Вы находитесь на странице: 1из 3

Brigas dos pais afetam os relacionamentos dos filhos at a vida adulta

Imprimir

Voc pode no se dar conta, mas discusses de casal diante dos filhos podem marc-los para sempre. Foi exatamente isso o que aconteceu com Paula (que prefere no revelar o nome), relaes-pblicas que mora em So Paulo e tem 30 anos. Emocionada, ela garante no acreditar mais no amor. Para ela, um dos motivos de sua vida amorosa ser tumultuada resultado dos exemplos que teve em casa: constantes confrontos dos pais e a separao dos dois. Eles acabaram com o casamento deles e eu com o meu, no ano seguinte. Fiquei to passada quando descobri uma traio do meu pai que acabei fazendo do problema deles o meu. Concluso: meu ex no aguentou tanta presso, resume. Namorando h trs anos outra pessoa, Paula diz ter a impresso de que a relao no vai decolar. Quando me lembro das brigas que presenciei na minha infncia e na adolescncia, acho que no casarei e nem terei filhos, diz ela, que afirma lutar contra esses pensamentos, mas difcil no associar famlia a um ambiente conturbado. Para Lidia Weber, professora e pesquisadora da UFPR, ps-doutora em desenvolvimento familiar, o comportamento dos pais tem sido um dos principais temas de pesquisa em relacionamento familiar nos ltimos tempos, em todo o mundo. Sabemos, com certeza, que no basta ter timas prticas educativas. Os pais tambm devem ter bom relacionamento entre eles, explica a especialista. Uma abordagem integrativa e interdisciplinar inclui trs relaes de influncias mtuas em uma famlia: me-filhos, pai-filhos e relao conjugal. Segundo Lidia, quanto mais os pais brigam entre si, mais a criana tem tendncia de apresentar comportamentos denominados antissociais (brigar, mentir, praticar bullying, gritar etc.).

Conflitos simples entre os pais no so apontados como problemas se o casal consegue resolver as diferenas. Porm, se as brigas continuam, podem levar a sinais de depresso, ansiedade e outros problemas transferidos s crianas, explica. A professora realizou uma pesquisa junto com sua assistente de mestrado em Educao, Gisele Stasiak com 40 crianas entre 6 e 7 anos de idade, pais e professores. O estudo revelou dados curiosos sobre a influncia conjugal na vida dos filhos. Veja o que foi detectado:

Discusses para o bem Ktia Teixeira, psicloga da Equipe de Diagnstico e Atendimento Clnico de So Paulo (EDAC), defende o valor da experincia das brigas conjugais para crianas e jovens em formao. Acredito que o problema no est na discusso, mas, sim, em como ela conduzida. Discusses fazem parte dos relacionamentos. Se um casal diverge em algo, no precisa omitir dos filhos. Mas essa conversa deve acontecer com respeito, sem ofensas, humilhaes e, especialmente, sem violncia, seja ela fsica ou verbal, defende. Casais que no se respeitam possivelmente facilitaro o surgimento de conflitos nos filhos.

Lidia diz que os filhos podem aprender muito com as crises. "As pessoas brigam e se reconciliam, podem ter opinies diferentes e se amar mesmo assim; podem se amar e

brigar de vez em quando... importante aceitar a opinio de outros e saber perdoar", explica ela. "Brigas ruins so compostas por insultos pessoais, expresses de hostilidade, xingamentos e agresso fsica. Discusses que levam ao aprendizado mostram expresses verbais de apoio ao outro, compreenso e empatia; cumplicidade e compromisso para resoluo do problema, diferencia.

Вам также может понравиться