Вы находитесь на странице: 1из 15

O ESPAO GEOGRFICO E O ESPAO SOCIALFLORIANPOLIS-SC.

Eixo temtico 08 : ordenamento e gesto territorial Palavras-chave: espao geogrfico, espao social, esfera pblica. Autores: Murad Jorge Mussi Vaz1, msc. Elson Manoel Pereira2, Dr. O artigo resgata o conceito de espao pblico no mbito da cidade contempornea. Para tanto relaciona os conceitos de espao - segundo Milton Santos e Pierre Bourdieu, atravs de iniciativas de planejamento urbano, que muitas vezes visam ordenar e gerir o espao fsico, mas no levam em considerao as questes relativas aos grupos (nem suas particularidades) que o ocupam. Constitui-se portanto, na busca dos conceitos de espao urbano, pblico, geogrfico, social e suas representaes, tagendo o suporte fsico e sua apropriao e transformao pelo homem, atravs de novas formas de espacializao resgatada por Paulo C. da C. Gomes e Yves Chalas. E que muitas vezes so resultados de uma incompreenso por parte dos planejadores, cujos resultados so espacializados com grandes prejuzos tessitura urbana uma verdadeira desconexo entre a realidade e o ordenamento e a gesto territorial. Compreender as definies de espao, como se relacionam e sobretudo efetivadas atravs do planejamento urbano, enfocando um exemplo real - a ilha de Santa Catarina, mostra-se como uma possibilidade de ruptura ao tecnocratismo vigente na concepo atual de planejamento e ordenao territorial. Atravs de acompanhamento fotogrfico, anlises in loco, resgatando trabalhos cientficos sobre a ilha aborda-se o recorte espacial em seu desenvolvimento histrico e socioeconmico, buscando sua dinmica como expresso de espao geogrfico na cidade contempornea.

Arquiteto e Urbanista, mestre em Desenho Urbano e Paisagem, doutorando em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina BR. Professor Universidade Federal da Fronteira Sul. mudegas@hotmail.com
2

Engenheiro Civil, doutor em Urbanismo pelo Institut dUrbanisme de Grenoble FR,. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina BR. elsonmp@hotmail.com

Introduo O artefato cidade, no decorrer da histria, foi sendo configurado e ao mesmo tempo configurou-se como base para desdobramentos sociais, polticos, econmicos, culturais, de maneira a consolidar-se como um processo continuo de construo. Estruturada e estruturante, regida por processos advindos de sua formao scio-espacial, por prticas sociais sobre recortes espaciais de maneira dialtica, traduzindo o vernculo e a tradio, ou a inovao e a busca por novas respostas aos problemas que tm sido espacializados. O planejamento surge como uma das muitas possveis respostas a essas questes, instrumentalizado atravs de leis e polticas governamentais que visam balizar a construo do espao urbano num vis geogrfico que contempla o fsico e o social. A aferio dos resultados obtidos a essas intervenes so tambm partes constitutivas do movimento maior no qual est contida a evoluo urbana culminado na cidade contempornea como reflexo da sociedade contempornea. Assim, utiliza-se Florianpolis como exemplo emprico desses desdobramentos scio-espaciais urbanos, que definem o carter da morfologia urbana, tanto fsica quanto social. O presente artigo, tem como objetivo apresentar sob a forma de uma breve sntese apontamentos sobre a teoria da cidade contempornea de Yves Chalas e dos espaos pblicos de Paulo C. da C. Gomes, com base em diversas incurses a recortes urbanos da ilha de Santa Catarina (Centro, Cacup, Saco Grande, Jurer Internacional) num acompanhamento fotogrfico e de observao, respaldado pela leitura de teses e dissertaes sobre Florianpolis, como forma de compreender o seguinte questionamento:
A condio urbana contempornea o resultado de um longo e irresistvel processo histrico de intensificao da existncia para todos e ao cotidiano. A contrapartida dessa aspirao, desse querer viver essencial e profundo e que assina a contemporaneidade , o risco de um preo elevado a pagar, aquela da solido e da errncia. Mas, uma poca pode ser sem incertezas e uma cidade se desenvolver sem sua parte de sombra? (CHALAS, p.56).

Milton Santos e Bourdieu: diferenas e aproximaes nos conceitos de espao social e o espao geogrfico Aproximar-se da vida e do cotidiano nas cidades fundamental para o pensar e o intervir nas cidades contemporneas. Afinal, como afirmado por Jane Jacobs, na dcada de 60, as cidades so grandes laboratrios de tentativa e erro, laboratrios de acertos e fracassos em matria de planejamento urbano (JACOBS, 2000), e portanto, nelas que devemos encontrar possveis encaminhamentos para as prticas urbansticas, que configuram o espao urbano e por ele acabam sendo configuradas. O espao urbano, ento, pode ser visto sob a tica de espao geogrfico, na concepo de Milton Santos3 como relacional entre o sistema de aes e o sistema de objetos(SANTOS, 2006, p.39). Essa relao entre o sistemas construda com base nas possibilidades de apropriao que esses sistemas permitem, dialtica portanto, e encontra respaldo em diferentes significaes ao longo do tempo. Esse elemento fundamental para a compreenso da dinmica espacial urbana, pois novos contedos podem e so agregados s formas, que dessa maneira, podem ser novas, obsoletas, recontextualizadas ou descartadas para construo de novos objetos numa relao de formascontedo4 em constante transformao. Portanto percebe-se a relao entre a sociedade e o espao fsico. Nesse sentido, o espao urbano um espao geogrfico (conjunto indissocivel de objetos geogrficos, objetos naturais e objetos sociais e a vida que os preenche e os anima) e toda interveno de planejamento implica em uma ao direta no campo da vida humana, com alteraes diretas no cotidiano.
Uma parte da inrcia da estruturas do espao social resulta do fato de que elas esto inscritas no espao fsico e que no poderia ser modificadas seno ao preo de um trabalho de transplantao, de uma mudana das coisas e de um desenraizamento ou de uma deportao de pessoas, as quais suporiam transformaes sociais extremamente difceis e custosas.
3

O espao deve ser considerado com um conjunto indissocivel de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geogrficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, seja a sociedade em movimento. O contedo (da sociedade) no independente, da forma (os objetos geogrficos), e cada forma encerra uma frao do contedo. O espao, por conseguinte, isto: um conjunto de formas contendo cada qual fraes da sociedade em movimento As forma, pois tm um papel na realizao social. (SANTOS, 1988,p.10)
4

Forma-contedo, conceito proposto por Milton Santos. (2006,p.65)

[...] O espao social reificado (isto , fisicamente realizado ou objetivado) se apresenta, assim, como a distribuio no espao fsico de diferentes espcies de bens ou de servios e tambm de agentes individuais e de grupos fisicamente localizados (enquanto corpos ligados a um lugar permanente) e dotados de oportunidades de apropriao desses bens e desses servios mais ou menos importantes (em funo de seu capital e tambm de sua distancia fsica desses bens, que depende tambm de seu capital). na relao entre a distribuio dos agentes e a distribuio dos bens no espao que se define o valor das diferentes regies do espao social reificado. (BOURDIEU, 1997, p. 161)

A construo do espao urbano, e sua reificao, deveria ser resultado de uma discusso que expusesse os conflitos inerentes s assimetrias sociais, cabendo ao Estado um papel de mediador dessa discusso 5. Assim seria constituda uma esfera pblica de aparncia6 (conceito trabalhado por Hanna Arendt, como tornar-se aparente e visvel em pblico- sinnimo do publicizar de Habermas7) possibilitando a ao e o discurso dos cidados como forma de ao poltica. Observa-se contudo, no decorrer da acelerao das mudanas estruturais ocorridas nos processos socioeconmicos, em escala mundial, a partir da modernidade, um processo de fragmentao do indivduo, e sua atuao privada (Sennet, 1998). Com a fragmentao observada a partir do sculo XIX e em todo o sculo XX, atravs de uma acelerao sem precedentes na condio scio-econmica mundial8, a esfera pblica foi sendo minorada por uma conjuntura de esvaziamento poltico das diversas comunidades, dos espaos pblicos que passaram a ser encarados como espaos de lazer e no de discusso, e de um fortalecimento Estatal como regulador das demandas e sobretudo como
5

pblica, num processo de recolhimento esfera

Inserir trabalho do Leite ATENO

Uma vez que a nossa percepo da realidade depende totalmente da aparncia, e portanto da existncia de uma esfera pblica na qual as coisas possam emergir da treva da existncia resguardada, ate mesmo a meia-luz que ilumina a nossa vida privada e ntima, deriva, em ltima anlise, da luz muito mais intensa da esfera pblica. No entanto, h muitas coisas que no podem suportar a luz implacvel e crua da constante presena de outros no mundo pblico; neste, s tolerado o que retido como relevante, digno de ser visto ou ouvido, de sorte que o irrelevante se torna automaticamente assunto privado. (ARENDT, 2004, p. 61)
7

Entrementes, seus fundamentos sociais esto, no entanto, h cerca de um sculo novamente se diluindo; tendncias decadncia da esfera pblica no se deixam mais desconhecer: enquanto a sua esfera se amplia cada vez mais grandiosamente, a sua funo passa a ter cada vez menos fora. Mesmo assim, a esfera pblica, continua sendo, sempre ainda, um principio organizacional do nosso ordenamento poltico. Ela , evidentemente, algo mais e outra coisa do que um fragmento de ideologia liberal do que a social-democracia pudesse desfazer-se sem prejuzos. Caso seja possvel entender historicamente, em sua estrutura, a complexo do que hoje, de um modo um tanto confuso, subsumimos sob o titulo de esfera pblica , podemos ento esperar, alem de uma explicao sociolgica do conceito, conseguir entender sistematicamente a nossa prpria sociedade a partir de uma de suas categorias centrais.(Habermas, 2003p. 17)
8

Recomenda-se aqui a leitura de Harvey (1996) e Berman (1986).

agente social. Ao Estado coube, portanto, a construo de polticas sociais, que, em paralelo a um crescente processo de individualizao (Sennet, 1998) e culminou na ascenso de uma esfera social9 capaz de aparentemente transformar em consenso aquilo que deveria ser conflito, e retirando da esfera pblica seu carter de participao. Esse processo teve um rebatimento direto no espao urbano, atravs da espetacularizao dos espaos pblicos palcos no mais para aes polticas por parte da populao, mas sim culturais e de lazer. Refora-se mais uma vez o esvaziamento poltico da cidade como espao de mediao10 em detrimento de um espao fragmentado a morfologia urbana11, como soma das morfologias fsica e social, rebateu sobremaneira essa alterao de contedo e que no foram devidamente compreendidas e elucidadas para a prtica e discusso de um planejamento urbano consciente desses processos, e dos desdobramentos dele conseqentes12. E no somente, de maneira superficial, pois a estrutura da lgica capitalista como pano de fundo para todo esse processo possibilitou uma reorganizao estrutural das cidades, na tica do presente trabalho, no como a morte do espao pblicopreconizada por Jacobs e Sennet, mas como novas formas de espacializao dessas diferenas. Conforme a constrio da esfera pblica, atravs de interesses particulares variados, so observadas novas maneiras de apropriao do espao urbano, elencadas por Paulo C. da Costa Gomes(2002), referentes a um recuo da cidadania observado nas cidades contemporneas. Esse recuo da cidadania (ou esvaziamento da esfera pblica, como chamado por Arendt) relativizando a relao entre o espao fsico e o social, corrobora para uma srie de novas formas de construir
9

o espao

Para ir alem buscar a definio de espao social de Henri Lefebvre (1991) e a de esfera social em Hanna Anredt (1997)
10

A cidade uma mediao entre as mediaes. Contendo a ordem prxima, ela a mantm; sustenta relaes de produo e de propriedade; o local de sua reproduo. Contida na ordem distante, ela se sustenta; encarna-a; projeta-a sobre um terreno (o lugar) e sobre um plano, o plano da vida imediata; a cidade inscreve essa ordem, prescreve-a, escreve-a, texto num contexto mais amplo e inapreensvel como tal e no ser para a meditao. (LEFEBVRE, 1991, p.46)
11

H portanto uma ocasio em uma razo para se distinguir a morfologia material da morfologia social. Talvez devssemos introduzir aqui uma distino entre a cidade, realidade presente, imediata, dado prtico-sensvel, arquitetnico e por outro lado o urbano, realidade social composta de relaes a serem concebidas, construdas ou reconstrudas pelo pensamento. (LEFEBVRE, 1991, p.49)
12

Recomenda-se a leitura do texto Urbanismo do pensamento fracode Yves Chalas.

urbano, que no mais contempla a esfera da discusso do pblico mas como espao para prticas sociais de fragmentao espacializadas segundo Gomes atravs de: 1. Apropriao privada dos espaos comuns; 2. A progresso das identidades territoriais; 3. O emuralhamento da vida social, 4. O crescimento das ilhas utpicas. Em paralelo, Yves Chalas, corroborando com a idia de que a cidade contempornea apresenta novas formas de espacializao, As cidades de ontem no so as nicas cidades possveis. (Chalas,34) - so elas: a cidade-mvel, a cidade-territrio, a cidade-natureza, a cidade policntrica, a cidade da opo, a cidade - vazio e a cidade a tempo contnuo. Essas prticas, apresentadas por Gomes, so observadas em Florianpolis, inclusive com intervenes estatais, a citar a transferncia do Centro Administrativo para a SC -401, invertendo a lgica da centralidade urbana, bem como o surgimento de ncleos de ocupao que no corroboram para a integrao scio-espacial, como os diversos loteamentos no sul da ilha, ou os condomnios fechados no norte as chamadas ilhas utpicas bem como, um emuralhamento da vida social em condminos, clubes e shoppings centers, e que corroboram a polinucleao, os vazios, a mobilidade, os territrios dos conceitos de Chalas. Um dos pontos a ser evidenciado com relao a essas novas relaes scioespaciais que vo sendo formadas o papel do Estado, na figura de planejador do espao urbano, como responsvel pela mitigao ou no da urbanidade, como conceito inerente qualidade de vida urbana, atravs de instrumentos que possam ultrapassar as barreiras scio-econmicas que vo se consolidando ao logo do tempo. O plano diretor, as polticas pblicas de habitao, infra-estrutura, entre outros podem ser um elemento chave para a construo de um espao urbano diverso13 no somente tipologicamente, mas sobretudo socialmente. Um bom exemplo dessa inverso, a criao de ZEIS14 em reas urbanas de alto valor imobilirio, inclusive nos centros urbanos, permitindo uma regulao do valor imobilirio pelo impacto desses empreendimentos e ao mesmo tempo contribuindo para um encontro maior
13 14

(Fainstein, 2005) . (zonas especiais de interesse social institudas pela lei...., conhecida como Estatuto da Cidade e que instrumentaliza os pargrafos 182 e 183 da Carta Magna de 1988)

entre diversas classes. O Hotel Umbu15, implementado no centro de Porto Alegre um exemplar que materializa esse conceito, fato no observado na dinmica florianopolitana, de localizao dos assentamentos sociais fora do permetro central16. Ressalta-se sobretudo a necessidade de uma maior dinamizao da participao popular, mas conforme j dito, seu contedo tem sido esvaziado com a diminuio da atividade poltica de todos os cidados no mbito pblico17. Esse resgate da participao fundamental para a dinmica da construo do espao urbano e de maneira coerente insero social de todos os extratos da populao configurando espaos acessveis na acepo mais geral do termo, como espao pblico sendo acessvel a todos. (SERPA, 2007,p.16). De qualquer maneira, o ponto fundamental entender como as novas possibilidades espaciais tm sido edificadas no espao urbano - -, resultado de um planejamento no condizente com a realidade a cidade legal, ou da lgica da especulao imobiliria e suas ocupaes predatrias cidade real, num descolamento entre o espao geogrfico e o espao social (segundo os conceitos de Bourdieu):
A mesma coisa se diria acerca das relaes entre o espao geogrfico e o espao social: estes dois espaos nunca coincidem completamente; no entanto muitas diferenas que, geralmente, se associam ao efeito do espao geogrfico, por exemplos, oposio entre centro e periferia, so O efeito da distancia no espao social, quer dizer, da distribuio desigual das diferentes espcies de capital no espao geogrfico.( Bourdieu, 1989, p.138)

que resultam em espaos fragmentados, justapostos e que no propiciam o acesso irrestrito e portanto tornam-se apolticos, tendo como base a Ilha de Santa Catarina, e as prticas urbansticas observadas na contemporaneidade.
Los grupos dominantes estn siendo capaces, hoy en da, de excluir al resto de los actores sociales del uso de ciertos espacios, a travs de la creacin de enclaves en los que el discurso del espacio pblico como lugar de encuentro social y construccin de ciudadana se mantiene, pero se restringe slo a ciertos
15 16

Conforme artigo publicado no site vitruvius Pimenta, 2005. 17 No entanto, em Florianpolis observam-se iniciativas populares como a no aceitao e conseqentemente a no aprovao do Plano Diretor Municipal ainda em trmite legal, por no ter sido aceito pela populao. Em estudo sobre o movimento social em Santa Catarina, SCHERER-WARREN, e ROSSIAUD, 1999 caracterizam o desenvolver histrico desse movimento.

segmentos de la sociedad. ...El espacio pseudo-pblico es entonces abierto pero seguro, atento a la comunidad pero comercial, libre y espontneo pero al mismo tiempo controlado y producido. El espacio pblico post-moderno es un lugar de expresin y ejercicio del poder, pero es experimentado como tal slo por los oprimidos; para el resto, tal como en la modernidad, es el espacio de construccin ciudadana y dilogo social. (HANSEN, 2002, s/p).

O direcionamento do crescimento urbano a reinveno dos espaos A ocupao scio-espacial da ilha de Santa Catarina, historicamente, configurou-se atravs de pequenos ncleos de formao, consolidando-a como polinucleada18. No entanto, o centro urbano, como dinamizador espacial teve sua importncia consolidada ao longo da histria, sobretudo atravs das intervenes virias que preconizaram o acesso ilha-continente sempre a partir da rea central19. Dessa maneira, tanto o transporte de cabotagem tinha seu porto no antigo trapiche, prximo ao mercado, quanto a construo das trs pontes ao longo do sculo XX acessavam diretamente esse regio20. Portanto ao longo da histria, lugares foram sendo criados ao redor das pequenas igrejas dos ncleos de formao, com apropriaes pela populao que no remetiam necessariamente dinmica do centro urbano o qual, aps longo perodo de estagnao, sofreu um processo de dinamizao sobretudo a partir da dcada de 60 do sculo XX, impulsionado por intervenes estatais21 como a implementao de grandes aparelhos institucionais de envergadura estadual e nacional, em paralelo a um crescente apelo turstico reforado pela atratividade das amenidades naturais encontradas na Ilha. Atravs desse breve relato histrico, percebe-se que Florianpolis seguiu a tendncia das capitais brasileiras no que tange um boom demogrfico, no acompanhado de implementao de infra-estrutura urbana. Historicamente, os extratos menos favorecidos da populao foram sendo expulsos do centro urbano (SANTOS,2009) para seu entorno prximo, sobretudo no Macio Central, ocasionado um processo de ocupao desmesurada das encostas do

18 19

Obra de Paulo Lago (1996) , Mrcia Fantin (2000) e Bettina Adans (2002). Recomenda-se a leitura da dissertao de mestrado da prof. Maria Ins Sugai, 1994. 20 Havia referencias e estudos feitos por Gama dEa para que uma das pontes fosse direcionada para o sul da ilha, desafogandoo centro da cidade consta no trabalho de Sugai (1994) , Pereira (1992). 21 Consultar dissertao de Maria Teresinha Marcon, 2000.

permetro central e que mais tarde tambm foi observado em outros reas ambientalmente frgeis, conforme observado em todo o territrio nacional. flagrante que as intervenes inseridas no contexto urbano, como os aterros da baa e norte e da baa sul, com grande acrscimo de reas sobre o mar, no serviram seno de suporte ao sistema virio, deixando de explorar um amplo potencial como reas livres que poderiam ter tido grande valor social agregado (LAGO, 1996) Concomitante a esse processo, os ltimos conjuntos habitacionais localizados na ilha, foram pensados de maneira excntrica, contribuindo para a segregao espacial observada como um todo a exemplo podem ser citados os conjuntos Vila Cachoeira, Monte Cristo, etc (Pimenta,2005). Alm de sua localizao, o desenho de conjuntos como o Vila Cachoeira, que contem somente um acesso, fechando-se sobre si mesmo, contribui para a formao de um gueto sem relao ou possibilidade de construo de laos sociais com o entorno, reforando a idia de segregao e relaes de poder conforme estudo de Elias (2000), no qual as diferenas de origem, classe, posio, ou mesmo, tempo de residncia num mesmo local so fatores que potencializam as divergncias. Essas intervenes contribuem sobremaneira para a quebra da tessitura urbana, j historicamente fragmentada em Florianpolis e contribuindo para o reforo nos problemas de mobilidade observados na ilha. E ratificam os quatro pontos apresentados por Gomes no item anterior: Esses quatro pontos levantados podem ser analisados como o novo carter urbano experimentado, uma nova ocupao e novas relaes sociais. A ocupao pode espacializar-se em ilhas fixas, e/ou ao mesmo tempo atravs de simples estruturas tnues, limites sutis e simblicos. Um bom exemplo o setor informal, nas ruas com maior movimentao, concentrao e fluxo de pessoas. O livre acesso pressupe a no-exclusividade de ningum ou de nenhum uso diferente daqueles que so de interesse comum. (Gomes, 2002, p. 177). Surge um estreitamento da rua, pois os espao transformam-se em mercados, (fig. 01 e 02) os lugares da vida pblica e do espetculo so reduzidos a caminhos de passagem, ocorrendo alm da degradao fsica, aquilo que Gomes chamou de degradao moral dos espaos pblicos. At

que ponto o espao publico existe para a conquista de particulares? Barreiras fsicas nas ruas sem sada, vasos de plantas nas caladas, correntes que bloqueiam a passagem, intervenes efmeras mas que alteram a percepo do espao urbano como espao pblico. Como proceder a esse espao pblico quando no presente observa-se o confinamento social? Problemas relacionados inclusive com a perda identidade (Sennet,1998). Diminui-se sobremaneira a vivncia dentro do espao da cidade recaindo na circulao a cidade-mvel de Chalas. As grandes cidades devem, portanto, aumentar continuamente o espao de circulao dos carros particulares, em detrimento de outros usos possveis para o espao pblico. (Gomes,2002, p.184), de que maneira esse processo encaminha o desenho das cidades hoje? Assim, os espaos pblicos se transformam cada vez mais numa espcie de passarela para o espetculo da pobreza. (Gomes,2002, p.185), o espao pblico, ao se tornar um bem comum, minimiza a aparncia dos conflitos inerentes vida urbana, e segundo Konzen, mascara-se em consenso. A primeira soluo, sem nenhuma reflexo aprofundada, seria a criao de espaos isolados, condomnios fechados capazes de resgatar a qualidade de vida urbana e com a homogeneidade social como trabalhado por Gomes, verdadeiros simulacros da cidadania, onde a sociedade confundida com homogeneidade, como aqueles presentes em vrios bairros afastados do centro de Florianpolis Cacup (fig.03) , Campeche, Canto da Lagoa . Porm, se a diversidade o elemento fundamental da vida urbana (JACOBS,2000) e tem se tornado um dogma para o planejamento urbano (Fainstein,200522), como trabalhar com sob a gide da homogeneidade? Qual o papel cabe atualmente aos planejadores?

22

Susan Fainstein desenvolve um trabalho interessante sobre a diversidade como novo dogma a ser perseguido pelo planejamento e os erros de entendimento que dele podem decorrer. (Fainstein,2005)

Figura 1 Santo Antnio de Lisboa Apropriao privada de espaos pblicos deck de restaurante sobre a praia

Figura 2 Open Shopping Jurer Internacional Ilhas Utpicas e Progresso das identidades territoriais

Figura 3 Condominios Fechado no Cacup Ilhas Utpicas

Figura 4 Av Beira-mar Apropriao do Heliponto Calamento novo e nova proposta de vegetao

Conforme dito anteriormente - a produo do espao geogrfico como resultado de intervenes antrpicas sobre o meio (o sistema de objetos e o sistema de aes de Milton Santos, 2006) contribuiu para um descolamento entre a esfera pblica, com grande esvaziamento do centro urbano como espao do discurso para a esfera do social onde os indivduos endeream ao Estado a responsabilidade sobre as questes coletivas e alienam-se em suas vidas privadas, restando ao espao urbano mero carter de cenrio apoltico(discusso de Arendt, 1997) . Obviamente, essa dinmica de formao scio-espacial, no particular Florianpolis, sendo tpica da produo do espao no mbito da sociedade capitalista com processos ao mesmo tempo autosegregadores e de segregao imposta tpicas da lgica capitalista de urbanizao.

Como resultado desse processo, a fragmentao, tpica do contemporneo, numa releitura nossa sobre a obra de Harvey, o elemento chave para a compreenso da dinmica espacial florianopolitana traduzindo espacialmente as assimetrias do espao social condizente estrutura do habitus local, e indo alm, ratificando as diferenas sociais, reificadas pela lgica capitalista e naturalizadas pelas prticas urbansticas brasileiras. Outro fator de peso considervel dinmica dos espaos na ilha diz respeito ao fetiche das praias, que faz aluso a uma constante utilizao das praias em detrimentos dos demais espaos pblicos, fato esse que pode ser confrontado com um calendrio extenso de atividades programas para os espaos pblicos de Florianpolis no decorrer do ano todo. Observa-se, no entanto um cuidado maior com as reas consolidadas pelos usurios locais mas que fazem parte tambm do circuito turstico como a Praa XV, o centrinho de Santo Antonio de Lisboa e a prpria Av. Beira-mar norte, em atual processo de reforma e remodelagem paisagstica23 (fig.04). Portanto, se Florianpolis exemplifica esse descolamento entre o espao geogrfico e o social, e traduz essas novas maneiras de construir o urbano, ela serve como base de reflexo para a discusso sobre a morte do espao pblico como elemento norteador do planejamento, ou indo alem, e resgatando as novas tendncias da cidade contempornea24, a cidade pode exemplificar esses novos percursos de ocupao e apropriao, inerentes a uma nova maneira de habitar nas cidades, que no podem mais corresponder s prticas saudosistas, mas, e ao mesmo tempo, resgatar a participao e a esfera pblica como seus elementos chaves.
Cest une autre manire, dynamique, de concevoir la mixit sociale, non pas comme um tat mais comme um mode de fonctionnement de la ville. La mixit par le mouvement peut ainsi aider la ralisation de comrpomis oprationnels entre des logiques de reogroupement social et les ambitions de justice.( ASCHER, 2008, p. 105.)

Morte do espao pblico ou novas possibilidades para a cidade contempornea guisa de uma concluso Com base no apanhado terico acima exposto e nas breves anlises empricas que foram realizadas em Florianpolis, percebe-se que Florianpolis emblemtica
23 24

como

cidade

contempornea

que

enfrenta

problemas

Para maiores informaes sobre a reforma, ver o Jornal Dirio Catarinense, 31 de janeiro de 2011, pgina 26 Yves Chalas e Franois Ascher (2008) .

relacionados fragmentao da condio em que se vive atualmente 25, espacializando a assimetria socioeconmica de maneira a muitas vezes romper com o carter poltico da esfera pblica, sob a gide da busca do consenso em detrimento do conflito latente. Assim, os condomnios privados, surgem como ilhas utpicas insegurana, com barreiras fsicas e/ou sociais esvaziando o contedo dos espaos pblicos,e reforando a idia de cidade-mvel, com distncias cada vez maiores entre o local do trabalho e a habitao e da cidade-vazio com grandes espaos de transio. Ao mesmo tempo, a progresso das identidades territoriais com bairros e grupos bem definidos corrobora com a idia do habitus social, inserindo novos modos de vida, delimitando-os e criando novas temporalidades a esses recortes, com emergncia da cidade a tempo contnuo no somente espacialmente mas virtualmente. ` Essas novas relaes abrangem uma configurao espacial com repercusso direta nas formas geogrficas, contribuindo para uma morfologia urbana condizente com os novos contedos que vo sendo implementados: a cidade da opo e a cidade policntrica reforam sua caracterstica de mobilidade e de possibilidade, rompendo muitas vezes com o prprio papel clssico dos planejadores e do planejamento:
Dans ce contexte, les experts de lurbanisme et des transports voient leur rle se modifier: on ne leur demande plus de donner lasolution, mais de mettre leur comptences au service des ngociations entre les divers acteurs, pour aider la construction de compromis accpetables par le plus grand nombre, articulant intrts locaux et fonctionnement densemble du systme urbain. La conception et lamnagement des rues, en devenant une question de socit aux multiples facettes culturelles, sociales, conomiques, environnementales et politiques, donnent ainsi de nouvelles responsabilits aux techniciens qui les dessinent, les quipent, les grent, car les solutions toutes faites, les modles idologiques, les dogmes urbanistiques sont de moins en moins utilizables. Les progres de la gouvernance urbaine et la complexit croissante des villes en mouvement compliquent certainement la tche des professionnels de lurbanisme et des transports, mais ils accroissent galement ce que lon attend deux et lvent le niveau de technicit de leurs interventions.(ASCHER, 2008, p.130-1)

Trabalhar tendo como base as formas urbanas pretritas, bem como as relaes sociais consolidadas pelo habitus pode levar a incorrees na constituio do espao geogrfico, tanto fsico quanto social, portanto a chave
25

Berman (1986) e Harvey (1996)

est na compreenso destas novas possibilidades e modalidades de conceitos sobre a cidade para que possam ser minoradas as distncias sociais bem como o resgate da esfera pblica como espao de discusso poltica e trocas efetivas, tendo como palco para tal o espao pblico, no romantizado mas adequado s novas demandas e perfis urbanos. E conforme o prprio Chalas aqui posto em concordncia com Paulo C. da Costa Gomes, em meio fragmentao, so diversas as lgicas que gerenciam o espao urbano, no somente a lgica dualista (p.35) mas como um paradoxo a ser compreendido. Referncias bibliogrficas
ADAMS, Betina. . Preservao urbana: gesto e resgate de uma histria ; patrimnio de Florianpolis. Florianpolis, SC: Ed. da UFSC, 2002. ARENDT, Hannah. A condio humana, 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997 ASCHER, Franois. Le nouveaux compromis urbains. Lexique de la ville plurielle. Editions de lAube, 2008 BOURDIEU, Pierre. O Poder do simblico. Editora Bertrand Brasil SA. RJ 1989 e 2001. (coord.). A misria do mundo. Ed. Vozes. Petrpolis, RJ,1997. 5. Ed. A distino, crtica social do julgamento. So Paulo, Ed USP, Porto Alegre, ZOUK, 2007. BERMAN, Marshall; MOISES, Carlos Felipe; IORIATTI, Ana Maria L. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. CHALAS, Yves. O Urbanismo do pensamento fraco, in: PEREIRA, Elson Manoel (org). Planejamento Urbano no Brasil: Conceitos, Dilogos e Prticas. Chapec: Argos, 2007. ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. . Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro (RJ): Zahar, 2000. GOMES, Paulo Cesar da Costa. A condio urbana : ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. FAINSTEIN, Susan. CITIES AND DIVERSITY .Should We Want It? Can We Plan For It? In.URBAN AFFAIRS REVIEW, Vol. 41, No. 1, September 2005 3-19. Disponvel em: http://www.columbia.edu/~jwp70/etexts/Fainstein_Diversity.pdf acessado em 12/10/2010. FANTIN, Marcia. Cidade dividida. Florianpolis: Futura, 2000 HABERMAS, Jngen. Mudana estrutural da esfera pblica. Investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. HANSEN, Rodrigo Salcedo. El espacio pblico en el debate actual: Una reflexin crtica sobre el urbanismo post-moderno in.: EURE (Santiago) v.28 n.84 Santiago sep. 2002. Disponvel em: http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S025071612002008400001&script=sci_abstract&tlng=en . acessado em 10/10/2010 HARVEY, David. Condio Ps-Moderna. Edies Loyola, So Paulo, 1996.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. So Paulo (SP): Martins Fontes, 2000. KONZEN, Lucas Pizzolatto. Espaos pblicos urbanos e pluralismo jurdico : dos bens de uso comum do povo ao direito cidade. 169 p. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Cincias Jurdicas, Programa de Ps-Graduao em Direito, Florianpolis, 2010 LAGO, Paulo Fernando. Florianpolis: a polemica urbana. Florianopolis: Fundacao Franklim Cascaes 1996, p.51 LEFEBVRE,Henri. O direito a cidade. Ed. PARMA, So Paulo, SP. 1991 The Production of Space. Blackwell Publishing. Cornwall,UK 1991a. LYNCH, Kevin; CAMARGO, Jefferson Luiz. . A imagem da cidade. Lisboa (PT): Edies 70, 1982. MARCON, Maria Teresinha de Resenes; LAGO, Paulo Fernando de Araujo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Cincias Humanas. . A metropolizao de Florianpolis o papel do estado /. Florianpolis, SC, 2000. PEREIRA, Elson Manoel; GRILLO, Antonio Niccol. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Scio-Econmico. . Gesto do espao urbano : um estudo de caso das areas central e continental da cidade de Florianpolis. 1992. xvi, 161f. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconmico PIMENTA, Luiz Fugazzola e PIMENTA, Margareth de Castro A.. A institucionalizao da precariedade: Estado e habitao popular no aglomerado urbano de Florianpolis. In: Scripta Nova REVISTA ELECTRNICA DE GEOGRAFA Y CIENCIAS SOCIALES Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depsito Legal: B. 21.741-98 Vol. IX, nm. 194 (49), 1 de agosto de 2005 SANTOS, Andr Luiz. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de PsGraduao em Geografia. . Do mar ao morro: a geografia histrica da pobreza urbana em Florianpolis. Florianpolis, SC, 2009. xix, 639 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Programa de Ps-graduao em Geografia, Florianpolis, 2009 SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAO HABITADO, fundamentos, Terico e metodolgico da geografia. Hucitec.So Paulo 1988. A Natureza do Espao,Tcnica e Tempo. Razo e Emoo. Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. SCHERER-WARREN, Ilse; ROSSIAUD, Jean. (1999). Democratizao em Florianpolis: resgatando a memria dos movimentos sociais. Itaja: Ed. da UNIVALI; Florianpolis: Dilogo. SUGAI, Maria Ines; VILLAA, Flavio. UNIVERSIDADE DE SO PAULO Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. As intervenes viarias e as transformaes do espao urbano.A via de contorno norte-Ilha. 1994. 2v. Dissertao (Mestrado) - Universidade de So Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SENNET, Richard. O Declnio do Homem pblico. As tiranias da Intimidade. Ed. Schwarcz Ltda. So Paulo, 1998.

Вам также может понравиться