Вы находитесь на странице: 1из 12

Desmatamento em Mato Grosso: Uma Anlise do Processo no Municpio de Brasnorte

Lidiani Carla Zerwes 1 Lunalva Moura Schwenk 2 Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. Dep. Geografia. Rua Fernando Correa N 2367 Bairro Boa Esperana. Cuiab MT/Brasil. 1 Mestranda pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. 2 - Professora Doutora na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.
Resumo

O presente trabalho intitulado como Desmatamento em Mato Grosso: uma analise do processo no municpio de Brasnorte trata da evoluo do desmatamento no perodo de 1996 a 2009, incluindo a ocupao nas Terras Indgenas. O mapeamento se deu atravs de vetorizao das reas desmatadas nas imagens de satlite Landsat TM5, georreferenciadas, resoluo de 30m, uti lizando do software ArcMap verso 9.3 e transformados em shapes. Obteve-se ento mapas de desmatamento da rea total do municpio, bem como de cada reserva indgena em cada perodo mencionado. Observou-se que o processo de desmatamento est atrelado ao avano da fronteira agrcola e das reas de pastagens, alm da extrao da madeira para fins comerciais no abastecimento das indstrias madeireiras. Desta forma o municpio apresenta um desenvolvimento econmico em detrimento de prejuzos causados ao meio ambiente e agresses s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal. Em 1996 a rea total do municpio apresentava um uso e ocupao de 29,48% e no final de 2009 de 46,46% adentrando Terras ndgenas. Observou -se que, com uma maior fiscalizao e controle do desmatamento houve o processo de consolidao da cultura da soja e reduo do extrativismo vegetal, que no inicio do perodo era a principal economia do municpio.

1. Introduo

O processo acelerado de mudanas e transformaes socioambientais surgindo nas ltimas dcadas, vem gerando crises que exigem atitudes e posturas criativas, baseadas em inovaes para intervir na realidade, com o objetivo de melhorar o funcionamento das atividades econmicas, elevar sua competitividade e garantir a sustentabilidade ambiental, superando as conseqncias de uma globalizao baseada na tecnologia, informao e cincia (ZAMPARONI 2007). Durante o processo de ocupao da regio Norte, na dcada de 70, as questes ambientais encontravam-se afastadas das polticas oficiais conforme Monteiro (2006). Aps a dcada de 1980, com a adoo de novas metodologias e instrumentos para analises mais eficazes, a problemtica comeou a ganhar visibilidade, em especial o desmatamento, mas muito pouco tem se feito no concreto. Mato Grosso um dos estados mais afetados pela questo do desmatamento relacionados ao processo de ocupao a qual assume propores preocupantes, principalmente em importantes biomas como a floresta amaznica e o cerrado. Schwenk (2005) afirma que o avano populacional no Estado foi marcado pelos projetos de colonizao a partir da dcada de 70, pelas grandes empresas agropecurias e pela urbanizao, onde o intenso processo de desmatamento e queimadas, alterou em poucos anos a biodiversidade no mesmo. Embora o estado de Mato Grosso se destaque entre os estados com altos ndices de desmatamento, liderando a lista de derrubada de floresta na Amaznia Legal, tem ganhado cada vez mais destaque no cenrio nacional e internacional, com relao ao no aspecto econmico graas ao elevado ndice apresentado pela produo agropecuria dos ltimos anos (PORTELA e PARPINELLI, 2009). De acordo com Schwenk (2005) quanto maior o estado de consolidao agr cola, maiores os impactos ambientais. Embora a produo agrcola, especialmente a soja, tenha possibilitado o crescimento e desenvolvimento econmico, contribuindo para melhorar o padro e qualidade de vida, concomitantemente tem gerado inmeros impactos ambientais, ecolgicos e sociais. medida que a fronteira agrcola avana e inovaes so introduzidas, mudanas radicais so provocadas na estrutura da regio gerenciada pelos atores hegemnicos, desencadeando os conflitos sociais, culturais e ecolgicos.

Esta temtica ganha visibilidade na medida em que retrata o processo de desmatamento e a reorganizao do espao dos anos 2000 a 2009 no municpio de Brasnorte-MT, em funo do uso e ocupao instalado, incluindo as terras indgenas situadas no mesmo. O municpio de Brasnorte localiza -se na regio Norte de Mato Grosso, com uma populao estimada em torno de 15.089 habitantes (estimativa 2009) (IBGE, 2010). Sua sede est entre as coordenadas 1207'17" latitude sul e 5800'08" longitude oeste, com uma rea total de aproximadamente 15.959 Km, estando a 567 Km de Cuiab. Faz limite com os municpios de Castanheira, Juna, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Nova Maring e Juara com uma rea aproximada de 15.959 Km banhada pelos afluentes do Rio Juruena em terras planas do Planalto e Chapada dos Parecis (Figura 1). Neste municpio localizam-se trs Terras Indgenas: Erikbatsa, Menku e Irantx (Figura 01). A Terra Indgena Erikbaktsa situa -se mais precisamente a montante da confluncia do rio do Sangue com o rio Juruena delimitada pelo curso destes dois rios, com extenso territorial de 79.934,80 ha. A Terra Indgena Menku, margem direita do rio Papagaio com extenso territorial de 47.094,86 h e a Terra Indgena Irantx, na margem esquerda do rio Cravari, delimitada a oeste pela rodovia MT170, sendo que sua rea territorial era de 45.555,95 hectares e no ano de 2002 teve uma ampliao de 206.455 hectares.

Figura 01: Mapa de localizao do municpio de Brasnorte

Elaborado por: Valdenir S. Araujo a partir de folhas topogrficas do DSG, na escala 1:100.000, atualizadas atravs de Imagens de Satlite LANDSAT - 5 TM 2008.
1. Metodologia de Trabalho

Para atingir os objetivos propostos, alm de revises bibliogrficas pertinentes a temtica investigada, analisou -se o processo histrico dentro do contexto econmico-social brasileiro e a forma de ocupao espacial travada pelo processo de desmatamento para a extrao e comercializao da madeira, seguido pela agricultura. O mapeamento da dinmica do desmatamento no municpio, para o ano de 2009, foi feita com base em imagens de satlite Landsat TM5 228/068 e 228//069 na resoluo de 30 metros disponibili zadas no site do IBAMA e que j se encontravam georrefernciadas, sendo ento convertidas para a projeo UTM Datum SAD 69. Nestas imagens foram vetorizadas as reas desmatadas atravs do software ARCMAP na verso 9.3 e convertidas em shape. Aps edies vetoriais, obtiveramse classes distribudas de vegetao natural e vegetao alterada , tanto a nvel do municpio, como das reservas indgenas. Os dados foram transportados para o software Microsoft Excel, onde foram tratados, quantificados e gerado s grficos. A base cartogrfica utilizada foram as cartas topogrficas SC -21-Y-B, SC-21-Y-D, SD21-V-A, SD-21-V-B, SD-21-V-D na escala de 1:250.000 disponibilizadas pelo IBGE.O mapa final teve a escala de 1:250.000. Para o ano 2000 foi aproveitado um mapeamento j existente na pesquisa Conflitos scio-econmicos-ambientais relativos ao avano do cultivo da soja, em reas de influncia dos eixos de integrao e desenvolvimento no estado de Mato Grosso (Schwenk,2005). Este mapa foi elaborado atravs das imagens d igitais dos sensores TM da srie LANDSAT-TM-5 de resoluo de 30m e da classificao supervisionada disponvel no SPRING verso 4.1. A segmentao por crescimento de regio teve o grau de similaridade 25 e uma rea mnima de 30 pixels. O classificador utilizado para comparar as regies das imagens com as classes discriminadas foi o algoritmo de Bhattacharya. No entanto, para esta pesquisa fez -se adaptao agrupando as classes encontradas para trs classes: vegetao alterada, natural e rea antropizada.

Foram

f t ados tambm, l

antamentos de dados agropecurios atravs do uantificao do desmatamento e da ocupao

IB E e da SEP A /

e feita a

agrcola para comparaes e avaliaes. 2. l i Figura e do ano de onforme Schwenk Figura do

s mapas temticos do ano

municpio de Brasnorte, mostram as reas desmatadas ocupadas com atividades agrcolas onde a soja tem a predominncia. de Brasnorte encontrava-se no ano de deste cultivo, onde apenas agropecurios rfico . , o municpio iniciando o processo de consolidao

% de sua rea estava antropi ada para fins

Figura

cupao no municpio de Brasnorte no ano de


Fonte: S HWE K

24,02% 5,46% 70,52%

Vegetao Natural

Grfico 01: Percentual de ocupao no ano de 2000.


Fonte: SC ENK (2005)

Neste perodo havia maior diversificao na paisagem com a vegetao natural em torno de aproximadamente 70%, onde as savanas ocupavam 43,89% e o restante, pela floresta. As pastagens e a ag ricultura ocorrem de forma descontnua em todo o municpio, concentrada ao longo dos eixos virios e marginalmente em pequenas propriedades de ambientes florestais e savnicos. Comparando os mapas de uso do ano de 2000 (Figura 02) e 2009 (Figura 03) percebe-se que houve um aumento significativo na rea antropizada. Em 2000 apenas 29.48% (Grfico 01) da rea estava em uso, incluindo a vegetao alterada, visvel na imagem, para utilizao das madeireiras que era a atividade principal no municpio. J, em 2009, este uso estava em 46.46% (Grfico 02).

Figura 03: Ocupaao no municipio de Brasnorte no ano de 2009

Ocupao no Municpio rea em 2009


46,46%
53,54%

Desmatada rea Natural

Grafico

: Percentual de ocupaao no municipio no ano de foi divulgada uma lista de

o inicio do ano de

municpios do territ rio

brasileiro ue, juntos, responderam por em municpio de Brasnorte entre os et al, . Fanzeres

% da rea de seus territ rios desmatados ato Grosso com o , apesar dos

sendo a maioria destes, locali ados no estado de

maiores no registro de desmatamento AQ I

destaca ue em outubro do ano de

nmeros gerais o desmatamento ter cado, Brasnorte, extinguiu sozinha uil metros uadrados de matas. m estudo feito por esquita unior et al, sobre o desmatamento na Amaznia egal elencando os municpios prioritrios para operaes do IBA A no ano de , mostra que entre os quarenta municpios que mais desmataram no , km desmatados. , e do IBGE, ano mencionado, vinte e nove foram de finidos como prioritrios, onde o municpio de Brasnorte aparece em sexto lugar com um total de os dados do Anurio Estatstico da SEP A -MT, do ano de do ano de rea em uso no municpio conforme mostra a tabela .

, foram extradas as atividades mais representativ as que justificam a

Tabela

: Produo Agrcola de

ulturas Temporrias e Permanentes, Produo e . erwes, e IBGE . Adaptado por:

Animal do Efetivo do ebanho Bovino e Produo Extrativa dos anos Fonte: Anurio Estatstico Seplan-MT/ idiani . Ti C l C l . P O 2000 O 2008 COL % 2000 im P 2008 P %

im

Temporria s

Plantada

Plantad a

o ou (-) o (t) Reduo

o (t)

o ou (-) Reduo

Algodo Arroz Feijo Mandioca Melancia Milho Soja Sorgo


ulturas Permanente s

3.240 8.515 13 15 8.000 50.568 -

6.930 3.590 300 150 25 22.980 146.382 4.000

113.88%

8.748 195 82

26.055 10.770 360 2.250 625 121.824 465.495 7.200

197.83% (-) 47.29%

(-) 57.83% 20.436

187.25% 182%

29.400 142.602 -

314.3% 226.4%

Banana

100

20

(-) 80%

80

132
%

65%
de

Efetivo do Rebanho Bovino PR DU ANIMA 2000 2008 Acr scimo

187.649
PR DU EXTRATIVA 2000

327.180

74.35%.
2008

Carvo vegetal (t) Lenha (m) Madeira em tora (m)

8 19.909 174.278

312 21.975 37.634

Observando o processo de ocupao da agricultura no municpio, constata -se que houve um aumento significativo nos anos mencionados, tanto na rea plantada (ha) como na produo (t). Nota -se em destaque a produo agrcola da soja mecanizada e altamente tecnificada, com um acrscimo significativo na rea plantada de 182%, enquanto a produo foi de 226.4% entre 2000 e 2009 (Tabela 01). Em segundo lugar de representatividade est o milho com 187.25% de acrscimo na rea plantada e 314.3% na produo, no mesm o perodo. O feijo que no era produzido at 2000 se faz presente em 2008. J o arroz teve um decrscimo tanto na rea plantada quanto na produo entre 2000 a 2008.

A cultura do algodo tambm, se v aumentada neste perodo, tanto na rea plantada quanto na produo, enquanto o sorgo que no era produzido no ano de 2000, em 2008 constata-se a sua relevncia na rea plantada. Para Schwenk (2005), esta cultura e outras como o milho, so utilizadas muitas vezes como rotao entre safras, que alm de contribu ir na produo agrcola, so medidas de preveno e controle do solo, na reposio de nutrientes, e de pragas. A banana que a cultura permanente mais representativa no municpio, diminuiu 80% em 2008 em sua rea plantada (Tabela 01). J a produo anima l bastante representativa, com um aumento em 2008 de 74.35% no efetivo do rebanho bovino. Com relao produo extrativa destaca-se a madeira em tora (m) que sendo a economia principal em 2000 apresentou uma significativa reduo em 2008. Isto ocorreu devido a uma operao realizada em todo o estado de Mato Grosso pela polcia Federal em 2005, denominada de Operao Curupira acarretando o fechamento de vrias madeireiras. A quadrilha atuava h 14 anos e era composta por servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), empresrios madeireiros e despachantes especializados na extrao e transporte ilegal de madeira. Os fiscais chegavam a vender guias de extrao de madeira em branco para que madeireiros pu dessem extrair e transportar quantidades indeterminadas do produto. A madeira retirada era levada para outras partes do pas e para o exterior. (AGNCIA BRASIL, 2005). Observa-se que as maiores extenses de vegetao natural esto nas reas indgenas de Erikbaktsa e Menku. Estas reas, de fato no podem ser exploradas pela agricultura atravs de grupos empresariais, mas, no entanto, isto manifestado nas terras de Irantx.
3.1 Desmatamento e uso nas Terras Indgenas

As reas mais preservadas encontram-se nas reservas indgenas Erikbaktsa e Menku, situadas no muncpio de Brasnorte, que abrangiam juntas 8,07% do territrio municipal at o ano de 2000 com 1,53% de antropizao (Grfico 03). Provavelmente a baixa antropizao se d pelo fato das mesmas estarem dificultadas pelo acesso e pela distncia s estradas. J a reserva Irantx apresentava 37,16% desmatados conforme Grfico 03 (SC ENK, 2005).

eserva Indgena Erikbatsa apresenta pouca antropizao, no entanto, a . A Grfico para , %. a

quase dobrou sua rea desmatada entre , estando atualmente intacta apresentou o maior percentual com embrando que no ano de territ rio do municpio e a partir de

eserva Indgena Menku recuperou toda a sua rea em uso que j era pequena em Grfico . eserva Indgena Irantx Grfico , . % do % de uso no ano de

esta

eserva correspondia apenas passou a corresponder

, %, ocupando

terras anteriormente mecanizadas pela soja.

egeta o Natural incluindo corpos d'gua


98.89%

96.99%

100.00% 7 .82%

62.84% 37.16%

24.18% 3.01% 0.00% Menku Irantx

1.17%
Erikbatsa

0.36% Menku Irantx

Erikbatsa

Grfico : cupao nas Terras Indgenas em .


Fonte: S HWE K

Grfico : cupao nas Terras Indgenas em .

A rea desmatada da reserva Irantx ficou ainda maior com a recuperao e incorporao de suas terras, que estavam sendo ocupadas, nas duas ltimas dcadas por grandes empreendimentos agrcolas no cultivo mecanizado da soja, arroz, milho e cana. esta forma, a regio onde a reserva indgena Irantx est inserida apresenta alto ndice de utilizao de fertilizantes industriais e defens ivos agrcolas. resultado tem sido o envenenamento das fontes de gua, o movimentao dos A . empobrecimento da fauna e flora regionais e restries indgenas fora de sua rea demarcada A

99.64%

rea Antropizadas / Desmatamento

rea Desmatamenta

egeta o Natural

5.

onclus es

No contexto do presente trabalho, verificou -se uma intensa transformao do ambiente, aliado ao crescimento econmico no municpio de Brasnorte com a consolidao da soja que em 2000, encontrava -se em processo inicial. Em meio ao crescimento, neste perod o de 2000 a 2009, verificou -se que na rea de estudo, ocorreram prejuzos ambientais, pois houve uma grande retrao da vegetao natural e toda sua biodiversidade em detrimento das reas agrcolas . As reas indgenas, em especial, a Irantx vem sendo pre ssionada pelo avano da fronteira agrcola provocando um aumento crescente do desmatamento, alm da contaminao das guas e diminuio dos elementos fundamentais de sobrevivncia dos ndios... Diversos estudos mostram que, com o processo de desmatamento, h a extino de diversas espcies da fauna e da flora, muitas vezes, irreversvel, vindo causar conseqncias desastrosas para a sobrevivncia e equilbrio de todo o ecossistema, mais o agravante do avano em direo as reas de preservao permanente. A ferramenta do sensoriamento remoto utilizada neste estudo demonstrou ser um elemento fundamental no planejamento e execuo da fiscalizao de aes ambientais, tornando-se essencial para o aperfeioamento de mecanismos penais e administrativos e de proteo ao meio ambiente.
Referncias Bibliogrficas

AGNCIA BRASIL; Polcia Federal desmonta a maior rede de corrupo ambiental na Amaznia, na rea do desmatamento e transporte ilegal de madeira. Notcias. Braslia - 02 de junho de 2005. Disponvel em: http://www.ecolnews.com.br/desm_curupira.htm acessado dia 05 de junho de 2010. A UINO, Y.; SOAL EIRO, M. A.; CRAIDE, S.: Governo vai proibir desmatamento em 36 municpios. Agncia Brasil 25/01/2008. Disponvel em: http://www.agrosoft.org.br/agropag/28883.htm acessadio dia 20 de maio de 2010. ARRUDA, R. S. V.: Menky Manoki. Povos Indgenas do Brasil. Disponvel em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/menky -manoki acessado 14 de maio de 2010. FANZERES, A.: Sobe e desce fora da lei. Notcia 10/12/2007. Disponvel em: https://www.oeco.com.br/reportagens/37reportagens/2126oeco_25216?tmpl=compo nent&print=1&page= acessado dia 20 de maio de 2010.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Cidades. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 acessado dia 23 de maio de 2010. MES UITA JUNIOR, . N. de; SILVA, M. C. da; ATANABE, N. Y.; ESTEVES, R. L.; Aplicaes de sensoriamento remoto para o monitoramento do desmatamento da Amaznia. XIII Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianpolis , Brasil, 21-26 abril 2007, INPE, p. 68 35-6842. Disponvel em: http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.23.56.56/doc/6835 6842.pdf acessado dia 24 de abril 2010. MONTEIRO, J. L.G.; Desmatamento na rea de influncia da BR-163. In: BERNARDES, Julia A.; FREIRE PORTELA, A. L. S.; PARPINELLI, N. L.; Caracterizao de uma cidade pequena inserida no contexto do agronegcio mato -grossense. IXI Encontro Nacional de
Geografia Agrria , So Paulo, 2009, pp. 1 -18. Disponvel em:

http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/arti gos/Portela_ALS.pdf, acessado dia 20 de maio de 2010. SC ENK, L. M.: Conflitos Scio-Econmicos-Ambientais Relativos ao Avano do Cultivo da Soja em reas de Influncia dos Eixos de Integrao Desenvolvimento no Estado de Mato Grosso. Dissertao Doutorado - Rio de Janeiro: UFRJ / Geocincias, 2005, 314 pg. SC ENK, L. M.; Domnios Biogeogrficos. In: MORENO, Gislaene; IGA, Tereza C. S.; MAITELLI, Gilda T. (orgs); Geografia de Mato Grosso: territrio, sociedade,
ambiente. - - Cuiab: Entrelinhas, 2005.

ZAMPARONI, C. A. G. P.; Desmatamento e

uestes Socioambientais na Pr -

Amaznia Mato-Grossense. In: MAITELLI, Gilda T.; ZAMPARONI, Cleusa A. G. P.(orgs): Expanso da Soja na Pr -Amaznia Mato-Grossense: Impactos
socioambientais . Cuiab MT: Entrelinhas: EdUFMT, 2007, 191 pags.

Вам также может понравиться