Вы находитесь на странице: 1из 4

Voc usa corretamente as Unidades de Grandeza da informtica?

J imaginou se quando voc fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificaes expressas em unidades que voc nem fazia ideia que existiam? A confuso seria tremenda. Com o surgimento do computador, e de todas as parafernlias tecnolgicas que usamos hoje, foi preciso criar um sistema que unificasse todas as unidades usadas. Assim todos poderiam falar a mesma lngua. Foi por isso que as unidades utilizadas na informtica tambm ganharam seu lugarzinho no Sistema Internacional de Unidades.

O SI Sistemas Internacional de Unidades


Por que todos usam o quilo, o metro, o litro e tantas outras unidades de medida como padro? Simplesmente porque existe uma instituio que determinou quais unidades deveriam ser adotadas pelos pases para expressar medidas, pesos, alturas, etc. Em 1875, na Conveno do Metro em Paris, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas criou o Sistema Internacional de Unidades (SI), do qual voc j deve ter ouvido falar quando estava na escola, principalmente nas aulas de fsica, geometria e qumica. Antes do surgimento deste sistema, cada pas utilizava as unidades que desejasse, causando uma tremenda confuso nas transaes comerciais e tambm no intercmbio cientfico. Claro que toda regra tem sua exceo. Algumas medidas como a jarda, p, polegada e o fahrenheit ainda so usadas nos Estados Unidos, um dos poucos pases que no aderiu padronizao.

As grandezas utilizadas na informtica


Com a popularizao do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informtica caram na boca do povo e hoje est presente em nosso dia-a-dia. Confira na tabela abaixo as principais unidades utilizadas.

Pg.: 1

* - Pelo SI, o smbolo para byte b, enquanto que bit tem como smbolo o prprio nome bit. Para evitar confuso durante a leitura do artigo, optei em adotar a simbologia popular, como descrito na tabela acima.

A taxa de transferncia
O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo). Ambas pertencem grandeza taxa de transferncia e tambm so responsveis por boa parte das reclamaes recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de servios de Internet. A reclamao mais comum : Eu comprei um servio de 800 K, mas meus downloads no passam dos 80 K!. Bom, o k, nessa situao, apenas um prefixo para as unidades Kbps (kilobits por segundo) ou KB/s (kilobytes por segundo). De fato, o servio contratado de 800 Kbps, mas a confuso acontece por causa da leitura da taxa de transferncia, que normalmente expressa em KB/s. Se um byte igual a oito bits, obviamente a taxa de transferncia ter um valor oito vezes menor a 800. Como uma parte dos bits designada para controlar o fluxo de informaes, os downloads realmente ficaro com uma taxa em torno de 80 KB/s. Xi, complicou!? Tudo bem, no fcil entender mesmo. Mas d uma olhada no esquema abaixo.

Pg.: 2

Fique esperto! Voc j deve ter ouvido ou visto propagandas do tipo: Internet de 5 mega por apenas R$x,xx!. Esse um erro cometido pela maioria das empresas que prestam servios de Internet. A expresso 5 mega leva muitos usurios a contratarem o servio pensando que vo ter uma conexo de 5 megabytes por segundo, quando na verdade so 5 megabits por segundo.

HD de 80 giga? Mas s aparecem 74,6 GB! Fui enganado?


muito comum encontrar em fruns e sites usurios com a mesma dvida: Por que s aparecem 74,6 GB disponveis no meu HD se eu comprei um disco de 80 GB?. Quem nunca teve essa dvida? Bom, a resposta bem simples. No mundo da informtica 1 KB = 1024 bytes. Mas, os fabricantes de HDs adotam 1 KB = 1000 bytes. Fazendo as contas Bom, agora que tal comear a fazer umas contas? Para saber qual a real capacidade do seu disco rgido, basta pegar a calculadora e fazer umas continhas. Vamos l?! 80.000.000.000 bytes / 1000 = 80 GB, segundo os fabricantes de HD. No entanto, como supracitado, os sistemas operacionais utilizam 1 KB como 1024 bytes, ento: 80.000.000.000 bytes / 1024 = 74,50580596923828125 bytes, ou seja, aproximadamente 74,6 GB. Essas contas so um pouco complicadas. Se voc que no muito f de nmeros, no deixe de conferir a tabela abaixo.

Curiosidade: os pendrives e os cartes de memria, por usarem memria flash, seguem o padro de numerao do computador. Ou seja, quando voc compra um pendrive de 8 GB, por exemplo, voc realmente tem disponvel 8 GB para usar, sendo que uma pequena parcela dessa capacidade utilizada para mapear blocos defeituosos e cdigos de correo.

Um novo conjunto de medidas


Voc j pode imaginar o tamanho da confuso que essa mordida de bytes causou. Teve at casos de usurios que processaram as empresas por propaganda enganosa. Para evitar mais confuses, o IEC (International Electrotechnical Commission) cedeu presso dos fabricantes e criou um novo conjunto de medidas para designar valores binrios, surgindo assim o gibibyte, mebibyte e tebibyte. Pg.: 3

O bi presente nas novas unidades vem de binrio (binary, em ingls). Pelo novo padro, 1 kilobyte passa a ter 1000 bytes, enquanto que o kibibyte possui 1024 bytes. Dessa maneira, seu HD passa a ter efetivamente 500 GB e 465.6 gibibytes.

Mas, como o padro encontrou muitos opositores, ainda vai demorar um pouco para utilizarmos os termos acima que, diga-se de passagem, so bem esquisitos. Para esclarecer Seguindo o SI, e a tabela acima, normal pensarmos que kilobyte e kilobit teriam por smbolo kB e kb, respectivamente, j que o smbolo para quilo k. Voc deve ter notado que o quilo usado em informtica outro. O k usado em unidades como quilmetro (km) e quilograma (kg) deve ser escrito em letra minscula. Em informtica, no entanto, o "K" no se refere a 1000 unidades, como no caso anterior, mas sim a 1024. Por isso deve ser grafado com letra maiscula.

Para finalizar
Embora a informtica esteja presente em nosso dia-a-dia, muitos termos e unidades usados podem ser complicados de se entender para aqueles que no so profissionais da rea. Mesmo quem est acostumado a ouvir bit, byte, mega, giga, etc. o dia inteiro s vezes se perde em meio a tantas converses. Mas, voc pode perceber que no nenhum bicho de sete cabeas, o que complica muitas vezes a linguagem tcnica usada pelos escritores. Divirtam-se lendo os artigos e no deixem de postar suas dvidas e comentrios. Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2025-voce-usa-corretamente-as-unidades-de-grandezada-informatica-.htm#ixzz1SeJf4aPz

Pg.: 4

Вам также может понравиться