Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA AGROTCNICA FEDERAL DE COLORADO DO OESTE-RO CURSO: CST GESTO AMBIENTAL DISCIPLINA: AGRICULTURA ORGNICA PROFESSOR Dr.

: PAULO ALENCAR DE ARAJO PERODO: 2 SEMESTRE DE 2008

PLANO DE ENSINO

COLORADO DO OESTE-RO Julho de 2008

SEMESTRE/ANO: 2 /2008 Carga horria [60 h]

PROGRAMA

OBJETIVOS Fornecer conhecimentos bsicos e tericos sobre os principais sistemas de produo orgnica no Brasil. Demonstrar a importncia de mtodos alternativos para o controle de pragas e doenas nas culturas. Manejo de plantas invasoras e do solo, visando melhorar a qualidade ambiental nos sistemas agrcolas. Princpios da agricultura agroecolgica e orgnica.

CONTEDO PROGRAMTICO OBJETIVOS DE CONTEDOS APRENDIZAGEM Compreender os conceitos, princpios e fundamentos da agricultura orgnica e os ramos da agroecolgia

C/H

ESTRATGIAS

AVALIAO

REF. BIBL.

1. Fundamentos e princpios: Conceitos e fundamentos da agricultura orgnica 9h/a 2. Ramos da agroecolgia: Histrico da agroecolgia e agricultura orgnica, agricultura biodinmica, agricultura natural, permacultura e agro florestal. 3. Cerificao Orgnica: Introduo; Conceitos, O que certificao e sua importncia no agronegcio, rgos certificadores; e os principais procedimentos para a certificao. Aula expositiva, exemplos prticos.

Verificar a aprendizagem atravs de participao e pesquisas individuais.

Compreender o conceito, finalidades e importncia da certificao.

9h/a

Aula expositiva, exemplos prticos e discusso em grupos.

Verificar a aprendizagem atravs de participao e pesquisas em grupos.

Compreender os conceitos e importncia da nutrio orgnica.

4. Nutrio e adubao orgnica: Conceitos; fundamentos da nutrio e adubao orgnica. Matria orgnica: Importncia e fontes de compostos orgnicos; biofertilizantes; adubao verde; produo de biomassas e caldas em geral.

9h/a

Aula expositiva, exemplos prticos e aulas prticas no campo.

Verificar a aprendizagem atravs de exerccios e pesquisas e relatrios individuais e em grupos.

Compreender os conceitos e importncia do manejo e conservao do solo

5. Manejo do solo: O solo e suas propriedades; manejo Aula expositiva, de ervas invasoras; exemplos irrigao e manejo da gua 12h/a prticos e aulas em propriedades prticas no ecolgicas. campo.

Verificar a aprendizagem atravs de exerccios e pesquisas individuais e em grupos

Compreender os conceitos e importncia da proteo de plantas.

6. Proteo de Plantas: conceitos e fundamentos; defensivos alternativos e naturais; manejo integrado de pragas e doenas.

6h/a

Verificar a aprendizagem Aula expositiva, atravs de exemplos e relatrios, aulas prticas no exerccios e campo. pesquisas individuais e em grupos.

Compreender os conceitos e importncia da implantao do cultivo orgnico. Compreender os conceitos e importncia da comercializao dos produtos orgnicos e seu potencial no mercado nacional e

7. Implantao do cultivo orgnico: Planejamento Aula expositiva, Verificar a 12h/a agroecolgico. Preparo do exemplos e aprendizagem solo e plantio; implantao aulas prticas no atravs de de cultivos anuais, perenes campo. exerccios. e olericolas. 8. Comercializao dos produtos orgnicos: Conceitos, histrico e potencial do mercado nacional e mundial dos produtos orgnicos. 3h/a Aula expositiva e Verificar a exemplos aprendizagem prticos. atravs de exerccios e pesquisas.

mundial.

BIBLIOGRAFIA BSICA

AMBROSANO, E. Agricultura ecolgica. Editora Varela, 1995. COSTA, M. B. B. Adubao orgnica. 1 Ed. Editora Acribia, So Paulo, 1980. FETAGRO. Agroecolgia para agricultura familiar. Editora Varela, Rondnia. 2001 PENTEADO, R. S. Introduo agricultura orgnica. Editora IAC, Campinas, 1975. SALTON, J. C. Plantio direto. 1 Ed. Editora Icea, Braslia, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRITRIOS DE AVALIAO Cabe ressaltar que os acadmicos, em primeiro lugar, sero avaliados continuamente, em cada aula e de acordo com sua postura e seu rendimento. Sero trs Avaliaes escritas todas com o mesmo peso, e no final o aluno ter que obter uma mdia igual ou superior a 6,0, ter tambm que ter uma freqncia mnima de 75%. Ex: 1 Avaliao 10,0; 2 Avaliao 10,0; 3 Avaliao 10,0, no final essas notas sero dividas por trs. NF= (P1+P2+P3)/36,0 (Aprovado), abaixo de 6,0 ter direito a fazer a prova de Exame Final. Exame Final = (NF*6+NEx*4)/105,0 (Aprovado), Abaixo de 5,0 Reprovado.

Вам также может понравиться