Вы находитесь на странице: 1из 5

O presente trabalho visa os pressupostos filosficos da teoria da complexidade, comeo ento definindo o que Filosofia.

. Segundo o dicionrio Aurlio o estudo que visa a ampliar incessantemente a compreenso da realidade, no sentido de apresent-la na sua inteireza. Tem vrias definies para o termo Filosofia, porm ela no um corpo de doutrina, ou seja, no um saber acabado, com um determinado contedo. Para Kant no h filosofia que se possa aprender; s se pode aprender a filosofar. Da surge questo como podemos filosofar, ou melhor, para que serve a filosofia? Podemos dizer que ela surge no momento em que o pensar posto em causa, tornando-se objeto de uma reflexo. Pois refletir retomar o prprio pensamento, pensar o j pensado, voltar para si mesmo e colocar em questo o que j se conhece, exigindo que se opere uma reflexo em profundidade. O problema no pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando o aspecto em questo com os demais aspectos do contexto em que est inserido. A maneira pela qual se faz rigorosamente essa reflexo varia tambm conforme as tendncias histricas decorrentes da situao vivida pelos homens na sua ao sobre o mundo. A filosofia no tem uma utilidade imediata, ela rene o pensamento fragmentado da cincia e o reconstri na sua unidade. Ela desperta no homem a capacidade de construir o seu destino, proporcionando a liberdade em seu ser. Descobrir a verdade ter coragem de enfrentar as formas estagnadas do poder que tentam manter o status, aceitar o desafio da mudana. Saber para transformar. (Maria Lcia pg. 48) Nascemos, crescemos e vivemos em um imenso mar de desconhecimento. O impulso a viver ou o instinto da vida nos ensina a navegar atravs deste mar incgnito. Quando achamos que as nossas rotas martimas so conhecidas surgem tempestades inesperadas e incontrolveis de questionamentos, nos levando novamente a um mar desconhecido. Dessa forma vamos discursar sobre alguns pontos do paradigma mecanicista; Determinismo e Positivismo. A humanidade dos sculos XVII e XIX construiu um conjunto de teorias e explicaes a respeito da realidade. A viso do mundo baseava-se na coerncia e na diviso entre o eu (a mente), e o mundo (a matria), proposta por Descartes. Propondo uma viso mecanicista da natureza, Descarte concebia o universo material como uma verdadeira mquina, uma mquina perfeita e governada por leis matemticas exatas.

Este modo mecanicista de pensar foi estendido por Descartes aos organismos vivos e ao prprio corpo humano. A soluo dualista para o problema mente-corpo apresentada por ele, bem como sua concepo mecanicista da natureza dominou o pensamento filosfico por trs sculos, criando a estrutura conceitual para a cincia do sculo XVII. Atravs de uma completa formulao matemtica da concepo mecanicista da natureza, Newton completou a revoluo cientfica, consolidando o paradigma mecanicista. Esse paradigma privilegia a individualidade, a luta e a competio. O determinismo foi utilizado, como sistema explicativo do universo, a partir da Idade Moderna, em especial para a determinao das leis que governam os fenmenos naturais. Esta doutrina se baseia na concepo mecanicista do mundo fsico, que aborda todo movimento como submetido a leis de tipo mecnico, isto , que se repetem com absoluta regularidade, dada igualdade das situaes observadas. Esse universo era visto como uma grande mquina funcionando com o mesmo princpio de causa e efeito de um relgio. Foi associada a uma outra idia chamada Reducionismo, a qual declara que, se sabemos o que as partculas bsicas do universo esto fazendo, poderemos explicar o comportamento de todas as coisas que so feitas daquelas partculas. Isso incluiria elementos qumicos, plantas, animais, e at os seres humanos. O mtodo cartesiano pe em dvida tanto o mundo das coisas sensveis quanto o das inteligveis, ou seja, duvidar de tudo para reconhecer algo como verdadeiro, ele considera necessrio usar a razo, o raciocnio como filtro e decompor esse algo em partes isoladas, em idias claras e distintas, ou seja, prope fragmentar, dividir o objeto de estudo a fim de melhor entender, compreender, questionar, analisar, criticar. Enfim experimentar na esfera da cincia e da razo, isto estudar cientificamente, historicamente e racionalmente. O objetivo de Descartes a pesquisa de um mtodo adaptado conquista do saber, descobrir esse mtodo que tem como objetivo a clareza e a distino, ou seja, ser mais objetivo possvel, imparcial, fundamentar o seu pensamento em verdades claras e distintas. Para isso, de acordo com o seu mtodo, devem ser eliminadas quaisquer influencias de idias que muitas vezes no so verdadeiras, mas que so tidas como mitolgicas e por fim, muitas vezes acabamos aceitando tais mitos sem que nunca tenhamos comprovado de fato. S devemos nos basear em enunciados claros e evidentes.

* O Positivismo uma linha terica da sociologia, criada pelo francs Auguste Comte (1798-1857), que comeou a atribuir fatores humanos nas explicaes dos diversos assuntos, contrariando o primado da razo, da teologia e da metafsica. Os positivistas abandonaram a busca pela explicao de fenmenos externos, como a criao do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais prticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relaes sociais e da tica. Para Comte, o mtodo positivista consiste na observao dos fenmenos, subordinando a imaginao observao. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, til, certo, preciso, relativo, orgnico e simptico. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na poca da Revoluo Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concrdia universal. O positivismo teve fortes influncias no Brasil, tendo como sua representao mxima, o emprego da frase positivista Ordem e Progresso, extrada da frmula mxima do Positivismo: "O amor por princpio, ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientao tica da vida social. O positivismo baseava nos dados da experincia como a nica verdade, negando outra realidade que no seja a dos fatos que podem ser observados. O conhecimento se afirma numa verdade comprovada, sendo assim considerado o mtodo experimental o caminho para o pensamento cientfico, a verdade comprovada jamais questionada. Podemos perceber que quanto mais estudamos os principais problemas de nossa poca, mais somos levados a compreender que eles no podem ser entendidos isoladamente. So problemas sistmicos, o que significa que esto interligados e so interdependentes. As novas concepes da cincia tm gerado uma profunda mudana em nossas vises de mundo; da viso de mundo mecanicista de Descartes e de Newton para uma viso holstica, ecolgica. Se nos tornarmos como espectadores de uma pea que insiste em demonstrar que o mundo uma mquina, isso ocasiona o mundo operacional onde privilegiaria a individualidade de cada parte da natureza, exemplo, pode-se dizer que as peas de um quebra-cabea, quando separadas, nos dizem muito pouco ou nada do que seja o quebra-cabea. Somente quando vemos as peas em seu conjunto, e de certo modo, de um nvel em que elas deixam de ser vistas como peas, que podemos compreender a mensagem do quebra-cabea. Isso quer dizer que o conhecimento construdo de vrias informaes que vem de vrias outras partes. O que ocorre com o paradigma holista que vai privilegiar o todo, o coletivo, o comparativo.

Ele vai dizer que os fenmenos podem mudar, enquanto o Mecanicista no muda os fenmenos, que so regidos por uma lei. De acordo com a viso de Edgar Morin, sem uma reforma do pensamento, impossvel aplicar suas idias. O ser humano reducionista por natureza e, por isso, preciso esforar-se para compreender a complexidade e combater a simplificao. preciso agrupar saberes, para buscar a compreenso do universo". Desse modo a vida contempornea nos coloca a necessidade de se adotar novas posturas e comportamentos que so influenciados pelo modo de pensar; dito de outra forma, os pensamentos determinam as prticas que se estabelecem e se desenvolvem nas sociedades. Cada vez mais, a urgncia de mudanas nas diversas reas do saber, nos indica que a aprendizagem dos indivduos est em toda parte e em todos os tempos. O indivduo est na sociedade que est no indivduo. A pessoa faz parte de uma comunidade, e esta faz parte da pessoa com suas normas, linguagem e cultura que, ao mesmo tempo, produto dessa sociedade e produtora de sua manuteno. Este um princpio da epistemologia da complexidade que entende que a parte est no todo, assim como o todo est na parte. Cada parte, por um lado, conserva suas qualidades prprias e individuais, mas, por outro, contm a totalidade do real. Da mesma forma, a complexidade indica que tudo se liga a tudo e, reciprocamente, numa rede relacional e interdependente. Ao mesmo tempo em que o indivduo autnomo, ele dependente. O pensamento complexo uma nova abordagem de pesquisa cientfica, ele se apia na transdisciplinariedade e busca ento estudar os fenmenos em toda a sua complexidade sem os limites expostos pelas disciplinas tradicionais. ** Quando o Psicopedagogo atende uma criana, por exemplo, ao mesmo tempo em que ela causa, ela tambm sofre o efeito, influenciando o meio. Os caminhos para o diagnstico e a interveno psicopedaggica a interligao, interagindo, entrelaando, tecendo. Toda causa tem um efeito e este ltimo tambm causa algo. como afirma Marx, qualquer reforma do ensino, comea pela reforma do educador Isto leva a necessidade de reformulaes, um novo pensar, um novo olhar, uma nova viso, um novo foco. Concluo que o pensamento complexo compreende o princpio da incerteza, porque a vida humana, assim como o conhecimento, uma aventura; uma viagem rumo ao incerto. Por

isso, importante que a reflexo esteja sempre ao lado da auto-reflexo, e a crtica, ao lado da autocrtica, para que os indivduos se percebam tambm como sujeitos construtores do futuro que incerto. imprescindvel que a escola tambm transmita s novas geraes a compreenso da condio humana em sua unidade e diversidade complexa. A compreenso de si e do outro como um ser diferente, uma garantia de solidariedade que envolve o respeito s liberdades, e isso s ocorre a partir de uma reforma de pensamento.

Referncias Bibliogrficas Aranha, Maria Lcia de Arruda. Filosofando: introduo filosofia. So Paulo: Moderna, 1986. *Positivismo. Disponvel em: < http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.htm>. Acesso em: 10 de maio de 2009. **O pensamento complexo de Edgar Morin e sua aplicao na Psicopedagogia. Disponvel em: < http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=956>. Acesso em 10 de maio de 2009.

Вам также может понравиться