Вы находитесь на странице: 1из 11

A UA U L A L A

24

24

Ensaio por raios X


N

Introduo

a aula anterior voc conheceu os raios X e os raios gama, que so radiaes eletromagnticas, e algumas de suas propriedades. Nesta aula, estudaremos mais detalhadamente o ensaio por raios X. Voc ter uma descrio bsica do equipamento, do ensaio e dos cuidados durante a sua realizao. Antes de estudar o ensaio propriamente dito, voc ainda precisa conhecer mais algumas caractersticas dos elementos envolvidos na radiao, ou seja, fonte, pea e filme radiogrfico. Essas caractersticas, assim como os princpios estudados na aula anterior, so comuns s radiaes X e gama. As diferenas entre os dois ensaios referemse principalmente aos aspectos operacionais, como voc mesmo poder constatar depois de estudar os assuntos desta aula e da prxima.

Nossa aula

Geometria da exposio
A radiografia na realidade uma sombra da pea, provocada por seu posicionamento na trajetria das radiaes X ou gama. Podemos neste caso utilizar os mesmos princpios geomtricos aplicados s sombras produzidas pela luz. Para compreender o que ocorre e, portanto, obter melhores resultados na radiografia, voc deve conhecer a influncia da distncia e da posio entre os elementos: fonte de radiao, pea e filme. Vamos analisar como esses dois fatores afetam a formao da imagem. Ampliao da imagem - A imagem da pea no filme torna-se maior que a prpria pea medida que aumenta a distncia entre a pea e o filme, resultando uma imagem irreal.

A U L A

Para que a imagem projetada no filme represente o tamanho real da pea, filme e pea devem estar prximos. Na prtica, o filme deve estar em contato com a pea. A fonte de radiao, pelo contrrio, deve ficar o mais afastada possvel da pea e do filme, para minimizar o efeito de ampliao da imagem, respeitadas as caractersticas do equipamento e da fonte.

24

Nitidez da imagem - Quanto maiores as dimenses da fonte emissora, menor a nitidez da imagem, devido formao de uma penumbra na radiografia. Para evitar este problema, deve-se utilizar uma fonte emissora com a menor dimenso possvel.

No caso dos raios X, para melhorar a nitidez da imagem o alvo (nodo) posicionado num plano inclinado em relao ao filme, de modo a concentrar a radiao emitida.

Distoro da imagem - Se houver uma inclinao entre a fonte, a pea e o filme, a imagem resultar distorcida. Para eliminar esta distoro, deve-se colocar a fonte emissora o mais perpendicular possvel em relao base da pea e ao filme.

A U L A

Lei do inverso do quadrado da distncia


Imagine uma lmpada acesa, distncia de um metro da superfcie de uma mesa. Se elevarmos esta mesma lmpada a dois metros de altura, isto , se multiplicarmos a altura por 2, o nvel de iluminao na superfcie da mesa ser dividido por 4, ou seja, 2 dividido por 2 (quadrado da distncia entre a fonte de luz e a superfcie). Este fenmeno recebe a denominao de lei do inverso do quadrado da distncia (no nosso caso, lei da atenuao da radiao). Esta lei tambm se aplica aos ensaios radiogrficos, pois neste caso as radiaes emitidas tm propriedades semelhantes s da luz visvel. A intensidade com que um feixe de radiao atinge uma superfcie inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre esta superfcie e o ponto de emisso, ou seja, a radiao atenuada em virtude do aumento da distncia. Este outro fator que limita a colocao da fonte distante da pea, para minimizar a ampliao da imagem. Fique sabendo ... Uma das unidades de medida da intensidade de radiao o Coulomb/kg (C/kg). 1 C/kg a intensidade de radiao necessria para produzir uma ionizao equivalente a uma unidade eletrosttica de carga, conhecida como Coulomb, em um quilograma de ar, temperatura de 20C e presso de uma atmosfera.

24

Ionizao o processo que torna o ar condutor de eletricidade.

Verificando o entendimento
Um tubo de raios X emite uma radiao que atinge a intensidade de 100 mC/kg (micro Coulomb/kg) distncia de 1 m da fonte. Determine a intensidade a 5 m da fonte. Resposta: ............................................ E ento, conseguiu resolver? Compare sua resoluo com as explicaes a seguir. Voc sabe que a uma distncia d1 corresponde uma intensidade I1 e a uma distncia d 2 corresponde uma intensidade I2.

A lei do inverso do quadrado da distncia estabelece a seguinte relao matemtica: (d2)2 I1 = 2 I2 (d1) No problema proposto: d1 = 1 m; I1 = 100 mC/kg; d2 = 5 m e I2 o valor procurado. Substituindo as variveis da frmula pelos valores conhecidos, voc obtm: 100 5 = 2 I2 1
2

A U L A

24

5 I2 = 100 1 25 I2 = 100 I2 =

100 I2 = 4 mC/kg 25

Logo, a intensidade da fonte, a 5 metros de distncia, ser igual a 4 microCoulomb/kg.

Equipamento para o ensaio de raios X


A ilustrao a seguir mostra a configurao bsica de um equipamento estacionrio de raios X para peas de pequeno porte.

A U L A

24

Na aula anterior, voc viu que os raios X so produzidos no tubo de Coolidge, que o corao do equipamento. Veja agora os principais elementos do tubo de raios X.

Observe que o ctodo constitudo por um filamento e pelo cone de focalizao. O filamento feito de tungstnio (metal com alto ponto de fuso), para resistir s altas temperaturas. O cone de focalizao feito de uma liga de ferro e nquel (Fe-Ni). Ele envolve o filamento com a finalidade de concentrar a emisso do feixe eletrnico numa rea restrita do nodo. Volte a observar o nodo. O alvo no nodo feito de tungstnio, pois este material, alm de resistir a temperaturas elevadas, apresenta alta densidade e, portanto, grande nmero de tomos para coliso. O vcuo existente no interior do tubo tem a funo de proteger os elementos contra a oxidao e tambm de proporcionar isolamento eltrico, para evitar a ocorrncia de centelhas entre os eletrodos. Devido s altas temperaturas envolvidas, h necessidade de um sistema de refrigerao para evitar danos aos componentes. O elemento mais afetado o nodo, que recebe o impacto dos eltrons, gerando os raios X e grande quantidade de calor. Um fluido refrigerante, que normalmente gua, circula no interior do nodo para refrigerao. O revestimento, geralmente feito de chumbo, tem a finalidade de reduzir a intensidade da radiao espalhada. Apresenta apenas uma abertura para a sada dos raios X, na direo desejada.

Variveis que afetam a quantidade de raios X emitidos


As principais variveis que influenciam a quantidade de raios X emitidos so: Intensidade da corrente: A emisso de eltrons diretamente proporcional temperatura do filamento que aquecido pela corrente eltrica. Quanto maior for a corrente, maior ser a temperatura do filamento e, portanto, maior a quantidade de eltrons emitidos. A intensidade da corrente medida em miliampere (milsimo de ampre). Diferena de potencial (DDP): A diferena de potencial ou voltagem medida em kV (quilovolt). Quanto maior a DDP entre o nodo e o ctodo, maior a acelerao dos eltrons, causando maior impacto no nodo e gerando raios X com maior energia, ou seja, com maior poder de penetrao e, conseqentemente, pequeno comprimento de onda.

A U L A

24

Determinao do tempo de exposio


A exposio ou quantidade de radiao recebida diretamente proporcional miliamperagem e voltagem aplicada ao tubo de Coolidge. Uma vez fixados esses dois fatores, o tempo de exposio outro parmetro que influi na sensibilizao do filme. Quanto maior o tempo, maior a sensibilizao. Portanto, fundamental determinar o tempo de exposio. Para determinar o tempo de exposio, utilizam-se as curvas de exposio fornecidas pelo fabricante do equipamento. Cada equipamento possui sua curva especfica. Para entender melhor esse assunto, voc precisa conhecer um pouco mais sobre os filmes radiogrficos. Na aula anterior, vimos que as principais caractersticas dos filmes so: densidade radiogrfica, contraste da imagem, velocidade do filme e granulometria. Se voc no estiver lembrado, consulte novamente a Aula 23. De acordo com essas caractersticas, os filmes radiogrficos so classificados em quatro tipos:
TIPO DE FILME VELOCIDADE CONTRASTE GRANULAO

1 2 3 4

baixa mdia alta muito alta

muito alto alto mdio muito alto

extra fina fina grosseira vrias

A seleo do filme radiogrfico para uma dada aplicao um compromisso entre a qualidade requerida dessa radiografia e seu custo, incluindo-se a o tempo de exposio. Para facilitar a escolha, os fabricantes fornecem as curvas caractersticas de cada tipo de filme.

A U L A

24

A norma da American Society for Testing and Materials ASTM E94 relaciona o tipo de filme com a espessura da pea e com a voltagem a ser utilizada no ensaio. O quadro a seguir mostra um extrato dessa norma, desenvolvido para o ao.
GUIA PARA SELEO DE FILMES DE ACORDO COM ESPESSURA DO MATERIAL

(mm) 03 a 006,3 6,3 a 012,7 12,7 a 025,4 25,4 a 050,8 50,8 a 101,6 101,6 a 203,2

ASTM E94 - PARA AO VOLTAGEM APLICADA NO EQUIPAMENTO (kV) 50 a 80 80 a 120 120 a 150 150 a 250 250 a 400 3 3 3 1 4 3 2 2 1 4 3 2 2 3 2 4 4 4

Telas intensificadoras de imagem (crans)


Para dar maior nitidez s radiografias e diminuir o tempo de exposio, usam-se as telas intensificadoras, conhecidas por crans. Estas telas evitam que as radiaes que ultrapassam o filme reflitam de volta para este, prejudicando a nitidez da radiografia, alm de favorecer uma maior absoro de radiao pelo filme. Alguns crans utilizados so cartes recobertos com pelcula fina de chumbo, da ordem de centsimo de milmetro. Se os assuntos tratados at aqui ficaram suficientemente claros, voc j tem condies de acompanhar a realizao de um ensaio por raios X. Se ainda no se sentir seguro, estude novamente a aula anterior e os tpicos precedentes desta aula, at sentir que as dvidas ficaram esclarecidas. Depois, que tal partir para a execuo do ensaio?

Ensaio de solda por raios X


No incio da aula anterior, voc ficou sabendo que uma das utilizaes da radiografia industrial na inspeo de solda. Para conhecer o processo como um todo, veja como feita esta inspeo. Observe a pea a seguir, uma chapa de ao soldada. Para ensaiar esta pea, ser utilizado um equipamento com capacidade de at 100 kV e 15 mA.

Analise a curva de tempo de exposio fornecida para este equipamento.

tempo (minutos)

A U L A

24
Material: ao Filme tipo: 3 Corrente no tubo: 15 mA Dif.: 700 mm (distncia filme/foco) Densidade resultante: 2,0 ____ 2,2 _ _ _ Tela intensificadora: 0,02 mm frente e verso Revelao: 5 min, a 20C

espessura (mm) exemplo de curvas de tempo de exposio

A espessura do material a ser ensaiado conhecida (10 mm). No caso, vamos adicionar 2,5 mm a essa espessura, devido ao reforo do cordo de solda. O grfico mostra que para esta espessura deve ser tomada como base a curva C (para 100 kV). Ligando ao eixo do tempo o ponto em que a linha da espessura (12,5 mm) cruza com a curva C, constatamos que o tempo de exposio deve ser de 10 minutos. Outras informaes obtidas so: filme de alta velocidade e mdio contraste; intensidade de corrente no tubo de 15 mA; distncia filme/foco (dff) de 700 mm; densidade radiogrfica a ser obtida entre 2,0 e 2,2; espessura do cran de 0,02 mm - frente e verso. tempo de revelao - 5 minutos com banho 20C.

Dessa forma, para nossa chapa de ao com 12,5 mm de espessura total, obtemos, alm dos parmetros anteriores: voltagem de 100 kV e tempo de exposio de 10 minutos.

Preparao do ensaio
Antes de submeter a pea soldada radiao, necessrio preparar o equipamento que ser utilizado. Veja, a seguir, as principais etapas desta preparao. 1. Montar o chassi-suporte tipo envelope para blindar luz o conjunto formado pela etiqueta de identificao da radiografia, o filme e o cran. Essa montagem realizada em cmara escura.

A U L A

2.

24

Montar o sistema no bunker, que o local onde fica alojado o tubo de raio X e onde se coloca o conjunto formado pela pea e o chassi montado, que sero submetidos a radiao. O bunker pode ser feito de estrutura metlica revestida com camada de chumbo, como no nosso exemplo, ou por paredes de concreto, que geralmente so construes para peas maiores.

Nessa montagem colocamos ainda o IQI sobre a pea soldada para verificar a qualidade da radiografia. 3. Fechar a porta do bunker, pois somente assim o equipamento pode ser acionado, devido ao sistema de segurana, evitando a exposio dos operadores e meio-ambiente radiao. Regular o equipamento no painel de controle, ajustando o tempo (10 minutos), a voltagem (100 kV) e a amperagem (15 mA).

4.

O ensaio
Agora que o equipamento est pronto para ser acionado, os prximos passos so: 1. Acionar o sistema de segurana, (visual e/ou sonoro) para garantir que durante o ensaio, os nveis de radiao estejam dentro dos padres de segurana exigidos pelas normas vigentes. Ligar a refrigerao do tubo, dar o start, isto , ligar o equipamento e aguardar o tempo estipulado. Decorrido o tempo determinado, desligar a mquina e retirar o chassi do bunker. Processar o filme (revelao). A revelao, realizada em cmara escura, consiste em submeter o filme a um processamento qumico, a fim de revelar e fixar a imagem obtida na chapa radiogrfica. Verificao da qualidade da radiografia. A anlise da radiografia realizada num negatoscpio para melhor visualizao.

2.

3.

Negatoscpio: dispositivo constitudo por uma caixa com vidro fosco, tendo no interior lmpadas fluorescentes.

4.

5.

Nesta etapa, deve-se analisar as seguintes caractersticas: Densidade radiogrfica: se atende aos requisitos especificados em norma tcnica. A densidade medida por densitmetros. Nitidez da imagem do IQI: a imagem do penetrmetro na radiografia deve estar visvel, obedecendo aos requisitos especificados em norma tcnica. Existncia de arranhes, manchas etc., que invalidam o resultado do exame radiogrfico.

A U L A

24

Se os itens anteriores forem atendidos, poderemos passar anlise da radiografia, com o objetivo de identificar possveis descontinuidades. Para isso, deve-se compar-la com padres radiogrficos estabelecidos em norma tcnica. A ltima etapa emitir o laudo do ensaio, isto , o documento que contm o parecer tcnico sobre as condies da solda. A radiografia ento arquivada, para possveis consultas futuras. Pea ensaiada, resultado pronto. Uma boa medida agora resolver os exerccios a seguir, para verificar se os assuntos apresentados foram assimilados.

Marque com um X a resposta correta: Exerccio 1 Para reduzir o problema de ampliao da imagem da pea radiografada nos filmes radiogrficos, devemos: a) ( ) usar fontes de radiao de tamanho pequeno; b) ( ) colocar o filme afastado da pea a ser radiografada; c) ( ) colocar a pea a ser radiograda encostada no filme; d) ( ) colocar a fonte de radiao encostada na pea. Exerccio 2 Para evitar a distoro da imagem da pea radiografada no filme radiogrfico, a fonte de radiao: a) ( ) deve ser de tamanho pequeno; b) ( ) deve estar perpendicular base da pea e ao filme; c) ( ) deve emitir pouca intensidade de radiao; d) ( ) deve estar inclinada em relao pea e ao filme. Exerccio 3 Uma fonte de radiao, distante 50 cm de uma pea, emite um feixe de raios X que atinge a pea com intensidade de 30 mC/kg. Aplicando a lei do inverso do quadrado da distncia, indique que intensidade de radiao atingir a pea se a fonte for colocada a 70 cm de distncia. a) ( ) 15,31 mC/kg; b) ( ) 1,43 mC/kg; c) ( ) 5,88 mC/kg; d) ( ) 29,4 mC/kg.

Exerccios

A U L A

24

Exerccio 4 Escreva V se a frase for verdadeira ou F se for falsa: a) ( ) as telas intensificadoras aumentam o tempo de exposio; b) ( ) as regies mais claras da radiografia possuem maior densidade; c) ( ) contraste radiogrfico a diferena de densidade entre regies de uma radiografia; d) ( ) a quantidade de raios X emitida por uma fonte afetada pela miliamperagem selecionada no equipamento; e) ( ) o comprimento de onda dos raios X influenciado pela DDP entre nodo e ctodo no tubo de Coolidge. Exerccio 5 Analise novamente a curva de tempo de exposio apresentada no texto e escreva os parmetros para anlise de uma solda em chapa de ao com 5 mm de espessura total, no equipamento com capacidade para 100 kV e 15 mA. a) tipo de filme: ....................................................... b) corrente no tubo: ................................................ c) voltagem .............................................................. d) dff = ...................................................................... e) tempo de exposio: ..........................................

Вам также может понравиться