tipo da pea facial inteira, utilizando os filtros listados no guia, ou um respirador com suprimento de ar. Se o Guia indicar AS, no use respirador filtrante. b. Se no, v ao passo 8b. 8.b. Selecione o respirador listado neste Guia. V ao passo 9. 9. Existem outros contaminantes presentes no ambiente? a. Se sim, anote o respirador selecionado em 8b e retorne ao passo 4. Repita os procedimentos. Quando 2 ou mais componentes presentes agem sobre o mesmo sistema do organismo, deve ser considerados seus efeitos combinados, em vez dos efeitos individuais. Consulte o livreto ACGIH para mais informaes. 10. Houve mais de um respirador selecionado para uma situao especfica de exposio? a. Se sim, anote todos os respiradores recomendados.

Se sua lista contiver mais de um respirador, sendo todos do tipo purificador de ar, selecione aquele com maior Fator de Proteo (Ver pgina 2) e que possa remover todos os contaminantes presentes. Exemplo: Pintura em spray. Pinturas em spray, usualmente geram particulados ,na operao de spray mais vapores orgnicos da evaporao dos solventes. Uma combinao de filtros para vapores orgnicos e particulados a soluo mais adequada. Se no for possvel selecionar um respirador do tipo purificador de ar que remova todos os contaminantes, selecione um respirador com suprimento de ar. b. Se no, v ao passo 11. 11. Necessita informaes complementares? a. Se sim, consulte o Departamento de Servio Tcnico da 3M pelo telefone 0800 55 0705. b. Se no, consulte o representante 3M mais prximo ou o distribuidor especializado de sua regio.

11

12

Passos a serem seguidos para utilizao do GUIA


1

Identifique os contaminantes

Determine a Concentrao (TWA - picos mximos)


2A

A Concentrao ainda desconhecida? No Existe risco potencial da atmosfera possuir menos que 19,5% O2 No No
4

Sim

No utilize este Guia. Selecione respirador autnomo, com presso positiva (SCBA), ou linha de ar com provises para escape, em caso de emergncia

Sim

O composto qumico est listado neste guia? Sim Esta concentrao excede ao valor IPVS? No A concentrao maior que 1.000 x TLV? No Sim Sim

7A

Selecione um respirador motorizado com pea facial inteira, capuz ou capacete, utilizando os itens listados no Guia, ou respiradores com suprimento de ar. Se o Guia indicar S.A., no use respirador filtrante, nem motorizado.

Sim

A concentrao maior que 100 x TLV? No

8A

Selecione o respirador do tipo pea facial inteira utilizando os filtros listados no guia, ou respirador com equipamento de ar. Se o Guia indicar S.A., no use respirador filtrante.

Sim

A concentrao maior que 10 x TLV? No

Selecione respirador de acordo com a tabela de idenficao do respirador

10

Existem outros contaminantes atmosfricos presentes? No Foi selecionado mais de um tipo de respirador? No

Sim

11

Sim

Selecione o respirador que remova todos os contaminantes e proporcione o mais alto fator de proteo ou escolha um respirador com suprimento de ar No

Lembre-se de que outros fatores tais como vedao facial, conforto e necessidade de manuteno devero ser considerados. Lembre-se de que estes so requisitos mnimos.

12

Necessita ajuda?

Sim

12

Necessita ajuda?

No Pode-se selecionar um respirador com um Fator de Proteo mais alto que aquele que seria requerido pelas concentraes de contaminantes atmosfricos presentes. Adquira os respiradores em um distribuidor especializado, filial ou regional de vendas mais prxima.

Sim Consulte o servio tcnico 3M

Nome Qumico
Acetaldedo Acetato de n-amila Acetato de sec-amila Acetato de benzila Acetato de butila Acetato de sec-butila Acetato de terc-butila Acetato de cellosolve Acetato de etila Acetato de 2-etoxietila Acetato de sec-hexila Acetato de isoamila

Sinnimos
Etanal ou Aldeco actico Ver Acetato de Pentila Ver Acetato de Pentila ster benzlico do cido actico Etanoato de butila Acetato de n-butila Acetato de 1-metilpropila ster de cido actico e terc-butila Acetato de 2-etoxietila ster actico ou Etanoato de etila Ver Acetato de cellosolve Acetato de 1,3 dimetilbutila Ver acetato de Pentila

PPM
78

LT mg/m3
140

TLV PPM
25, A3 Teto

IPVS PPM
10.000

Limiar de Odor PPM


0,186

Respirador Recomendado
(F) VO (F) Form

Comentrios
Vida til baixa para VO.

78 310

420 1.090

10, A4 150 200 200 5 Pele 400

10.000 10.000 10.000 2.500 10.000

0,145 0,007 3-7 4-47 0,182 0,61

VO/P1 (F) VO (F) VO (F) VO VO (F) VO


Ver comentrio E / 3500. Ver comentrio E / 3500.

3500 3500 3500

50 -

4.000 -

0,219 0,004

(F) VO -

Ver comentrio E.

13

Nome Qumico
Acetato de isobutila Acetato de isopropila Acetato de metila Acetato de metil Cellosolve Acetato de 2-metoxietila

Sinnimos
Acetato de 2-metil proplila Acetato de sec-propila Etanoato de metila Ver acetato de 2-metoxietila

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
150 250 200

IPVS PPM
7.500 16.000 10.000

Limiar de Odor PPM


0,479 2,4 6,17

Respirador Recomendado
(F) VO (F) VO VO 3500 3500 3520

Comentrios

14

Acetato do ter metlico do etileno glicol, acetato de metil Cellosolve


Acetato de isoamila, acetato de 1pentanol, acetato de 2-pentanol, acetato de 3-pentila, acetato de 2metilibutila, acetato de 1,1Dimetilpropila

5 Pele 50

4.000
3.000-9.000 (dependendo do composto)

1,07 -

VO VO/P1

3500 3500
Ver comentrio E.

Acetato de pentila (todos os ismeros)

Acetato de n-propila Acetato de propileno glicol monometil ter Acetato de vinila Acetileno Acetofenona

ster n-proplico do cido actico Acetato de 1-metoxi-2-propanol Acetato de etenila Metil fenil cetona

820 -

200 100 (WEEL) 10, A3 10

8.000 -

0,575 0,603 0,363

(F) VO VO (F) VO SA VO

3500
Propriedades de alerta desconhecidas/ 3500 Ver comentrio G.

3500 Ver comentrio E.

Asfixiante simples

Nome Qumico
Acetona Acetona cianidrina Acetonitrila Acido actico cido acetil saliclico cido acrlico cido adpico cido p-aminobenzico cido bromdrico cido ciandrico

Sinnimos
2-Propanona ou Dimetil cetona a-Hidroxiisobutironitrila Cianeto de metila cido etanico Aspirina cido propenico cido Acroleico cido hexanodiico cido 4-aminobenzico Ver Brometo de Hidrognio Gs ciandrico, Cianeto de hidrognio, HCN

PPM
780 30 8 -

LT mg/m3
1.870 55 20 -

TLV PPM
500, A4 2 (Weel) Pele 20, A4 Pele 10 5 mg/m 2, A4 Pele 5 mg/m3
5 mg/m3 (WEEL)
3

IPVS PPM
20.000 4.000 1.000 -

Limiar de Odor PPM


4,58 3 97,7 0,016 0,4 -

Respirador Recomendado
VO VO VO (F) VO P1 (F) VO (F) P1 (F) P1 3520

Comentrios

Difcil percepo 4,7 ppm, teto. Ver comentrio G. Difcil percepo / 3520. Ver comentrio G.

4,7 Pele, Teto

50

0,603

(F) SA

Mxima concentrao 10 x TLV - Baixo IPVS.

15

Nome Qumico
cido clordrico

Sinnimos
Cloreto de hidrognio, HCL, cido muritico cido-a-cloropropinico CSA cido clorosulfrico Dalapon MR cido butiletil actico; cido 2-etilcaprico

PPM
4

LT mg/m3
5,5

TLV PPM
5 Teto 0,1 Pele 0,1 Teto
0,05 mg/m3

IPVS PPM
100

Limiar de Odor PPM


6,31

Respirador Recomendado
GA
Irritante.

Comentrios

16

cido 2-cloropropinico cido clorosulfnico cido crmico e Cromatos, como CrO3 cido 2,2 dicloropropinico cido 2-etilhexanico (como aerossol inalvel e vapor) cido fluordrico cido frmico

0,04 -

VO/GA (F) GA/P1 P1 (F) VO VO/P1

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Produtos de hidrlise HCL e SO2

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

1 5 mg/m3

Fluoreto de hidrognio, HF cido metanico

2,5 4

1,5 7

3 Teto 5

30 30

0,036 28,2

(F) HF (F) VO

10 x TLV mximo - baixo IPVS. Difcil percepco. Mxima concentrao de uso 6 x TLV - baixo IPVS. Ver comentrio G.

Nome Qumico
cido fosfrico cido isocianrico

Sinnimos
cido cianrico s-triazinetrol

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 mg/m3

IPVS PPM
10.000 mg/m3 -

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
GA P1

Comentrios
Pode tambm ser usado semifacial com culos apropriados. AM/P1 prefervel se estiver mido.

10 mg/m3 Total (WEEL) 2 mg/m3 Respirvel (WEEL) 5 mg/m3


Respirvel (WEEL)

cido isoftlico cido metacrlico cido monocloroactico cido muritico cido ntrico cido oxlico cido picrico cido propinico

cido 1,3 dicarboxlico MCA cido cloroetanico cido clordrico Nitrato de oxignio cido etano diico Melinite, Pertite cido etilfrmico

0,288 mg/m3

P1 (F) VO (F) VO/P1

Propriedades de alerta desconhecdas. Ver comentrio G -

20 Pele 1 mg/m3
(WEEL)

2
1 mg/m3 0,1 mg/m Pele 10
3

100 500 mg/m3 -

0,267 0,0005 mg/m 0,037


3

(F)SA VO/P1 P1 (F) VO

Adsorvente Ver comentrio D. -

17

Nome Qumico
cido sulfrico cido tereftlico cido tiogliclico cido tricloroactico Acrilamida Acrilato de butila Acrilato de etila Acrilato de 2-hidroxipropila Acrilato de metila

Sinnimos
leo de vitriol cido 1,4-benzenodicarboxlico cido tiornico ou Mercaptoactico TCA Propenamida ou Amida acrlica ster butlico do cido 2-propenico ster etlico do cido acrlico HPA Propanoato de metila

PPM
8

LT mg/m3
27

TLV PPM
1 mg/m3 A2 10 mg/m3 1 Pele 1, A3 0,03, A3 Pele 2, A4 5, A4 0,5 Pele 2, A4 Pele

IPVS PPM
80 mg/m3 2.000 1.000

Limiar de Odor PPM


0,15 0,295 0,003 0,0009 0,263

Respirador Recomendado
(F) P1 P1 (F) VO VO/GA VO/P1 VO (F)VO VO (F) VO

Comentrios

18

Irritante. Semifacial pode tambm ser usado com culos apropriados.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Irritante. Ver comentrio D

3500 3500
Propiedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

3500

Nome Qumico
Acrilonitrila

Sinnimos
Propenonitrila, Cianeto de vinila Propenal Ver sacarose Cianeto de tetrametileno Ver Perxido de hidrognio Solvente p/ limpeza a seco Ver volteis de alcatro 2-Propenol ou Vinil carbinol a-Hidroxitolueno n-Butanol, metil etil carbinol 2-Butanol

PPM
16

LT mg/m3
35

TLV PPM
2, A3 Pele 0,1, A4 (Teto) Pele 2 Pele

IPVS PPM
500

Limiar de Odor PPM


16,6

Respirador Recomendado
VO

Comentrios
Difcil percepo, OSHA requer troca do cartucho, aps cada uso. Ver comentrio G. Difcil percepo Ver comentrio G.

Acrolena Acar Adiponitrila gua oxigenada Aguarrs Alcatro lcool allico lcool benzlico lcool n-butlico lcool sec-butlico

0,174

(F) VO

VO

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

100

5.150

1-30

VO

3500

40 115

115 350

0, 5, A4 Pele 10 (WEEL) 20 100

150 8.000 10.000

0,47 5,55 0,03 1

(F) VO (F) VO (F) VO (F) VO

3500

TLV composto 25 ppm Teto/ 3500.

3500

19

Nome Qumico
lcool terc-butlico lcool Diacetnico lcool etlico lcool furfurlico lcool isoamlico lcool isobutlico lcool isooctlico lcool isoproplico lcool metil amlico lcool metlico lcool n-proplico

Sinnimos
2 metil- 2-propanol; TBA
Diacetona; 4-hidroxi-4-metil-2pentanona; 2-metil-2 pentanol-4-ona

PPM
78 780 4 78 40 310 20 156 156

LT mg/m3
235 1.480 15,5 280 115 765 78 200 390

TLV PPM
100, A4 50 1.000, A4 10 Pele 100 50 50 Pele 400 25 Pele 200 Pele 200 Pele

IPVS PPM
8.000 2.100 15.000 250 10.000 8.000 12.000 2.000 25.000 4.000

Limiar de Odor PPM


21,5 0,891 0,136 7,83 0,045 0,832 0,442 1,1 141 2,4

Respirador Recomendado
(F) VO (F) VO VO (F) VO (F) VO (F) VO VO (F) VO VO SA (F) VO 3500 3500

Comentrios

20

Etanol 2-Hidroximetilfurano lcool isopentlico, leo fsel Isobutanol

Vida til baixa para VO a 10xTLV / 3520. Ver comentrio G. Ver comentrio E / 3500. Ver comentrio E / 3500.

3500
Propriedades de alerta desconhecidas / 3500 Ver comentrio G. Irritante / 3520.

Isooctanol
Isopropanol Metil Isobutil carbinol
Metanol ou Carbinol lcool de madeira

Vida til baixa para VO. Ver comentrio E / 3500

1-Propanol ou Etil carbinol

Nome Qumico
lcool proparglico lcool tetrahidro furfurlico Algodo cru (poeiras) Alumina Alumnio (como Al) Fumos de solda e poeiras explosivas Poeiras - metais e xidos Sais solveis e alquilas Amianto Amido 2-Aminoetanol 2-Aminopiridina

Sinnimos
2-Propin-1-ol Tetrahidro - 2 -furanometanol xido de Alumnio Ativado

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 Pele 2 (WEEL) 0,2 mg/m3 10 mg/m3 5 mg/m3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,015 -

Respirador Recomendado
VO VO P1 P1 P2

Comentrios

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. At 5 x PEL, de acordo com OSHA.

Asbesto, Crisotila, Amosita, Crocidolita Amido de milho Ver Etanolamina a-Aminopiridina

10 mg/m3 2 mg/m
3

P1 P1 P2 P1

0,1 fib/cc (PEL), A1 10 mg/m3, A4

0,5 5 VO

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

21

Nome Qumico
Amnia Anidrido actico Anidrido ftlico Anidrido maleico Anidrido trimeltico Anilina Anisidina o, p- ismeros Antimnio (como Sb) (comp. poeiras e nvoas) Antimnio (como Sb) (fumos e metais) Argnio

Sinnimos
Amnia anidra Anidrino do cido actico PAN 2,5-Furanodiona TMA Fenilamina ou Aminobenzeno O-metoxianilina p-metoxianilina -

PPM
20 4 -

LT mg/m3
14 15 -

TLV PPM
25, 5 1, A4 0,1, A4 0,04 mg/m3 Teto 2, A3 Pele 0,1, A3 Pele, A4 0,5 mg/m3 0,5 mg/m3

IPVS PPM
500 1.000 1.650 100 10 80mg/m3 80mg/m3

Limiar de Odor PPM


5,75 0,029 0,052 0,318 0,676 -

Respirador Recomendado
(F) AM (F) VO VO/P1 (F) VO/P1 VO/P3 VO VO/P2 P1 P2
Irritante

Comentrios

22

Difcil percepo. Ver comentrio G. Recomendaes do Fabricante. Ver comentrio D.

Asfixiante Simples

SA

Nome Qumico
Arseniato de clcio (como As) Arseniato de chumbo (como As) Arsnio (elementar comp. - inorg. poeiras nvoas - fumos) Arsina Asbesto Asfalto (petrleo, betumem) fumos (como aerossol solvel em benzeno) Azida de sdio como azida de sdio Como cido hidrazico vapor

Sinnimos
Arseniato triclcico -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,01 mg/m3 (PEL) 0,01 mg/m3 (PEL) 0,01 mg/m3 (PEL), A1 0,05

IPVS PPM
100 mg/m3 100 mg/m3,

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P3 P3 P3 -

Comentrios

Arseneto de hidrognio Ver Amianto Asfalto, Betumem, Mistura quente de asfalto, piche mineral -

0,04

0,16

< 1,0

(F) SA

Difcil Percepo. Eficincia desconhecida dos adsorventes.

0,5 mg/m3 inalvel 0,29 mg/m3, Teto A4 0,11 mg/m3, Teto A4

VO/P2

P2 sozinho para algumas aplicaes.

P1

SA

Eficincia de adsorventes e propriedade de alerta desconhecidas.

23

Nome Qumico
Brio (compostos solveis) Benzaldedo Benzeno

Sinnimos
Aldedo benzico Benzol

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,5 mg/m3 A4 2 (WEEL) 0,5, A1 Pele 0,5 mg/m (WEEL)
3

IPVS PPM
1.100 mg/m3

Limiar de Odor PPM


0,042 8,65

Respirador Recomendado
P1 (F) VO VO -

Comentrios

24

3.000

Difcil percepo. Cartuchos devem ser substitudos no incio de cada turno.

Benzina Benzofenona p-Benzoquinona Berlio e compostos Bifenilas policloradas Bifenil Bissulffito de sdio Borato decahidratados

Ver Nata Difenilcetona Ver quinona Ver PCBs Fenil benzeno -

VO/P1

Ver comentrio D.

0,002 mg/m3 A1

10mg/m3

P3

0,2 5 mg/m , A4
3

47,6 -

0,0093 -

VO/P1 GA/P1 P1

Irritante. Pode ser usado somente P1, se no houver irritao.

5 mg/m3

Nome Qumico
Boratos, Anidro, Pentahidratos Bromato de potssio Brometo de etila Brometode hidrognio Brometo de metila

Sinnimos
Sal de potssio do cido brmico Bromoetano cido bromdrico - HBr Bromometano

PPM
156 12

LT mg/m3
695 47

TLV PPM
1 mg/m3 0,1 mg/m3 (WEEL) 5, A3 Pele 3 Teto 1, A4 pele 0,1 Pele (WEEL)

IPVS PPM
3.500 50 2.000

Limiar de Odor PPM


3,09 1,99 -

Respirador Recomendado
P1 P1 SA GA (F) SA -

Comentrios

Vida til baixa para VO / 3520. No especificamente apovado. Propriedades de alerta deconhecidas. Vida til baixa para VO./ 3500. Propriedade de alerta questionveis. Ver comentrio G. Propriedades de alerta deconhecidas. Vida til baixa para VO. Irritante - TLV p/ 15 min. 0,2ppm.

Brometo de propargila Brometo de vinila

Bromopropina Bromoetileno -

<2 -

VO (F) SA

0,5, A2

Bromo Bromoclorometano

Ver Clorobromometano

0,08

0,6

0,1

10

0,066

(F) VO/GA

25

Nome Qumico
Bromofrmio

Sinnimos
Tribomometano

PPM
0,4

LT mg/m3
4

TLV PPM
0,5 A3 Pele 1 (PEL) A2 800 200

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,447

Respirador Recomendado
(F) VO 3.500

Comentrios

26

1,3-Butadieno Butano Butanol 2-Butanona Butanotiol Butil Mercaptana Butilamina 4-Terc-butilcatecol

Eritreno n-Butano Ver lcool butlico Metiiletilcetona, MEK Ver Butil mercaptana n-Butanotiol, 1-Mercaptobutano n-Butilamina ou 1-Aminobutano 4-terc-Butil 1-1,2 dihidroxi benzeno

780 470 155

1.720 1.090 460

20.000 3.000

0,455 204 0,27

VO SA (F) VO

Substituir cartuchos aps cada uso /

3250.
Vida til baixa para VO.

3500

0,4 4 -

1,2 12 -

0,5 5 (teto) Pele 2 mg/m3 Pele (WEEL)

2.500 2.000 -

0,001 0.053 0,004

VO AM (F) P1

No especificamente aprov. mas melhor vida til que VO.

Nome Qumico
o-sec-Butilfenol p-Terc-Butiltolueno Butiraldedo 2-Butoxi etanol

Sinnimos
2-sec-Butilfenol 1-Metil, 4-terc-butilbenzeno Butanaldedo Butil Cellosolve ter monobutlico do etileno glicol -

PPM
39

LT mg/m3
190

TLV PPM
5 Pele 1 25 (WEEL) 20

IPVS PPM
1.000 700

Limiar de Odor PPM


5,02 0,009 0,001

Respirador Recomendado
VO/P1 VO (F) Form (F) VO -

Comentrios

Difcil percepo / 3500 Ver comentrio G.

No especif. aprov. mas melhor vida til que VO. ver comentrio E / 3500.

Cdmio metal Elemento e compostos

0,005 mg/m3 (PEL), A2 -

9 mg/m3 fumos 50 mg/m3 poeiras

P3 P3

TLV 0,002 mg/m3, A2 para poeiras respirveis. -

Cal Calcreo Clcio cianamida Cnfora Caolim

Ver xido de clcio Ver carbonato de clcio Clcio carbimida Cnfora sinttica Silicato de alumnio 0,5 mg/m3 2, A4
2mg/m3, A4 (respirvel)

33 -

0,051 -

P1 (F) VO/P1 P1

3500 -

27

Nome Qumico
Caprolactana (poeiras e aerossis) Caprolactana (vapor) Captan Carbeto de silcio Carbonato de clcio Carbonato de magnsio Carvo mineral (poeiras) Betuminoso ou Lignite Antracito Catecol Cellosolve (solvente) Celulose Ceteno

Sinnimos
2-Oxohexametilenoimina Amino caprico lactana N-(triclorometiltio)4-ciclohexeno-1,2 carboximida Carborundum Mrmore Ver Magnsio Pirocatecol ter monoetlico do etilenoglicol; 2-Etoxietanol Fibra de papel Ver Etenona

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 mg/m3 A4 5, A4 5 mg/m3 10 mg/m3 , A4 10 mg/m3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,064 -

Respirador Recomendado
VO/P1 VO/P1 P1 P1 P1 -

Comentrios

28

78 -

290 -

0,9 mg/m3, A4 (respirvel) 0,4 mg/m3, A4 (respirvel) 5, A3 Pele 5 Pele 10 mg/m3

6.000 -

1,22 -

P1 P1 VO/P1 VO P1

5% de Quartzo - TLV 0,1 mg/m3 5% de Quartzo - TLV 0,1 mg/m3

3500 -

Nome Qumico
Chumbo elementar e compostos inorgnicos (como Pb) Chumbo tetraetila (como Pb) Chumbo tetrametila (como Pb) Cianamida Cianeto de hidrognio Cianeto de vinila Cianetos (como CN) Cianoacrilato de etila Cianoacrilato de metila

Sinnimos
-

PPM
-

LT mg/m3
0,1

TLV PPM
0,05 mg/m3, A3 0,075 mg/m3, (PEL) Pele A4 0,075 mg/m3, (PEL) Pele 2 mg/m3

IPVS PPM
700 mg/m3 40 mg/m3 40 mg/m3 -

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1 P2 VO VO

Comentrios
Poeiras inorgnicas Fumos metlicos. OSHA exige P3.

TEL TML Cianogenamida, Carbodiimida Ver cido ciandrico Ver Acrilonitrila 2-propenoato Mecrilato

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G

P1

5 mg/m3 Teto Pele 0,2 0,2

50 mg/m3 2,16

SA VO (F) VO

Difcil percepo.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G Difcil percepo. Ver comentrio G

29

Nome Qumico
Cianognio Ciclohexano Ciclohexanol Ciclohexanona Ciclohexeno Ciclohexilamina Ciclonita Ciclopentadieno Ciclopentano

Sinnimos
Dician, Oxalonitrila Hexametileno lcool ciclohexlico Hidralina Ciclohexil cetona Benzeno tetrahidrogenado Ciclohexanoamina RDX 1,3-Ciclopentadieno Pentametileno

PPM
8 235 40 235 8 -

LT mg/m3
16 820 160 820 32 10

TLV PPM

IPVS PPM
10.000 3.500 5.000 10.000 3

Limiar de Odor PPM


231 83,8 0,068 0,019 0,363 2,66 3,8 -

Respirador Recomendado
SA (F) VO VO VO VO (F) VO P1 VO SA

Comentrios
Difcil Percepo. Adsorventes ineficazes. Irritante / 3500. Ver comentrio E / 3500.

30

100 50 Pele 25, A4 Pele 300 10, A4 0,5 mg/m Pele, A4 75 600

3500 3500 3500


Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa para VO.

2.000 -

Cimento (menos de 1% de Quartzo) Cloreto de alila

Cimento portland 3-Cloropropeno

10 mg/m3 1, A3

300

0,489

P1 VO

3500

Nome Qumico
Cloreto de amnio Cloreto de benzola Cloreto de benzila Cloreto de carbonila Cloreto de cianognio Cloreto de cloroacetila Cloreto de cromila Cloreto de etila Cloreto de enxofre Cloreto de etileno Cloreto de fenila Cloreto de hidrognio

Sinnimos
a-Clorobenzaldedo Cloreto de benzeno carbonila

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10 mg/m3 10 mg/m3 0,5, A4 Teto 1, A3

IPVS PPM
10

Limiar de Odor PPM


0,007 0,034

Respirador Recomendado
P1 AM/P1

Comentrios
Slidos. Lquidos.

(F) VO/GA (F) MG (F) VO/GA

Ver comentrio E / 3500.

a-Clorotolueno Ver Fosgnio CNCI Ver Oxicloreto de cromo Cloroetano Ver Monocloreto de enxofre Ver 1,1-Dicloroetano Clorobenzeno Ver cido clordrico

0,3 Teto 0,05 Pele 100, A3 Pele

0,976 -

(F) SA (F) VO/GA

Difcil percepo. Baixa vida til. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

780

2.030

20.000

4,07

SA

Vida til baixa para VO.

59

275

10, A3

2.400

0,741

VO

3500

31

Nome Qumico
Cloreto de metila Cloreto de metileno Cloreto de tionila Cloreto de p-toluenosulfonila Cloreto de vinila

Sinnimos
Clorometano Diclorometano Oxicloreto de enxofre Cloreto de tosila

PPM
78 156 -

LT mg/m3
165 560 -

TLV PPM
50 Pele 25, A3 (PEL) 1 Teto 5 mg/m3 (WEEL) 1, A1 (PEL) 1, A4 (PEL) 1 mg/m3 0,5, A4

IPVS PPM
10.000 5.000 -

Limiar de Odor PPM


10,2 0,912 *

Respirador Recomendado
SA (F) SA (F) GA (F) VO/GA/P1

Comentrios
Vida til baixa para VO.

32

Vida til baixa para VO\ VO / 3520. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Ver comentrio D. produtos de hidrlise HCI e cido p-Tolueno Sulfrico. Difcil percepo - VO aceitvel. Aceitvel para perodos curtos /

Cloroetileno ou cloroeteno

156

393

0,253

SA

3250. Cloreto de vinilideno Cloreto de zinco (fumos) Cloro 2-Cloro-1,3-butadieno 1,1-Dicloroetileno ou VDC Ver b-Cloropreno 8 0,8 31 2,3 4800 mg/m3 30 35,5 0,05 VO P2 (F) GA
Difcil percepo / 3500 ver comentrio G.

Irritante PEL 1ppm Teto.

Nome Qumico
1-Cloro-1,1-difluoretano

Sinnimos
HCFC - 142b, Dymel 142b

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1.000 (WEEL)

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
SA

Comentrios
Baixa vida til para VO.

1-Cloro-2,3-epxi-propano Ver Epicloridrina 2-Cloro-1,1,1,2tetrafluoretano Cloroacetaldedo a-Cloroacetofenona Cloroanfenicol Cloroacetona HCFC 124, Fluorcarbono 124 2-Cloroetanal Gs Lacrimejante Cloromicetina 1-Cloro, 2-propanona 1.000 (WEEL) 0,05 Pele 0,05, A4 0,5,mg/m3 WEEL) 1 (Teto) Pele 100 16 0,917 0,026 SA (F) VO (F) VO/P1 P1 (F) VO
Baixa vida til para VO. Difcil percepo. Ver comentrio G. Irritante.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

Clorobenzeno o-Clorobenzilideno malononitrila Clorobromometano

Ver Cloreto de Fenila OCBM ou CS Clorobrometo de metileno CBM HalonMR 1011 0,05, Teto Pele, A4 200 0,25 5.000 399 VO/P1 VO

Baixo IPVS. Usar at 5 x TLV somente. Difcil percepo. Vida til baixa para VO. Ver comentrio G./3520.

33

Nome Qumico
Clorodifluormetano

Sinnimos
Freon 22

PPM
780

LT mg/m3
2.730

TLV PPM
1.000,A4

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
SA

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas / 3500. Ver comentrio G.

34

o-Cloroestireno

2-Cloroestireno

50

VO

2-Cloroetanol Cloroetileno Clorofrmio 1-Cloro-2,3-epxi-propano Cloropentafluoretano

Ver Etileno cloridrina Ver cloreto de vinila Triclorometano Ver Epicloridrina FC-115 1.000 SA
Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa. Irritante.

20

94

10, A3

1.000

11,7

VO

Difcil percepo / 3500 Ver comentrio G.

Cloropicrina B-Cloropreno

Nitroclorofrmio Nitroclorometano Clorobutadieno 2-Cloro - 1,3-butadieno

20

70

0,1, A4 10 Pele

4 400

1,08 14,9

(F) VO (F) VO

Difcil percepco / 3500 Ver comentrio G.

Nome Qumico
1-Cloro-2-propanol 2-Cloro-1-propanol o-Clorotolueno Clorotrifluoretileno

Sinnimos
lcool 1-cloroisoproplico lcool 2-cloroproplico 2-Cloro-1-metilbenzeno CFE ou CTFE Trifluorcloroetileno

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1, A4 Pele 1, A4 Pele 50 5 (WEEL) 0,02 mg/m3 A3 0,1 mg/m3 0,1 mg/m3 1 mg/m3 0,1 mg/m3 (PEL) 0,15 mg/m3

IPVS PPM
20 mg/m3 -

Limiar de Odor PPM


0,219 -

Respirador Recomendado
VO VO VO SA P3 SA SA P1 P2 P1 3500

Comentrios

Vida til baixa para VO.

Cobalto metal e compostos inorgnicos (fumos-poeiras) (como Co) Cobalto carbonila (como Co) Cobalto hidrocarbonita (Como Co) Cobre (poeiras-nvoas) Cobre (fumos) Coque (emisses de forno)

Adsorventes ineficazes. Adsorventes ineficazes.

Recomendaes 3M: 8713,8013, 8023 ou filtros 2076, 2078, 2096 ou 2097

35

Nome Qumico
Crundum Cresol (todos Ismeros) Criolita (como F) Cristobalita Cromato de terc-Butila (cromo CrO3) Cromato de clcio Cromato de chumbo (como Cr) Cromato de estrncio (cromo Cr) Cromato de zinco (como Cr) Cromatos (cromo CrO3) Cromo III (compostos) Poeiras e nvoas

Sinnimos
Esmeril cido creslico Icetona Ver Slica cristalina ster do cido crmico e diterc-butila Cromo clcio amarelo Cromo laranja C.I pigmento amarelo 32 Zinco amarelo Ver cido crmico -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10 mg/m3 5 Pele 2,5 mg/m3

IPVS PPM
250 -

Limiar de Respirador Odor PPM Recomendado


0,000050.0079 P1 VO/P1 P1 -

Comentrios

36

0,1 mg/m3 (Teto) Pele 0,001 mg/m3, A2 0,012 mg/m , A2


3

30 mg/m3 -

P1 P3

P3 P3 P3

0,0005 mg/m3, A2 0,01 mg/m3, A1

0,5 mg/m3, A4

P1

Nome Qumico
Cromo III (compostos) Fumos Cromo VI (compostos solveis H2O) inclui cido crmico Cromo VI (compostos insolveis) Cromo metal (fumos) Cromo metal (poeiras) Crotonaldedo Cumeno Decaborano 1-Deceno Dialilamina 1,2-Diaminoetano

Sinnimos
Aldedo crotnico ou aldedo propilnico Isopropil benzeno ou Cumol Decileno; Alfa-deceno Di-2-propenilamina Ver Etilenodiamina

PPM
39 0,04 -

LT mg/m3
190 0,25 -

TLV PPM
0,5 mg/m3,A4 0,05 mg/m3,A1 0,01 mg/m3,A1 0,5 mg/m3,A4 0,5 mg/m ,A4 0,3, A3 Pele (Teto) 50 0,05 Pele 100 (WEEL) 1 Pele (WEEL)
3

IPVS PPM
30 mg/m3 400 8.000 20 -

Limiar de Odor PPM


0,135 0,024 0,06 7 2-9

Respirador Recomendado
P2 P1 P3 P2 P1 (F) VO VO SA VO VO 3500 -

Comentrios

Poeiras e nvoas.

Difcil percepo. Eficincia de adsorventes desconhecida.

Difcil Percepo. Ver comentrio G.

37

Nome Qumico
Diatomita Diazometano Diborano Dibrometo de Etileno Dibromocloropropano 1,2-Dibromoetano Dibutilamina 2-N-Dibutilaminoetanol

Sinnimos

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

38

O mesmo que Terras diatomceas, ver Slica Azimetileno, Drazirina Boroetano Ver 1,2-Dibromoetano DBCP 1-Cloro-1,3-dibromopropano Dibrometo de etileno DBNBA N,N-Dibutil-N(2 hidroxietil) amina 16 110 1ppb (PEL) 20 (PEL) Pele 5 Teto (WEEL) Pele 0,5 Pele 10 mg/m3 5 400 9,84 0,1 0,03 (F) SA (F) VO (F) VO (F) VO P1 VO/P1
Ver comentrio E. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas.

0,08

0,2, A2 0,1

2 40

1,8-3,5

SA SA

Propriedades de alerta desconhecidas. Adsorventes ineficazes. Difcil Percepo. Adsorventes ineficazes.

Diciclopentadienila ferro bis-Ciclopentadienila ferro Diciclopentadieno -

Nome Qumico
Dicloreto de acetileno Dicloreto de etileno Dicloreto de propileno Dicloroacetileno o-Diclorobenzeno p-Diclorobenzeno 1,4-Dicloro-2-buteno 1,1-Dicloro-1-fluoretano Diclorodifluormetano

Sinnimos
Ver 1,2-Dicloroetileno Ver 1,2-Dicloroetano Ver 1,2-Dicloropropano Dicloroetino 1,2-Diclorobenzeno 1,4-Diclorobenzeno Diclorobuteno 1,4 - DCB Fluorcarbono 141b Freon 12

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

39 39 780

235 235 3.860

0,1, A3 Teto 25, A4 10, A3 0,005, A2 Pele 500 (WEEL) 1.000, A4

1.000 1.000 50.000

0,072 0,048 -

(F) SA (F) VO (F) VO/P1 (F) VO SA SA

Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa para VO.

Ver comentrio E. PEL 50 PPM, Teto/ 3500. 3500


Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa para VO. Vida til baixa para VO. Propriedades de alerta desconhecidas.

39

Nome Qumico
1,3-Dicloro-5,5dimetilhidantoina Diclorofluormetano 1,1-Dicloroetano 1,2-Dicloroetano Dicloroetil ter 1,1-Dicloroetileno 1,2-Dicloroetileno Diclorometano Diclorometil ter ou ter clorometlico 1,1-Dicloro-1-nitroetano

Sinnimos
Halano, Dactin Freon-21 Dicloromonofluormetano Cloreto de etilideno Dicloreto de etileno 2,2-Dicloro dietil ter Ver Cloreto de vinilideno Dicloreto de acetileno Diofrmio Ver Cloreto de metileno bis - Clorometil ter

PPM
156 39 -

LT mg/m3
640 156 -

TLV PPM
0,2 mg/m3 10 100, A4 10. A4 5, A4 Pele

IPVS PPM
50.000 4.000 1.000 250

Limiar de Odor PPM


0.01 255 11,2 0,049

Respirador Recomendado
VO/P1 SA VO VO (F) VO
-

Comentrios

40

Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa para VO.

3500
Difcil percepo / 3500. Ver comentrio G.

3500 / PEL 15 PPM Teto.

155

615

200

4.000

19.1

VO

3500

0,001, A1

(F) VO

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas - PEL - 10 ppm (Teto). Ver comentrio G.

150

(F) VO

Nome Qumico
1,2-Dicloropropano 1,3-Dicloropropeno Diciclotetrafluroetano

Sinnimos
Dicloreto de propileno 1,3-Dicloropropileno Freon 114 ou HALON 242

PPM
59 780

LT mg/m3
275 5.460

TLV PPM
75, A4 1,A4 Pele 1.000, A4

IPVS PPM
2.000 50.000

Limiar de Odor PPM


0,851 -

Respirador Recomendado
VO F (SA) SA 3500

Comentrios

Propriedades de alerta desconhecidas. Propriedades de alerta desonhecidas. Vida til baixa para VO.
-

Diesel (Hidrocarbonetos totais, vapor e aerossol) Dietanolamina Dietilamina

leo diesel

100 mg/m3 Pele, A3 0,46 Pele 5, A4 Pele 10 Pele 200

VO/P2

DEA -

20

59

2.000

0,025 0,186

VO (F) AM (F) VO VO VO

Ver comentrio E. AM no especificamente aprovado. Vida til baixa para VO. Ver comentrio G. -

Dietilaminoetanol Dietil cetona Di-2-Etihexil ftalato

2-Dietilaminoetil lcool Propiona Ver DOP

500 -

0,034 0,316

41

Nome Qumico
Dietileno glicol Dietileno triamina Difenila Difenilamina 1,1-Difluoretano Difluoreto de Oxignio Difluordibromometano

Sinnimos
DEG ou Diglicol Ver Bifenila DPA Freon 152a

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10mg/m3 (Weel) 1 Pele

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


9,3

Respirador Recomendado
P1 (F) VO

Comentrios
Ver comentrio D.

42

Difcil percepo. Ver comentrio G.

10 mg/m3, A4 1.000 (WEEL) 0,05 Teto 100

0,5 2.500

0,022 0,098 -

P1 SA SA VO

VO/P1 se houver odor. Adsorventes ineficazes.

Monxido de Fluor Freon 12B2

Difcil percepo. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G, Propriedades de alerta desconhecidas. Adsorventes ineficazes. Difcil percepo. Ver comentrio G.

Difluormetano

Refrigerante 32 Hidrofluorcarbono 32 DGE

1.000 (WEEL) 0,1

SA

Diglicidil ter

25

4,61

(F) VO

Nome Qumico
Dihidrocloreto de piperazina Dihidroxibenzeno Diisobutil cetona Diisobutileno Diisocianato de isoforona 2,4-Diisocianato de tolueno Diisopropilamina Dimetilacetamida Dimetilamina Dimetilaminobenzeno

Sinnimos
Sal de dihidrocloreto de dietilenodiamina Ver Hidroquinona 2,6-Dimetil-4-heptanona Diisobuteno IPDI

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
5 mg/m3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1
-

Comentrios

25 75 (WEEL) 0,005 Pele 0,005 5 Pele 10, A4 Pele 5, A4

2.000 -

0,339 -

(F) VO VO VO/PI

Ver comenteario E / 3500

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver Comentrio G. Difcil Percepco. Ver comentrio G. Difcil Percepco. Ver comentrio G. Vida til baixa para VO. AM no especificamente aprovado.

TDI DMAC Ver Xilidina

0,016 4 8 8

0,11 16 28 14

10 1.000 400 2.000

2,14 0,398 47,9 0,081

VO/PI (F) VO VO AM

43

Nome Qumico

Sinnimos

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,05 Pele 5, A4 Pele 1.000 (WEEL) 2 Teto (WEEL) 0,5 10, A4 Pele 5 mg/m3 0,01, A3 Pele

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
(F) VO
-

Comentrios

44

bis - (2-Dimetilaminoetil) Etilamina,2,2-Oxibis ter (N.N-dimetil); Niax [R] catalisador A-99 Dimetilanilina Dimetilbenzeno Dimetil ter Dimetildiclorosilano Dimetiletoxisilano Dimetilformamida Dimetilftalato 2,6-Dimetil-4-heptanona 1,1-Dimetilhidrazina 1,1-Dimetilropilacetato N,N-Dimetilanilina Ver Xileno Metil ter ou ter de madeira DMF N,N-Dimetil formamida DMP Ver Diisobutil cetona UDMH Ver Acetato de pentila

14

100

0,219

VO

8 0,4

24 0,8

3.500 9.300 mg/m3 50

0,3-9,0 100 8,79

SA VO/GA (F) SA VO VO/P1 (F) SA

Vida til baixa pa VO. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G Efcincia dos adsorventes desconhecida. Difcil percepco / 3500. Ver comentrio G. Ver comentrio D.

Difcil percepco. Adsorventes ineficazes.

Nome Qumico
Dimetiltereftalato Dimetoximetano Dinitrato de etileno glicol Dinitrato de Propileno glicol Dinitrobenzeno

Sinnimos
Ver Metilal Nitroglicol

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
5 mg/m3 poeira total (WEEL) 0,05 Pele 0,05 pele 0,15 Pele 0,2 mg/m3, A3 Pele 5 mg/m3 20 20, A3 Pele 5.000

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
VO/P1
-

Comentrios

82

VO

1,2-Propanodiol dinitrato o-Dinitrobenzeno m-Dinitrobenzeno p-Dinitrobenzeno DNT Dinitolmide 1,3-Dioxaciclopentano Formal glicol Dietileno ter, Dixido de dietileno Gs carbnico ou Gelo seco

29

0,231 -

(F) VO VO/P1

Propriedades de alerta desconhecidas - PEL - 0,2 ppm - Teto. Ver comentrio G. Difcil percepo. Ver comentrio G. -

Dinitrotolueno 3,5-Dinitro, o-toluamida 1,3-Dioxalane Dioxano Dixido de carbono

3.900

7.020

200 mg/m3 2.000 50.000

7,78 74.000

VO/P1 P1 VO VO SA

Ver comentrio D. -

3500
Difcil percepo. adsorventes ineficazes.

45

Nome Qumico
Dixido de cloro Dixido de enxfre Dixido de nitrognio Dixido de titnio Dixido de vinilciclohexano Dipropil cetona Dipropileno glicol metil ter Dissulfeto de alil propila Dissulfeto de carbono Divinil benzeno

Sinnimos
Perxido de cloro SO2 NO2 Rutilo, Anatase Dixido de vinilhexano 4-Heptanona Butirano Dowanol 50B leo de cebola CS2 DVB. Vinil estireno

PPM
0,08 4 4 16 -

LT mg/m3
0,25 10 7 47 0,1

TLV PPM
2, A4 3, A4 10 mg/m3. A4 0,1, A3 Pele 50 100 Pele 2 10 Pele 10

IPVS PPM
10 100 50 500 -

Limiar de Odor PPM


9,24 0,708 0,186 1.000 0,096 -

Respirador Recomendado
GA GA SA P1 (F) VO VO VO (F) VO VO (F) VO
Irritante.

Comentrios

46

Carvo ativo Ineficaz - PEL - 5 ppm - teto.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Difcil percepco / 3500 Ver comentrio G Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

Nome Qumico
Di-sec-octil ftalato 2,6-Di-terc-butil-p-cresol DOP Dowterm A Dowterm Q (como aerossol inalvel e/ou vapor) Enflurano Epicloridrina 1,2-Epoxipropano 2,3-Epoxi-1-propanol Eritromicina Esmeril

Sinnimos
Ver DOP BHT Di-sec-octil-ftalato Ver Fenil ter bifenila 1,1-Difeniletano com benzenos etilados Etrano 1-Cloro-2,3-epxi propano Ver xido de propileno Ver Glicidol cido pentadecanico Ver Crundum

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10 mg/m3, A4 5 mg/m 1 (WEEL) 75, A4 0,5, A3 Pele
3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1 P2 VO/P2 -

Comentrios

250

0,934

SA (F) VO

Propriedades de alerta desconhecida / 3500. Vida til baixa para VO. Difcil percepo / 3500. Ver comentrio G.

3 mg/m3 (WEEL) 2 mg/m3 0,1 mg/m3 Pele, A4

P1

Estanho (metal e compostos inorgnicos, exceto SnH4 Estanho (compostos orgnicos)

400 mg/m
-

P1 VO/P1

Ver comentrio D.

47

Nome Qumico
Estanho (fumos metlicos) Estearatos ster de cido 2-propenico e isooctila Estibina

Sinnimos
Estearatos de alumnio, Clcio, Gliceril, Ltio, Potssio, Zinco
Acrilato de isooctila, IOA

PPM
0,08

LT mg/m3
0,4

TLV PPM
2 mg/m3 10 mg/m3 A4 5 (WEEL) 0,1

IPVS PPM
400 mg/m3 40

Limiar de Odor PPM


<1 -

Respirador Recomendado
P2 P1 VO SA -

Comentrios

48

Trihidreto de antimnio

Propriedades de alerta desconhecidas. Eficincia dos adsorventes desconhecida.

Estireno Estriquinina Etano Etanol Etanolamina Etenona

Vinil benzeno Monmero de estireno Ver lcool etlico Etilolamina Ceteno Carbomentano

78 -

328 -

20, A4 0,15 mg/m3 -

5.000 3 mg/m3 -

3,44 -

VO P1 -

3500 -

Asfixiante simples

3 0,5

1.000 -

2,59 -

VO (F) SA

Propriedades de alerta desconhecidas. Adsorventes ineficazes.

Nome Qumico
ter alil glicidlico ter n-butil glicidlico ter terc-butlico ter dicloroetlico

Sinnimos
AGE BGE 1, 2-Epoxi - 3 butoxi-propano

PPM

LT mg/m3
-

TLV PPM
1, A4 25

IPVS PPM
270 3.500

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
(F) VO VO

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. PEL valor teto 10 PPM. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas / 3500 Ver comentrio G.

2-Metxi-2-metil-propano, MTBE Ver Dicloroetil ter

40, A3

0,053 -

VO (F) VO

3500
Propriedades de alerta desconhecidas / 3500. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

ter dicloroisoproplico

BIS-(2-cloroisopropil) ter

3 (Weel)

(F) VO

ter diclorometlico ter dietileno glicol Monoetlico ter diglicidlico ter dimetlico ter etil terc-butlico

Ver Diclorometl ter Glicol ter DE Carbitol Ver Diglicidl ter Ver Dimetl ter ter etil 1,1-dimetlico; ETBE; 2Etoxi-2-metilpropano; xido de etil terc-butila 5 VO 25 (Weel) 0,708 VO -

49

Nome Qumico
ter etlico ter fenil glicildico

Sinnimos
ter dietlico ou ter PGE fenil epoxipropil ter xido de difenila IGE ou Isopropil epoxipropil ter Diisopropil ter MTBE Ver Dimetil ter EZK, 5-Metil,3-heptanona Etil benzol, Feniletano 3-Heptanona

PPM
310 -

LT mg/m3
940 -

TLV PPM
400 0,1, A3 Pele 1 50

IPVS PPM
19.000 -

Limiar de Odor PPM


2,29 -

Respirador Recomendado
VO VO

Comentrios
Vida til baixa / 3520. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas / 3500. Ver comentrio G. Ver Comentrio E / 3500. Difcil percepo / 3500. Ver comentrio G.

50

ter fenlico (vapor) ter isopropil glicidlico ter Isoproplico ter metil terc-butlico ter metlico Etil amil cetona Etil benzeno Etil butil cetona

1.000 10.000 -

0,03 297 0,055 0,053

VO (F) VO VO VO

250 50, A3

3500 3500

78 -

340 -

25 100 50

3.000 2.000 3.000

6 2,3 0,1-10

(F) VO VO VO

Ver comentrio E / 3500. Ver comentrio E / 3500.

Nome Qumico

Sinnimos

PPM
0,4 16 8

LT mg/m3
0,8 74 14 0,8 0,5

TLV PPM

IPVS PPM
2.500 2.000 4.000 10 2.000 100 -

Limiar de Odor PPM


0,001 0,275 0,324 0,402 4,27 60,3 mg/m 1,5 0,074
3

Respirador Recomendado
VO (F) VO (F) AM VO (F) VO VO/P1 (F) SA (F) VO -

Comentrios

Etil mercptana N-Etil morfolina Etilamina Etileno Etileno cloridrina Etilenodiamina Etileno glicol (Aeressol) Etilenoimina Etileno norborneno 2-Etoxietanol Farinha de trigo

Etanotiol ou Sulfeto de etila 4-Etil Morfolina Aminoetano 2-Cloroetanol 1,2-Diaminoetano lcool etilnico ou Glicol Azirano, azidrina ENB Ver Cellosolve

5 Pele 5 Pele A4 1 Teto Pele, A4 10, A4, Pele 100, A4 Teto 0,5 Pele, A3 5 Teto

Vida til baixa para VO. AM no especificamente aprovado.

Asfixiante Simples 0,4

3500 Ver comentrio D. Difcil percepo.

Ver Poeiras de farinha

51

Nome Qumico
Fenil Clorofrmio Fenil ter-bifenila (mistura, vapor) Fenilfosfina Fenilhidrazina Fenil mercaptana m-Fenileno diamina o-Fenileno diamina P-Fenileno diamina Feniletileno

Sinnimos
Benzenotriclorado Dowterm A Hidrazinobenzeno Benzenotiol, Tiofenol 1,3-Benzeno diamina m-Diaminobenzeno 1,2-Benzeno diamina o-Diaminobenzeno 1,4-Diamino benzeno p-Diaminobenzeno Ver Estireno

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,1 Teto Pele 1 Pele 0,05 Teto 0,1, A3 Pele 0,5 0,1 mg/m3, A4 0,1 mg/m3, A3 0,1 mg/m3, A4

IPVS PPM
295 -

Limiar de Odor PPM


0,001-0,01 0,031 -

Respirador Recomendado
(F) VO VO VO (F) VO VO VO/P1 VO/P1 VO/P1

Comentrios

52

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Ver comentrio E.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Se houver calor, usar SA.

Se houver calor, usar SA. Se houver calor, usar SA.

Nome Qumico

Sinnimos

PPM
4 -

LT mg/m3
15 -

TLV PPM
5 Pele A4 1 mg/m3 5 mg/m3, A4 0,1

IPVS PPM
250 -

Limiar de Odor PPM


0,011 -

Respirador Recomendado
VO/P1 P1 P2 SA
-

Comentrios

Fenol Ferro (sais solveis) (como fe)

cido carblico, Monohidroxibenzeno Sulfato/Cloretos ferrosos, Cloreto/Nitrato/Sulfato frricos

Ferro xido frrico (xidos de ferro e fumos) Ferro pentacarbonila (como Fe) Ferrovandio (poeiras) Ferro carbonila

Propriedades de alerta desconhecidas. Eficincia de adsorventes desconhecida. -

1 mg/m3 1 f/cc, A4 1 f/cc, A3 1 f/cc, A3 1 f/cc, A3 1 f/cc, A3 0,2 f/cc A2

P1 P1 P1 P1 P1 P1 P1

Fibras de vidro sintticas Fibras de vidro filamento contnuo Fibras de l de vidro Fibras de l de rocha Fibras de escria mineral Fibras de vidro finalidades especiais Fibras cermicas refratrias

53

Nome Qumico
Flor

Sinnimos
-

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,1 (PEL)

IPVS PPM
25

Limiar de Odor PPM


0,126

Respirador Recomendado
(F) SA

Comentrios

54

Difcil percepo. Produto de reao com adsorvente desconhecido.

Fluoracetato de sdio Fluoreto de clcio Fluoreto de cabonila Fluoreto de csio Fluoreto de hidrognio

SFA, Agente 180 Fluorita Oxifluoreto de carbono Ver cido fluordrico

0,05 mg/m3 Pele 2,5 mg/m3 2 2,5 mg/m3

5 mg/m3 -

P1 P1 (F) MG P1

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

Fluoreto de ltio (como F) Fluoreto de perclorila Fluoreto de sulfurila Oxifluoreto de cloro -

2,5 mg/m3 3 5

385 1.000

11 -

P1 SA SA

Difcil percepo. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas. Eficincia de adsorventes desconhecida

Nome Qumico
Fluoreto de vinila

Sinnimos
Fluoretano

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1, A2

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
SA

Comentrios
Propriedades de alertas desconhecidas. Vida til baixa para VO. Propriedades de alertas desconhecidas. Adsorventes ineficazes.

Fluoreto de vinilideno Fluoretos (como F) Formaldedo Formamida Formiato de etila Formiato de metila

1,1 - Difluoretileno Formol ou xido de metileno Metanoamida Metanoato de etila ster etlico do cido frmico

1,6 -

2,3 7

500, A4

0,871 80 18,6 93,3

SA P1 (F) FORM VO (F) VO SA

2,5 mg/m3, A4 500 mg/m3 0,3, A2 Teto 10 Pele 100 100 30 8.000 5.000

Irritante / 3721

Difcil percepo. Ver comentrio G.


Vida til baixa para VO / 3500 Ver comentrio G. Vida til baixa para VO.

4 Metanoato de metila ster metlico do cido frmico Ver Formaldedo Dibutil cido fosfrico DBPP -

Formol Fosfato de dibutila Fosfato de dibutil fenila

1 0,3 Pele

125 -

VO/P1 P1

VO/P1 se houver calor envolvido.

55

Nome Qumico
Fosfato de fenila Fosfato de tributila Fosfato de trifenila Fosfato de triortocresila Fosfato de trisdio Fosfina Fosfito de trimetila Fsforo (amarelo) Fosgnio Freon 11 Freon 12 Freon 22

Sinnimos
Ver Trifenilfosfato TBP TPP, Trifenil fosfato TCP; TOCP TSP, Ortofosfato de sdio Hidreto de fsforo Fosfito de metila WP; Fsforo branco Cloreto de carbonila Ver triclorofluormetano Ver Diclorodifluormetano Ver Clorodifluormetano

PPM
0,23 0,08

LT mg/m3
0,3 0,3 0,2

TLV PPM

IPVS PPM
125

Limiar de Odor PPM


3

Respirador Recomendado
VO/P1 P1 P1 (F) P1 SA (F) VO SA MG -

Comentrios

56

3 mg/m ,A4
3

1000 mg/m 40 mg/m3 200 -

0,14 0,001 0,55

VO/P1 se houver calor.

0,1 mg/m3 Pele, A4 5 mg/m3 (WEEL) 0,3 2 0,1 mg/m 0,1


3

Semifacial aceitvel com culos apropriados. Fumigante. Adsorventes com baixa eficincia.

Se no houver vapor de fsforo ou gs fosfina, utilizar P1. Difcil percepo. Ver comentrio G.

Nome Qumico
Freon 112 Freon 112A Freon 113 Freon 114 Freon 12B2 Freon 152a Ftalato de dibutila Ftalato de dietila Ftalato de dietil hexila Ftalato de dioctila m-Ftalodinitrila Fumos de solda no classificados Furfural

Sinnimos

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

Ver 1,1,2,2-Tetracloro-1,2-difluoretano Ver 1,1,2,2-Tetracloro-2,2-difluoretano Ver 1,1,2-Tricloro-1,2,2-trifluoretano Ver Diclorotetrafuoretano Ver Difluordibromometano Ver 1,1-difluoretano DBP DEP Ver Di-sec-octilftalato Ver DOP IPN, m-dicianobenzeno 2-Furaldedo 5 mg/m3 5 mg/m 2, A3 Pele
3

5 mg/m3 5 mg/m3, A4

VO/P1 P1

Ver comentrio D.

250

0,058

P1 P2 (F) VO

3500

57

Nome Qumico
Gasolina Gs lacrimognio Gs sulfdrico Gesso Glicerina (nvoas) Glicidil metacrilato Glicidol

Sinnimos
Ver Cloroacetofenona Sulfeto de hidrognio H2S Ver Sulfato de clcio Glicerol GMA 2,3-Epxi-1-propanol lcool Epoxiproplico Ver Etileno Glicol Biformil, Diformil, Oxaldedo, Etanodial Gs de cozinha

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
300, A3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0.3

Respirador Recomendado
(F) VO
-

Comentrios

58

12

10

300

0,0005

SA GA-p/fuga

Difcil percepo (causa fadiga olfativa).

10 mg/m3 0,5 (WEEL) Pele 2, A3

500

P1 VO VO

Propriedades de alerta desconhecidas. / 3500 Ver comentrio G.

Glicol Glioxal (aerossis inalveis e/ou vapor) GLP

0,1 mg/m3, A4 1.000

19.000 -

(F) VO/P1 SA

Vida til baixa para VO 10xTLV. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Mistura contendo compostos com baixa vida til para VO.

Nome Qumico
Glutaraldedo Grafite natural Grafite sinttico Gros de cereias (poeiras) Hfnio e compostos (poeiras e nvoas) Halon 1011MR Halon 1301MR Halotano Halowax Hlio Heptano

Sinnimos
1,5-Pentanodial Chumbo negro Ver Clorobromometano Ver Trifluorbromometano 2-Bromo, 2-cloro 1,1,1 trifruoretano Ver Tricloronaftaleno n-Heptano

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,05, A4 2,5 mg/m (Respirvel) 2 mg/m3 (Respirvel) 4 mg/m3 (Respirvel) 0,5 mg/m3
3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0.038 -

Respirador Recomendado
(F) VO P1 P1 P1 P1

Comentrios
Ver comentrio E.

50, A4

33

VO

3500

Asfixiante Simples -

400

5.000

9,77

SA VO

3500

59

Nome Qumico
2-Heptanona 3-Heptanona Hexaclorobenzeno Hexaclorobutadieno Hexaclorociclopentadieno Hexacloroetano Hexacloronaftaleno 1,4 Hexadieno

Sinnimos
Ver Metil n-amil cetona Ver Etil butil cetona Perclorobenzeno Perclorobutadieno Percloroetano HalowaxMR 1014 -

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

60

0,002 mg/m3, A3, Pele 0,02, A3 Pele 0,01, A4 1, A3 Pele 0,2 mg/m3 Pele 10 (WEEL) 0,1 Pele

300 2 mg/m3 -

0,463 mg/m3 0,03 0,15 -

P3 (F) VO (F) VO VO/P1 VO/P1 VO Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.


Difcil percepo. Ver comentrio G.

3500
Ver comentrio D.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Vida til baixa para VO.

Hexafluoracetona

1,1,1,3,3,3-Hexafluor2-propanona

SA

Nome Qumico
Hexafluoreto de enxofre

Sinnimos
SF6

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1.000

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
SA

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Eficincia de adsorventes desconhecida. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Eficincia de adsorventes desconhecida. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Eficincia de adsorventes desconhecida. Adsorventes ineficazes. Ver comentrio D. Difcil percepo. Ver comentrio G.

Hexafluoreto de selnio

SeF6

0,05

SA

Hexafluoreto de telrio (comote) 1,1,1,3,3,3 Hexafluorpropano Haxametilenodiamina Hexametileno diisocianato n-Hexano Hexano (outros ismeros) HCF-236 fa 1,6-Diaminohexano 1,6-Diaminohexano HDI ou HMDI -

0,02

SA

1000 (WEEL) 5 mg/m3 (WEEL) 0,005 50 Pele 500

5.000 -

0,0032 mg.m3 0,01 21,9 65-248

SA VO VO/P1 VO VO

3500 3500 61

Nome Qumico
Hexanodiol diacrilato 2-Hexanona 1-Hexeno

Sinnimos
HDODA; cido propenico, 1,6 Hexanodiol ster Ver Metil n-butil cetona Butil etileno

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 mg/m3 (WEEL) 50

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
VO/P1

Comentrios
Ver comentrio D.

62

VO

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Irritante.

Hexileno glicol Hexone HFE-7100

4-Metil-2, 4-pentanodiol Ver Metil isobutil cetona

25 Teto 750 (WEEL)

49,9

(F) VO

Mistura de 1-Metoxi -1,1,2,2,3,3,4,4,4-nonofluorbutano (40%) e 1-Metoxi-2-trifluormetil -1,1,2,3,3,3-hexafluorpropano (60%) Ver Volteis de alcatro 0.08 -

VO

Propriedades de alerta desconhecidas.

Hidrazina Hidreto de ltio Hidrocarbonetos policclicos aromticos particulados

0.08 -

0,01, A3 80 Pele 0,025 mg/m3 55 mg/m3

3,6 -

(F) SA P3

Difcil percepo.

Nome Qumico
Hidrognio Hidroperxido de cumeno Hidroquinona Hidrotolueno butilado (como aerossol inalvel e/ou vapor) Hidrxido de clcio Hidrxido de csio Hidrxido de ltio Hidrxido de potssio Hidrxido de sdio Hipoclorito de sdio Indeno

Sinnimos
Hidroperxido de isopropil benzeno Dihidroxibenzeno Di-terc-butil-p-cresol BHT Cal hidratada Csio hidratado Potassa custica Soda custica Cndida gua sanitria Indonafteno

PPM

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 Pele (WEEL) 2 mg/m3, A3 2 mg/m
3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,005 -

Respirador Recomendado
SA (F) VO (F) VO/P1 (F) VO/P1 -

Comentrios

Asfixiante simples -

Ver comentrio D.

5 mg/m3 2 mg/m
3

0,009

P1 P1 P1 P1 P1 P1 VO

TWA - 15 minutos.

1 mg/m Teto (WEEL) 2 mg/m3 Teto

2 mg/m3 250 mg/m3 Teto 2 mg/m3 (WEEL) 10 -

63

Nome Qumico
ndio e compostos Iodeto de metila Iodo Iodofrmio Isocianato de metila Isocianato de metilenobisfenila Isoforona Isooctanol Isopreno Isopropil ter Isopropilamina

Sinnimos
Iodometano Triiodometano ster metlico do cido isocinico 4,4-Difenilmetano diisocianato MDI 3,5,5-Trimetil-2 ciclohexeno-1-ona Ver lcool isooctlico 2-Metil, 1,3-butadieno Ver ter isoproplico 2-Aminopropano

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,1 mg/m3 2 Pele 0,1 Teto 0,6 0,02 Pele 0,005

IPVS PPM
800 10 20 9,7 800

Limiar de Odor PPM


0,000019-1,1 2,1 0,384 0,631

Respirador Recomendado
P1 (F) SA (F) MG (F) VO SA VO/P1 VO -

Comentrios

64

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Percepo questionvel. Ver comentrio G. Difcil percepo. Adsorventes ineficazes. Difcil percepco Ver comentrio G. Ver comentrio E / 3500.

5, A3 (Teto) 50 (WEEL) 5

VO

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

9,5

4.000

0,6

(F) AM (F) VO

AM no especificamente aprovado.

Nome Qumico
n-Isopropilamilina Isopropoxietanol Isotiocianato de Alila trio fumos, metlicos (como Y) trio, metal e compostos, poeiras e nvoas (como Y) Lactato de n-Butila L de rocha d-Limoneno Madeira dura - (poeiras) Madeira macia - (poeiras)

Sinnimos
o-Amino-isopropilbenzeno IPE ou Isopropil Cellosolve leo de mostarda ster butlico do cido lctico Fibra mineral 4 Isopropil-1-metilciclohexeno -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
2 Pele 25 Pele 1 (WEEL) 1 mg/m3 1 mg/m3 5

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,738 0,035 7,06

Respirador Recomendado
VO VO VO P2 P1 VO

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

TWA - 15 minutos. SA se na presena de cidos.

Irritante

Ver Fibras de vidro sintticas 30 (WEEL) 1 mg/m3, A1 5 mg/m


3

0,437 -

VO P1 P1

65

Nome Qumico
Magnsio (fumos) Magnesita Mangans, poeiras elementar e compostos inorgnicos (como Mn) Mangans fumos metlicos Mangans ciclopentadienil tricarbonila Mrmore MEK MDI Melamina

Sinnimos
Ver xido de magnsio Carbonato de magnsio -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10 mg/m3 0,2 mg/m3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1 P1 -

Comentrios

66

MCT Ver Carbonato de clcio Ver 2-Butanona

0,2 mg/m3 0,1 mg/m3 Pele

P2 SA

Propriedades do vapor desconhecidas.

Ver Isocianato de metilenobisfenila 1,3,5-Triazina-2,4,6-triamina 10 mg/m3 (inalvel) (WEEL) 5mg/m3 (respirvel) (WEEL) P1 P1 -

Nome Qumico
2-Mercaptobenzotiazolina Mercaptoetanol Mercrio (vapor) Mercrio - compostos alqudicos (como Hg) Mercrio - compostos arlicos (como Hg) Mercrio - compostos inorgnicos (como Hg) Metabisulfito de sdio Metacrilato de glicidila Metacrilato de metila Metano

Sinnimos
Benzotiazol-2-tiona 2-Hidrxi-1-etanotiol Hg Pirosulfito de sdio GMA ster metlico do cido metacrlico -

PPM
78

LT mg/m3
0,04 0,04 320 -

TLV PPM
5 mg/m3 Pele (WEEL) 0,2 Pele (WEEL)

IPVS PPM
3

Limiar de Odor PPM


12 mg/m3 0,12 - 0,64 0,085 -

Respirador Recomendado
P1 VO MERC SA P1 P3 GA/P1 VO VO SA -

Comentrios

Difcil percepo. Ver comentrio G.

0,025 mg/m A4 Pele 0,01 mg/m3 Pele Pele (PEL)

28 mg/m3 10 mg/m3 28 mg/m3 28 mg/m3 4.000 -

Poeiras sem presena de vapor. Para poeiras com baixa presso de vapor. Merc/P3 para lquidos volteis. Irritante. P1 sozinho, se no houver irritao.

0,1 mg/m3 Teto

0,025 mg/m A4
3

5 mg/m , A4 0,5 (WEEL) Pele 50 -

3500 -

Asfixiante simples

67

Nome Qumico
Metanol Metanotiol Metil acetileno Mistura de metil acetileno e propadieno Metil n-amil cetona Metilanilina 2-Metilbutil acetato Metil n-butil cetona Metil Cellosolve

Sinnimos
Ver lcool metlico Ver Metil mercaptana Propino, Alileno Gas MAPP 2-Heptanona MA Ver Acetato de Pentila MBK ou 2-Hexanona 2-Metoxietanol 1,1,1-Tricloroetano AMS, 1-Metil-1-fenil-etileno Ver 2-Butanona

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

68

1.000 1.000 50 0,5 Pele

15.000 15.000 4.000 100

100 0,141 1,74

SA SA VO VO

Propriedades de alerta desconhecidas Vida til baixa para VO. Vida til baixa para VO. Ver comentrio E / 3500. Difcil percepo. Ver comentrio G.

20 275 -

60 1480 -

5 Pele 5 Pele 350, A4 50

5.000 2.000 1.000 5.000

0,166 0,11 22,4 0,003

VO VO VO VO

3500 3500 3500


Ver comentrio E. PEL-100 PPM Teto.

Metil Clorofrmio a-Metil estireno Metil etil cetona

Nome Qumico
Metil etil cetoxime Metil hidrazina 5-Metil, 3-heptanona Metil isoamil cetona Metil isobutil carbinol Metil isobutil cetona Metil isopropil cetona Metil mercaptana n-Metil-2-pirrolidone Metil propil cetona Metil vinil cetona Metilacrilonitrila

Sinnimos
2-Butanona oxima, MEKO Monometil hidrazina Ver Etil amil cetona MIAK, 5-metil-2-hexanona Ver lcool metil amlico MIBK, Hexone MIPK, 3-Metil-2-butanona Metanotiol NMP MPK ou 2-Pentanona Acetil etileno Cianeto de isopreno 2-metil-2-propenonitrila

PPM
0,16

LT mg/m3
0,27

TLV PPM
10 (WEEL) 0,01, A3 Pele 50

IPVS PPM
50

Limiar de Odor PPM


1,7

Respirador Recomendado
VO (F) SA

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

Difcil percepo. Adsorventes ineficazes. -

0,042

(F)VO

0,4 -

0,8 -

50 200 0,5 10 Pele (WEEL) 200 0,2 Teto Pele 1 Pele

3.000 400 5000 -

0,121 4,47 0,001 1,55 6,8

(F) VO (F) VO VO VO (F) VO VO SA

3500 Vida til baixa para VO. Ver comentrio G. Propridades de alerta desconhecidas Ver comentrio G.

3500 Difcil percepo.

69

Nome Qumico
Metilal Metilamina Metilciclohexano Metilciclohexanol o-Metilciclohexanona

Sinnimos
Dimetoximetano Metil formal Monometillamina Hexahidrotolueno Ciclohexilmetano Hexahidrocresois 2-Metilciclohexanona

PPM
8 39 -

LT mg/m3
9,5 180 -

TLV PPM
1.000 5 400 50 50 Pele 0,2 mg/m3 Pele 0,005

IPVS PPM
15.000 100 10.000 10.000 2.500 -

Limiar de Odor PPM


0,019 500-630 490 -

Respirador Recomendado
SA (F) AM VO VO (F) VO VO/P1 VO/P3

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas.

70

Difcil percepo. Ver comentrio G. Difcil percepo / 3500 Ver comentrio G. Irritante. SA se houver calor envolvido Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecida. Use VO/P3 se houver calor encolvido

2-Metilciclopentadienil mangans tricarbonila (Como Mn) Metileno-bis(4-ciclohexilisocianato) 4,4-Metileno-bis(2 cloroanila) 4,4-Metileno dianilina -

MOCA MDA

0,01, A2 Pele 0,01 (PEL), Pele

VO P3

Nome Qumico
Metilenobisfenila isocianato Metiltriclorosilano 2-Metoxietanol 4-Metoxifenol 3-Metoxipropil amina Mica (minas de 1% de Quartzo) Molibdnio (Mo) (compostos insolveis) como partculas inalveis como partculas respirveis Molibdnio (Mo) (compostos solveis) como partculas respirveis Molibdnio (Fumos) (Mo)

Sinnimos

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

Ver Isocianato de Metilenobisfenila Triclorometilsilano Ver Metil Cellosolve Hidroquinona monometil ter 1-propanimina, 3-Metxi 5 mg/m3 5 (WEEL) 3mg/m3 (respirvel) 2,7 P1 (F) VO (F) AM P1 Irritante.AM no especificamente aprovado.

1 Teto WEEL

GA/P1

Irritante.

10 mg/m3 3 mg/m3

P1 P1

0,5 mg/m3 10 mg/m


3

0,004

P1 P2

71

Nome Qumico
Monocloreto de enxofre Monometil hidrazina Monxido de carbono

Sinnimos
Cloreto de enxofre Ver Metil hidrazina CO

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 (Teto)

IPVS PPM
10

Limiar de Odor PPM


0,001

Respirador Recomendado
(F) GA
-

Comentrios

72

39

43

25

1.500

100.000

SA

Difcil percepo. Adsorventes ineficazes.

Monxido de dinitrognio Ver xido nitroso Monxido de nitrognio Morfolina MTBE Nafta Naftaleno Negro de fumo Nenio Nicotina Ver xido ntrico xido de dietilenimida Ver ter metil tercio-butil Benzina, Destilado de petrleo Naftalina Carbon black 3-(1-metil-2 pirrolidil) piridina Asfixiante Simples 3,5 100, A3 (PEL) 10, A4 Pele 3,5 mg/m3, A4 0,5 mg/m3 Pele 10.000 500 35 mg/m3 0,015 (F) VO VO P1 SA VO/P1
Odor varivel / 3500. Ver comentrio E/ 3500. Ver comentrio D.

20, A4 Pele

8.000

0,036

(F) VO

Nome Qumico
Nquel (Ni) (compostos solveis) Nquel (Ni) (compostos insolveis) Nquel Metal (fumos) (Ni) Nquel Metal (poeiras) (Ni) Nquel carbonila

Sinnimos
Nquel tetracarbonila

PPM
0,04

LT mg/m3
0,028

TLV PPM
0,1 mg/m3, A4 0,2 mg/m3, A1 (inalvel) 1,5 mg/m3, A5 (inalvel) 1,5 mg/m3, A5 (inalvel) 0,001 mg/m3 (PEL) 25 3 mg/m3 Pele, A4 1 Pele, A3 0,1 Pele A3

IPVS PPM
7

Limiar de Odor PPM


0,5-3,0

Respirador Recomendado
P1 P1 P2 P1 (F) SA
-

Comentrios

TLV-TWA proposto 0,05 ppm. Eficincia de adsorventes desconhecida. Difcil percepo/ 3500 Ver comentrio G. Ver comentrio D.

Nitrato de n-propila p-Nitroanilina Nitrobenzeno p-Nitroclorobenzeno

PNA, Azico diazo Componente 37 Nitrobenzol PNCB

20 -

85 -

2.000 300 mg/m3 200 344

50 0,044 -

VO VO/P1 VO VO

3500
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

73

Nome Qumico
Nitroetano Nitroglicerina (NG) Nitrometano 1-Nitropropano 2-Nitropropano Nitrotolueno Nitrotriclorometano Nonano Octacloronaftaleno Octano (todos os ismeros) 1-Octanol 1-Octeno

Sinnimos
NG, Trinitroglicerina Nitrocarbol sec-Nitropropano Nitrotoluol Ver cloropicrina n-Nonano Hallowax 1051 n-Octano Isooctano lcool n-octlico a-Octeno; a-Octileno

PPM
78 78 20 20 -

LT mg/m3
245 195 70 70 -

TLV PPM
100 0,05 Pele 20 25, A4 10, A3 2 Pele

IPVS PPM
1.000 53 mg/m 1.000 2.300 2.300 200
3

Limiar de Odor PPM


2,11 3,5 7,09 4,85 0,017

Respirador Recomendado
(F) VO VO VO VO VO VO/P1
-

Comentrios

74

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Ver comentrio D.

200 0,1 mg/m3 Pele 300 50 (WEEL) 75 (WEEL)

5.000 -

1,26 5,75 0,006 2

VO VO/P1 VO VO VO

Ver comentrio D.

3500
-

Nome Qumico
leo mineral (nvoas) leos vegetais (nvoas) p, p-Oxibis (Benzenosulfonil hidrazida) Oxicloreto de cromo Oxicloreto de fsforo xido de boro xido de butileno xido de clcio xido de decabromodifenila

Sinnimos
leo de corte, Trmico OBSH; ter difenil 4,4-dissulfohidrazida Cloreto de cromila Cloreto de fosforila xido brico, Anidrido brico 1,2-Epoxibutano Cal DBDPO, Decabromodifenil ter

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
5 mg/m3 10 mg/m3 0,1 mg/m3 0,025 0,1 10 mg/m3 2 (WEEL) 2 mg/m3 5 mg/m3 (WEEL)

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,06 -

Respirador Recomendado
P2 P2 P1 GA (F) GA P1 VO P1 P1

Comentrios
TLV proposto 0,005 mg/m3 se contiver polinucleares Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. -

75

Nome Qumico

Sinnimos

PPM
39

LT mg/m3
70

TLV PPM
0,5 mg/m3 1, A2

IPVS PPM
800

Limiar de Odor PPM


851

Respirador Recomendado
VO/P1 (F) SA

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Vida til baixa para VO. Difci percepco / 3551

76

xido de difenila clorada xido de hexaclorodifenila xido de etileno xido de ferro (fumos) xido de ltio xido de magnsio (fumos) xido de ltio xido de mesitila xido de propileno xido de zinco (fumos) xido de zinco (poeiras) xido ntrico 1,2-Epoxi etano, Oxirano, xido de dimetileno Ver Ferro (fumos) xido de diltio Fumos de Magnsia xido de Diltio Metil Isobutenil Cetona 1,2-Epoxipropano Calamina, Zinco branco NO, Monxido de nitrognio

20

23

1 mg/m3 Teto (WEEL) 10 mg/m3 1 mg/m3 Teto (WEEL) 15 2, A3 5 mg/m3 10 mg/m 25


3

5.000 2.000 2.500 mg/m3 2.500 mg/m 100


3

0,056 33,1 -

P1 P2 P1 (F) VO VO P2 P1 SA

3500 Difcil percepo. Vida til baixa para VO / 3551. Ver comentrio G. Adsorventes ineficazes

Nome Qumico
xido nitroso Oznio - Trabalho pesado - Trabalho moderado - Trabalho leve Parafina (fumos) Particulados incmodos Particulados inalveis Particulados respirveis PCB (42% Cloro) PCB (54% Cloro) PPAH Pedra sabo Pentaborano Pentacarbonila de ferro

Sinnimos
N2O Monxido de dinitrognio Oxignio triatmico

PPM
0,08

LT mg/m3
0,16 50 A4

TLV PPM

IPVS PPM
10

Limiar de Odor PPM


0,051

Respirador Recomendado
SA

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Adsorventes ineficazes 6000 com filtros 2078 ou 2097 at 10 vezes o TLV.

PNOC- partculas no classificveis de outra maneira Bifenila Policlorada Bifenila Policlorada Ver Volteis de Alcatro Talco massive, Esteatite Pentaborano nonohidratado Ver Ferro Pentacarbonila

0,05, A4 0,08, A4 0,1, A4 2 mg/m3 10 mg/m3 3 mg/m3 1,0mg/m3 Pele 0,5 mg/m3 Pele

10 mg/m3 5 mg/m3

OZ OZ OZ P2 P1 P1 (F) VO/P1 (F) VO/P1

Esta categoria inclui vrios materiais. Ver comentrio D. Ver comentrio D.

0,004

0,008

3 mg/m3 (respirvel) 0,005

0,97

P1 SA

Difcil percepco. Adsorventes ineficazes

77

Nome Qumico
Pentacloreto de fsforo Pentacloronaftaleno Pentaeritritol Pentaeritritol triacrilato

Sinnimos
Cloreto Fosfrico HalowaxMR 1013 Tetrametilolmetano PETA

PPM
470

LT mg/m3
1.400 0,1

TLV PPM

IPVS PPM
200 mg/m3 1 15.000

Limiar de Odor PPM


31,6

Respirador Recomendado
GA VO/P1 P1 VO/P1 SA SA GA GA VO

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Ver comentrio D. Ver comentrio D. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

78

0,5 mg/m3 Pele 10 mg/m3 1 mg/m3 (WEEL) 1000 (WEEL) 300 (WEEL) 0,1 0,01 Teto 600

1,1,1,2,2-Pentafluoretano HFC 125, Fluorcarbono 125 1,1,1,3,3- Pentafluorpropano HFC-245fa, r-245fa, Genetron 245fa Pentafluoreto de bromo Pentafluoreto de enxofre Decafluoreto de dienxofre Pentano (todos os ismeros) 2-Pentanona Pentassulfeto de fsforo Ver Metil propil cetona Sulfeto fosfrico

3500

1 mg/m3

750 mg/m3

P1

Nome Qumico
Pentxido de vandio (fumos) (V2O5) Pentxido de vandio (poeiras) (V2O5) Percloroetileno

Sinnimos
Anidrido vandico xido de vandio Tetracloroetileno, PERK

PPM
78 -

LT mg/m3
525 -

TLV PPM
0,05 mg/m3, A4 (respirvel) 0,05 mg/m3, A4 (respirvel) 25 A3 0,1 0,01 (Teto) 0,01 mg/m3 Pele, A3 10 mg/m3 A4 5 mg/m3, A4 1, A3

IPVS PPM
70 mg/m3

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P2
-

Comentrios

70 mg/m3 500 10 -

6,17 0,097 -

P1 (F) VO VO SA

3500

Perclorometil mercaptana PMM, Cloreto de triclorometila sufrica Perfluorisobutileno Octafluor-sec-buteno, PFIB

Propridades de alerta desconhecidas. Baixa vida til para VO. Ver comentrio D.

Perfluoroctanoato de amnio Perlita Perxido de benzola Perxido de hidrognio

Silicato de sdio, potssio e alumnio Perxido de dibenzila gua oxigenada

7.000 mg/m3 75

VO/P1 P1 VO/P1 (F) SA

Ver comentrio D. Propridades de alerta desconhecidas. Eficincia de adsorventes desconhecidas

79

Nome Qumico
Perxido de metil etil cetona Persulfatos de Amnio Potssio Sdio Pesticidas Petrleo (destilados) 2-Picoline 3-Picoline 4-Picoline Piperidina Pintura em spray

Sinnimos
MEKP

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,2 Teto 0,1 mg/m3 0,1 mg/m3 0,1 mg/m3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
VO

Comentrios

80

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

P1 (F) P1 (F) P1

Chame o servio tcnico da 3M pelo Disque Segurana 0800-55.0705 Nafta de petrleo a-Picoline, 2-metil-piridina b-picoline, 3-metil-piridina g-Picoline, 4-metil-piridina Hexahidropiridina 500 (PEL) 2 Pele (WEEL) 2 Pele (WEEL) 2 Pele (WEEL) 1 (WEEL) 10.000 0,003 0,372 VO VO VO VO (F) VO VO/P1
Odor varivel. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. -

Nome Qumico
Piridina Pirocatecol Pirofosfato de tetrasdio Platina (fumos) Platina (metais-poeiras-nvoas)

Sinnimos
Azabenzeno ou Azina Ver Catecol Pirofosfato de sdio -

PPM
4 -

LT mg/m3
12 5

TLV PPM

IPVS PPM
3.600 -

Limiar de Odor PPM


0,085 -

Respirador Recomendado
VO P1 P2 P1 (F) P3
-

Comentrios

5 mg/m3 1 mg/m
3

1 mg/m3 0,002 mg/m3

Platina sais solveis (Pt) P de madeira Poeiras de cereais Poeiras de Farinhas (partculas inalveis) Polietileno glicis Polipropileno glicis Prata (metal e compostos
soluveis) (como Ag)

Ver madeira Ver gros de cereais (poeiras) PGE, PEG, Polioxietileno PPG 5 mg/m3 10 mg/m3 (WEEL) 10 mg/m3 (WEEL) 0,01 mg/m3 (PEL) P1 P1 P1 P3
-

81

Nome Qumico
n-Propano Propileno Propileno Glicol (vapor-aerossol) Propileno Glicol (aerossol) Propileno Glicol monometil ter Popipileno imina Propino B-Propiolactona Propionaldedo Quartzo Quinolina

Sinnimos
Dimetil metano Metil glicol 1,2-Dihidro-propano PPG 1-Metxi-2-propanol 2-Metilazidrina Ver Metil acetileno BLP, cido hidroacrlico, betalactone 1-Propanal; Metilacetaldedo Ver Silica cristalina Chinoline

PPM
Asfixiante Simples

LT mg/m3
4

TLV PPM
1.000 (PEL) A4 50 (WEEL) 10 (WEEL) 100 2, A3 Pele 0,5 A3 20

IPVS PPM
20.000 500

Limiar de Odor PPM


2.690 0,003 -

Respirador Recomendado
SA SA VO/P1 P1 VO (F) VO

Comentrios
Difcil Percepo. Vida til baixa para VO. Ver comentrio G. Ver comentrio G.

82

Asfixiante Simples 1,6

3500
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Vida til baixa para VO.

0,015

(F) VO (F) SA

0,1 (WEEL)

0,015

(F) VO

Nome Qumico
Quinona RDX Resorcinol

Sinnimos
p-Benzoquinona Ver Ciclonite m-Dihidroxibenzeno 1,3-benzenodiol

PPM
-

LT mg/m3
0,1

TLV PPM

IPVS PPM
66

Limiar de Odor PPM


0,012

Respirador Recomendado
(F) V/P1
-

Comentrios

10, A4 0,1 mg/m3 (PEL), A4 0,1 mg/m3 (PEL), A4 0,001 mg/m3 (PEL), A4 10 mg/m3, A4 10 mg/m3, A4 0,05 0,2mg/m3

2 -

0,3 -

P1 P1 P2 P3 P1 P1 (F) MG P1 P2

VO/P1 se houver aquecimento.

Rdio (metal) poeiras - nvoas compostos insolveis (como Rh) Rdio (fumos) Rdio compostos solveis (como Rh) Rouge Sacarose Seleneto de hidrognio (como Se) Selnio e compostos (como Se) Silano xido de ferro vermelho Acar Hidreto de selnio Ver tetrahidreto de silcio -

Difcil percepo. Ver comentrio G. Poeiras e nvoas. Fumos.

83

Nome Qumico
Slica amorfa - Terras diotomceas Partculas inalveis Partculas respirveis - Slica Precipitada - Slica, fumos -Slica fundida - Slica Gel e - Slica precipitada

Sinnimos

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

84

Diatomita, Dixido de silcio Resduo de processos eletrometalrgicos -

10 mg/m3 3 mg/m3 10 mg/m3 2 mg/m3 (respirvel) 0,1 mg/m3 (respirvel) 10 mg/m3 0,05 mg/m3, A2 0,1 mg/m (respirvel) 0,05 mg/m3 (respirvel) 10 mg/m3 A4 10
3

1.000

3,6

P1 P1 P1 P1 P1 P1 P1 P1 P1 P1 VO

Slica cristalina - Quartzo Slica cristalina - Trpoli -

Slica cristalina Cristobalita (cristais) e Tridimita Silicato de clcio Silicato de etila Metassilicato de clcio ou Cimento portland Silicato de tetraetila

Nome Qumico
Silicato de metila Silcio Soda custica Solvente de borracha Solvente stoddard Subtilsins

Sinnimos
Tetrametoxi silano Ver Hidrxido de sdio Ver Nafta Ver Aguarrs Enzimas proteolticas como 100% de enzimas cristalinas Gesso Dimetilsulfato Sulfato de dimetila Ver Gs sulfdrico -

PPM
-

LT mg/m3
1

TLV PPM

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
(F) VO P1

Comentrios
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comenteario G. -

10 mg/m3

0,00006 mg/m3 Teto 10 mg/m3 10 mg/m3 0,1, A3 Pele

SA

Dificuldades para medir 10 x TLV. P3 aceitvel com dados de amostragens. Difcil percepo.

Sulfato de brio Sulfato de clcio Sulfato de metila Sulfeto de hidrognio Sulfeto de nquel

0,08

0,4

10

P1 P1 (F) VO

0,1 mg/m3 (inalvel), A1

P1

85

Nome Qumico
Talco (sem fibra de amianto) Talco (contendo amianto) Tlio (como TI) (metal e compostos solveis) Tntalo (fumos) Tntalo (metal e xidos-poeiras) TDI Telureto de bismuto Telureto de bismuto (aditivado com selnio) Telrio (como Te) (comp. poeiras-nvoas) Terebentina Terfenilas

Sinnimos
Talco no fibroso Silicato de magnsio hidratado Ver amianto Acetato de tlio; Carbohidrato de tlio; Hidrxido de tlio -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
2 mg/m3 ,A4 (Respirvel)

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1
-

Comentrios

86

0,1 mg/m3 Pele 5 mg/m3 5 mg/m3

20 mg/m3

P1

P2 P1

Ver 2,4-Diisocianato de tolueno Sesquitelureto de bismuto Difenil benzenos 10 mg/m3, A4 5 mg/m , A4 0,1 mg/m3 100 0,5 Teto
3

P1 P1 P1 P1 P1

Ver comentrio E. VO/P1 se houver calor.

Nome Qumico
Terfenilas hidrogenadas Terras diatomceas (no calcinadas)

Sinnimos
Ver Silica

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,5

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
P1
-

Comentrios

Tetrabrometo de acetileno Ver Tetrabromoetano Tetrabrometo de carbono Tetrabromoetano Tetrabromometano Tetracloreto de carbono Tetracloreto de titnio 1,1,1,2-Tetracloro 2,2-difluoretano Tetrabromometano Tetrabrometo de acetileno Tetrabrometo de carbono Tetraclorometano Cloreto de titnio Freon-112A 0,8 8 11 50 0,1 1 0,1 5, A2 Pele 0,5 mg/m3 (WEEL) 500

10 300 15.000

+ 40,7 (F) VO VO (F) SA (F) VO GA/P1 VO


Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Difcil percepo / 3500. Ver comentrio G. -

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

87

Nome Qumico
1,1,2,2-Tetracloro 1,2-difuoretano 1,1,2,2-Tetracloroetano Tetracloroetileno Tetraclorometano Tetracloronaftaleno 2,3,5,6-Tetracloropiridina Tetraclorosilano

Sinnimos
Freon 112 Tetracloreto de acetileno Ver Percloroetileno Ver tetracloreto de carbono Halowax

PPM
4

LT mg/m3
27

TLV PPM
500 1 Pele, A3

IPVS PPM
15.000 150

Limiar de Odor PPM


0,21

Respirador Recomendado
VO VO

Comentrios

88

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

3500

2 mg/m3 5 mg/m3 (WEEL) 1 Teto (WEEL)

VO/P1 VO/P1 GA/P1

Ver comentrio D. Ver comentrio D.

Tetracloreto de silcio; Cloreto de silcio

Reage rapidamente com umidade, liberando HCI e Slica. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Ver comentrio D.

Tetraetileno glicol diacrilato 1,1,1,2-Tetrafluoretano

TTEGDA Fluorcarbono 134A

1mg/m3 (WEEL) 1000 (WEEL)

VO/P1 SA

Adsorventes ineficazes.

Nome Qumico

Sinnimos

PPM

LT mg/m3

TLV PPM

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado

Comentrios

Tetrafluoretileno Tetrafluoreto de enxofre Tetrahidreto de germnio

Perfluoreteno; Perfluoretileno; TFE Tetrafluoretileno Germnio hidratado -

2 0,1 Teto 0,2

SA GA (F) SA

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas.

Tetrafluoreto de silcio Tetrahidrofurano Tetrametil succinonitrila (vapor) Tetranitrometano Tetril Tetrxido de mangans

Silano xido de dietileno ou THF TMSN Tetan 2,4,6 trinitrofenil metilnitramina tetrxido de trimangans

156 -

460 -

5 200 0,5 Pele 0,005, A3 1,5 mg/m3, 1 mg/m3

20.000 5 5 -

3,8 -

SA VO VO VO P1 P1

3500
Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. -

89

Nome Qumico
Tetrxido de smio (OS) Thinner 4,4-Tiobis (6-terc-butil-m-cresol) Tolueno Tolueno 2,4-diisocianato Tolueno diamina o-Toluidina m-Toluidina p-Toluidina Tribrometo de boro Tricloreto de fsforo

Sinnimos
cido smico

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0.0002

IPVS PPM
0,1

Limiar de Odor PPM


0,002

Respirador Recomendado
(F) SA

Comentrios
Difcil percepco. Eficincia de adsorventes desconhecidas.

90

Ver componentes especficos 4,4-Tiobis (3-metil-6 terc-butil fenol) Toluol ou metil benzeno Diisocianato de tolueno o-Aminotolueno m-Aminotolueno p-Aminotolueno Brometo de boro Cloreto de fsforo 2, A3 Pele 2, A4 Pele 2, A3 Pele 1 Teto 0,2 100 50 0,025-6,6 0,46-5,9 0,027-3,2 (F) VO (F) VO (F) VO (F) GA (F) GA
Percepo questionvel. Ver comentrio G. Percepo questionvel. Ver comentrio G. Percepo questionvel. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

10 mg/m3, A4 290 50, A4 Pele

2.000

0,16

P1 VO

78

3500

Ver 2,4-Disocianato de tolueno

Nome Qumico
1,1,2-Tricloro1,2,2-trifluoretano 1,2,4-Triclorobenzeno 1,1,1-Tricloroetano 1,1,2-Tricloroetano

Sinnimos
Freon 113 Ver Metil clorofrmio Tricloreto de vinila b-tricloroetano TricleneMR Freon

PPM
780 -

LT mg/m3
5.930 -

TLV PPM
1.000, A4 5 Teto

IPVS PPM
4.500 -

Limiar de Odor PPM


487 2,91

Respirador Recomendado
SA VO

Comentrios
Vida til baixa para VO / 3520 -

35

10, A3 Pele 50, A5 1.000, A4 Teto 5 mg/m3 Pele 10, A3 Pele 0.5 Teto

500

(F) VO

Propriedades de alerta desconhecidas / 3500. Ver comentrio G.

Tricloroetileno Triclorofluormetano Tricloronaftaleno Tricloronitrometano 1,2,3-Tricloropropano Triclorosilano

78 780 -

420 4.370 -

1.000 -

1,36 -

VO SA VO/P1

3500
Baixa vida til para VO. Ver comentrio D.

11

HalowaxMR Ver Cloropicrina Tricloreto de alila Silico clorofrmio

40 -

235 -

1.000 -

100 -

(F) VO (F) GA

Difcil percepo / 3500 Ver comentrio G. Propriedades de alerta desconhecidas / 3500. Ver comentrio G.

Tridimita

Ver Slica cristalina

91

Nome Qumico
Trietanolamina Trietilamina

Sinnimos
Daltogen, TEA -

PPM
20 780

LT mg/m3
78 4.760 -

TLV PPM
5 mg/m3 1 Pele A4 1 mg/m3 (WEEL) 1 Pele 0,05 (WEEL) 5 mg/m3 1.000 50 1.000 (WEEL) 0,3 (WEEL)

IPVS PPM

Limiar de Odor PPM

Respirador Recomendado
VO/P1

Comentrios

92

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio D. Ver comentrio G. AM no especificamente aprovado. Ver comentrio E. Efetividade de adsorventes desconhecida.

1.000 50.000 -

0,309 16,3 -

Trietileno glicol diacrilato TREGDA; cido 2-propenico Trietilenotetramina Trietoxisilano Trifenil amina Trifluorbromometano 1,1,1 -Trifluor -2,2 dicloroetano 1,1,1-Trifuoretano 2,2,2-Trifluoretanol N,N-bis (2-aminoetil) 1,2,etanodiamina Silano trietoxil Freon 13b1, Harlon 1301

(F) AM (F) VO VO/P1 VO P1 P1 SA SA SA SA

Baixa vida til para VO. Baixa vida til para VO. Adsorventes ineficazes. Adsorventes ineficazes. Propriedades de alerta desconhecidas.

HCFC-123 Hidrofluorcarbono 123 HCFC 143A Etanol,2,2,2-trifluor 2,2,2-trifluor etil alcool; TFE -

Nome Qumico
Trifluoreto de boro Trifluoreto de cloro Trifluoreto de nitrognio 1,3,5-Triglicidil-striazonitriona Trimetil benzeno Trimetil fosfilo Trimetilamina Trimetilol propano triacrilato Trimetilolpropano trimetacrilato

Sinnimos
Fluoreto de cloro Fluoreto de nitrognio

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
1 Teto 0,1 Teto 10 0,05 mg/m3 25

IPVS PPM
100 20 2.000 -

Limiar de Odor PPM


1,5 2,4

Respirador Recomendado
(F) AG MG SA P1 VO

Comentrios
Difcil percepo.

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G. Adsorventes ineficazes/ PEL 5 ppm, Teto. -

Araldite PT-810; TEPIC; 1,3,5-Triazina-2,4,6-(1H,3H,5H)-triona Mesitileno, pseudocumeno Ver Fosfito de trimetila TMA, N,N-Dimetil metanamina -

3500

5 1 mg/m3 (WEEL) 1 mg/m3 (WEEL)

0,001 -

(F) AM VO/P1

AM no especificamente aprovado.

cido 2-propenico, 2-etil-2(((1-oxo-2-propenil)oxi)metil) -1,3-propanodiil ster -

VO/P1

93

Nome Qumico
Trimetoxislano 2,4,6 - Trinitrofenol 2,4,6 - Trinitrotolueno (TNT) Tungstnio (como W) (compostos insolveis) Tungstnio (como W) (compostos solveis) Tungstnio (como W) (fumos) Urnio (natural) (compostos insolveis) Urnio (compostos solveis)

Sinnimos
Ver cido pcrico TNT -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,05 (WEEL)

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


-

Respirador Recomendado
(F) VO

Comentrios

94

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

0,1 mg/m3 Pele 5 mg/m3 1 mg/m3 5 mg/m3

1.000 mg/m3 -

VO/P1 P1 P1 P2

Ver comentrio D.

0,05 mg/m3 (PEL), A1 0,05 mg/m3 (PEL), A1

30 mg/m3 20 mg/m3

P3 GA/P3 P3

Ver comentrio H. haletos Outros.

Nome Qumico
Uria n-Valeraldedo 4-Vinilciclohexano Vinil benzeno Vinil tolueno VM & P nafta

Sinnimos
carbamida, carbonildiamida Aldedo valrico Pentanal 4-Vinil-1-ciclohexano Ver Estireno Metilestireno Ligroin

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
10 mg/m3 (WEEL) 50 0,1, A3

IPVS PPM
-

Limiar de Odor PPM


0,006 -

Respirador Recomendado
P1 (F) VO VO

Comentrios
(AM/P1) prefervel se houver calor envolvido. -

Propriedades de alerta desconhecidas. Ver comentrio G.

50, A4 300 0,2 mg/m , A1


3

5.000 700 mg/m3

10 1-40 -

(F) VO (F) VO P1

Ver comentrio E / 3500

3500
Recomendaes especficas: 8713, 8023 ou respiradores com filtros 2076HF, 2078, 2096 ou 2097. Ver comentrio D e G.

Hidrocarbonetos aromticos Volteis de alcatro policclicos particulados-PPAH (Piche de carvo) como solveis em Benzeno Xileno (o-,m- e p- ismeros) m-Xileno, a,a,-diamina 1,2-dimetil benzeno 1,3-dimetil benzeno 1,4-dimetil benzeno Diamina, m-xileno

100 A4 0,1, Teto Pele -

1.000

0,851 0.324 0,49 -

VO

3500

VO/P1

Ver comentrio D.

95

Nome Qumico
Xilidina Zircnio (Zr) (Comp. poeiras-nvoas) Zircnio (Zr) (Fumos metlicos)

Sinnimos
Dimetilaminobenzeno -

PPM
-

LT mg/m3
-

TLV PPM
0,5, A3 Pele 5 mg/m3, A4 5 mg/m3, A4

IPVS PPM
150 500 mg/m3

Limiar de Odor PPM


0,005-0,06 -

Respirador Recomendado
VO P1
-

Comentrios

96

500 mg/m3

P2

Cdigos de Respiradores e Descries


Para uso com o guia de compostos qumicos
Cdigos P1 (F)P1 P2 (F)P2 P3 (F)P3 VO VO/P1 VO/P2 VO/P3 (F)VO (F)VO/P1 (F)VO/P2 (F)VO/P3 GA GA/P1 GA/P2 GA/P3 (F)GA (F)GA/P1 (F)GA/P2 (F)GA/P3 VO/GA VO/GA/P1 VO/GA/P2 VO/GA/P3 (F)VO/GA (F)VO/GA/P1 (F)VO/GA/P2 (F)VO/GA/P3 AM AM/P1 AM/P2 AM/P3 FORM FORM/P1 FORM/P2 FORM/P3 (F)FORM (F)FORM/P1 (F)FORM/P2 (F)FORM/P3 HF HF/P1 (F)HF (F)HF/P1 HG HG/P1 HG/P2 HG/P3 (F)HG (F)HG/P1 (F)HG/P2 (F)HG/P3 MG MG/P1 MG/P2 MG/P3 (F)MG (F)MG/P1 (F)MG/P2 (F)MG/P3 OZ (F)OZ SA S A (F) SCBA Descries Semifacial P1 para particulados Facial Inteira P1 para particulados Semifacial P2 para particulados Facial Inteira P2 para particulados Semifacial P3 para particulados Facial Inteira P3 para particulados Semifacial para vapores orgnicos Semifacial para vapores orgnicos e P1 para particulados Semifacial para vapores orgnicos e P2 para particulados Semifacial para vapores orgnicos e P3 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos Facial Inteira para vapores orgnicos e P1 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos e P2 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos e P3 para particulados Semifacial para gases cidos Semifacial para gases cidos e P1 para particulados Semifacial para gases cidos e P2 para particulados Semifacial para gases cidos e P3 para particulados Facial Inteira para gases cidos Facial Inteira para gases cidos e P1 para particulados Facial Inteira para gases cidos e P2 para particulados Facial Inteira para gases cidos e P3 para particulados Semifacial para vapores orgnicos e gases cidos Semifacial para vapores orgnicos, gases cidos e P1 para particulados Semifacial para vapores orgnicos, gases cidos e P2 para particulados Semifacial para vapores orgnicos, gases cidos e P3 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos e gases cidos Facial Inteira para vapores orgnicos,gases cidos e P1 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos,gases cidos e P2 para particulados Facial Inteira para vapores orgnicos,gases cidos e P3 para particulados Semifacial para amnea Semifacial para amnea e P1 para particulados Semifacial para amnea e P2 para particulados Semifacial para amnea e P3 para particulados Semifacial para formaldedo Semifacial para formaldedo e P1 para particulados Semifacial para formaldedo e P2 para particulados Semifacial para formaldedo e P3 para particulados Facial Inteira para formaldedo Facial Inteira para formaldedo e P1 para particulados Facial Inteira para formaldedo e P2 para particulados Facial Inteira para formaldedo e P3 para particulados Semifacial para cido fluordrico Semifacial para cido fluordrico e P1 para particulados Facial Interia para cido fluordrico Facial Inteira para cido fluordrico e P1 para particulados Semifacial para vapor de mercrio Semifacial para vapor de mercrio e P1 para particulados Semifacial para vapor de mercrio e P2 para particulados Semifacial para vapor de mercrio e P3 para particulados Facial lnteira para vapor de mercrio Facial Inteira para vapor de mercrio e P1 para particulados Facial Inteira para vapor de mercrio e P2 para particulados Facial Inteira para vapor de mercrio e P3 para particulados Semifacial para multi-gases Semifacial para multi-gases e P1 para particulados Semifacial para multi-gases e P2 para particulados Semifacial para multi-gases e P3 para particulados Facial Inteira para multi-gases Facial Inteira para multi-gases e filtro P1 para particulados Facial Inteira para multi-gases e filtro P2 para particulados Facial Inteira para multi-gases e filtro P3 para particulados Semifacial para oznio Facial Inteira para oznio Respirador semifacial com suprimento de ar Respirador com suprimento de ar e facial inteira, capuz ou capacete Mscara autnoma Respiradores sem-manuteno 8720; 8812; 8713; 8013; 9310; e 9312 8801; 8822; 8023; 8212; 8214; e 9322 8835 Filtros/cartuchos para sries 6000 e 7000 2071; 2076; 2078; 5N11*; 7N11* 2071; 2076; 2078; 5N11*; 7N11* 2071; 2076; 2078; 5N11*; 7N11* 2071; 2076; 2078; 5N11*; 7N11* 7093; 2091; 2096; 2097 7093; 2091; 2096; 2098 6001 6001+5N11; 6001+2071* 6001+5N11; 6001+2071* 6001+7093; 6001+2091* 6001 6001+5N11; 6001+2071* 6001+5N11; 6001+2071* 6001+7093; 6001+2091* 6002 6002+5N11; 6002+2071* 6002+5N11; 6002+2071* 6002+7093; 6002+2091* 6002 6002+5N11; 6002+2071* 6002+5N11; 6002+2071* 6002+7093; 6002+2091* 6003 6003+5N11; 6003+2071* 6003+5N11; 6003+2071* 6003+7093; 6003+2091* 6003 6003+5N11; 6003+2071* 6003+5N11; 6003+2071* 6003+7093; 6003+2091* 6004 6004+5N11; 6004+2071* 6004+5N11; 6004+2071* 6004+7093; 6004+2091* 6005 6005+5N11; 6005+2071* 6005+5N11; 6005+2071* 6005+7093; 6005+2091* 6005 6005+5N11; 6005+2071* 6005+5N11; 6005+2071* 6005+7093; 6005+2091* 2076; 2096 2076; 2097 2076; 2098 2076; 2099 6009 6009+5N11; 6009+2071* 6009+5N11; 6009+2071* 6009+7093; 6009+2091* 6009 6009+5N11; 6009+2071* 6009+5N11; 6009+2071* 6009+7093; 6009+2091* 6006 6006+5N11; 6006+2071* 6006+5N11; 6006+2071* 6006+7093; 6006+2091* 6006 6006+5N11; 6006+2071* 6006+5N11; 6006+2071* 6006+7093; 6006+2091* 2078 2078 ** ** **

8706; 8516 8706; 8516

8214

*Necessita adaptador e/ou retentor - Consulte catlogo ou chame a 3M. **Consulte catlogo especfico ou chame a 3M, pelo fone 0800-550705

3
Sade Ocupacional e Segurana Ambiental
Caixa Postal 123 CEP 13001.190
Disque Segurana 3M: 0800-550705 www.3M.com/br/seguranca e-mail: faleconosco@3M.com.br

Вам также может понравиться