Вы находитесь на странице: 1из 8

CdigodeDesenvolvimentoSustentveldo Fornecedor

Cdigo de Desenvolvimento Sustentvel do Fornecedor

CONTEDO

Introduo Expectativas dos nossos Fornecedores Segurana e Sade Ocupacional Emprego e Condies de Trabalho HIV / AIDS Integridade do Negcio e tica Cidadania Corporativa Administrao do Meio Ambiente Implementao e Avaliao Implementao Avaliao No-conformidade Geral Referncias

___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________

3 4 4 4 5 5 6 6 7 7 7 8 8 8

Cdigo de Desenolvimento Sustentvel do Fornecedor

Introduo
nossa viso que toda nossa cadeia de suprimentos se engaje e compartilhe nosso compromisso com o desenvolvimento sustentvel. Ns encorajamos nossos fornecedores a percorrer esta jornada conosco, demonstrando seu compromisso para com o desenvolvimento sustentvel e esforando-se para seguir este cdigo. Como nossos valores essenciais esto alicerados na integridade, ns esperamos que nossos empregados e fornecedores sejam honestos em todos os mbitos de negcio. Ns insistimos em um lugar de trabalho que seja seguro, saudvel e compreensivo com o estar dos empregados; ns nos empenhamos em conduzir nossos negcios de maneira a maximizar os benefcios e minimizar os impactos negativos nas comunidades associadas a nossas operaes. Ns esperamos o mesmo de nossos fornecedores. Este Cdigo de Desenolvimento Sustentvel do Fornecedor Anglo American ("Cdigo) deve ser lido em conjunto com nossa poltica de Desenvolvimento Sustentvel na Cadeia de Suprimentos da Anglo American, que sustentada por trs princpios fundamentais:

Possui aplicao universal: Nossa poltica tange a todos os fornecedores que desejam fazer negcios com a Anglo American e toda a equipe Anglo American, particularmente todos aqueles envolvidos no relacionamento com fornecedores em nome da Anglo American.

Uma jornada de melhoramento contnuo: Ns trabalharemos proativamente com nossos fornecedores para continuamente aperfeioar e solidificar boas prticas dentro dos processos da cadeia de suprimentos.

Adoo de padres simples e consistentes: Ns continuaremos a desenvolver e apurar padres comuns e consistentes, que sejam eficientes e eficazes, por todo o grupo Anglo American.

Este Cdigo est baseado na poltica de Boa Cidadania da Anglo American: Nossos Princpios de Negcios e em nossos princpios de desenvolvimento sustentvel. Ele foi concebido para ajudar os fornecedores a compreender o que a Anglo American espera deles no que diz respeito ao desenvolvimento sustentvel. As polticas Anglo American mencionadas esto disponveis em nosso website: www.angloamerican.co.uk.

Como este cdigo contm padres que a Anglo American considera obrigatrios, bem como padres enfaticamente recomendados, a Anglo American entende que talvez tenha que colaborar com os fornecedores no fortalecimento de sua capacidade em cumprir estes padres. Como tal, ns vemos este processo como um processo em evoluo, interativo e de colaborativo.

Cdigo de Desenvolvimento Sustentvel do Fornecedor

Expectativas dos nossos Fornecedores


SEGURANA E SADE OCUPACIONAL Os fornecedores devem se esforar em alcanar as melhores prticas de amparo a segurana e a sade de sua fora de trabalho. Os fornecedores devem: Ter uma poltica adequada de amparo a segurana e a sade de sua fora de trabalho, com uma viso de zero acidentes e de uma fora de trabalho saudvel e produtiva. Lutar para eliminar fatalidades, acidentes relacionados ao trabalho e prejuzos a sade de sua fora de trabalho. Cumprir com toda a legislao, regulamentos, estatutos e qualquer norma, quando aplicvel, ao prover servios ou produtos a Anglo American. Ademais, os fornecedores realizando trabalhos em um site da Anglo American devem assegurar que eles cumprem com todas nossas normas corporativas e especficas de segurana e sade ocupacional, O jeito Anglo de gerenciar a Segurana, Os padres de Risco Fatal Anglo, O jeito Anglo de gerenciar a Sade Ocupacional, e padres de desempenho relevantes, e que eles tenham uma compreenso clara das conseqncias do seu no cumprimento. Recomenda-se enfaticamente aos fornecedores colaborar com a Anglo American na identificao de oportunidades de melhoria na segurana e minimizao de impactos na sade ocupacional. EMPREGO E CONDIES DE TRABALHO Os fornecedores devem comprometer-se com prticas de trabalho justas e assegurar que suas condies de trabalho cumprem com todas as leis aplicveis e padres industriais difundidos. Os fornecedores devem: Proibir a explorao do trabalho infantil. No tolerar trabalho forado. No tolerar tratamento desumano de sua fora de trabalho, incluindo qualquer forma de abuso fsico, sexual ou verbal, ou qualquer outra forma de intimidao. Reconhecer e respeitar o direito de sua fora de trabalho a liberdade de associao.

Cdigo de Desenvolvimento Sustentvel do Fornecedor

Operar com meios justos e adequados na determinao de termos de condies de trabalho, incluindo, mas no limitado a, horas de trabalho e remunerao. Eliminar todas as formas de discriminao e promover a diversidade de sua fora de trabalho. Assegurar que as acomodaes, quando fornecidas, sejam limpas e seguras e cumpram com as necessidades bsicas da fora de trabalho.

HIV/AIDS A Anglo American encoraja os fornecedores a se unirem a eles na luta contra o HIV/AIDS. Quando o HIV/AIDS for predominante em uma localidade que abrigue operaes de fornecedores, os mesmos: Devem se esforar para eliminar qualquer estigma ou discriminao baseada na condio real ou percebida de contaminao pelo HIV. Deveriam ter uma poltica clara para a abordagem dos problemas relacionados a AIDS no local de trabalho, fundamentada em aconselhamento e testes voluntrios e na confidencialidade do paciente. So encorajados a ter uma estratgia de preveno e tratamento ligados a programas de assistncia queles com AIDS.

INTEGRIDADE DO NEGCIO E TICA Os fornecedores devem ser responsveis em conduzir seus negcios de uma forma tica e atuando com integridade. Os fornecedores devem: Cumprir com todas as leis aplicveis no desempenho de seus contratos com Anglo American. Os fornecedores devem assegurar que suas operaes, produtos e servios fornecidos a Anglo American cumpram com todas as leis nacionais e outras leis aplicveis, incluindo aquelas relacionadas prticas competitivas. Quando atendendo a Anglo American, os fornecedores devem cumprir com quaisquer padres, instrues e procedimentos especficos de cada site. Opor-se corrupo. Corrupo, suborno, fraudes e desfalques so proibidos. Os fornecedores no devem pagar ou aceitar subornos, tolerar qualquer forma de lavagem de dinheiro ou participar em outros incentivos ilegais no negcio. Estar comprometido com a transparncia e a responsabilidade em suas negociaes.

Cdigo de Desenvolvimento Sustentvel do Fornecedor

CIDADANIA CORPORATIVA Os fornecedores devem ser bons cidados corporativos dentro das comunidades em que operam. Ns enfaticamente recomendamos aos fornecedores a: Apoiar os princpios estabelecidos na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Respeitar a dignidade humana e o direito dos indivduos e das comunidades associadas com suas operaes. Fazer uma contribuio para o bem estar econmico, social e educacional das comunidades onde eles operam. Ter conscincia do impacto s comunidades locais quando recrutar, contratar e acomodar a fora de trabalho. Onde for aplicvel, operar em conformidade com os Princpios de Voluntrios de Segurana e Direitos Humanos. Reconhecer a herana cultural e tradies das comunidades indgenas e tratar qualquer assunto com um esprito de respeito, confiana e dilogo.

ADMINISTRAO DO MEIO AMBIENTE Os fornecedores devem se esforar em alcanar boas prticas no gerenciamento de materiais e do meio ambiente. Os fornecedores devem ter uma poltica ambiental adequada. Os fornecedores devem cumprir com toda a legislao, regulamentos, estatutos e quaisquer pautas aplicveis, quando fornecerem servios e produtos a Anglo American. Ademais, os fornecedores realizando trabalhos em um site da Anglo American devem se assegurar que cumprem com os padres apropriados especificados no Jeito Anglo de Gerenciamento Ambiental. Para os fornecedores especficos, as certificaes ISO 14001 ou de Cuidado Responsvel obrigatrio. Outros mdios e grandes fornecedores so fortemente recomendados a adotar esses sistemas de gerenciamento. Os fornecedores so encorajados a colaborar com a Anglo American na identificao de oportunidades e devem atentar para melhoria dos seguintes itens: - Consumo de energia e emisses de gs de relacionados ao efeito estufa - O uso responsvel da gua

Cdigo de Desenolvimento Sustentvel do Fornecedor

- O manuseio, transporte e disposio seguros de produtos qumicos. - O gerenciamento de lixo, emisses ao ambiente e descarga de resduos.

IMPLEMENTAO e AVALIAO

Atravs da implementao, o resultado final deveria ser tanto a reduo de risco para Anglo American e o fornecedor, quanto o surgimento de uma conscientizao referente ao desenvolvimento sustentvel e de desempenho ao longo da cadeia de valor. Implementao Ao selecionar fornecedores, a Anglo American ir, em conjunto com o critrio de avaliao selecionado, mostrar preferncia aos fornecedores que apresentarem comprometimento com o desenvolvimento sustentvel. Os fornecedores so responsveis por assegurar a implementao deste Cdigo em sua organizao. Os fornecedores devem assegurar que este Cdigo seja replicado em sua cadeia de suprimentos. Os fornecedores devem assegurar que seus agentes, contratados e fornecedores sejam conscientizados sobre este Cdigo e suas implicaes. Os fornecedores devem manter sistemas de gerenciamento efetivos que sejam baseados em negcios slidos e princpios cientficos, que incluam o estabelecimento de objetivos e metas adequados, avaliando o desempenho regularmente e praticando a melhoria contnua. Quando se comprometer com fornecedores, a Anglo American levar em considerao o tamanho e maturidade do fornecedor. Avaliao Aos fornecedores pode se solicitado o preenchimento de um questionrio de auto-avaliao baseado neste Cdigo, o fornecimento de provas s declaraes feitas e que demonstrem que este Cdigo seguido. Os fornecedores devem proporcionar relatrios claros, acurados e adequados dos indicadores acordados, conforme determinado entre as partes. A Anglo American pode agendar visitas ao site e auditorias realizadas por gerentes/auditores Anglo American ou terceirizados, para verificar o cumprimento deste Cdigo. Portanto, ns esperamos que nossos fornecedores permitam equipe Anglo

Cdigo de Desenvolvimento Sustentvel do Fornecedor

American, ou aos auditores terceirizados designados pela Anglo American, auditar as operaes tendo acesso a documentao, premissas e funcionrios relevantes. No conformidade Quando elementos deste Cdigo no forem encontrados, o fornecedor pode ser requisitado a preparar, documentar e implementar um plano de ao corretiva para adequar a situao e prevenir sua recorrncia. No caso de no conformidade, a Anglo American pode colaborar ou ajudar os fornecedores a se adequarem. A Anglo American se reserva o direito de se desassociar do fornecedor que no cumprir com este Cdigo. Geral Ns encorajamos os fornecedores a assumir responsabilidade pessoal para garantir que toda conduta de negcios cumpra com os princpios deste Cdigo. Ningum ser penalizado ao levantar, junto administrao Anglo American, violaes deste Cdigo ou qualquer preocupao tica ou legal. Os fornecedores tambm podem usar o "Speak Up" em www.anglospeakup.com para reportar qualquer prtica de negcio inapropriada, incluindo comportamento inadequado demonstrado por funcionrios Anglo American. REFERNCIAS As seguintes referncias foram utilizadas e podem ser indicadas aos fornecedores caso sejam solicitados detalhes adicionais: International Labour Organisation Core Labour Standards Universal Declaration of Human Rights United Nations Global Compact International Council on Mining & Metals: Framework for Sustainable Development Voluntary Principles on Security and Human Rights International Standards Organisation 9001 (ISO 9001) International Standards Organisation 14001 (ISO 14001) Occupational Health and Safety Assessment Series 18001 (OHSAS 18001) Social Accountability 8000 (SA 8000)

Este Cdigo de Desenvolvimeno Sustentvel do Fornecedor ser avaliado pela Anglo American em intervalos apropriados e revisado quando considerado necessrio. As mudanas sero comunicadas efetivamente aos fornecedores.

Вам также может понравиться