Вы находитесь на странице: 1из 5

A Geologia na Avaliao de Impacto Ambiental

Avaliao de Impacto Ambiental


"Instrumento de poltica ambiental, formada por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles considerados. Alm disso, os procedimentos devem garantir a adoo das medidas de proteo do meio ambiente determinadas, no caso de deciso sobre a implantao do projeto." (Moreira, 1990).

Componentes e objetivos da AIA


Frederico Garcia Sobreira

"Dentre os componentes da AIA, h de se destacar o EIA (Estudo de Impacto Ambiental), instrumento de deciso tcnica, que no Brasil visa subsidiar o licenciamento ambiental. Est includo no EIA que este deve discriminar todos os aspectos tcnicos da atividade que se quer licenciar, , portanto, onde este deve estar inserida a anlise de risco. O segundo componente neste processo, que tambm tem o amparo legal e formal o RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental). Este tem objetivo claro e explcito; o documento escrito ao qual a populao tem acesso, para entender a razo da atividade a ser implantada. O teor do EIA e RIMA deve ser substancialmente o mesmo, mas a linguagem pode ser diferente." "A avaliao de impacto ambiental um dos instrumentos da Poltica Nacional de Meio Ambiente, cuja implementao, sem dvida, implicar livre acesso s informaes sobre o empreendimento, quanto ao envolvimento e participao da comunidade nas decises governamentais. A AIA, de carter preventivo, tem como objetivo principal subsidiar a deciso do rgo pblico como instrumento de gesto ambiental."

"A experincia brasileira na aplicao da AIA recente. Os problemas vo desde as necessidades de capacitao tcnica dos funcionrios dos rgos ambientais, aos quadros de tcnicos que elaboram o EIA e o RIMA, nas empresas de consultoria. Ainda h a necessidade de se implementar treinamentos que sejam acompanhados pelos tcnicos do IBAMA, das universidades e das entidades estaduais de meio ambiente. Entretanto, o que parece mais premente para o desenvolvimento do processo de AIA a mudana de comportamento poltico dos rgos e instituies governamentais, responsveis pela execuo de grandes programas e obras, nem sempre dispostos a discutir e reverter suas posies."

Mtodos da AIA
Frederico Garcia Sobreira

1 - Reunio de especialistas - Mtodo de Delfos, onde se forma um grupo de especialistas nas diversas disciplinas envolvidas na ao em estudo. Carter subjetivo. 2 - Mtodo das listagens - Permite a abordagem multidisciplinar com poucos dados necessrios, mas no permite previses e projees e no identifica impactos de segunda ordem. Listagem simples - no h ponderao de magnitude e importncia. Listagem discriminativas - contm informaes sobre medies e previses para os fatores e indicadores adotados. Listagens comparativas - interpretam o significado de cada impacto (U. S. Forest Service). Listas em questionrios - srie encadeada de perguntas, a fim de evitar as desvantagens das listas descritivas. Listas ponderveis - adota-se critrio de prioridade entre as aes, com atribuio de pesos. 3 - Mtodo das matrizes (Leopold) - Estabelece relao quantitativa entre causa e efeito entre as aes que agiro no meio ambiente e os atributos ambientais (100 aes e 88 atributos). O impacto pode ser quantificado atravs de sua magnitude (grandeza do impacto em termos absolutos) e

importncia (grau de significao em relao ao fator ambiental afetado e a outros impactos). 4 - Superposio de cartas (McHarg, 1968) - Consiste na feitura de vrias cartas temticas, uma para cada fator ambiental, onde se apresentam dados segundo suas categorias.

AIA no Brasil
Frederico Garcia Sobreira No Brasil, a obrigatoriedade da avaliao de impactos ambientais no Brasil foi instituda em 1986 por ato normativo do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente e assegurada no texto da Constituio Federal em 1988. Como a experincia brasileira na aplicao da AIA relativamente recente, existem problemas vo desde as necessidades de capacitao tcnica dos funcionrios dos rgos ambientais, aos quadros de tcnicos que elaboram o EIA e o RIMA, nas empresas de consultoria. Ainda h a necessidade de se implementar treinamentos que sejam acompanhados pelos tcnicos do IBAMA, das universidades e das entidades estaduais de meio ambiente. Entretanto, o que parece mais premente para o desenvolvimento do processo de AIA a mudana de comportamento poltico dos rgos e instituies governamentais, responsveis pela execuo de grandes programas e obras, nem sempre dispostos a discutir e reverter suas posies."

Diagnstico Ambiental e Prognstico


Diagnstico Ambiental Descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto. (CONAMA, resoluo 001/86) Prognstico "O conjunto de aes que serviro na anlise dos impactos ambientais do projeto e suas alternativas, atravs da identificao da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a mdio e longos prazos, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e

sinrgicas; a distribuio dos nus e benefcios sociais." (CONAMA, resoluo 001/86)

Estudo de Impacto Ambiental


Frederico Garcia Sobreira "Um dos elementos do processo de avaliao de impacto ambiental. Tratase da execuo por equipe multidisciplinar das tarefas tcnicas e cientficas destinadas a analisar, sistematicamente, as conseqncias da implantao de um projeto no meio ambiente, por mtodos de AIA e tcnicas de previso de impactos ambientais. O estudo de impacto ambiental compreende, no mnimo: a descrio do projeto e suas alternativas, nas etapas de planejamento, construo, operao e, quando for o caso, desativao; a delimitao e o diagnstico ambiental da rea de influncia; a identificao; a medio e a valorizao dos impactos; a comparao das alternativas e a previso da situao ambiental futura, nos casos de adoo de cada uma das alternativas, inclusive no caso de no se executar o projeto; na identificao das medidas mitigadoras e do programa de monitoragem dos impactos; a preparao do relatrio de impacto ambiental - RIMA. (Moreira, 1990). o instrumento constitucional da poltica ambiental. obrigatrio para todas obras e atividades cuja instalao possa provocar significativo impacto ambiental. No pas, o EIA no exigido para planos programas e a prpria ordenao do territrio. Apenas esto sendo elaborados individualmente de acordo com cada empreendimento. Deve conter no mnimo o diagnstico ambiental da rea, a descrio da ao proposta e suas alternativas, a identificao, anlise e previso dos impactos significativos, positivos e negativos. O resultado do estudo constitui o Relatrio de Impacto do Meio Ambiente, acessvel ao pblico e custeado pelo proponente do projeto.

A Geologia nos EIA Os estudos so elaborados para trs reas de conhecimento: o meio fsico, o meio biolgico e o meio socioeconmico. A Geologia insere-se na considerao do meio fsico - o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo,

os corpos dgua, o regime hidrolgico e hidrogeolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas - no diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto. rea de influncia - rea geogrfica a ser diretas ou indiretamente afetada pelos impactos do projeto, considerando a bacia hidrogrfica na qual se localiza.

Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA


Frederico Garcia Sobreira " o documento que apresenta resultados dos estudos tcnicos e cientficos de avaliao de impacto ambiental. Constitui um documento do processo de avaliao de impacto ambiental e deve esclarecer todos elementos da proposta em estudo, de modo que possam ser divulgados e apreciados pelos grupos sociais interessados e por todas as instituies envolvidas na tomada de deciso." (Moreira, 1990). "O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que possam entender as vantagens e desvantagem do projeto, bem como todas as consequncias ambientais de sua implementao."(CONAMA, resoluo 001/86)

Вам также может понравиться