Вы находитесь на странице: 1из 5

PRE HISTORIA; 7: ARQUITETURA:

A arquitetura pr-histrica teve maior importncia no perodo Neoltico, altura da construo do grande crculo de pedra em Stonehenge, no sul da Inglaterra, o mais bem preservado dentre vrios monumentos megalticos ou "de grandes pedras". A estrutura, de objetivo religioso, inteiramente voltada para o sol. Para eles, a "arqui -tetura" significava algo mais alto que a "tetura" convencional, ou seja, construo ou edificao. Durante o perodo neoltico essa si tuao sofreu mudanas, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma regio, mas ainda utilizavam abrigos naturais ou fabricados.

12 :Literatura;

Sculos VIII a.C. a II a.C. As primeiras obras da Histria que se tem informao so os dois poemas atribudos a Homero: Ilada e Odissia. Os dois poemas narram as aventuras do heri Ulisses e a Guerra de Tria. Na Grcia Antiga os principais poetas foram: Pndaro, Safo e Anacreonte. Esopo fica conhecido por suas fbulas e Herdoto, o primeiro historiador, por ter escrito a histria da Grcia em seu tempo e dos pases que visitou, entre eles oEgito Antigo.

Vrios estilos que se praticam at hoje, como a stira, so originrios da civilizao romana. Entre os escritores romanos do sculo I a.C. podemos destacar: Lucrcio (A Natureza das Coisas); Catulo e Ccero. Na poca de 44 a.C. a 18 d.C., durante o imprio de Augusto, corresponde uma intensa produo tanto em poesia lrica, com Horcio e Ovdio, quanto em poesia pica, com Virglio autor de Eneida. A partir do ano 18, tem incio o declnio da Histria do Imprio Romano, com as invases germnicas. Neste perodo destacam-se os poetas Sneca, Petrnio e Apuleio.
13: As primeiras obras da historia que se tem informaao so dois poemas atribuidos a Homero: Homero foi um lendrio poeta pico da Grcia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas picos Ilada e Odisseia .

Homero

Representao idealizada de Homero feita no perodo helenstico (Museu Britnico).

Pas de nascimento: Data de nascimento: Data de falecimento: Gnero(s) Obra-prima: Influncias:

Grcia sculo VIII a. C. (estimativa) sculo VIII a. C. (estimativa) Poesia pica Ilada, Odisseia rapsodos, poesia oral Portal Literatura

14 :

OS TRES PRINCIPAIS POETAS:


Safo foi uma poetisa grega que viveu na cidade lsbia de Mitilene, ativo centro cultural no sculo VII a.C.. Nascida algures entre 630 e 612 a.C., foi muito

respeitada e apreciada durante a Antiguidade , sendo considerada "a dcima musa".No entanto, sua poesia, devido ao contedo ertico, sofreu censura na Idade Mdia por parte dos monges copist as, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.

Safo

Ilustrao representando Safo

Nascimento

entre 630 e 612 a.C. Lesbos, Grcia Poetisa

Ocupao

Pndaro , tambm conhecido como Pndaro de Cinoscefale ou Pndaro de Beozia (518 a.C., Tebas 438 a.C., Argos), foi umpoeta grego, autor de "Epincios" ou "Odes Triunfais", e autor tambm da clebre frase "Homem, torna-te no que s" . Chegaram-nos um total de 45 epincios, divididos em quatro livros, conforme o nome dos jogos que celebravam: Olmpicas, Pticas, Nemias e stmicas.

Anacreonte f i P l t , ti f i i . ., t lt

 
l i i l l

 !

    

t l i S . Hi , fil t

, t Pi t t . t l, t

. .

i ., 7 . . . F i . ., ti l i i .

l At

i ,

Arte visual - Conceito

rea da arte visual e design extremamente grande.Abrange qualquer forma de representao visual (cor forma).Outras formas visuais dramticas costumam ser includas em outras categorias,como teatro,msicas ou pera,apesar de no existir fronteira rgida. o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do cinema e do vdeo- arte,inter alia. As artes que normalmente lidam com a viso como o seu meio principal de apreciao costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pinturas, desenho, gravura, fotografia e cinema. Alm dessas, so consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalao, a arquitetura,a novela, o web design,a moda, a decorao e o paisagismo.
Origem

Nos tempos primitivos no havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem.Esse perodo chamado de pr-historia e o que se conhece a seu respeito baseia-se nos objetos que restam dessa poca.A pr-histria dividi-se em idade da pedra,do bronze e d ferro.A idade da pedra di dividida em dois perodos: Paleoltico e Neoltico.Os povos antigos,antes de conhecerem a escrita,j produziam obras de arte.Os homem das cavernas faziam figuras em sua paredes ,representando os animais e as pessoas e as pessoas da poca,com pinturas representando cenas de caas e ritos religiosos.Faziam tambm esculturas em madeira,ossos e pedras.
Paleoltico tambm conhecido como idade da pedra lascada,neste perodo o homem fabricava utenslios de predra lascada e madeira, um perodo pr-histrico correspondente ao intervalo entre a primeira utilizao de utenslios pelo homem at ao inicio do Neoltico,neste perodo que encontramos a primeiras esculturas feitas pelo homem.Nesta poca j comeam a aparecer estatuetas em marfim e ossos,baixos-relevos em pedra,desenhos de inciso em ossos e pedras,decorao de armas e utenslio.As estatuetas so figuras femininas talhadas no prprio marfim,osso e pedra,apresentado geralmente formas volumosas bastante gordas que estariam ligadas e smbolos ou ritos de fecundaes.No final deste perodo aparece a representao de animais,tornando-se rara de figuras humanas.Os escultores e modeladores so agora mais realista e menos estilizadores.

Вам также может понравиться