Вы находитесь на странице: 1из 7

Tecnologia para dispositivos mveis

Matheus Thomaz, Samuel Gomes, Vinicius Tessmann Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas
m.pisk@msn.com, samuelgomesvictor@hotmail.com, viniciusschleetessmann@hotmail.com

Abstract.This article presented the work they are and how the latest technologies for mobile devices those are at our disposal. This technology can be found in mobile phones smartphones, tablets, digital media players and GPS navigators. Resumo.Neste artigo foi apresentado o que so e como funcionam as mais atuais tecnologias para dispositivos mveis que existem a nossa disposio. Esta tecnologia pode ser encontrada em telefones celulares smartphones, tablets, leitores digitais e navegadores GPS. 1. 3G Telefonia mvel de terceira gerao Internet via UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) um sistema que utiliza W-CDMA e codificao CDMA para emparelhamento e segurana, a 3G bastante utilizada hoje em dia por dispositivos mveis devido a seu longo alcance e facilidade de acesso. Ela tambm bastante segura devido ao acesso liberado por cadastro que oferecido por uma empresa de telecomunicaes do local onde acessada a internet.No caso do Brasil a maioria das operadoras j aderiu ao 3G que usada por boa parte dos celulares e por modems portteis. Seus maiores defeitos so os custos para implementao do servio no dispositivo e o alto custo de instalao das redes 3G, apesar de ser uma rede de fcil acesso ainda esta em crescimento e certos locais no contam com uma boa cobertura ainda.

Fig. 1. Modem 3G da operadora Vivo

2. 4G - Telefonia mvel de quarta gerao A Internet 4G ainda no est em uso por nenhum pas, mas j foi testada por uma empresa no Japo que obteve bons resultados com o teste chegando com uma taxa de 100Mbps a 200Mpbs, essa internet a ideia mais interessante para o futuro, garantindo acesso a internet em qualquer lugar a qualquer momento com grandes taxas de transferncia e segurana. O seu desenvolvimento esta sendo previsto para a utilizao de vdeo chats, TV mvel, contedo HD e outros servios que exigem conexo de alta qualidade.A 4G ser completamente baseada em IP(Internet Protocol) permitindo o acesso de vrios usurios ao mesmo tempo, comparando-se com a internet banda larga de computadores. A maior qualidade prevista de que no haver falta de cobertura para os aparelhos celulares e notebooks que so transportados para locais mais remotos.

3. Wi-fi
Wi-fi (Wireless Fidelity), o nome que se d a aparelhos que possibilitam o acesso a redes wireless criadas por aparelhos como Switchs e modems wireless.A rede Wi-Fi a rede mais usada hoje em dia devido a sua disponibilidade de acesso em reas com rede wireless. A empresa que criou este termo se chama Wi-Fi Alliance, tambm a que gerencia todos os dispositivos Wi-Fi para que todos possuam os mesmos padres de rdio assim mantendo compatibilidade e interoperabilidade, esses padres se baseiam em IEEE 802.11(InstituteofElectricalandElectronicsEngine, 802.11 o padro para redes wireless),WPA (Wi-Fi Protected Access), WP2 para segurana e EAP (ExtensibleAuthenticationProtocol) para autenticao.No Brasil as redes Wireless esto em crescimento constante com a venda de modems Wi-Fi paracriao de redes wireless tornando cada vez mais fcil o acesso internet em locais em que no h possibilidade de espalhar inumeros cabos ethernet.

Fig. 2. Logo Wi-fi

O padro mais atual IEEE 802.11g para frequncia 2,4GHz tem capacidade terica de 54 Mbps.No h uma distncia mxima certa para os dispositivos Wi-Fipor haver vrios tipos de aparelhos mas estima-se que a distncia de um roteador comum ou modem para o dispositivo receptor seja de 20 a 30 metros de distncia sem nenhum obstculo.

4. Sistemas operacionais
Os sistemas operacionais, mais encontrados em computadores, hoje esto cada vez mais presentes nos dispositivos mveis, principalmente nos celulares e tablets. Abaixo veremos alguns sistemas. 4.1. Symbian

Fig. 3.Logo do Symbian e marcasque o utilizam

Symbian um sistema operacional desenvolvido para smartphones, primeiramente foi usado por dispositivos de vrias marcas entre elas ade-se citar Nokia, Ericsson, Sony Ericsson, Panasonic, Samsung entre outras. Mas em 2008 a Nokia possua 56% das aes da symbian, e nesse mesmo ano comprou a porcentagem restante e assim mantendo 100% das aes, com isso a Nokia se tornou a nica empresa a usar esta plataforma.

Fig. 4. Logo da Symbian Foundation

Tambm em 2008 a Nokia anunciou a criao da Symbian Foundation, com a criao desta fundao o cdigo fonte do system, que era fechado, passou a ser open source, possibilitandoaos usuriosenriquecer mais este sistema operacional. A Symbian possui vrias verses, que so as seguintes: UIQ: usado em alguns dispositivos da Motorola e Sony Ericsson, tinha uma interface touchscreen. S60: atualmente a verso mais usada nos aparelhos com symbian, esta verso esta divida ems60v3 para aparelhos mais antigos e s60v5 usado em aparelhos com tela sensvel ao toque(touchscreen).

S40: Esta verso usada em aparelhos de entrada, principalmente em aparelhos mais bsicos. Symbians^3: a mais nova verso do sistema, comeou a ser usada em 2011 e encontrada nos aparelhos mais modernos da empresa Nokia, como por exemplo o Nokia e7(aparelho da figura abaixo).

Fig. 5. Aparelho Nokia e7

Entre as melhoras destas verses em relao s antigas, se difere a nova interface que se encontra totalmente remodelada. 4.2. Android Android um sistema operacional criado pelo gigante Google, cujo ncleo baseado no Linux.

Fig. 6. Logomarca da Google e do Android

Atualmente, o sistema mais bem sucedido no mundo dos sistemas operacionais para dispositivos mveis, rodando tanto em smartphones quanto em vrios tabletes. A Google tinha a ideia de criar um sistema operacional fcil, open source e flexvel para vrias empresas aderirem este sistema, e tambm uma plataforma de fcil desenvolvimento, onde possvel encontrar um SDK(software de desenvolvimento) bem amigvel, e alm de criar seus aplicativos para seus dispositivos, os desenvolvedores podem publicar e vender seus programas na loja da prpria do sistema, denominada de Android Market.

Verses do sistema Android: 1.5 -Cupcake (Abril de 2009, com a ltima reviso oficial a maio de 2010) 1.6 -Donut (Setembro de 2009, com a ultima reviso oficial a maio de 2010) 2.1 -Eclair (Janeiro de 2010, com a ltima reviso oficial a maio de 2010) 2.2 -FroYo (FrozenYogourt - Maio de 2010, com a ltima reviso oficial a julho de 2010) 2.3 -Gingerbread (verso atual lanada a 6 de dezembro de 2010) 3.0 -Honeycomb (Lanada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)

Fig. 7. AndroidHoneycomb 3.0

5. Google X Nokia
O Android esta cada vez mais na frente dos demais concorrentes, em apenas dois anos ela passou a empresa Nokia em nmeros de aparelhos vendidos, isto considerado um grande feito, ou seja esta plataforma cresceu 10 vezes em apenas um ano. Alm de passar o Symbian em nmero de vendas, ela tambm apresenta um crescimento maior que algum de seus concorrentes como a Black Berry e a poderosa Apple.

6. 3 Dimenso
Atualmente vrios estudos sobre incluir o 3D em dispositivos mveis vm crescendo descontroladamente. No inicio deste ano a empresa LG Eletronics revelou o seu smartphone com tecnologia 3D que dispensa o uso de culos, permitindo aos olhos enxergarem imagens diferentes, criando uma iluso de profundidade e um efeito 3D.

Fig. 8. Celular LG com tecnologia 3D

7. Tablets
Os tablets hoje em dia so as maiores tentaes de todo amante por tecnologia, so dispositivos mveis que, em alguns casos, integram celulares com netbooks. Dentre os sistemas operacionais disponveis para eles os mais conhecidos so o Android que como j foi falado anteriormente um sistema de cdigo aberto e liberado gratuitamente e o iOS que usado somente nos aparelhos da Apple e tem seu cdigo fechado, isso significa que ele no pode ser customizado por completo por seus usurios e vendido somente junto com o aparelho. Dentre os modelos mais conhecidos esto o iPad da empresa Apple e que opera o iOS. Atualmente foi lanada a sua verso 2, que est mais completa e melhor que tua primeira verso.

Fig. 9. Apple iPad 2

Outro modelo bem conhecido e lanado recentemente o Xoom da Motorola, este um dos aparelhos mais completos disponveis em nosso comrcio. Ele opera o sistema AndroidHoneycomb 3.0.

Fig. 10. Motorola Xoom

Referncias
Boulic, R. and Renault, O. (1991) 3D Hierarchies for Animation, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England. Dyer, S., Martin, J. and Zulauf, J. (1995) Motion Capture White Paper, http://reality.sgi.com/employees/jam_sb/mocap/MoCapWP_v2.0.html, December. Holton, M. and Alexander, S. (1995) Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460. Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition. Smith, A. and Jones, B. (1999).On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555566. Publishing Press.

Вам также может понравиться