Вы находитесь на странице: 1из 6

CDIGO PENAL TITULO II DO CRIME RELAO DE CAUSALIDADE ART 13.

. O RESULTADO, DE QUE DEPENDE A EXISTNCIA DO CRIME, SOMENTE IMPUTAVEL A QUEM LHE DEU CAUSA. CONSIDERA-SE CAUSA A AO OU OMISSO SEM A QUAL O RESULTADO NO TERIA OCORRIDO.

Nexo causal o vnculo existente entre a conduta do agente e o resultado por ela produzido; examinar o nexo de causalidade descobrir quais condutas, positivas ou negativas, deram causa ao resultado previsto em lei. Assim, para se dizer que algum causou um determinado fato, faz-se necessrio estabelecer a ligao entre a sua conduta e o resultado gerado, isto , verificar se de sua ao ou omisso adveio o resultado. O QUE LIGA A AO AO RESULTADO. Considera que causa tudo que de alguma forma contribua para o resultado;

Causa aquilo sem o qu o resultado no teria ocorrido. Supervinincia de causa independente: Em principio, todas as causas se equivalem, mas o pargrafo 1 do art. 13 exclui as causas secundrias, no diretamente relacionadas com o fato. S devem ser consideradas as causas diretas ou imediatas e aquelas que, embora indiretas, se encontrem na linha de desdobramento natural das coisas. Ex: Uma vitima de agresso levada ao hospital e vem a falecer. Se a morte ocorreu por complicaes operatrias, h relao direta com a agresso, se porm a morte ocorreu por causa de um incndio no hospital, tratar-se- de fato impondervel, quebrando-se a linha de desdobramento natural ou previsvel. --------------------------------------------------------------------ART 14. DIZ-SE CRIME: Crime consumado I- consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal;

Tentativa II- tentado, quando iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias ALHEIAS vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. O crime se consuma quando a ao ou omisso, o resultado e as circunstncias passam a corresponder exatamente ao fato descrito no tipo.

Consumao: ocorre quando presentes todos os elementos do fato tpico: COGITAO + PREPARAO +EXECUO + CONSUMAO.

TENTATIVA. A tentativa ocorre quando, iniciada ou completada a execuo, o crime no se consuma, por circunstancias alheias vontade do agente. I- Tentativa Imperfeita: a ao se inicia, ou parcial e no se completa.
II- Tentativa Perfeita, ou crime falho: a ao se completa, mas, ainda sim, o

crime no se consuma Desistncia voluntaria e arrependimento eficaz --------------------------------------------------------------------ART 15. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos praticados.

Na desistncia voluntaria o agente deixa de prosseguir, embora pudesse faz-lo. No arrependimento eficaz ele j fez tudo que podia fazer para o advento do resultado, mas passa a agir de modo contrario e consegue impedir efetivamente esse resultado. Em ambas as hipteses o agente passa a responder apenas pelos atos j praticados.

Exemplo: no homicdio por envenenamento, o agente deixa de completar a dose letal (DESISTENCIA VOLUNTARIA) ou, completada a dose, passa a socorrer a vitima, em tempo, conseguindo salva-la (ARREPENDIMENTO EFICAZ). Nessa hiptese, o agente passara a no responder mais por tentativa de homicdio, mas eventualmente, e apenas, pelas leses corporais que tiverem resultado. Outros exemplos:

Arrependimento eficaz: acusado que devolve o dinheiro a vitima logo aps a subtrao.

Acusado que aps ter desfechado tiros de revolver contra a vitima, providencia-lhe imediatos socorros,evitando sua morte.

Desistncia voluntaria: necessrio que a desistncia ou o arrependimento sejam voluntrios, no importando os motivos pessoais do agente.

ARREPENDIMENTO POSTERIOR --------------------------------------------------------------------ART 16. Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparando o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denuncia ou da queixa, por ato voluntario do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

Mais adequado seria dizer reparao do dano, uma vez que disso que se trata. Reparando o dano ou restituindo a coisa voluntariamente, antes do inicio do processo penal (mesmo sem arrependimento, reduz-se OBRIGATORIAMENTE a pena, de um a dois teros. O beneficio no cabe nos crimes dolosos cometidos com violncia ou grave ameaa.

CRIME IMPOSSVEL Art. 17. No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. O crime impossvel quando no h condies para sua realizao, por serem imprestveis os meios empregados pelo agente.

Ex: tentar matar algum com revolver imprestvel

Tentar matar uma pessoa que j se encontra morta Peculato praticado por funcionrio publico cuja nomeao se revela nula. Agente que no dispunha das ferramentas necessrias para perfurar a laje do estabelecimento comercial onde pretendia adentrar. Uso de documento falso: falsificao Grosseira, crime impossvel. ART 18. DIZ CRIME: CRIME DOLOSO

I- Doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzilo; Crime culposo II- Culposo, quando o agente deu causa ao resultado por IMPRUDENCIA, NEGLIGENCIA OU IMPERICIA. Pargrafo nico. Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente.

Crime doloso o crime intencional, o agente quer o resultado. Crime culposo: quando o agente no quer o resultado, que ocorre, porm, por inobservncia de um dever de cuidado e diligencia, na forma de IMPRUDENCIA, NEGLIGENCIA OU IMPERICIA.

IMPRUDENCIA: A AO AFOITA, ASSUMINDO O AGENTE RISCOS DESNECESSRIOS. NEGLIGENCIA: O DESLEIXO NOS CUIDADOS DEVIDOS. IMPERICIA: A FALTA DE HABILIDADE OU CONHECIMENTO EXIGIDOS PARA DETERMINADA ATIVIDADE. -----------------------------------------------------------------------------------------------Agravao pelo resultado Art 19. Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que houver causado ao menos culposamente. No crime de leso corporal, a pena de deteno de trs meses a um ano. Se resulta perigo de vida, a pena passa a ser de recluso, de dois a oito anos. Agente que agride a vitima com um soco, vindo ela a falecer por ter cado e batido a cabea numa pedra. Menos grave que o dolo e mais grave que a culpa; Crime preterdoloso = crime agravado pelo resultado. Ex: deficincia auditiva causada na vitima por violento tapa no ouvido. ---------------------------------------------------------------------Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Descriminantes putativas

1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Erro determinado por terceiro 2 - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. Erro sobre a pessoa 3 - O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime. Erro sobre a ilicitude do fato Art. 21 - O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero. Pargrafo nico - Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia. Coao irresistvel e obedincia hierrquica Exemplos: Mdico corta o dedo de pessoa viva, pensando tratar-se de uma cadver; Uma pai abre a correspondncia de filho maior, supondi que, como pai, supondo que, como pai, no age indevidamente. O ERRO DE TIPO EXCLUI O DOLO, RESTANDO A POSSIBILIDADE DE CULPA, SE PUNIVEL A FORMA CULPOSA. Bebida alcolica servida a menor de 18 anos de idade. Agente que supe que o consumidor fosse maior de idade, diante de sua compleio fsica. ------------------------------------------------------------------Art. 22 - Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem.

necessrio que a coao moral seja irresistvel ( a coao quando no pode ser superada seno uma energia extraordinria e, portanto, juridicamente inexigvel (Que no pode ser exigido) Exemplos: Presidirio que transporta entorpecente para dentro do presdio em razo de ameaa sofrida por outro preso. Perversidade das condies de vida nas penitenciarias.

Вам также может понравиться