Вы находитесь на странице: 1из 16

Artigos

A pedagogia da repetncia
SRGIO COSTA RIBEIRO
urante os ltimos cinqenta anos, as estatsticas educacionais oficiais nos pases da Amrica Latina mostram um quadro onde a evaso escolar parece ser o principal entrave ao aumento da escolaridade e da competncia cognitiva de sua populao jovem.

Desde a dcada de 60, comeam a aparecer trabalhos internacionais indicando que estes dados oficiais contm erros sistemticos importantes, que tm conduzido os pesquisadores e autoridades educacionais destes pases a anlises e polticas que simplesmente no levam em conta o principal problema de fluxo de alunos nos sistemas, que a excessiva taxa de repetncia escolar, principalmente nas primeiras sries (1). Foi a partir de 1985 que aqui no Brasil se comeou a propor uma metodologia alternativa para determinar indicadores educacionais utilizando dados censitrios ou de grandes surveys, como as PNADs da FIBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), que so realizadas anualmente (2). Esta metodologia, modelo PROFLUXO (3), utiliza perguntas sobre a situao escolar de cada indivduo entrevistado, que contm as seguintes informaes: 1 se freqenta escola ou no; 2 se freqenta, qual a srie e grau em que est matriculado; 3 se no freqenta, qual a ltima srie concluda com xito. Assumindo que, para ter concludo ou estar matriculado numa srie, o indivduo concluiu com xito as sries anteriores, possvel determinar a distribuio de ingressos e aprovados por srie e por idade da populao a partir dos 5 anos de idade. Com estas distribuies e aplicando modelos matemticos apropriados possvel calcular uma srie de indicadores educacionais com a vantagem de poderem ser desagregados por qualquer caracterstica social ou geogrfica da populao, utilizando as informaes contidas nos registros dos Censos ou PNADs.

Os dados
As Tabelas l e 2 abaixo mostram os resultados obtidos para as taxas de promoo, repetncia e evaso para os dados oficiais (Tabela 1) e os resultados do modelo PROFLUXO (Tabela 2) para o ano de 1982. A mais importante discrepncia observada diz respeito s taxas para a primeira srie do l Grau.

Verificamos que a to propalada evaso entre a 1 e a 2 sries simplesmente desprezvel (2,3% da matrcula) e que a repetncia, esta sim importante (52,5% da matrcula). Esta discrepncia conseqncia, entre outras, da dupla contagem dos alunos nos censos escolares que, devido s altas taxas de repetncia, mudam de escola sem, no entanto, sarem do sistema ou ento so rematriculados na mesma escola, como alunos novos na srie. Esta dificuldade, de natureza metodolgica, encontrada em quase todos os pases subdesenvolvidos e no se caracteriza como um problema brasileiro. Nestas circunstncias, a evaso indicada pela estatstica oficial (25,5% entre a l e a 2 sries) mais de dez vezes maior que a calculada pelo modelo PROFLUXO. Essa diferena produz, ainda, outras conseqncias. Como a criana sai da escola, mas no sai do sistema ao ser contada como nova e j ter freqentado anteriormente a srie, a idade mdia de ingresso no sistema aumenta, causando a impresso de que h uma dificuldade de acesso ao sistema que no ocorre na realidade. Em 1982, pelo modelo PROFLUXO, antes de completar 18 anos de idade, mais de 70% das crianas que poderiam entrar no sistema j o tinham feito. Essa dupla contagem provoca, ainda, outros erros perigosos. O nmero de alunos novos na 1 srie indicado pelos dados oficiais est muito acima das possibilidades demogrficas do Pas. Esse nmero, que no pode ultrapassar uma gerao (o nmero de indivduos com uma idade determinada), , nos dados oficiais, quase o dobro do possvel, o que confunde a noo de acesso escola. Pelos dados do PROFLUXO, cerca de 93% de uma gerao tm acesso escola no Brasil, hoje. Este dado, por si s, evidencia que o acesso escola de l Grau est praticamente universalizado no Pas, ao contrrio do que propalado de que milhes de crianas fora da escola na idade escolar so uma conseqncia da falta de matrculas para o acesso. Em 1982, das crianas fora da escola, dos 7 aos 14 anos (ver Grfico 1), apenas cerca de 1,4 milho no tinham acesso escola. Essa populao, no entanto, est localizada principalmente (mais de 70%) nas regies rurais pobres do Nordeste (renda familiar per capita, abaixo de um salrio mnimo), onde os problemas de fome e sade so os mais prementes. A educao, nestas regies, deixa de ser a mais importante prioridade. A interveno que o governo precisa fazer passa, principalmente, pelo Ministrio da Ao Social e no apenas pelo da Educao. No Grfico l observa-se, ainda, que uma parte das crianas fora da

escola, dos 7 aos 14 anos, vai entrar aps os 8 anos de idade (aguardando ingresso), o que no constitui um quadro muito grave e reflete problemas de congestionamento na l srie, devido repetncia e falta de escolas em algumas regies pobres do Pas, por ausncia de planejamento administrativo. O mais grave, no entanto, constatar que cerca de 1,9 milho de crianas abandonaram a escola nesta faixa etria, na sua grande maioria pelo excesso de repetncias acumuladas.

Em 1988, a situao da populao de 7 a 14 anos j apresenta uma condio bem mais favorvel quanto ao acesso escola. O Grfico 2 mostra isto claramente. Estamos caminhando rapidamente para a universalizao do acesso escola no Brasil. O nmero absoluto de crianas, nesta faixa etria, fora da escola, est caindo em valores absolutos, inclusive o crescimento vegetativo da populao. As taxas de repetncia calculadas pelo modelo PROFLUXO indicam que so excessivamente altas para todas as sries do l Grau no Brasil, mesmo para regies mais desenvolvidas do Pas e para as populaes mais ricas. A Tabela 3 mostra alguns exemplos de como a repetncia alta em praticamente todas as unidades de anlise consideradas (4).

Ao contrrio, as taxas de evaso s so importantes nas primeiras sries para as populaes de baixa renda, como mostra a Tabela 4. Aqui, observamos uma evaso generalizada entre a 4 e a 5 sries (o que no acusado nos dados oficiais). Suas causas so, principalmente, a falta de escolas para o segundo seguimento do l Grau e a idade avanada, em relao srie com que os alunos terminam a 4 srie, devido s altas taxas de repetncia nas sries anteriores, j que o atraso no acesso bem pequeno, como j foi dito acima.

Como conseqncia desta reteno nas sries iniciais, a distribuio da matricula pelas diversas sries do l Grau extremamente distorcida, como mostra a Tabela 5.

importante constatar que essa evaso entre a 4 e a 5 sries diminuiu sensivelmente durante a dcada de 80. J em 1988 era de 14,6% da matrcula, indicando que este problema est sendo superado e que o aumento da taxa de participao a partir da 5 srie est aumentando de forma significativa. Vemos que, para o Brasil como um todo, 25,6% das matrculas de l Grau se concentram na 1 srie quando, se o fluxo de alunos no fosse to viscoso devido repetncia, deveriam conter apenas 12,5% das matrculas. Nas regies pobres, onde a repetncia ainda maior, esta proporo chega ao absurdo de 50%. Por esta tabela vemos, ainda, duas informaes importantes. A primeira diz respeito ao total de geraes (5) que estavam matriculadas em 1982, no l Grau no Brasil como um todo: 7,6. Mais uma vez vemos que, se todas as crianas estivessem fluindo normalmente no sistema, teramos 8 geraes matriculadas. O que em si j mostra que as famlias brasileiras tentam manter seus filhos na escola o maior tempo possvel e que, em princpio, temos matrculas suficientes para absorver 95% da populao que poderia estar na escola. Mais uma vez vemos a repetncia como o grande empecilho universalizao da educao bsica em nosso pas. A segunda diz respeito concentrao de matrculas na l srie: nada menos do que 2 geraes. Como cerca de 93% de uma gerao entra por ano na l srie, mais de uma gerao de repetentes. Esta situao, no detectada nos dados oficiais, mostra, em toda a sua dramaticidade, qual o principal obstculo universalizao da educao bsica em nosso pas: a repetncia. Como conseqncia desta repetncia a situao dos alunos na 8a srie do l Grau, em relao idade, pode ser analisada no Grfico 3.

Da populao de 15 a 39 anos de idade, que teoricamente j deveria ter terminado o l Grau, aproximadamente 7% ainda terminaro a 8 srie aps os 15 anos e mais de 65% nunca vo termin-la. Em 1988, a situao da populao de 15 a 39 anos em relao 8 srie j apresentava melhora significativa, como mostra o Grfico 4. Dos cerca de 28% que j haviam terminado o l Grau em 1982, passamos a 35% da populao nesta faixa etria em 1988. Vemos, portanto, que, do ponto de vista formal, a cobertura da educao bsica na populao jovem brasileira est aumentando de forma significativa. No entanto, bom contextualizar este dado com os de outros pases do chamado Terceiro Mundo. Se estamos melhor que Serra Leoa, por exemplo, no estamos melhor que o Mxico que, com uma renda per capita e uma distribuio de renda quase to perversa quanto as do Brasil, consegue formar na escola elementar mais de 60% de uma gerao.

Outro dado importante nesta anlise o nmero mdio de anos que a populao brasileira freqenta a escola de l Grau (incluindo aqueles que no tiveram acesso escola). De 7,6 anos em 1982, passamos para 8,5 anos em 1988. Tempo mais que suficiente para que toda a populao jovem terminasse o l Grau. Como a idade mdia na escola da ordem de 7,5 anos, se somarmos a permanncia mdia na escola, que de 8,5 anos, vemos que a idade mais provvel de evaso em torno dos 16 anos, independentemente da srie que estava cursando.

Estes dados mostram claramente que o que est em jogo no a evaso precoce da escola, como os dados oficiais indicam, mas as fantsticas taxas de repetncia no sistema de l Grau, que impedem a universalizao da educao bsica no Brasil.

A repetncia na l srie
Os dados mostrados acima indicam que, de todos os problemas de fluxo de alunos no sistema formal de ensino, a repetncia na l srie o mais grave e preocupante, o que no tem sido devidamente levado em considerao nas pesquisas educacionais. Clculos realizados recentemente (6) indicam que, para o Brasil como um todo, a probabilidade de um aluno novo na l srie ser aprovado quase o dobro do que a probabilidade daquele que j repetente na srie. Isto mostra que a repetncia tende a provocar novas repetncias, ao contrrio do que sugere a cultura pedaggica brasileira de que repetir ajuda a criana a progredir em seus estudos. Ao analisarmos a probabilidade de reprovao para populaes urbanas pobres do Nordeste, verificamos que a probabilidade de promoo para os alunos novos na l srie prxima de zero, sobe para aqueles que j tm uma repetncia e s volta a cair para quem foi reprovado mais de duas vezes. Este dado indica claramente que nas escolas das classes menos favorecidas de nossa populao existe uma determinao poltica (ainda que no-explcita) de reprovar sistematicamente todos os alunos novos. Esta prtica mostra claramente a tragdia e perversidade de nosso sistema educacional. A 1 srie feita em pelo menos dois anos, com uma crueldade no meio: uma avaliao (real ou simblica) realizada aps o primeiro ano, onde imputado ao aluno um fracasso que j tinha sido definido a priori pela cultura do sistema educacional.

A evaso na 4 srie
Se observamos as Tabelas 2 e 4, vemos que a taxa de evaso sofre um aumento brusco da 4a para a 5 sries do l Grau, no Pas como um todo, e nos diversos grupos da populao brasileira. Este aumento se deve a vrias causas distintas mas interligadas: Faltam escolas da 4 srie em diante. A Escola Elementar de 8 sries prevista na Lei n 5692/71 ainda no foi realmente implantada e parte da populao ainda se contenta com a antiga norma do curso primrio de quatro sries.

As repetncias nas quatro primeiras sries so de tal magnitude que os indivduos ficam velhos em relao srie em que ainda esto cursando c abandonam a escola. A importncia de cada um desses fatores na causa da evaso no possvel medir. Sabe-se, pelas pesquisas e estudos de caso na rea, que esses fatores tm pesos diferentes dependendo da situao do domicilio e, principalmente, do nvel socioecnonmico da famlia.

Causas e conseqncias
difcil precisar como se instalou no Brasil uma situao como esta. Mas, anlises semelhantes realizadas na dcada de 40, utilizando dados do incio do decnio (7), j mostram que, apesar do acesso educao bsica ser de apenas 65% de uma gerao, a repetncia na 1 srie do antigo curso primrio era da ordem de 60%. Parece que nos ltimos cinqenta anos conseguimos, em termos de eficincia no sistema de ensino bsico, aumentar a cobertura sobre a populao de 65% para os atuais 93%, reduzindo a taxa de repetncia na 1a srie em apenas 6%. As teses e pesquisas realizadas nesta rea raramente mencionam a ordem de grandeza deste percentual nem o fato de ser alta, mesmo nas camadas mais privilegiadas da populao, seja por falta do dado ou por no o considerarem relevante. O que se depreende da que se toma como um fato natural uma repetncia desta ordem. As teorias que procuram explicar a reprovao nas escolas cobrem um largo espectro de anlises marxistas de dominao e poder, de teorias de reproduo social, de prontido e de privao cultural, entre outras. Estes modelos podem explicar, em princpio, a natureza do fenmeno, mas no sua ordem de grandeza. Divide-se a anlise entre a escola da classe dominante e das classes populares. No entanto, a repetncia no privilgio da escola dos pobres e muito menos da escola pblica. Uma anlise sobre a distoro idade-srie (conseqncia direta da repetncia), com dados de 1982, mostra que, se controlarmos para o nvel socioeconmico da clientela, no h diferena entre escolas pblicas e privadas (8). Como explicar o fato da repetncia ser to alta em todos os estratos sociais? Existiria uma pedagogia da repetncia? Seria este um componente cultural de nossa praxis pedaggica? Ou apenas uma conseqncia da ineficincia do sistema? Parece que, na prpria historicidade do processo educacional brasileiro, falta uma viso clara do modelo de escola a partir do qual se deu a expanso do sistema.

Mesmo correndo o risco de ser simplista e reducionista, achamos que a prtica da repetncia est na prpria origem da escola brasileira. O mesmo modelo de ensino da elite, onde o papel do professor era muito mais de preceptor da educao orientada pela famlia do que auto-suficiente, do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem. como se a escola tivesse apenas um papel de administradora da educao formal, que seria realizada em casa pela famlia. As anlises antropolgicas at hoje realizadas mostram claramente na cultura do sistema a imputao do fracasso escolar, ora aos prprios alunos, ora a seus pais, ora ao sistema sociopoltico, raramente aos professores, sua formao ou organizao escolar.

Parece que a prtica da repetncia est contida na pedagogia do sistema como um todo. como se fizesse parte integral da pedagogia, aceita por todos os agentes do processo de forma natural. A persistncia desta prtica e da proporo desta taxa nos induz a pensar numa verdadeira metodologia pedaggica que subsiste no sistema, apesar de todos os esforos no sentido de universalizar a educao bsica no Brasil. sintomtico perceber que o esforo das famlias brasileiras em manter seus filhos na escola no se traduz numa escolarizao mais competente. Tudo leva a crer que nunca houve uma real funo educadora de forma auto-suficiente da escola. Hoje, a escola um restaurante, um ambulatrio mdico, uma creche ou um depsito de crianas. Raramente encontramos uma escola que pretenda que seu processo de ensino-aprendizagem formal se esgote intramuros independente da situao da criana. Com estes raciocnios faz algum sentido o fato de que o forte interesse da sociedade brasileira pela educao de suas crianas possa conviver com a aceitao, pela sociedade, dos baixos salrios e pouca competncia de nossos professores. Aos pais interessa mais a freqncia escola do que a sua qualidade. E impressionante o fato de que no Brasil, hoje, a populao escolar freqente a escola de l Grau, em mdia, por mais de 8,5 anos, conseguindo terminar, em mdia, apenas 6 sries. E nada ou pouco se sabe, do ponto de vista cognitivo, o que significam estas 6 sries. Mesmo nas escolas privadas, ditas de elite, verifica-se o esvaziamento da competncia (e do salrio) do professor. Percebe-se que se torna cada vez mais difcil substituir, com a mesma competncia, os professores da elite que esto se aposentando ou morrendo. As universidades pblicas (mais competentes) se negam a tarefa de formao dos docentes de l e 2 Graus; esta tarefa fica relegada s instituies privadas, que so necessariamente de qualidade duvidosa, j que os alunos que procuram, hoje, estas carreiras tm baixo poder aquisitivo e no poderiam sustentar uma formao competente em instituies empresariais. Um ltimo dado que seria til mencionar o nmero de alunosanos de instruo recebida pela populao para formar um nico aluno na 8 srie: 21 alunos-anos. Isto mostra que, com toda a repetncia e evaso que ocorre, perdem-se 13 anos de instruo para cada aluno que se forma no l Grau (caso no houvesse repetncia e evaso, seriam necessrios apenas 8 alunos-anos de instruo para cada aluno formado no l Grau). Mesmo sem levar em conta o custo deste desperdcio, fcil

perceber que, neste passo, dificilmente chegaremos algum dia universalizao fundamental em nosso pas. Falta na sociedade, de um modo geral, a preocupao com a qualidade da educao recebida. O nico (e ultimo) momento em que se tenta fazer uma avaliao do domnio cognitivo dos alunos por ocasio do vestibular e a se constata o seu baixo desempenho. bom lembrar, entretanto, que ao vestibular concorrem apenas 15% de uma gerao, nada se sabe sobre os 85% restantes. Aqui, nos parece que uma proposta possvel seria a montagem de um sistema permanente de avaliao cognitiva dos alunos, que desse ao pblico instrumentos de cobrana da qualidade da escola. Talvez, por a, teramos um caminho que mobilizasse a sociedade para uma luta pela competncia do sistema escolar. Hoje, as conseqncias desse processo de reteno da populao nas primeiras sries do ensino fundamental adquire contornos muito mais importantes do que a noo de educao para a cidadania. A internacionalizao da economia e da tecnologia exige um nvel de alfabetizao funcional que vai muito alm do que desenhar o prprio nome ou ler uma mensagem simples. Tanto do ponto de vista da mo-de-obra como dos consumidores, numa sociedade moderna, vamos precisar de uma competncia cognitiva cada vez maior de toda a, populao. Torna-se quase ridculo pensar que a modernizao do Pas possa ocorrer sem a universalizao competente da educao fundamental. Diante do quadro descrito, nunca chegaremos a ser o ltimo pas do Primeiro Mundo, mas corremos o srio risco de nos tornarmos o primeiro do Quarto Mundo. Notas
l Ver, por exemplo : Davis, Russel G. Planning Human Resource Development. Educational Models ami Schemata. Chicago: Rand McMilland, 1966. Davis, Russel G. Planning Human Resource Development: V. II. Models and Methods fir Systematic Planning of Education. Cambridge, MA: USAID/HARVARD, 1980. Schiefelbein, Ernesto. "Repeating: An Overlooked Problem in Latin American Education". Comparative Education Review. 19(3), 1975, pp. 468-487. Schiefelbin, Ernesto and Grossi, M. C. "Statistical Report on Repetition in Latin America". Statistical Methods for Improving the Estimation of Repetition and Drop-Out: Two Methodological Studies. Paris: UNESCO, 1981, pp. 1-94. Thonstand, Tore. Analyzing and Projecting School Enrollment in Developing Countries: A Manual of Methodology. Paris, UNESCO, 1980. Cuandra, Ernesto. Indicates of Flow Rates in Honduras: An Assessment of an Alternative Methodology. Basic Research and Implementation in Developing Education Systems (BRIDGES) Research Report Series n 6. December, 1989.

2 Fletcher, Phillip R. A Mathematical Model of School Traectory, Repetition and Performance of First Level Schooling in Brazil. CNRH/IPEA, Braslia, 1985. Fletcher, Phillip R. "A Repetncia no Ensino de l Grau: um Problema Negligenciado da Educao Brasileira", Revista Brasileira de Administrao da Educao, v. 3, n. l, 1985. 3 Fletcher, Phillip R. & Costa Ribeiro, S. Modeling Education System Performance with Demographic Data, Anlntroductionto the PROFLUXO Model, Paris: UNESCO, 1989. 4 As anlises foram desagregadas pelas cinco regies geogrficas, pela situao do domiclio (urbano/rural) e por uma escala de pessoas domiciliares que correspondem aproximadamente s seguintes faixas: "Renda Baixa" (renda familiar per capita abaixo de l salrio mnimo); "Renda Mdia" (entre l e 2 salrio mnimos) e "Renda Alta" (acima de 2 salrio mnimos). 5 Uma gerao ou coorte de idade o nmero de pessoas nascidas num ano, desprezando a mortalidade o nmero de pessoas com uma determinada idade. 6 Anlise de Sistemas de Ensino. Uma Abordagem Demogrfica, Projeto financiado pela Ford Foundation, LNCC/CNPq (em andamento). 7 Veja a srie de artigos publicados por M. A. Teixeira de Freitas na Revista Brasileira de Estatstica (Rio de Janeiro) a partir de " Disperso Demogrfica e Escolaridade", RBE, v. l, 3 (1940), pp. 497-527, concluindo com " A Escolaridade Mdia no Ensino Primrio Brasileiro", IRBE, v. 8,30/31 (1947), pp. 295-474. 8 Nelson do Valle e Silva, comunicao pessoal, 1990. Resumo Neste trabalho comparamos as taxas de transio de srie (repetncia, promoo e evaso) obtidas pelo Servio de Estatstica do Ministrio da Educao com base no Censo Escolar, com as taxas obtidas pelo PROFLUXO, modelo matemtico que permite, utilizando dados do PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio) do IBGE, obter estes indicadores. O quadro que surge indica que a metodologia do MEC contm erros graves que distorcem completamente a viso da realidade educacional do Brasil. Mostra-se que as taxas de evaso escolar, ao contrrio do que indicam os dados do MEC, so muito baixas nas primeiras sries do 1 Grau. Este fato faz com quea viso de que as crianas no Brasil abandonam precocemente a Escola mor motivos de ordem social ou culturalest completamente equivocada e que as famlias fazem um esforo enorme para que seus filhos permaneam na Escola e que a pssima qualidade da escola que impede, atravs da repetncia, a universalizao da Educao Fundamental da populao brasileira.

Abstrato
In this paper I compare the grade transition rates (repetition, promotion and drop out) given by the Education Ministry Statistics Office based in the school census data with rates form PROFLUXO, a mathematical model wich allows us to get theses indicators through the use of IBGE's PNADs (National Household Sample Survery). The picture we get from these indicators shows that MEC's methodology leads to serious errors witch distort the vision of Brazilian educational reality. Opossite to MEC's data it shows that the rates of school drop put are very low in the initial grades of elementary school. This finding leads

to the understanting that the notion of child's early drop out from school caused by social on cultural determinants is misleading and that Brazilian families, on the contrary, make an enourmous effort to keep their children a school. On the other hand it shows die low teaching performance which prevents, through high repetition rates, the universalization of Elementary Education in Brazil.

Sergio Costa Ribeiro pesquisador do Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC), vinculado ao CNPq. O autor agradece a Ruben Klein pela participao em alguns clculos realizados e pelas crticas e sugestes feitas, mas assume total responsabilidade pelos erros porventura cometidos. Trabalho parcialmente financiado pelo Projeto: Anlise de Sistemas de Ensino. Uma abordagem demogrfica. Convnio: Fundao Ford/USP-NUPES/LNCC n 905-0334.

Вам также может понравиться