Вы находитесь на странице: 1из 4

Escravido no Brasil: luta, liberdade e excluso social

Mrian de Oliveira Valrio Bartasson UNOPAR Polo de Itumbiara - 2007

O presente texto aborda uma anlise das condies sociais da escravido no perodo imperial e faz uma associao s situaes de excluso social e discriminao racial. A escravido no Brasil perdurou, por cerca de trs sculos. Neste perodo mais de 3 milhes de africanos foram trazidos para o Brasil, numa viagem sem retorno e sem nenhuma garantia. Aqui, sofreram as piores formas de tratamento: excesso de trabalho, m alimentao, pssimas condies de higiene e castigos fsicos. A escravido instituda no pas foi fator determinante na estrutura social do Brasil e suas conseqncias perduram marcantemente at os dias atuais. O grande intercmbio cultural, social e tnico no alterou as relaes sociais entre os senhores e escravos livres e no livres. E sim, ratificou o sistema de explorao econmica e discriminao social e disfarou a averso ao trabalho fsico da elite colonizadora, considerado indigno e coisa para escravo fazer. Segundo MENDONA (2007), o poder privado do senhor sobre seus escravos que define a ordem escravista. E essa ordem privada se opunha sobre o direito pblico. O escravo era visto como uma coisa e sua condio estavam associadas etnia e cor. Exerciam todo tipo de servio, seja domstico, nas fazendas e nas minas. Muitos at desejava possuir escravos para se ascender socialmente. A mulher negra deixa sua marca no trabalho braal, nos afazeres domsticos, como mucama, amante - a exuberncia fsica das negras constitua-se como objeto de desejo dos patriarcas, iniciadora sexual dos filhos dos Senhores, ama-de-leite, muitas vezes impedida de cuidarem dos prprios descendentes, ou mesmo alugada, e tendo de trabalhar nas ruas ou em outras casas. Mesmo estando em todos os lugares, servindo ao grupo branco dominante, a negra no teve sua importncia reconhecida. Os escravos de ganho trabalhavam para sustentar seus donos muitas vezes falidos ou as vivas e suas filhas solteiras. Os que no possuam nenhum ofcio realizavam qualquer tipo de servio, at mesmo a mendicncia e prostituio. Os escravos negros ao contrrio dos ndios escravizados no receberam proteo da Igreja.

A escravido no foi regida somente pela fora bruta, predominantes nas relaes entre senhores e escravos, submetidos a uma condio servil, sendo vitimados por maus tratos sdicos como chicotadas, castraes, corte de seios, entre outros horrores. Mas tambm, pela esperana de conseguir o reconhecimento de seu senhor e que com bondade concedesse a to desejada liberdade atravs da carta de alforria. Ao contrrio do que se pensam, os negros lutaram contra essa situao. Um dos maiores exemplos de descontentamento foi o Quilombo de palmares, uma guerrilha negra, escondida pela historiografia, por causa da classe dominante considerar o acontecimento mau exemplo para a sociedade. O processo de libertao dos escravos foi muito lento. Mesmo aps sua independncia continuou com a escravido e por interesses polticos e econmicos, chegou abolio da escravatura com um sentido de liberdade considerada s simblica para os negros. A Princesa Isabel assina a Lei urea (1888), libertando os 723.719 escravos existentes no pas. Porm, a liberdade trouxe outros problemas para os negros, que agora enfrentariam o preconceito racial na busca de trabalho e boas condies de vida, cuja maioria passou a viver aps a abolio em situao de grande misria, j que a lei urea no previu qualquer tipo de reparao aos ex-escravos nem assumiu qualquer compromisso com sua insero num novo modelo de sociedade. Tinham a liberdade, mais no tinham terras, nem profisso, nem ajuda do governo. O governo era de brancos, dos ricos fazendeiros que queriam um novo pas em que negro fosse coisa do passado. O desajuste do negro aquela nova vida, passou no decorrer do tempo a ser estrutural, reforando os preconceitos raciais como os que hoje esto arraigados na sociedade, que cruelmente associa o negro a bandidagem e a vagabundagem. O que no se leva em considerao que os escravos africanos no foram instrudos nem antes, nem tampouco depois da abolio. A baixa escolarizao dos negros vista como um dos indicadores da crescente excluso social. Algumas aes nesse sentido j esto sendo postas em prtica como, por exemplo, as cotas, o Prouni e pr vestibulares para negros e pobres - um assunto espinhoso. A experincia est no inicio, alguns acreditam na iniciativa, outros a condenam preciso que participemos que reflitamos sobre a imensa divida que o pas tem com a sociedade negra, que exijamos uma cidadania mais efetiva para todos.

Portanto, ao concluir esse estudo onde se analisou a histrica excluso social da qual foram vitimas a populao afro-brasilera, ficou visvel que mesmo depois de mais de um sculo de promulgada a lei urea, o preconceito ainda existe contra os negros. Os brasileiros afro-descendentes continuam segregados nas periferias das grandes cidades, vtimas da desigualdade econmica e da excluso social. Mesmo havendo aes afirmativas, como por exemplo: As questes raciais, que em 1996 entrou como critrio para avaliao dos livros didticos comprados e distribudos pelo Programa Nacional do Livro Didtico - PNLD, a incluso da Pluralidade Cultural entre os Temas Transversais nos PCNS - Parmetros Curriculares Nacionais (1998) e a publicao da Lei n 10.639 de 2003, tornando obrigatrio o ensino de Histria da cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e mdio, com a perspectiva positiva de mostrar a importncia e contribuio dos africanos para o desenvolvimento do pas, a incluso do negro na sociedade caminha a passos lentos, isto porque atitudes discriminatrias foram disseminadas durante grande parte da histria do pas e no conseguindo arranc-la, buscou-se mascar-la com o mito da democracia racial, presente ainda em nossos dias, como na questo educacional, cultural e scio econmica. Democracia racial mesmo s vista no carnaval. A sua cultura no ainda valorizada e reconhecida de fato. Os negros ainda tm um ndice muito alto de baixa escolarizao. As condies de trabalho ainda so permeadas por preconceito. Impe-se ao negro, condies que evidenciam preconceito, como a questo da aparncia e tambm de salrios. Como por exemplo: na mdia televisiva so notrios os papis destinados aos negros; raridade um personagem principal, acentuando as funes subalternas. Algumas empresas tratam o problema como de responsabilidade social (to discutida atualmente), determinando cotas para contratao de negros e de mulheres negras e colocandoos e alguns cargos de direo. O que se sente, que agem assim, por exigncias em voga no pas, e no por realmente condizer como os direitos iguais. Assim, muito ainda tem que ser feito, repensado, discutido e mobilizado para transformar as situaes de injustia e desigualdade que prejudicam o nosso desenvolvimento humano h sculos.

REFERNCIAS:

DEL PRIORE, Mary. A mulher na histria do Brasil. 4 ed. So Paulo: Contexto, 1994. ( Coleo Repensando a Histria). GIACOMINI, Snia Maria. Mulher e escrava. Uma introduo histrica ao estudo da mulher negra no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1988. GONALVES. Luiz Alberto Oliveira. SILVA. Petronilha Beatriz Gonalvez. Movimento Negro e educao. 2000. N 15. HOLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. 26 ed. So Paulo: Companhia das letras, 1995. LOPEZ. Luiz Roberto. Histria do Brasil Imperial. 4 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1988. MENDONA, Lcia Glicrio. Formao Social, Poltica e Econmica do Brasil. IN: Universidade Norte do Paran, Curso de Servio Scia: mdulo I. Londrina: UNOPAR, 2007. 258p.

Вам также может понравиться