Вы находитесь на странице: 1из 4

O que infeco? Infeco uma doena que envolve microrganismos (bactrias, fungos, vrus e protozorios).

). Inicialmente ocorre a penetrao do agente infeccioso (microrganismos) no corpo do hospedeiro (ser humano) e h proliferao (multiplicao dos microrganismos), com conseqente apresentao de sinais e sintomas. Estes sinais e sintomas podem ser, entre outros: febre, dor no local afetado, alterao de exames laboratoriais, debilidade, etc. As infeces podem acometer diversas localizaes topogrficas de um indivd uo (partes do corpo), ou disseminar-se pela corrente sangnea. Alguns agentes tm preferncia por determinadas localizaes topogrficas, assim a localizao da infeco depende do tipo de microrganismo. O que Infeco Hospitalar? A infeco hospitalar uma sndrome infecciosa (infeco) que o indivduo adquire aps a sua hospitalizao ou realizao de procedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns esto: cateterismo cardaco, exames radiolgicos com utilizao de contraste, retirada de pequenas leses de pele e retirada de ndulos de mama, etc. A manifestao da infeco hospitalar pode ocorrer aps a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internao. Somente um pro fissional treinado (mdico ou enfermeiro com qualificao especial em Infeco Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infeco com procedimentos realizados em unidades de sade e realizar o diagnstico de infeco hospitalar. Quais so os riscos de um indivduo adquirir infeco hospitalar? O atendimento em unidades de sade apresenta atualmente grande evoluo tecnolgica. Pacientes que no passado iriam evoluir a bito, atualmente no s sobrevivem, como tm boa expectativa de vida, muitas vezes, sem seqelas. Situaes como as de acidentes automobilsticos graves, recm-nascidos prematuros ou de baixo peso e indivduos que necessitam de transplante de rgos, so uma demonstrao de como o atendimento hospitalar evoluiu. Em contrapartida, esta melhoria no atendimento e avano tecnolgico aumentou o nmero de procedimentos possveis de serem realizados num hospital. Procedimentos que, ao mesmo tempo em que prolongam a vida, trazem consigo um risco aumentado de infeco. Muitos destes procedimentos so invasivos, isto , penetram as barreiras de proteo do corpo humano. A primeira barreira de proteo do corpo a pele, entretanto, a que mais freqentemente rompida por procedimentos hospitalares (ex.: puno de veia para instalao de soro ou coleta de sangue). Ou seja, a melhoria no atendimento possibilita maior sobrevida, mas tm o nus de elevar o risco de infeco. Estas tcnicas invasivas favorecem a penetrao de microrganismos que no pertencem ao corpo do hospedeiro. Para evitar que esta penetrao ocorra, os procedimentos precisam ser padronizados de modo a serem desenvolvidos de maneira assptica (sem a penetrao de microrganismos). Qual a finalidade de uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar?

Uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) possui profissionais que devero executar as seguintes tarefas: - Detectar casos de infeco hospitalar, seguindo critrios de diagnsticos previamente estabelecidos. - Conhecer as principais infeces hospitalares detectadas no servio e definir se a ocorrncia destes episdios de infeco est dentro de parmetros aceitveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitveis de infeco hospitalar para cada tipo de servio. - Elaborar normas de padronizao para que os procedimentos realizados na instituio sigam uma tcnica assptica (sem a penetrao de microrganismos), diminuindo o risco do paciente adquirir infeco. - Colaborar no treinamento de todos os profissionais da sade no que se refere preveno e controle das infeces hospitalares. - Realizar controle da prescrio de antibiticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital. - Recomendar as medidas de isolamento de doenas transmissveis, quando se trata de pacientes hospitalizados. - Oferecer apoio tcnico administrao hospitalar para a aquisio correta de materiais e equipamentos e para o planejamento adequado da rea fsica das unidades de sade. Quem so os profissionais que participam de uma CCIH? necessrio que os profissionais que participam de uma CCIH possuam treinamento para a atuao nesta rea. H exigncia legal para manuteno de pelo menos um mdico e uma enfermeira na CCIH de cada hospital. Isto est regulamentado em portaria do Ministrio da Sade. Outros profissionais do hospital tambm devem participar da CCIH. Eles contribuem para a padronizao correta dos procedimentos a serem executados. Estes profissionais devem possuir formao de nvel superior e so: farmacuticos, microbiologistas, epidemiologistas, representantes mdicos da rea cirrgica, clnica e obsttrica. Representantes da administrao do hospital devem atuar tambm na CCIH para colaborar na implantao das recomendaes. Por que a lavagem de mos importante na preveno de infeces hospitalares? A lavagem de mos a arma mais importante e econmica na preveno das infeces hospitalares. Ela impede que microrganismos presentes nas mos dos profissionais de sade sejam transferidos para o paciente. A infeco de um paciente pode ser transmitida de um paciente para outro (infeco cruzada), caso a lavagem de mos no seja praticada. Por que no se devem comparar taxas de infeco hospitalar entre hospitais? Cada hospital possui uma clientela diferente e variados nveis de atendiment . o Dentro de um mesmo hospital o risco de adquirir infeco hospitalar tambm varia, de acordo com os diversos servios e procedimentos realizados. S um profissional qualificado pode

reconhecer as circunstncias que permitem a comparao entre servios. C aso contrrio, as taxas de infeco hospitalar tornam-se um nmero sem sentido, podendo parecer muito ou pouco, conforme o entendimento pessoal, porm sem base cientfica. Existe hospital com ndice zero de infeco hospitalar? Atualmente, o conhecimento cientfico permite saber qual o risco potencial de infeco hospitalar envolvido em cada procedimento realizado. Antes de identificar se o ndice realmente zero, preciso saber se a deteco de episdios de infeco hospitalarest sendo conduzida por pessoal qualificado e se a CCIH est efetivamente trabalhando. Curiosidade Ignaz Philipp Semmelweis, mdico obstetra considerado o pai do controle de infeces hospitalares. Em meados de 1840, este mdico observou diferena de nmero de casos de infeces puerperais (infeces ps-parto) em duas clnicas do hospital de Viena. Na primeira clnica, as gestantes eram examinadas por estudantes de medicina que circulavam livremente entre a sala de autpsia e nesta enfermaria. Na segunda clnica, os atendimentos eram realizados por parteiras e o nmero de infeces puerperais era muito menor. importante lembrar que nesta poca ainda no se conheciam os estudos de Pasteur a respeito da origem das infeces, ento a existncia de microrganismos no era conhecida. Certa vez, durante a realizao de uma necropsia, um dos amigos de Semmelweis, foi ferido acidentalmente por um bisturi. Este profissional adquiriu uma infeco similar das purperas, levando Semmelweis a concluir que o mesmo havia sido contaminado pela matria cadavrica que foi introduzida no sistema sangneo. Tal qual o bisturi da disseco que introduziu material cadavrico na corrente sangnea do patologista, as mos contaminadas dos mdicos estudantes carregavam material cadavrico da sala de autpsia para a mulher durante o exame de toque vaginal e o parto. Em maio de 1847 Semmelweis tornou compulsrio para todos os mdicos, estudantes de medicina e pessoal da enfermagem a lavagem das mos com uma soluo clorada, reduzindo drasticamente a mortalidade por infeco puerperal. A queda dos ndices de infeco puerperal foi importante: de 12,24% para 1,89%! A Dama do Lampio Florence Nightingale foi uma enfermeira que atuou de maneira decisiva na guerra da Crimia, em 1854. Ela melhorou as condies sanitrias do hospital de atendimento de feridos de guerra, instalando condies adequadas de higiene na cozinha, lavanderia e quartos dos pacientes. Com isto, obteve significativa reduo de mortalidade. Alm disto, durante a noite, costumava fazer suas rondas com um lampio, levando assistncia, afeto e conforto aos doentes, tendo sido imortalizada com o ttulo A Dama do Lampio. Demonstrando conhecimentos em estatstica, usou de mtodos cientficos, apresentando estes dados em grficos, iniciando registro de bitos e dados dos pacientes. Todos os hospitais devem possuir Comisso de Controle de Infeco Hospitalar?

Segundo a portaria do Ministrio da Sade n. 2616, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar.

Вам также может понравиться