Вы находитесь на странице: 1из 18

Exerccios Tericos Ultrassom US-N2

01 Uma onda mecnica produzida por um transdutor ultrassonico com freqncia de 2MHz, se propagando no ao, ter um comprimento de onda de: (Vel.=5.900m/s). a 2,27mm. b 2,95mm. c 29,5mm. d 36,3mm. 02 Define-se freqncia de uma onda sonora como sendo: a O nmero de ondas acsticas que passam por segundo por um ponto de referencia. b A amplitude mxima que uma onda acstica atinge um ponto de referencia c A potencia com que uma onda acstica emitida. d O comprimento entre dois pontos de mesma fase. 03 A faixa de freqncia considerada infra-som : a Acima de 20KHz. b Abaixo de 45KHz. c Abaixo de 20.000Hz. d Abaixo de 20Hz. 04 Se um som de grande intensidade for produzido na freqncia de 23KHz, ento: a Uma pessoa poder ficar surda, caso estiver prxima da fonte sonora. b O som produzido no ser ouvido por ningum, pois a freqncia ultra-snica. c O som produzido ser muito agudo, comparvel a um apito. d Qualquer pessoa ouvir normalmente este som. 05 Para permitir o acoplamento acstico do transdutor ultrassonico, na pea sob ensaio devemos: a Usinar a superfcie de ensaio. b Pressionar o transdutor sobre a pea, para completo acoplamento. c Utilizar o lquido acoplante. d Preparar adequadamente a superfcie de ensaio. 06 O tipo de onda longitudinal gerado por transdutores: a Angulares. b Normais. c Bifocais. d De banda larga.

07 Qual dos transdutores abaixo possui maior divergncia. Sen. = K x Vel.: x ou Sen. = K x : ef. a De dimetro 24 mm. b De dimetro 12 mm. c de dimetro 5 mm. d De freqncia 1MHz. 08 Qual dos materiais abaixo possui maior impedncia acstica?(Z = x Vel.) a Ao Inoxidvel. b Alumnio. c gua. d Acrlico. 09 A velocidade das ondas acsticas longitudinais no ao aproximadamente: a O dobro das transversais. b 5.900m/s. c 1.500m/s. d As alternativas A e B esto corretas. 10 O cristal responsvel pela gerao e recepo das ondas ultra-snicas, possui propriedade: a Magntica. b Magnetoestrico. c Piezeletricidade. d Supercondutora. 11 Quando posicionamos o transdutor ultra-snico sobre o bloco V2, com o feixe snico voltado para o raio de 25 mm, devemos obter na tela do aparelho de ultra-som, ecos mltiplos correspondentes aos percursos snicos de: a 25 100 e 175 mm. b 50, 125 e 200 mm. c 25, 125 e 200 mm. d 25, 50 e 75 mm. 12 O fenmeno da perda de energia na propagao ondulatria, pelos efeitos de espalhamento, vibrao das partculas que forma o meio de propagao, denominado: a Atenuao snica. b Perdas por transferncia. c Interferncia ondulatria. d Divergncia. 13 Na inspeo ultra-snica, a superfcie limite, entre o metal base e uma descontinuidade forma: a Uma interface. b Um eco esprio. c Um eco de reflexo. d As alternativas A e C so possveis.

14 Na inspeo de fundidos por ultra-som, recomendado o uso de transdutores: a Com dimetro maior possvel. b Com maior freqncia possvel. c Com menor dimetro. d Com menor freqncia. 15 O transdutor ultra-snico que possui dois cristais, um que emite as ondas ultrasnicas e outro que as recebe, denomina-se comumente: a Normal. b Transversal. c Emissor-receptor. d Duplo-cristal. 16 Um eco com amplitude de 100% da tela do aparelho de ultra-som reduz para 20% de altura. A variao do ganho do aparelho em dB ser de: a 6 dB. b 12 dB. c 14 dB. d 20 dB. 17 Geralmente um transdutor com baixa freqncia, em torno de 0,5MHz, utilizado em inspeo de: a Chapas laminadas. b Fundidos. c Soldas em ao inoxidvel. d Tubos, por imerso. 18 A impedncia acstica uma caracterstica de um meio de propagao das vibraes e pode ser avaliada atravs da frmula: (Z = x Vel.) a Densidade x velocidade de propagao. b Velocidade de propagao x coeficiente de elasticidade. c Densidade x coeficiente de atenuao do meio. d Velocidade de propagao: densidade. 19 Teoricamente, do ponto de vista das propriedades acsticas, qual dos acoplantes abaixo seria melhor e mais prtico, para inspeo de aos laminados: a leo diesel. b Glicerina. c Carboxi-Metil-celulose. d gua. 20 Uma caracterstica da propagao da vibrao acstica nos meios lquidos que: a Somente se propagam as ondas longitudinais. b Podem se propagar quaisquer tipos de vibraes mecnicas. c A velocidade de propagao das vibraes muitas vezes maior que nos materiais metlicos. d As vibraes mecnicas so fortemente atenuadas.

21 O comprimento de onda de uma vibrao mecnica pode ser calculado pela forma: a = x Vel. b = : Vel. c = Vel : d = Vel x 22 O uso de jateamento ou esmerilhamento para a operao de preparao das superfcies para ensaio ultra-snico: a No recomendvel. b Pode ser aplicado, dependendo do acabamento superficial do material. c Pode ser aplicado desde que seja feita uma pr-usinagem. d No recomendvel apenas quando forem utilizados transdutores com alta freqncia. 23 Se medirmos a intensidade sonora ao longo do eixo central do transdutor ultra-snico, verificamos que a mesma diminui conforme nos afastamos do cristal. Isto se deve a: a Atenuao snica. b Anisotropia do material. c Interferncia ondulatria. d Divergncia do feixe snico. 24 Dos cristais abaixo, quais podem ser utilizados como cristais ultra-snicos. a Metaniobato de chumbo. b Titanato de Brio. c Sulfato de Ltio. d Todos acima podem ser usados. 25 A tcnica de inspeo por ultra-som que utiliza dois transdutores separados, um emitindo as ondas snicas e outro as recebendo denominada: a Impulso-eco. b Transparncia. c Estereoscpico. d Imerso. 26 Os transdutores ultra-snicos angulares, geram ondas ultra-snicas com ngulos: a Iguais ao valor gravado no transdutor. b Iguais ao valor gravado no transdutor, vlidos para o ao. c Menores que 90 graus , para qualquer material. d As alternativas ( b) e (c ) so corretas. 27 Transdutores ultra-snicos com pequenos dimetros geram: a Feixe ultra-snico com pouca divergncia. b Um campo prximo menor. c Feixe snico com muita divergncia.

d As alternativas ( b ) e ( c) so corretas. 28 Em geral, uma descontinuidade pequena que esteja posicionada no campo prximo: a de difcil anlise. b No pode ser detectada. c Ser detectada, porm seu comprimento ser menor que o real. d Somente ser detectada se o seu comprimento for maior que duas vezes o comprimento de ondas. 29 Quais dos seguintes fatores, podero produzir falsas indicaes, no ensaio por ultra-som em soldas? a Alta atenuao snica. b Espalhamento. c Alta perda por transferncia. d Mudana do modo de converso. 30 Teoricamente , a menor descontinuidade detectvel pelo ensaio ultra-snico deve ter: a Dimenses maiores que metade do comprimento de onda ultra-snica. b Dimenses maiores que metade do campo prximo. c No mnimo o dimetro do furo pequeno do bloco V1. d No mnimo1/4 do comprimento da onda. 31 O diagrama AVG ou DGS foi elaborado de modo: a a analisar o comprimento da onda ultra-snica, ao refletir em superfcies planas. b A estudar a variao do ganho com a freqncia da onda snica. c A estudar a variao do ganho na refletividade da onda snica em pequenas descontinuidades, artificiais efetuadas no ao, a diversas profundidades. d A analisar a variao do dimetro das descontinuidades em funo da freqncia da onda. 32 Qual das afirmativas abaixo verdadeira? a O bloco de ao com as dimenses calibradas, para ajustar as escalas do aparelho de ultra-som denominado, bloco de calibrao. b A superfcie ideal para o ensaio ultra-snico de materiais, aquela lisa e plana. c A vibrao mecnica superficial tem velocidade de propagao bem menor que as vibraes transversais. d Todas as alternativas so verdadeiras. 33 A razo entre o seno do ngulo de incidncia da onda ultra-snica e a sua velocidade de propagao no mesmo meio, define: a A lei de Snell, para incidncia oblqua. b O princpio da interferncia ondulatria. c A divergncia do feixe snico. d O comprimento do campo prximo.

34 Quando posicionamos o transdutor angular sobre o bloco V2, com o feixe direcionado para o raio de 50 mm, as leituras na escala da tela do aparelho de ultra-som, dos ecos de reflexo, devero ser respectivamente de: a 50mm, 75mm, 100mm. b 50mm, 100mm,175mm. c 100mm, 175mm,200mm. d 50 mm,125 mm, 200 mm. 35 Observe a fig.1 ao acoplarmos o transdutor na posio A, obteremos na tela do aparelho de ultra-som: a Ecos mltiplos referente a 200 mm. b Um eco de reflexo correspondente a 100 mm, se a escala estiver ajustada para 100 mm. c Dois ecos de reflexo, na posio 100 e 200 mm, se a escala estiver ajustada para 200 mm. d As alternativas ( b ) e ( c ) esto corretas. 36 Observe a fig.1 , ao posicionar em B o transdutor , a inteno do inspetor ser provavelmente: a Calibrar a escala do aparelho para 50 mm. b Calibrar a escala do aparelho para 25 mm. c Verificar o ngulo de sada do feixe snico do transdutor. d Nenhuma das alternativas.

37 Ao posicionarmos o transdutor em C na fig.1, ser observado um eco de reflexo , proveniente do furo de: a Dimetro 2,0mm. b Dimetro 1 mm. c Dimetro 3 mm. d Dimetro 1,5mm. 38 A espessura do bloco V1 mostrado na fig. de: a 50mm. b 25mm. c 15mm. d 20mm.

39 Observando a fig. 1. em qual posio devemos acoplar o transdutor para verificar o ponto de sada do feixe snico do transdutor? a A. b B. c C. d Numa outra diferente das apresentadas na figura. 40 A diferena entre ondas de compresso e ondas de cisalhamento : a Tamanho do comprimento de onda. b Direo de vibrao das partculas. c Amplitude. d Freqncia. 41 A habilidade dos transdutores em detectar ecos provenientes de pequenas descontinuidades uma definio para: a Resoluo. b Sensibilidade. c Definio. d Ganho. 42 O comprimento do campo prximo de um transdutor normal pode ser calculado atravs da frmula: a N = : 4 x . b N = Vel : 2 x . N = ef. x .: 4 x Vel. c N = : 4 x . d Nenhuma das alternativas. 43 O critrio de aceitao do ensaio por ultra-som de uma pea, deve estar: a Baseado no furo padro de referncia, em que o aparelho foi calibrado. b Baseado no bom senso do inspetor, ao analisar as indicaes produzidas na tela do aparelho. c Baseado no procedimento de ensaio, norma ou projeto de construo da pea ensaiada. d As alternativas (B) e (C) so corretas. 44 A inspeo por ultra-som de soldas em materiais inoxidveis austenticos.: a Deve ser evitada, pois a grande atenuao snica neste material fator de no confiabilidade. b Pode ser feita da mesma forma que em aos carbono. c Pode ser feita da mesma forma que aos carbono, porm acrescentando um ganho de 6 dB como fator de segurana. d Deve ser evitada, pois a impedncia acstica neste material muito alta, dificultando o ensaio.

45 Na representao B-Scan , no ensaio por ultra-som, a imagem na tela do aparelho: a Representar a pea no sistema de dois eixos (x,y) no plano, mostrando a posio das indicaes no sistema cartesiano. b Representar os ecos provenientes das interfaces. c Representar o volume da seco da pea. d Nenhuma das alternativas. 46 O mtodo de inspeo por ultra-som por transparncia tem sua aplicao tpica quando: a Se pretende avaliar as descontinuidades detectadas. b Se pretende avaliar o tamanho das descontinuidades encontradas. c Se pretende avaliar a natureza das descontinuidades encontradas. d Se pretende apenas aplicar uma inspeo do tipo passa/no passa. 47 Qual o valor em graus da divergncia do feixe snico de um transdutor com dimetro de 12 mm e 2,0MHz . (V = 6000m/s; K = 1,08); a 2,5. b 40,5. c 16. d 37,5. 48 O comprimento do campo prximo de um transdutor com = 10 mm, e 4,0 MHz, acoplado no ao aproximadamente: a 0,08cm. b 6,25cm. c 55,8cm. d 16 mm. 49 A dificuldade na obteno e interpretao de registros no ensaio ultrasnico, representa uma: a Desvantagem na aplicao deste mtodo. b Inverdade, que no se aplica ao ensaio ultra-snico. c Caracterstica somente aplicvel em obras de campo. d Nenhuma das alternativas anteriores. 50 Qual dos materiais abaixo possui maior velocidade de propagao do som: a Ao. b gua. c Alumnio. d Chumbo. 51 O fenmeno da divergncia que ocorre quando um feixe de ultra-som se propaga num material devido: a estrutura do material. b Ao afastamento da frente de ondas em relao ao transdutor. c atenuao do som no material. d variao da freqncia da onda snica.

52 25 milhes de ciclos por segundo o mesmo que: a 25Hz. (Micro hertz) b 25KHz. (Quilohertz). c 2500KHz. (Quilohertz). d 25MHz. (Megahertz). 53 No ensaio por contato direto em peas com granulao grosseira, em geral aparecem em toda a extenso da tela do aparelho de ultra-som uma srie de ecos com baixa amplitude. A estes ecos denominamos: a Ecos de indicaes. b Ecos esprios. c Descontinuidades. d Granulometria. 54 Qual das ondas sonoras que podem ser transmitidas atravs dos lquidos? a Transversal. b Longitudinal. c De cisalhamento. d Nenhuma das acima citadas. 55 Para permitir acoplamento acstico do transdutor ultra-snico, na pea sob ensaio devemos: a Usinar a superfcie de ensaio b Pressionar o transdutor sobre a pea para completo acoplamento. c Utilizar o lquido acoplante. d Preparar adequadamente a superfcie de ensaio. 56 Na inspeo ultra-snica a superfcie limite, entre o metal base e uma descontinuidade forma: a Uma interface. b Um eco esprio. c Um eco de reflexo. d As alternativas (A) e (C) so possveis. 57 No ensaio ultra-snico, um lquido acoplante colocado entre o cristal e a superfcie da pea necessrio pois: a Um lubrificante necessrio para atenuar o desgaste do transdutor. b O ar existente entre o cristal e a superfcie da pea impede completamente a transmisso da vibrao ultra-snica c O cristal no vibrar se colocado diretamente em contato com a pea. d O lquido necessrio para completar o circuito eltrico no transdutor. 58 Quando defeito planares e paralelos superfcie da pea devem ser detectados, que mtodo de ensaio ultra-snico mais freqentemente usado? a Feixe angular. b Transmisso. c Feixe reto ou longitudinal. d Transparncia.

59 A velocidade do som nos materiais primeiramente dependente; a Do comprimento do pulso snico. b Da freqncia. c Do material no qual o som est sendo transmitido e do modo de vibrao. d Nenhuma das alternativas. 60 O diagrama construdo com base na resposta do transdutor de um sinal refletido em um refletor circular de fundo chato, conhecido com o nome de: a Diagrama AVG. b Diagrama DGS. c Diagrama de Snell. d As alternativas (A) e (B) esto corretas. 61 Em qual zona do campo snico a densidade de energia mais intensa causa maior interferncia ondulatria? a Campo longnquo. b Campo prximo. c Zona morta. d Zona de Snell. 62 O fenmeno da divergncia primeiramente causado por: a Atenuao. b Espalhamento. c Abertura do feixe snico. d Interface. 63 Uma onda snica com comprimento de onda de 3 mm se propagando no material com velocidade 6000m/s, provavelmente foi formada a partir de uma freqncia de: a 1MHz. b 2MHz. c 4MHz. d 5MHz. 64 A freqncia de uma vibrao mecnica depende: a Do material. b Da temperatura. c Do modo de vibrao. d Da fonte emissora da vibrao mecnica. 65 A presena de uma descontinuidade no material no produzir nenhuma indicao na tela do aparelho quando usado: a Transdutor normal pela tcnica pulso-eco. b Transdutor angular pela tcnica pulso-eco. c Ondas superficiais. d Mtodo de ensaios por transparncia.

66 O fenmeno da perda gradual da energia snica que ocorre quando um feixe de ultra-som se propaga num material, devido: a reflexo. b refrao. c Ao lquido acoplante. d atenuao. 67 Um bloco metlico com dimenses conhecidas e calibradas, contendo furos ou entalhes que deve ser usado para ajustes do aparelho de ultra-som antes do incio do ensaio, denominado: a Bloco de calibrao. b Bloco de ajuste. c Bloco comparador. d Bloco dimensional para inspeo por ultra-som. 68 Em geral o controle de ganho dos aparelhos de ultra-som responsvel pela amplificao do sinal ou eco na tela do aparelho e calibrado em: a Metros/segundo. b Unidades de energia. c Decibel. d Angstroms. 69 O processo de comparao de instrumento com um padro denominado: a Angulao. b Padronizao. c Calibrao. d Correlao. 70 A habilidade dos transdutores em detectar ecos provenientes de pequenas descontinuidades uma caracterstica para: a Resoluo. b Sensibilidade. c Definio. d Ganho. 71 Qual dos transdutores abaixo, ter tamanho maior para o campo prximo, para um mesmo material? a 24 mm. b 10 mm. c 15 mm. d 5 mm. 72 No ao a velocidade do som ser maior em qual dos seguintes modos de vibrao? a Longitudinal. b Transversal. c Superficial. d A velocidade do som idntica em todos os modos para um dado material.

73 Porque a inspeo ultra-snica de materiais fundidos geralmente difcil de ser executado? a Porque geralmente a estrutura do material fundido grosseira, causando atenuao do feixe snico e rudos esprios na tela d aparelho. b Porque o inspetor deve utilizar sempre dois ou mais transdutores com freqncias diferentes. c Porque os defeitos so muito menores que a sensibilidade do ensaio. d Porque geralmente requer blocos de calibrao muito pesados. 74 A falta de paralelismo entre a superfcie de entrada do feixe snico e a superfcie de fundo: a Podem resultar numa tela do aparelho de ultra-som que no contm reflexes de fundo. b Tornam difceis em localizar descontinuidades paralelas superfcie de entrada. c Usualmente indicam que porosidade pode existir no material. d Reduzir a sensibilidade do ensaio. 75 Transdutores que contm dos cristais individuais so freqentemente referido aos do tipo: a Transdutores duplo cristal. b Transdutores SE. c Transdutores de duplos elementos. d As alternativas (A) e (B) esto corretas. 76 Um outro nome para a zona de Fresnel : a Zona de Fraunhofer. b Campo prximo. c Campo longnquo. d Zona morta. 77 A rugosidade superficial de uma pea a ser submetida ao ensaio por ultrasom, pode resultar em: a Uma perda de amplitude de ecos provenientes de descontinuidades. b Uma perda da amplitude do eco de fundo. c Desgaste prematuro dos transdutores. d Todas as alternativas so verdadeiras. 78 Um outro nome para as ondas de compresso : a Ondas de Rayleigh. b Ondas transversais. c Ondas de Creeping d Ondas longitudinais.

79 Uma onda mecnica produzida por um transdutor ultra-snico com freqncia de 4MHz, se propagando no ao (Vel. = 6000m/s), ter um comprimento de onda de: a 2 mm. b 1,5mm. c 4 mm. d 3 mm. 80 O tipo de onda transversal gerado por transdutores: a Angulares. b Normais. c Bifocais. d De banda larga. 81 Qual dos dimetros de furos de fundo chato abaixo, representar uma reflexo com amplitude maior de eco na tela do aparelho de ultra-som? a 5mm. b 2mm. c 1,5mm. d 3mm. Usando a figura 2 a seguir, responda as perguntas de 82 a 87.

82 O que representa a indicao B da figura? a Pulso inicial. b Primeira indicao da descontinuidade. c Primeira reflexo de fundo. d Nenhuma das alternativas. 83 O que representa a indicao C da figura 2? a Segunda reflexo de fundo. b Primeira indicao da descontinuidade. c Segunda indicao da descontinuidade. d Primeira reflexo de fundo. 84 O que representa a indicao a na figura 2? a Pulso inicial. b Indicao de descontinuidade na superfcie.

c Primeira indicao da descontinuidade. d Nenhuma das alternativas. 85 O que representa a indicao D na figura 2? a Primeira indicao da descontinuidade. b Segunda indicao da descontinuidade. c Primeira reflexo de fundo. d Segunda reflexo de fundo. 86 O que representa a indicao E na figura 2? a Primeira indicao da descontinuidade. b Segunda indicao da descontinuidade. c Primeira reflexo de fundo. d Segunda reflexo de fundo. 87 Qual a escala na tela do aparelho, utilizada pelo inspetor? a 8 (polegadas). b 200 mm. c 20 (polegadas). d 16 (polegadas). O ecograma a seguir, resultado da inspeo por ultra-som, de uma seo de uma pea com 50 mm de espessura com superfcies paralelas.

88 No ecograma da figura 3, existem descontinuidades detectadas na pea ensaiada? a Existem duas descontinuidades. b No existem descontinuidades. c Existem trs descontinuidades. d Existem quatro descontinuidades. 89 Num processo de medio de espessura, o operador encontrou o resultado mostrado no ecograma abaixo. Qual o resultado da medida encontrada, considerando que a calibrao da escala est correta? a 40mm. b 10mm. c 20mm. d 80mm

90 O inspetor de ultra-som no processo de medio da velocidade snica de um material obteve os ecogramas abaixo. Qual a velocidade de propagao encontrada? a 5.980m/s. b 6.458m/s. c 5.426m/s. d Nenhuma das alternativas.

91 Se durante o ensaio por ultra-som num cilindro fundido, o eco de fundo desaparece, ento: a Provavelmente o cabo coaxial deve ter defeito. b A pea pode apresentar defeito interno nesta seo. c A atenuao do material pode ser muito alta nesta regio. d As alternativas (A) e (C) so corretas. 92 O critrio de aceitao do ensaio por ultra-som de uma pea, deve estar: a Baseado no furo padro de referencia, em que o aparelho foi calibrado. b Baseado no bom senso do inspetor, ao analisar as indicaes produzidas na tela do aparelho. c Baseado no procedimento de ensaio, norma ou projeto de construo da pea ensaiada. d As alternativas (B) e (C) so corretas. 93 Erros significantes na medio de espessura por ultra-som podem ocorrer se: a A freqncia de teste varia a uma taxa constante. b A velocidade de propagao se desvia de forma significativa do valor constante do material. c gua for usado como acoplante entre o transdutor e a pea. d Nenhuma das respostas anteriores.

94 De acordo com ASME Sc. V Art. 5, o limite de registro (furo de referencia) para calibrao da sensibilidade do ensaio em soldas com espessura do material base de 45 mm, deve ser de dimetro: a 1,5mm com transdutores angulares. b 4,0mm. c 3,0mm.(Na verdade 3,2mm que o furo para blocos ASME 38) d No h limite de registro neste caso. 95 Para a espessura de material base de 38 mm, as soldas que compe partes de um vaso de presso projetado conforme ASME Sc. VIII Div. 1, devem ser inspecionadas com nvel de referencia ajustado para um refletor (furo), de dimetro: a 1,5mm. b 3/16 (polegada). c 3/32 (polegada). d 3,18mm (1/8). Ver questo 94 96 Uma junta soldada com espessura de 20 mm, inspecionada conforme ASME Sec. VIII Div. 1, foi observado uma descontinuidade isolada com um eco de amplitude de 50% do nvel de referncia. Neste caso: a Dever ser rejeitada se o comprimento for acima de 6,7mm e se tratar de incluso de escria. b Dever ser rejeitada caso tratar-se de trinca. c Dever ser aprovada, caso tratar-se de incluso de escria. d Todas as alternativas so verdadeiras. 97 Uma descontinuidade do tipo dupla laminao, numa chapa com espessura de 40 mm, com extenso de 80 mm de comprimento, deve ser tratada conforme ASME Sec. V, SA-435 como: a Uma descontinuidade permitida. b Uma descontinuidade inaceitvel. C ( ) Uma descontinuidade que poder ser rejeitada, dependendo da localizao. d Nenhuma das respostas anteriores desta questo. Consultar a norma ASTM A 435 OU ASME V ARTIGO 23 AS- 435.

98 O ecograma abaixo representa uma indicao observada durante a inspeo de uma solda por ultra-som. A que profundidade em relao superfcie, se encontra a descontinuidade detectada na solda?

a 15 mm. b 40 mm. c 30 mm. d O eco na tela proveniente do reforo do lado oposto da solda. 99 Qual a espessura do bloco de calibrao a ser selecionado para ajuste da sensibilidade do ensaio da solda da Fig. 5? a 76mm. b 19mm. c 38mm. d 25mm. 100 De acordo com o ASME Sec. V Art. 5, qual das afirmaes abaixo verdadeira? a Os aparelhos de ultra-som no necessitam serem verificados quanto ao requisito de aferio peridica. b So permitidos inspetores qualificados como Nvel I para inspeo de matria prima. c A rugosidade da superfcie pode ser qualquer desde que seja usinada. d Nenhuma das alternativas est correta. 101 Para inspeo por Ultrassom de chapas conforme ASME Sec. V SA 435, a calibrao do aparelho deve ser feita: a Usando um furo de referencia especificado. b Usando um bloco de espessura igual ao da chapa a ser inspecionada. c Ajustando o eco de fundo da prpria chapa entre 50% a 90% da altura da tela do aparelho. d Ajustando o eco de fundo entre 50% a 75% da altura da tela. 102 A inspeo de soldas conforme o procedimento de ensaio por ultra-som de acordo com ASME Sec. V Art. 5 requer: a Que a espessura do bloco de calibrao a ser selecionado quando duas ou mais espessuras do metal base forem envolvidas deve ser definido pela mdia da espessura da solda. b Uso de acoplante tal como carboxi metil-celulose. c Que a calibrao da escala do aparelho seja feita atravs dos blocos V1 ou V2. d Todas as alternativas esto corretas

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B A D B C B C A A C A A C D D C B A C B

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

C B D D B D B A D A C D A D D C D B A B

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B D C A A D D D A C B C B B C D B D C D

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

B C B D D D A C C B A A A A D B D D B A

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

A B D A B D C A C B D C B C D B B C B

101 102

D D

Вам также может понравиться