Вы находитесь на странице: 1из 3

O GUARANI - Jos de Alencar ( Resumo)

O Guarani (1857) o primeiro de uma srie de trs romances indianistas Iracema (1865) e Ubirajara (1874) produzidos pelo escritor. Por que motivo, o leitor perguntar, Alencar ocupou-se em trazer luz personagens como Peri, Iracema ou Ubirajara?

Por trs motivos fundamentais:


1. Em primeiro lugar porque o Romantismo portugus, principalmente o de Alexandre Herculano, imitando o Romantismo europeu, buscou seus principais heris na Idade Mdia, num tempo sculo XIX - em que a carncia de heris era predominante, perodo ps-revoluo francesa; 2. Em segundo lugar, porque na Europa e, conseqentemente, por influncia, no Brasil, havia o fort e impacto das concepes do mito do "bom selvagem"de Rousseau: quando mais distante da civilizao, mais incorruptvel era o homem; 3. Por ltimo, porque o Brasil encontrava-se recm-libertado do jugo portugus e, dessa forma, devia fazer valer seus mitos. Quais? Talvez por inspirao gonalvina, da primeira gerao romntica, o ndio tenha sido "redescoberto"por Alencar como uma forma de apresentar um legtimo heri: bom, belo, justo e verdadeiro. Geralmente, quando se trata de ler um romance, as pessoas torcem o nariz: Jos de Alencar?! O Guarani?! Pois preciso levar em conta que o escritor um clssico da literatura brasileira e que O Guarani, primeiro romance de vulto do autor que antes publicara Cinco Minutos ( 1856) e A Viuvinha ( 1857) - , uma obra-prima ; alm disso, uma obra-prima tambm do Romantismo brasileiro. Publicado quando o escritor tinha apenas 29 anos, revela um prosador fundamentalmente importante, diante de quem Joaquim Manuel de Macedo, por exemplo, perde o encanto e o brilho. O Guarani foi escrito sob a forma de folhetins para o Dirio do Rio de Janeiro entre os meses de janeiro e abril de 1857 e, ainda naquele mesmo ano, editado em quatro fascculos ( cada uma das 4 partes que compem o romance), o que dar narrativa um contorno definitivo de "romance", no s de folhetim. um clssico da nossa literatura e, no ano em que foi publicado, fez um sucesso estrondoso, o que deu, alis, ensejo sua publicao em volume. Deve ser lido sem temor mesmo assim: uma grande, curiosa e bela narrativa, com feitio pico.

Os romances alencarianos podem ser enfeixados sob quatro divises temticas:


1. romance urbano: aquele cuja ambincia o Rio de Janeiro ; neles podemos observar que o mvel da ao uma complicao sentimental qualquer, uma paixo avassaladora que une dois seres: Cinco Minutos ( 1856) A Viuvinha (1857) Lucola ( 1862) Diva (1864) A Pata da Gazela ( 1879) Sonhos D'Ouro ( 1872) Senhora (1875) Encarnao ( 1893, publicao pstuma) 2. romance indianista: aquele que voltado para a idealizao herica do ndio; os valores como o Bem, o Belo, o Justo e o Verdadeiro so destacados. Esses romances valorizam o ndio como representante mximo da brasilidade.

O Guarani ( 1857) Iracema ( 1865) Ubirajara ( 1874) 3. romance histrico: aquele que tem um ncleo histrico, mas cujo desenvolvimento ficcional. O Guarani um bom exemplo tambm de romance histrico, posto que D. Antnio de Mariz personagem histrica dos primeiros tempos coloniais. As Minas de Prata (1865-1866) Alfarrbios (1873) A Guerra dos Mascates ( 1871-1873) 4. romance regionalista: aquele que tem a espacialidade adaptada a regies longnquas do Brasil e capta os seres dessas regies, seus costumes, valores e, muitas vezes, at as expresses dos falares daquelas regies. O Gacho ( 1870) O tronco do Ip ( 1871) Til ( 1872) O sertanejo (1875) Alencar escreveu ao todo 21 romances; dentre eles, nenhum merece qualquer tipo de repreenso quanto ao enfoque ou estilo Classificao: histrico ou indianista? Uma "lngua brasileira": " Ns, escritores nacionais, se quisermos ser entendidos de nosso povo, havemos de falar-lhe em sua lngua, com os termos e locues que ele entende, e que lhe traduzem nossos usos e sentimentos." ( Jos de Alencar)

A estrutura do romance:
O romance esta dividido em quatro partes: Parte I - Os Aventureiros ( 15 captulos: Cenrio, Lealdade, A Bandeira, A Caada, Loura e morena, A Volta, A Prece, Trs linhas, Amor, Ao Alvorecer, No Banho, A Ona, Revelao, A ndia, Os Trs) Parte II - Peri ( 14 captulos: A Carmelita, Iara!, Gnio do Mal, Ceci, Vilania, Nobreza, No Precipcio, O Bracelete, Testamento, Despedida, Travessura, Pelo Ar, Trama, A Xcara) Parte III - Os Aimors ( 14 captulos: Partida, Preparativos, Verme e Flor, Na Treva, Deus dispe, Revolta, Os Selvagens, Desnimo, Esperana, Na Brecha, O Frade, Desobedincia, Combate, O Prisioneiro) Parte IV - A Catstrofe ( 11 captulos: Arrependimento, O sacrifcio, Sortida, Revelao, O Paiol, Trgua, peleja, Noiva, O Castigo, Cristo, Eplogo)

Parte I
PRLOGO Minha prima. Gostou da minha histria, e pede-me um romance; acha que posso fazer alguma coisa neste ramo de literatura. Engana-se; quando se conta aquilo que nos impressionou profundamente, o corao que fala; quando se exprime aquilo que outros sentiram ou podem sentir, fala a memria ou a imaginao. Esta pode errar, pode exagerar-se; o corao sempre verdadeiro, no diz seno o que sentiu; e o sentimento, qualquer que ele seja, tem a sua beleza. Assim, no me julgo habilitado a escrever um romance, apesar de j ter feito um com a minha vida. Entretanto, para satisfaz-la, quero aproveitar as minhas horas de trabalho em copiar e remoar um velho manuscrito que encontrei em um armrio desta casa, quando a comprei. Estava abandonado e quase todo estragado pela umidade e pelo cupim, esse roedor eterno, que antes do

dilvio j se havia agarrado arca de No, e pde assim escapar ao cataclisma. Previno-lhe que encontrar cenas que no so comuns atualmente, no as condene primeira leitura, antes de ver as outras que as explicam. Envio-lhe a primeira parte do meu manuscrito, que eu e Carlota temos decifrado nos longos seres das nossas noites de inverno, em que escurece aqui s cinco horas. Adeus. Minas, 12 de dezembro. Antes de iniciar o romance, a parte I guarda este Prlogo, uma espcie de explicao do porqu do romancista ter escrito o seu livro, uma maneira de proteger-se, apegar-se a algo conveniente ou, talvez, um motivo que o justifique. Uma "prima" pede um romance, o narrador oferece-lhe um manuscrito que "encontrou" em um armrio da casa, quando a comprou. Mais: previne a prima de que encontrar nele "cenas que no so comuns atualmente, no as condene primeira leitura, antes de ver as outras que as explicam." Assim, portanto, se inicia nosso romance: um livro que est sendo refeito pelo narrador e que, pelo assunto de que trata, ser surpreendente... E quo surpreendente ser.

Вам также может понравиться