Вы находитесь на странице: 1из 2

ANLISE DE DISCURSO Eni P.

Orlandi

INTRODUO
Podemos dizer que a anlise de discurso pressupe a psicanlise, a lingstica e o marxismo. E os pressupe na medida em que se constitui da relao de trs regies cientficas: a da teoria da ideologia, a da teoria da sintaxe e da enunciao, e a teoria do discurso como determinao histrica dos processos de significao. A anlise de discurso vai-se constituir como uma disciplina de entremeio. Fazendo-se na contradio dos trs campos de saber a lingstica, a psicanlise e o marxismo ela ter um particular desenho particular. A anlise do discurso vai colocar questes da lingstica para a lingstica assim como vai colocar questes das cincias sociais para as cincias sociais, interrogando-as, pois, no campo mesmo em que elas se constituem.

LNGUA E FALA , LNGUA E DISCURSO


A anlise de discurso desloca a dicotomia entre lngua e fala e prope uma relao no dicotmica entre lngua e discurso. Segundo Saussure a lngua o sistema onde tudo se mantm. social, constituda de constantes. De seu lado,a fala ocasional, histrica, individual e constituda de variveis. Ao separar lngua e fala, separa-se ao mesmo tempo o que social e o que histrico.

O QUE DISCURSO
Dizer que o discurso efeito de sentidos entre locutores significa deslocar a anlise de discurso do terreno da linguagem como instrumento de comunicao. Alm disso significa, em termos do esquema elementar da comunicao, sair do comportamentalismo que preside a relao entre locutores como relao de estmulo e resposta em que algum toma a palavra transmite uma mensagem a propsito de um referente e baseando-se em um cdigo que seria a lngua, o outro responde e teramos a o circuito da comunicao.

CONDIES DE PRODUO
As condies de produo incluem os sujeitos e a situao. A situao, por sua vez, pode ser pensada em seu sentido estrito e em sentido lato. Em sentido estrito ela compreende as circunstncias da enunciao, o aqui e o agora do

dizer, o contexto imediato. No outro lato, a situao compreende o contexto scio-histrico, ideolgico, mais amplo. O sujeito da anlise de discurso no o sujeito emprico, mas a posio sujeito projetada no discurso. Isto significa dizer que h em toda lngua mecanismos de projeo que nos permitem passar da situao sujeito para a posio sujeito no discurso. Temos ainda a possibilidade de antecipao que a capacidade que todo locutor tem de colocar-se na posio de seu interlocutor experimentando essa posio e antecipando-lhe a resposta. Alm da antecipao, faz parte da prtica discursiva o que chamamos relaes de sentidos. Segundo as relaes de sentidos, podemos dizer que o que dizemos tem relao com os outros dizeres e que isto faz parte dos efeitos de sentidos de nosso dizer. Todo discurso portanto aberto em suas relaes de sentidos.

A ANLISE, O TEXTO, O DISCURSO


Em um primeiro passo da anlise o analista toma o material bruto lingstico como tal (o corpus, os textos) e por um primeiro lance de anlise ele proceder de superficializao desse material, sua de-sintagmatizao. Obter assim o que chamamos o objeto discursivo. O objeto discursivo corresponde ao material analisado, mas j resulta de um passo de anlise. Quando conhecemos o processo discursivo podemos dispensar o material de anlise inicial, pois estaremos de posse do funcionamento discursivo que pode ser generalizado para outros conjuntos de materiais, outros textos. O processo discursivo definido por M. Pcheux (1975) como o sistema de relaes de substituio, parfrases, sinonmias etc. que funcionam entre elementos lingsticos significantes em uma formao discursiva dada.

Вам также может понравиться