Вы находитесь на странице: 1из 51

Direito Eleitoral

AULA 1 Sobre o Direito Eleitoral


O Direito Eleitoral adveio do Direito Constitucional. Ele faz parte do ramo do Direito Pblico que abrange o processo administrativo eleitoral, que regula, principalmente, os direitos e deveres do cidado para participar, diretamente, na formao dos poderes executivos e legislativos do pas, assim como tratar dos assuntos polticos a ele relacionados. Principais Fontes da Legislao Eleitoral: a) Constituio Federal: Por exemplo, o Captulo IV, que trata sobre os Direitos Polticos, e o Captulo V, que trata sobre os Partidos Polticos. Ela a fonte originria do Direito Eleitoral b) Cdigo Eleitoral: (Lei n 4.737/1965, que institui o Cdigo Eleitoral). A atual Carta Magna no delimita de forma clara as atribuies da Justia Eleitoral. Em seu artigo 121/CF, diz que a Lei Complementar dispor sobre a organizao e competncia dos Tribunais, Juzes de Direito e das Juntas Eleitorais. Desse modo, mesmo sabendo que o atual Cdigo uma lei ordinria, deve ficar claro que em relao aos assuntos regulados no dispositivo Constitucional supracitado, ou seja, sobre a organizao e competncia da Justia Eleitoral, o Cdigo s poder ser revogado mediante lei complementar. c) Lei de Inelegibilidades: (Lei Complementar n 64/1990, que estabelece, de acordo com o art. 14, 9, da Constituio Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessao e determina outras providncias). d) Lei dos Partidos Polticos: (Lei n 9.096/1995, que dispe sobre partidos polticos, regulamenta os arts. 17 e 14, 3, V, da Constituio Federal). e) Lei das Eleies: (Lei n 9.504/1997, que estabelece normas para as eleies). f) Instrues expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral: O TSE poder instruir normas para cada eleio (art. 23, IX, do CE), contudo, a Lei das Eleies permitiu que essas leis eleitorais no se tornassem to casusta, pois o TSE dever expedir instrues necessrias ao pleito eleitoral consoantes execuo dos dispositivos da Lei. Em ano eleitoral, essas instrues s podero ser expedidas at 5 de maro (Lei n 9.504, art. 105). Princpio da Anualidade (art. 16, da Constituio Federal): A lei que alterar o processo eleitoral s entrar em vigor na data da sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Dessa forma, a lei que alterar o processo eleitoral s ser aplicada um ano aps sua publicao, mecanismo que visa resguardar maior garantia ao processo eleitoral, bem como maior segurana jurdica. Tal dispositivo se difere das demais leis, que pela regra geral, vacatio legis, o prazo para sua aplicao ser de 45 dias, salvo se houver outro prazo estabelecido.

O chamado princpio da anualidade visa, assim, coibir a prtica da criao de leis que beneficiem somente aquele pleito eleitoral, como j ressaltou o jurista Pinto Ferreira ao afirmar que o sistema eleitoral brasileiro, em face das contingncias histricas e oscilaes institucionais, um viveiro de leis de ocasio e um terreno minado de incertezas.1 importante ressaltar que a proibio constitucional vlida para leis que alterar o processo eleitoral (por exemplo, a verticalizao), e no as regras do jogo (por exemplo, a reduo do nmero de Deputados Federais no DF). Verticalizao: A Emenda Constitucional n 52, promulgada pelo Congresso Nacional em maro de 2006, determinou o fim da verticalizao, ou seja, os partidos polticos brasileiros podero estabelecer alianas diferentes em mbito nacional e regional. Imagine a seguinte situao hipottica: um partido C lana candidato presidncia da Repblica, sendo que o mesmo estabelece uma aliana com o partido D. Em mbito regional, o partido C lana tambm candidato a governador de um estado X, que concorrer com o candidato lanado pelo partido D. O estabelecimento desse tipo de coligao s ser possvel com o estabelecimento do final da verticalizao, pois antes tal aliana seria considerada inconstitucional. Contudo, em virtude do princpio da anualidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu manter o cumprimento do dispositivo estabelecido na Constituio Federal, portanto, a emenda n 52/2006 somente ter validade para as eleies de 2010, conforme ratificou a Resoluo do TSE n 21.156/2006, sobre o pleito das eleies de 2006:
Os partidos polticos que lanarem, isoladamente ou em coligao, candidato eleio de presidente da Repblica no podero formar coligaes para eleies de governador de Estado ou do Distrito Federal, senador, deputado federal e deputado estadual e distrital com partido poltico que tenha, isoladamente ou em aliana diversa, lanado candidato eleio presidencial. (art. 3, 1)

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O Direito eleitoral adveio do Direito Constitucional e pertence ao ramo do Direito Pblico. b) O principio da anualidade diz que a lei que alterar o processo eleitoral s ser aplicada um ano aps sua publicao. c) A verticalizao determina que os partidos polticos brasileiros no podero estabelecer alianas diferentes em mbito nacional e Regional. d) As instrues eleitorais do TSE s podero se expedidas at cinco de maro, em ano eleitoral. Gabarito: V, V, F, V.

AULA 2
1

Cdigo Eleitoral Comentado, So Paulo: Saraiva, 3. ed., 1991, pg. 7.

Conceitos
Repblica Federativa do Brasil: Estado Democrtico de Direito, com a instalao da democracia representativa com o poder exercido por representantes eleitos pelo povo. Democracia Semidireta ou Participativa: aquela que combina mecanismos da democracia direta com mecanismos da democracia indireta. Democracia Indireta: Consiste no fato dos cidados poderem escolher os polticos que devero representar os seus direitos, assim, estes no exercero diretamente a execuo do poder, pois elegero aqueles que devero representlos. Democracia Direta: aquela exercida pela participao direta do povo no gerenciamento da coisa pblica. Ela pode se manifestar no sistema democrtico brasileiro pelo: a) Plebiscito: Consulta feita a priori, ou seja, antecipadamente, antecedendo uma deciso a ser tomada pelos governantes de determinada circunscrio. Ele pode ser utilizado, por exemplo, pelas prefeituras de todo o Brasil para verificar a vontade popular a respeito da criao de distritos municipais. b) Referendo: Consulta feita a posteriore, isto , depois do ato realizado. No ano de 2005, todos os cidados brasileiros foram convocados a ir s urnas, no dia 23 de outubro, para opinar sobre o fim ou no do desarmamento. c) Iniciativa popular: Proposta emanada diretamente pelo povo para se alterar um dispositivo constitucional j existente ou uma lei. Sobre a Eleio Indireta: Podero ocorrer eleies indiretas pelo Congresso Nacional em caso de vacncia permanente dos cargos de presidente e vicepresidente da Repblica nos dois ltimos do respectivo mandato. Caso faltem mais de dois anos, sero convocadas novas eleies diretas no prazo de 90 dias. Eleies Suplementares: a renovao das eleies apenas em algumas sees eleitorais, diferenciando-se, portanto, do instituto da renovao das eleies, que reabre o processo eleitoral.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Todo poder emana do povo e ser exercido em seu nome, por mandatrios escolhidos, direta e secretamente, dentre candidatos indicados por partidos polticos nacionais, ressalvada a eleio indireta nos casos previstos na lei. b) As expresses de democracia direta mais importantes no Brasil so o plebiscito e o referendo. c) Podero ocorrer eleies indiretas pelo Congresso Nacional em caso de vacncia permanente dos cargos de presidente e vice-presidente da Repblica nos dois ltimos do respectivo mandato.

d) Caso faltem mais de dois anos, no sero convocadas novas eleies diretas e sim, realizar-se-o eleies indiretas no prazo de 90 dias. Gabarito: F, V, V, F.

AULA 3 Conceitos
Direitos Polticos: So normas que regulam as formas de atuao da soberania popular, ou seja, so os direitos e as obrigaes concedidas ao povo para o pleno exerccio de sua cidadania, incluindo, por exemplo o direito ao sufrgio universal. Os direitos polticos podem ser classificados em: Direitos Polticos Positivos: So normas que asseguram a participao do indivduo no processo eleitoral, incluindo a capacidade eleitoral ativa (o direito ao voto) e a capacidade eleitoral passiva (o direito de votar e tambm de ser votado, ou seja, so os cidados que podero ser eleitos para ocupar cargos pblicos). Direitos Polticos Negativos: aquele que estabelece normas que impedem ou restringem a participao do indivduo no processo poltico eleitoral, como, por exemplo, os casos de inelegibilidade. Importante: Os analfabetos podero votar (direito positivo), mas no podero ser votados (direito poltico negativo), pois so considerados inelegveis. Alistamento Eleitoral: o ato que formaliza a aquisio de direitos polticos pelo cidado politicamente capaz. obrigatrio para os maiores de 18 anos, e facultativo para os analfabetos, maiores de setenta anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos. O requerimento de alistamento eleitoral dever ser instrudo por um dos seguintes documentos: a) carteira de identidade; b) certificado de quitao do servio militar (para os homens); c) certido de nascimento ou casamento; d) instrumento pblico do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mnima de 16 anos e do qual constem, tambm, os demais elementos necessrios sua qualificao. Inelegibilidades Absolutas: So os que so considerados inelegveis para exercer qualquer cargo pblico eletivo, revelando assim o impedimento capacidade eleitoral passiva. So inelegveis (Direito Poltico Negativo): 1- Os militares conscritos (aquele que est cumprindo o servio militar obrigatrio) e estrangeiros, pois a estes vedado o alistamento eleitoral, ou seja, so inalistveis. 2- Os analfabetos. Inelegibilidades Relativas:

- Funcional: Os chefes do Poder Executivo somente podero ser reeleitos para nico perodo subseqente. Para concorrerem a outros cargos o presidente, o governador e prefeitos devem renunciar seis meses antes do pleito (princpio de desincompatibilizao). - Reflexa: So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular o cnjuge e os parentes consangneos ou afins at segundo grau ou por adoo, do presidente da Repblica, de governador de estado e do Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja os substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se titular de mandato eletivo e candidato reeleio. Sendo assim, parente ou cnjuge ou companheiro dos titulares que quiser concorrer ao cargo do titular dever observar as seguintes regras: a) Se o titular j tiver sido reeleito, seu parente estar inelegvel para ocupar o seu cargo, bem como para o cargo de vice, ainda que este renuncie ao mandato nos seis meses anteriores ao pleito. b) Se o titular estiver no primeiro mandato, seu parente poder concorrer ao cargo do titular, desde que este renuncie ao cargo, pelo menos, seis meses antes da datas do pleito eleitoral. -Legais: Lei Complementar poder estabelecer outros casos de inelegibilidade, com a finalidade de proteger a probidade administrativa, bem como a moralidade para o exerccio do cargo pleiteado.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Qualquer cidado pode pretender investidura em cargo eletivo. b) Para ser eleito devem ser respeitadas as condies constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade. c) So eleitores os brasileiros maiores que se alistarem na forma da lei. d) No podem alistar-se eleitores que no saibam exprimir-se na lngua nacional. e) No podem ser alistados os eleitores que estejam privados, temporria ou definitivamente dos direitos polticos. Gabarito: F, V, F, V, V.

AULA 4 Critrios de Elegibilidade


importante ressaltar que considerado cidado somente aquele que fizer gozo dos direitos polticos, ou seja, ser portador do ttulo de eleitor. O Cdigo estabelece os critrios de elegibilidade, trazendo como requisitos essenciais: 1- a nacionalidade, lembrando que o texto constitucional distingue cargos privativos de brasileiros natos, tais como de presidente da Repblica, do presidente da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do ministro do Supremo Tribunal Federal, do ministro da Defesa, oficiais das Foras Armadas e chefes de Misso Diplomtica;

2- a idade: 18 anos para vereador; 21 anos para deputado estadual e distrital, prefeito e vice-prefeito, deputado federal; 30 anos governador e vicegovernador; 35 anos para presidente e vice-presidente da Repblica e senador; 3- o gozo dos direitos polticos (direito de voto); 4- a filiao partidria (o candidato dever ser inscrito por partido poltico); 5- o domiclio eleitoral de, no mnimo, um ano na localidade a qual pretenda concorrer. importante ressaltar que o domiclio eleitoral diferente do domiclio habitual, pois o eleitoral refere-se ao domiclio poltico do cidado, ou seja, onde esta registrada a sua inscrio eleitoral, j o habitual aquele onde fixa a sua moradia; 6- ser alfabetizado.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V para verdadeira e F para Falsa. a) considerado cidado somente aquele que fizer gozo dos direitos polticos, ou seja, ser portador do ttulo de eleitor. b) Todos os cargos eletivos so privativos de brasileiros natos. c)Com relao idade, o cidado que contar mais de 35 anos est habilitado para qualquer cargo eletivo. d) O candidato a cargo eletivo dever ter domiclio eleitoral de, no mnimo, um ano na localidade a qual pretenda concorrer, sendo domiclio eleitoral sinnimo de domiclio habitual. Gabarito: V, F, V, F.

AULA 5 Elegibilidade
Elegibilidade dos Militares: O militar alistvel (aquele que no est cumprindo o servio militar obrigatrio) elegvel, atendidas as seguintes condies: 1se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; 2se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Cassao dos Direitos Polticos: No Brasil, vedada a cassao, ou seja, a retirada arbitrria dos direitos polticos, contudo a perda e suspenso dos direitos polticos podero ocorrer. Das Causas para Perda dos Direitos Polticos: 1- Cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado. 2- Recusa de cumprir obrigao a todos imposta e prestao alternativa (escusa de conscincia). Das Causas para Suspenso dos Direitos Polticos:

1-Condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. 2- Improbidade administrativa. Obs: A impugnao de mandato tramitar em segredo de justia.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Os militares so alistveis, desde que oficiais, exceto os aspirantes a oficiais, guardas-marinha, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formao de oficiais. b) O alistamento e o voto so obrigatrios para os brasileiros de um e outro sexo. c)A cassao dos direitos polticos s poder ocorrer em razo de condenao criminal transitada em julgado. d) O cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado e a recusa de cumprir obrigao a todos imposta e prestao alternativa levam a suspenso dos direitos polticos. Gabarito: F, F, F, V.

AULA 6 Caractersticas do voto


1234567Personalssimo; Obrigatoriedade de comparecimento; Liberdade de Escolha; Sigiloso; Direto; Peridico; Igualitrio.

Sistema do Voto: O voto secreto, direto e universal, clusula ptrea da nossa atual Carta Magna (art. 60, 4). importante ressaltar que a obrigatoriedade do voto no uma clusula ptrea na nossa Constituio, pois a qualquer momento, por exemplo, uma emenda constitucional poder tornar o voto como sendo facultativo, e no mais obrigatrio. Voto Facultativo: Para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores que dezoito anos. Portadores de Necessidade Especial: Devem cumprir tambm as obrigaes eleitorais, contudo, o eleitor poder requerer junto ao Juiz Eleitoral uma certido de quitao eleitoral com prazo de validade indeterminado (Resoluo do TSE n 21.920/2004). Os Portadores de Necessidade Especial tambm podero ser

acompanhados por algum de sua confiana at a cabine de votao, conforme definido na Resoluo do TSE n 21.819/2004.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O voto no Brasil obrigatrio a todos os brasileiros, sem exceo. b) A obrigatoriedade no alcana o alistamento os invlidos, os maiores de setenta anos e os que se encontrem fora do pas. c) No haver obrigatoriedade quanto ao voto os enfermos, os que se encontrem fora do seu domiclio e os funcionrios civis e os militares, em servio que os impossibilite de votar. d) O eleitor que deixar de votar e no se justificar perante o Juiz Eleitoral at 30 (trinta) dias aps a realizao da eleio incorrer na multa de 3 (trs) a 10 (dez) por cento sobre o salrio mnimo da regio, imposta pelo Juiz Eleitoral e cobrada na forma da lei. Gabarito: F, V, V, V.

AULA 7 Voto no Exterior


Sobre o voto no exterior, observar-se- o que traz a Resoluo do TSE n 22.155/2006. O eleitor que se encontra no exterior poder votar no mbito das eleies presidenciais, desde que tenha requerido sua inscrio ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior em at 150 dias antes da realizao da respectiva eleio. O cadastro dos eleitores residentes no exterior ficar sob a responsabilidade do juiz da zona eleitoral do exterior. O alistamento do eleitor residente no exterior tambm ser feito por meio do Requerimento de Alistamento Eleitoral, sendo que este dever ser entregue nas sedes das embaixadas e reparties consulares, com jurisdio sobre a localidade de sua residncia. Os formulrios de inscrio sero fornecidos pelo juiz da zona eleitoral do exterior ao Ministrio das Relaes Exteriores, que os repassar s misses diplomticas e s reparties consulares. As sees eleitorais para o 1 e 2 turnos de votao sero organizadas em at 60 dias antes da eleio e funcionaro nas sedes das embaixadas, em reparties consulares ou em locais em que funcionem servios do governo brasileiro. Voto dos Presos: Os juzes eleitorais, sob a coordenao dos tribunais regionais eleitorais, podero criar sees eleitorais especiais em penitencirias, a fim de que os presos provisrios tenham assegurado o direito de voto. Assim sendo, ser permitida a presena de fora policial e de agente penitencirio a menos de cem metros do local de votao.

Exerccio

1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O eleitor que se encontra no exterior poder votar no mbito das eleies presidenciais, desde que tenha requerido sua inscrio ao juiz da zona eleitoral do exterior em at 150 dias antes da realizao da respectiva eleio. b) O eleitor residente no exterior no precisa de requerimento para poder votar, basta comparecer ao consulado em dia de eleio e votar no candidato a presidncia ou a governador do estado em que residia antes da mudana. c) Podero ser criadas sees eleitorais especiais em penitencirias, a fim de que os presos provisrios tenham assegurado o direito de voto. d) As sees eleitorais para o 1 e 2 turnos de votao sero organizadas em at 60 dias antes da eleio e funcionaro nas sedes das embaixadas, em reparties consulares ou em locais em que funcionem servios do governo brasileiro. Gabarito: V, F, V, V.

AULA 8 Justificativa pelo no-comparecimento (Resoluo do TSE n 22.155/2006, art. 74): eleio

O eleitor que no estiver em seu domiclio eleitoral ou se encontrar impedido por motivo diverso dever justificar o seu voto por meio de um formulrio de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Esse formulrio ser fornecido gratuitamente, no perodo de dez dias antes das eleies at o encerramento da votao do segundo turno, nos seguintes locais: 1- nos cartrios eleitorais; 2- na Internet; 3- no dia das eleies, nos prprios locais de votao. Prazo Mximo de Justificativa: de sessenta dias aps a data da realizao das eleies (dispositivo previsto na Resoluo do Tribunal Superior Eleitoral n 21.538/2003). Caso assim no o faa, incorrer em multa imposta pelo Juiz Eleitoral e cobrada na forma prevista no Cdigo Eleitoral. Sanes: Sem a prova de que votou na ltima eleio, pagou a multa devida ou de que no se justificou devidamente, no poder o eleitor (art. 7, 1, incisos, Cdigo Eleitoral): 1- inscrever-se em concurso pblico, investir-se ou empossar-se em cargo ou funo pblica; 2- receber vencimentos, remunerao, salrio ou proventos de funo ou emprego pblico, autrquico ou paraestatal, bem como fundaes governamentais, empresas, institutos e sociedade de qualquer natureza; 3- participar de concorrncia pblica ou administrativa;

4- obter emprstimos nas autarquias, sociedade de economia mista, caixas econmicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdncia social; 5- obter passaporte ou carteira de identidade; 6- renovar matrcula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; 7- praticar qualquer ato para o qual se exija quitao do servio militar ou imposto de renda. Iseno de Multa: Ao eleitor ou alistando que comprovar devidamente seu estado de pobreza.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Sem a prova de que votou na ltima eleio, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, no poder o eleitor inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou funo pblica, investir-se ou empossarse neles. b) Se no provar ter votado, o eleitor no poder receber vencimentos, remunerao, salrio ou proventos de funo ou emprego pblico, autrquico ou paraestatal, bem como fundaes governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exeram servio pblico delegado, correspondentes ao segundo ms subseqente ao da eleio. c) O eleitor que no provar ter votado poder participar de concorrncia pblica ou administrativa da Unio, dos estados, dos territrios, do Distrito Federal ou dos municpios, ou das respectivas autarquias. d) Quem no provar ter votado no poder obter emprstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econmicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdncia social, bem como em qualquer estabelecimento de crdito mantido pelo governo, ou de cuja administrao este participe, e com essas entidades celebrar contratos. e) Ainda que no provar ter votado, o eleitor poder obter passaporte ou carteira de identidade. Gabarito: V, V, F, V, F.

AULA 9

Inscrio Eleitoral
o alistamento da pessoa como eleitora. So causas de cancelamento da inscrio eleitoral: a) a suspenso ou perda dos direitos polticos; b) a pluralidade de inscrio; c) o falecimento do eleitor;

d) deixar de votar em trs eleies consecutivas, no pagar a multa ou no se justificar no prazo de seis meses aps a data da ltima eleio a que deveria ter comparecido. Ttulo de Eleitor: o documento que comprova a condio de eleitor do cidado. Em ano eleitoral, no ser aceito nenhum requerimento de inscrio eleitoral ou de transferncia nos 150 dias anteriores data do respectivo pleito. Domiclio Eleitoral: o lugar de residncia ou moradia do cidado, onde este poder exercer seus direitos polticos, votando ou sendo votado. Da Transferncia: A transferncia de eleitor s ser admitida se satisfeita, dentre outras exigncias, a de residncia mnima de trs meses no novo domiclio declarada, sob as penas da lei, pelo prprio eleitor.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Em ano eleitoral, no ser aceito nenhum requerimento de inscrio eleitoral ou de transferncia nos 150 dias anteriores data do respectivo pleito. b) O domicilio eleitoral o lugar de residncia ou moradia do cidado, onde este poder exercer seus direitos polticos, votando ou sendo votado. c) O alistamento e o voto so obrigatrios para os brasileiros de um e outro sexo. d) Ter o ttulo cancelado o eleitor que deixar de votar em trs eleies consecutivas, no pagar a multa ou no se justificar no prazo de seis meses aps a data da ltima eleio a que deveria ter comparecido. Gabarito: V, V, F, V.

AULA 10 Sobre os Partidos Polticos


O partido poltico, pessoa jurdica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrtico, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituio Federal (Lei n 9.096, art. 1). Assim, o partido poltico pode ser classificado como pessoa jurdica do ramo do direito privado. Livre Criao e Extino (art. 17, CF, e Lei n 9.096/1995): livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, desde que estes resguardem pela soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observando os seguintes preceitos:

1- Deve ter carter nacional, ou seja, que comprove o apoio de eleitores referente a, pelo menos, meio por cento dos votos vlidos na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados, no computados os votos em branco e os nulos, distribudos, por um tero ou mais de Estados, com um mnimo de 10% do eleitorado que tenha votado em cada um deles. 2- Vedado o recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros. 3- Prestao de Contas Justia Eleitoral. Registro dos Partidos: Aps adquirirem sua personalidade jurdica, conforme estabelecido em lei civil, os partidos polticos devero registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. O estatuto do partido dever conter: 1- nome, denominao abreviada e o estabelecimento da sede na Capital Federal; 2- direitos e deveres dos filiados; 3- modo como ser organiza e administra; 4- fidelidade e disciplina partidria, processo para apurao das infraes e aplicao das penalidades, assegurado amplo direito de defesa; 5- condies e forma de escolha de seus candidatos a cargos e funes eletivas; 6- finanas e contabilidade; 7- critrios de distribuio dos recursos do fundo partidrio entre os rgos em mbito municipal, estadual e nacional que compem o partido; 8- filiao e desligamento de seus membros; 9- procedimento de reforma do programa do estatuto

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O carter nacional de um partido poltico demonstrvel pela comprovao, perante o TSE, de diretrios organizados em pelo menos nove estados da Federao. b) O partido poltico pessoa jurdica de direito pblico. c) A Constituio assegura aos partidos polticos o poder de autoorganizao, ao mesmo tempo em que obriga seus estatutos a prever normas de fidelidade e disciplina partidrias. d) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos. Gabarito: V, F, V, V.

AULA 11 Impedimentos
So impedidos de exercer atividades poltico-partidrias os militares, os membros do Ministrio Pblico, os membros do Tribunal de Contas da Unio, os

magistrados, os servidores da Justia Eleitoral e os membros da Defensoria Pblica. Direitos: Os partidos polticos tm direito a recursos oriundos do fundo partidrio, bem como a acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. Eles tambm podero acompanhar os pedidos de alistamento, transferncia, reviso, segunda via e reviso do eleitorado. Vedaes: proibida aos partidos polticos a utilizao de organizao paramilitar. So impedidos tambm de exercer atividades poltica partidria os militares, os membros do Ministrio Pblico, os membros do Tribunal de Contas da Unio, magistrados, os servidores da Justia Eleitoral e os membros da Defensoria Pblica. O fundo partidrio ser constitudo por meio de (Lei n 9.096/1995, art. 38): a) multas e penalidades pecunirias aplicadas nos termos do Cdigo Eleitoral e leis conexas; b) recursos financeiros que lhe forem destinados por lei, em carter permanente ou eventual; c) doaes de pessoa fsica ou jurdica, efetuadas por intermdio de depsitos bancrios diretamente na conta do fundo partidrio; d) dotaes oramentrias da Unio em valor nunca inferior, cada ano, ao nmero de eleitores inscritos em 31 de dezembro do ano anterior ao da proposta oramentria, multiplicados por trinta e cinco centavos de real, em valores atualizados. Aplicao dos Recursos: Os recursos oriundos do fundo partidrio devero ser aplicados: a) na manuteno das sedes e servios do partido; b) na propaganda doutrinria e poltica; c) no alistamento e campanhas eleitorais; d) na criao e manuteno de instituto ou fundao de pesquisa e de doutrinao e educao poltica.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Os partidos polticos no tm direito a recursos oriundos do fundo partidrio, mas tm acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. b) proibida aos partidos polticos a utilizao de organizao paramilitar. c) Os membros do Ministrio Pblico, os membros do Tribunal de Contas da Unio, os magistrados, os servidores da Justia Eleitoral e os membros da Defensoria Pblica podem exercer atividade poltico-partidria desde que fiscalizados. d) Os recursos oriundos do fundo partidrio devero ser aplicados na propaganda doutrinria e poltica dentre outros. Gabarito: F, V, F, V.

AULA 12 Representatividade
Tem direito a funcionamento parlamentar, em todas as Casas Legislativas para as quais tenha elegido representante, o partido que, em cada eleio para a Cmara dos Deputados obtenha o apoio de, no mnimo, cinco por cento dos votos apurados, no computando os brancos e os nulos, distribudos em, pelo menos, um tero dos Estados, com um mnimo de dois por cento do total de cada um deles. Ateno! O partido poltico com representao no Congresso Nacional poder impetrar mandado de segurana coletivo (CF/1988, art. 5, LXX, a). Direito de Participao: Poder participar das eleies o partido poltico que, at o primeiro domingo de outubro do ano anterior ao do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e tenha, at a data da conveno, rgo de direo constitudo na circunscrio, de acordo com o respectivo estatuto, e anotado no tribunal eleitoral competente. Sobre as Convenes: Delibera sobre a escolha dos candidatos que sero registrados na Justia Eleitoral a fim de disputar as eleies e eventuais substituies, assim como sobre a formao das coligaes partidrias. As convenes devero ocorrer entre 10 a 30 de junho do ano em que se realizar o respectivo pleito eleitoral. Coligaes Partidrias: So entidades integradas por dois ou mais partidos polticos durante o perodo eleitoral, a fim de obter fora poltica e algumas prerrogativas eleitorais. A denominao da coligao no poder coincidir, incluir ou fazer referncia a nome ou nmero de candidato, nem conter pedido de voto para partido poltico. Representao: A coligao ser representada perante a Justia Eleitoral pela pessoa designada pelos partidos polticos ou por delegados indicados pelos partidos que a compem, podendo nomear at: a) trs delegados perante o juzo eleitoral; b) quatro delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral; c) cinco delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral.

Utilizao de Prdios Pblicos: Para a realizao das convenes, os partidos polticos podero usar gratuitamente prdios pblicos, responsabilizando-se por danos causados com a realizao do evento. Sendo que devero, com antecedncia de 72 horas, comunicar por escrito ao responsvel pelo local a inteno de ali se realizar a conveno. Em caso de coincidncia de datas, ser observada a ordem de entrada dos pedidos. Documentao que deve instruir o pedido de registro: 1- cpia da ata da respectiva conveno, lavrada em livro aberto e rubricado pela Justia Eleitoral;

2- autorizao do candidato, por escrito; 3- prova de filiao partidria; 4- declarao de bens, assinada pelo candidato. 5- cpia do ttulo eleitoral ou certido, fornecida pelo cartrio eleitoral, de que o candidato eleitor na circunscrio ou requereu sua inscrio ou transferncia de domiclio, pelo menos, um antes do pleito; 6- certido de quitao eleitoral; 7- certides criminais fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Eleitoral, federal e estadual; 8- fotografia do candidato, nas dimenses estabelecidas em instruo da Justia Eleitoral, uma vez que a votao e totalizao dos votos ocorrero por meio do sistema eletrnico.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O partido poltico com representao no Congresso Nacional poder impetrar mandado de segurana coletivo. b) As coligaes deliberam sobre a escolha dos candidatos que sero registrados na Justia Eleitoral a fim de disputar as eleies e eventuais substituies, assim como sobre a formao das coligaes partidrias. c) A denominao da coligao no poder coincidir, incluir ou fazer referncia a nome ou nmero de candidato, nem conter pedido de voto para partido poltico. d) Os partidos polticos no podero em hiptese alguma utilizar-se de prdios pblicos para as convenes. Gabarito: V, F, V, F.

AULA 13 Registro de Candidatura


Os partidos polticos e as coligaes solicitaro Justia Eleitoral o registro de seus candidatos at as dezenove horas do dia 5 de julho do ano da eleio. Documentao que deve instruir o pedido de registro: 1- cpia da ata da respectiva conveno, lavrada em livro aberto e rubricado pela Justia Eleitoral; 2- autorizao do candidato, por escrito; 3- prova de filiao partidria; 4- declarao de bens, assinada pelo candidato. 5- cpia do ttulo eleitoral ou certido, fornecida pelo cartrio eleitoral, de que o candidato eleitor na circunscrio ou requereu sua inscrio ou transferncia de domiclio, pelo menos, um antes do pleito; 6- certido de quitao eleitoral; 7- certides criminais fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Eleitoral, Federal e estadual;

8- fotografia do candidato, nas dimenses estabelecidas em instruo da Justia Eleitoral, uma vez que a votao e totalizao dos votos ocorrero por meio do sistema eletrnico; 9- comprovante de escolaridade; 10- prova de desincompatibilizao, quando for o caso. Sobre o Nome: O candidato s eleies proporcionais, dever indicar no seu pedido de registro de candidatura o seu nome completo, bem como as variaes nominais com que deseja ser registrado, at o mximo de trs opes (nome, sobrenome, prenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual seja mais conhecido). O candidato poder indicar em que ordem de preferncia deseja registrar-se (Vide Resoluo n 9.504/1997, art. 12). Regras: O nome indicado, que ser tambm utilizado na urna eletrnica, ter no mximo trinta caracteres, incluindo-se o espao entre os nomes, podendo ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato mais conhecido, desde que no se estabelea dvida quanto sua identidade, no atente contra o pudor e no seja ridculo ou irreverente.

Nmero de Candidatos: Cada partido poder registrar candidatos para a Cmara dos Deputados, Cmara Legislativa, Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais, at 150% do nmero de lugares a preencher. Impugnao do Registro de Candidatura: Caber a qualquer candidato, a partido poltico, coligao ou ao Ministrio Pblico, no prazo de cinco dias, contados da publicao, na imprensa oficial, do edital relativo ao pedido de registro, impugn-lo em petio fundamentada. Findo este prazo, passar a correr, aps notificao via telegrama, fac-smile ou correio eletrnico, o prazo de sete dias para que o candidato, o partido poltico ou a coligao possa contest-la ou se manifestar sobre a notcia de inelegibilidade, juntar documentos, indicar rol de testemunhas e requerer a produo de outras provas, inclusive documentais, que se encontrarem em poder de terceiros, de reparties pblicas ou em procedimentos judiciais, ou administrativos, salvo os processos que estiverem tramitando em segredo de justia (Lei Complementar n 64/1990, art. 4). Deste modo, a impugnao de mandato tramitar em segredo de justia.

Julgamento do Pedido: O pedido de registro de candidatura, com ou sem impugnao, ser julgado no prazo de trs dias aps a concluso dos autos, independentemente de publicao de pauta, sendo que a impugnao, o registro do candidato e as questes relativas homonmia sero julgados em uma s deciso.

Do Resultado: Proclamado o resultado, o Tribunal se reunir para a lavratura do acrdo, no qual sero indicados o direito, os fatos e as circunstncias, com base nos fundamentos do voto proferido pelo relator ou do voto vencedor (Lei Complementar n 64/1990, art. 11, 1). Todos os pedidos de registro, inclusive os impugnados, devero estar julgados e as respectivas decises publicadas at o

dia 23 de agosto do ano da eleio (Lei Complementar n 64/1990, art. 3 e seguintes).

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) O registro da candidatura dever ser feito at o dia 5 de julho do ano eleitoral e dever conter, dentre outras coisas, a autorizao do candidato por escrito. b) O candidato s eleies proporcionais dever indicar no seu pedido de registro de candidatura o seu nome completo, bem como as variaes nominais com que deseja ser registrado, at o mximo de trs opes. c) Cada partido poder registrar candidatos para a Cmara dos Deputados, Cmara Legislativa, Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais at o dobro do nmero de lugares a preencher. d) O Ministrio Pblico no poder impugnar registro de candidatura, uma vez que no existe Ministrio Pblico eleitoral. e) O pedido de registro de candidatura, com ou sem impugnao, ser julgado no prazo de trs dias aps a concluso dos autos, independentemente de publicao de pauta. Gabarito: V, V, F, F, V.

AULA 14 Da Publicao do Nome


Aps decidir sobre os pedidos de registro, a Justia Eleitoral publicar no Dirio Oficial a relao dos nomes dos candidatos e respectivos nmeros com os quais concorrero nas eleies, inclusive daqueles cujos pedidos indeferidos se encontrem em grau de recurso. Recurso no TSE: Em caso de recurso para o Tribunal Superior Eleitoral, a partir da data em que for protocolizada a petio, passar a correr o prazo de trs dias para a apresentao de contra-razes, sendo que o recorrido dever ser informado por meio de telegrama, fac-smile ou correio eletrnico. O recurso para o Tribunal Superior Eleitoral subir imediatamente, dispensado o juzo de admissibilidade (Lei Complementar n 64/1990, art. 12, pargrafo nico). Julgamento do Recurso no TSE: Todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos devero estar julgados, bem com publicadas as respectivas decises at o dia 20 de setembro do ano da eleio. Contudo, o candidato, cujo registro estiver sub judice, ou seja, sob liminar, poder efetuar todos os atos relativos sua campanha eleitoral, inclusive utilizar o horrio eleitoral gratuito para sua propaganda, no rdio e na televiso.

Das Substituies: O partido poltico poder requerer, at a data da eleio, o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada ampla defesa e sejam observadas as normas estatutrias (Lei n 9.504/1997, art. 14). Sendo assim, poder ocorrer substituio de candidato quando: a) o candidato for declarado inelegvel; b) houver renncia do candidato; c) houver morte; d) houver anulao de deliberaes de atos decorrentes da conveno partidria; e) houver indeferimento ou cancelamento de registro. Dos Prazos: A escolha do substituto far-se- na forma estabelecida no estatuto do partido poltico a que pertencer o substitudo, sendo que o novo registro dever ser requerido em at dez dias contados do fato ou da deciso judicial que deu origem substituio. Em caso de eleies majoritrias, a substituio poder ser requerida em at vinte e quatro horas antes da eleio, desde que observado o prazo de dez dias contados do fato ou da deciso judicial que deu origem substituio. Substituies nas Coligaes: Se o candidato for de coligao, a substituio dever ser feita por deciso da maioria absoluta dos rgos executivos de direo dos partidos polticos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido poltico ao qual pertencia o substitudo renuncie ao direito de preferncia. Procedimentos tcnico-operacionais: Decididos todos os pedidos de registro, os partidos polticos, as coligaes e os candidatos sero notificados, por edital, publicado na Imprensa Oficial, para a audincia de verificao das fotografias e dos dados que constaro na urna eletrnica. Desta audincia ser lavrada uma ata, assinalando as ocorrncias e manifestaes dos interessados. Ateno! A declarao de inelegibilidade do candidato presidncia da Repblica, ou a governador de estado ou do Distrito Federal, no atingir o candidato a vicepresidente ou a vice-governador, assim como a destes no atingir queles.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Aps decidir sobre os pedidos de registro, a Justia Eleitoral publicar no Dirio Oficial a relao dos nomes dos candidatos e respectivos nmeros com os quais concorrero nas eleies, exceto daqueles cujos pedidos indeferidos se encontrem em grau de recurso. b) O recurso para o Tribunal Superior Eleitoral subir imediatamente, dispensado o juzo de admissibilidade. c) Todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos devero estar julgados, bem com publicadas as respectivas decises at o dia 20 de setembro do ano da eleio.

d) Poder ocorrer substituio de candidato quando o candidato for declarado inelegvel, houver renncia ou morte, ou por indeferimento ou cancelamento de registro. e) A declarao de inelegibilidade do candidato presidncia da Repblica, ou a governador de estado ou do Distrito Federal, atingir o candidato a vice-presidente ou a vice-governador, assim como a destes atingir queles. Gabarito: F, V, V, V, F.

AULA 15 Crime Eleitoral


Constitui crime eleitoral a argio de inelegibilidade ou a impugnao de registro de candidato feita por interferncia do poder econmico, desvio ou abuso do poder de autoridade, deduzida de forma temerria ou de manifesta m-f, incorrendo os infratores na pena de deteno de seis meses a dois anos e multa (Lei Complementar n 64/1990, art. 25). Propaganda Poltica: Segundo o famoso doutrinador Joel Cndido, a propaganda poltica gnero, tendo a propaganda eleitoral e propaganda partidria como espcies desse gnero, que apresentam, entretanto, finalidades diferentes. A propaganda poltica partidria a divulgao genrica e exclusiva do programa e da proposta poltica do partido em poca de eleio ou fora dela, sem meno a nomes de candidatos a cargos eletivos, com exceo dos partidrios, visando a angariar adeptos. J a propaganda poltica eleitoral uma forma de captao de votos usada pelos partidos polticos, coligaes ou candidatos, em poca determinada por lei, por meio da divulgao de suas propostas, visando eleio a cargos eletivos. Propaganda Partidria: A partir de 1 de julho do ano da eleio, no ser veiculada a propaganda partidria gratuita, prevista na Lei n 9.096, de 19 de setembro de 1995, nem permitido nenhum tipo de propaganda poltica paga no rdio ou na televiso (Lei n 9.504/1997, art. 36, 2). Propaganda Eleitoral: A propaganda eleitoral somente ser permitida a partir de 6 de julho do ano da eleio (Resoluo do TSE n 22.158/2006, art. 1). Sendo vedada, desde 48 horas antes at 24 horas depois da eleio, a veiculao de qualquer propaganda poltica na internet, bem como nas rdios ou televiso includos, entre outros, as rdios comunitrias e os canais de televiso VHF, UHF e por assinatura, e, ainda, a realizao de comcios ou reunies pblicas (Cdigo Eleitoral, art. 240, pargrafo nico).

Exerccios

1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Constitui crime eleitoral a argio de inelegibilidade ou a impugnao de registro de candidato feita por interferncia do poder econmico, desvio ou abuso do poder de autoridade, deduzida de forma temerria ou de manifesta m-f. b) A propaganda poltica partidria uma forma de captao de votos usada pelos partidos polticos, coligaes ou candidatos, em poca determinada por lei, por meio da divulgao de suas propostas, visando eleio a cargos eletivos. c) A partir de 1 de julho do ano da eleio, no ser veiculada a propaganda partidria gratuita, nem permitido nenhum tipo de propaganda poltica paga no rdio ou na televiso. d) A propaganda eleitoral ser vedada desde 48 horas antes at 24 horas depois da eleio. Gabarito: V, F, V, V.

AULA 16 Permisso
Ser assegurado aos partidos polticos e s coligaes o direito de, independentemente de licena da autoridade pblica e de pagamento de qualquer contribuio (Lei n 9.504/1997, art. 39, 3 e 5; Cdigo Eleitoral, art. 244, I e II), fazer inscrever, na fachada de suas sedes e dependncias, o nome que os designe, pela forma que melhor lhes parecer e instalar e fazer funcionar, normalmente, das 8h s 22h, no perodo compreendido entre o incio da propaganda eleitoral e a vspera da eleio, alto-falantes ou amplificadores de voz, nos locais referidos, assim como em veculos seus ou sua disposio, em territrio nacional, com observncia da legislao comum. -Proibies: So vedados a instalao e o ou amplificadores de som em distncia inferior (Lei n 9.504/1997, art. 39, 3, I a III): uso de alto-falantes a duzentos metros

1 das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, das sedes dos rgos judiciais, dos quartis e de outros estabelecimentos militares; 2 dos hospitais e casas de sade; 3 das escolas, bibliotecas pblicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Comcios: A realizao de comcios ser permitida no horrio compreendido entre 8h e 24h (Lei n 9.504/1997, art. 39, 4). A continuao de shows artsticos musicais aps a meia-noite somente ser permitida com autorizao especfica da autoridade pblica competente.

Outdoors: A propaganda eleitoral por meio de outdoors somente ser permitida aps a realizao do sorteio feito pela Justia Eleitoral. Os locais destinados propaganda eleitoral devero ser assim distribudos (Lei n 9.504/1997, art. 42, 2, I a III): 1 30% entre os partidos polticos e as coligaes que tiverem candidato a presidente da Repblica; 2 30% entre os partidos polticos e as coligaes que tiverem candidato a governador e a senador; 3 40% entre os partidos polticos e as coligaes que tiverem candidatos a deputado federal, estadual ou distrital. Imprensa Escrita: Ser permitida, at o dia das eleies, inclusive, a divulgao paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espao mximo, por edio, para cada candidato, partido poltico ou coligao, de um oitavo de pgina de jornal padro e de um quarto de pgina de revista ou tablide (Lei n 9.504/1997, art. 43, caput).

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) So vedados a instalao e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distncia inferior a duzentos metros de Hospitais e Casas de Sade. b) Ser permitida, at o dia das eleies, inclusive, a divulgao paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espao mximo, por edio, para cada candidato, partido poltico ou coligao, de um oitavo de pgina de jornal padro e de um quarto de pgina de revista ou tablide. Gabarito: V, V.

AULA 17 Da Programao Normal de Rdio e Televiso


A partir do dia 1 de julho do ano da eleio, ser vedado s emissoras de rdio e televiso, em sua programao normal e noticirio (Lei n 9.504/1997, art. 45, I a VI): 1 transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalstica, imagens de realizao de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possvel identificar o entrevistado ou em que haja manipulao de dados; 2 usar trucagem, montagem ou outro recurso de udio ou vdeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido poltico ou coligao, bem como veicular programa com esse efeito;

3 veicular propaganda poltica ou difundir opinio favorvel ou contrria a candidato, partido poltico ou coligao e a seus rgos ou representantes; 4 dar tratamento privilegiado a candidato, partido poltico ou coligao; 5 veicular ou divulgar filmes, novelas, minissries ou qualquer outro programa com aluso ou crtica a candidato ou partido poltico, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalsticos ou debates polticos; 6 divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em conveno, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou o nome por ele indicado para uso na urna eletrnica, e, sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgao, sob pena de cancelamento do respectivo registro. A partir do dia 1 de agosto do ano da eleio, ser vedado, ainda, s emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por candidato a qualquer cargo pblico eletivo. Contudo, s emissoras de rdio e televiso assegurada a livre manifestao de sua opinio.

Da Propaganda Eleitoral Gratuita no Rdio e na Televiso: A propaganda eleitoral no rdio e na televiso restringir-se- ao horrio gratuito, vedada a veiculao de propaganda paga. O Tribunal Superior Eleitoral e os tribunais regionais eleitorais distribuiro os horrios reservados propaganda de cada eleio entre os partidos polticos e as coligaes que tenham candidato, observados os seguintes critrios (Lei n 9.504/1997, art. 47, 2, I e II; Ac. TSE n 8.427, de 30/10/1986): 1 um tero, igualitariamente; 2 dois teros, proporcionalmente ao nmero de representantes na Cmara dos Deputados, Assemblias Legislativas e Cmara Distrital. Em caso de coligao, o resultado da soma dever ser nmero de representantes de todos os partidos polticos que a integrarem. Ateno! competncia da Justia Eleitoral adotar as providncias necessrias para coibir toda e qualquer irregularidade que venha a ocorrer no horrio eleitoral gratuito, inclusive fazendo cessar imediatamente qualquer abuso ou ilegalidade, cabendo justia comum examinar e julgar os pedidos de indenizao por violao ao direito autoral ou por prejuzos materiais causados a terceiros. Ordem de Veiculao: O Tribunal Superior Eleitoral e os tribunais regionais eleitorais efetuaro o sorteio para a escolha da ordem de veiculao da propaganda de cada partido poltico ou coligao no primeiro dia do horrio eleitoral gratuito; a cada dia que se seguir, a propaganda veiculada por ltimo, na vspera, ser a primeira, apresentando-se as demais na ordem do sorteio (Lei n 9.504/1997, art. 50).

Obs. 1: A propaganda eleitoral gratuita na televiso dever utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e os recursos de legenda.

Obs. 2: vlido ressaltar que Tribunal Superior Eleitoral poder requisitar das emissoras de rdio e televiso, no perodo compreendido entre 31 de julho do ano da eleio e o dia do pleito, at dez minutos dirios, contnuos ou no, que podero ser somados e usados em dias espaados, para a divulgao de seus comunicados, boletins e instrues ao eleitorado.

Ateno! Os candidatos podero manter pgina na internet com a terminao can.br, como mecanismo de propaganda eleitoral, desde que estes se cadastrem na forma definida lei. Agentes Pblicos: Ensina-nos Hely Lopes Meirelles2 que agente pblico a pessoa fsica no exerccio transitrio ou definitivo de funo do estado. Os agentes pblicos podem, segundo ele, ser repartidos em cinco categorias bem diferenciadas: a) Polticos: So os componentes do governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. b) Administrativos: So todos aqueles que se vinculam ao estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais por relaes profissionais, sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico determinado pela entidade estatal a que servem, seja da administrao direta seja da indireta. c) Honorficos: So os cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao estado, em razo da sua condio cvica, de sua honorabilidade ou de sua notria capacidade profissional, mas sem qualquer vnculo empregatcio ou estaturio e, normalmente, sem remunerao. Exemplo: Os mesrios eleitorais. d) Agentes Delegados: So particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio, por sua conta e risco, mas segundo as normas do estado e sob a permanente fiscalizao do delegante Ex: Serventurios de cartrio. e) Agentes Credenciados: So os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do Poder Pblico credenciante.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) A partir do dia 1 de julho do ano da eleio, ser vedado s emissoras de rdio e televiso, em sua programao normal e noticirio, dar tratamento privilegiado a candidato, partido poltico ou coligao.
2

In Direito Administrativo Brasileiro, Malheiros Editores, 32 Edio, pg. 75.

b) A propaganda eleitoral no rdio e na televiso restringir-se- ao horrio gratuito, sendo permitida a veiculao de propaganda paga somente nos horrios de menor audincia. c) A propaganda eleitoral gratuita na televiso dever utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e os recursos de legenda. d) Os agentes polticos ou honorficos so os que compem o governo nos mais altos escales investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. Gabarito: V, F, V, F.

AULA 18 Condutas Vedadas


Assim disposto, fica vedado aos agentes pblicos durante a campanha eleitoral, como objetivo, principalmente, de resguardar o princpio da impessoalidade na Administrao Pblica. a) Regra: nos trs meses que antecedem o pleito eleitoral, as seguintes condutas: 1- nomear ou contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exerccio funcional, bem como, a ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor pblico, na circunscrio do pleito, at a posse dos eleitos, sob pena de nulidade do pleno direito; 2- realizar transferncia voluntria de recursos da Unio aos estados e municpios, bem como dos estados aos municpios, sob pena de nulidade de pleno de direito. Com ressalva dos recursos destinados a cumprir obrigao formal preexistente para execuo de obra ou servio em andamento e com cronograma prefixado, assim como os destinados a atender situaes de emergncia e de calamidade pblica. b) Exceo: contudo, no so vedadas as seguintes condutas dos agentes pblicos nos trs meses que antecedem s eleies sendo, portanto, permitido: 1- nomear ou exonerar os cargos em comisso ou dispensa de funes de confiana; 2- nomear para cargos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos tribunais ou conselhos de contas e dos rgos da Presidncia da Repblica; 3- nomear os aprovados em concursos pblicos homologados at os trs meses que antecedem o 1 turno das eleies. Ex: Nas eleies de 2006, este prazo vai at 1 de julho de 2006, pois este ano o 1 turno das eleies realizar-se- no dia 1 de outubro; 4- nomear ou contratar para a necessria instalao ou funcionamento inadivel de servios pblicos essenciais, com prvia e expressa autorizao do chefe do Poder Executivo;

5- transferir ou remover, a ex officio, militares, policiais civis e de agentes penitencirios.

Tambm fica vedado, nos trs meses que antecedem o pleito eleitoral, aos agentes pblicos cujos cargos estejam em disputa: a) autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta;

Ateno! Em caso de grave urgncia e necessidade pblica, a publicidade institucional poder ser autorizada, desde que devidamente reconhecida pela Justia Eleitoral. b) fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso, fora do horrio eleitoral gratuito, salvo, quando, a critrio da Justia Eleitoral, tratar-se de matria urgente, relevante, bem como das relacionadas s caractersticas das funes de governo; c) aos candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente, governador e vicegovernador, tambm fica vedado, a partir desta data, participar de inauguraes de obras pblicas; d) contratar shows artsticos, pagos com recursos pblicos, para a realizao de inauguraes de obras pblicas.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Nos trs meses anteriores as eleies, ficam proibidas as nomeaes ou as demisses sem justa causa. b) proibido nos trs meses anteriores ao pleito nomear os aprovados em concursos pblicos homologados at os trs meses que antecedem o 1 turno das eleies. c) No vedado em ano eleitoral transferir ou remover, a ex officio, militares, policiais civis e de agentes penitencirios. d) Tambm fica vedado, nos trs meses que antecedem o pleito eleitoral, aos agentes pblicos cujos cargos estejam em disputa fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso, fora do horrio eleitoral gratuito. Gabarito: V, F, V, V.

AULA 19 Gastos de Campanha

Comits Financeiros: Tm a finalidade de arrecadar recursos e aplic-los nas campanhas eleitorais. Doaes de Pessoas Fsicas: Podero ser feitas a partir do registro dos comits financeiros, devendo, contudo, obedecer a alguns limites, sendo, no caso de pessoa fsica, a 10% dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior da eleio e no caso em que o candidato utilize recursos prprios. Doaes: As doaes realizadas diretamente nas contas de partidos e candidatos devero ser efetuadas por meio de cheques cruzados e nominais. Doaes Vedadas: Receber direta ou indiretamente doao em dinheiro, inclusive por publicidade de qualquer espcie.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa. a) Comits financeiros tm a finalidade de arrecadar recursos e aplic-los nas campanhas eleitorais. b) vedado aos candidatos receber direta ou indiretamente doao em dinheiro, inclusive por publicidade de qualquer espcie. Gabarito: V, V.

AULA 20 Das Eleies


As eleies realizar-se-o simultaneamente em todo o pas, no primeiro domingo de outubro do ano da eleio, por sufrgio universal e voto direto e secreto. Podero participar das eleies os partidos polticos que tenham registro no TSE at um ano antes do pleito e tenham rgo de direo constitudo na circunscrio pleiteada. Sistema Majoritrio: previsto para a eleio dos chefes do Poder Executivo da Unio, estados e municpios, bem como para a eleio dos senadores, sendo que vencer, em 1 turno, aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos vlidos. Em caso de segundo turno, ser eleito aquele que angariar a maioria dos votos vlidos. Se nenhum candidato a presidente da Repblica e a governador, bem como nos municpios que tenham mais de 200 mil eleitores, no alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio, no ltimo domingo de outubro do ano da eleio, concorrendo os dois candidatos mais votados.

Sistema Proporcional: A eleio proporcional visa representao da populao de determinada circunscrio eleitoral, almejando assegurar a participao dos diversos segmentos da sociedade, organizados em partidos polticos. Por meio da eleio proporcional, so escolhidos os vereadores, deputados estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) e deputados federais. Diferentemente do sistema majoritrio, na representao proporcional nem sempre o candidato mais votado ser eleito. necessrio que seu partido (ou coligao) receba da populao que deseja representar um mnimo de apoio manifestado pelo voto. Esse mnimo de apoio popular verificado atravs do quociente eleitoral, que a diviso de todos os votos vlidos pelo nmero de vagas a serem preenchidas. Assim, s podero concorrer distribuio dos lugares os partidos e coligaes cuja soma dos votos vlidos tiver alcanado o quociente eleitoral. Quociente Eleitoral: o nmero mnimo de votos necessrios para que o partido poltico obtenha uma cadeira na Casa Legislativa. Quociente Partidrio: O quociente partidrio (QP) a diviso do nmero de votos vlidos de um partido pelo quociente eleitoral. Assim, podemos resumir que:

QE= N de votos vlidos/pelo respectivo n de lugares a preencher no rgo legislativo QP= N de votos vlidos do respectivo partido ou coligao/QE

Sero suplentes da representao partidria: 1- os mais votados sob a mesma legenda e no eleitos efetivos das listas dos respectivos partidos. 2- em caso de empate na votao, na ordem decrescente de idade.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) As eleies realizar-se-o simultaneamente em todo o pas, no primeiro domingo de outubro do ano da eleio, por sufrgio universal e voto direto e secreto. b) No podero participar das eleies os partidos polticos que tenham registro no TSE at um ano antes do pleito. c) Vencer em segundo turno o candidato que obter a maioria absoluta dos votos vlidos. d) Por meio da eleio proporcional, so eleitos os chefes do Poder Executivo da Unio, estados e municpios. e) Quociente Eleitoral o nmero de votos vlidos/pelo respectivo n de lugares a preencher no rgo legislativo; Quociente Partidrio o nmero de votos vlidos do respectivo partido ou coligao/QE. Gabarito: V, F, F, F, V.

AULA 21 Vedaes
proibida a participao de parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartio pblica ou empresa privada na Mesa, Turma ou Junta Eleitoral (Vide Lei n 9.504/1997, art. 64). Os eleitores menores de 18 tambm no podero ser nomeados como presidentes e mesrios. Recusa: Os motivos justos que tiverem os mesrios para recusar a nomeao, e que ficaro livre apreciao do Juiz Eleitoral, somente podero ser alegados at cinco dias a contar da nomeao, salvo se sobrevindos depois desse prazo. Reclamao: Da nomeao da mesa receptora de votos ou de justificativas qualquer partido poltico ou coligao poder reclamar ao Juiz Eleitoral, no prazo de cinco dias da publicao dos nomes, devendo a deciso ser proferida em quarenta e oito horas pelo juiz competente. O partido poltico ou coligao que no reclamar contra a composio da mesa receptora de votos no poder argir, sob esse fundamento, a nulidade da seo respectiva. Instruo: Os juzes eleitorais, ou quem estes designarem, devero instruir os mesrios sobre o processo de votao e de justificativa, em reunies para esse fim, convocadas com a necessria antecedncia, ensejando crime de desobedincia o no-comparecimento, inclusive a terceiros que, por qualquer meio, obstruam o cumprimento da ordem judicial. Salvo-conduto: Ser expedido pelo Juiz Eleitoral, ou pelo presidente da Mesa Receptora, com a cominao de priso por desobedincia at cinco dias em favor do eleitor que sofrer violncia, moral ou fsica, na sua liberdade de votar, ou pelo fato de ter votado. Assim, nos 5 dias que antecedem as eleies e at 48 horas depois da eleio, nenhum eleitor poder ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentena criminal condenatria por crime inafianvel, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Limitaes de Priso: Nenhuma autoridade poder, desde cinco dias antes e at 48 horas depois do encerramento da eleio, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentena criminal condenatria por crime inafianvel, ou, ainda por desrespeito a salvo-conduto.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Os eleitores menores de 18 tambm no podero ser nomeados como presidentes e mesrios. b) Os motivos justos que tiverem os mesrios para recusar a nomeao, e que ficaro livre apreciao do Juiz Eleitoral, somente podero ser alegados at cinco dias a contar da nomeao, salvo se sobrevindos depois desse prazo. c) Nos 5 dias que antecedem as eleies e at 48 horas depois da eleio, nenhum eleitor poder ser preso ou detido, ainda que em flagrante delito. d) Os juzes eleitorais, ou quem estes designarem, devero instruir os mesrios sobre o processo de votao e de justificativa, em reunies para esse fim,

convocadas com a necessria antecedncia, ensejando crime de desobedincia o no-comparecimento, inclusive a terceiros que, por qualquer meio, obstruam o cumprimento da ordem judicial. Gabarito: V, V, F, V.

AULA 22 Das Urnas


Da Preparao das Urnas: Depois de julgados todos os pedidos de registro de candidatos, os tribunais regionais eleitorais, de acordo com o planejamento estabelecido, determinaro, por meio de sistema informatizado, a gerao de: 1- tabela de partidos polticos e coligaes; 2 - tabela de eleitores; 3 - tabela de sees, agregaes e mesas receptoras de justificativas; 4 - tabela de candidatos com pedido de registro deferido ou sub judice, da qual constaro os nmeros, os nomes completos e os nomes indicados para constar da urna e as correspondentes fotografias; 5 - cartes de memria para carga das urnas e votao; 6 - disquetes para urna. Ateno! Os partidos polticos e coligaes, o Ministrio Pblico e a Ordem dos Advogados do Brasil podero acompanhar a gerao das mdias referente aos cartes de memria e aos disquetes para a urna. Para tal verificao, sero esses convocados, por edital publicado em secretaria ou em cartrio, com a antecedncia mnima de quarenta e oito horas. A partir das dezoito horas do dia que antecede a votao at o encerramento da totalizao, as tabelas de correspondncia somente estaro disponveis na sede dos tribunais regionais eleitorais em mdias fornecidas pelos interessados.

Da Lacrao das Urnas: Aps a lacrao das urnas, ficar facultado aos tribunais regionais eleitorais determinar a conferncia visual dos dados de carga constantes das urnas, mediante a ligao dos equipamentos, desde que notifique o Ministrio Pblico, a Ordem dos Advogados do Brasil e os partidos polticos e as coligaes da sistemtica a ser adotada para tal procedimento.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) A Ordem dos Advogados do Brasil poder acompanhar a gerao das mdias referente aos cartes de memria e aos disquetes para a urna. b) Os partidos polticos e as coligaes no podero acompanhar a gerao das mdias referente aos cartes de memria e aos disquetes para a urna.

c) Aps a lacrao das urnas, ficar facultado aos tribunais regionais eleitorais determinar a conferncia visual dos dados de carga constantes das urnas, mediante a ligao dos equipamentos, mas deve notificar o Ministrio Pblico, a Ordem dos Advogados do Brasil e os partidos polticos e as coligaes da sistemtica a ser adotada para tal procedimento. Gabarito: V. F, V.

AULA 23 Da Votao
Material de Votao: Os juzes eleitorais enviaro ao presidente de cada mesa receptora de votos e/ou de justificativas o seguinte material (Resoluo do TSE n 22.154/2006, art. 36 e incisos): 1 urna lacrada podendo, a critrio do Tribunal Regional Eleitoral, ser previamente instalada na seo eleitoral ou no posto de justificativa por equipe designada pela Justia Eleitoral; 2 lista contendo o nome e o nmero dos candidatos registrados, a qual dever ser afixada em lugar visvel, nos recintos das sees eleitorais; 3 cadernos de votao dos eleitores da seo contendo tambm a lista dos eleitores impedidos de votar; 4 cabina de votao sem qualquer aluso a entidades externas; 5 formulrios Ata da Mesa Receptora de Votos ou Ata da Mesa Receptora de Justificativas, conforme modelo fornecido pela Justia Eleitoral; 6 almofada para carimbo, visando coleta da impresso digital do eleitor que no saiba ou no possa assinar; 7 senhas para serem distribudas aos eleitores aps as 17 horas; 8 canetas esferogrficas e papis necessrios aos trabalhos; 9 envelopes para remessa junta eleitoral dos documentos relativos mesa; 10 embalagem apropriada para acondicionar o disquete retirado da urna, ao final dos trabalhos; 11 exemplar das instrues expedidas pela Justia Eleitoral; 12 formulrios Requerimento de Justificativa Eleitoral; 13 envelope para acondicionar os formulrios Requerimento de Justificativa Eleitoral. Preparativos: No dia marcado para a votao, s 7 horas, os componentes da mesa receptora verificaro se esto em ordem, no lugar designado, o material remetido pelo Juiz Eleitoral e a urna, bem como se esto presentes os fiscais dos partidos polticos e coligaes (Cdigo Eleitoral, art. 142). Estando tudo em ordem, o presidente da mesa receptora emitir o relatrio zersima, que ser

assinado por ele, pelo primeiro secretrio e pelos fiscais dos partidos polticos e coligaes que o desejarem. Do Incio da Votao: O presidente da mesa receptora de votos, s 8 horas, declarar o incio da votao. O sistema eletrnico de votao ser utilizado em todas as sees eleitorais (Lei n 9.504/1997, art. 59, caput). Os sistemas sero instalados, exclusivamente, em equipamentos de posse da Justia Eleitoral, sendo que ser vedada a utilizao, pelos seus rgos, de qualquer outro sistema em substituio ou complementao aos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. No dia da votao poder ser dada carga, a qualquer momento, em urnas de contingncia ou de justificativa.

Habilitados: S sero admitidos a votar os eleitores cujos nomes estiverem includos no respectivo caderno de votao e no cadastro de eleitores da seo, constante da urna, no se aplicando a ressalva do art. 148, 1, do Cdigo Eleitoral (Lei n 9.504/1997, art. 62, caput). O eleitor cujo nome no figure no caderno de votao poder votar, desde que os seus dados constem no cadastro de eleitores da urna. Na cabina indevassvel, o eleitor indicar os nmeros correspondentes aos seus candidatos.

Dvida: Em caso de dvida da identidade do eleitor, ser formulada impugnao pelos membros da mesa receptora de votos, fiscais ou qualquer de qualquer outro eleitor, sendo que est dever ser apresentada verbalmente antes do cidado proferir o seu voto. Permanecendo a dvida ou a impugnao, o presidente da mesa receptora de votos solicitar a presena do Juiz Eleitoral para deciso.

Sigilo: Com o objetivo de garantir o sigilo do voto, o eleitor no poder fazer uso de telefone celular no recinto da mesa receptora de votos sob nenhuma hiptese, bem como no poder proceder votao portando equipamento de radiocomunicao ou outro de qualquer espcie que venha a comprometer o sigilo. Ateno! Ser permitido o uso de instrumentos que auxiliem o eleitor analfabeto a votar, no sendo a Justia Eleitoral, no entanto, obrigada a fornec-los. O eleitor portador de necessidades especiais, para votar, tambm poder contar com o auxlio de pessoa de sua confiana, ainda que no o tenha requerido antecipadamente ao Juiz Eleitoral. A pessoa que ajudar o eleitor portador de necessidades especiais no poder estar a servio da Justia Eleitoral, de partido poltico ou de coligao.

Preferncia de Votao: Tero preferncia para votar os candidatos, os juzes, seus auxiliares e servidores da Justia Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em servio e, ainda, os eleitores maiores de sessenta anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grvidas e lactantes.

Justificativa: Os tribunais regionais eleitorais determinaro o recebimento das justificativas, no dia da eleio, por mesas receptoras de votos, por mesas receptoras de justificativas ou por ambas. Constituiro as mesas receptoras de votos e de justificativas um presidente, um primeiro e um segundo mesrios, dois secretrios e um suplente, nomeados pelo Juiz Eleitoral em at 60 dias antes da eleio (Cdigo Eleitoral, art. 120, caput). Ficar facultada aos tribunais regionais eleitorais a dispensa do segundo secretrio e do suplente.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O presidente da mesa receptora de votos, s 8 horas, declarar o incio da votao. b) O eleitor cujo nome no figure no caderno de votao poder votar, desde que os seus dados constem no cadastro de eleitores da urna. c) Com o objetivo de garantir o sigilo do voto, o eleitor no poder fazer uso de telefone celular no recinto da mesa receptora de votos sob nenhuma hiptese. d) Todos os policiais militares tero preferncia para votar. Gabarito: V, V, V, F.

AULA 24 Votao Eletrnica


Ser feita no nmero do candidato ou da legenda partidria, devendo o nome e a fotografia do candidato, assim como a sigla do partido poltico, aparecer no painel da urna, com o respectivo cargo disputado. Ordem: A urna exibir ao eleitor, primeiramente, os painis referentes s eleies proporcionais e, em seguida, os referentes s eleies majoritrias na seguinte ordem: 1 deputado federal; 2 deputado estadual ou distrital; 3 senador; 4 governador de estado ou do Distrito Federal; 5 presidente da Repblica. Obs: Os painis referentes aos candidatos a presidente da Repblica e governador de estado ou do Distrito Federal, bem como dos municpios, exibiro, tambm, os nomes dos respectivos candidatos a vice. Nas eleies municipais, o eleitor dever digitar primeiro o nmero do candidato a vereador e, em seguida, o de prefeito.

Falha: Na hiptese de falha na urna, em qualquer momento da votao, o presidente da mesa receptora de votos, vista dos fiscais presentes, dever desligar e religar a urna, digitando o cdigo de reincio da votao. Persistindo a falha, o presidente da mesa receptora de votos solicitar a presena da equipe tcnica designada pelo Juiz Eleitoral, para tentar sanar o problema. No tendo xito nenhum dos procedimentos da contingncia, devero ser adotados os seguintes procedimentos: 1 retornar o carto de memria de votao urna original; 2 lacrar a urna original, enviando-a, ao final da votao, junta eleitoral, junto com os demais materiais de votao; 3 lacrar a urna de contingncia, que ficar sob a guarda da equipe designada pelo Juiz Eleitoral; 4 colocar o carto de memria de contingncia, que no poder ser reutilizado, em envelope especfico, que dever ser lacrado e remetido ao local designado pela Justia Eleitoral. Ateno! A substituio de urna ou do carto de memria de votao defeituosos somente poder ocorrer at as 17 horas do dia da votao; aps tal horrio, ocorrendo problema tcnico que impea o prosseguimento da votao pelo sistema eletrnico, a votao far-se- por cdulas. Qualquer falha que ocorra na urna dever ser registrada em ata. Encerramento: O recebimento dos votos terminar s 17 horas, desde que no haja eleitores presentes (Cdigo Eleitoral, art. 144). Caso haja, haver distribuio de senha entre os remanescentes.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) A urna eletrnica exibir primeiro os painis referentes a deputado federal, depois deputado estadual ou distrital, governador e, por ltimo, presidente. b) Os painis referentes aos candidatos a presidente da Repblica e governador de estado ou do Distrito Federal no necessitaro apresentar os candidatos a vice. c)A substituio de urna ou do carto de memria de votao defeituosos somente poder ocorrer at as 17 horas do dia da votao; aps tal horrio, ocorrendo problema tcnico que impea o prosseguimento da votao pelo sistema eletrnico, a votao far-se- por cdulas. d) O recebimento dos votos terminar s 17 horas, desde que no haja eleitores presentes, caso haja, ficaro impedidos de votar. Gabarito: V, F, V, F.

AULA 25 Ata e Fiscalizao


A Ata da Mesa Receptora de Votos dever constar: 1 o nome dos membros da mesa receptora de votos que compareceram; 2 as substituies e nomeaes feitas; 3 o nome dos fiscais que compareceram e dos que se retiraram durante a votao; 4 a causa, se houver, do retardamento para o incio da votao; 5 o nmero total, por extenso, dos eleitores da seo que compareceram e votaram, assim como dos que deixaram de comparecer, e da seo agregada, se houver; 6 o motivo de no haverem votado eleitores que compareceram; 7 os protestos e as impugnaes apresentadas, assim como as decises sobre elas proferidas, tudo em seu inteiro teor; 8 a razo da interrupo da votao, se tiver havido, o tempo respectivo e as providncias adotadas; 9 a ressalva das rasuras, emendas e entrelinhas porventura existentes nos cadernos e na ata da mesa receptora de votos, ou a declarao de no existirem.

Fiscalizao: A polcia dos trabalhos eleitorais ser de responsabilidade do Juiz Eleitoral e do presidente da mesa receptora. Somente podero permanecer no recinto da mesa receptora os seus membros, um fiscal de cada partido poltico ou coligao e, durante o tempo necessrio votao, o eleitor (Cdigo Eleitoral, art. 140, caput).

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Da ata da mesa receptora de votos dever constar o nome dos fiscais que compareceram e dos que se retiraram durante a votao. b) Se houver retardamento para incio da votao, tal fato deve ser registrado na ata da mesa, mas caso os eleitores que compareceram no terem votado, no precisa ser registrado na ata, e sim dever ser redigido um ofcio para notificar tal ato ao TSE. c)A polcia dos trabalhos eleitorais ser de responsabilidade do Juiz Eleitoral e do presidente da mesa receptora. d) Somente podero permanecer no recinto da mesa receptora os seus membros, um fiscal de cada partido poltico ou coligao e, durante o tempo necessrio votao, o eleitor.

Gabarito: V, F, V, V.

AULA 26 Da apurao
Os votos sero registrados e contados eletronicamente nas sees eleitorais pelo sistema de votao, por meio do boletim de urna. Os boletins de urna contero os seguintes dados (Cdigo Eleitoral, art. 179): 1 a data da eleio; 2 a identificao do municpio, da zona eleitoral e da seo; 3 a data e o horrio de encerramento da votao; 4 o cdigo de identificao da urna; 5 o nmero de eleitores aptos; 6 o nmero de votantes, total e individualizado, por seo na hiptese de agregao; 7 a votao individual de cada candidato; 8 os votos para cada legenda partidria; 9 os votos nulos; 10 os votos em branco; 11 a soma geral dos votos. Constituem crimes, punveis com recluso, de cinco a dez anos: 1- obter acesso a sistema de tratamento automtico de dados usados pelo servio eleitoral, a fim de alterar a apurao ou contagem dos votos; 2- desenvolver ou introduzir comando, instruo, ou programa de computador capaz de destruir, apagar, eliminar, alterar, gravar ou transmitir dado, instruo ou programa ou provocar qualquer outro resultado diverso do esperado em sistema de tratamento automtico de dados usados pelo servio eleitoral; 3- causar, propositadamente, dano fsico ao equipamento usado na votao ou na totalizao de votos ou a suas partes. A apurao das eleies compete: 1- s Juntas Eleitorais, nas eleies realizadas na zona sob sua jurisdio; 2- aos Tribunais Regionais, nas eleies para governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais; 3- ao TSE, nas eleies para presidente e vice-presidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos Tribunais Regionais.

Totalizao: A oficializao do sistema de totalizao gerenciamento zona eleitoral, utilizado nas Juntas Eleitorais para a transmisso dos arquivos de Urna dar-se-, automaticamente, a partir das 12 horas do dia da eleio. Em cada unidade da Federao devero ser sorteadas sees eleitorais, sendo uma entre as da capital, no seguinte quantitativo, para apurao das eleies em mbito nacional: a) duas nas unidades da Federao com at quinze mil sees no cadastro eleitoral; b) trs nas unidades da Federao que possuam de quinze mil e uma a trinta mil sees no cadastro eleitoral; 4) quatro nas demais unidades da Federao. No poder ser sorteada mais de uma seo por zona eleitoral. Ateno! O Tribunal Regional Eleitoral poder, de comum acordo com os partidos polticos e coligaes, restringir a abrangncia do sorteio a determinados municpios ou Zonas Eleitorais, na hiptese da existncia de localidades de difcil acesso, cujo recolhimento da urna em tempo hbil seja invivel. A ata de encerramento dos trabalhos ser encaminhada Comisso Apuradora para ser anexada ao Relatrio Geral de Apurao. Ocorrer reviso ou correio das Zonas Eleitorais sempre que: a) o total de transferncias de eleitores ocorridas no ano em curso seja dez por cento superior ao do ano anterior; b) o eleitorado for superior ao dobro da populao entre 10 e 15 anos, somada de idade superior a 70 anos; c) o eleitorado for superior a 65% da populao projetada para aquele ano pelo IBGE.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O boletim de urna no deve conter a totalidade de votos brancos e nulos pois os mesmos no contam para a eleio em geral. b) Causar dano fsico ao equipamento usado na votao ou na totalizao de votos ou a suas partes crime punvel com deteno de 5 a 10 anos. c) A apurao das eleies compete ao TSE nas eleies para presidente e vicepresidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos Tribunais Regionais. d) Quando o eleitorado for superior ao dobro da populao entre 10 e 15 anos, somada de idade superior a 70 anos, haver reviso ou correio nas Zonas Eleitorais. Gabarito: F, F, V, V.

AULA 27

Anulao de Eleio
nula a votao: 1- quando feita perante Mesa no nomeada pelo Juiz Eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei; 2- quando efetuada em folhas de votao falsas; 3- quando realizada em dia, hora ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas; 4- quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrgios. anulvel a votao: 1- quando houver extravio de documento reputado essencial; 2- quando for negado ou mesmo sofrer restrio ao direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento; 3- quando votar algum com falsa identidade em lugar do eleitor chamado, eleitor excludo por sentena no cumprida por ocasio da remessa das folhas individuais de votao Mesa, eleitor de outra seo. Renovao das Eleies: Tanto nas eleies majoritrias quanto nas proporcionais, se houver nulidade de mais da metade dos votos, haver renovao das eleies, com a reabertura do processo eleitoral, desde a escolha dos candidatos nas convenes. O Tribunal marcar novo dia para eleio dentro do prazo de 20 a 40 dias. Princpio da Precluso: Consiste na perda ou caducidade de um direito ou de uma faculdade legal ou processual no exercitada em tempo hbil. No ensejam precluso: a) erros materiais na intimidade da Justia Eleitoral; b) alegaes baseadas em fato superveniente; c) nulidade com base em motivo de ordem constitucional.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrgios, a votao ser nula. b) nula a votao quando houver extravio de documento reputado essencial. c) Somente nas eleies para presidente da Repblica, se houver nulidade de mais da metade dos votos, haver renovao das eleies, com a reabertura do processo eleitoral, desde a escolha dos candidatos nas convenes. d) Alegaes baseadas em fato superveniente ensejam a precluso. Gabarito: V, F, F, F.

AULA 28

Diplomao
O diploma eleitoral o documento expedido pelos tribunais eleitorais que confere ao candidato vencedor a prova de que poder exercer o respectivo mandato em toda sua plenitude. O ltimo prazo para a diplomao dos eleitos 19 de dezembro. Dados do Diploma: 1- nome do candidato; 2- indicao da legenda sob a qual concorreu; 3- cargo para o qual foi eleito ou a sua classificao como suplente. Prerrogativas e vedaes constitucionais a partir da expedio do diploma: 1- Os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, nem processados criminalmente sem prvia licena de sua Casa. 2- Firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes. 3- Aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os que sejam ad nutum. Impugnao de mandato: O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de 15 dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso de poder econmico, corrupo ou fraude. A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor na formas da lei, se temerria ou de manifesta m-f. Assim, o recurso contra a expedio de diplomas caber nos seguintes casos: 1- Inelegibilidade ou incompatibilidade de candidato. 2- Errnea interpretao da lei quanto aplicao do sistema de representao proporcional. 3- Erro de direito ou de fato na apurao final, quanto determinao do quociente eleitoral ou partidrio, contagem de votos e classificao do candidato, ou a sua contemplao sob determinada legenda. Poder ocorrer perda do diploma: 1- nas hipteses de cassao do registro de candidatura; 2- nas eleies suplementares cuja apurao resulte em invalidao do diploma; 3- nas hipteses decorrentes dos recursos parciais; 4- mediante recurso contra expedio de diploma; 5- mediante ao de impugnao de mandato eletivo. Recursos eleitorais: Como regra, no tero efeito suspensivo, exceto quando houver: a) recurso contra expedio de diploma. Enquanto o TSE, instncia mxima da Justia Eleitoral, no decidir este recurso, o diplomado poder exercer o mandato em toda sua plenitude; b) decises que venham a declarar a inelegibilidade do candidato; c) apelao criminal eleitoral.

Prazo: Trs dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. Por meio da precluso, o interessado poder perder o direito de agir.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O ltimo prazo para a diplomao dos eleitos 19 de dezembro. b) A partir da expedio do diploma os membros do Congresso Nacional, no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, nem processados criminalmente sem prvia licena de sua Casa. c) A ao de impugnao de mandato eletivo no poder levar perda do diploma. d) Nas hipteses de cassao do registro de candidatura poder haver a cassao do diploma. Gabarito: V, V, F, V.

AULA 29 Recurso Parcial


Ser interposto contra as decises das juntas que versarem sobre as urnas, as cdulas e os votos. Recursos nos Tribunais Regionais Eleitorais: Aps a entrada dos recursos no Tribunal Regional, nenhuma alegao escrita, ou nenhum documento, poder ser oferecido por qualquer das partes, salvo se o recurso versar sobre hipteses que dependam de prova produzida pelo Tribunal ou a indicada pelas partes ao interplo ou ao impugn-lo. Das decises dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caber recurso quando: 1- forem proferidas contra disposio expressa na constituio ou na lei; 2- ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais; 3- versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais; 4- anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais; 5- denegarem habeas corpus, mandado de segurana, habeas data ou mandado de injuno. So admissveis embargos de declarao: 1- quando h no acrdo obscuridade, dvida ou contradio; 2- quando for omitido ponto sobre o qual deveria pronunciar-se o Tribunal.

Recursos para o TSE: Em caso de negao de pedido por parte do presidente do TRE, haver agravo de instrumento para o Tribunal Superior Eleitoral, que julgar o mrito recursal. O Agravo de Instrumento: a garantia dada aos relatores para dar ou negar seguimento a recursos ou at mesmo dar ou negar provimento. Ser interposto por petio fundamentada, que conter: 1- a exposio do fato e do direito; 2- as razes do pedido de reforma da deciso; 3- a indicao das peas que devem ser trasladadas. Agravo Regimental: Garantia dada aos relatores para dar ou negar seguimento a recursos ou at mesmo dar ou negar provimento. As decises do TSE so irrecorrveis, exceto: 1- as que contrariarem a Constituio Federal, das quais caber Recurso Extraordinrio para o STF; 2- as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana, das quais caber Recurso Ordinrio para o STF, interposto no prazo de trs dias.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O recurso parcial ser interposto contra as decises das juntas que versarem sobre as urnas, as cdulas e os votos. b) Aps a entrada dos recursos no Tribunal Regional, nenhuma alegao escrita, ou nenhum documento, poder ser oferecido por qualquer das partes, sem exceo. c) No h hiptese de embargos de declarao na justia eleitoral. d) O agravo de instrumento a garantia dada aos relatores para dar ou negar seguimento a recursos ou at mesmo dar ou negar provimento. e) As decises do TSE so irrecorrveis, exceto as que contrariarem a Constituio Federal, das quais caber Recurso Extraordinrio para o STF e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana, das quais caber Recurso Ordinrio para o STF, interposto no prazo de trs dias. Gabarito: V, F, F, F, V.

AULA 30

Crimes Eleitorais
Crimes eleitorais so condutas tipificadas em razo do processo eleitoral e, portanto, punveis em decorrncia de serem praticados por ocasio do perodo em que se preparam e realiza as eleies, com natureza jurdica poltica. Com

previso de pena de seis meses a dois anos, e multa de vinte a cinqenta vezes o valor do bnus do Tesouro Nacional. Membros e funcionrios da Justia Eleitoral: Magistrados presidindo Juntas Apuradoras, os cidados que temporariamente integram rgos da Justia Eleitoral, os cidados que tenham sido nomeados para as Mesas Receptoras ou Juntas Apuradoras e os funcionrios requisitados pela Justia Eleitoral. Tipos Penais: 1- Inscrever-se, fraudulentamente, eleitor, com pena de recluso de at cinco anos e pagamento de cinco dias-multa. 2- Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento, com pena de deteno de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa. 3- Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, com pena de deteno de at dois meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa. 4- Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, ddiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer absteno, ainda que a oferta no seja aceita, com pena de recluso de at quatro anos e pagamento de cinco a 15 diasmulta. 5- Promover, no dia da eleio, com o fim de impedir, embaraar ou fraudar o exerccio do voto, a concentrao de eleitores sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo. A pena prevista para esse tipo de crime recluso de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa. 6- Votar em seo eleitoral em que no est inscrito e permitir o presidente da Mesa Receptora que o voto seja admitido, com deteno de at um ms ou pagamento de cinco a 15 dias-multa para o eleitor e de 20 a 30 dias-multa para o presidente da Mesa. 7- Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outra pessoa, com pena de recluso de at trs anos. 8- Crime de desobedincia, com pena de deteno de trs meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Crimes eleitorais so condutas tipificadas em razo do processo eleitoral. b) Dentre os principais tipos de crimes eleitorais esto perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento, com pena de deteno de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa e promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, com pena de deteno de at dois meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa. c) Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outra pessoa, no constitui crime eleitoral, mas falta grave punida com multa ou cassao dos direitos eleitorais. Gabarito: V, V, F.

AULA 31 Principais crimes previstos na Lei das Eleies

1- A divulgao de pesquisa fraudulenta constitui crime, punvel com deteno e seis meses a um ano e multa no valor de cem mil UFIRs. 2- O uso de alto-falantes, a distribuio de material de propaganda poltica ou a prtica de aliciamento, coao ou manifestao tendente a influir na vontade do eleitor, com pena de deteno de seis meses a um ano (ou prestao de servio para a comunidade por igual perodo), e multa no valor de cinco a 15 mil UFIRs. 3- O uso, na propaganda eleitoral, de smbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes s empregadas por rgo do governo, empresa pblica ou sociedade de economia mista constitui crime, punvel com deteno de seis meses a um ano, com alternativa de prestao de servios comunidade, e multa no valor de dez mil a vinte mil UFIRs. Infraes Penais: So aes pblicas realizadas pelo Ministrio Pblico, que oferecer a denncia dentro do prazo de dez dias. A denncia ser rejeitada quando: a) o fato narrado no constituir crime; b) j tiver extinguido a punibilidade, pela prescrio ou outra causa; c) for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condio exigida pela lei para exerccio da ao penal.

Prestao de Contas: O partido dever enviar balancetes mensais Justia Eleitoral, durante os quatro meses anteriores e os dois meses posteriores ao pleito. Os balancetes devero conter: a) discriminao dos valores e destinao dos recursos oriundos do fundo partidrio; b) origem e valor das contribuies e doaes; c) despesas de carter eleitoral, com a especificao e comprovao dos gastos com programas no rdio e televiso, comits, propaganda, publicaes, comcios, e demais atividades de campanha; d) discriminao detalhada das receitas e despesas.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) A divulgao de pesquisa fraudulenta constitui crime, punvel com deteno de seis meses a um ano e multa. b) Quando j tiver extinguido a punibilidade, pela prescrio ou outra causa, mesmo assim o Ministrio Pblico oferecer denncia dentro do prazo de dez dias. c) O partido dever enviar balancetes mensais Justia Eleitoral, somente durante os quatro meses anteriores ao pleito. d) O uso, na propaganda eleitoral, de smbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes s empregadas por rgo do governo, empresa pblica ou sociedade de economia mista, constitui crime. Gabarito: V, F, F, V.

Parte II Da Justia Eleitoral


AULA 1 So rgos da Justia Eleitoral
1- Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com sede na Capital da Repblica e com jurisdio em todo o pas; 2- Tribunais Regionais Eleitorais; 3- Juzes eleitorais, os quais gozaro de plenas garantias e sero inamovveis; 4- Juntas Eleitorais. Funes da Justia Eleitoral: A Justia Eleitoral, alm da sua funo tpica que a de legislar, tambm possui outras funes atpicas, tais como: 1- Administrativa: conduzir o processo eleitoral. 2- Jurisdicional: julgar processos de natureza jurisdicional, em matria penal e extrapenal. 3- Poder de Polcia: coibir abusos, sobretudo na campanha eleitoral e nas votaes. 4- Poder de expedir instrues: regulamentao do Cdigo Eleitoral, pelo TSE. 5- Responder a consultas: formulada em tese pelas autoridades legitimadas. 6- Fiscalizar a prestao de contas dos partidos polticos e candidatos.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Constituem rgos da Justia Eleitoral o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. b) O TSE ter a jurisdio e a sede na Capital Federal. c) Compete ao Legislativo Federal legislar sobre matria eleitoral e a Justia Eleitoral compete apenas a funo jurisdicional. d) A Justia eleitoral tambm detm o poder de polcia que consiste em coibir abusos, sobretudo na campanha eleitoral e nas votaes. Gabarito: V, F, F, V.

AULA 2
Composio do TSE O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, por sete membros, escolhidos: Mediante eleio, pelo voto secreto:

a) trs juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); b) dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ). Por nomeao do presidente da Repblica: a) dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo STF, sendo que os advogados devero ter, no mnimo, 10 anos de prtica profissional. Obs: Cada titular ter o seu substituto legal, sendo estes escolhidos pelos mesmos critrios dos titulares. Ateno! O corregedor eleitoral ser escolhido entre os membros do Superior Tribunal de Justia. Sobre o Procurador-Eleitoral: O Procurador-Geral da Repblica o chefe do Ministrio Pblico da Unio, nomeado pelo presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, permitida a reconduo precedida de nova deciso do Senado Federal. Nesses termos, a Legislao Interna do Ministrio Pblico da Unio, em seu art. 73, define que o ProcuradorGeral Eleitoral o Procurador-Geral da Repblica.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O TSE compe-se de 7 ministros, escolhidos dentre membros do STF, STJ e advogados e membros do MP. b) O TSE tem sede na Capital Federal e jurisdio em todo territrio nacional. c) Todos os juzes do TSE so nomeados pelo presidente da Repblica. d) O TSE compe-se de, no mnimo, sete juzes. Dois deles so escolhidos pelo presidente da Repblica, em uma lista sxtupla elaborada pelo STF. Nesta lista constam seis cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada. GABARITO: F, V, V, V.

AULA 3

Principais Competncias do TSE


Julgar e processar: a) o registro e a cassao de registro de partidos polticos, dos seus diretrios nacionais e de candidatos presidncia e vice-presidncia da Repblica; b) os conflitos de jurisdio entre Tribunais Regionais e Juzes Eleitorais de estados diferentes; c) a suspeio ou impedimento aos seus membros, ao procurador-geral e aos funcionrios de sua secretaria; d) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus prprios juzes e pelos juzes dos Tribunais Regionais; e) habeas corpus em matria eleitoral, relativos aos atos do presidente da Repblica, dos ministros de Estado e dos Tribunais Regionais;

f) reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos; g) as impugnaes apurao do resultado geral, proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de presidente e vice-presidente da Repblica; h) os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos nos Tribunais Regionais dentro de trinta dias da concluso ao relator, formulados por partido, candidato, Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada; i) as reclamaes contra os seus prprios juzes que, no prazo de trinta dias a contar da concluso, no houverem julgado os feitos a eles distribudos; j) a ao rescisria, nos casos de inelegibilidade, desde que intentada dentro do prazo de cento e vinte dias de deciso irrecorrvel, possibilitando-se o exerccio do mandato eletivo at o seu trnsito em julgado.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Ao TSE compete julgar a suspeio ou impedimento aos seus membros, ao procuradorgeral e aos funcionrios de sua secretaria. b) Ao TSE no compete julgar os conflitos de jurisdio entre Tribunais Regionais e juzes eleitorais de estados diferentes pois essa competncia do STJ originariamente. c) O TSE pode julgar crime comum. d) Habeas corpus em matria eleitoral, relativos aos atos do presidente da Repblica, dos ministros de Estado e dos Tribunais Regionais competncia do TSE. Gabarito: V, F, V, V.

AULA 4
Compete privativamente ao TSE: 1- elaborar o seu Regimento Interno; 2- propor a criao de Tribunal Regional na sede de qualquer dos territrios; 3- propor ao Poder Legislativo o aumento do nmero dos juzes de qualquer Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento; 4- aprovar a diviso dos estados em Zonas Eleitorais ou a criao de novas zonas; 5- fixar a diria do corregedor-geral, dos corregedores regionais e auxiliares em diligncia fora da sede; 6- enviar ao presidente da Repblica a lista trplice organizada pelos Tribunais de Justia; 7- responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio federal ou rgo nacional de partido poltico; 8- autorizar a contagem dos votos pelas mesas receptoras nos estados em que essa providncia for solicitada pelo Tribunal Regional respectivo; 9- requisitar fora federal necessria ao cumprimento da lei, de suas prprias decises ou das decises dos Tribunais Regionais que o solicitarem, e para garantir a votao e a apurao; 10- organizar e divulgar a smula de sua jurisprudncia; 11- requisitar funcionrios da Unio e do Distrito Federal quando o exigir o acmulo ocasional do servio de sua secretaria; 12- publicar a Revista de Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral. Ateno!

Nas sesses pblicas, o TSE deliberar com a presena da maioria absoluta dos seus membros, ou seja, quatro do total. Contudo, algumas decises, por exemplo, recurso que verse sobre a perda do diploma poltico, sero tomadas somente com a presena de todos os seus membros, caso haja algum juiz faltoso, este poder ser substitudo pelo seu suplente ou juiz substituto convocado.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) competncia privativa do Legislativo Federal propor o aumento do nmero de juzes de qualquer tribunal Regional Eleitoral. b) O TSE pode requisitar servidores da Unio e do DF quando o acmulo de trabalho o justificar. c) Os Tribunais de Justia devem enviar ao presidente da Repblica lista trplice contendo os nomes do juzes indicados para compor o TSE. d) Recursos que tratem de perda do diploma poltico sero tomados com a presena de todos os membros de TSE. Gabarito: V, V, F, V.

AULA 5
Tribunais Regionais Eleitorais No Brasil, h um Tribunal Regional Eleitoral em cada capital brasileira e no Distrito Federal. Composio: Sete juzes, podendo ser elevado at nove, mediante proposta do Tribunal Superior. Mediante eleio, pelo voto secreto: a) de dois juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; b) de dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia; c) de um juiz do Tribunal Regional Federal, com sede na capital do estado ou do DF, ou de um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal respectivo; d) por nomeao, pelo presidente da Repblica, de dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia. Competncia dos Tribunais Regionais: Processar e julgar originariamente: a) o registro e o cancelamento dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos, bem como de candidatos a governador, vice-governador e membro do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas; b) os conflitos de jurisdio entre juzes eleitorais do respectivo estado; c) a suspeio ou impedimentos aos seus membros, ao procurador regional e aos funcionrios de sua secretaria, assim como aos juzes e escrives eleitorais; d) os crimes eleitorais cometidos pelos juzes eleitorais;

e) as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos; f) os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos pelos juzes eleitorais em trinta dias da sua concluso para julgamento, formulados por partido, candidato, Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada. Julgar os recursos interpostos: a) dos atos e das decises proferidas pelos juzes e pelas Juntas Eleitorais; b) das decises dos juzes eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus e mandado de segurana.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) O Tribunal Regional Federal ter sede em Braslia e jurisdio em todo territrio federal. b) Os TREs so compostos por sete juzes, podendo chegar at nove, mediante proposta do TSE. c) Dos membros do Ministrio Pblico Eleitoral sero escolhidos dois membros para composio do TSE. d) Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais julgar os recursos interpostos das decises dos juzes eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus e mandado de segurana. Gabarito: F, V, F, V.

AULA 6
Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:
a) elaborar seu Regimento Interno; b) organizar a sua secretaria e a corregedoria regional, provendo-lhes os cargos na forma da lei, e propor ao Congresso Nacional, por intermdio do Tribunal Superior, a criao ou supresso de cargos e a fixao dos respectivos vencimentos; c) conceder aos seus membros e aos juzes eleitorais licena e frias, assim como afastamento do exerccio dos cargos efetivos, submetendo, quanto queles, a deciso aprovao do TSE; d) fixar a data das eleies de governador e vice-governador, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e juzes de paz, quando no determinada por disposio constitucional ou legal; e) constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdio; f) indicar ao Tribunal Superior as Zonas Eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela Mesa Receptora.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Compete ao TSE elaborar o regimento interno dos TREs de cada estado e do Distrito Federal. b) Compete aos TREs fixar a data das eleies de governador e vice-governador.

c) Indicar ao Tribunal Superior as Zonas Eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela Mesa Receptora competncia de cada TRE. Gabarito: F, V, V.

AULA 7 Juzes Eleitorais


A magistratura eleitoral em mbito municipal ser exercida pelo juiz de Direito da respectiva Comarca, sendo este, portanto, o Juiz Eleitoral. Os juzes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exerccio, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de deliberao do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentena judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do art. 93, VIII, da Constituio Federal; III - irredutibilidade de subsdio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I, da Constituio Federal.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) H previso de nos municpios o juiz de Direito funcionar como juiz eleitoral. b) A vitaliciedade somente ser adquirida aps dois anos de exerccio. c) O juiz no vitalcio poder perder o cargo por deliberao do Tribunal a que estiver vinculado. d) O juiz poder ser removido por motivo de interesse pblico. Gabarito: V, V, V, V.

AULA 8 Regra
Os juzes dos tribunais eleitorais serviro por dois anos e nunca por mais de dois binios consecutivos, salvo motivo justificado quando podero permanecer mais um binio. Competncias dos Juzes Eleitorais: a) cumprir e fazer cumprir as decises e determinaes do Tribunal Superior e do Regional; b) processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvada a competncia originria do Tribunal Superior e dos Tribunais Regionais; c) decidir habeas corpus e mandado de segurana em matria eleitoral, desde que essa competncia no esteja atribuda privativamente instncia superior.

Juntas Eleitorais: Sero formadas por um juiz de Direito, que ser o presidente, e de dois ou quatro cidados de notria idoneidade. Eles sero nomeados em at sessenta dias antes da eleio, depois de aprovao do presidente do respectivo Tribunal Regional. Competncias e Atribuies: So rgos temporrios, institudos para realizar a apurao das eleies, resolverem as impugnaes e incidentes verificados durante o trabalho de contagem e apurao, expedir os boletins de apurao e expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Publicao: At dez dias antes da nomeao, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas sero publicados no rgo oficial do estado, podendo qualquer partido, no prazo de trs dias, em petio fundamentada, impugnar as indicaes.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) Os juzes dos tribunais eleitorais no podero servir por mais de dois binios consecutivos em nenhuma hiptese. b) As Juntas Eleitorais sero formadas por um juiz de Direito, que ser o presidente, e de dois ou quatro cidados de notria idoneidade. c) As Juntas Eleitorais so rgos permanentes e o ingresso se d por concurso pblico de provas e ttulos. Gabarito: F, V, F.

AULA 9 Composio da Juntas


No podem ser nomeados membros das juntas, escrutinadores ou auxiliares: a) os membros de diretrios de partidos polticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; b) as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; c) os que pertencerem ao servio eleitoral; d) os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim cnjuge.

Ser designado pelo presidente da junta um escrutinador para secretriogeral, competindo-lhe: a) lavrar as atas; b) tomar por termo ou protocolar os recursos, neles funcionando como escrivo; c) totalizar os votos apurados.

Ministrio Pblico Eleitoral: O Ministrio Pblico o rgo responsvel pela fiscalizao da aplicao das leis. Em todos os seguimentos da Justia h presena do Ministrio Pblico, seja no mbito federal seja no mbito estadual. A Justia Eleitoral no foge regra. A Constituio Brasileira no prev expressamente a existncia do Ministrio Pblico Eleitoral, mas o mesmo existe por previso expressa na Legislao Aplicada ao MPU. Os membros do Ministrio Pblico Eleitoral devem assessorar os atos judiciais quando obrigatria ou conveniente a sua presena. Sendo faltosa, cabe a aplicao de sanes disciplinares. Para o bom funcionamento dos servios dever nortear-se pelas determinaes emanadas pelo corregedor. Caso haja erro de procedimento funcional, cabe ao Conselho Administrativo aplicar penalidades, conforme o Regimento Eleitoral.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.
a) No podem ser nomeados membros das juntas os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim cnjuge. b) As autoridades e agentes policiais devem ser nomeados para as Juntas Eleitorais, pois assim garante-se a segurana no certame. c) A Constituio Brasileira no prev expressamente a existncia do Ministrio Pblico Eleitoral, mas o mesmo existe por previso expressa na Legislao Aplicada ao MPU. d) Ser designado pelo presidente do TSE um escrutinador para secretrio-geral. Gabarito: V, F, V, F.

AULA 10 Ao de Investigao Judicial


Este procedimento poder apurar fatos que envolvem o candidato desde antes do registro de candidatura da eleio, mas s poder ser interposto aps o registro. O corregedor adotar as seguintes providncias: a) ordenar que se notifique o representado do contedo da petio, a fim de que, no prazo de cinco dias, oferea ampla defesa; b) determinar que se suspenda o ato que deu motivo representao caso seja julgada procedente; c) indeferir desde logo a inicial, quando no for caso de representao ou lhe faltar algum requisito desta Lei Complementar.

Exerccio
1. Julgue as questes, marcando V, para verdadeira, e F, para falsa.

a) A ao de investigao judicial poder apurar fato que envolve o candidato desde antes do registro da candidatura e pode ser interposto mesmo antes do registro. b) O corregedor adotar as providencias para a ao de investigao de investigao judicial. c) O corregedor indeferir desde logo a inicial, quando no for caso de representao ou lhe faltar algum requisito desta Lei Complementar. Gabarito: F, V, V.

Вам также может понравиться