Вы находитесь на странице: 1из 8

AUDITORIA CONCEITOS, OBJECTIVOS E TIPOS DE AUDITORIA

Conceitos

Em portugus, representado pela origem latina, Auditore significa aquele que ouve, ou seja o ouvinte, entretanto o termo e a prpria profisso como tal de origem Inglesa to audit que significa examinar, ajustar, corrigir, certificar.

Auditor - Aquele que ouve, ouvidor, magistrado encarregue de informar uma repartio sobre a interpretao e aplicao da lei e casos correntes, ou ainda magistrados de tribunais militares, assessores da nunciatura Definio do dicionrio. Auditoria - O que consiste em expressar uma opinio relativamente a se tais demonstraes apresentam ou no de forma verdadeira e adequada a situao dos negcios da empresa data do balano e dos seus resultados do ano financeiro, tendo em considerao a lei e os costumes onde a empresa se encontra registada - Definio da Unio Europeia. Auditoria Processo sistemtica de obteno e evidncias sobre afirmaes a respeito de aces para aferir o grau de correspondncia entre as estabelecidos, e de comunicao dos resultados e American Accouting Association avaliao objectiva de e eventos econmicos, afirmaes e critrios utentes interessados

o exame das demonstraes financeiras de uma empresa ou entidade realizado em conformidade com certas normas, por um profissional qualificado e independente com fim de expressar uma opinio ou parecer sobre a razoabilidade com que essas demonstraes financeiras apresentam a informao nelas contida de acordo com certas regras e princpios. (Manuel Soto Serrano La Auditoria Financeira)

Princpios importantes da definio


Exame Demonstraes financeiras Normas de Auditoria Qualificaes do Auditor
Page 1

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

Independncia Opinio ou Parecer Razoabilidade Evidncia Regras e Princpios

CONCEITOS DE AUDITORIA PELO CRITRIO DOS OBJECTIVOS

Auditoria s Demonstraes Financeiras consiste num exame s demonstraes financeiras com objectivo de expressar uma opinio sobre a conformidade, ou no, de acordo com os critrios pr-estabelecidos, os princpios contabilsticos geralmente aceites e as normas de contabilidade. Auditoria de Conformidade consiste na verificao do cumprimento, pela organizao auditada, das condies, regras e regulamentos especificados por diversas fontes, quer por organismos pblicos, quer por lei quer por regulamento ou contrato. Auditoria Operacional consiste numa reviso sistemtica das actividades de uma organizao ou de um determinado sector, com objectivos especficos que variam desde um problema importante que requer medidas correctivas, at melhoria geral da eficincia operacional. Os critrios preestabelecidos podero ser mais subjectivos dentro deste tipo de auditoria do que noutros, tendo sido fixados pela entidade que solicitou a Auditoria.

DEFINIO ACADMICA CONCENSUAL

Auditoria um exame independente, objectivo e competente de um conjunto de DF de uma entidade, juntamente com toda a prova de suporte necessria, sendo conduzida com a inteno de expressar uma opinio informada e fidedigna, atravs de um relatrio escrito, sobre se as DF apresentam apropriadamente a posio financeira e o processo da entidade, de acordo com as normas de contabilidade geralmente aceites. Edward Stamp e Maurice Moonitz- Citado pelo Baptista Costa Auditoria Interna - uma funo contnua, completa e independente, desenvolvida na empresa, por pessoal desta, consistindo em verificar a
Page 2

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

existncia, o cumprimento, a eficcia e a optimizao dos controlos internos, facilitando o cumprimento dos seus objectivos. OBJECTIVOS Numa perspectiva de Auditoria Externa

Expressar uma opinio sobre se as DF esto ou no preparadas, em todos os aspectos materialmente relevantes, de acordo com uma estrutura conceptual de relato financeiro identificada.

Numa perspectiva de Anterna Interna

Avaliar as condies de explorao e os resultados, identificar oportunidades para introduzir melhorias atravs de competentes recomendaes e verificar os sistemas de informao e de organizao e mtodos.

MBITO DA AUDITORIA E SEGURANA RAZOVEL Os procedimentos necessrios para conduzir a auditoria so determinados pelo auditor que toma em considerao as Normas, os princpios, a legislao os regulamentos relevantes, os termos do compromisso de auditoria e os requisitos de relato.

Uma auditoria concebida para proporcionar segurana razovel de que as DF e ou os Sistemas de Controlo Interno tomadas como um todo esto isentas de distores materialmente relevantes. Segurana razovel um conceito relativo acumulao de prova de auditoria necessria para o auditor concluir que no existem distores materialmente relevantes nas Demonstraes Financeiras e ou nos Sistemas de Controlo tomadas como um todo.

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

Page 3

TIPOS DE AUDITORIA Auditoria Financeira: o objectivo geral da auditoria das DF fazer com que o auditor expresse uma opinio se as DF esto razoavelmente apresentadas de acordo com os Princpios de Contabilidade Geralmente Aceites. Auditoria Interna: a sua aco estende-se por todos os servios, programas, operaes e controles existentes na organizao. Auditoria Informtica: a evolio dos meios informticos nos ltimos anos determinou a sua utilizao generalizada no processamento das operaes de todas as actividades da empresa e ao consequente desenvolvimento de Auditoria Informtica realizada por auditores internos e externos. A Auditoria Informtica visa avaliar a existncia de sistemas de controlo nos programas informticos, a sua implementao e sua efecincia Auditoria de Gesto: o objectivo o de verificar em que medida que os recursos escassos postos disposiao dos gestores esto a ser aplicados com maior eficincia e eficcia, ou seja visa avaliar e dar opinio sobre o desempenho dos gestores da empresa. Auditoria Fiscal: aquela que est voltada para a anlise do correcto cumprimento das obrigaes tributrias pelos contribuintes e tem por objectivo o exame e a avaliao de planeamento tributrio e a eficincia e eficcia dos procedimentos e controles adoptados para a operao, pagamento e recuperao de impostos, taxas e quaisquer nus de natureza tributria que incida sobre as operaes da empresa. Auditoria Previsional: Cada vez mais os administradores tm necessidade de proporcionar aos seus investidores informaes adequadas sobre as perespectivas de evoluo da sua situao financeira e dos resultados. A auditoria Previsional visa, dar uma opinio sobre a razoabilidade e credibilidade dessa informao financeira prospectiva. Auditoria Esstratgica: Cabe a auditoria estratgica evidenciar a estratgia seguida pelas empresas em dado momento e avaliar a pertinncia e as mudanas
Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011 Page 4

de sucesso, nos aspectos como objectivos, a viso, a misso, crescimento, actividade, gesto de carteira das actividades, as manobras estratgicas, entre outras.

AUDITORIA FINANCEIRA VS. AUDITORIA INTERNA

A auditoria financeira processa-se como que uma fotografia ( informao financeira) a uma organizao/empresa com o fim de garantir a terceiros a sua imagem real. A Auditoria Interna um filme, em continua rodagem dentro da organizao em que o cineasta (o auditor interno) procura tomar conta a todo o tempo da justeza, adequao e funcionalidade do controlo interno implementado.

Tipos de Auditores
Auditores Independentes So profissionais independentes, devidamente qualificados para exercer a profisso, na maioria das naes so sujeitos a exame para se habilitarem como Auditores Independentes, depois de obterem graus acadmicos adequados em contabilidade e auditoria e permanentes treinos e reciclagens profissionais Auditores Internos So empregados das Organizaes que auditam. Desenvolvem uma actividade de avaliao dentro da organizao como um centro de servios. A actividade denominada auditoria interna e tem como objectivo ajudar a administrao da organizao a cumprir eficazmente suas responsabilidades. As suas responsabilidades so abrangentes a toda a dimenso da Entidade e so geralmente responsveis pela auditoria operacional.

Auditores Pblicos So empregados por vrias Entidades Pblicas, como


seja Ministrios, Tribunais de Contas e Cmaras Municipais.

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

Page 5

Pontos de contacto entre Auditoria Externa e Auditoria Interna


Avaliam o risco e a materialidade; Baseiam-se no controlo interno como ponto de partida para realizar o seu exame; Sugerem correces para deficincias encontradas; Utilizam as mesmas tcnicas; A extenso do trabalho depende da eficincia dos sistemas contabilsticos e controlo interno existentes.

Diferenas entre auditoria Externa e Auditoria Interna


TIPOS DE AUDITORIA CARACTERSTICAS
OBJECTIVOS MBITO REALIZAO DESTINATRIOS FREQUNCIA INDEPENDNCIA OBRIGATORIEDADE

EXTERNA
Emitir parecer sobre as DF Incide sobre as DF Por profissionais de uma entidade contratada Auxiliar a

INTERNA
administrao no desempenho das suas funes Incide sobre todas as funes da organizao Frequentemente por profissionais da

prpria organizao Internos e Externos (accionistas, investidores, Internos: Administrao e servios governo, publico) auditados Peridica, geralmente semestral ou anual Sem periodicidade definida Independente em relao organizao Independente em relao auditada Obrigatria para algumas organizaes

actividades que audita Depende do interesse da prpria organizao

EVOLUO DO CONCEITO FUNCIONAL DE AUDITORIA INTERNA

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

Page 6

Auditoria Interna at ao limiar de 2001 A auditoria teve essencialmente um papel de controlo Era o garante do cumprimento das regras estabelecidas dentro de uma Organizao. Supletivamente dava sugestes para a melhoria do sistema de controlo interno e colaborava na sua construo AUDITORIA INTERNA (antiga definio) A Auditoria Interna (A.I.) uma funo de avaliao independente, estabelecida dentro da Organizao para examinar e avaliar as suas actividades, como um servio para a organizao. O objectivo da A.I. apoiar os membros da organizao no desempenho eficaz das suas responsabilidades. Com este fim a A.I. fornece-lhes anlises, recomendaes, conselhos e informao concernente s actividades revistas. O objectivo da A.I. inclui a promoo de um controlo eficaz a um custo razovel. AUDITORIA INTERNA (nova definio 2002)

Assiste a organizao na consecuo dos seus objectivos, atravs de uma abordagem sistemtica e disciplinada na avaliao da eficcia da gesto de risco, do controlo e processos de governao. A AI uma actividade independente, de avaliao objectiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operaes de uma organizao.

O quadro seguinte resume melhor as diferenas


Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011 Page 7

Antigo conceito Funo Independente estabelecida na organizao Funo de avaliao Examina e avalia as suas actividades como um servio organizao Apoia os membros da organizao no desempenho eficaz das suas responsabilidades Analisa, avalia, recomenda, aconselha, e informa sobre actividades revistas e promove um controlo eficaz a um custo razovel.

Novo conceito Actividade Independente Actividade de garantia de consultoria Estabelecida para acrescentar valor e melhorar as operaes da organizao Apoia a organizao a atingir os seus objectivos Abordagem sistemtica e disciplinada de avaliao e melhoria da eficcia na gesto do risco, controlo e processos de governance

A nova viso da Auditoria Interna fundamenta-se: Na evoluo econmica mundial tem obrigado as empresas a serem mais competitivas. Na concorrncia que conduz necessidade de reduo de preos. Nas reorganizaes em curso que caminham no sentido da minimizao dos custos de funcionamento Assim a nova viso da Auditoria Interna defende que: O emagrecimento da estrutura de custos nas empresas o que leva ao questionamento sobre a vantagem em termos de custo/benefcios da manuteno de um departamento de auditoria interna. O recurso a outsourcing que aconselha a utilizao de auditores externos na execuo de trabalhos de auditoria interna, reduzindo-se assim estrutura de custos fixos de funcionamento; O ser da empresa a fazer auditoria conhece melhor a empresa;

A Direco de AI ajuda melhor a Administrao na reduo de custos de funcionamento, procurando propor medidas correctivas eficientes mas a custos razoveis e vestindo a camisola da empresas certamente que existir um maior empenhamento.

Docentes: Venncio Chirrime, Guilhermina Notio Auditoria Internna, 2011

Page 8

Вам также может понравиться