Вы находитесь на странице: 1из 5

As Lutas de Um Vencedor

Pr. Josu Gomes

AS LUTAS DE UM VENCEDOR
Daniel 6:1-28 I) - INTRODUO 1. Quantos aqui so derrotados? Quantos so vencedores? 2. Eu quero lhes falar das lutas que algum precisa enfrentar para ser um vencedor. Guarde isso: A. Para SER um vencedor voc tem que estar disposto a enfrentar todo tipo de luta e para e para continuar tendo vitrias, voc continuar tendo lutas; B. Se voc imagina que ao chegar no topo da vitria as lutas vo cessar, est enganado. Entenda, as lutas nunca acabaro enquanto estivermos na terra; C. Diga para o seu vizinho: FILHO, AS LUTAS NO ACABAM . 3. Vamos aprender com o exemplo da Daniel, atravs das terrveis lutas que teve que enfrentar, a maneira de nos tornarmos filhos de Deus vencedores. II) UM HOMEM ESCOLHIDO v. 2 e 3 1. Daniel tornou-se um dos 3 prncipes que tinham autoridade sobre 120 presidentes. 2. Homens chamados para que o rei no sofresse dano: A. Dentre tantas pessoas, voc foi escolhido por Deus, para alm de ser salvo, trabalhar para que o reino de Cristo no sofra dano. 3. Um homem com ESPRITO EXCELENTE: A. Quem tem esprito excelente se distingue dos demais; B. Torna-se um vencedor; C. chamado por Cristo para zelar pelo seu reino; D. Torna-se abenoado e ungido; E. Busque um esprito de excelncia para a sua vida, ento voc far a diferena. 4. Por ter um esprito excelente, o rei pensava constitu-lo sobre TODO o reino: A. Sabe o que isso significa? Todas as portas se abrem para voc; B. O seu patro confia tanto em voc que compartilha o controle dos negcios e lhe concede autoridade sobre os demais; C. Pea: Esprito Santo, eu preciso de um esprito excelente. Ento, as portas se abriro de uma forma que voc nunca imaginou, porque Deus d abundantemente mais, alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o Seu poder que opera em ns.

As Lutas de Um Vencedor

Pr. Josu Gomes

III) L VEM PERSEGUIO V. 4 1. Juntaram-se 2 prncipes e120 presidentes para impedir que Daniel fosse agraciado pelo rei. 2. Se voc deseja um esprito excelente, a perseguio ser inevitvel: A. Se prepare porque algumas pessoas se viraro contra voc; B. Sabe por que muita gente fala mal de um bom pastor? porque ele tem um esprito excelente; C. Sabe porque muita gente no gosta de pessoas ousadas que desafiam o impossvel? Porque so abenoados, se destacam dos demais, conquistam bons negcios, ousam comprar uma casa, um carro, constroem uma bela famlia; 122 contra, mas a favor estava o rei. Quero te dizer que o Rei Jesus est a seu favor, para lutar por voc; Ns no camos e no somos destrudos por causa das misericrdias do Rei Jesus. No tenha medo das lutas porque o rei Jesus est a seu favor! Podem estar todos contra voc, porm, voc com Deus maioria. 3. Queriam achar ocasio contra Daniel, mas no encontravam, porque ele era fiel, sem vcio e sem culpa: A. Voc precisa ser achado assim; B. Seus inimigos e o diabo no encontraro motivos de culpa. Mas como se somos pecadores? porque o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado; C. O diabo pode dizer que voc culpado, buzinando no seu ouvido, mas, o Rei Jesus diz que no, pois quando Ele perdoa, Ele esquece; D. O diabo pode mostrar uma enorme lista com todos os seus pecados, mas no final dela est escrito: todos esses pecados foram perdoados por Jesus; E. Voc deseja ser liberto hoje? Ento, confesse o seu pecado a Jesus Cristo; F. Levante a sua mo e agradea a Jesus por todos os pecados perdoados. 4. Saiba que o inimigo no desiste, tentar lhe oprimir de uma outra forma. Arranjar uma brecha. O v. 5 narra a nova estratgia do inimigo contra Daniel. Ele vai tentar fazer com que aquilo que voc acredita se vire contra voc.

IV) UMA GRANDE ARMAO: PROIBIDO ORAR v. 7 1. A grande armao dos prncipes e presidentes, envolvendo os prefeitos, os capites e os governadores, para fazer o rei assinar um edito real. Durante 30 dias, qualquer petio somente seria feita ao Rei. proibido falar com Deus: A. Se passarmos trinta dias sem orar, a comunicao e a comunho com Deus estaro interrompidas; B. Trinta dias sem louvor, sem adorao e sem glorificao, so trinta dias de ausncia da glria de Deus; 2

As Lutas de Um Vencedor

Pr. Josu Gomes

C. Quanto tempo voc fica sem falar com Deus? 2. O que teria pensado Daniel? A. Se eu orar serei lanado na cova dos lees? B. Eu vou orar depois de trinta dias. Deus sabe do meu problema, qualquer um faria isso no meu lugar. 3. Se num prazo de trinta dias, voc corresse risco de vida pelo fato de orar, ou fazer uma obra para Deus, o que voc faria? A. Ah! Trinta dias passam rpido; B. Muita gente diria, Pastor fecha a igreja; C. Outros sugeririam parar todos os eventos evangelsticos (a ameaa que recebi para no realizar a procisso).

V) UMA JANELA PARA O CU v. 10 1. Quando Daniel soube da notcia de que a coisa ia ficar feia para o seu lado, entrou em sua casa: A. Foi para o seu quarto; B. Abriu as janelas que davam para Jerusalm; C. Era seu costume ajoelhar trs vezes ao dia para orar e dar graas ao seu Deus; D. No mudou o seu hbito e muito menos o seu relacionamento com Deus. 2. A nossa vida deve ser uma JANELA ABERTA PARA O CU. Um lugar que aponta para uma ntima comunho com Deus e para satisfazer aos seus intentos.

VI) PROVAES PARA UM HOMEM FIEL A DEUS v. 11-13-16-18 1. Aqueles homens sabiam que estavam lidando com um fiel servo de Deus. Portanto, no foi difcil encontr-lo orando ao seu Deus v. 11: A. No acharam Daniel escondido e nem murmurando; B. Ele no estava revoltado falando mal do rei e muito menos questionando o Senhor. Acharam Daniel de joelhos, quebrantado diante de Deus; C. O seu inimigo precisa lhe encontrar de joelhos, quebrantado, orando, com as janelas da alma abertas para o trono da graa; D. assim que voc encontra o caminho da vitria, assim que se forjam grandes vencedores, assim que se encontra poder para vencer as lutas da vida. 2. Os inimigos de Daniel correm para o rei e denunciam Daniel. Sabiam at quantas vezes Daniel orava por dia v. 13.

As Lutas de Um Vencedor

Pr. Josu Gomes

3. Mesmo confiando em Daniel o rei ordenou que o lanassem na cova dos lees, pois no podia voltar atrs no seu decreto v. 16: A. Haver situaes em que nenhuma autoridade terrena poder lhe ajudar, mesmo que queira; B. Observe a palavra do rei: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, Ele te livrar; C. Eu quero profetizar sobre a sua vida: Deus lhe dar vitria sobre as lutas; O Senhor lhe tornar mais que vencedor; Jesus Cristo operar uma tremenda libertao na sua vida e voc nunca mais ser o mesmo. 4. Nem sempre Deus nos livra de passar pelo vale de sombra da morte, ou pela cova de lees devoradores. no vale, na caverna escura, que somos moldados e experimentamos o poder da presena daquele que nos ama: A. Voc que est no vale, na cova de lees, Deus marcou um encontro contigo. Ele quer lhe dizer que onde voc estiver, Ele estar contigo. Basta voc querer; B. Na cova das provaes, Deus vai operar um grande milagre. 5. Daniel na cova e o rei sem dormir v. 18. A. Quero lhe dizer que enquanto voc passa por provaes o Esprito Santo est acordado lutando em seu favor; B. Suplicando diante de Deus com gemidos inexprimveis; C. Mesmo no vale de sombra e morte, Deus estar com voc.

VII) O DEUS LIBERTADOR v. 20-21-22-23 1. Teria Deus o poder de livrar um homem, da voracidade de lees famintos? A. O rei precisava descobrir o poder libertador de Deus v. 20; B. O mundo precisa ver que voc um servo do Deus vivo; C. Voc precisa descobrir o tremendo poder libertador de Deus. 2. V. 21 - rei vive para sempre: A. A voz que soou da cova no era simplesmente para o amigo; B. Era tambm uma exaltao a um Rei maior, aquele que tem poder sobre o devorador; C. Na dependncia de um milagre de Deus, levante a mo e declare: REI JESUS, TU VIVES PARA SEMPRE; D. Deus vai lhe dar vitria, mas no se esquea de algo muito importante: Faa como Daniel, d um testemunho: v. 22. 3. Aquele que cr no Senhor no sofre dano algum v. 23. Voc vai sair da sua luta sem dano algum. Levante a sua mo e diga: O MEU DEUS GRANDE!. Profetize vitrias agora para a sua vida.

As Lutas de Um Vencedor

Pr. Josu Gomes

VIII) DEUS DESTRUIR O INIMIGO v. 24-26-27-28 1. O rei ordenou que os acusadores de Daniel, juntamente com todos os seus, fossem lanados na cova dos lees. Ainda no tinham chegado ao fundo, quando os lees se apoderaram deles e esmigalharam todos os ossos v. 24. 2. Deus, o Leo da tribo de Jud, vai esmigalhar todas as resistncias e adversidades. 3. A sua batalha servir para que os seus amigos, familiares e conhecidos vejam e glria de Deus e glorifiquem o Seu nome v. 26-27. 4. Depois da peleja Daniel foi coroado com prosperidade v. 28.

Вам также может понравиться