Вы находитесь на странице: 1из 10

Slide 1

Sensores

Prof. Ccero Brando

Slide 2
Definies
Sensores so dispositivos que detectam uma quantidade fsica em um ambiente. ou medem uma

Sensores produzem um sinal que permite medir quantidade, tal como: fora, torque, temperatura, velocidade, corrente eltrica, posio

Sensores so dispositivos que detectam informaes sobre um sistema e do meio onde ele est imerso e as transmite para o controlador, display e/ou registrador. Envolve conhecimentos numa variedade de reas, tais como: fsica, qumica, engenharia, biologia e bioqumica, materiais, eletrnica dentre outras.

Slide 3
Classificao dos sensores
So classificados pela varivel detectada, a tecnologia utilizada, aplicao ou pelo princpio de converso utilizado. Diferentes tipos de outputs: visuais, eltricos. Poucos tem outputs digitais: requerem conversor ADC Escolhidos de acordo com a grandeza a medir e com o tipo de sada.

Slide 4
Sensores Aquisio de dados
Aquisio de dados:
Medio pode ser contnua ou discreta Controle sobre o sistema pode ser local ou remoto (Ex. via Internet)

Sensor

Dados PC Data Logger Microcontrolador

Slide 5
Sensores Tratamento dos dados
Os sensores podem sofre influncia do meio, isto faz com que seu sinal de saida apresnte um certo nvel de rudo . So necessrias tcnicas de filtragem de sinais e uso de estatstica para reduzir estas ocilaes, ou seja, necessrio reduzir o erro entre o valor medido e o verdadeiro valor da grandeza medida.

Slide 6
Terminologia
Transdutor o elemento, dispositivo ou instrumento que recebe a informao na forma de uma quantidade e a converte para informao para esta mesma forma ou outra diferente.

Slide 7
Terminologia
1. elemento sensor ou elemento transdutor para o dispositivo onde a entrada e a sada so ambas nopadronizadas e de naturezas iguais ou diferentes.

Ex.: Naturezas iguais Placa de orifcio


Naturezas diferentes Termopar 2. transdutor para o instrumento onde a entrada e a sada so ambas padronizadas de naturezas diferentes. Ex.: Transdutor P/I

Slide 8
Terminologia e smbolo

Slide 9
Princpios de transduo
1. mecnicos 2. eletrnicos Toda varivel de processo pode ser medida eletronicamente e nem toda varivel pode ser medida mecanicamente.
As principais vantagens do sinal eletrnico sobre o mecnico so: 1. no h efeitos de inrcia e atrito, 2. a amplificao mais fcil de ser obtida 3. a transmisso mais fcil e poderosa (pode ser digital).

Slide 10
Sensores Mecnicos

O elemento sensor mecnico recebe na entrada a varivel de processo e gera na sada uma grandeza mecnica, como movimento,fora ou deslocamento, proporcional varivel medida.

Slide 11

Exemplos de elementos sensores mecnicos:


1. Espiral, para a medio de presso; 2. Enchimento termal, para temperatura; 3. Placa de orifcio, para a vazo

1)

2)

3)

Slide 12
Sensores Eletrnicos
O elemento sensor eletrnico recebe na entrada a varivel de processo e gera na sada uma grandeza eltrica, como tenso, corrente eltrica, variao de resistncia, capacitncia ou indutncia, proporcional a esta varivel.

Sensores eletrnicos ativos e passivos.

Slide 13
Sensores ativos
Os elementos ativos geram uma tenso ou uma corrente na sada, sem necessidade de alimentao externa.
Exemplos: 1. cristal piezeltrico para a presso 2. termopar para a temperatura 3. eletrodos para a medio de pH.
Os circuitos que condicionam estes sinais necessitam de alimentao externa.

Slide 14
Sensores passivos
Os elementos passivos necessitam de uma polarizao eltrica externa para poder medir uma grandeza eltrica passiva para medir a varivel de processo
As grandezas eltricas variveis so: a resistncia, a capacitncia e a indutncia. Exemplo de elementos sensores passivos eletrnicos: 1. resistncia para medio de temperatura 2. clula de carga (strain gauge) para a medio de fora e de nvel,

Slide 15
Os elementos sensores eletrnicos
1. capacitivo 2. indutivo 3. relutante 4. eletromagntico 5. piezeltrico 6. resistivo 7. potenciomtrico 8. strain gauge 9. fotocondutivo 10. fotovoltaico 11. termeltrico 12. ionizante

Slide 16
Sensor capacitivo
O sensor capacitivo converte a varivel de processo medida em uma variao da capacitncia eltrica. Um capacitor consiste de duas placas condutoras de rea A separadas por um dieltrico () pela distncia d, conforme a expresso matemtica seguinte:

Slide 17
Sensor capacitivo
A variao de capacitncia pode ser causada, por: 1. pelo movimento de um dos eletrodos (placas), alterando a distancia d 2. pela variao da rea das placas 3. pela variao do dieltrico entre as duas placas fixas.

a) Placas mveis, dieltrico fixo

b) Transduo capacitiva

Slide 18
Sensor Indutivo
O sensor indutivo converte a varivel de processo medida em uma variao da auto-indutncia eltrica de uma bobina

Transduo indutiva

As variaes da indutncia podem ser causadas pelo movimento de um ncleo ferromagntico dentro da bobina ou pelas variaes de fluxo introduzidas externamente na bobina com ncleo fixo.

Slide 19
Sensor relutante
O sensor relutante converte a varivel de processo medida em uma variao da voltagem devida a uma variao na relutncia entre duas ou mais bobinas separadas e excitadas por tenso alternada (ou de duas pores separadas de uma mesma bobina).

Transduo relutiva por transformador diferencial

Slide 20
Sensor eletromagntico
O sensor eletromagntico converte a varivel de processo medida em uma fora eletromotriz induzida em um condutor pela variao no fluxo magntico, na ausncia de excitao.

Transduo eletromagntica

Slide 21
Sensor piezeltrico
O sensor piezeltrico converte uma varivel de processo medida em uma variao de carga eletrosttica (Q) ou voltagem (E), gerada por certos materiais quando mecanicamente estressados. O stress tipicamente de foras de compresso ou trao exercida no cristal diretamente por um elemento sensor ou por um elo mecnico ligado ao elemento sensor.

Transduo piezeltrica

Slide 22
Sensor resistivo
O sensor resistivo converte a varivel de processo medida em uma variao de resistncia eltrica.

Transduo resistiva

Slide 23
Sensor potenciomtrico
O sensor potenciomtrico converte a varivel de processo medida em uma variao de relao de voltagens pela variao da posio de um contato mvel em um elemento resistivo, atravs do qual aplicada uma

Transduo potenciomtrica

Slide 24
Sensor strain gauge
O sensor strain gauge converte a varivel de processo medida em uma variao de resistncia em dois ou quatro braos da ponte de Wheatstone.

Transduo de strain gauge

Slide 25
Sensor fotocondutivo
O sensor fotocondutivo converte a varivel de processo medida em uma variao de resistncia eltrica (ou condutncia) de um material semicondutor devido variao da quantidade de luz incidente neste material.

Transduo foto condutiva

Slide 26
Sensor fotovoltico
O sensor fotovoltico converte a varivel de processo medida em uma variao de tenso eltrica de um material semicondutor devido variao da quantidade de luz incidente em junes de certos materiais semicondutores.

Transduo fotovoltica

Slide 27
Sensor termoeltrico
O sensor termoeltrico converte a varivel de processo medida em uma variao de fora eletromotriz gerada pela diferena de temperatura entre duas junes de dois materiais diferentes, devido ao efeito Seebeck.

Slide 28
Sensor inico
O sensor inico converte a varivel de processo medida em uma variao da corrente de ionizao existente entre dois eletrodos.

Transduo ionizante

Slide 29
Sensores
Sites a explorar
www.sensorsmag.com/ (artigos sobre as tecnologias dos sensores e suas aplicaes) www.findasensor.com/ (Lista de sensores existentes para cada tipo de varivel ou aplicao) www.sensorland.com/HowPage001.html (explica como funcionam os principais tipos de sensores) www.delphion.com (informao sobre patentes)

Slide 30
Sensores
Prof. Ccero Brando
Contato cabp@ufba.br Obrigado!

Вам также может понравиться