Вы находитесь на странице: 1из 8

RALF RICKLI separata de

PEDAGOGIA DO CONVVIO 11.2. ALICERANDO PROPOSTAS I: DEMOCRACIA HOLOGRFICA CONTRA FRANKENSTEIN


11.2.1. De como a democracia tende a gerar monstros
J nos referimos ao modelo de curso proposto no PP18 como um ornitofante e um autotratorvio.1 Mas devemos ser justos: isso (a associao volumosa mas pouco sinrgica de elementos pouco harmnicos entre si) no de modo nenhum exclusividade do PP18 e nem mesmo de currculos existentes que lhe possam ter servido de inspirao, e sim uma constante no mundo institucional de hoje, sobretudo no Setor Pblico. H ainda outra imagem que pode nos levar adiante na percepo do problema: a do homem-de-artifcio conhecido como Frankenstein: um costurado de peas ou rgos em si excelentes, porm que no se pertencem, no so finamente dimensionados uns para os outros como seriam caso tivessem se desenvolvido organicamente a partir de um ncleo gerativo nico. Esta ltima palavra toca no que provavelmente o x da questo: filhos de processos democrticos tm centenas, milhares ou milhes de pais: como garantir-lhes a harmonia? Abrindo mo da democracia? Ou ento, para preservar a democracia, deveremos considerar que essa tal harmonia um luxo burgus com os resultados que se tm visto nos servios pblicos mundo afora? Como nossa exposio ainda toma alguns pargrafos, achamos importante adiantar que no retrocedendo (isto , abrindo mo da democracia) que pretendemos avanar!

11.2.2. Seis becos sem sada para as democracias


evidente que toda sociedade uma coleo de vontades e necessidades distintas e em grande medida contraditrias e que, sendo assim, a proposta de uma democracia surge antes como um problema que como soluo. Uma tentativa de lidar com isso (n. 1) tem sido a proposio ao imaginrio das massas de um ou mais focos que propiciem alinhamentos de vontades contraditrias porm, quem tem o direito de prop-los? A isso cabe melhor o nome de demagogia ou manipulao. Outras abordagens vo da mera justaposio ou acmulo de interesses parciais diferentes, a tentativas de lev-los a uma maior ou menor medida de interao entre si (como reaes qumicas ou operaes matemticas). Em todos os casos no parece pr-se em questo que as palavras cidados ou grupos sejam entendidas automaticamente como sinnimas de interesses parciais. Ou seja: em todos esses casos a democracia resultaria de todos terem a oportunidade de defender seus interesses e de ningum ir alm de certos limites ticos ao competir isto : ao tentar derrotar ou subordinar interesses que se contraponham, divirjam ou concorram com os seus. Note-se que a atitude geral de que estamos falando no se expressa apenas na competio do liberalismo econmico, mas tambm (entre outras formas) nessa espcie de contraparte sua que pode se expressar em atividade sindical ou em corporativismo. O que acontecer, porm, se cada um puxar para o seu lado, como cavalos amarrados em volta de um carro como raios de um crculo?
1

Para caracterizaes mais precisas do que queremos dizer com isso, ver 0.4.

Ralf Rickli PEDAGOGIA DO CONVVIO

Uma possibilidade (n. 2) que o carro se mova na direo de alguns que conseguirem puxar mais forte o que, na sociedade, dificilmente corresponder posio mais justa, e tampouco posio espontnea da maioria, mas provavelmente a dos que tiverem maior poder de manipulao atravs da mdia. Poderamos porm aperfeioar o sistema para minorar essas distores, e a a tendncia que... em gradao: (n. 3) o sistema fique simplesmente paralisado como no raro nas democracias de hoje; (n. 4) o sistema no ande em nenhuma direo til mas v se deformando progressivamente; (n. 5) o sistema se arrebente. Mas poderamos ainda inverter o sentido das participaes, de centrfugo para centrpeto: a idia da construo coletiva (n. 6), onde todos tentam levar sua contribuio na direo do centro, coloc-la ao lado da contribuio de outros. A palavra aqui seria mais tolerncia que competio. Porm... estaremos falando de fato de contribuies, ou mais uma vez de colocar l dentro uma agncia ou representao de nossos interesses no sentido egosta da palavra? Isso talvez explicasse por qu, mesmo aqui, as pessoas parecem seguir competindo, agora para ver quem ocupa mais espao com sua contribuio! Mas nem esse o problema principal deste tipo de construo coletiva: ainda que as contribuies sejam de sincera boa-vontade, se um tentar contribuir com o mais fantstico fgado, outro com o mais fantstico rim, outro com a melhor das pernas e outra com o melhor dos braos, a grande possibilidade que cheguemos na mais autntica monstruosidade. Como um Frankenstein, um ornitofante... ... como tantas das mais bem intencionadas leis... ... ou como cursos de Pedagogia que so construdos com disciplinas da mais alta qualidade mas, como seus alunos costumam dizer, tentam ser tanto em tantas frentes diferentes que terminam no sendo nada.

11.2.3. O passo inicial para virar o jogo: virar-se pelo avesso


Cremos que o ponto de partida para uma mudana viabilizadora tem a ver com a pequena provocao que costumamos fazer aos nossos alunos quando chegam da escola ou de eventos com a boca cheia da palavra cidadania: Disseram a voc que cidadania saber lutar pelos seus direitos? Mas lutar pelo seu qualquer animal faz. Cidadania lutar pelos direitos de outros.2 S a que voc comea a ser cidado: no mero habitante mas membro constituinte de uma cidade, uma coletividade humana, uma plis. primeira vista, isto no mais que a inverso do sentido da participao (cada um leva sua parte ao centro, em lugar de pux-lo para si) que levou acima ao beco sem sada n. 6. A diferena (que, reconhecemos, na fala acima ainda no est suficientemente explcita) est no foco do meu olhar e ponto de partida da minha ao: tratase do que EU quero dar, ou do que ELE necessita? Mais: mesmo que eu ache que se trata do segundo caso, trata-se realmente do que ELE necessita ou... do que EU ACHO que ele necessita (caso em que o ponto focal ainda permanece em mim)? Generalizando para qualquer coisa ou situao: A imagem interior em que me baseio (sempre me baseio em uma imagem interior, e isso essencial) ... ... foi formada com dedicao de algum tempo (outro elemento essencial) ...

2 Consideramos essencial dizer de outros, que se refere a seres indeterminados porm concretos, e no do outro, que se refere com toda determinao... a uma abstrao genrica, sem cara, sem corpo e sem cheiro.

www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

11.2 Democracia Hologrfica contra Frankenstein ... ... ... ...

de ateno focalizada (= interesse) ... diretamente (mais um) ... na realidade fora de mim (= como veio ao meu encontro) ... com seus vrios lados e contexto (ainda outro)? Ou foi formada meramente pelo meu arbtrio e/ou por informaes de segunda mo? ou seja: informaes para as quais, no importa se lidas nas melhores fontes, cabe nesse caso a palavra preconceitos? 3

11.2.4. A imagem hologrfica


Muita exposio analtica pode ser poupada por uma imagem e a que cabe aqui justamente a comparao entre duas formas de registros de imagens (no sentido mais literal). Num slide tico comum podemos dizer que cada ponto do slide se responsabiliza por um ponto da imagem. Destrudo aquele ponto, desaparecer da imagem projetada o ponto correspondente; destruda metade do slide, estar perdida metade da imagem. Desde h algumas dcadas tambm existe, porm, o registro hologrfico, capaz antes de mais nada de fornecer uma viso multidimensional e complexa por ser obtido mediante a interferncia entre leituras colhidas do mesmo objeto por mais de ngulo, num processo que demanda algum tempo. (So detalhes significativos, mas s os apontaremos de passagem, neste momento). O que acontece se destrumos um ponto do holograma? No desaparece nenhum ponto da imagem. Se o formos destruindo progressivamente, a imagem ir perdendo foco, nitidez, detalhamento, porm sua estrutura geral estar inteira. Isso porque cada ponto do holograma contm o mximo possvel de informaes do todo. Mas por que ento no se usa um ponto s? Porque podemos dizer cada ponto tenta conter em si o todo, porm inevitavelmente acaba tendo um diferencial particular. E justamente porque todos os pontos so em certo sentido imperfeitos, nenhum redundante: a participao de cada ponto no apenas refora o todo, mas ainda o enriquece com algo particular, um diferencial. Mas se por economia fizssemos cada ponto registrar s o seu diferencial, e no esse com o todo, a teremos voltado ao processo analgico comum. Poderamos descrever a qualidade central da holografia como uma espcie de solidariedade das partes entre si e com o todo, uma espcie de levar as cargas uns dos outros, na expresso paulina o que, longe de mero romantismo, termina por revelarse como algo com grandes conseqncias prticas: disso que resulta a resilincia, endurance, ou consistncia/resistncia/persistncia do todo, qualidade pela qual muito mais difcil exterminar certas plantas que exterminar um homem, j que essas plantas so capazes de se refazer a partir de qualquer mnimo fragmento seu.

11.2.5. Um passo crtico: a concepo da concepo


Em benefcio da brevidade teremos que cometer aqui o que consideramos o pecadomor do pensamento e da educao contemporneas: apresentar um nome, ou rtulo, antes de haver construdo o reconhecimento da realidade a que se refere o que por um lado d a impresso de que se inventou alguma coisa, em lugar de se estar descrevendo um fenmeno, e por outro contribui para a nefastssima iluso de que aprender nomes seja aprender. Enfim, penitenciamo-nos e prosseguimos:

3 Ateno: embora advertindo contra o pr-conceito, no estamos falando de uma formao de imagem que s pudesse ser realizada mediante procedimentos reconhecidos como cientficos!

www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

Ralf Rickli PEDAGOGIA DO CONVVIO

Chamaremos de foco impulsionador ao... ponto? processo? rgo? da psique, onde o interesse receptivo (ateno) se converte em impulso de movimento ativo o qual pode ser fsico ou mental, indiferentemente. Via de regra esse um processo que envolve tempo: se concentro a ateno por um tempo suficiente, surgir um impulso compensatrio de atuao porm tambm a intensidade do interesse pode atuar no mesmo sentido, talvez de modo anlogo equao fotogrfica tempo x abertura = exposio. O que parece ser a lei fundamental do processo : tal tempo-e-intensidade de ateno constituem um canal de mo dupla, pelo qual o objeto da ateno passa a fazer parte do sujeito da ateno, passando a co-informar sua ao, influindo na qualidade e rumo do seu movimento. Nesse ponto somos tentados a falar de motivo, porm cremos que essa palavra seria enganosa: o objeto apenas um ponto-de-apoio; a energia de movimento vem do prprio sujeito, ou pelo menos do seu percurso anterior (como em um trampolim). Tampouco necessrio que exista inteno: ainda que ela possa estar presente e desempenhar algum papel, o determinante no a in- e sim a a-teno. Isto naturalmente se conecta ao que dizamos em 11.2.3: coloco minha ateno dentro ou fora de mim mesmo?, sugerindo a importncia de uma experincia direta do real-exterior porm j esboando a participao de uma imagem interior, j que obviamente minha ao no pode depender da presena real do outro o tempo todo (inclusive porque seria uma interferncia insana na sua vida!). Fim de linha para o discurso de pr o foco fora de si? Definitivamente no: antes falvamos de pr-conceito (ainda que adquirido dos melhores e mais despreconceituosos autores!), e agora comeamos a falar de... conceito no sentido original da palavra. Posso me perguntar: a imagem-do-outro em que me baseio um verdadeiro reflexo dele em mim (e portanto uma imagem viva, com movimento)? Ou uma foto que o congela em algum momento passado? Ou mesmo uma figurinha qualquer que escolhi para represent-lo? Concordamos com as crticas de Morin & companhia frente ... (com perdo de uma certa infmia) noo atual de conceito, porm a palavra mesma (= concebido, cognata de conceber e concepo) testemunha de que seu entendimento original era outro: algo concebido s se mostra rgido caso abortado ou mumificado; suas modificaes tm um carter orgnico, onde quem concebeu tem influncia, mas no um poder arbitrrio (as condies e os atos da me obviamente afetam o filho, mas qu me decide onde vai colocar o nariz da criana?); e sobretudo: ningum con-cebe sozinho: nem mesmo a Virgem Maria teria tido tal autossuficincia, pois teria concebido do Esprito Santo. s a vida intelectual de hoje que julga estar concebendo quando, como criana achando que gera filhos ao montar bonecos com quaisquer peas que encontre, vai por a montando ornitofantes e Frankensteins! No que vejamos o conceber intelectual confinado aos mesmos limites do biolgico! Numa exposio rpida pode soar contraditrio, mas apostamos que nesse campo a liberdade humana maior que em qualquer outra rea, e mais: potencialmente absoluta. Porm permanece o fato de que ningum concebe ex-nihilo, do nada: con-cebe-se com: com o que se recolheu para dentro de si e se acolheu em si (ou que foi re-cebido e a-ceito). Uma vez admitido isso, agora sim: conceber de fato criar, inovar primeiro dentro de si, e em seguida como contribuio para a renovao do mundo que se estende para alm de si. Finalmente, importante notar no conceber a ambivalncia (diferente de neutralidade!), a articulao num s ponto dos gestos contrrios de aceitar e ceder, caracterstica-chave do vivo como na reao dos aminocidos, cida por um lado e bsica por outro; ou na mo dupla e carter conector do canal interesse-impulso.
www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

11.2 Democracia Hologrfica contra Frankenstein

Enfim: falamos at agora da capacidade que todo ser humano tem, pelo menos como potencial a desenvolver, de conceber e vivenciar experimentalmente dentro de si a posio de outros seres... ... porm essa capacidade ainda apenas o elemento constitutivo (como os aminocidos so das protenas) de uma capacidade ainda maior: a de conceber totalidades, de conceber sistemas inteiros dentro de si. A idia de democracia s faz sentido, porque s vivel, se a capacidade de conceber sistemas inteiros dentro de si universal na humanidade ou seja: se existe em todo e cada ser humano, ainda que possa estar reprimida. E dizemos mais: quem no acreditar nessa universalidade, e ainda assim defender uma democracia, estar na verdade apenas apostando no sistema onde parece haver mais chances de participar de manipulaes em nome do todo.

11.2.6. Viabilizando a democracia desde a concepo


Sugerimos que a to falada capacidade criadora do ser humano consiste justamente em sua capacidade de conceber sistemas. No h inveno que no seja de um sistema: seja uma cadeira ou uma escova de dentes, trata-se de um complexo de diversos elementos de forma e de uma a incontveis propriedades ou funes.4 Mas e... os sistemas sociais, aqueles em que os componentes so todos pessoas capazes de conceber sistemas: sero concebidos por quem? Nesse sentido, se partssemos de um processo totalmente independente e arbitrrio em cada pessoa (cada um olha para o que bem entende e concebe o que quer), at hoje no haveria acontecido plis e quem sabe estaramos guerreando por um pedao de osso no deserto (como, alis, talvez terminemos se no enxergarmos logo os limites dos insights do Sr. Adam Smith). A plis e todas as coisas que so da natureza de plis (ou seja, as coisas polticas no sentido mais legtimo da palavra) s podem surgir quando seres humanos dirigem suas atenes voluntariamente para o mesmo campo a partir de seus diferentes ngulos, deixando-se assim fecundar pelo mesmo objetivo; e concebem em retorno, cada um, no menos que a imagem do todo imagem que ser ao mesmo tempo diferenciada pelas diferenas de ngulo, experincia de vida e constituio pessoal, e compatibilizada pelo objetivo e pela tentativa de totalidade em comum: a partir da sobreposio das imagens assim compatveis e ao mesmo tempo levemente diferenciadas que a plis vai ganhando dimenso palpvel e concretude sem perda das qualidades do que vivo. s tendo sido gerado de modo efetivamente social (ou seja: por esse processo anlogo holografia) que qualquer sistema social capaz de subsistir que no fora e capaz tambm de servir a todos os seus componentes em retribuio vida que esses lhe conferem, em lugar de devor-los ou oprimi-los, como Frankensteins e outras monstruosidades costumam fazer com seus criadores e com quem mais se aproximar.

11.2.7. O que fazer dos especialistas


Por fundamental, deve-se reiterar a diferena entre essas duas formas de construo social ou coletiva: a hologrfica qual tambm caberia a palavra gerao e a que no ultrapassa uma forma pr-sistmica ou pr-complexa de pensar: no se gera sistema organicamente vivel pela soma de partes, como por exemplo a soma das concepes de especialistas cada um sobre sua parte do projeto pois nesse caso, alm das diferenas inevitveis de ngulo (de onde cada um olhou), saberes e outras idiossincrasias de cada especialista (como cada um olhou), teramos as diferenas de para onde

Esta afirmao tem um nvel de elementaridade comparvel ao de 4=2+2. Pensar em vincul-la a uma ou outra escola filosfica seria um exemplo de como se perder ou se esquivar do essencial pelo ainda menos que acessrio.

www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

Ralf Rickli PEDAGOGIA DO CONVVIO

cada um olhou; e, quando concebo, concebo fecundado justamente por aquilo que coloquei no foco do meu interesse ou para onde dirigi o olhar. E numa imagem um tanto rude se, por no estarem olhando para o mesmo ponto, um foi emprenhado por um esquilo, outro por um marreco e outro por um jacar, ser que uma construo coletiva ser viabilizada meramente porque cada um, em lugar de entregar seu produto total, seccionar uma parte dele para combinar com partes dos produtos dos outros? Tomemos um exemplo concreto: caso um professor de Economia se pergunte: como posso estruturar minha disciplina de modo que seja til a estudantes de Pedagogia?, ele ainda est no caminho de ajudar a construir um Frankenstein. A pergunta que ele, como qualquer outro especialista, teria que se colocar : como deveria ser estruturado o curso de Pedagogia inteiro para que tenha o melhor resultado global possvel dentro do conjunto de condies reais em que existe, e frente aos objetivos dos alunos (objetivos esses que s raramente coincidiro com os objetivos particulares da minha disciplina)? bvio que ele no saber tudo o que seria preciso para, por exemplo, organizar a frente das disciplinas didticas; mas por utpico que isto parea primeira vista precisa tentar. Pois a qualidade da sua contribuio vai depender precisamente da qualidade e intensidade do seu empenho em tudo aquilo que no sua especialidade no projeto pois o que sua especialidade vir com ele naturalmente; ele tem tanta possibilidade de o deixar de fora quanto de deixar de fora suas prprias mos ou seu prprio crebro; e ser mantido na posio e limites adequados justamente por seu empenho em compreender o resto do todo de que dever fazer parte. Infelizmente no desnecessrio dizer que tal coisa s seria possvel com um trabalho colegiado regular e autntico, em nada parecido com a triste imagem que cada um de ns tem guardada em si do que sejam reunies de professores.

11.2.8. Alguns detalhes para a viabilizao da viabilizao


Em resumo, estamos dizendo que qualquer construo coletiva s vivel quando cada pessoa que participar se esforar ao mximo por gerar de si uma imagem completa do sistema sentindo-se pessoalmente responsvel pela viabilidade de todos os seus aspectos o que, por sua vez, s vivel com o esforo permanente de pr-se no lugar de cada outro e de entender suas razes como se fossem as suas. No poderiam existir mais expresses como isso no me compete, isso responsabilidade de outro setor, isso a especialidade do doutor fulano. Apesar disso, no de um palpitismo leviano que estamos falando. evidente que, com o volume de conhecimentos a que a humanidade chegou hoje, no possvel um abandono das especializaes, mas apenas sua relativizao. Costumamos, quanto a isso, falar de um modelo T (ligado imagem da letra): buscar amplitude no conhecimento geral, sem deixar de ter um ponto particular de maior aprofundamento. Ou: que o esforo de aprofundamento na minha rea especfica nunca me impea o esforo complementar de desenvolver minha melhor viso-proposta possvel para o todo determinando o lugar para minha rea a partir da funcionalidade do todo, e no o contrrio. Esse contrrio um problema real hoje em dia: dentistas, advogados, arquitetos, corretores, marceneiros... todos esperam hoje ser consultados e obedecidos de um modo tal que nosso dia precisaria ter quinhentas horas e nosso oramento quinhentas vezes a receita que tem! E o professor universitrio? Que preocupao tm com a viabilidade de sua abordagem sua disciplina dentro do curso como um todo? Outro detalhe fundamental que nenhum dos participantes perca a conscincia de que, como o casal Abrao e Sara, est gerando um filho inteiro, e querido justamente
www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

11.2 Democracia Hologrfica contra Frankenstein

em sua inteireza, para logo em seguida ter que oferec-lo em sacrifcio no altar (lembramos que esse era o sentido original da palavra holo-causto: queimado inteiro). Que altar? Justamente o da criao coletiva empreitada que ganha viabilidade e dignidade quando realizada ou oficiada assim. A entrega absolutamente indispensvel, pois querer impor sua contribuio particular como resultado final a tentao do totalitarismo. Neste caso, porm, a entrega menos cruel que a requerida de Abrao e Sara, pois este tipo de filho no deixa de existir com o sacrifcio: a natureza do conhecimento ou da informao a de no diminurem ao serem usados, e sim se expandirem! Uma possvel tentao de descuidar da qualidade da sua parte j que vai ser combinada com a dos outros mesmo j existe hoje e seria provavelmente reduzida com a substituio do famoso discurso da competncia (s quem cumpre tais e tais requisitos formalizados que pode se pronunciar sobre um assunto) por um discurso da responsabilidade, onde o peso da palavra corresponde responsabilidade assumida ou oferecida pelo sujeito (o que diferente de atribuda ou designada a ele). Ressalve-se que, por maior que seja essa responsabilidade oferecida por algum, no cabe conceder-lhe nenhuma exclusividade nessa voz-e-responsabilidade (o que recairia no j mencionado totalitarismo). Isso tudo corresponde ainda a um componente essencial a qualquer tipo de democracia, infelizmente ainda pouqussimo compreendido entre ns: a compreenso de autoridade como responsabilidade (= obrigao de responder) e no como poder ou, em outras palavras: o ideal da superao das heteronomias (o mandar e ser mandados) por um estado em que cada um responsvel pelo bem do todo, mas no manda nele, e o prprio todo no manda, e sim responsvel pelo bem de cada um. No este o lugar de discutir a extenso desta idia para o nvel macro e nem mesmo nossa pretenso apresentar algum sistema completo! Nesse sentido devemos apenas apontar que o caminho parece estar menos na representao (crculos de representantes de crculos, como supostamente eram os sovietes) e mais na rede (crculos tangenciando ou interseccionando-se com crculos).5 O que importa aqui o ponto de partida: s se pode ser democrtico sobre aquilo que se contempla em comum e assim se concebe e/ou re-concebe em comum, quantas vezes for necessrio. E o direito de participar na definio de um todo deve ser conseqncia acima de tudo da disposio para conceber em si esse todo e sentir-se responsvel por ele.

11.2.9. Concepo hologrfica e universidade


Pensando bem, tudo o que escrevemos deveria ser redundante, pois, devidamente refletida, a palavra uni-versidade conduz precisamente viso da estruturao hologrfica, e caso no conduza que no foi compreendida de fato. No se diga, portanto, que estamos querendo inventar novidades: estamos mais afirmando que as novidades que o mundo vem inventando, longe de tornarem obsoleto, tornam cada dia mais pertinente e atual o ideal expresso nesse nome e que cada palavra deste artigo, por violenta que muitas vezes no possa deixar de soar, na verdade um apelo fidelidade da universidade ao seu prprio e mais profundo ideal.

Ver quanto a isto a sociocracia proposta em 1945 pelo educador e lder pacifista holands Kees Boeke, que vem sendo desenvolvida por um aluno seu, o empresrio Gerard ENDENBURG a qual, importante observar, nada tem a ver com o uso que Auguste Comte fez da palavra sociocracia.

www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

Ralf Rickli PEDAGOGIA DO CONVVIO

www.tropis.org/biblioteca/ democraciaholografica.pdf

Вам также может понравиться