Вы находитесь на странице: 1из 16

Anlise ambiental das ilhas do Apara e Itauc, municpio de So Sebastio, So Paulo, Brasil.

Oliveira, Diego Emanuel Campos; Campos, Fausto Pires de; Furlan, Sueli ngelo.

Gegrafo. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas (FFLCH), Universidade de So Paulo (USP) Brasil. E-mail: diegoeco.oliveira@gmail.com Bilogo. Instituto Florestal, Secretaria do Meio Ambiente de So Paulo (SMA) - Brasil. Gegrafa. Departamento de Geografia, FFLCH, USP - Brasil.
RESUMO

Muitos stios de reproduo de aves marinhas insulares na costa do Estado de So Paulo, apesar de serem pontos crticos para a con servao ambiental, no so protegidos integralmente, estando expostos a ameaas que incluem desde o furto de ovos das aves e incndios criminosos a maus tratos fauna e flora local. O presente trabalho realizou a anlise ambiental de duas ilhas costeira s recentemente protegidas pela legislao ambiental que constituem colnias de aves marinhas ameaadas de extino no litoral paulista (Itauc e Apara, no municpio de So Sebastio), e comparou-as com outra abrangida por unidade de conservao da naturez a desde 1977 (Ilha da Prainha, no Parque Estadual da Ilhabela). A partir dos levantamentos e observaes em campo e da pesquisa bibliogrfica, verificou-se que as ilhas que no so protegidas sofrem grandes perturbaes na flora e nas colnias de aves marinhas (Sterna hirundinacea, Thalasseus sandvicensis eurygnatha e Thalasseus maximus, sendo que T. maximus procria exclusivamente no Estado de So Paulo e tambm considerada ameaada segundo a lista federal). Observou-se que aps a criao de uma unida de de conservao necessrio o desenvolvimento da gesto e do manejo e uma fiscalizao rigorosa e efetiva.
Palavras-chave: Biogeografia, ilhas, aves insulares, conservao, So Paulo.

Introduo

A Biogeografia Insular originou grande parte das pesquisas na rea ambiental, especialmente no que diz respeito ecologia e biogeografia histrica. A Teoria do Equilbrio de Biogeografia Insular TEBI trouxe uma enorme contribuio nesse sentido, dando a base necessria para novos estudos de caso e p esquisas empricas. Nota-se, contudo, que pequenos fragmentos de floresta tropical em ambientes insulares diminutos tendem a ser preteridos quando se pensa em reas prioritrias para conservao. Nesse sentido, decidiu-se conhecer melhor esses ambientes, para que a teoria pudesse ser pensada na prtica, produzindo conhecimento cientfico sobre pequenas ilhas do litoral paulista. Seguindo os preceitos bsicos da TEBI, foram escolhidas ilhas que se encontram em latitudes semelhantes, todas prximas costa atlntica sudeste do Brasil, de tamanho reduzido, e que se constituem em reas de pouso ou nidificao de aves insulares marinhas. Tambm se mostrou necessrio um ambiente de controle, para servir de parmetro para a pesquisa. Dessa forma, foram escolhidas duas ilhas recentemente protegidas, Itauc e Apara , em So Sebastio, e a Ilha da Prainha , pertencente ao Parque Estadual da Ilhabela litoral nordeste do Estado de So Paulo - Brasil. Para a anlise e comparao das ilhas fo i utilizado mtodo de avaliao ambiental. Sua adoo tem como propsito possibilitar a comparao entre as ilhas objeto de estudo, sem pretender eleger uma delas como prioritria para conservao. Torna-se fundamental, portanto, apreciar a vegetao das ilhas e sua relao com o entorno; conhecer as aves que habitam o litoral paulista e, especialmente, aquelas que so vistas com maior frequncia em pouso ou nidificando nas ilhas objeto de estudo; e apreciar o histrico do processo de criao de unidades d e conservao no litoral paulista. Espera-se, assim, contribuir para o enriquecimento do conhecimento acerca das ilhas desse estado.
Objetivo

O objetivo principal da pesquisa foi realizar a anlise ambiental de duas pequenas ilhas costeiras recentemente protegidas pela legislao ambiental que constituem colnias de aves marinhas ameaadas de extino ou quase ameaadas de extino no litoral paulista: Itauc e Apara, municpio de So Sebastio.

Justificativa

O estudo da biogeografia de ilhas, relativamente recente, se tornou importante ao favorecer a compreenso dos processos biolgicos nos fragmentos florestais e, consequentemente, das implicaes dos processos antrpicos, como desmatamentos, fragmentao de habitats e extermnio da fauna (FURLAN, 1997). A criao das Estaes Ecolgicas Tupinambs 1 e dos Tupiniquins 2 nos anos 1980 consistiu de iniciativa pioneira no Estado de So Paulo - Brasil. Essas Unidades de Conservao protegem algumas formas insulares de porte mdio que contm fragmentos de Mata Atlntica e, ao mesmo tempo, abrangem seu entorno marinho no raio de 1km, a partir da linha da costa, caracterizando -o como parte integrante a ser administrada (OLIVEIRA et al., 2007). Em 1993 foi criado o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, que abrange um retngulo com cerca de 5.000ha de mar. Essa nova determinao legal demonstrou uma mudana substancial no tipo de preocupao vigente desde a criao dos parques estritamente insulares da Ilha do Cardoso (1962), da Ilhabela (1977 ) e da Ilha Anchieta (1977). Esses parques no abrangem a transio do territrio protegido para ambientes aquticos e esto sob a administrao de um rgo cuja tradio institucional preponderantemente para pesquisa em produo florestal 3. Ao longo de todo o litoral paulista existe um total de 142 formas insulares das quais cerca de 104 so exclusivamente marinhas, entre ilhas, ilhotas e lajes. Esses ambientes insulares carecem de um plano de estudos da representatividade dos ecossistemas abrangidos. preciso ampliar os estudos que permitam a sistematizao e o planejamento geral da conservao das ilhas paulistas, assim como o estabelecimento de medidas e indicadores confiveis para o gerenciamento dos ecossistemas marinhos. Na contramo dessas iniciativas, os agentes de degradao do litoral atuam em larga e rpida escala, deixando um quadro preocupante de danos e poluio. Existem no litoral paulista apenas oito Unidades de Conservao (UCs) da natureza da categoria de proteo integral que abrigam a mbientes marinhos ou
A Estao Ecolgica Tupinambs foi criada pelo Decreto 94.656, de 20 jul. 1987. A Estao Ecolgica dos Tupiniquins foi criada pelo Decreto 92.964, de 22 nov. 1986. 3 Em 29 de dezembro de 2006, por meio do Decreto 51.453, foi criado o Sistema Estadual de Florestas, SIEFLOR. Assim, a Fundao para a Conservao e Produo Florestal do Estado de So Paulo (Fundao Florestal) passou a responsabilizar-se pela gesto das unidades pblicas de conservao e produo do Estado de So Paulo, incluindo o controle, a administrao e a gesto financeira, operacional e tcnica das unidades do SIEFLOR. Por sua vez, o Instituto Florestal de So Paulo (IF) passou a ser responsvel pelo controle, administrao e custeio de atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa nessas mesmas unidades, cabendo ao IF a gesto de parcerias com instituies de pesquisa ou de financiamento para os programas e projetos desenvolvidos.
2 1

apresentam divisas com o mar (sem considerar o trecho costeiro do Parque Estadual da Serra do Mar em Picinguaba). Elas compreendem apenas 35 formas insulares, o que denota baixa representatividade destes ecossistemas. Ao considerarmos as aves insulares como bioindicadoras, as trs ilhas estudadas nesta pesquisa encontram-se entre os ambientes mais ameaados do litoral paulista. O seu estudo poder contribuir para o aprimoramento da rede de UCs no Estado de So Paulo 4.
Materiais e Mtodos

Foram utilizados, para o desenvolvimento desta pesquisa, mapas em diversas escalas, fotografias areas e imagens de satlite disponveis e compatveis com as reas de estudo, alm da bibliografia pesquisada sobre ilhas. Em campo foram necessrios instrumentos de pesquisa (GPS, bssola, binculos, mquina fotogrfica, tesoura de poda, prancheta e papel, barbante, fita mtrica etc.) que auxiliaram na realizao dos levantamentos ambientais. Tendo em vista a caracterizao da rea de estudo e o cumpr imento dos objetivos desta pesquisa, as trs ilhas mencionadas foram pesquisadas em campo para coleta de dados primrios dos habitats . As visitas tiveram a durao de um ou mais dias, dependendo das condies do tempo e de navegao. Nessas visitas, as ilh as foram circundadas via martima e percorridas a p em toda sua extenso. A anlise ambiental das ilhas foi feita com base na utilizao de mtodo que investiga caractersticas fsicas, biolgicas e histricas dos ambientes. Para tanto, serviu como referncia para esta pesquisa o trabalho realizado por Vieitas (1995), procurando demonstrar a importncia da conservao desses ambientes. Em seu trabalho, Vieitas faz uso de 3 sistemas para analisar diversos critrios: Tans, Knutson e Ubatuba. Na presente pesquisa utilizado apenas o ltimo, que se mostra mais apropriado por ter sido desenvolvido especificamente para as ilhas do municpio de Ubatuba (SP), cujas caractersticas principais se assemelham s das ilhas dos municpios de So Sebastio e Ilhabela, uma vez que os trs municpios localizam-se em rea geomorfolgica semelhante o litoral nordeste de So Paulo. Diferentemente do que se costuma buscar ao fazer uso de um sistema de anlise ambiental, no se tem o propsito de determinar reas prioritrias para conservao no presente trabalho. Mesmo porque a rea de estudo compreende apenas trs ilhas, um
Duas espcies encontradas nessas ilhas so consideradas ameaadas de extino, de acordo com a lista do IBAMA de 2003, e uma terceira tem status de quase ameaada e apresenta populaes pequenas (DE n 53.494, 2008). 4
4

nmero bem menos expressivo do que as 23 ilhas que foram objeto de estudo de Vieitas (1995). Sendo assim, sero feitas as anlises sugeridas, mas com o objetivo de demonstrar a importncia de se conservar as trs ilhas estudadas. No Sistema Ubatuba procurou-se padronizar critrios, adotar uma escala nica e estabelecer a equivalncia das unidades de valor. Foram utilizados critrios biolgicos, fsicos, culturais ou de uso humano e estado de conservao, cujos pesos esto embutidos nos valores e refletem sua importncia relativa. De acordo com esse sistema, devem ser feitas trs anlises distintas: anlise biolgica e fsica; anlise do estado de conservao; anlise cultural e de uso humano (BIODIVERSITY SUPPORT PROGRAM apud VIEITAS, 1995). Como proposto por Aseredo (2007) em sua pesquisa recente sobre as ilhas de So Sebastio, os critrios avaliados foram separados em duas anlises distintas: uma biolgica e fsica e outra do estado de conservao, evitando a anlise cultural e de uso humano, uma vez que se trata de ilhas pequenas, sem presena de populao residente. A seguir so apresentados os critrios utilizados em cada uma d as anlises realizadas, juntamente com o valor correspondente a cada item.
Anlise Biolgica e Fsica

Utilizada para a valorao das ilhas de acordo com caractersticas fsicas e biolgicas como tamanho, facilidade de acesso, diversidade de fisionomias vegetais naturais e ocorrncia de espcies raras ou ameaadas.
Tabela 1 Tamanho da ilha Tamanho Valor Tamanho Valor

0,0 - 05 ha 5,1 - 10 ha 10,1 - 50 ha

01 02 04

50,1 100 ha 100,1 500ha > 500 ha

06 08 10

Tabela 2 Acessibilidade s ilhas Acesso (distncia da costa e facilidade de acesso ilha) Valor

Muito Fcil Fcil Difcil Muito Difcil

Ilha com praia Ilha prxima, sem praia e com acesso muito fcil pelo costo Ilha relativamente prxima, com acesso difcil pelo costo Ilha distante, com acesso muito difcil pelo costo

01 03 05 08
5

Tabela 3 Diversidade de fisionomias vegetais naturais Diversidade de fisionomias vegetais naturais Valor

Muito Baixa Baixa Intermediria Alta

1 fisionomia 2 fisionomias 3 fisionomias 4 fisionomias ou mais

02 05 07 10

Tabela 4 Presena de aves nidificando Presena de aves nidificando* Valor

Presena Ausncia considerados.

05 01

* Ninhos, mesmo que vazios, tambm sero

Tabela 5 Ocorrncia de espcie rara ou ameaada Ocorrncia de espcie rara ou ameaada Valor

Ocorre No ocorre
Anlise do Estado de Conservao

03 00

Utilizada para a valorao das ilhas de acordo com caractersticas relacionadas ao seu estado de conservao, como o grau de alterao antrpica, o grau de ameaa e a porcentagem de habitats originais remanescentes.
Tabela 6 Grau de alterao antrpica Grau de alterao antrpica (presena de vestgios de ocupao humana e alteraes visveis na vegetao) Valor

Nulo Baixo Intermedirio Intermedirio

Alterao no detectada Algum lixo, fezes, fogueira reas alteradas de pequena extenso, espcies introduzidas Trilhas, reas alteradas de maior extenso, espcies introduzidas

10 07 06 05

Alto

Todos os itens acima e presena de construes em uso

02

Tabela 7 Grau de ameaa Grau de ameaa (existncia de ameaas aos ambientes naturais da ilha e intensidade da perturbao) Valor

Grande Grande Moderado Moderado Pequeno Pequeno Pequeno

Ilha particular Ilha ocupada de domnio pblico Ilha particular Ilha de domnio pblico Ilha particular Ilha de domnio pblico Destruio improvvel

10 09 08 07 06 05 04

Tabela 8 Porcentagem de habitats originais remanescentes Porcentagem de habitats originais remanescentes ou com alteraes no visveis Valor

Grande Intermediria alta Intermediria Baixa Muito baixa campo.

(em torno de 90 a 100%) (75 a 90%) (50 a 75%) (25 a 50%) (at 25%)

10 08 06 04 02

*Avaliao feita com base em fotos areas e observaes em

Conforme o mtodo proposto, os valores obtidos em cada uma das anlises devero ser somados e os resultados, inseridos em uma matriz de integrao que permitir verificar as ilhas prioritrias para a conservao.
rea de Estudo - litoral de So Paulo

O litoral paulista pode ser dividido em duas reas distintas, de acordo com sua morfologia: o sul, com a presena de depsitos marinhos e fluvio -lagunares quaternrios,

com extensa plancie entre as escarpas da Serra do Mar e o oceano; e o norte, com embasamentos metamrficos pr-cambrianos e Serra do Mar prxima ao oceano. Uma subdiviso do litoral paulista em quatro unidades possvel levando -se em considerao o avano dos embasamentos pr-cambrianos em direo ao mar (SUGUIO; MARTIN, 1978): I Cananeia-Iguape, II Itanham-Santos, III Bertioga-Ilha de So Sebastio, IV Ilha de So Sebastio -Ubatuba. O Litoral Norte compreende as unidades III e IV, onde no existem ilhas ocenicas, apenas ilhas costeiras (Vieitas, 1995). O litoral do Estado de So Paulo apresenta, de acordo com a classificao de Kppen, o clima do tipo tropical na maior parte de sua extenso, com temperatura mdia superior a 18 C no ms mais quente do ano. A precipitao anual varia entre 1600 e 2000 mm, sendo que no ms mais seco esse valor no inferior a 60 mm. Com veres excessivamente midos, esse tipo climtico no apresenta inverno seco, apenas uma reduo dos ndices pluviomtricos. Observa -se, no entanto, que a presena da Serra do Mar influencia o clima no litoral, uma vez que os ventos midos acabam por formar as chamadas chuvas orogrficas na face voltada para o oceano. As Sebastio Florestas Ombrfilas A Densas 5 Montana secundria e Submontana recobrem ocupa aproximadamente dois teros (22.458ha) da rea vegetada do municpio de So (34.604,4ha). vegetao dessas florestas aproximadamente 20% do municpio (7.010,2ha). A Floresta Ombrfila Densa de Terras Baixas e sua vegetao secundria ocupam uma pequena parte de So Sebastio (1.806,5ha). Esto presentes tambm formaes arbreas e arbustivas -herbceas sobre sedimentos marinhos recentes (3.328,4ha). As formaes vegetais sobre terrenos marinhos lodosos ocupam uma rea muito pequena (1,4ha). importante salientar que a maior parte do municpio de So Sebastio est inserida no Parque Estadual da Serra do Mar, o que contribui para a conservao da Mata Atlntica (INSTITUTO FLORESTAL, 2007).

Localizao Das Ilhas

Devido aos critrios utilizados para a seleo das formas insulares a serem pesquisadas, no presente trabalho concentrou-se a pesquisa no Litoral Norte paulista
5

As Florestas Ombrfilas Densas so genericamente denominadas Mata Atlntica. 8

(Mapa 1). As ilhas do Apara (unidade III), de Itauc e da Prainha (unidade IV) localizam-se dentro do permetro formado pelo quadriltero entre as coordenadas 234940S e 235111S e 452502W e 453231W (Tabela 9). Foram escolhidas ilhas pequenas, que so justamente as menos conhecidas e menos estudadas, apresentam maior fragilidade e so importantes ambientes para aves marinhas.

Mapa 1 Localizao da rea de estudo. Tabela 9 Localizao das ilhas do Apara , de Itauc

e da Prainha
Ilha Apara**, do Itauc *, de Prainha **, da Latitude Sul Longitude Oeste

234940 234952 235111

453231 452634 452502

Fonte: * Dados coletados em campo; ** Google Earth.

As ilhas que abrigam colnias de aves marinhas no litoral paulista apresentam dimenses e distncia da costa variadas. A Ilha da Prainha , em Ilhabela, a menor delas, com cerca de 80m de comprimento e 0,23ha de rea. A ilha de Itauc , na Praia de Baraqueaba, em So Sebastio, a mais prxima da costa, localizada a poucos metros do costo rochoso.
As Aves do Litoral Paulista

No litoral do Estado de So Paulo possvel encontrar seis espcies de aves marinhas que utilizam algumas das 142 formas insulares para alimentao, reproduo e abrigo. Dados de 2004 estimam em 24.000 indivduos a populao total de aves neste litoral, somando representantes de Fregata magnificens, Sula leucogaster, Larus dominicanus, populacionais.
Situao Atual das Ilhas

Thalasseus

maximus,

T.

sandvicensis

eurygnatha

Sterna

hirundinacea, alm de espcies migrantes visitantes das quais no h estimativas

As ilhas possuem apenas costes rochosos em seu entorno, muitas vezes ngremes, o que dificulta, mas no impede o acesso s mesmas. A Ilha da Prainha guarda uma vegetao diversa e grande concentrao de ninhos. A Ilha de Itauc apresenta rea considervel (0,5ha) e vegetao expressiva, bem como ninhos de Sterna hirundinacea (trinta-ris-de-bico-vermelho ). A Ilha do Apara apresenta no somente rea expressiva (1ha), como tambm possui ao seu redor uma laje e trs rochedos. A seguir so apresentadas as principais caractersticas destas ilhas (Tabela 10) e a estimativa de indivduos mad uros das aves que as frequentam (Tabela 11).
Tabela 10 Dados bsicos das ilhas objeto de estudo, que funcionam como ninhais

para aves marinhas


Dados Ilhas Prainha Itauc Apara Municpio rea Distncia (ha) da (km) Localizao Legislao de proteo costa Latitude Longitud S eW

Ilhabela So Sebastio So Sebastio

0,23 0,50 1,00

2,64 0,10 0,12

2351 2350 2350

4525 4527 4533

T; PE T; APA T; APA

T: Tombamento CONDEPHAAT - SP, Resoluo 40/85; PE: Parque Estadual; APA:

10

rea de Proteo Ambiental Marinha. Fonte: Campos et al. (2004), modificada.


Tabela 11 Estimativa de indivduos maduros nas ilhas

objeto deste estudo, que constituem stio de reproduo de aves marinhas


Aves Ilhas Prainha Apara Itauc

Sterna hirundinacea 600 500 800 1.900

Thalasseus eurygnatha 150 50

Thalasseus

sandvicensis maximus 02

SOMA

200

02

Fonte: Campos et al. (2004), modificada.


Anlise Ambiental

Tendo em vista o sistema proposto por Vieitas (1995) para a anlise ambiental de ilhas do municpio de Ubatuba, que foi adaptado para este trabalho, apresentaremos a seguir os resultados alcanados. A anlise fsico-biolgica apresentada na Tabela 12 e a do estado de conservao na Tabela 13. Conforme explicado anteriormente, os resultados obtidos com as anlises foram comparados em uma matriz de integrao (Tabela 14), que pretende identificar, por meio de uma anlise rpida, as ilhas mais importantes para conservao.
Tabela 12 Anlise Biolgica e Fsica das ilhas do Apara , Itauc e Prainha Ilha Apara Itauc Prainha Tamanho Acesso Diversidade de fisionomias Aves Espcies raras/ nidificando ameaadas Total

1 1 1

5 3 3

5 7 7

5 5 5

3 3 3

19 19 19

Legenda

Tamanho da ilha

- 5 ha: 1

50,1 100 ha: 6 100,1 500 ha: 8

5,1 - 10 ha: 2

11

10,1 - 50 ha: 4 Acessibilidade s ilhas Muito Fcil - ilha com praia: 1

> 500 ha:

10

Fcil - ilha prxima, sem praia e com acesso muito fcil pelo costo: 3 Difcil - ilha relativamente prxima, com acesso difcil pelo costo: 5 Muito Difcil - ilha distante, com acesso muito difcil pelo costo: 8

Diversidade Fisionomias Vegetais Naturais Presena Ocorrncia Ameaada

de Baixa - 1 fisionomia: 2 Intermediria - 2 fisionomias: 5 Intermediaria - 3 fisionomias: 7 Alta - 4 fisionomias ou mais: 10 de Presena: 5 Ausncia: 1 de No Ocorre: 0

Aves Nidificando

Espcie Rara ou Ocorre: 3

Tabela 13 Anlise do Estado de Conservao das ilhas do Apara , Itauc e Prainha Ilha Itauc Apara Prainha Grau antrpica alterao Grau ameaa Habitats originais (%) Total

7 5 7

9 9 7

10 2 10

26 16 24

Legenda

Grau alterao antrpica

de Alterao No Detectada: 10 Baixo: algum lixo, fezes, fogueira: 7 Intermedirio: reas alteradas de pequena extenso, espcies introduzidas: 6 Intermedirio: trilhas, reas alteradas maior extenso, espcies introduzidas: 5 Alto: todos os itens acima e presena de construes em uso: 2

Grau

de Grande, Ilha Particular: 10

12

Ameaa

Grande, Ilha Ocupada (ou com visitao intensa) de Domnio Pblico: 9 Moderado, Ilha Particular: 8 Moderado, Ilha de Domnio Pblico: 7 Pequeno, Ilha Particular: 6 Pequeno, Ilha de Domnio Pblico: 5 Pequeno, Destruio Improvvel: 4

Porcentagem de Originais

Grande (em torno de 90 a 100%): 10 Intermediria (50 a 75%): 6 Muito Baixa (at 25%): 2

Habitats Intermediria Alta (75 a 90%): 8

Remanescentes Baixa (25 a 50%): 4

Tabela 14 Importncia das Ilhas para Conservao em So Sebastio e Ilhabela Biolgicos/ Fsicos Estado conservao Alto valor de (22 a 31 pontos) Valor intermedirio (13 21 pontos) Baixo valor (4 12 pontos)

Aparentemente intacto (29 a 30 pontos) Relativamente estvel (26 28 pontos) Vulnervel (21 25 pontos) Ameaado (16 20 pontos) Crtico (10 15 pontos)
Itauc Prainha Apara

Legenda

Ilhas prioritrias para conservao Ilhas com importncia intermediria para conservao Ilhas de baixa prioridade para conservao

13

Considerando o mtodo utilizado (Sistema Ubatuba), conclui -se que a Ilha de


Itauc , entre as trs, a mais importante para conservao seguida das Ilhas da Prainha e do Apara . Todas, no entanto, apresentam valores intermedirios no que diz

respeito aos aspectos biolgicos e fsicos analisados. A diferena entre as Ilhas de


Itauc e da Prainha pode estar no fato de a segunda ser menos vulnervel, uma vez

que ela j se encontra dentro de uma categoria de proteo mais restritiva que Itauc o que no garante, por si s, a sua preservao. Por outro lado, era esperado que a Ilha do Apara fosse considerada a menos prioritria entre as trs, tendo em vista seu atual estado de conservao (ameaado). Seguindo os critrios adotados, foi possvel perceber qu e a Ilha do Apara , mesmo apresentando o acesso mais difcil entre as trs, no foi poupada da alterao dos ambientes originais e, hoje, apresenta uma diversidade de fisionomias menor que Itauc e Prainha . A presena de aves nidificando e a ocorrncia de espcies raras ou ameaadas algo comum entre as ilhas estudadas. No que diz respeito ao estado de conservao das ilhas, verificou -se que as ilhas apresentam, de forma geral, um baixo grau de alterao antrpica, com espcies introduzidas apenas na Ilha do Apara . A ilha menos ameaada justamente a da
Prainha , provavelmente por estar inserida em uma Unidade de Conservao. Os habitats

originais remanescentes recobrem mais de 90% das Ilhas de Itauc e da Prainha , situao bastante diferente da encon trada na ilha do Apara , onde a vegetao sofreu alteraes significativas em sua composio florstica. A ocorrncia de incndio e a interveno antrpica fizeram com que sua vegetao original fosse bastante descaracterizada. Como j destacamos em outros momentos, a determinao de prioridade para conservao em um universo de trs ilhas analisadas no o objetivo desse trabalho. No entanto, preciso destacar que o uso de um sistema inadequado pode interferir negativamente na pesquisa. Para citar um exe mplo, o Sistema Tans entende que o tamanho mnimo adequado para a conservao 10ha e considera como valor de uso o potencial da ilha para educao ambiental, possibilitando o acesso por vrios grupos ou escolas. Sendo o nosso objetivo pensar a conservao de ambientes insulares de at 1ha, logo concluiremos que esse sistema no adequado nossa realidade. Por isso importante que o pesquisador tenha em mente os objetivos a serem alcanados. S assim ele estar apto a avaliar os parmetros a serem utilizados na anlise ambiental.

14

Como ressalta Vieitas (1995), o fato de determinada ilha ter sido considerada prioritria para conservao no significa que esforos conservacionistas no devam ser dirigidos para outras ilhas. Ressalta-se tambm o fato de no ter sido utilizada a terminologia no prioritria, mas somente baixa prioridade ao tratar da necessidade de conservao. No entanto, concordamos com Vieitas (Op. cit.) quando ela afirma que o processo de seleo de reas prioritrias para conserva o deve sempre utilizar mais de um sistema de seleo (Knutson, Tans, entre outros). De acordo com seu raciocnio, somente assim possvel julgar, ao observar os resultados finais, a necessidade de considerar apenas um ou vrios desses sistemas, pois as concluses podem variar bastante dependendo dos critrios utilizados e do peso que cada um ter no balano final da anlise.
Consideraes Finais

A presente pesquisa mostrou a importncia da pesquisa e da conservao de pequenas ilhas do litoral paulista, especialmente daquelas que abrigam ninhais de aves marinhas insulares. As ilhas do Apara e de Itauc esto inseridas em reas de Proteo Ambiental marinhas, que so unidades de uso sustentvel e caracterizam -se por no proteger integralmente esses ambientes. No podemos esquecer que a criao de uma unidade de conservao apenas o incio de um longo trabalho. Aps a sua implantao, necessrio desenvolver um plano de gesto e manejo da rea, bem como estruturar uma fiscalizao rigorosa. O uso do Sistema Ubatuba possibilitou pensar a importncia de preservar ambientes insulares de propores reduzidas que so fundamentais para a reproduo de aves marinhas. Percebemos, contudo, que os critrios utilizados para seleo de reas prioritrias para con servao devem variar de acordo com os objetivos pretendidos. Como vimos, muitas vezes so priorizadas ilhas de grande extenso que permitem a educao ambiental, o que no o objetivo da conservao das ilhas ora estudadas. Prope-se, portanto, que sejam pensados mtodos especficos para a anlise ambiental de ilhas de pequeno porte. Sugere -se, inclusive, que trabalhos mais especficos a respeito da relao entre as ilhas e entre essas e o continente sejam realizados.

15

Referncias Bibliogrficas

ASEREDO, Silvana. Estudos para a criao de Unidades de Conservao da Natureza nos ambientes insulares marinhos do municpio de So Sebastio . So Sebastio, 2007. CAMPOS, F. P.; PALUDO, D.; FARIA, P. J. & MARTUSCELLI, P. Aves insulares marinhas, residentes e migratrias, do litoral do Estado de So Paulo. In: Aves marinhas insulares brasileiras: bioecologia e conservao (ed. J.O. BRANCO). Editora da UNIVALI, Itaja, S C. p. 57 -82. 2004. FURLAN, S. A. As ilhas do litoral paulista: turismo e reas protegidas. In: DIEGUES, A. C. (org.). Ilhas e sociedades insulares. So Paulo: NAPAUB-USP, 1997. p. 37 a 66. IBAMA, Lista das Espcies da Fauna Brasileira Ameaada de Extino . Anexo Instruo Normativa n3, de 27 de maio de 2003, do Ministrio do Meio Ambiente. Braslia: MMA. 2003. INSTITUTO FLORESTAL. Inventrio florestal da vegetao natural do Estado de So Paulo: Regies Administrativas de So Jos dos Campos (Litoral), Baixada Santista e Registro. So Paulo: Secretaria de Estado do Meio Ambiente: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2007. OLIVEIRA, R.C.R.; ASEREDO, S.; CAMPOS, F.P. CAMPOS, F.R.; FRANCINI, C.L.; HAYASHI, A.T. P. Diagnstico Ambiental e Propostas de Proteo para Ilhas Costeiras do Sudeste Brasileiro, Estado de So Paulo, Brasil. II Congreso Latinoamericano de Parques Nacionales y otras reas Protegidas . Bariloche, 2007. SUGUIO, K.; MARTIN, L. INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COASTAL EVOLUTION ON QUATERNARY, So Paulo, 1978. Formaes quaternrias marinhas do litoral paulista e sul fluminense. So Paulo, The Brazilian National Working Group For The IGCP, Project 61 / IG-USP / Sociedade Brasileira de Geologia, 1978. 55p. VIEITAS, Claudia de Figueiredo. Anlise ambiental das Ilhas da Regio de Ubatuba (SP) e Proposta de Manejo para a Ilha do Mar Virado . Dissertao (Mestrado em Cincia Ambiental) Universidade de So Paulo: So Paulo, 1995. 130 p.

16

Вам также может понравиться